Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

14/12/2023 *--* Deus é Fiel!!!

         Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Exclusivo: Morador de Santa Maria do Oeste faz desabafo em vídeo cobrando que o Prefeito “seja homem, seja honesto e largue mão de andar mentindo”, e vídeo viralizou em grupos de WhatsApp. Assista ao Vídeo:

Durante a tarde do dia 13/12/2023, a redação do Blog do Beto de notícias acompanhou diversos grupos de WhatsApp, aonde viralizaram um vídeo de um morador do interior da cidade de Santa Maria do Oeste.

Nas imagens em questão, o senhor de fala altiva e grave, segurava um aparelho celular em uma de suas mãos como se estivesse gravando um áudio, e enquanto o masculino falava, outra pessoa o filmava, como as imagens foram parar nas redes sociais não sabemos, mas a verdade é que incontáveis grupos assistiram este vídeo na tarde desta Quarta-feira.

 

O morador no vídeo diz: “ Hoje Oscar vocês estão no poder, o PT tá no poder, de homem para homem o que, que vocês estão fazendo rapaz, me responda, quero muito bem você rapaz, mas pegue o dinheiro que vem para essa prefeitura de santa maria rapaz, seja homem, seja honesto, e largue mão Oscar de você andar mentindo, quem dá sustentação de Santa Maria do Oeste é o agricultor, nós temos lá rapaz, eu perdi leite rapaz por falta das estradas, os tomateiros perderam tomate e vocês falam que o PT é a solução rapaz, aonde que o PT é a solução rapaz? Eu votei para o Lula e estou arrependido rapaz, votei para você e to arrependido rapaz, NUNCA MAIS VOTO PT RAPAZ, NUNCA MAIS, TCHAU” pontuou o morador.

 

Sendo que este desabafo, deste morador do interior de nossa cidade, ocorreu após este Blog de notícias, publicar uma matéria desmentindo que a cidade de Santa Maria do Oeste teria apenas o atual mandatário como único candidato político para o pleito eleitoral de 2024.

 

O Blog do Beto de notícias já fez diversas matérias mostrando que existem bairros da cidade de Santa Maria do Oeste, principalmente em seu interior que as estradas estão em situações de calamidade, aonde produtores rurais de leite, tomate, morango, até alunos da rede municipal e estadual de ensino, perderam incontáveis dias letivos, todos vem sofrendo com as condições das estradas rurais de nossa cidade, sendo que o problema não é por conta do atual ciclo de chuvas não, este problema já vem de longa data, as reclamações são de longa data, aqui na área central da cidade de Santa Maria do Oeste existem ruas es situações precárias, com valetas e sem cascalho, em dias de chuva os moradores sofrem, inclusive o Blog do Beto já relatou tudo isso em matérias anteriores recentemente!

 

O desabafo deste morador do vídeo em questão, não é nenhuma novidade para os munícipes de Santa Maria do Oeste, o atual prefeito, fala muito em 26 ruas feitas na área central, mas esquece de citar a situação da rua José Schreiner, que em menos de um ano que foi feita, possui mais de 30 remendos na pavimentação asfáltica, Vereadores (as), até da própria base do governo, toda semana comentam em sessão sobre estradas rurais e algumas ruas centrais da cidade conforme vem sendo publicado por este Blog de notícias, falar de promessas como faculdades de medicina, parque industrial, lago municipal, é muito fácil, mas quando a realidade bate à porta, com o relato de pessoas esquecidas como estes moradores rurais, que o senhor relata no vídeo, moradores rurais que são a fonte da geração de emprego e riquezas de nossa cidade, se hoje Santa Maria do Oeste, cresce e avança é graças aos produtores rurais de nosso município, que mesmo sem estradas, faça chuva ou sol, nunca param de trabalhar e gerar renda, quando a realidade realmente aparece aos holofotes, é triste e vexatória, nos sentimos mal em ter que mostrar a situação de alguns favorecidos em ruas centrais conforme já falamos em matérias anteriores, ganham asfalto novo e iluminação de led na porta de suas casas, enquanto os agricultores, aqueles que dão suas vidas pelas suas propriedades rurais, gerando renda, emprego e impostos para a cidade, mal tem estradas para escoar seus produtos e encontram dificuldades em cima de dificuldades, é lamentável.

