Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 26 de setembro de 2023

26/09/2023 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Denúncias e investigações, prefeito ofendendo empresários em live, secretário xinga e tenta agredir funcionário. O QUE ESTA ACONTECENDO COM A PREFEITURA DE SANTA MARIA DO OESTE????


Como o informado anteriormente por este Blogzinho de notícias, a prefeitura de Santa Maria do Oeste, vem apresentando uma grande sucessão de falhas e erros, os quais resultaram em tomadas de contas extraordinárias pelo TCE/PR, solicitação de investigação também pelo TCE/PR ao setor de licitações, abertura de um inquérito civil público, pelo MP Pitanga, sobre a secretária de Educação por possíveis falhas quanto aos cargos de professores e jornadas de trabalho, TCE/PR suspendendo certidão liberatória da Prefeitura Municipal, conforme foi publicado neste final de semana pelo Blog do Beto, isso sem falar em nota de esclarecimento que a prefeitura de Santa Maria do Oeste publicou a qual gerou um processo desta empresa contra a prefeitura, já que estamos falando em processo, este Blog em questão também processou a pessoa do Prefeito Municipal, por falas contra a imprensa da cidade e contra outras empresas, claramente cerceando a liberdade de expressão dos veículos de notícias, numa tentativa de descredibilizarem os Blog's de noticias, fato o qual foi debatido em tribuna da Câmara de Vereadores da cidade e a Imprensa da cidade foi defendida.  

E agora somos surpreendidos com mais este fato, um registro de boletim de ocorrência, feito por um funcionário da prefeitura de Santa Maria do Oeste, o qual foi ameaçado por um secretário e quase foi agredido apenas por fazer o seu serviço. Onde iremos parar nos próximos capítulos desta novela? A população da cidade, já começa a especular em grupos de WhatsApp, dizendo que, ao que tudo indica o trem parece estar sem comando ou quase descarrilhando, e quem diz isso não somos nem nós, esse Blogzinho, apenas relatamos os fatos ocorridos e comentários da cidade. 

A pergunta que fica é, onde será que a prefeitura de Santa Maria do Oeste esta se perdendo? O que esta acontecendo, para tantos erros em tão pouco tempo? 

Enfim, no fritar dos ovos, quem passa a vergonha mesmo, é a população de santa-mariense, que alem de pagar seus impostos todos os dias, ainda tem que muitas vezes explicar, para aqueles que são de fora da cidade situações como esta, de um secretário municipal, chefe de um setor da cidade, tentado agredir funcionário pelo simples fato deste cumprir ordens.

É como sempre falamos, não há fato escondido que não venha a ser revelado pelas mãos da imprensa JUSTA, LIVRE E HONESTA.

Deixaremos aqui o espaço em aberto, como sempre fazemos, para se porventura o secretário, ou o funcionário em questão, envolvidos neste boletim de ocorrência, possam se manifestar pontuando suas versões dos fatos relatados nesta matéria.

Segue na integralidade abaixo o boletim de ocorrência registrado em Santa Maria do Oeste: 

No dia 25 de setembro de 2023, às 18h30min, compareceu nesse  destacamento o senhor, de 48 anos, informando que é funcionário público da  prefeitura de Santa Maria do Oeste e na data de hoje o mesmo levou uma  máquina para o concerto no pátio do departamento de viação, a pedido do chefe deste departamento, entretanto na função atual de secretário de  urbanismo se dirigiu até o senhor e questionou o motivo pelo qual não estaria trabalhando, e queria satisfação do maquinário que estaria no concerto, momento o qual informou que deveria cobrar o secretário responsável então foi ameaçado dizendo que "vou partir a sua cara", "isso não vai ficar assim", "você é um jaguara" que levou a mão para acertar a vítima das ameaças e os demais funcionários intervieram na situação. Temendo então por retaliações, a vítima então decide registrar o fato acontecido, levando também a conhecimento do Órgão Público. Orientado sobre os procedimentos legais e o prazo decadencial de representação. 

Fonte: Redação do Blog do Beto.

Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Morador de Santa Maria do Oeste compra itens pela internet e registra boletim de ocorrência alegando ter caído em golpe.

