Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 24 de julho de 2023

24/07/2023 *--* Deus é Fiel!!!

     Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Deputada Cristina Silvestri comemora atuação de lei ao combate do Feminicídio de sua autoria no Estado do Paraná.

A lei do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio de autoria da Deputada Cristina Silvestri está cumprindo seu propósito e nesta data é uma homenagem à memória da advogada guarapuavana Tatiane Spitzner, que em 2018 foi vítima de feminicídio.

 

A cada ano, os eventos em torno do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio ganham mais destaque e impactam mais pessoas. Milhares de mulheres podem se unir e mostrar para outros milhares que elas não estão sozinhas nessa luta. É uma batalha que envolve a todos nós enquanto sociedade, vamos continuar divulgando essa data e trabalhando juntos para acabar com o feminicídio!



Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Grande Inauguração da Farma & Farma em Santa Maria do Oeste, venha conhecer a nossa nova loja e os melhores preços da região!!!


Durante abordagem da PM de Manoel Ribas, homem de 41 anos acaba por mandado de prisão em aberto pelo crime de ameaça.


Nesta data, por volta das 18h45min, a equipe realizando patrulhamento pela  Rua 21 de abril, momento que foi visualizado dois masculinos, sendo um destes de 17  anos, sem RG, o qual é conhecido no meio policial pela prática de tráfico de drogas, sendo realizada a abordagem, não localizado nada de ilícito com eles, porém ao realizar consulta  SESP Intranet, foi encontrado que o outro indivíduo de 41 anos, possui em seu desfavor um mandado de prisão, pelo crime de ameaça, expedido pelo excelentíssimo Juiz de Direito da comarca de Manoel Ribas. Diante disto o masculino foi encaminhado para Delegacia de Polícia Civil de Manoel Ribas, sendo entregue à equipe de agentes penitenciários de  plantão. O menor foi orientado e liberado no local.  

Fonte: Polícia Militar.


Faça uma viagem inesquecível para Goiás, a terra da Trindade e do Pai Eterno, não perca essa oportunidade de conhecer em três dias o Santuário com café, almoço e janta já inclusos não perca!!!


Saída de Pitanga dia 31 Agosto e o retorno dia 03 Setembro interessados ligar 42 99784515 tratar com o senhor Jauri Prates.

Desentendimento entre mulheres, em bar de Palmital, termina em briga e com a polícia militar prestando socorro.


Por volta das 00h30min a equipe deslocou até o Pronto Atendimento do  Município, onde conversou com a feminina de 37 anos, a qual estava sendo atendida em  virtude de ter sido vítima de lesão corporal. Vítima relatou que estava no estabelecimento  Bar/Lanchonete Visconde, quando se deparou com a feminina de 35 anos, a qual possui desavença por disputa conjugal, onde a autora teria ciúmes da vítima, temendo a mesma  “dar em cima” do seu atual namorado. Que em determinado momento a autora, após  provocações, teria ido até a vítima e acertado seu rosto com um copo de vidro, vindo a  ocasionar um corte profundo, próximo ao olho esquerdo. Após o ocorrido, a vítima foi socorrida e levada até o Pronto atendimento e a autora teria se evadido do local em rumo  ignorado. A vítima não soube repassar mais informações com relação aos fatos. Por fim a  mesma foi orientada dos procedimentos cabíveis e lavrado o presente boletim.

Fonte: Polícia Militar.

Casa de madeira é destruída em incêndio em Cascavel.

Militares do Corpo de Bombeiros foram mobilizados para combaterem um incêndio em residência. O fato ocorreu na rua Opala, no bairro Esmeralda.


Segundo informações, a casa era de madeira e ficou completamente destruída com o sinistro. Dois caminhões ABTR (Auto Bomba Tanque Resgate) foram mobilizados para combaterem as chamas que tomaram grandes proporções.


Após alguns minutos os bombeiros conseguiram controlar as chamas. O prejuízo financeiro foi gigantesco, mas felizmente ninguém se feriu na ocorrência.