 

O Blog do Beto de notícias torce, para que o chefe do executivo municipal veja esta matéria e se comova com a situação destas pessoas, que a prefeitura municipal possa fazer algo para ajuda-las, pois sem os agricultores e a geração de empregos e rendas que deles vem, o município de Santa Maria do Oeste não pode crescer e avançar. 

Fonte: Redação Blog do Beto.

IMAGENS DE GRUPOS DE WHATSAPP:

NOTA INFORMATIVA: O BLOG DO BETO NÃO SE RESPONSABILIZA PELO LINGUAJAR DITO PELOS INTEGRANTES DOS GRUPOS, E MUITO MENOS COMPACTUA COM QUALQUER ALEGAÇÃO FEITA, APENAS INFORMAMOS A NOTÍCIA, TÃO POUCO PERMITIMOS A IDENTIFICAÇÃO DOS MEMBROS E DOS GRUPOS, TODOS OS DADOS COMO NOMES E TELEFONES, FORAM SUPRIMIDOS AFINS DE QUE OS INTEGRANTES NÃO FOSSEM IDENTIFICADOS, ASSIM RESPEITANDO O SIGILO DA FONTE DE ACORDO COM O INCISO XIV DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988!!!



16 alvos da Operação Conectividade em Guarapuava recebem visita da PM, quase 2 toneladas de drogas e armas irregulares foram apreendidas.

A operação Conectividade foi coordenada pela secretaria de Segurança Pública do Paraná, e deflagrada em 25 municípios do Estado do Paraná, na cidade de Guarapuava, o Blog do Beto de notícias apurou que foi realizado buscas em 16 alvos, onde cinco pessoas foram autuadas em flagrante por diversos crimes, como posse irregular de arma de fogo, apreensão de uma motocicleta, 18 kg de Haxixe, 1,942 kg de maconha, 18g de crack, 6g de cocaína, uma espingarda cal. 12 e um revólver cal.38.

A ação contou com a Polícia Militar e agentes da Polícia Civil, bem como o apoio da Prefeitura, realizando a fiscalização principalmente em ferro velhos, a fim de verificar a procedência dos materiais, deste modo a PMPR segue agindo com a Operação Conectividade, ação de combate aos crimes de furto, roubo e receptação de cabos e fios de cobre, cabos de energia elétrica e telefonia.

Fonte: Polícia Militar com Redação do Blog do Beto.

Jovem de 27 anos tem mandado de prisão cumprido na Vila Carli em Guarapuava.

Nesta data de 14/12/2023 foi dado fiel cumprimento ao mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Criminal de Guarapuava em desfavor de masculino de 27 anos. No local não foram localizado ilícitos, sendo apreendidos 2 aparelhos celulares os quais foram encaminhados até a delegacia para os procedimentos cabíveis. 

Fonte: Polícia Militar.

Homem de 44 anos causa problemas nas dependências do Fórum de Prudentópolis e PM precisa ser chamada.

A equipe foi solicitada por masculino de 28 anos, (segurança) o qual relatou que um indivíduo em visível estado de embriaguez estaria nas dependências do fórum local causando transtornos, forçando a entrada e se recusando a deixar o local. A equipe identificou o indivíduo como masculino de 44 anos, sendo ordenado pela equipe para que deixasse o local, este se recusou, bem como tentou investir contra a equipe, sendo contido e encaminhado ate o cartório da 4ª Cia PM para lavratura do Termo Circunstanciado. O solicitante não manifestou interesse pela representação criminal, bem como relatou não ter sido causado nenhum dano que coubesse outro enquadramento ao conduzido.

