Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

23/08/2023 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Granizo graúdo assusta moradores e deixa paisagem coberta de gelo.

Um forte temporal atingiu a região da Serra Catarinense na tarde de terça-feira (22) e deixou os campos brancos de gelo, em Lages e em São Joaquim.

Uma intensa chuva de granizo de pedras graúdas que não ocorria há muitos anos. O evento deixou os moradores surpresos e preocupados, visto que pedras graúdas, variando de tamanho entre bolinhas de gude e bolas de tênis de mesa, caíram do céu, causando danos em diversos pontos da cidade.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a combinação de um sistema de baixa pressão associado e ar quente e úmido proveniente da floresta Amazônica contribuiu para o desenvolvimento de nuvens carregadas do tipo “Cumulonimbus”. Como resultado, houve ocorrência de granizo, ventos fortes e chuvas intensas.

As pedras de granizo, que variavam consideravelmente em tamanho, atingiram várias áreas da cidade, causando danos a veículos e algumas residências que sofreram perfurações resultantes do impacto.

Embora os danos tenham sido principalmente pontuais, muitos moradores expressaram choque com a intensidade do fenômeno, uma vez que eventos de granizo dessa magnitude são raros na região.

Piter acrescentou que nos próximos dias é esperada uma continuidade de temporais, que serão mais frequentes e concentrados em algumas regiões.

Entre a quinta-feira (24) e a sexta-feira (25), os moradores devem se manter alertas para a possibilidade de novos temporais, além da chance de ocorrência de geadas.


Fonte PPNEWS

Homem mostra órgão genital para crianças de 10 e 11, anos em Pitanga.

13h20min – Rua: José Bonifácio 

Descrição: No dia 22 de agosto de 2023, por volta das 13h20min compareceu na Sede da Companhia uma Mãe de 32 anos.

Qual passou a relatar que suas filhas de 10 e 11 anos, chegaram em casa após voltarem da escola e relataram que ao descer do ônibus escolar, em frente a um Bar da referida rua, no Bairro Municipal, um indivíduo abaixou as calças e mostrou seus órgãos genitais para elas.

Diante do fato a equipe deslocou até o bar, onde abordou o masculino de 68 anos, que, segundo as crianças, foi o indivíduo autor do fato relatado.

Sendo então encaminhado todos os envolvidos para a Delegacia, para as providências cabíveis.  

Fonte Polícia Militar

Condenado a oito anos pela justiça de Pitanga, que estava mandado em aberto foi preso.

10h00min – Jardim Maravilha. 

Descrição: No dia 22 de agosto de 2023, por volta das 10h00min, através de levantamento de informações, foi descoberto o paradeiro de um foragido, onde foi abordado a pessoa o masculino de 24 anos.

Em consulta viasesp/intranet, foi constatado um mandado de prisão em seu desfavor, expedido pelo Magistrado (a) da Comarca de Pitanga, pelos crimes.

Artigos: 35, 12 e 33 (associação para o tráfico, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, tráfico de drogas), condenado a 8 anos, 8 meses e 12 dias em regime fechado. 

O mesmo foi conduzido no camburão da viatura com algemas, até a 45a Delegacia de Polícia Civil de Pitanga, onde permanece à disposição da justiça.

Fonte Polícia Militar 

Jovem de 25 anos é preso com 147 pedras de Crack em Palmital.

Rua Jose Basílio de Oliveira. Vila Carolo.  

Descrição: No dia 22 de agosto de 2023, por volta das 11h15min, a equipe realizava patrulhamento nas proximidades de uma biqueira já conhecida da equipe policial, sendo que na Rua José Basílio de Oliveira.

A equipe visualizou um masculino que ao avistar a equipe dispensou um pequeno pote, sendo assim, gerou desconfiança na equipe, realizada a abordagem e identificado o masculino como sendo S. A. T., 25 anos, sendo que em busca pessoal nada de ilícito foi localizado, porém, no frasco que o mesmo dispensou, foram localizados 40 (quarenta) pedras de crack prontas para a venda.

Oferecido ao mesmo o direito ao silêncio, sendo que S. A. T, quis colaborar e relatou que estava arrependido de ter iniciado na venda de drogas e informou que na parte externa da sua residência, em baixo de uma cobertura, havia mais algumas pedras de crack.

Deslocado até sua residência e logrado êxito em localizar no local indicado mais 107 (cento e sete) pedras de crack prontas para a venda, as quais estavam acondicionadas dentro de uma lanterna velha.

Diante dos fatos, foi lido seus direitos e dada voz de prisão, o qual foi conduzido juntamente com a droga até a Delegacia da Polícia Civil de Palmital, não sendo necessário o uso de algemas e nem de camburão.

