Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

17/11/2022 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Cristina Silvestri quer instituir Caminho das Cachoeiras como rota turística do Paraná.

A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) apresentou, na última semana, o projeto de lei 477/2022, que institui o Caminho das Cachoeiras Centro-Sul/Sudeste como rota turística do Paraná. O trajeto fica nos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, onde estão localizadas 14 cachoeiras e saltos. Entre eles, o Salto São Francisco, que é o mais alto da região sul do Brasil, com aproximadamente 196 metros de queda livre.

 

“A criação desta rota vai incentivar passeios turísticos no estado e divulgar nossas belezas naturais, além de fomentar o desenvolvimento local e a preservação da natureza”, defende a deputada Cristina.

 

A proposição foi apresentada em sessão plenária. Agora deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelas comissões temáticas antes de ser votada por todas as deputadas e deputados.

 

Fazem parte do Caminho das Cachoeiras:

 

Salto São Francisco

 

Salto dos Cavalheiros Cachoeira Salto das Pombas

 

Cachoeira Perehouski

 

Salto São João

 

Salto Sete

 

Salto Barão do Rio Branco

 

Salto Manduri (Salto Rickli)

 

Cachoeira da Linha Mauricio

 

Cachoeira Jacutinga

 

Salto Samambaia / Salto Monjolo Salto São Sebastião

 

Salto do Mlot

 

Saltos Gêmeos

 

Cachoeira Águas da Laje

 

Cachoeira do Rio Turvo

Fonte: Assessoria de Imprensa da Deputada Cristina Silvestri.

Polícia Militar de Palmital recupera motocicleta furtada.

  Na data de 16 de dezembro de 2022, por volta das 09h30min a equipe pm após ter conhecimento referente ao furto de uma motocicleta Honda/cg 150 titan ks cor prata ocorrido em data anterior, iniciou diligencias e coleta de informações sobre o ocorrido, sendo logrado êxito em localizar a referida motocicleta escondida próximo do posto de saúde municipal. Diante dos fatos a equipe fez o recolhimento da motocicleta e encaminhou para a 44ª drp de palmital para as demais providências legais.

Fonte: Polícia Militar.

Adolescentes desmaiam em escola após ‘jogo com espíritos’.


Um grupo de adolescentes desmaiou depois de usar um tabuleiro Ouija em sua escola, na Colombia, em 31 de outubro, dia do Halloween.

De acordo com o Metro UK, os jovens de 13 a 17 anos sofreram vômitos violentos, dores abdominais e espasmos musculares. A maioria deles foi tratado em um centro de saúde próximo, mas cinco foram levados para o hospital.

Intoxicação alimentar
Os jovens, do Instituto Técnico Agrícola, em Hato, passaram um dia recebendo tratamento e fazendo exames. Um laudo médico apontou que eles sofreram intoxicação alimentar.

O prefeito José Pablo Toloza Rondón comentou a situação. “As crianças estavam desmaiadas, no momento em que foram encontradas estavam com falta de ar e uma baba grossa saía de suas bocas”.

O chefe do Executivo municipal ainda disse que “não está descartado que tenha sido o tabuleiro Ouija, que faz parte da investigação”.

Beberam água do mesmo copo
Após conversar com as crianças, concluiu-se que elas bebiam água do mesmo copo.

“Não encontramos alteração psicológica nas crianças, levando em conta que foi dito que teria sido por jogar o tabuleiro Ouija. O relatório médico diz que foi devido a uma intoxicação alimentar”, disse Juan Pablo Vargas Noguera, coordenador médico de emergência do Hospital del Socorro.

A reitoria do Instituto Técnico disse que não vai se pronunciar sobre o caso até que os fatos sejam esclarecidos junto às autoridades.

Fonte: Bhaz.

Homem é preso acusado de matar Pitbull a pauladas no Paraná.

Um homem foi preso, suspeito de maus-tratos aos animais em Palmas. Conforme informações repassadas pela Polícia Militar, a equipe da Patrulha Rural recebeu denúncia de agressão de um cachorro da raça Pitbull. No local, os policiais encontraram os envolvidos e o animal morto.


A cadela foi encaminhada para exames de raio X por suspeitas de ter sido morta por disparos de arma de fogo, mas foi constatado que o animal foi morto a pauladas.