Ainda não foi possível apurar as causas do incêndio.

Fonte: CGN.

Brasil enfrenta Panamá em estreia da Copa do Mundo Feminina.

Em busca da primeira estrela, a Seleção Feminina inicia, nesta segunda-feira (24), às 8h (horário de Brasília), diante do Panamá, a jornada na Copa do Mundo Feminina FIFA, no estádio Hindmarsh, em Adelaide (AUS). 


Esta será a primeira vez que a Canarinho enfrentará as panamenhas, que são uma das oito seleções estreantes nesta edição do Mundial. Na coletiva de imprensa realizada neste domingo (23), a técnica Pia Sundhage comentou sobre o adversário do Brasil na rodada inicial.


"Tenho assistido aos jogos, os treinadores também estão acompanhando, e há tantas partidas que temos analisado nos últimos seis ou oito jogos para entender qual é a abordagem, a estratégia e o estilo de jogo que iremos adotar. Elas têm alguns bons, observem as últimas partidas que elas jogaram. Nós estamos preparados, com certeza. Não importa o que eles vão jogar ou qual formação vão utilizar, nós estamos preparadas", enfatizou a treinadora, bicampeã olímpica com os EUA e finalista de Copa do Mundo. 


Campeã invicta da Copa América no ano passado, a Seleção é uma das poucas equipes que disputou todas as nove edições da principal competição da Fifa. Até agora, a melhor campanha do Brasil em Mundiais foi em 2007, quando o time foi vice-campeão na China. As brasileiras também subiram ao pódio na Copa de 1999, quando venceram a Noruega e ficaram em terceiro lugar. A Seleção também conquistou duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos (Atenas, 2004, e Pequim, 2008).


Trajetória Canarinho


No ciclo de quatro anos, a Seleção Feminina disputou Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Copa América, além da Finalíssima Feminina, competições que contaram com a participação das equipes mais tradicionais do futebol feminino mundial. No histórico, a Canarinho soma 33 vitórias, 12 derrotas e 9 empates, além 134 gols marcados e 40 sofridos.


A conquista da vaga para a Copa do Mundo veio após a vitória por 1 a 0 sobre a na final da Copa América. Em seguida, a Seleção enfrentou outros testes, derrotando a África do Sul por 3 a 0 e 6 a 0, além de vencer a Noruega e Itália. Em novembro, encarou o Canadá e, em fevereiro, participou da SheBelieves Cup, garantindo o terceiro lugar. Na Finalíssima, empatou com as donas da casa, a Inglaterra no tempo regulamentar, ficando com o vice-campeonato nos pênaltis. Na mesma viagem, venceu o amistoso com a Alemanha por 2 a 1.


Após a divulgação da lista oficial para o Mundial, a Seleção embarcou para Brasília. Diante de 15 mil pessoas, as Guerreiras do Brasil protagonizaram uma despedida espetacular. Na Arena BRB Mané Garrincha, o Brasil venceu o amistoso contra o Chile por 4 a 0. Os gols foram marcados por Gabi Nunes, Duda Sampaio, Luana e Geyse.


Preparação na Austrália


A delegação chegou na Austrália no dia 4 de julho. Pela primeira vez, a equipe viajou de voo fretado para o país-sede e realizou a preparação na Gold Coast (AUS). No local, o Brasil realizou um período de 14 dias treinamentos e aclimatação.


No dia 18, a equipe seguiu para Brisbane, cidade sede de treinamentos escolhida pela Seleção para a primeira fase da competição, onde permaneceram por quatro dias antes de embarcarem para Adelaide, local da estreia da Canarinho contra o Panamá. Neste domingo (23), após a chegada na cidade, a técnica Pia Sundhage comandou o último treino antes do primeiro duelo na Copa do Mundo.


Retrospecto panamenho


Após vencer quatro jogos na fase preliminar da Concacaf e garantir o terceiro lugar no grupo, o Panamá avançou para a repescagem, onde conquistou uma vitória crucial contra o Paraguai e garantiu a classificação inédita para o Mundial.