Cito que mesmo a droga estando na parte externa da residência, o Senhor S. A autorizou a busca domiciliar, por vídeo e assinatura, a entrada no pátio da residência. 

Fonte Polícia Militar

Homem é encontrado morto por descarga elétrica próximo a cabo de alta tensão em Mato Rico.

13h50min - Estrada da Colônia Ucraniana - Zona Rural.  

Descrição: No dia 22 de agosto de 2023, por volta das 13h50min a equipe foi acionada pelo Sr. de 70 anos, o qual relatou que havia encontrado a pessoa de Napoleão Santiago do Espírito Santo, 49 anos, caído em decúbito ventral, próximo a um fio de alta tensão ligado à rede elétrica, possivelmente em óbito por descarga elétrica, sendo que próximo ao corpo a vegetação estava queimada.

No local foi constatado o fato, sendo que naquele momento não foi possível se aproximar da vítima, pois a área ainda estava energizada.

De imediato foi isolado o local, acionado os órgãos competentes, Polícia Civil e Criminalística, também foi acionada a Copel para fazer o serviço de desligamento da rede elétrica e isolamento do fio de alta tensão.

No local  compareceram a Investigadora da Polícia Civil, e o Perito  Criminal, os quais realizaram os procedimentos cabíveis à ocorrência. 

Fonte Polícia Militar

Jovem chama a polícia para seu irmão que ameaçava sua avó, na sua própria casa em Palmital.

17h30min. - Centro

Descrição: A equipe foi acionada por intermédio de ligação telefônica na qual em meio a diversos gritos e alvoroços o solicitante masculino, 19 anos.

Relatou que seu irmão de 24 anos, estaria extremamente alterado e desferindo palavras de baixo calão contra a avó de 71 anos, a qual previamente, teve 3 três Medidas Protetivas de Urgência em desfavor do autor, todas já revogadas.

Ao chegar no local, o solicitante estava em frente à residência completamente ofegante, o mesmo pediu para que a equipe adentrasse a residência, pois estava preocupado com a integridade física de sua avó.

Este relatou a equipe que seu irmão estaria dentro de casa com o pedaço de madeira, juntamente com a vítima, ao escutar gritos de discussões sendo necessário com urgência adentrar ao local, na residência o autor se encontrava visivelmente transtornado e ainda desferindo xingamentos e Ameaças.

Ressalta - se que o autor já foi internado algumas vezes, devido fazer uso de Entorpecentes e que este por diversas vezes furtou objetos da casa para vender.

Diante dos fatos a equipe conduziu o autor e as vítimas para os procedimentos de Polícia Judiciária.

Fonte Polícia Militar

EX- Nora, tenta matar sogra em sua casa em Guarapuava.

– 08h55min. Industrial.

Descrição: Relata a solicitante que na data de hoje sua ex nora foi até sua residência e lhe Ameaçou de morte, lhe agrediu com tapas causando leve corte na face, do lado esquerdo.

Relata ainda que mulher, 27 anos, lhe empurrou momento em que a vítima veio a cair e bater o braço, além disso lhe avançou com duas facas colocando uma faca em seu pescoço dizendo que iria lhe matar, momento em que a vítima correu até a casa de seu vizinho pedir ajuda.

Diante o fato a equipe encaminhou as partes para os procedimentos de Polícia Judiciária.

Durante todo o trajeto à autora dos fatos proferiu Ameaças a vítima dizendo que iria lhe matar a vítima de 70 anos.

Segundo a autora ela residia com sua sogra rompeu relacionamento há aproximadamente 16 dias, momento em deixou de residir com a mesma.

A vítima foi conduzida até a unidade de pronto atendimento para os devidos cuidados médicos, realizado radiografia e constatado fratura no úmero direito.

Fonte Polícia Militar

Criança pede socorro nas redes sociais: "Minha mãe está tentando me matar".

Uma criança de 11 anos criou uma conta em um aplicativo de vídeos para denunciar abusos por parte de sua mãe. O menino compartilhou vídeos de câmeras de segurança de sua casa mostrando as agressões. O caso aconteceu no bairro Nova Cachoeirinha, na região nordeste de Belo Horizonte.

O menino pediu ajuda em suas publicações, alegando que sua mãe estava tentando machucá-lo, inclusive tentando esfaqueá-lo em seu aniversário. Os vídeos mostram cenas de agressão, incluindo socos, enforcamentos e tapas.