No local os policiais apreenderam uma marreta, possivelmente utilizada para agredir o animal. O homem foi preso e entregue na delegacia de polícia.


Ele deverá responder por maus-tratos aos animais.

Fonte: PP News.

Mais de uma tonelada de maconha é apreendida em Maringá.


Mais de uma tonelada de maconha foi apreendida pela Receita Federal, em Maringá, na manhã desta quarta-feira (16).

A carga estava escondida em móveis de cozinha de uma transportadora e foi encontrada em uma operação de rotina.

A discrepância entre a carga declarada e o peso dela levou os servidores do órgão a inspecionar o mobiliário, encontrando os tabletes de entorpecente.

O destino da carga seria São Paulo (SP). Os tabletes de maconha foram embalados com as cores verde e amarela e colados com adesivos apresentando a bandeira do Brasil e do Paraguai.

Após a pesagem e a lavratura dos termos de apreensão, a droga foi encaminhada à Polícia Civil com os dados levantados sobre os possíveis envolvidos na operação, para identificação e responsabilização criminal dos autores.

Fonte: Assessoria.


Polícia retoma buscas por escoteiro de 15 anos desaparecido há 37 anos.


Uma equipe da Polícia Civil com auxílio de cães farejadores retomou nesta quarta-feira, 16, as buscas por vestígios do escoteiro Marco Aurélio Bezerra Simon, desaparecido há 37 anos, durante uma escalada ao Pico do Marins, em Piquete, interior de São Paulo. O grupo vai realizar escavações em uma área aberta, no sopé da montanha, onde supostamente o corpo do adolescente, na época com 15 anos, teria sido enterrado. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo confirmou o início das novas diligências.

Marco Aurélio sumiu na manhã de 8 de junho de 1985, quando ele e três amigos, acompanhados de um monitor, faziam uma trilha em direção ao pico. Um dos colegas torceu o pé e o adolescente foi autorizado pelo líder a retornar para o acampamento na base do morro em busca de ajuda. Ele não foi mais visto, nem deu notícia. Polícia, Corpo de Bombeiros e Exército realizaram buscas durante 28 dias, sem encontrar nada. O caso foi dado como encerrado.

A reabertura das investigações aconteceu em julho de 2021, quando o pai do garoto, que nunca desistiu de procurar pelo filho, apresentou novas evidências sobre o caso. Uma pessoa procurou a família e relatou que o escoteiro teria sido morto por um antigo morador da região e teve seu corpo enterrado na área que será objeto das buscas. O terreno será escavado por peritos. Conforme a Polícia Civil, a varredura só acontece agora porque houve necessidade de obter licenciamento ambiental para as intervenções na área.

Em julho do ano passado, os peritos já haviam realizado escavações no local em que ficava a casa onde, supostamente, Marco Aurélio teria sido morto. O imóvel onde funcionava o acampamento dos escoteiros à época era próximo de onde a polícia encontrou a mochila do adolescente após ele desaparecer. A equipe usou um geo radar para orientar as escavações, mas nada foi encontrado.

Andarilho e irmão gêmeo

Como o corpo de Marco Aurélio jamais foi achado, os familiares ainda têm esperança de que ele possa estar vivo. Anos depois do desaparecimento, algumas testemunhas relataram terem visto um andarilho com características físicas semelhantes às do escoteiro. Entre elas, um motorista de ônibus relatou à polícia ter dado carona para um jovem maltrapilho que poderia ser Marco Aurélio. A polícia fez buscas em abrigos e até em prisões em busca do suposto andarilho, sem resultado.

Há alguns anos, o jornalista Ivo Bosaja Simon, pai do escoteiro desaparecido, mandou confeccionar e divulgou um retrato simulando as características atuais dele. Marco Aurélio tem um irmão gêmeo idêntico, o que facilitou esse trabalho. Em redes sociais, a família Simon tem mantido constante mobilização em busca de informações sobre o possível paradeiro do familiar. Como não foram encontrados o corpo, restos mortais ou qualquer indício da morte de Marco Aurélio, a família ainda busca por respostas.

