Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 6 de julho de 2017

06/07/2016 - Deus é Fiel !!! - 10:20

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Criança de nove anos foge de supostos sequestradores em Laranjeiras do Sul.



Uma criança de nove anos conseguiu fugir de três supostos sequestradores na manhã desta quinta feira (06), em Laranjeiras do Sul.

De acordo com a Polícia Militar, três pessoas, sendo duas mulheres e um homem, que estavam em um veículo preto, teriam abordado a criança e queriam que o menino entrasse no carro. O garoto, assustado, correu e foi contar o fato para a mãe.

O caso ocorreu perto do Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente (CAIC) da cidade.

A mãe do menino ligou para a equipe policial. Porém, como as informações são poucas sobre os supostos sequestradores ou sobre o carro em que estavam, as buscas pelos suspeitos são consideradas difíceis pela polícia.
 

O fato acabou gerando preocupação no município. Nas redes sociais, muitos casos de sequestro ou de tentativas de sequestros estão sendo comunicados em várias regiões do Estado, o que aumenta ainda mais o temor dos pais.
Fonte Redesul

Atividade do Comércio recua 1,5% no primeiro semestre, aponta Serasa Experian.


De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas encerrou o primeiro semestre de 2017 com retração de 1,5% frente ao mesmo período do ano passado. Este desempenho da atividade varejista foi menos negativo do que o observado no primeiro semestre do ano passado, quando a retração fora de 8,3%.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a retração da atividade varejista no primeiro semestre de 2017 é explicada pelo elevado desemprego no país e pelos juros ainda altos dos crediários.
A maior retração do consumidor no primeiro semestre de 2017 deu-se no segmento de material de construção, o qual registrou queda de 14,4% frente ao primeiro semestre do ano passado. A segunda maior queda foi de 12,6%, observada no movimento dos consumidores nas lojas móveis, eletroeletrônicos e informática, seguida de perto pela retração de 12,4% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios neste primeiro semestre de 2017. Houve recuo também significativo, de 10,0%, nas lojas de veículos, motos e peças.
Retrações menores ocorreram nos setores de combustíveis e lubrificantes (-6,8%) e nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1,4%), este último segmento tendo um desempenho melhor que os demais principalmente por causa da queda da inflação, puxada pela deflação dos alimentos.
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.
Fonte Redesul

Pastor acolhe Suzane von Richthofen como missionária evangélica.



"Desde que conversei com Suzane, conheci uma outra pessoa. Acredito que ela está mudada". Este é o depoimento do pastor Euclides Vieira, que está ajudando a detenta Suzane von Richthofen e o noivo, Rogério Olberg, a se tornarem missionários na Igreja do Evangelho Quadrangular. "Ela fala olhando nos olhos, se emociona quando ouve sobre o evangelho. Ela me passou confiança de uma recuperação".
Amigo de Rogério desde 2005, Euclides foi procurado no começo de 2016 para se aconselhar sobre o possível relacionamento com Suzane. "Ele queria uma opinião, saber o que eu achava da situação, pois eles estavam praticamente namorando", lembra o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular de Itapetininga, no interior de São Paulo, em entrevista ao UOL.
Condenada a 39 anos de prisão pela participação na morte dos pais, Suzane converteu-se ao protestantismo e foi batizada pela Assembleia de Deus no presídio. "Neste ano, ele me pediu que os visse. Eu atendi no dia seguinte e conversei com eles, orei pelos dois", conta Euclides. "Eles expressaram a vontade de fazer a obra missionária. Ela iria anunciar o evangelho, dar o testemunho do Senhor."
Para se tornar uma obreira credenciada, como é chamado na igreja, é preciso seguir alguns passos. Primeiro, fazer um curso no Instituto Teológico Quadrangular. Depois, tem de passar por uma avaliação de especialistas e por uma série de entrevistas. "Então, a pessoa é levada para uma convenção e tem de ter uma indicação de um pastor local para ser aceita", explica Euclides. "Ela ficaria numa igreja fixa."
De acordo com o pastor, este processo leva entre dois e três anos. Por isso, ele sugeriu que ela começasse a fazer o curso por correspondência. "Mas se ela conseguir a liberdade em dezembro, como há a esperança, pode fazer presencial mesmo. Ainda está muito incerto, né?"
Euclides conta que vem recebendo duras críticas por apoiar a entrada de Suzane. "Quando a foto vazou e foi parar nas redes sociais, recebi um punhado de críticas, comecei a apanhar mais que pandeiro em samba."
Pastor há 14 anos, ele tem há nove um grupo próprio de auxílio a detentos e ex-usuários de drogas. "Já tive casos muito piores que os dela, mas como não são famosos, as pessoas não falam nada", argumenta Euclides. "Ela quer experimentar o que temos na igreja. Seu noivo é meu amigo, o Rogério é um menino bom, de caráter, mas eles estão sendo bombardeados. Tem dias que ele me liga por que não está aguentando a pressão."
Euclides admite, no entanto, que este é um assunto no mínimo polêmico. "Não é uma unanimidade nem dentro nem fora da igreja, recebo críticas de todos os lados, falando que eu estou defendendo uma assassina. Mas eu não defendo, eu acolho, acredito na recuperação dela. Não é isso que devemos fazer?"
Fonte CGN