Durante a fase pré-Copa, as panamenhas alcançaram duas vitórias importantes sobre a República Dominicana, por 1 a 0 e 4 a 3. Em junho, empataram em 1 a 1 e sofreram uma derrota por 2 a 0 contra a Colômbia. Depois, enfrentaram algumas derrotas em amistosos: 7 a 0 contra a Espanha e 5 a 0 contra o Japão. Contra Gibraltar, o Panamá triunfou, vencendo por 7 a 0.

Fonte: CBF

Jovem fica ferida após carro capotar na rodovia PR-281 nesta segunda-feira.


Uma jovem ficou ferida após um acidente de trânsito no início da manhã desta segunda-feira (24), na rodovia PR-281, entre São Jorge do Oeste e São João na curva da comunidade do Alto Alegre, local de registro de vários acidentes.

De acordo com a motorista do carro, ela seguia de Dois Vizinhos para Chopinzinho, acabou perdendo controle da direção, saiu da pista e capotou o veículo por diversas vezes, parando em meio à lavoura.

A jovem sofreu algumas escoriações, sendo atendida pela equipe de socorristas.

Fonte: Ademir Hanzen/Difusora FM.

O Braz pé de Santa Maria do Oeste está com promoções e calçados imperdíveis. Veja as fotos deste 24/07/2023.

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:






Homem sobrevive após acidente ‘cinematográfico’ em Ponta Grossa

Neste domingo (23), por volta das 15h45, ocorreu um acidente tipo colisão lateral no sentido oposto seguido de colisão com veículo parado.

A camionete com placas de Florianópolis, que seguia no sentido Ponta Grossa-Curitiba em frente ao Posto Contorno, (km 183 BR 373) perdeu o controle, colidiu com a guia de concreto que divide as pistas, cruzou a pista e colidiu a sua lateral direita com a lateral esquerda de um conjunto bitrem com placas de Umuarama, que trafegava no sentido oposto.

Após a colisão o motorista da camionete com placas de Florianópolis , já sem controle do veículo, saiu de pista no sentido oposto ao que trafegava e em seguida colidiu com um semirreboque que estava imobilizado na faixa de domínio.

Da colisão com o semirreboque, gerou lesões graves no condutor da camionete, de 39 anos, que foi socorrido e encaminhado em estado grave para o hospital regional.

O condutor do bitrem com placas de Umuarama, saiu ileso e realizou teste de etilômetro resultado negativo.

Fonte: CGN.


Cabeça de cavalo é arrancada durante forte colisão na BR-369. Imagens fortes:


Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite de ontem, domingo (24), na rodovia BR-369, na Região de Mamborê.

Segundo as informações, a Outlander se deslocava de Maringá para Cascavel quando atropelou um equino próximo ao Trevo secundário de Mamborê. Com o impacto, a caminhonete rodou e se envolveu em uma colisão frontal com Fiat Cronos que seguia de Foz do Iguaçu par Maringá.

O condutor da Outlander foi encaminhado a Hospital em Mamborê para atendimento, bem como duas passageiras do Cronos. Todos tinham lesões leves.

A Polícia Rodoviária Federal deslocou a ocorrência e registrou o fato. A rodovia precisou ser parcialmente interditada durante o atendimento à ocorrência.

Ambos os veículos ficaram bem danificados e o animal morreu, sendo que teve parte da cabeça arrancada com a colisão.

Fonte: CGN.

Idoso fica em estado grave após cair de moto na BR-277.


Um idoso ficou gravemente ferido ao cair de moto na BR-277 em Cascavel na noite deste domingo (23).

O fato aconteceu nas proximidades da trincheira da Rua do Cowboy, entre o XIV de Novembro e o Bairro Pioneiros Catarinenses.

Grande aparato de socorristas do Siate e ambulância do Samu realizaram os atendimentos ao homem de 67 anos.

