Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 11 de setembro de 2021

11/09/2021 *--* Deus é Fiel!!!

           Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

CAPS, Secretaria de Saúde e Prefeitura de Santa Maria do Oeste, enfeita a cidade no Setembro Amarelo Mês de Prevenção ao Suicídio.



O suicídio é um grave problema de saúde pública, ocupando a segunda maior causa de morte na população de 15 a 29 anos.

Todos os anos são registrados cerca de doze mil suicídios no Brasil e mais de um milhão em todo o mundo. Em razão desta preocupação, em 2003, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio (IASP) o dia 10 de setembro como o dia mundial de prevenção ao suicídio.

No ano de 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV) passaram a organizar nacionalmente a campanha do Setembro Amarelo para tratar sobre a prevenção do suicídio.

A campanha tem por objetivo informar e conscientizar a população sobre do tema, contribuindo para a diminuição do preconceito e favorecendo a busca por ajuda. A criação da campanha foi inspirada na história de vida de um jovem dos Estados Unidos da América (EUA), Mike Emme.

O jovem era conhecido por ser prestativo e carinhoso, além de ter grande habilidade mecânica, o que se tornou sua marca por restaurar um Mustang 68 e pintar de amarelo.

No ano de 1994, aos 17 anos, Mike morreu por suicídio. Infelizmente, sua morte não pôde ser evitada. Em seu funeral, seus familiares e amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”.

A ação ganhou grande repercussão e ficou conhecida como “Laço Amarelo”, o que incentivou muitas pessoas a buscarem ajuda. Vale considerar que embora os números de suicídio sejam alarmantes entre os jovens do gênero masculino, os comportamentos suicidas podem estar presentes em qualquer faixa etária, gênero ou classe social.

Por esta razão, é fundamental estarmos atentos aos sinais de alerta. Nas crianças podemos observar irritabilidade ou agitação excessiva, tristeza, baixa autoestima e sentimento de impotência.

Na adolescência, os sinais de alerta são semelhantes aos da infância, porém são comuns os comportamentos autolesivos e tentativas prévias de suicídio.

Nos adultos, é comum a presença de transtornos mentais e comportamentais, o uso abusivo de álcool e outras drogas, dificuldades financeiras e sociais. Na velhice podemos notar quietude, isolamento social, maior desinteresse por contato com a família, falta de apetite, falta de memória, dores no corpo, alteração do sono, sentimento de solidão e preocupação com a morte.

As mortes por suicídio podem não ser totalmente evitadas, entretanto identificar os riscos e oferecer ajuda pode diminuir as chances de elas virem a acontecer.

Se você está em sofrimento ou conhece alguém que apresenta esses sinais, busque ajuda. Lembre-se: você não está sozinho! Para atendimento local no município de Santa Maria do Oeste, entre em contato pelo telefone (42) 99991-8077 ou ligue 188 para o Centro de Valorização da Vida (CVV). Falar é a melhor solução!




Tanque de fábrica jorrando suco de uva chama atenção na BR-277 em Campo Largo; assista:

Uma cena inusitada chamou a atenção de quem passava pela BR-277, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (10). Um tanque da fábrica da empresa Campo Largo, que fica às margens da rodovia, transbordou cerca de 1 mil litros de suco de uva. As informações são do portal G1.


De acordo com a empresa, o vazamento aconteceu durante a transferência do suco de um tanque para outro e o problema foi imediatamente controlado. Uma empresa especializada em limpeza e sucção teria sido acionada.

Fonte: Banda B com G1.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região. Veja as Ofertas para este dia 11/09/2021.







Homem tira o bebê dos braços da companheira e é preso.

Um homem foi preso na noite de sexta-feira (10) em Ivaiporã, depois de arrumar confusão com a convivente de 16 anos e arrancar o bebê dos braços da companheira. O caso foi na Rua Antônio Firmino Honorato, na Vila Nova Porã.  


Segundo a adolescente relatou a Polícia Militar (PM), o amásio teria chegado embriagado na casa da mãe dela e começaram a discutir. Ele teria começado a xingar a adolescente e lhe agredir com empurrões, e arrancou  o  filho recém-nascido de seus braços, saindo  na sequência por rumo ignorado.


A equipe juntamente com a solicitante, deslocou até a residência que reside com o amásio. Foi realizado buscas na casa, sendo o autor encontrado junto com o recém-nascido escondido em um dos quartos.  


 Diante dos fatos e da vontade de representar da vítima foi dado voz de prisão ao autor.

Fonte: TN Online.

Estelionatário abastece veículo e paga com nota falsa de R$ 200,00.