Batata gigante é achada em sítio no Paraná.



O plantador de batatas Heraldo Eurich, proprietário do Sítio Quero Quero, localizado na Colônia Quero-Quero, em Palmeira, na região dos Campos Gerais, ficou espantado com o tubérculo que colheu em sua lavoura no dia 24 de junho. A batata tem com 4.115 Kg.
A espécie gigante nunca antes vista naquela propriedade, foi levada à emissora (Rádio Ipiranga) por um amigo do lavrador, Ariovaldo Cordeiro, conhecido como Erro, que ganhou de presente este “troféu”.
Segundo Cordeiro, o sítio foi adquirido recentemente pelo agricultor que ficou bem contente com a produtividade da safra de batatas neste ano. 
As informações constam no portal da Rádio Ipiranga.
MPPR denuncia ex-prefeito e 
mais três pessoas por uso 
particular de maquinário 
público.
A 2ª Promotoria de Justiça de Palmas, no Centro-Sul paranaense, apresentou denúncia criminal contra quatro pessoas pela utilização de maquinário público em obra particular. Foram denunciados o ex-prefeito da gestão 2013-2016, um ex-diretor do Departamento de Infraestrutura, um ex-diretor do Departamento de Licitações e um servidor municipal (assessor do chefe do Departamento de Infraestrutura, responsável pelas máquinas pesadas na época dos fatos).

Conforme apurou o Ministério Público, foram utilizados caminhão, caçamba, escavadeira e retroescavadeira da prefeitura de Palmas para retirar terra de uma estrada e transportá-la para propriedade particular pertencente ao ex-diretor de Departamento de Licitações, que desejava corrigir um desnível em seu terreno a fim de valorizá-lo. O maquinário foi utilizado também para fazer a terraplanagem da área.

Os réus foram denunciados com base no artigo 312 do Código Penal (apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio), com penas previstas de reclusão de dois a 12 anos e multa. O MPPR prepara ainda o ajuizamento de ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra os réus, pelo mesmo fato.
Fonte Redesul

Quadrilha acusada de arrombar bancos é presa.