Na época do desaparecimento, o inquérito policial ouviu o líder Juan Bernabeu Céspedes e os três escoteiros que estavam com Marco Aurélio na escalada. Um dos garotos, Osvaldo Lobeiro, machucou o joelho e Céspedes permitiu que Marco Aurélio voltasse sozinho ao acampamento, enquanto os demais ajudariam o escoteiro ferido a descer. O adolescente foi orientado a marcar as pedras com giz, escrevendo o número de identificação do Grupo de Escoteiros Olivetanos, ao qual pertenciam.

Quando chegou ao acampamento com os outros escoteiros, Céspedes não encontrou Marco Aurélio no local e, após fazer buscas em trechos da trilha, avisou a polícia. Na época, mais de 300 pessoas se envolveram nas buscas, incluindo 180 soldados do 5° Batalhão de Infantaria Leve de Lorena, que fica na mesma região. Foram mobilizados ainda seis alpinistas da Academia Militar de Agulhas Negras, helicópteros da base aérea da Escola de Especialistas da Aeronáutica de Guaratinguetá e forças policiais do Estado, incluindo um avião. A operação de busca foi considerada uma das maiores realizadas no País, mas não houve sucesso.

O pico

Com 2.420 metros de altitude, um dos mais altos cumes de montanha do Estado, o Pico dos Marins está localizado no lado paulista da Serra da Mantiqueira e é muito procurado por alpinistas e outros praticantes de esportes radicais.

Graças à sua face norte menos vertical, o pico pode ser atingido sem a necessidade da escalada com equipamentos. A trilha percorre vales cortados por cânions com muita fauna e vegetação exuberante. Várias agências de ecoturismo incluem o Pico dos Marins em suas expedições.

Fonte: CGN.

Homem morre após colisão entre duas motocicletas.


O acidente foi registrado na noite de terça-feira (15), por volta de 20h50, na Avenida Atílio Fontana, bairro Pinheirinho, Cidade Norte e envolveu uma motocicleta Honda/Biz e uma Honda CG/150 Titan.

Segundo informações, um jovem, de 29 anos, tinha saído do bairro Júpiter e estava indo na casa de sua companheira no bairro Pinheirinho e ao entrar na Avenida Atílio Fontana, aconteceu a colisão com a outra motocicleta que seguia sentido ao centro da cidade, conduzida por um homem de 28 anos, que trabalha como entregador.

O rapaz sofreu traumatismo craniano, chegou a ser socorrido pelo SAMU e Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional, mas não resistiu. O corpo foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão, onde foi necropsiado e liberado para sepultamento em São Lourenço do Oeste (SC), onde residem seus familiares.

O condutor da outra motocicleta sofreu ferimentos leves e também foi atendido pelo Corpo de Bombeiros.

Fonte: PP News.

Nova ponte Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, está quase finalizada.


A construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, está quase finalizada. A expectativa é que a obra seja entregue ainda este ano. Segundo o último boletim do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a conclusão já passa dos 95,5%.

Os últimos ajustes estão sendo executados para entrega da ponte. São serviços complementares, como guarda corpo, instalação dos postes de iluminação, pintura da sinalização e implementação de dispositivos de drenagem. No último mês, o DER/PR finalizou a pavimentação com uma camada de sete centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) sobre as lajes de concreto.

A Ponte da Integração está sendo construída sobre o Rio Paraná, no bairro Porto Meira, próximo à Tríplice Fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina. No lado paraguaio, a obra fará ligação com o município de Presidente Franco, vizinho de Cidade de Leste, onde fica localizada a Ponte Internacional da Amizade.

PARCERIA - O projeto, iniciado em 2019, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o governo federal e a Itaipu Binacional. O DER/PR está executando a obra em ambas as margens. O investimento atualizado até o momento é de R$ 227 milhões. O objetivo é que a nova ligação seja utilizada para realizar todo o transporte de cargas entre os dois países, aliviando o tráfego da Ponte da Amizade, que irá atender principalmente turistas e passageiros.

A construção é do tipo estaiada e conta com duas torres de sustentação, com 120 metros de altura. A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros, sendo o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

 Na nova rodovia de acesso à Ponte da Integração, estão em andamento serviços de terraplenagem nas duas aduanas (Brasil-Argentina e Brasil-Paraguai), nas interseções do acesso à ponte Tancredo Neves e do acesso à Rodovia das Cataratas (BR-469), e na linha geral da rodovia.

Fonte: AEN-PR.

Copo de cerveja na Copa do Mundo do Catar vai custar mais de R$ 70.