Fonte: Polícia Militar.

Sua maquina de lavar estragou? Seu freezer parou? Sua geladeira pifou?Seu ar condicionado precisa daquela manutenção? Nós temos a solução chame o Belardo Refrigerações.


Na cidade de Santa Maria do Oeste, e em toda região central do Estado do Paraná, as pessoas o conhecem, e o Blog do Beto indica esta empresa por ser referência de um serviço de qualidade, e com preço que cabe no seu bolso.

Seu freezer estragou? A geladeira parou? Precisa instalar um Ar condicionado novo ou dar aquela manutenção no antigo? Sua maquina de lavar pifou? Chame a equipe da Belardo Refrigerações, este resolve os seus problemas para você, de modo rápido e o melhor com bom atendimento, qualidade e preço justo, que cabe ao seu bolso!!!

LIGUE JÁ: (42) 99818-4239





Maníaco do Tinder será julgado nesta quinta-feira.


Acusado de tentativa de homicídio, Matheus de Souza Ordelas vai se sentar no banco dos réus do Tribunal do Júri em fevereiro de 2024. Conforme a acusação, ele se passou por mulher em um aplicativo de relacionamento para atrair um jovem, à época com 23 anos, e tentou matá-lo com óleo quente em um apartamento na região da Pampulha, em Belo Horizonte, em outubro de 2021.

O julgamento, inicialmente, estava previsto para esta quinta-feira (14 de dezembro), mas foi remarcado para 26 de fevereiro de 2024. O adiamento ocorreu após a Justiça acatar a alegação da Defensoria Pública de que o Ministério Público juntou mais de 850 arquivos ao processo, sem “tempo hábil” para a defesa avaliar todo o material.

Devido ao modo como cometeu o crime, o suspeito foi apelidado por familiares da vítima de “Maníaco do Tinder”, em referência ao nome do aplicativo de relacionamento usado por ele. Segundo a acusação, Matheus cometeu o crime após o jovem se negar a ter relações sexuais com ele. O julgamento está previsto para iniciar às 8h desta quinta.

Mãe da vítima, Renata Cristina, de 44 anos, diz estar apreensiva com o julgamento. Ela teme que o denunciado tenha a liberdade decretada. “Ele estar preso até hoje não é só um motivo de paz e sossego, como também de que a Justiça está sendo feita”.

Ainda segundo ela, o filho ainda sofre com as consequências do crime. Ele possui cicatrizes e, assim como ela, faz tratamento psiquiátrico. “Confesso que temo pelo veredito. Ao mesmo tempo que dá um alívio de que terminará, isso pode gerar um transtorno. Temo pela minha vida, segurança do meu filho”, diz.

Catfishing

Segundo a denúncia, Matheus praticou “Catfishing” (gato-peixe, em tradução direta do inglês para o português). O termo é usado para descrever a prática de criar um perfil falso ou fictício para enganar ou atrair outras pessoas. Nesta história, o suspeito se passou por uma mulher inventada: Juliana Gonçalves Dias Peixoto.

No aplicativo de relacionamento, o suspeito, passando-se pela mulher, e o jovem se conheceram. No dia do crime, Matheus convidou a vítima para ir à casa dele. O suspeito alegou ser um amigo de Juliana e disse que intermediaria o encontro com a mulher e a família dela.

A acusação alega que, na casa, o jovem se negou a ter relação com Matheus, o que gerou a revolta do suspeito. Argumenta, ainda, que o denunciado causou “intenso sofrimento” ao jovem ao arremessar o óleo fervente contra a face e tórax dele.

Após o ataque, o suspeito também pichou o carro do jovem e o muro da residência dele. A acusação também afirma que ele ligou para a mãe da vítima para fazer ameaças.

O jovem sobreviveu ao ataque, mas precisou ser hospitalizado no Hospital João XXIII.