A avó da criança, Eliane Maia, detém a guarda dela e possui uma medida protetiva contra sua própria filha, a mãe do menino, que sofre de bipolaridade. Conforme a família, as crises pioraram após o uso de drogas.

A avó contatou o Conselho Tutelar, mas foi informada de que teria de remover a criança de casa, algo que a avó não queria fazer.

Fonte ricmais

Novo ambulatório deve agilizar cirurgias no Hospital Regional de Ivaiporã.

O Hospital Regional de Ivaiporã, uma das unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), iniciou nesta semana os atendimentos para os serviços cirúrgicos dos pacientes da região do Vale do Ivaí. Com o novo ambulatório especializado agora em funcionamento para consultas pré-cirúrgicas, a unidade hospitalar passa agora por uma nova etapa, ampliando a oferta dos serviços aos pacientes dos municípios da região.

Já foram atendidos pacientes dos municípios de Santa Maria do Oeste, Lidianópolis, Jardim Alegre, São João do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Cruzmaltina, Manoel Ribas, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Mato Rico, Rosário do Ivaí e Ivaiporã. Sessenta pessoas passaram pelas avaliações médicas, em sua maioria na especialidade de ginecologia. Grande parte dos encaminhamentos cirúrgicos foi para histerectomia, laqueadura e colpoperineo.

As consultas ambulatoriais são realizadas previamente às cirurgias e são necessárias para a constatação dos procedimentos e encaminhamento médico. O início da agenda para as cirurgias, nas três salas do centro cirúrgico, está previsto para o mês de setembro. Estão previstos ainda neste mês mais 340 consultas para cirurgias urológica, geral, otorrinolaringologia, ortopedia e vascular, com exame de ecodoppler. 

A modelagem de gestão pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Funeas), que atualmente administra o hospital, foi implantada em janeiro. Desde então foram cumpridas as etapas administrativas obrigatórias e legais.

“A ampliação destes serviços foi uma determinação do governador Ratinho Junior, que está avançando no processo de ampliação de serviços e descentralização da saúde, possibilitando a redução das filas de espera. Desde o início do ano estamos agilizando o processo burocrático, exigências legais que precisam ser cumpridas, para efetivar o quanto antes os atendimentos à população”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O hospital está localizado no município-sede da 22ª Regional de Saúde, que abrange 16 municípios e uma população estimada em 144 mil habitantes. A unidade faz atendimentos à população da região nas áreas de clínica médica, e conta com 20 leitos de enfermaria e 10 UTIs geral de média complexidade. Também são realizados atendimentos em cardiologia, ultrassonografia, cirurgia geral, contanto ainda com um corpo clínico de infectologista, nefrologista e anestesiologista.

Para os pacientes internados são disponibilizados exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma, tomografia e raios-x, além de hemodiálise beira leito.

* As informações são da Agência Estadual de Notícias (AEN)

Veículo HR-V carregado com 179 kg de maconha é apreendido em São Miguel do Iguaçu.

Na noite desta terça-feira (22), Policiais Rodoviários Federais abordaram um veículo Honda HR-V.

Em verificação no interior do automóvel foram encontradas caixas grandes de papelão que continham diversos de tabletes de maconha, totalizando 179kg da droga.

O carro circulava com placas falsas e foi roubado no Rio de Janeiro/RJ em janeiro deste ano. Após os procedimentos cabíveis, o carro será restituído ao proprietário.

A droga e o preso foram encaminhados para a Polícia Civil em São Miguel do Iguaçu/PR.

Fonte CGN

O Braz pé de Santa Maria do Oeste está com promoções e calçados imperdíveis. Veja as fotos deste 23/08/2023.

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:






Caminhão carregado de papel tomba na BR-476 e deixa motorista ferido em área metropolitana de Curitiba, nesta quarta-feira.

Um caminhão tombou na manhã desta quarta-feira (23) na BR-476, na Estrada Ribeira, entre Colombo e Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O caminhoneiro ficou ferido. 

Segundo as informações apuradas pelo repórter cinematográfico Diogo Cordeiro, a carreta estava carregada de papel e tombou em uma curva. O motorista seguia em direção a Bocaiúva do Sul quando aconteceu o acidente. 

Os médicos do Samu estiveram no local e encaminharam o motorista para o hospital Evangélico, em Curitiba.

Fonte ricmais

Ônibus que transporta estudantes para faculdades de Ivaiporã tomba na PR-082, em Lunardeli.

Um ônibus de turismo de uma empresa de Jardim Alegre, que transporta estudantes da região para faculdades de Ivaiporã, tombou na noite de terça-feira (22), em Lunardelli.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Ubá do Sul, o acidente ocorreu na PR-082, por volta das 23h30.