Na madrugada desta quinta-feira (06), policiais civis da 5ª SDP da Denarc e Policiais Militares de Coronel Vivida e 3º BPM prenderam sete pessoas acusadas de pertencer a uma quadrilha que se preparava para arrombar uma agência bancária em Honório Serpa.
A polícia recebeu a denúncia que uma quadrilha vinda do oeste do Paraná ocupava dois carros e se dirigiam para Honório Serpa. O acompanhamento iniciou ainda em Francisco Beltrão e próximo ao Cemitério de Jacutinga em Coronel Vivida, viaturas da Polícia Militar e Rotam bloquearam a pista e demais viaturas se posicionaram na traseira dos dois veículos impedindo a fuga dos acusados.
Os sete, que são procedentes de Cascavel, foram presos e nos carros foram encontrados vasto material utilizando para arrombamento de agências bancárias. Os presos e o material foram levados para a 5ª SDP de Pato Branco.
Na madrugada de sábado foi arrombada a agência do Banco do Brasil em Marmeleiro onde uma quadrilha limpou os cofres levando coletes e armas dos vigilantes e todo o dinheiro.
A agência só voltou a funcionar normalmente nesta quinta-feira. A Polícia Civil investiga a possível participação da quadrilha neste arrombamento.
Tanto o delegado chefe da 5ª SDP Getúlio Vargas como o comandante do 3º BPM enalteceram o trabalho dos policiais e a operação só teve êxito graças ao trabalho conjunto das duas forças de segurança.
As informações são do PP News.

Motorista de caminhão é socorrido em estado grave após tombar em trecho de reta no Contorno Norte.


Um motorista de 38 anos foi socorrido em estado grave após tombar o caminhão em que estava por volta das 12h desta quinta-feira (6). O acidente aconteceu em um trecho de reta da PR-418, o Contorno Norte, no bairro Tanguá, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba.
Por conta do tombamento, as duas pistas do Contorno ficaram fechados em ambos os sentidos, uma vez que foi necessário a ida do helicóptero para o socorro à vítima. O caminhão saiu de Colombo, carregado com lixo, e seguia para Fazenda Rio Grande.
Uma testemunha do acidente falou à Banda B. “Não dá para saber o que aconteceu, mas acho que o eixo pode ter quebrado. O caminhão tombou e, quando fomos ajudar, o motorista estava bastante ferido, em estado de choque, com ferimentos na cabeça”, descreveu.
O caminhoneiro foi conduzido de helicóptero a um hospital de Curitiba. Por volta das 13h, o trânsito no local era no sistema para e siga, com apenas um sentido liberado.
Fonte Banda B

Carro capota na PR-182 em Ampére.


A Polícia Civil de Ampére está investigando um acidente que foi registrado na manhã desta quinta-feira (06), na rodovia PR-182 sentido a Francisco Beltrão.
Um veículo KIA Soul, com placas de Toledo, saiu da pista e caiu em meio a uma lavoura de milho as margens da rodovia. Pelas informações apuradas no local ninguém se feriu.
Até o momento o que se sabe é que o carro transitava no sentido Francisco Beltrão a Ampére, e nas proximidades da comunidade KM 50 teria capotado. A Polícia Militar esteve no local atendendo a ocorrência, pois chegou à notícia até eles que se tratava de uma tentativa de assalto.
O caso foi repassado para a Polícia Civil que está investigando a situação. A Polícia Rodoviária Estadual também foi acionada para atender a ocorrência.
As informações são da Rádio Ampére.

Conselho de Ética do Senado aprova arquivamento de pedido de cassação de Aécio.


Por 16 votos a quatro, o Conselho de Ética do Senado confirmou nesta quinta-feira, 6, o arquivamento do pedido de cassação do senador Aécio Neves (PSDB-MG), alvo de representação por quebra de decoro parlamentar. Desta forma, Aécio não será nem sequer investigado na Casa pelas gravações entre ele e o dono da JBS, Josley Batista.
Para o senador Lasier Martins (PSD-RS), que votou pela admissibilidade do processo, o resultado de hoje é negativo para Aécio. “Não estivemos agora julgando a cassação, e sim a admissibilidade ou não da representação. Sempre defendi que o processo seria saudável para Aécio provar que é inocente. Da maneira que ficou, perdura a dúvida”, avaliou Lasier.
Autor da representação, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) declarou que há um acordão entre os grandes partidos para salvar Aécio e blindar outros parlamentares investigados. “Há dois tipos de julgamento, um dos que têm poder político no Senado e outro dos que não têm.”