Um estelionatário abasteceu em um posto de combustíveis em Francisco Beltrão.

Ao efetuar o pagamento entregou no caixa uma nota de R$ 200,00, que somente algum tempo depois foi constatado que era nota falsa.

O proprietário divulgou imagens da nota falsa e de uma verdadeira, mostrando a semelhança e como forma de alerta para outros comerciantes que fiquem atentos que os estelionatários estão agindo na cidade, principalmente neste final de semana.

Fonte: PP News.

Homem fica ferido em acidente entre carro e caminhão na BR-277, em Guarapuava.

Um homem de 29 anos ficou ferido depois de um acidente entre um carro e um caminhão na BR-277, em Guarapuava, na região central do Paraná, na sexta-feira (10).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos bateram de frente e, com o impacto da batida, o carro capotou.

O motorista teve ferimentos moderados.

Ele foi encaminhado a um hospital da cidade, conforme a polícia.

Fonte G1

Acidente com caminhão deixa um morto.

Mais um acidente foi registrado nesta sexta-feira (10) próximo à famosa Curva do Boi, km 107 da PR-484, entre Boa Vista da Aparecida e Capitão Leônidas Marques.

O trecho de curvas íngremes fica em meio a uma ladeira na saída de Boa Vista, e exige, além de muita atenção, que motoristas trafeguem em baixa velocidade pelo local.

Um caminhoneiro estava fazendo o percurso no início da manhã quando perdeu os freios do veículo, invadiu a pista contrária e acabou tombando para fora do asfalto, ficando preso às ferragens.

Socorristas de Boa Vista da Aparecida e da Defesa Civil de Capitão prestaram socorro no local, mas o homem já estava em óbito. 

Os socorristas e bombeiros tiveram trabalho para retirar a vítima das ferragens, precisaram do auxílio de um guincho para ajudar no trabalho.

Fonte: Portal Click3 com informações e imagem: Socorristas de Boa Vista da Aparecida.

Acidente provoca morte de motociclista.

Um grave acidente provocou a morte de um motociclista na manhã desta sexta-feira (10), em Apucarana, no Contorno Norte. 

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, (SAMU) e dos Bombeiros foram chamados. A batida envolveu um caminhão.

A colisão aconteceu próximo da entrada do Barreiro.  O motorista do caminhão, de 35 anos, é de Apucarana e seguia para Maringá, ele contou que o motociclista teria invadido a pista e bateu de frente.

O motociclista foi arrastado por alguns metros e a moto a moto ficou enroscada na frente do caminhão. “Esperávamos encontrar a vítima com vida, mas a colisão foi muito grave e não tivemos o que fazer, infelizmente, o trauma foi muito importante” disse a médica do Samu Vera Lucia Lorezon.

Fonte: TN Online.

MPF recomenda que empresa de transporte interestadual do Paraná cumpra estatutos sobre gratuidade de assentos.

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, recomendou nesta quinta-feira, 9 de setembro, que uma empresa de transporte interestadual do Paraná cumpra as regras previstas na legislação brasileira, que garantem a disponibilidade de assentos gratuitos a idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda.

De acordo com informações prestadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foram lavrados diversos autos de infração contra a empresa por não cumprir o Estatuto do Idoso e o Decreto nº 5.934/2006, que o regulamenta; o Estatuto da Juventude e o respectivo Decreto nº 8.537/2015, além das regras da Lei nº 8.999/94 e da Portaria GM Nº 261/2012, que concedem passe livre às pessoas com deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual.

No documento, o MPF requereu que a empresa forneça bilhete de viagem de idoso gratuitamente, respeitando o mínimo legal de dois assentos, até três horas antes do início da viagem no ponto inicial da linha. E que, além das vagas previstas, conceda a esse público desconto de no mínimo 50% do valor da passagem para os demais assentos em serviços convencionais de transporte interestaduais.

A empresa também deve cumprir o que prevê o Estatuto da Juventude, reservando duas passagens gratuitas por veículo para jovens entre 15 e 19, com renda de até dois salários-mínimos; além de reservar dois assentos, por veículo, com no mínimo 50% do valor total da passagem para jovens com esse perfil.

O MPF solicitou, ainda, que a empresa obedeça legislação sobre a concessão de passe livre no sistema de transporte coletivo interestadual às pessoas portadoras de deficiência.

A empresa tem 30 dias para começar a cumprir a recomendação sob pena de adoção, pelo MPF, das medidas judiciais cabíveis em caso de descumprimento.