Segundo repassado, a vítima do acidente sofreu um traumatismo cranioencefálico. Após os atendimentos iniciais no local a vítima foi levada para o Hospital Universitário para continuar com o acompanhamento médico.

PRF esteve no local sinalizando o trânsito que ficou conturbado durante o atendimento do idoso.

Fonte: Catve.com

Motorista de 52 anos fica ferido em capotamento na PR 180, em Cascavel nesta segunda-feira. Veja a foto:


Um homem de 52 anos ficou ferido em capotamento na madrugada de segunda-feira (24), na PR 180, próximo ao distrito de São Salvador, em Cascavel.

O acidente aconteceu no quilômetro 338 da rodovia. Ele era condutor de um Chevrolet Corsa e seguia em direção do distrito de Rio do Salto, onde visitaria a filha, quando perdeu o controle da direção. O carro saiu da pista e "rampou" a canaleta de escoamento de água, capotando por cerca de 30 metros e parando com as rodas para cima em meio a uma área de lavoura.

Segundo familiares, o homem relatou que foi fechado por outro veículo e, para evitar a batida, acabou saindo da pista. Ele foi socorrido pelo Siate e encaminhado à UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) com ferimentos leves.

O BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual) seria acionado para fazer o registro do acidente.

Fonte: Catve.com

Três feridos em grave acidente de trânsito na BR-369. Veja as fotos:


Três pessoas ficaram feridas em acidente de trânsito entre dois veículos e uma mula no km 390 da BR-368, em Mamborê, na noite de domingo (23).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Mitsubishi Outlander se deslocava de Maringá (PR) para Cascavel (PR) quando atingiu o animal que cruzava a pista perto do trevo de Mamborê. Com a força do impacto, o veículo girou na pista e bateu contra um automóvel Fiat Cronos, que seguia sentido Foz do Iguaçu (PR) a Maringá (PR).

O condutor do Outlander e duas passageiras do Fiat Cronos foram encaminhados ao Hospital em Mamborê, com ferimentos leves. A mula morreu no local.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde de Mamborê prestaram os primeiros socorros às vítimas. A Polícia Militar fez o controle do tráfego durante o atendimento e a retirada dos veículos.

Fonte: Catve.com/Cidade Destaque




O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 24/07/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Deflação de junho tem impacto maior na baixa renda.


A deflação do mês passado aliviou mais o orçamento das famílias de baixa renda, conforme mostra uma análise feita pela FecomercioSP, entidade que representa os setores de comércio e serviços, das variações do custo de vida por classe social na Grande São Paulo.

Enquanto os preços dos produtos consumidos pela classe E tiveram, na média, queda de 0,23%, a deflação na Classe A foi de 0,15%. Isso aconteceu porque a deflação foi puxada pelos itens que têm maior peso nos gastos das famílias de baixa renda, em especial alimentos e bebidas. Já os preços dos serviços, como aluguel, condomínio e passagens aéreas – que são, em geral, despesas de famílias de renda mais alta – subiram em junho.

Quando consideradas todas as classes sociais, o custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo recuou 0,09% em junho, conforme índice elaborado pela FecomercioSP com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses até junho, o custo de vida na Grande São Paulo mostra alta de 3,26%, com a inflação da classe E, de 2,33%, também subindo menos do que nas classes B e A, de 3,89% e 4,49%, respectivamente.

Conforme o levantamento, houve no mês passado queda média de 0,79% nos preços do varejo. Na direção oposta, com o impacto da alta das passagens aéreas, os preços dos serviços na região subiram 0,63%, impedindo uma deflação maior.

Só no grupo de alimentos e bebidas, os preços caíram, em média, 0,33%, dando a maior contribuição ao desempenho geral, com destaque para as quedas de óleos e gorduras (-6,16%), frutas (-2,73%) e carnes (-1,18%), em decorrência do aumento da produção e da safra recorde deste ano.