Inundações deixam seis mortos e 20 desaparecidos no Japão. Veja as Fotos.


Carro passa por uma estrutura danificada após enchente em Asakura, em Fukuoka, no Japão, na quinta (6) (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)

Gigantescas inundações deixaram pelo menos seis mortos e 20 desaparecidos no sudoeste do Japão, onde as autoridades tentam resgatar centenas de milhares de habitantes.
Chuvas de magnitude sem precedentes geraram fortes correntes de águas que arrasaram estradas, casas e escolas.
Milhares de soldados e socorristas foram enviados ao amanhecer desta quinta-feira (6), anunciou o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, para resgatar pessoas impedidas pelas cheias e retirá-las, até com helicópteros, da zona ameaçada por deslizamentos de terra. Segundo o governo, 250 pessoas foram resgatadas.
"Nos encontramos em uma situação gravíssima", declarou o vice-primeiro-ministro, Taro Aso, em uma reunião ministerial de urgência, devido à ausência do chefe de Governo, Shinzo Abe, que está em Bruxelas.
"Ainda podem ocorrer deslizamentos e muitas pessoas continuam desaparecidas", explicou Aso.
Há 20 desaparecidos - entre eles uma criança que pode ter sido arrastada pela correnteza - nas províncias de Fukuoka e Oita, na ilha meridional de Kyushu, a 900 km de Tóquio, que receberam 540 mm de chuvas em 24 horas, o equivalente a 45 dias na temporada de chuvas. A passagem de um tufão na semana passada já havia inundado a área.
A grande quantidade de chuvas deve continuar a atingir a região durante as próximas horas, indicou a agência japonesa de meteorologia. Mas as autoridades substituíram o nível de alerta especial por outros mais baixos ao longo desta quinta.
"Vinte pessoas estão desaparecidas", anunciou Yoshihide Suga, acrescentando que cerca de 7.800 policiais, socorristas e soldados foram enviados às zonas.
'Segure-se bem!'
Podia-se ver pela televisão como grandes ondas invadiam zonas residenciais, destruíam estradas e inundavam plantações.
Ryoichi Nishioka, que cultivava flores em Asakura, tentou - em vão - salvar as suas plantações da cheia. "Tentei cobri-las, mas não consegui", relatou à AFP. "Turbilhões de água inundaram a zona e arrastaram os aquecedores".
Nishioka, de 67 anos, relatou também como passou uma parte da noite dando apoio moral a outro homem que estava preso em um poste para se proteger de uma onda de lama.
"Não havia eletricidade. Assim que o iluminei do primeiro andar com uma tocha, o encorajei durante três horas". "Gritava, 'segure-se bem!'". O homem foi resgatado, comemora Nishioka.
Em outro local, o rio Kagetsu transbordou e destruiu uma ponte ferroviária, interrompendo a circulação de trens, indicou um porta-voz da companhia ferroviária.
Muitas outras linhas de trem tiveram atrasos ou cortes pelas chuvas, e algumas escolas estavam fechadas.
Foto mostra os danos na Hiramatsu Junior High School após inundação em Asakura, em Fukuoka, no Japão, na quinta (6) (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)

 Vista aérea de Asakura, em Fukuoka, no Japão, após inundação, na quinta (6) (Foto: STR/Jiji Press/AFP)

Moradores tiram água e lama de suas casas após enchente em Asakura, em Fukuoka, no Japão, na quinta (6) (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)

Moradores tiram lama de suas casas após enchente em Asakura, em Fukuoka, no Japão, na quinta (6) (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)
Fonte G1


Polícia Militar de Santa Maria do Oeste faz entrega de roupas, cobertores e calçados arrecadados para a Campanha do Agasalho.


Ontem dia 06/07/2017 foi realizado a entrega à Assistência Social de Santa Maria do Oeste, várias peças de roupas tais como cobertores e calçados arrecadados pela Polícia Militar na Campanha do Agasalho.