Saiba mais – recomendações são instrumentos do Ministério Público que servem para alertar agentes públicos sobre a necessidade de providências para resolver uma situação irregular ou que possa levar a alguma irregularidade. O não acatamento infundado de uma recomendação, ou a insuficiência dos fundamentos apresentados para não acatá-la total ou parcialmente, pode levar o MP a adotar medidas judiciais cabíveis.

Fonte: CGN.

Esplanada terá protestos pró e contra o governo no domingo.

Após ficar cinco dias bloqueada por conta das manifestações bolsonaristas de 7 de Setembro, a Esplanada dos Ministérios será palco de protestos pró e contra o governo neste domingo, 12. Segundo anunciou a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, pela manhã, irão os favoráveis ao governo, que poderão ficar até às 14h. Uma hora depois será a vez dos contrários a Jair Bolsonaro.

“Eles irão se manifestar entre o Museu da República e a Avenida José Sarney, paralela à Avenida das Bandeiras, porém em horários distintos”, informou a pasta.

Após ficar cinco dias bloqueada por conta das manifestações bolsonaristas de 7 de Setembro e ser liberada somente nesta sexta, a área central de Brasília terá o acesso interrompido novamente por conta de manifestações dos dois grupos.

De acordo com a nota divulgada pela secretaria, a manifestação a favor do governo vai acontecer das 9h às 14h na Esplanada. Já os que vão protestar contra o presidente Jair Bolsonaro ocuparão a área de 15h às 19h. “Os atos serão acompanhados pela Polícia Militar do Distrito Federal”, informou.

Segundo o governo do DF, a segurança será reforçada durante os dois eventos. “A área central de Brasília permanece sob monitoramento da SSP e forças de segurança locais, por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e equipes em campo. O objetivo é garantir a segurança de todos que circulam na região. O policiamento na região será reforçado.”

Com uma mobilização maior, os atos contra o governo são organizados pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e têm como principal reivindicação o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. As manifestações também vão acontecer em outras capitais, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).

É prevista a participação de políticos de variados espectros ideológicos. Na principal manifestação, que vai acontecer em São Paulo, na Avenida Paulista, estão confirmadas as presenças de militantes do PSDB, das centrais sindicais e do presidenciável Ciro Gomes (PDT).

O PT, principal partido de oposição ao governo Bolsonaro, não estará presente. O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), um dos líderes do MBL, afirmou que a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, negou participar. “A Gleisi negou participação antes de convidarmos as esquerdas”, disse ao Estadão.

Fonte: CGN.

Augusto Heleno: ‘Bolsonaro não tinha qualquer intenção de dar o golpe’.

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, afirmou nesta sexta-feira que o presidente Jair Bolsonaro “não tinha intenção” de dar um golpe de Estado e, na verdade, deseja a independência e a harmonia entre os poderes.

“A esquerda, apesar de sua passagem desastrosa pelo poder, segue unida e querendo voltar. Ela sofreu também um duro revés: descobriu que o presidente Bolsonaro não tinha qualquer intenção de dar o golpe”, disse Heleno em vídeo publicado em sua conta oficial no Twitter. “Nosso presidente possui um formidável senso político. Ele quer país que preserve as liberdades individuais, instituições nacionais, a independência e harmonia dos poderes, a paz e a democracia”, acrescentou.

Sem fazer referência direta ao recuo do chefe do Planalto na ofensiva sobre o Judiciário, movimento político que desagradou parte da militância bolsonarista, Heleno reconheceu que “alguns fatos” incomodaram apoiadores. “Não podemos desistir do Brasil. Alguns fatos deixaram alguns de nós desanimados, isso não pode acontecer.”

Após se aconselhar com o ex-presidente Michel Temer, Bolsonaro decidiu publicar uma carta à Nação em que clamou pela harmonia entre os poderes e afirmou seu respeito pelas instituições, apenas dois dias após ameaçar o Supremo Tribunal Federal (STF) nos atos de 7 de setembro e prometer que não mais cumpriria decisões judiciais proferidas pelo ministro Alexandre de Moraes.

No dia seguinte, o presidente da Corte, Luiz Fux, alertou que essa hipótese configuraria crime de responsabilidade, elevando a tensão entre os poderes. À revelia de seus simpatizantes mais fiéis, que pregam o enfrentamento ao Supremo, Bolsonaro preferiu recuar, embora tenha buscado minimizar o teor da carta de pacificação.

Ainda no vídeo, o general Heleno também declarou que o governo federal completará 1000 dias “sem nenhum escândalo de corrupção”, quando, na verdade, o Planalto está envolvido em supostas irregularidades na aquisição de vacinas contra a covid-19.

Fonte: CGN.