Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 4 de abril de 2023

04/04/2023 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Indivíduos furtam bolsa de professora com sacola de documentos de diversos atletas de colégio de Santa Maria do Oeste, que iriam para competições.


No dia 03 de abril, às 10h40min compareceu ao destacamento mulher, 37 anos, Técnica administrativa do colégio estadual do Campo João Cionek, qual relatou que estava acompanhando atletas que representam o colégio em competição municipal, qual está acontecendo no Ginásio Municipal em Santa Maria do Oeste, sendo que os documentos pessoais das atletas estava sob a guarda da mesma, estando guardada em um pacote plástico no interior da bolsa, e em determinado momento se afastou da referida bolsa, e quando foi apanhar os documentos notou a falta destes. Relata que não foi visualizado possíveis autores do furto, e que a motivação seria para coibir a participação das atletas na referida competição. Diante dos fatos foi orientado a solicitante quanto aos procedimentos.

Fonte: Polícia Militar.

Homem quebra porta de vidro de loja em Laranjeiras para furtar dinheiro de caixa.


Masculino, 42 anos, proprietário de uma loja, relatou que houve um furto em sua loja que foi possível verificar nas imagens das câmeras que um individuo trajando calca azul blusa cinza e um chapéu com abas laterais na cor cinza arremessou um pedra em direção a porta de vidro da loja quebrando a mesma em seguida o individuo foi a ate o caixa e subtraiu certa quantia em dinheiro e em seguida fugiu, não sendo possível localizar o mesmo.

Fonte: Polícia Militar.

Polícia Militar de Manoel Ribas mais uma vez agindo com extrema rapidez e salvando uma mulher que era mantida em cárcere privado pelo ex marido com ameaças de morte.


Por volta das 22h20min do dia 03 de abril de 2023, informações de que mulher, 41 anos, estaria sendo mantida em casa sob ameaças de morte, pelo masculino, 40 anos, qual é cônjuge de da mesma, e teria vindo da cidade de Campo Mourão mesmo estando com uma medida protetiva em seu desfavor. Diante dos fatos, a equipe deslocou até a residência informada, onde ao se aproximar do local, foi possível visualizar um indivíduo na janela da casa, onde ao presenciar a viatura policial se evadiu rapidamente para um outro cômodo da casa, sendo franqueada a entrada da residência pela vitima, posteriormente localizando o autor escondido atrás da porta do banheiro, realizado buscas pessoal, não localizando nada de ilícito junto ao ser corpo, porém, foi apresentado uma faca, cujo qual, autor teria utilizado para ameaçar e que estaria mantendo ela na casa sob ameaça de morte. Foi realizado consulta operacional, e constatado uma medida protetiva em seu desfavor, porém, tal medida não havia sido dado ciência por parte do autor, este foi encaminhado a polícia judiciária. 

Fonte: Polícia Militar.


Jovem é baleada pelo ex-namorado em frente à delegacia no Paraná; imagens fortes.

Uma jovem, de 22 anos, foi baleada pelo ex-namorado em frente a uma delegacia de Polícia Civil de Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná, na manhã desta segunda-feira (3). A vítima estava a caminho da delegacia para denunciar o suspeito.

Suelen Larissa dos Santos foi baleada à queima-roupa em frente à delegacia, conforme mostram imagens de câmeras de segurança. Ela foi atingida por pelo menos três disparos na região do abdômen.

Ferida, ela correu para dentro da delegacia para pedir ajuda.

Suelen foi socorrida em estado grave a um hospital Assis Chateaubriand e precisou ser transferida para Toledo, a cerca de 45 km de onde o crime foi registrado. Ela passou por uma cirurgia e segue internada. O quadro de saúde é considerado estável.

Jeferson Lopes dos Santos, de 25 anos, fugiu, mas foi preso em um trecho da PR-486, a cerca de 26 km da delegacia onde a ex-namorada pediu ajuda.

Fonte Banda B

Adolescente com máscara de caveira é apreendido por prometer atentado em escola de Londrina.

As polícias Civil e Militar cumpriram de mandado de internação provisória e apreenderam um adolescente que prometia provocar um atentado com arma branca em uma escola de Londrina nesta segunda-feira (3).