A correção nos medicamentos, após meses de grande aumento nos preços, também contribuiu para aliviar o bolso das famílias de renda mais baixa. No grupo de saúde, a deflação em junho foi de 0,47%, incluindo uma queda de 3% nos preços de anti-inflamatórios. No acumulado em 12 meses, porém, os produtos desse grupo ainda mostram inflação de 9,97%, a mais alta entre as nove categorias analisadas.

Já entre as maiores altas do mês passado, o grupo habitação registrou inflação de 0,59% em junho, com pressões vindas do aumento no condomínio (2,9%), no aluguel residencial (1,3%) e na taxa de água e esgoto (3,2%). Os descontos patrocinados pelo governo nos automóveis levaram a uma redução de 2,5% no preço dos carros novos vendidos nas concessionárias da Grande São Paulo. Em paralelo, os preços da gasolina e do etanol recuaram 0,8% e 5,2%, respectivamente. As passagens aéreas, porém, subiram 11,3%, limitando a 0,08% a deflação no grupo de transportes em junho.

A assessoria econômica da FecomercioSP não vê pressões inflacionárias no médio e longo prazo, dada a regularidade climática, o aumento da produção agropecuária interna e a redução nas cotações das commodities. Com a ajuda do mercado de trabalho aquecido, a inflação mais controlada tende a aumentar o poder de compra, além de contribuir à redução da inadimplência, favorecendo assim o crédito e, por extensão, as vendas no comércio, avalia a entidade.

A inflação nos serviços é vista pela FecomercioSP como pontual, por ter sido puxada essencialmente por passagens aéreas e gastos no domicílio. “Portanto, com inflação baixa, mais emprego e corte de juros, está se criando um cenário muito favorável para a aceleração do crescimento econômico e melhores condições econômicas para as famílias da região”, comenta a entidade em seu boletim mensal de preços.

Fonte: Agência Estado.

Dólar recua de olho em novas medidas de apoio à economia na China.


O dólar recua ante o real e outras divisas pares emergentes e ligadas a commodities em meio a anúncio de medidas de estímulos a investimentos na China. Além disso, o Politburo do Partido Comunista chinês, principal órgão decisório da China, demonstrou confiança na recuperação da segunda maior economia do mundo nesta segunda-feira, 24, com a promessa de mais medidas de apoio, mas também reconheceu os obstáculos ao crescimento no segundo semestre, após a economia chinesa ter crescido bem menos do que o esperado no segundo trimestre.

A China vai revitalizar o investimento privado e incentivar a circulação de capital privado em projetos nacionais, afirmou a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês) em comunicado publicado hoje. O texto traz 17 diretrizes para as empresas e se compromete com investimentos em um ambiente seguro para o capital privado.

Os investidores aguardam nesta segunda-feira novos dados de atividade dos EUA, incluindo PMIs, em uma semana em que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) deverá voltar a elevar juros, na quarta-feira. Mais cedo, nos EUA, o índice de atividade nacional mostrou queda de 0,32 em junho, bem pior que a previsão dos analistas (-0,13).

A expectativa consensual para o Fed é de aumento de 25 pontos-base dos Fed Funds, à faixa de 5,25% a 5,50% ao ano, e uma sinalização sobre os próximos passos pelo presidente da instituição, Jerome Powell.

Porém, a correção de baixa do dólar ante o real é contida em meio a um viés de alta do índice DXY do dólar ante seis divisas principais, após dados fracos da PMIs na zona do euro, Alemanha e Reino Unido. Em relação à moeda japonesa, após fortes ganhos na semana passada, o dólar recua nesta manhã com uma realização de lucros, após manutenção do PMI composto japonês em julho em 52,1, à medida que o PMI industrial subiu e o de serviços caiu.

Na renda fixa, há forte expectativa pelo IPCA-15 de julho, nesta terça-feira, 25, e especialmente com a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na quarta-feira, 26, que devem ajudar na calibragem das apostas para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de agosto, nos dias 1º e 2/8. Também é esperada alta de 25 pontos-base nos juros pelo BCE e manutenção da política ultra-acomodatícia pelo BC do Japão. O Boletim Focus, do Banco Central, será divulgado excepcionalmente nesta terça.