 A Polícia Militar agradece a todos que de uma forma ou de outra participaram desse pequeno gesto que com certeza vai ajudar muitas pessoas nesse inverno.


O Blog do Beto da os Parabéns a todos os que ajudaram doando uma peça de roupa, cobertor, também desejamos Parabéns a Polícia Militar especialmente ao Cabo Tony que está totalmente empenhado em tornar melhor a vida de todos os Santa-marienses. 



Fonte: redação Blog do Beto.


Carro tem itens Furtados em Pitanga.


No dia 05 de julho de 2017, relatou o solicitante que deixou seu veículo no estacionamento de uma cerealista, sendo que o carro estava destravado e do veículo foram furtados um óculos de sol e um colete preto, sendo que foram efetuados patrulhamentos nas imediações e não foram localizados suspeitos; sendo a vitima orientada. 

Fonte: Polícia Militar.


Comissão do Orçamento da ALEP aprova emendas e Deputada Cristina Silvestri garante recursos a programas.

A mostrar 35678380576_aeca6000c3_z.jpg

A deputada Cristina Silvestri participou nesta terça-feira (04), às 11 horas, da reunião da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa para discutir as emendas a Lei de Diretrizes Orçamentária - LDO.

Das 73 emendas apresentadas pelos deputados, 50 delas foram acatadas pelo relator, deputado Elio Rusch (DEM), e incorporadas ao substitutivo geral, que deverá começar a ser votado em Plenário na sessão de quarta-feira (5).

As emendas acatadas dizem respeito, em sua maioria, ao incremento das políticas e programas do governo, especialmente nas áreas social, de educação e de infraestrutura.

Na oportunidade foram aprovadas as 10 emendas aditivas, propostas pela parlamentar, em vários programas do governo, como:  

1 - A alocação de recursos ao Orçamento Anual, objetivando proporcionar Políticas Públicas para os Idosos

2 - A alocação de recursos ao Orçamento Anual, objetivando à plena eficácia de políticas públicas voltadas a proporcionar meios de incentivo para a Agricultura Familiar.

3 - A alocação de recursos ao Orçamento Anual, objetivando proporcionar um estímulo de uso de energia renovável, em áreas urbanas e rurais.

4 - A alocação de recursos ao Orçamento Anual, objetivando a plena eficácia para o tratamento e apoio as pessoas dos portadores de síndromes.

5 – A alocação de recursos ao Orçamento Anual, objetivando a plena eficácia para a realização de trabalho de prevenção ao uso de drogas

6 - A alocação de recursos ao Orçamento Anual, objetivando a plena eficácia de políticas públicas no combate e na proteção da mulher em situação de risco, como forma de enfrentamento à violência.

7 - A alocação de recursos ao Orçamento Anual, objetivando a plena eficácia de políticas públicas voltadas ao combate do trabalho infantil (prevenção e erradicação), a proteção à criança em situação de risco como forma de enfrentamento à violência e a profissionalização de adolescentes.

8 - A alocação de recursos ao Orçamento Anual, objetivando a plena eficácia de políticas públicas no combate a plena eficácia de políticas públicas voltadas a melhoria de qualidade das matrizes na agropecuária e aproveitamento de dejetos animais.

9 - A alocação de recursos ao Orçamento Anual, objetivando a plena eficácia de políticas públicas voltadas a proporcionar meios de incentivos para a produção industrial do Estado.

10 - A alocação de recursos ao Orçamento Anual, objetivando proporcionar um estímulo a pesca esportiva e de lazer, em áreas urbanas e rurais.

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Deputada Cristina Silvestri.


Criança tem dedos esmagados por cilindro de pão.


Uma criança teve dois dedos da mão esmagados por um cilindro de pão no início da noite dessa quarta feira (05) na Vila Carli, em Guarapuava.

A ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros às 18h35, na rua Ana Maria Alves de Ramos. No local, os socorristas do Siate realizaram o primeiro atendimento a B. dos S.O., de oito anos. Ele teve dois dedos da mão direita esmagados pelo cilindro. A criança foi encaminhada para atendimento médico na UPA do Batel.

fonte: rede sul.


Motorista bêbado é detido após acidente de trânsito.


Um homem foi preso na noite desta quarta-feira (5) depois de provocar um acidente de trânsito ao dirigir sob efeito de álcool. O caso foi registrado na região de Uvaranas, em Ponta Grossa, e por sorte não deixou nenhum ferido.

A batida entre dois carros aconteceu na rotatória da rua Valério Ronchi. Um dos veículos teria furado a preferencial e provocou o acidente que deixou apenas danos matérias. Mesmo assim, a Polícia Militar foi acionada e submeteu os dois motoristas ao teste do bafômetro.

Em um deles, o aparelho apontou 0,71 miligramas de álcool por litro de ar, fazendo com que ele fosse encaminhado para a delegacia por dirigir embriagado.

Informações são do site A REDE.


Grave acidente é registrado na BR 158.


Um grave acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira (05) em Rio Bonito do Iguaçu, segundo informações o condutor do gol identificado como Irio, morador da Barraginha em Rio Bonito, perdeu o controle da direção e bateu contra um barranco.

Os ocupantes do veículo foram atendidos pela equipe da secretaria municipal de saúde de Rio Bonito e encaminhados a casa hospitalar em Laranjeiras do Sul.

As informações são do Rádio Educadora AM.


Aliados articulam pós-Temer e presidente resiste.


Intensificaram-se as conversas entre aliados do governo sobre a hipótese de substituição de Michel Temer pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Alheio aos sinais de fragilidade, Temer reuniu 26 ministros na noite desta quarta-feira (22 titulares e quatro interinos). Reiterou sua disposição de lutar pelo cargo. Distribuiu cópias da defesa entregue horas antes à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara pelo advogado Antonio Cláudio Mariz. Pediu apoio e mobilização para assegurar os votos necessários à rejeição da denúncia que o acusa de corrupção. Tachou a acusação de inepta. E disse estar convicto de que prevalecerá sobre o procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Temer viajará nesta quarta-feira para a reunião do G-20, na Alemanha. Às vésperas do embarque, acumularam-se ao seu redor os sinais de deterioração do apoio congressual do governo. Enquanto o Planalto cantava vitória, Rodrigo Maia dizia em privado que Temer ainda não dispõe de votos para barrar na Comissão de Justiça a denúncia da Procuradoria. Faltam-lhe inclusive os votos dos pseudoaliados do PSDB. Dos sete tucanos com assento na CCJ, apenas Paulo Abi-Ackel está propenso a salvar Temer.

O movimento da infantaria do tucanato na Câmara levou o presidente em exercício do PSDB, senador Tasso Jeressati, a elevar o tom. Um dia depois de Aécio Neves ter defendido o apoio a Temer em discurso no Senado, Tasso referiu-se à possibilidade de o tucanato finalmente desembarcar do governo como algo inevitável: “Não se pode brigar com os fatos. Certas coisas a gente não controla”, disse ele ao comentar os humores do ninho. Mesmo no Senado, sete dos 11 integrantes da bancada tucana já torcem o bico para Temer.

Em conversa com o blog, o tucano Cássio Cunha Lima, vice-presidente do Senado, traduziu o drama vivido por Temer: “Impopular, o presidente está perdendo o seu grande trunfo, que é o apoio congressual. Escolheu-se para relatar a denúncia da Procuradoria na CCJ um deputado (Sérgio Zveiter) que é do PMDB e deve apresentar um parecer contrário aos interesses do presidente. Ou seja: Temer já não conta nem com o apoio integral do seu partido. Sua situação vai ficando insustentável.”