Na casa do jovem, foram apreendidos uma faca, luvas e uma máscara semelhante à utilizada em crimes dentro de escolas praticados nos Estados Unidos e em São Paulo, na semana passada.

A idade do rapaz e a unidade em que estuda foram poupados para evitar tumultos na rotina escolar.

A apreensão do adolescente ocorreu após o acompanhamento de ameaças publicadas ems redes sociais. O comandante da Patrulha Escolar de Londrina e região, tenente Renan Rodrigues do Prado, afirma que já havia conversado com o rapaz e com responsáveis sobre o comportamento dele na internet. “Ele apresentou muita frieza”, afirmou o tenente.

Ante as ameaças cibernéticas, os setores de inteligência das Polícias Civil e Militar passaram a monitorar o comportamento e o delegado de Homicídios, João Reis, viu a necessidade de representar pela internação do adolescente.

A Justiça expediu, então, o mandado requerido, que foi cumprido na manhã desta segunda, dia citado com a data da ação criminosa.

Segundo Reis, a Polícia Civil esperou até o último minuto, aguardando uma possível mudança no discurso do menor – o que evitaria o cumprimento do mandado. “A internação de um adolescente é um ato excepcional”, justificou. Agora, o MP (Ministério Público) vai avaliar se o jovem deve permanecer internado ou se pode retornar à rotina.

Tenente Prado afirma que já havia conversado com o adolescente anteriormente e que ele apresentava um comportamento reservado no colégio. Ele não tem envolvimento com atos infracionários anteriores ou histórico de problemas escolares.

Mas, para a Polícia Civil, o fato de estarem no quarto do adolescente a máscara, as luvas e a faca, indicam que a ameaça era real. A máscara apreendida encobre a parte inferior do rosto, com o desenho de narinas e mandíbulas de caveira. O mesmo artefato é utilizado por personagens do videogame Free Fire, famoso em dispositivos móveis.

Aos policiais, o adolescente teria citado o massacre em uma escola de Suzano (SP), em que dois ex-alunos invadiram o estabelecimento e deixaram cinco estudantes e duas funcionárias mortos. Em seguida, um deles matou o comparsa e tirou a própria vida. Um dos autores utilizava a máscara de caveira.

Um dos adolescentes envolvidos no massacre da escola em Suzano, em 2019, publicou fotos com máscara - Reprodução/Facebook

O tenente Renan do Prado afirma que os trotes e ameaças aumentaram após a ocorrência do dia 27 de março, mas afirma que, sem poder saber o que é real e o que é brincadeira, todos os casos são tratados com a mesma severidade.

Fonte O Bonde

Tragédia em Jandaia: polícia aguarda laudos para concluir inquérito.

A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) ainda não concluiu o inquérito que investiga o acidente entre um ônibus da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e um trem da concessionária rumo ocorrido em Jandaia do Sul, norte do Paraná. A colisão causou cinco mortes e deixou 23 pessoas feridas.

Conforme informações repassadas pela assessoria de comunicação do órgão, o prazo para a conclusão do inquérito pode ser estendido, pois a polícia aguarda laudos periciais do ônibus, do trem e também do Instituto Médico Legal (IML).  

Segundo a assessoria, a polícia ainda está realizando diligências e segue ouvindo testemunhas do acidente. “A PC-PR aguarda laudos complementares que darão auxilio no andamento das investigações”, diz trecho da nota.

O acidente foi registrado no final da manhã do dia 9 de março, e envolveu um ônibus escolar da Apae com 29 ocupantes e uma composição férrea. Duas estudantes morreram no local do acidente, as primas Maria Vitória Gomes Ferreira, 11 anos, e Kimberly Caroline Ribeiro Pimenta, 15 anos. Um dia depois, em 10 de março, a cozinheira da Apae Isabel Aparecida Gimenes Figueiredo, 55 anos, faleceu no hospital da Providência em Apucarana. 

Outra aluna Maria de Lourdes Henrique, de 56 anos, que sobreviveu ao acidente, faleceu dias depois na casa da família. Após o acidente ela foi internada no Hospital Norte do Paraná (Honpar) em Arapongas, e recebeu alta. Entretanto, veio a falecer dias depois em decorrência de uma embolia pulmonar, trombose venosa profunda e acidente de embolia. 