Com leis rígidas que proíbem o consumo de bebidas alcóolicas no país, o Catar abriu exceção para a Copa do Mundo, mas o preço da cerveja durante o evento será exorbitante. Cada chopp de 500 de ml da Budweiser custará R$ 73,20.

Normalmente, o consumo de bebidas alcóolicas é restrito a bares e restaurantes autorizados pelo governo do país islâmico. O consumo de alguns tipos de carne também não é liberado. Mas, durante a Copa do Mundo, será dada exceção aos organizadores do evento.

Nas proximidades do estádio, quem tiver ingresso para os jogos da Copa do Mundo do Catar poderá consumir cerveja antes de a bola rolar e depois do apito final. Mas nas arquibancadas e demais dependências, não será liberado o consumo de cerveja e outras bebidas alcóolicas.

A organização da Copa também vai criar as chamadas ‘zonas de sobriedade’ para que os torcedores que consumirem bebida demais possam se recuperar da ressaca antes de sair pelas ruas.

Catar não é para mochileiros
Em entrevista ao podcast Flow, Cafu, capitão do pentacampeonato do Brasil e um dos embaixadores do Catar na Copa do Mundo, revelou preços de outras coisas no país-sede. A diária em hotéis que ficam dentro dos estádios chega a custar US$ 100 mil.

O lateral lembra de uma reunião com o sheik do Catar com representantes de empresas de viagens que reclamavam dos preços do país no qual um ministro resumiu a discussão: “Os preços do Catar são esses, não é um país para mochileiros”.

Fonte: Bhaz. 

Dívidas em atraso tiram o sono de 84% dos brasileiros, diz pesquisa.


Dívidas em atraso têm tirado, literalmente, tirado o sono de 84% dos brasileiros que se encontram inadimplentes, mostra a pesquisa “Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência”, realizada numa parceria entre MFM Tecnologia e o Instituto Locomotiva. A situação é tal que 82% dos entrevistados com dívidas admitiram que estas têm afetado frontalmente sua felicidade.

As dívidas em atraso, segundo afirmou o diretor de Pesquisas do Instituto Locomotiva, João Paulo Cunha, têm prejudicado até as relações familiares do inadimplentes. De acordo com ele, 81% destas pessoas disseram que as dívidas têm sido motivos de brigas dentro de casa. As dívidas em atraso afetam o apetite de 66% das pessoas ouvidas.

A MFM e o Instituto Locomotiva ouviram 1.020 mulheres e homens com idade acima de 18 anos em todo o Brasil entre os dias 19 e 28 de setembro. O levantamento constatou que 30% dos lares brasileiros têm dívida em atraso.

Quando perguntado para os devedores com contas atrasadas sobe quais os motivos que os levaram à inadimplência, a maioria disse que foi a perda de emprego, falta de planejamento e empréstimo do nome para terceiros.

Ainda, de acordo com Cunha, 18% afirmaram que se tornaram inadimplentes porque ficaram doentes e tiveram que usar o dinheiro para tratamento. “Neste contexto, boa parte dos endividados estão e vão usar o Auxílio Brasil para pagar dívida. Por isso o auxílio não está afetando varejo”, disse o diretor do Instituto Locomotiva.

Ainda, segundo a pesquisa, 25% dos inadimplentes disseram que vão conseguir quitar as dívidas em atraso. O que não deixa de ser mais um fator de preocupação, de acordo com Cunha, é que 40% dos entrevistados disseram que pretendem contrair um novo empréstimo para quitar as contas em atraso.

Mas a principal estratégia, de acordo com as respostas, passará pelo corte de consumo, o que se apresenta como mais um desafio para o comércio. “Outro aspecto interessante foi rodízio de contas. 60% já deixaram de pagar uma conta para pagar outra atrasada. Isso foi mais frequente entre as classes D e E e faz com que nem todas as pessoas consigam ficar adimplentes com todas as contas”, observou o diretor do Instituto Locomotiva.

Fonte: Agência Estado.

Mulher morre após acidente de trânsito na BR 369.


No fim da noite desta quarta-feira (16), um grave acidente de trânsito resultou na morte de uma mulher. 

A batida entre carreta e moto aconteceu na BR-369 em Cascavel. Após a batida, o condutor da carreta saiu do local com o veículo.