Cunha Lima prosseguiu: “O principal capital político de Temer é a capacidade de cultivar um bom relacionamento com o Congresso. Mas o deputado Rodrigo Maia, que pode vir a ser o seu substituto, também desfruta de excelentes relações na Câmara. Na prática, instalou-se no Brasil uma espécie de parlamentarismo informal. E Temer está sob o risco de receber um voto de desconfiança do Parlamento.” Na reunião com os ministros, Temer soou confiante. Mas declarou a certa altura que, se a Câmara autorizar a abertura do processo, o Supremo Tribunal Federal o absolverá da acusação de corrupção passiva.

Ironicamente, Temer sofre o mesmo processo de erosão que fez ruir o apoio de Dilma Rousseff no Congresso. Nesse enredo, Rodrigo Maia está para Temer assim como Temer estava para Dilma. Ou seja, o presidente da Câmara, ''Botafogo'' nas planilhas da Odebrecht, virou candidato natural ao trono. A exemplo da antecessora petista, Temer alimenta seus apoiadores à base de cargos e verbas. Entretanto, até os seus aliados mais fisiológicos começam a enxergar em Maia uma opção de poder que lhes garante o mesmo tipo de ração sem o desgaste de ter que grudar a imagem à figura radioativa de Temer, hoje um grande anti-cabo eleitoral. Partidos do chamado centrão perceberam que podem trocar de presidente sem mudar a estrutura do governo.

Com um pedido de reserva quanto à divulgação do seu nome, um deputado que costuma ser tratado no noticiário como membro do chamado “baixo clero” disse ao blog: “Eu gosto muito do Temer. Ele trata os deputados com um respeito que a Dilma não tinha. Mas preciso me reeleger no ano que vem. Será uma eleição dura. Não dá para carregar nas costas um presidente com 7% de popularidade. Se fosse para rejeitar uma denúncia, vá lá. Mas parece que haverá outras duas. É difícil absorver tanto desgaste perto da eleição.” O autor desta avaliação integra os quadros do PR, um partido controlado pelo mensaleiro e ultrafisiológio Valdemar da Costa Neto, com quem Temer reuniu-se reservadamente há três dias.

Também no meio empresarial o apoio a Temer começa a migrar do estado sólido para o gasoso. Nas últimas 48 horas, o repórter conversou com um industrial de São Paulo e um dirigente de banco de investimentos. Ambos já incluíram a hipótese de queda de Temer no rol de suas previsões. Um deles disse que começa a enxergar em Rodrigo Maia um mal menor. Afirmou que o próprio presidente da Câmara sinaliza ao mercado a intenção de manter as reformas econômicas.

O outro empresário, anotou numa mensagem de WhatsApp: “A queda de Temer já está precificada pelo mercado. Se cair, não muda nada. Temer perdeu muito do apoio que tinha do empresariado, cansado, desiludido e que já está aceitando o Maia. A PEC do teto foi um tiro no pé. Se não passar qualquer coisa palatável na reforma da Previdência, só os gastos da própria Previdência ultrapassarão o limite de gastos da PEC, o que configuraria crime de responsabilidade.”

Curiosamente, na reunião com os ministros, Temer voltou a se jactar dos avanços econômicos obtidos durante a sua gestão. Disse que enfrenta uma guerra pelo poder. Insinuou que seus detratores prejudicam o país. Não criticou apenas o procurador-geral Rodrigo Janot. Mimetizando o comportamento do PT, Temer bateu duramente na TV Globo. Para o presidente, a emissora faz campanha por sua queda. Na GloboNews, disse ele, a campanha dura “24 horas por dia.” Temer esqueceu de lembrar (ou lembrou de esquecer) que é ele próprio o responsável pelo fornecimento da matéria-prima que empurrou sua Presidência do noticiário político para o policial.

Enquanto Temer se reunia por três horas com seus ministros, Lula participava da posse da senadora Gleisi Hoffmann na presidência do PT federal. Ao discursar, o pajé do PT também falou sobre Globo e sobre a crise que engolfa o mandato de Temer.

As informações são do UOL.