No dia 25 de setembro de 2023, às 13h00min, compareceu ao  pelotão, a vítima, informando que realizou duas compras via sistema eletrônico  em agosto e até a presente data não recebeu os itens da compra. Diante a  situação verificou que se tratava de anúncios falsos da internet e que  possivelmente se trata de golpe online, as compras se referem a objetos de  uso pessoal, as compras estão registradas através do cartão de crédito do  Banco do Brasil em nome da vítima. Diante os fatos foi orientado a vítima quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Indivíduo tenta furtar carro do Conselho Tutelar de Santa Maria do Oeste e causa danos ao painel.

 No dia 25 de setembro de 2023, às 17h10min, equipe foi acionada  pelo Conselho Tutelar, de Santa Maria do Oeste, que informou quando  chegaram trabalhar no período da manhã, visualizaram que o veículo do Conselho Tutelar FIAT/Palio, estava com a porta semiaberta e o painel danificado no qual ficou visível a intenção de que algum indivíduo tentou furtar o veículo mais não obteve êxito durante a madrugada, não sabendo exatamente o horário do ocorrido. A equipe quando chegou no local, verificou os danos causados no carro e a tentativa de ligação direta do veículo, foi constatado que não houve furto de nenhum outro objeto do veículo. Diante dos fatos a equipe realizou patrulhamento nas imediações pois instantes antes da equipe chegar, um indivíduo havia chegado no local a fim de solicitar uma passagem para a cidade de Guarapuava e ficou incomodado quando ouviu os comentários sobre o ocorrido e desde então não apareceu mais no local. Diante os fatos a equipe orientou os conselheiros quanto aos procedimentos cabíveis. 

Fonte: Polícia Militar.

Sogra chama a PM para genro com crise de ciúmes, após a filha ser ameaçada de morte em Pitanga.

Nesta data, por volta das 21h30min, a equipe foi acionada por uma mulher a qual é Mãe, relatou que sua filha, estava sendo ameaçada de morte pelo marido. Foi deslocado até o endereço mencionado pela solicitante e, em conversa com a vítima, esta relatou que seu marido após uma crise de ciúmes, a ameaçou de morte. Quando a vítima relatou que tinha interesse em representar contra o autor do fato este se evadiu da abordagem. Foram realizadas diversas buscas, porém ele não foi localizado. Deste  modo, a equipe levou a vítima e seus filhos até a casa da sua mãe para passarem a  noite. Ela foi orientada a tomar as devidas providências contra o autor.


Fonte: Polícia Militar.

Sua maquina de lavar estragou? Seu freezer parou? Sua geladeira pifou?Seu ar condicionado precisa daquela manutenção? Nós temos a solução chame o Belardo Refrigerações.


Na cidade de Santa Maria do Oeste, e em toda região central do Estado do Paraná, as pessoas o conhecem, e o Blog do Beto indica esta empresa por ser referência de um serviço de qualidade, e com preço que cabe no seu bolso.

Seu freezer estragou? A geladeira parou? Precisa instalar um Ar condicionado novo ou dar aquela manutenção no antigo? Sua maquina de lavar pifou? Chame a equipe da Belardo Refrigerações, este resolve os seus problemas para você, de modo rápido e o melhor com bom atendimento, qualidade e preço justo, que cabe ao seu bolso!!!

LIGUE JÁ: (42) 99818-4239





Obrigado a se ajoelhar, homem é executado com 30 tiros na frente do filho de 9 anos, em Maringá.


Um homem foi rendido por criminosos na noite desta segunda-feira (25), na Rua Pioneira Santinha Ravagnani de Sá, no bairro Jardim Novo Paulista, em Maringá. Ele foi obrigado a ajoelhar e foi executado na frente da esposa e do filho com 30 tiros.

De acordo com a Polícia Militar, Anderson Souto da Silva, de 37 anos, estava na residência dele, quando saiu para regar algumas plantas em um terreno defronte ao imóvel. Neste momento, dois homens utilizando coletes balístico e capuz desceram de um Fiat Siena e abordaram a vítima. 

Anderson foi obrigado a ajoelhar no chão e foi executado com 30 tiros, quase todos na cabeça. O crime ocorreu na frente da esposa e do filho de 9 anos. Socorristas do Corpo de Bombeiros e a equipe médica do Samu, chegaram a ser acionados, mas os ferimentos eram incompatíveis com a vida.  