Fonte: O Tempo.

Van é completamente destruída em incêndio no Paraná. Veja a foto:


Um casal que trabalha com pintura residencial perdeu todos os equipamentos de trabalho e o veículo em um incêndio registrado na tarde desta quarta-feira (13), no Centro de Toledo.

Conforme apurado no local, Daniel Junior Masiero e sua esposa estacionaram uma van Ford Furgline no final da Rua Barão do Rio Branco e foram realizar trabalhos de pintura em uma residência.

Em certo momento, houve um curto circuito e a van pegou fogo. O casal de pintores e populares tentaram combater as chamas, mas o fogo já havia tomado o veículo.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi mobilizada e extinguiu o incêndio, entretanto a van e todos os equipamentos de trabalho foram consumidos pelo fogo. A van não possui seguro.

Fonte: Toledo News.

Acidente envolvendo ambulância deixa vítimas feridas na BR-277.


Na tarde desta quarta-feira (13), um acidente envolvendo três veículos foi registrado no km 529 da BR 277, no trevo de acesso ao distrito do Guaporé.

Segundo informações um veículo Golf, com placas de Guaraniaçu perdeu o controle e acabou colidindo com uma ambulância da cidade de Mangueirinha-PR, e com  um caminhão com placas de Bento Gonçalves – RS.

Caminhão e Golf seguiam sentido Cascavel, e a ambulância seguia sentido Guaraniaçu. Três pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas pelos Samu de Guaraniaçu para o Hospital Santo Antônio.

Bombeiros e Samu de Guaraniaçu. PRF e DER-PR prestaram atendimento à ocorrência.

Fonte: Portal Cantu.

Atenção: Grave acidente é registrado na PR-436. Veja as imagens.


Um veículo Gol se chocou contra uma árvore na PR-436.

A Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Estadual de Cornélio Procópio atendeu acidente nesta quarta-feira, 13, na PR-436, em Itambaracá.

Um VW/GCol, de Santa Mariana, conduzido por jovem (27 anos), trafegava pela Rodovia quando no Km 105 se acidentou. O motorista teve graves ferimentos, sendo encaminhado por ambulância à Santa Casa de Bandeirantes.

Fonte: NPdiário.com com Redação do Blog do Beto de notícias.

Colisão frontal mata dois motociclistas na PR-082.

Um acidente de trânsito entre duas motocicletas matou dois homens na PR-082, em São João do Ivaí, noroeste do Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas motos trafegavam pela rodovia em sentidos opostos, quando houve a colisão frontal. Diante do impacto da batida, os dois homens, de 20 e 29 anos, morreram no local do acidente. Uma das motos chegou a pegar fogo. As placas das motocicletas eram de uma de Lidianópolis e outra de Ivaiporã.


Conforme a PRE, não foi possível identificar como a colisão teria acontecido. Samu e Corpo de Bombeiros estiveram no local, mas as vítimas já estavam mortas. A Polícia Civil e Polícia Científica também estiveram no local do acidente para perícia. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Ivaiporã.

Fonte: Oeste notícias com Ric Mais.



Marcio Pacheco vota contra aumento do ICMS e da conta de luz.


O deputado Marcio Pacheco votou contra o aumento de carga tributária, contra aumento das alíquotas do ICMS no Paraná. “Meu voto foi contrário o aumento do ICMS e da conta de luz”, alertou. “Respeito e tenho também o respeito do setor produtivo e eles tiveram, certamente, o meu apoio no Plenário”, disse Pacheco.

O PL 1023/23 foi aprovado em 1ª discussão com 32 votos favoráveis e 14 contrários.
A proposta ainda deverá passar por mais uma votação de mérito e depois a redação final.

Noite adentro:

Até o final das votações de hoje os deputados estaduais terão participado de cinco sessões plenárias para a conclusão do trâmite de diversos projetos de lei. Às 14:30hs teve início a sessão ordinária do dia. Na sequência outra sessão antecipada de quarta-feira (13) além de três extraordinárias, uma de hoje e duas antecipadas de amanhã.