O ônibus Mercedes Benz Viaggio MPOLO seguia sentido Lunardelli a Jardim Alegre, quando 100 metros após o km 126 tombou sobre o acostamento à margem esquerda da via.

Os estudantes já haviam sido deixados no destino quando ocorreu o acidente.

O motorista do ônibus, de 33 anos, estava sozinho no veículo. Ele foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado com ferimentos moderados ao Hospital e Maternidade Ivaiporã.

Fonte TNOnline

Quatro pessoas ficam feridas em acidente na BR-369, em Arapongas.

Quatro pessoas – incluindo uma criança – ficaram feridas após acidente registrado no início da noite desta terça-feira (22), na BR-369, em Arapongas, no norte do Paraná. Conforme informações apuradas no local pelo TNOnline, o acidente ocorreu por volta das 18h30, perto da empresa Nortox.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e os socorristas estão no local atendendo as vítimas. O Corpo de Bombeiros também foi chamado e prestou atendimento às vítimas. A colisão envolveu um Ford Fiesta e um VW Gol. Os dois veículos seguiam sentido Arapongas e se envolveram em uma colisão traseira.

Dos quatro feridos, três estavam no Ford Fiesta: um homem, de 63 anos, que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros; uma mulher, de 55 anos, que recebeu atendimento dos socorristas do Samu e uma criança de 10 anos. A mulher e a criança foram encaminhadas para a Santa Casa de Arapongas. O motorista do Gol, morador de Aricanduva, de 33 anos, também recebeu atendimento médico.

Por conta do acidente, o trânsito flui em meia pista. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi ao local.

Fonte: TN Online

Veículo carregado com maconha capota na BR-376 em Cambira.

Um veículo carregado com grande quantidade de maconha capotou no início da manhã desta quarta-feira (23) na BR-376 em Cambira (PR). A Polícia Militar (PM) está no local e aguarda a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A PM foi acionada por motoristas, que viram o carro capotado. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o carro "recheado" de maconha. O motorista fugiu em direção a uma plantação.

O carro é um Toyota Corolla preto, que teria sido locado por uma empresa de Santa Catarina. A PM suspeita que o veículo vinha do Paraguai.

Os tabletes de maconha estão no porta-malas e também no veículo. A PM faz buscas pelo motorista, já que existe a possibilidade de o condutor estar ferido, já que o Toyota Corolla está bastante danificado. O carro se acidentou no sentido Cambira-Apucarana. A pesagem da droga deve ser feita pela PRF.


Fonte TNOnline

Duas mulheres ficam feridas em acidente na PR-364 em Assis Chateaubriand.

Uma mulher de 43 anos que estava em uma Ford Ranger e outra mulher de 23 anos que estava em uma motocicleta Honda Biz ficaram feridas em um acidente na PR-364, em Assis Chateaubriand, na noite desta terça-feira (22).

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual a colisão foi registrada por volta das 19h20 da noite no km 539 da rodovia.

A caminhonete Ford Ranger seguia pela rodovia PR-364, no sentido de Encantado do Oeste a Assis Chateaubriand, ao atingir o km 539,81 colidiu contra a Honda Biz que na ocasião cruzava a pista de rolamento, da direita para esquerda, base o sentido de tráfego da caminhonete.

Fonte CGN

Acidente causa uma morte, deixa três feridos e interdita a Rodovia do Xisto, BR-476.

Um acidente envolvendo dois carros causou a interdição total da Rodovia do Xisto, trecho da BR-476, na tarde desta terça-feira (22) em Contenda, município da região metropolitana de Curitiba.

Um homem de 49 anos morreu, outro, de 43 anos, ficou gravemente ferido e um casal, que não teve a idade confirmada, teve ferimentos leves. 

Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), os carros bateram de frente. Ainda não há previsão para a liberação da rodovia.

Fonte Paraná Portal


O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 23/08/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Câmara aprova emendas do Senado ao arcabouço fiscal; texto vai para sanção de Lula.


A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (22) três emendas do Senado ao texto do novo regime fiscal (Projeto de Lei Complementar 93/23), que substituirá o atual teto de gastos no controle das contas públicas. A lei vai agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Duas das emendas, aprovadas por 379 votos a 64, segundo parecer do relator, deputado Claudio Cajado (PP-BA), deixam de fora do limite de despesas do Poder Executivo os gastos com o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) e com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Outra emenda apenas faz ajustes de redação.

Os parlamentares devem analisar ainda os destaques apresentados pelos partidos na tentativa de incluir outras emendas ao texto.