O local foi isolado e o Instituto de Criminalística acionado – e próximo ao corpo foi recolhido 30 cápsulas deflagradas de pistola 9mm. Após o trabalho de praxe, o corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal de Maringá. Anderson Souto constava com diversas passagens pela polícia, inclusive estava utilizando uma tornozeleira eletrônica. 

Carro queimado

Logo após o crime, as equipes da Polícia Militar foram informadas que na Rua Hermelindo Vignoto, havia um veículo em chamas. No local foi constatado que o veículo é o mesmo utilizado na execução. Imagens de câmeras de segurança registraram o crime e podem ajudar a identificar os atiradores. As imagens não foram disponibilizadas à imprensa. 

Fonte: Plantão Maringá.



Homem é encontrado morto na margem da PR-323.


Um homem foi encontrado morto na margem da PR-323 na tarde desta segunda-feira (25), por volta das 15h. A situação aconteceu em Cafezal do Sul, entre a sede do município e o distrito de Cafezal do Sul.

A Polícia Militar (PM) foi acionada através do telefone 190 para ir até o local. As informações eram de que havia um homem aparentemente sem vida caído ao solo. A equipe do Samu também se deslocou e constatou o óbito.

Inicialmente não havia no ambiente sinais de crime, nem de violência contra o homem. Ele estava sem documentos e, por isso, ainda não foi identificado. Aparentemente a vítima tem entre 35 e 45 anos.

As autoridades competentes (Policiais Civis de Iporã e IML de Umuarama) foram acionadas e se farão presentes para continuidade na ocorrência.

Fonte: Portal do Piquiri.

Colisão frontal entre carro e caminhão deixa homem gravemente ferido na BR-163


Um acidente entre um automóvel e um caminhão deixou um homem em estado grave na tarde desta segunda-feira (25), na BR-163 em Planalto, na região Sudoeste do Paraná. A colisão frontal foi entre um Renault Sandero, com placas de Toledo e um caminhão Scania de Santo Antônio do Sudoeste, que tracionava uma carreta carregada com produtos alimentícios.

Segundo informações do Portal 163, o Sandero seguia sentido a Pérola do Oeste e logo após a ponte do Rio Liso, o condutor teria invadido a pista contraria colidindo contra o caminhão que transitava no sentido contrário.

Com a colisão o ondutor do caminhão perdeu o controle da direção e atingiu a mureta de proteção da ponte e só parou mais a frente, ficando na pista contrária.

O condutor do veículo ficou preso nas ferragens e teve fratura de fêmur e ferimentos pelo corpo. A equipe do Corpo de Bombeiros de Capanema realizou o desencarceramento e os socorristas do Samu prestaram o atendimento no local e na sequência encaminharam a vítima ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes de Planalto. Um veículo Toyota Corolla, também se envolveu no acidente.

Ele seguia logo atrás do Sandero e teria sido atingido por peças que se desprenderam do caminhão. No carro estava somente a condutora, mas ela não sofreu ferimentos. Como os danos no automóvel foram pequenos, ela foi liberada em seguida e seguiu viagem.

O motorista do caminhão não ficou ferido. A pista ficou parcialmente interditada durante o atendimento da ocorrência e o trânsito seguiu em apenas um lado da via no sistema pare e siga. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu a ocorrência e controlou o trânsito no local.

Fonte: Portal 163.

Gilmar Mendes critica abusos da Lava Jato em programa da TV Brasil.


Sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro, o ministro contou que estava em Portugal e que, assim que soube dos acontecimentos, começou a “disparar telefonemas”. Ele falou com os ministros do STF Alexandre de Moraes e Rosa Weber e com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. “Nas conversas que a gente tinha antes, a gente sentia que tudo estava normal, mas um normal em alta temperatura, porque havia uma preocupação.”

Outro assunto comentado por Gilmar Mendes na entrevista foi a proposta de descriminalização do porte de drogas para consumo próprio, em votação no STF. Segundo o ministro, muitas pessoas são presas no Brasil por estarem com pequenas quantidades de drogas para uso pessoal e acabam virando mão de obra para organizações criminosas. 