Fonte: CGN.

O Bráz Pé, está com novidades imperdíveis das coleções de 2024, parcelamento diferenciado e especial para você cliente amigo, não perca mais tempo, Veja a Fotos e venha correndo para o Braz Pé de Santa Maria do Oeste!!!

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:







Flávio Dino herdará 344 processos no Supremo Tribunal Federal.


O mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, herdará acervo de 344 processos ao assumir o cargo. Na noite desta quarta-feira (13), ele teve o nome aprovado pelo Senado e deve tomar posse em fevereiro de 2024. A data ainda não foi definida.

Entre os processos que Flávio Dino receberá estão apurações sobre a atuação do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e sobre a legalidade dos indultos natalinos assinados durante a gestão do ex-presidente.

Atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a cadeira deixada pela aposentadoria da ministra Rosa Weber, ocorrida em outubro deste ano.

Dino deve ser empossado em fevereiro de 2024, após o período de recesso do Supremo.

O recesso dos ministros começa no dia 20 de dezembro. Os trabalhos serão retomados em 1° de fevereiro de 2024. Segundo a Corte, não há tempo hábil para realização da posse em uma semana.

Fonte: Agência Brasil.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 14/12/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.

Indicação de Paulo Gonet à PGR é aprovada pelo Senado.

O plenário do Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (13), o nome de Paulo Gonet para o cargo de procurador-geral da República, em indicação encaminhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O agora futuro chefe do Ministério Público Federal (MPF) recebeu 65 votos favoráveis, 11 votos contrários e uma abstenção.

Antes da votação em plenário, que confirma a indicação em definitivo, Gonet passou por uma sabatina de quase 11 horas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), onde recebeu o voto favorável de 23 dos 27 integrantes do colegiado. Na mesma sessão, foi sabatinado o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, na indicação para a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF). Dino também teve seu nome aprovado tanto na CCJ quanto em plenário.

Perfil
Paulo Gonet ocupará a vaga aberta com a saída de Augusto Aras. O mandato de Aras na PGR terminou no fim de setembro e a vice-procuradora Elizeta Ramos assumiu o comando do órgão interinamente.

Paulo Gustavo Gonet Branco tem 57 anos de idade e é subprocurador-geral da República e atual vice-procurador-geral Eleitoral. Tem 37 anos de carreira no Ministério Público. Junto com o ministro Gilmar Mendes, do STF, é cofundador do Instituto Brasiliense de Direito Público e foi diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União.

Fonte: Agência Brasil.

Haddad prevê ciclo de crescimento sustentável após corte de juros.


O corte nos juros básicos no Brasil e a sinalização de reduções nos Estados Unidos para o próximo ano ajudarão o Brasil a entrar num ciclo de crescimento sustentável, disse na noite desta quarta-feira (13) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, os investidores brasileiros poderão se preparar para um período com menor desemprego e de inflação sob controle.

“O dia foi importante para o Brasil, primeiro porque vieram notícias boas do exterior, que animaram o mercado positivamente, e, na minha opinião, com procedência. São notícias que fazem crer que pode começar um ciclo de corte de juros no exterior”, disse o ministro.

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed), Banco Central norte-americano, manteve os juros básicos, mas indicou que pretende cortar a taxa da maior economia do planeta em 0,75 ponto percentual ao longo de 2024.

“Isso é um bom indicativo para as famílias brasileiras. Vamos terminar o ano com indicadores animadores na Bolsa, no câmbio, no juro, juro futuro. Isso também vai ser muito bom”, disse o ministro. Haddad reafirmou que, quanto mais rápido as políticas monetária e fiscal convergirem, com a combinação entre queda de juros e redução do déficit público, melhor será o resultado para a economia brasileira.