Uma delas também deixa de fora dos limites as despesas com ciência, tecnologia e inovação.

Outra emenda a ser votada em separado cria o Comitê de Modernização Fiscal para aprimorar a governança das finanças federais e tornar as etapas de planejamento, execução e controle do ciclo orçamentário mais transparentes e eficientes para o financiamento de políticas públicas.

Mal-estar

A regra para controle das contas públicas foi aprovada uma semana após o ruído gerado por uma declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O chefe da equipe econômica disse, em uma entrevista, que a Câmara não poderia usar seu poder para “humilhar” o governo e o Senado, o que irritou lideranças partidárias e o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Esse mal-estar se somou ao desconforto no Congresso com a falta de liberação de emendas e com a demora de Lula em concluir a reforma ministerial para acomodar o Centrão, o que atrasou a votação do arcabouço.

O marco fiscal foi enviado pela Fazenda ao Congresso em abril, e aprovado pela Câmara em maio. Os senadores votaram o texto em junho, mas com alterações, o que fez o projeto voltar para nova análise dos deputados. A proposta substitui o atual teto de gastos, que está em vigor desde o governo Temer, com regras mais flexíveis para as despesas.

Pelo projeto, os gastos só poderão crescer em até 70% do aumento da receita, dentro do intervalo de 0,6% a 2,5% acima da inflação. Ou seja, as despesas sempre crescerão menos que as receitas, apesar da maior flexibilidade, para evitar um descontrole das contas públicas.

Despesa Condicionada

A emenda das despesas condicionadas foi apresentada no Senado pelo líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), com apoio da ministra do Planejamento, Simone Tebet, que chegou a ir ao Legislativo para defender a medida como uma forma de garantir recursos para o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“A solução está dada, resolvida. Principalmente porque a cada ano o governo tem que mandar a LDO e tem que mandar o Orçamento. Então, essa não é uma matéria do regime fiscal. Portanto, isso está solucionado”, declarou Cajado hoje.

“Ficou consensualizado entre os líderes que, pelo fato de estar na LDO, já estará assegurado. O governo poderá enviar sua proposta orçamentária com essa previsão de despesa condicionada, que nós não queríamos, mas aceitamos pela LDO. É isso resolve pelo lado do governo a preocupação que tinham de enviar o Orçamento com cortes”, emendou o relator.

O limite para as despesas condicionadas, que precisariam do aval dos parlamentares para serem executadas, seria a diferença entre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do País, acumulado nos 12 meses até junho e o realizado até dezembro deste ano, dado que será conhecido somente ano que vem. Esse valor é calculado em R$ 32 bilhões. Numa espécie de “Plano B”, o governo enviou uma mensagem modificativa ao PLDO para prever as despesas condicionadas, caso a emenda fosse rejeitada no arcabouço, o que de fato ocorreu. Agora, após o acordo, Forte deve acatar essa medida. A LDO serve de base para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que precisa chegar ao Congresso até o fim deste mês.

Fonte BP

Senado aprova mudanças no Código Penal Militar; tráfico de drogas terá pena maior.

O Senado aprovou nesta terça-feira, 22, projeto que atualiza o Código Penal Militar, cujo texto original fora editado durante a ditadura militar. Entre as mudanças está artigo que deixa de qualificar como crime militar a violência doméstica e sexual cometida contra mulheres. Com essa alteração, militares acusados desses crimes responderão processo na Justiça comum. Caso os crimes sejam cometidos dentro de instalações das Forças Armadas, o processo permanecerá na esfera militar.

O projeto agora vai à sanção do presidente da República. O novo texto aumenta pena para crime de tráfico de drogas envolvendo militares. A pena máxima era de 5 anos e subiu para 15 anos. O militar que for flagrado sob efeito de drogas no serviço pode ser condenado a até cinco anos de prisão.

A nova versão do Código Penal Militar suprimiu dispositivos da versão original que permitiam enquadrar alunos de escolas militares com menos de 18 anos como se fossem adultos.

A atualização do Código ainda ajustou o texto para a classificação de crimes hediondos aprovada em 1990 que inclui nessa categoria crimes como estupro e extorsão mediante sequestro. O texto aprovado no Senado manteve a redação que já tinha sido votada na Câmara.

Quando o projeto foi apreciado pelos deputados no ano passado, um acordo permitiu que fosse retirado do texto trecho que poderia eximir de culpa militares que matasse alguém no exercício da atividade profissional, a chamada excludente de ilicitude. Na época, a proposta foi considerada como um cheque em branco para assegurar que policiais militares não fossem punidos durante operações de segurança.

Fonte BP