“Temos que enfrentar isso, é uma questão de segurança pública para evitar que essas organizações se tornem ainda mais poderosas. Para isso, temos que trabalhar com uma perspectiva de descriminalização dos casos menos graves. Este é o começo, porque é o que mais leva gente para a cadeia, é uma situação que se repete todos os dias”, disse Gilmar, citando a iniciativa dos mutirões carcerários para revisar processos de prisões temporárias.

Estreia
O ministro Gilmar Mendes participa do programa DR com Demori, na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) – Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Estreando na televisão, Demori se diz animado com o programa e explica que a escolha de Gilmar Mendes para ser o primeiro entrevistado foi natural, por sua trajetória jurídica e política.

“O Gilmar é um cara que representa muito do que a gente vai falar aqui. Ele está no STF desde 2002, passou por seis presidentes da República, passou pelo impeachment da Dilma [Rousseff], pela tentativa de golpe do 8 de janeiro. Ou seja, ele está direta ou indiretamente envolvido em quase tudo que aconteceu no Brasil nos últimos anos, como o mensalão, a Operação Satiagraha, em todas as grandes operações. O Gilmar é um personagem do STF, da mídia, misturado também com a política. Então, foi natural que a gente convidasse alguém como ele.”

O DR com Demori vai ao ar às terças-feiras, às 22h, na TV Brasil. O programa também será veiculado na Rádio Nacional e na Rádio MEC, também às terças-feiras, às 23h.

Fonte: Agência Brasil.

O Bráz Pé, está com novidades imperdíveis das coleções de 2024, parcelamento diferenciado e especial para você cliente amigo, não perca mais tempo, Veja a Fotos e venha correndo para o Braz Pé de Santa Maria do Oeste!!!

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:







Lula diz que não viajará até fim de novembro após cirurgia, mas que trabalhará ‘normalmente’.


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira, 26, que ficará em Brasília até o fim de novembro, quando viajará para participar da COP 28, nos Emirados Árabes, após a cirurgia que fará no quadril nesta sexta-feira, 29. Apesar disso, Lula afirmou que trabalhará “normalmente” na capital federal, mas que não será visto utilizando andador.

“Só vou viajar agora dia 28 ou 29 de novembro, para os Emirados Árabes”, declarou Lula durante transmissão semanal ao vivo nas redes sociais, a Conversa com o Presidente, nesta terça-feira. “Até lá, vou ficar aqui em Brasília, não vou poder pegar avião, mas vou trabalhar normalmente”, disse.

O chefe do Executivo contou que Ricardo Stuckert, fotógrafo da Presidência da República, disse que não quer fotografá-lo de andador. “Então, significa que vocês não vão me ver de andador, muleta, vocês vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sequer operado, mas vou ter que ter um pouco de cuidado”, ponderou.

Lula disse estar otimista com o procedimento, mas reforçou que o que o preocupa é a anestesia. “Tenho certeza que vou voltar bem”, comentou.

O presidente contou ainda que está sentindo dor na “cabeça do fêmur”, como costuma dizer, desde agosto de 2022, durante a campanha eleitoral. Ele disse que queria operar logo após a vitória nas eleições, mas pensou que poderiam surgir especulações em relação à sua saúde física: “Se eu operar agora”, pensou na época, “vão dizer: ‘Lula está velho, ganhou as eleições e já está internado'”.

A cirurgia pela qual o presidente passará na sexta-feira para eliminar as dores que sente no quadril será com anestesia geral e demandará que o ele despache do Palácio da Alvorada por pelo menos três semanas.

O procedimento é uma artroplastia total de quadril, no lado direito, pelo qual será instalada uma prótese no lugar das partes lesionadas.

Fonte: Agência Estado.


O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 26/09/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região





Eleição presidencial de 2026 passa pelo sucesso da cirurgia de Lula.


Por mim, muitas palavras seriam excluídas do texto jornalístico corrente. Uma: mandatário. Que vem a ser: “a pessoa que, investida de poderes outorgados pelo mandante, executa atos ou efetiva negócios em nome daquele de quem recebeu os poderes”.

O presidente da República é chamado com frequência de mandatário porque executa atos ou efetiva negócios em nome daquele de quem recebeu os poderes – o povo que o elegeu. Mas por que não o chamar apenas de presidente, ou pelo nome?