Socorristas e médico do Siate chegaram a ser acionados, mas apenas constataram o óbito da vítima. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal controlou o fluxo de veículos e registrou a ocorrência. 

Não há identificação da vítima. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal de Cascavel.

Fonte: Catve.com.

Dois mortos e três feridos em acidente com caminhão e carros na BR 277.


Duas pessoas morreram e três ficaram gravemente feridas no acidente na BR-277, perto de Santa Tereza do Oeste. 

As vítimas estavam no GM/Bonanza que pertence a empresa Paulo Roberto Eventos. De acordo com a Polícia Rodoviária, acredita-se que uma ultrapassagem forçada provocou a batida que envolveu um caminhão e outro veículo Civic. 

Morreram na hora dois funcionários da empresa Paulo Roberto Eventos, que tem sede em Santa Tereza do Oeste, e três foram levados em estado grave ao HU de Cascavel. Eles estavam voltando em Itaipulândia. 

O caminhão estava carregado com cimento, sendo que saiu de Curitiba e estava sentido à Foz do Iguaçu.

Três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma do Siate foram mobilizadas para atender as vítimas.

O motorista do caminhão não se feriu, já o condutor do Civic teve ferimentos leves por conta do acionamento do airbag e recebeu atendimento no local. 

As vitimas graves têm idades: 17, 22 e a terceira pessoa aproximadamente 40 anos. 

As vítimas fatais têm 67 anos e o outro aproximadamente 45 anos. Todas as vítimas são do sexo masculino. 

O Tenente do Corpo de Bombeiros, Lucas Delai, falou sobre a ocorrência e o estado de saúde das três vítimas que foram levadas ao HU.

A Polícia Rodoviária Federal controlou o fluxo que ficou muito congestionado nos dois sentidos. 

Fonte: Catve.com.



O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 17/11/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Trump lança candidatura à Presidência dos EUA para 2024.


O ex-presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, que tem disparado ataques implacáveis ​​à integridade da votação no país desde sua derrota nas eleições de 2020, anunciou nessa terça-feira (15) que vai tentar reconquistar a Presidência em 2024.Ele busca se antecipar a possíveis rivais republicanos.

Buscando revanche com o presidente democrata Joe Biden, Trump fez o anúncio em sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida, uma semana após as eleições de meio de mandato, nas quais os republicanos não conseguiram conquistar tantos assentos no Congresso quanto esperavam.

Notícias relacionadas:
EUA: Republicanos têm vantagem, mas sem esperada “onda vermelha”.FBI faz buscas na mansão de Donald Trump na Flórida.Em discurso que durou pouco mais de uma hora, Trump falou a centenas de apoiadores, em um salão decorado com bandeiras norte-americanas.

“Para tornar a América grande novamente, estou anunciando esta noite minha candidatura à Presidência dos Estados Unidos”, disse Trump à multidão que incluía familiares, doadores e ex-autoridades.

Ele evitou os xingamentos que marcaram outras aparições públicas, optando por uma crítica à Presidência de Biden e uma revisão do que disse serem as conquistas políticas de seu próprio período no cargo.

“Dois anos atrás, éramos uma grande nação e logo seremos novamente”, afirmou.

Trump expôs temas sombrios que normalmente aborda, criticando imigrantes – “estamos sendo envenenados” – e retratando as cidades norte-americanas como “fossas de sangue” dominadas pelo crime.

Ele disse que pressionaria pela pena de morte para traficantes de drogas e recontrataria militares que foram demitidos por se recusarem a tomar a vacina contra covid-19.

Embora tenha atacado o processo eleitoral dos EUA, Trump não usou o discurso para retomar suas falsas alegações de fraude eleitoral em massa em 2020 e não mencionou a tentativa violenta de seus apoiadores, em 6 de janeiro de 2021, de impedir o Congresso de certificar a vitória de Biden.

Em viagem à Indonésia, Biden disse: “na verdade não”, quando questionado se reagiria ao anúncio de Trump. No Twitter, ele postou um vídeo criticando o histórico de Trump no cargo.

Há um longo caminho pela frente antes que o candidato republicano seja formalmente selecionado no verão de 2024.