Desoneração da folha
O ministro da Fazenda também comentou a possibilidade de o governo editar um projeto alternativo para a desoneração da folha de pagamento, cujo veto deverá ser votado nesta quinta-feira (14) no Congresso. Segundo Haddad, o governo quer evitar a judicialização do tema, à medida que a Advocacia-Geral da União (AGU) tem parecer reconhecendo a inconstitucionalidade do projeto aprovado pelo Congresso e vetado na íntegra pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Até esta quinta, informou o ministro, o governo pretende apresentar a proposta alternativa, mas Haddad não adiantou detalhes. “Estamos focados em encontrar um ponto de equilíbrio”, afirmou.

Em relação à reforma tributária, que pode ser votada novamente pela Câmara nesta quinta-feira, Haddad afirmou esperar que o texto seja promulgado ainda este ano. “Estamos numa semana que vai exigir muito trabalho de nós todos. Ainda não terminou, mas eu diria que os indícios são de que vamos terminar bem”, declarou.

Para Haddad, as negociações da agenda econômica do governo ainda neste ano, incluindo a votação do orçamento para 2024, avançaram nesta quarta-feira no Congresso. “Hoje nós estamos tratando da MP [Medida Provisória] 1.185 [sobre incentivos fiscais do ICMS], reforma tributária, [regulamentação das] bets [empresas de apostas eletrônicas], que passou no Senado. Já fizemos consulta sobre a desoneração da filha. Acredito que nesta quinta, teremos uma visão mais clara sobre as possibilidades”, comentou o ministro.

Fonte: Agência Brasil.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país.


Oitenta e sete expositores indígenas, de 60 etnias originárias de todos os biomas nacionais e de todas as grandes regiões do Brasil estão na capital federal participando da inédita Feira de Arte dos Povos indígenas. O evento faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, que ocorre nesta quarta e quinta-feira (13 e 14), de 9h às 20h. A exposição está em prédio anexo ao Museu Nacional Honestino Guimarães, próximo à Rodoviária do Plano Piloto.

Entre as peças de artesanato indígena se destacam as roupas produzidas pelo povo Yawanawá (AC); esculturas dos Palikur (AP); bancos de madeira com imagens de bichos criados na aldeia Kaupuna no Alto Xingu (MT); as cestarias dos Baniwa (AM) e os trançados do povo Caingangue (Sul do Brasil).

A lista é uma sugestão da artista visual Daiara Tukano, de origem indígena. Ela mora em Brasília e se diz muito satisfeita com a feira. “Há peças raríssimas, de beleza fenomenal.” Segundo a artista indígena, a produção das peças tem base comum: o uso de plumagens, fibras, sementes e pigmentos naturais, mas cada artefato “tem sua maneira peculiar de produção, sua personalidade, conforme a cultura de cada povo.”

Empatia e histórias 
Daiara Tukano opina que além de conhecer o artesanato indígena, a visita à feira é uma oportunidade de cultivar a empatia. “Aqui não é um shopping. Você não é tratado por um vendedor que só quer seu dinheiro. Venha e converse com os parentes [indígenas], pergunte de onde são. Muitos vão querer contar as histórias que estão por traz das peças criadas.”

Foi para cultivar a empatia que a Terapeuta Isabela Curado Leme visitou a feira acompanhada do marido e do filho de um ano. “Essa feira é oportunidade única para conhecer e dar valor ao nosso povo de origem. Acredito que é isso que nos identifica como povo brasileiro. Ter um objeto de arte em casa ou usar uma peça bonita como as expostas aqui é um privilégio.”