A quinta vítima fatal morreu no dia 22 de março em um hospital em Sarandi. João Lucas dos Santos Silva, de apenas 8 anos, sofreu diversas fraturas e um ferimento grave na cabeça e estava internado no Hospital Metropolitano desde o dia do acidente. 

No dia do acidente, a Polícia Civil ouviu o motorista do ônibus, um homem de 43 anos, que alegou não ter ouvido a buzina de alerta do trem e nem ter visualizado a composição férrea se aproximar por causa do mato alto. Ele foi ouvido e liberado.

Imagens de câmeras de segurança mostram, entretanto, que o motorista do ônibus não respeitou a sinalização do local e seguiu direto no cruzamento com a via férrea, sem mesmo parar o veículo que conduzia.

A polícia segue investigando o caso e não informou o prazo para conclusão do inquérito.

Fonte tno

Ônibus de turismo pega fogo na BR-277, em Morretes.

Um ônibus de turismo pegou fogo na BR-277, na altura do quilômetro 47, em Morretes, litoral do Paraná. A situação aconteceu na tarde desta segunda-feira (3). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ninguém se feriu.

Ainda segundo a PRF, o incêndio iniciou na região do motor do veículo. Pessoas tentaram conter o fogo com um extintor, mas não conseguiram. Em seguida, o fogo se espalhou e incendiou totalmente o veículo.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), duas faixas da via foram bloqueadas para atendimento da ocorrência. Por conta disso, lentidão na pista sentido Curitiba foi registrada.

   Fonte: Portal Nova Santa Rosa.


Caminhão tomba na PR-323 e deixa pistas parcialmente interditadas em Iporã  na manhã de terça-feira.

Na manhã desta terça-feira (04), um grave acidente de trânsito foi registrado na rodovia PR-323, nas proximidades do quilômetro 342, em Iporã.

Segundo as informações, o caminhão carregado com esterco de aves acabou tombando nas pistas e parando em cima dos dois sentidos.

A rodovia precisou ser completamente interditada e a Polícia Rodoviária Estadual, que tem o posto a dois quilômetros do acidente, deslocou rapidamente ao local.

Felizmente, o motorista não se feriu com gravidade e guinchos foram acionados para fazerem a retirada do veículo.

Com a chegada da PRE, um desvio foi organizado para a via marginal e o tráfego está sendo controlado lentamente. As pessoas que passarem pelo trecho devem redobrar a atenção.

Fonte CGN

Veículo atinge poste na PR 495 e motorista de 54 anos fica ferida.

Uma mulher ficou ferida após o veículo que ela conduzia colidir contra um poste no quilômetro 112 da PR 495, em Entre Rios do Oeste, no início da noite de segunda-feira (3).

De acordo com o BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual), o Toyota Corolla transitava no sentido Pato Bragado/Entre Rios do Oeste quando rodou na pista e colidiu contra o poste à margem esquerda da rodovia.

A motorista de 54 anos foi atendida por uma equipe do Samu e encaminhada a um hospital em Entre Rios do Oeste com ferimentos leves.

Redação 

Caminhão tomba na PR-566 e motorista fica preso nas ferragens.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender um acidente envolvendo um caminhão que faz o transporte de concreto e acabou tombando no final da tarde desta segunda-feira (03), na rodovia PR-566, em Francisco Beltrão, sentido a Itapejara do Oeste.

Conforme informações, o caminhão seguia sentido a Itapejara, quando um carro que seguia na frente reduziu a velocidade. Para evitar a colisão, o motorista do caminhão tentou desviar, perdeu o controle da direção, saiu da pista e acabou tombando na margem da rodovia.

O motorista de 42 anos ficou preso nas ferragens. Ele estava consciente e orientado e com suspeita de fratura no braço esquerdo e foi socorrido ao Hospital Regional pelo Corpo de Bombeiros.
    Fonte PPNEWS

Motociclista tem perna amputada e morre em grave acidente PR-455, em Londrina.

Um acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira (03) na PR-445, entre o distrito da Warta, em Londrina, e Bela Vista do Paraíso, resultou em uma morte.