O anúncio de Trump chega mais cedo do que o normal, mesmo em um país conhecido por campanhas presidenciais prolongadas, e sinaliza seu interesse em desencorajar outros possíveis candidatos, como o governador da Flórida, Ron DeSantis, ou seu próprio ex-vice-presidente, Mike Pence, de tentar a indicação do Partido Republicano.

Fonte: Agência Brasil.

EUA: não vimos nada que contradiga que explosão foi resultado de míssil ucraniano.


A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Adrienne Watson, anunciou por meio de comunicado oficial que a administração tem “total confiança nas investigações do governo polonês” sobre as explosões próximas à fronteira com a Ucrânia e que não encontraram “nada que contradiga que a explosão provavelmente foi resultado de um míssil ucraniano de defesa”. Apesar disso, o governo americano reitera a responsabilidade da Rússia em relação aos ataques de mísseis projetados contra a Ucrânia.

“Independente das conclusões, é claro que a parte soberanamente responsável por esse trágico acidente é a Rússia, que disparou uma enxurrada de mísseis contra a Ucrânia com o objetivo específico de atingir a infraestrutura civil. A Ucrânia tinha – e tem – todo o direito de se defender”, afirma a nota.

Fonte: Agências Internacionais.

Empresa de eventos de Doria bancou todas as despesas de ministros do STF em NY.


Em meio a especulações sobre quem bancou todos os gastos com passagens, hospedagem e refeições de cinco dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para encontro de empresários em Nova York, a direção do pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) – empresa de eventos ligada ao ex-governador de São Paulo João Doria -, informou ter custeado as despesas dos magistrados.

O evento garantiu que não pagou cachê a nenhum palestrante da Brazil Conference, realizada entre os dias 14 e 15.

“Os palestrantes da Brazil Conference viajaram a convite do Lide, que custeou passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transfers. E não houve pagamento de cachê a nenhum expositor”, informou a organização do evento em nota enviada ao Estadão.

Viajaram às expensas do Lide os ministros Alexandre de Moraes, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

Procurado pelo blog, o STF informou que a viagem não teve “nenhum custo” para o tribunal.

As despesas dos ministros na viagem aos Estados Unidos para falarem sobre a democracia já são alvo de uma ação no próprio STF. O advogado Carlos Alexandre Klomfahs protocolou petição por meio da qual pede informações sobre os gastos e quem bancou tudo. O argumento é que o “órgão de cúpula do Poder Judiciário exige observância de ética e transparência”.

“Tais participações sem as respectivas prestações de contas podem abrir um precedente perigoso para cumprimento dos deveres institucionais do Supremo Tribunal Federal, violando vários princípios republicanos”, diz um trecho do pedido.

Fonte: Agência Estado.

Bolsonaro ‘reaparece’ no Twitter após mais de uma semana sem postagens.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou o Twitter nesta quarta-feira, 16, para divulgar outros canais oficiais de comunicação, em meio ao ‘sumiço’ do chefe do Executivo das redes neste mês. Ele reduziu drasticamente a constância de postagens em diversas plataformas após ser derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial. O espaço entre a publicação mais recente e a anterior foi de oito dias.

Antes usuário constante das redes sociais, Bolsonaro passou a publicar pouco após a derrota, e geralmente imagens sem legenda e sem contexto. Foram apenas três postagens no Twitter após a derrota nas urnas, incluindo a mais recente, ante um histórico de atividade intensa na plataforma. A efeito de comparação, seu perfil teve 33 publicações só no dia 29, véspera do pleito.

No Facebook, outra plataforma em que o presidente costumava ser bastante ativo, foram feitas somente quatro publicações após o segundo turno, sendo que uma delas foi a transmissão de seu pronunciamento, dia 1, após a formalização do resultado das urnas. Outra, o vídeo pedindo o fim dos bloqueios nas estradas e uma terceira uma foto sem legenda que mostra o presidente segurando uma bandeira do Brasil. Também no Instagram ele publicou uma imagem sem legenda, segurando a bandeira nacional.

Na publicação desta quarta-feira, Bolsonaro divulgou canais que, segundo ele, têm atualização diária, como Telegram, contrapondo a percepção de que ele se afastou das redes. Contudo, esses canais são majoritariamente de compartilhamento de notícias ligadas ao governo e não têm a interação típica do presidente com usuários no Twitter, por exemplo.

Fonte: CGN.