A satisfação de quem visita a Feira de Arte dos Povos indígenas em Brasília é compartilhada por quem está expondo. “Eu fico feliz ao saber que alguém tem uma peça minha em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife ou Porto Alegre. O meu trabalho está me representando em lugares que não conheço e nunca vivi. Fico muito honrado”, revela Kulikyrda Mehinako de uma aldeia no Alto Xingu (MT)

Para participar de uma feira com dois dias de duração, ele viajou 24 horas de ônibus do norte do Mato Grosso até Brasília, e pagou excesso de bagagem com os bancos e as cestarias que trouxe. Apesar do cansaço e dos gastos, Kulikyrda acha que valeu a pena. “O artesanato é fonte de renda. Estamos levando nossa cultura para outros lugares, e nas aldeias estamos incentivando os mais jovens a também produzirem.”

Nova economia  
Para Adriana Ramos, secretária-executiva do Instituto Socioambiental (ISA), a feira é um exemplo de que existe uma economia indígena. “Ela é sustentável, muito diversa, e pode ser potencializada. É uma economia associada aos conhecimentos, ao trabalho, à forma de viver que produz serviços socioambientais.”

A ambientalista avalia que o evento em Brasília conecta as pessoas com uma nova economia, “uma economia de futuro, que mantém a floresta em pé e ajuda a gente no enfrentamento das mudanças climáticas. O artesanato mostra para a sociedade que não é preciso tirar os indígenas do mapa, que não podemos invadir terra indígena, e nem achar que a solução da vida deles é produzir soja.”

“O trabalho do artesão é feito com a mão e com o coração. Os artefatos vêm carregados de ancestralidade, de conhecimentos, histórias. Não são simplesmente produtos”, diz o curador da feira, o arquiteto Marcelo Rosenbaum

“Um objeto feito em território indígena transcende a sua materialidade. Está carregado de informações. Não é apenas uma peça decorativa, traz a força da floresta”, resume o curador.

Fonte: Agência Brasil.

Lula sanciona lei que taxa super-ricos e offshores.


O presidente Lula (PT) sancionou a lei que tributa as offshores —empresas de brasileiros localizadas em paraísos fiscais —e os fundos dos super-ricos.

O que aconteceu
Lula vetou apenas o artigo que definia os sistemas de negociação de Fundos de Investimento em Ações. A ação excluía os sistemas centralizados bilaterais de negociação. A lei foi publicada na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União).

Dispositivo vetado criava uma barreira à entrada de novos participantes nos mercados regulamentados de valores mobiliários. Segundo Ministério da Fazenda também contrariava e contraria parâmetros da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). "Sua manutenção provoca danos à livre concorrência e prejudica o desenvolvimento do mercado de capitais"

O texto sobre a taxação de offshores e fundos exclusivos foi aprovado pelo Senado em novembro. A lei era considerada essencial pela equipe econômica do governo Lula, que tenta aumentar a arrecadação e zerar o déficit das contas públicas.

O que diz a lei:

A taxa cobrada do investidor que atualizar os rendimentos obtidos no exterior nos fundos dos super-ricos e offshores será de 8%. Na regra atual, a cobrança de Imposto de Renda dos fundos de investimentos de pessoas com alta renda é realizada no resgate do valor aplicado.

Fontes do Ministério da Fazenda dizem que a estimativa, antes das modificações realizadas, é de uma arrecadação de R$ 3,2 bilhões ainda este ano; R$ 20 bilhões em 2024; e R$ 7 bilhões anualmente a partir de 2025.

O texto estabelece o número de 100 cotistas mínimos para formação do Fiagro (Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais) e FIIs (Fundos de Investimento Imobiliários). A proposta foi um meio-termo entre o que queria o Ministério da Fazenda e os ruralistas.

Além disso, a proposta limitou a 30% o percentual de cotas para familiares de até segundo grau no fundo. A taxação do imposto de renda será de 15% sobre as aplicações financeiras, de lucros e dividendos dos fundos dos super-ricos no exterior e das offshores.

No projeto aprovado, a tributação dos fundos dos super-ricos será duas vezes por ano, em maio e novembro, como acontece com outros fundos (o chamado come-cotas). Já a das offshores ocorrerá anualmente, no dia 31 de dezembro.

Fonte: UOL.COM.