O motociclista colidiu violentamente com um carro, o que causou graves ferimentos ao homem. O impacto da colisão foi tão forte que o corpo do motociclista chegou a ter uma das pernas amputadas, e o membro ficou distante vários metros do local onde ele caiu, já em óbito.

Os ocupantes do carro, aparentemente, não tiveram ferimentos graves. A fatalidade aconteceu em frente a uma empresa agrícola, após o cruzamento da PR-445 com a PR-323. 

Fonte: Blog do Berimbau

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-280.

Um acidente de trânsito deixou três pessoas feridas no final da manhã desta segunda-feira (03), na rodovia BR-280 no trecho entre Marmeleiro e Flor da Serra do Sul.

Conforme informações, a colisão envolveu uma motocicleta CG 125 e um VW/Voyage com placas de Jaraguá do Sul (SC), que após a batida capotou.

Os dois condutores foram socorridos ao hospital pela ambulância da Secretaria de Saúde de Flor da Serra do Sul.

O Corpo de Bombeiros de Palma Sola foi acionado e socorreu uma criança de 4 anos, filha da condutora do carro que estava sendo amparada por populares, relatando dores, mas não apresentava lesão na avaliação preliminar dos socorristas.

Ela foi encaminhada ao hospital de Palma Sola para avaliação médica. O SAMU de Francisco Beltrão também esteve no local.

Fonte PPNEWS

Capacidade de geração de energia eólica deve bater recorde neste ano.

O Brasil registra, até fevereiro deste ano, 890 parques eólicos instalados em 12 estados brasileiros. Eles somam 25,04 gigawatts (GW) de capacidade instalada em operação comercial, que beneficiam 108,7 milhões de habitantes.

Desse total, 85% estão na Região Nordeste. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), até 2028 o Brasil terá 44,78 GW de capacidade instalada desse tipo de energia, cuja participação na matriz nacional atinge, atualmente, 13,2%. A eólica já responde hoje por 20% da geração de energia que o país precisa.

No ano passado, o setor bateu recorde de 4 GW instalados e, para este ano, a presidente executiva da Abeeólica, Elbia Gannoum, espera atingir novo recorde, superando esse número. “Encerrando 2023, estaremos com 29 GW de capacidade instalada. Essa é a nossa previsão em termos de potência, e isso é superior a R$ 28 bilhões, porque cada gigawatt de eólica instalada é da ordem de R$ 7 bilhões”, disse Elbia à Agência Brasil.

Outro levantamento feito pela entidade mostra o desenvolvimento econômico-social gerado pela energia eólica. No Nordeste, por exemplo, o Produto Interno Bruto (PIB) das cidades onde os parques eólicos chegaram cresceu 21%, e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) cresceu também 20% “por causa da chegada dos parques”. Outro dado significativo é que a cada real investido em energia eólica são devolvidos R$ 2,9 para a economia.

Ranking

O Brasil ocupa desde 2021 a sexta posição no ranking mundial em capacidade instalada de energia eólica. Segundo Elbia, agora fica mais desafiador para o país ultrapassar essa marca e se aproximar dos dois primeiros colocados, que são a China e os Estados Unidos. Ela considera difícil alcançar a China, por exemplo, que “cresce quase o Brasil por ano em investimento em energia”.

A presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica, Elbia Gannoum – Fernando Frazão/Agência Brasil

De 2011 a 2020, foram feitos investimentos no setor eólico de US$ 35,8 bilhões. Esses recursos movimentaram na economia brasileira em R$ 321 bilhões, dos quais R$ 110,5 bilhões foram investimentos diretos na construção de parques eólicos. Segundo a Abeeólica, para cada megawatt instalado, são criados 10,7 empregos. No período de 2011 a 2020, foram gerados quase 190 mil empregos no setor.

Dos 890 parques instalados no país, 130 projetos tiveram financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde 2005, totalizando 18.654 MW. Os financiamentos concedidos pelo banco alcançaram R$ 52,170 bilhões, informou a instituição. Foram investidos pelas empresas no período R$ 94,4 bilhões.