Na sexta-feira, 21, o dólar caiu e as taxas fecharam em baixa. A curva de juros passou a precificar maior chance de redução de 50 pontos-base da Selic em agosto, para 13,25%.

Às 9h41 desta segunda-feira, o dólar à vista caía 0,49%, aos R$ 4,7569. O dólar para agosto recuava 0,54%, aos R$ 4,7615.

Fonte: Agência Estado.

Ministra Rosa Weber inicia mutirão carcerário pelo país.


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, inaugura hoje (24) nova edição do mutirão carcerário nos presídios brasileiros. O programa terá duração de um mês, período em que devem ser revisados mais de 100 mil processos criminais para verificar a situação de detentos.

O trabalho será realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que também é presidido pela ministra. Criado em 2008, o mutirão será realizado pela primeira vez de forma simultânea em todos os estados. Nas edições anteriores, a revisão de processos era realizada separadamente em cada unidade da federação.

Nesta semana, a ministra vai acompanhar pessoalmente a realização dos mutirões em Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Durante o trabalho de fiscalização, os técnicos dos tribunais estaduais e do CNJ vão analisar os processos envolvendo gestantes, mães, pais e responsáveis por menores de 12 anos, grupo que tem direito à prisão domiciliar, de detentos que já cumpriram a pena, mas continuam presos, além dos processos de investigados por tráfico de pequenas quantidades de drogas.

Os dados sobre o mutirão devem ser divulgados em setembro.

Desde a criação do projeto, foram analisados cerca de 400 mil processos, que concederam 80 mil benefícios de progressão de pena, liberdade provisória e trabalho externo. Cerca de 45 mil presos foram soltos por terem cumprido suas penas.

Fonte: Agência Brasil.

Lula vai passar por cirurgia do quadril neste ano, afirma assessoria da Presidência.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo (23), para uma infiltração na região do quadril. A assessoria de imprensa da Presidência informou que ele deve passar por uma cirurgia para tratar uma artrose na região neste segundo semestre.

De acordo com a assessoria, é uma "operação programada, nada urgente. Deve marcar a cirurgia, que não tem urgência".

Segundo apurou a TV Globo com a assessoria do hospital, o presidente fez "apenas uma pequena infiltração pelo incômodo no quadril. Não fez nenhum exame e segue com a agenda prevista de hoje".

Lula lida com artrose no quadril há anos. Nos últimos tempos, vem se queixando de dor com mais frequência. Os médicos dizem que o único tratamento eficaz é cirúrgico, em que se substitui o osso por uma prótese. A artrose, segundo os médicos que atendem o presidente, se caracteriza por um desgaste da cartilagem que recobre a articulação. Sem ela, há um atrito ósseo e, por consequência, uma inflamação crônica.

No passado, segundo os médicos, Lula já se submeteu a uma infiltração com aplicação de anestésico dentro da articulação. Neste domingo foi diferente. A aplicação do anestésico foi mais superficial, para atingir as terminações nervosas que estão naquele ponto e fazer cessar a dor. É o que se chama de “bloqueio”, e os médicos esperam uma melhora significativa da dor, daqui para frente.

A cirurgia está prevista para outubro, mas a data exata depende do paciente. Segundo os médicos, será feita “quando ele não suportar mais lidar com a dor”.

Lula cumpre agenda em São Paulo na tarde deste domingo na cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. Ele participa de um almoço e tem previsão de voltar para Brasília no fim da tarde.

Desde o início do ano, Lula se queixa de dores no quadril. Ao retomar a rotina de exercícios físicos após as eleições, o presidente sentiu dores no corpo e passou a fazer sessões de fisioterapia. Em fevereiro, fez um exame de ressonância magnética num hospital de Brasília. O exame já estava programado, segundo sua assessoria.

Fonte: G1.