Eólicas offshore

A presidente da Abeeólica informou que, em relação à instalação de parques eólicos offshore (no mar), está sendo preparada estrutura regulatória no Brasil que permita a realização de estudos e projetos. “Depois desse aparato regulatório, a gente vai ter leilão de cessão e, após isso, vamos começar a fazer, efetivamente, os projetos. Para este ano, pretendemos ter a regulação toda terminada para fazer os primeiros leilões de cessão do uso do mar. É parecido com o setor de petróleo, onde há leilões de áreas”, explicou.

Ela explicou que, ao contrário de usinas eólicas onshore (em terra), que têm características de vento com destaque na Região Nordeste, nos parques offshore, a presença desse tipo de vento ocorre em todo o litoral brasileiro. O fator determinante é a infraestrutura, porque usinas offshore dependem muito de porto e indústria, principalmente. “São portos maiores que vão abrigar a fabricação das pás, das torres e das naceles eólicas”. As naceles são compartimentos instalados no alto das torres que abrigam todo o mecanismo do gerador.

Estudo divulgado em janeiro deste ano pela Abeeólica identificou o Complexo do Pecém, no Ceará; o Porto do Açu, no estado do Rio de Janeiro; e o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, como os principais do país para infraestrutura dos parques offshore.

Casa dos Ventos

Nessa segunda-feira (3), o BNDES anunciou a aprovação de financiamento, no valor de R$ 907 milhões, para a empresa Casa dos Ventos implantar quatro parques eólicos no Rio Grande do Norte (Ventos de Santa Luzia 11, 12 e 13 e Ventos de Santo Antônio 1). Com capacidade instalada total de 202,5 MW, os empreendimentos formarão o Complexo Eólico Umari, localizado nos municípios de Monte das Gameleiras, São José do Campestre e Serra de São Bento. O financiamento do BNDES corresponde a 69% do investimento total previsto de R$ 1,315 bilhão.

A estimativa é que a geração de energia resultante do projeto seja suficiente para atender em torno de 500 mil residências, evitando, por outro lado, a emissão de 522 mil toneladas de gás carbônico (CO²) por ano, o que equivale a cerca de 2,4 milhões de árvores plantadas. A previsão é que o complexo entre em operação comercial plena em agosto de 2024.

Ele lembrou que as aprovações de financiamento do BNDES a usinas eólicas correspondem a 75% da capacidade instalada da fonte no país. No caso de solares, esse índice é de 38%. 

Fonte: Agência Brasil

Venda de veículos tem alta de 35,5% em março.


Após os resultados frustrantes de início de ano, que levaram algumas montadoras a parar temporariamente a produção, as vendas de veículos mostraram forte recuperação em março. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 199 mil unidades foram emplacadas no mês passado.

O volume representa um crescimento de 35,5% em relação ao total no mesmo período do ano passado, quando o mercado sofria com as maiores restrições de oferta, dada a falta de componentes eletrônicos nas linhas de montagem. Frente a fevereiro, um mês mais curto, a alta nas vendas foi de 53,1%.

Com isso, o primeiro trimestre terminou com aumento de 16,3% na comercialização de veículos zero-quilômetro, chegando a um total de 471,8 mil unidades. A expectativa da indústria era de acumular uma “gordura” nos três primeiros meses do ano, quando as vendas são comparadas a uma base fraca, para chegar ao fim de 2023 com crescimento de 3% nas vendas.

Obtidos pelo Estadão/Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) com executivos do setor, os números estão sujeitos a pequenos ajustes nos balanços oficiais a serem publicados hoje pela Fenabrave, a associação das concessionárias, e na próxima segunda-feira pela Anfavea, entidade que representa as montadoras.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 04/04/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Corregedor encerra instrução de investigação que pode tornar Bolsonaro inelegível.

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral ministro Benedito Gonçalves encerrou a fase de instrução da ação de investigação eleitoral que mira o ex-presidente Jair Bolsonaro pelo ataque às urnas eletrônicas em reunião com embaixadores, em julho do ano passado, às vésperas do período eleitoral. Cumprida a fase inicial do processo, por meio da coleta de documentos e outras provas, o caso fica mais perto do desfecho – embora ainda não tenha sido marcada data para que o colegiado submeta o tema a julgamento.

Agora, as partes do processo apresentam suas alegações finais antes de o ministro Gonçalves analisar todas as provas juntadas aos autos e formar um entendimento sobre a ação. No caso, vão se pronunciar o Bolsonaro e seu candidato a vice nas eleições 2022, o general Walter Souza Braga Neto, e o PDT, autor da ação. Depois, o Ministério Público Eleitoral vai apresentar seu parecer sobre o processo.

A ação em questão imputa a Bolsonaro e Braga Neto ‘abuso de poder político tendente promover descrédito a esta Justiça Eleitoral e ao processo eleitoral, com vistas a alterar o resultado do pleito’. Uma eventual condenação pode levar à inelegibilidade do ex-chefe do Executivo.

Em despacho assinado na sexta-feira, 31, Benedito Gonçalves listou todas as provas coletadas ao longo da investigação eleitoral, entre depoimentos, perícias e documentos compartilhados de outras investigações. O ministro anotou que ‘foi possível conjugar contraditório e celeridade, conduzindo-se o procedimento com estrita observância ao diálogo processual, à boa-fé objetiva, ao princípio da não surpresa e ao dever de fundamentação’.

“Em pouco mais de 3 meses, foram realizadas cinco audiências e requisitados todos os documentos, inclusive procedimentos sigilosos, relacionados aos fatos relevantes para deslinde do feito. Saliente-se que foi deferida a oitiva de nove testemunhas da defesa e, em razão da desistência dos investigados, ouvidas seis delas. Foram ouvidas ainda 3 testemunhas por determinação do juízo, sempre com a necessária delimitação dos fatos que seriam objeto do depoimento”, indicou.

Veja a seguir a lista do que foi juntado aos autos do processo que pode tornar Bolsonaro inelegível:

Minuta do Golpe e perícia

Peça que gerou grande movimentação na ação de investigação eleitoral, a cópia da minuta de decreto de Estado de Defesa apreendida pela Polícia Federal na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres foi juntada aos autos no dia 16 de janeiro. O documento citava suposta intervenção no TSE em uma tentativa de anular as eleições 2022.

Segundo o despacho de Benedito Gonçalves, também já consta nos autos do processo a perícia feita pela Polícia Federal no documento. O procedimento se deu no bojo da investigação sobre a suposta omissão de Anderson Torres e outras autoridades públicas ante os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

Depoimentos

Ao longo da fase de colheita de provas da ação de investigação eleitoral em trâmite no TSE, foram colhidos depoimentos de: Carlos Alberto França, ex-ministro das Relações Exteriores (abril de 2021 e dezembro de 2022); o senador Ciro Nogueira; o almirante Flávio Augusto Viana Rocha, ex-secretário de Assuntos Estratégicos do Palácio do Planalto; os deputados federais Filipe Barros e Major Vitor Hugo; o jornalista Augusto Nunes. Todos foram ouvidos a pedido de Bolsonaro e Braga Neto

Também foram ouvidos os peritos Ivo de Carvalho Peixinho, que já foi responsável pela unidade de tecnologia e capacitação da Divisão de Repressão de Crimes Cibernéticos, e Mateus de Castro Polastro. Ambos participaram de uma reunião realizada às vésperas da live que Bolsonaro fez em julho de 2021, também para atacar o sistema eletrônico de votação.

Ainda depôs ao TSE o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, preso por suposta conivência com os atos golpistas do dia 8 de janeiro. Como mostrou o Estadão, o aliado de Bolsonaro reiterou que desconhece a autoria da ‘minuta do golpe’ e ainda contrapôs a versão da Procuradoria-Geral da República (PGR), que afirmou que o documento não parecia que seria descartado e estava ‘muito bem guardado’ em uma pasta oficial do governo federal, junto a pertences pessoais.

Compartilhamento de inquéritos

A ação de investigação eleitoral contra Bolsonaro e Braga Neto ainda foi abastecida pelas cópias de dois inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Uma investigação se debruçou sobre o vazamento, por Bolsonaro, de dados sigilosos de uma apuração da PF sobre um ataque hacker aos sistemas internos do TSE – o qual foi usado por Bolsonaro, com informações distorcidas, para atacar as urnas eletrônicas.

Em tal inquérito, a conclusão da Polícia Federal foi a de que, o então chefe do Executivo ‘agiu deliberadamente’ para promover desinformação sobre as urnas eletrônicas em um evento ‘previamente estruturado com o escopo de defender uma teoria conspiratória’.

A outra investigação compartilhada com o TSE é a que apura a ofensiva golpista que invadiu e destruiu as dependências do Planalto, Supremo e Congresso no dia 8 de janeiro. Já são mais de mil denunciados pelos atos antidemocráticos e as investigações sobre o caso seguem em diferentes frentes.

Foi ainda juntada aos autos da investigação eleitoral a cópia integral de um pedido de investigação em trâmite no STF sob relatoria do ministro Luiz Fux. Trata-se da notícia crime em que deputados federais alegam que Bolsonaro teria praticado crime contra o Estado Democrático de Direito, crime de responsabilidade e eleitoral e atos de improbidade administrativa na reunião com embaixadores do dia 18 de julho de 2021.

Fonte BP

Assembleia abre processo para avaliar denúncias de deputados Ricardo Arruda e Renato Freitas.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), determinou hoje que a corregedoria geral da Casa avalie as acusações trocadas entre os deputados Ricardo Arruda (PL) e Renato Freitas (PT). Na semana passada, Arruda registrou boletim de ocorrência na polícia acusando Freitas de supostas ameaças contra ele. Já Freitas afirma que o parlamentar do PL de tê-lo acusado, sem provas, de ligações no facções criminosas.

“Determino corregedoria da Casa para que todas as providências necessárias, doa a quem doer. Se realmente, se comprovada, as acusações de um lado ou de outro, estejam acontecem, que a corregedoria encaminhe ao Conselho de Ética”, disse Traiano.

Na sessão de hoje, Arruda voltou a acusar Freitas de tê-lo ameaçado. Afirmou ainda ter recebido ameaças de seguidores do deputado do PT.

Freitas rebateu afirmando não ter feito denúncias levianas contra Arruda, mas apenas comentado a investigação do Ministério Público do Paraná de tráfico de influência contra o deputado do PL. “Não levantei levianas as acusações. Embora as acusações contra o senhor do Ministério Público do Paraná não sejam levianas”, disse Freitas. “Não é um bate-boca pessoal, porque se trata de uma instituição pública”, afirmou.

O deputado do PT lembrou que o Ministério Público acusa Arruda de cobrar propina de R$ 50 mil a R$ 70 mil para conseguir a readmissão nos quatros da PM do Paraná os policiais expulsos da corporação. Arruda nega as acusações.

No boletim de ocorrência registrado na semana passada, Arruda citou declarações de Freitas nas sessões de 27 e 28 de março“Quando, a exemplo do deputado Ricardo Arruda, se desvia do caminho, propaga a mentira, o resultado é a morte” e ” Deputado Arruda, arrependa-se. Há tempo enquanto há vida”, teria declarado o parlamentar na ocasião.

m nota, Freitas afirmou que chamou a atenção para o processo criminal que o próprio Ricardo Arruda responde, como incurso nos crimes de associação criminosa; peculato e tráfico de influência, destacando que, dentre os diversos delitos denunciados pelo Ministério Público do Paraná, consta a interferência ilegal e imoral do deputado, que agiu com vistas a garantir a restituição à PM/PR de policiais expulsos da coorporação por terem cometido o crime de homicídio.

“Na sessão do dia seguinte, 28/03, Ricardo Arruda acusou o adolescente Caio, menor de idade e sem passagens pela polícia, assassinado pela Guarda Municipal de Curitiba no último dia 25, de ter ameaçado os oficiais com uma faca, versão que é contestada pela família”, afirma o deputado.

Em resposta, Freitas afirma que relembrou o processo criminal de Arruda e associou a propagação de fake news a um tipo de política que produz a morte de inocentes. Parafraseando versículos bíblicos, Freitas disse ainda que acreditava no arrependimento do parlamentar como uma forma de se redimir, alega.

“Como se não bastasse, Arruda imputou, sem apresentar qualquer indício, que Freitas possui envolvimento com facções criminosas. Acusação gravíssima pela qual o parlamentar bolsonarista será responsabilizado”, diz o deputado.

Fonte BP