Lula (jamais mandatário) será operado na unidade do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na próxima sexta-feira (29/9) para tratar de um problema no fêmur. A esse tipo de operação dá-se o nome de “artroplastia total de quadril”. Dizem os informes médicos:

“Quando o quadril está danificado pela artrite, por fraturas ou outros problemas, caminhar ou se sentar e se levantar podem ser ações dolorosas e difíceis. O quadril pode endurecer, dificultando o ato de pôr, tirar sapatos e meias ou mesmo descansar.

Caso os medicamentos não sejam capazes de tratar os sintomas, a artroplastia de quadril pode ser uma opção. É um procedimento seguro e eficaz para aliviar as dores, melhorar os movimentos e ajudar a desfrutar das atividades normais do dia.

Realizada pela primeira vez em 1960, é uma das cirurgias mais bem-sucedidas da medicina. De acordo com a Agência Americana de Pesquisa e Qualidade em Saúde, mais de 300.000 artroplastias totais de quadril são realizadas por ano nos EUA.”

Apesar disso, Lula está com medo de ser operado. Foi o que ele confessou:

“É uma cirurgia que a ciência domina bem, não tem nenhuma novidade, mas precisa de anestesia. Querem saber a verdade? Eu tenho medo, muito medo de anestesia, porque vou ficar dormindo. Não gosto de perder o domínio da minha consciência’’.

Quem gosta? Faz 10 anos que perdi o domínio da minha por mais de 10 horas para ganhar duas pontes de safena e uma mamária. Antes de ser levado à sala de cirurgia, tentei acalmar minha mulher e meus filhos com o discurso mais realista que pude imaginar:

“Se eu morrer, não sentirei dor nem saberei que morri”.

Esse risco, Lula não corre. Mas também não precisava exagerar:

“Se depender de mim, não fico nem um dia [no hospital]. Eu me interno na sexta-feira, faço a cirurgia e peço a Deus que corra bem. Se depender de mim, na segunda-feira estarei no Palácio do Planalto despachando ou então no Palácio da Alvorada”.

Não dependerá dele. Se a operação fosse em São Paulo, ele teria de ficar no hospital semanas a fio até receber alta. Voar para qualquer parte, nem pensar. Em Brasília, provavelmente depois de três ou quatro dias, ele irá de ambulância para o Palácio da Alvorada.

E ali deverá permanecer por ao menos um mês sem fazer nenhum esforço. Entrar em um avião, só depois de seis semanas. Lula tem uma viagem marcada no fim de novembro para os Emirados Árabes Unidos. Na volta, realiza uma visita oficial à Alemanha.

Se a cirurgia for o sucesso que se espera, ele se livrará das fortes dores que conseguiu esconder desde o ano passado quando estava em campanha. Se ele e o governo chegarem bem em 2026, tentará se reeleger. Se as dores, porém, só lhe derem uma trégua…

O futuro a Deus pertence.

Fonte: Metrópoles. 

CPI deve questionar general Heleno sobre planos golpistas após Bolsonaro perder as eleições.


A relatora da CPI dos Atos Golpistas, Eliziane Gama (PSB-MA), e outros parlamentares da base do governo devem centrar fogo nesta terça-feira (26) em perguntas sobre os planos golpistas após o ex-presidente Jair Bolsonaro perder as eleições.

O foco das perguntas passa pela delação do ex-ajudante de ordens Mauro Barbosa Cid, que disse à Polícia Federal ter presenciado reuniões nas quais Bolsonaro e militares trataram de golpe militar.

Heleno era um dos maiores conselheiros de Bolsonaro na área militar durante o governo.

Parlamentares vão questionar Heleno sobre militares com quem ele teria conversado sobre golpe; sobre os acampamentos golpistas em frente aos quartéis do Exército; e sobre eventuais conversas com Bolsonaro sobre ruptura democrática.

Segundo o relato de Cid na delação, Bolsonaro se reuniu com integrantes da Marinha e do Exército.

Nesses encontros, Bolsonaro falou sobre uma "minuta de golpe", detalhada, que previa ilegalidades como afastamento de autoridades.

Essas informações foram prestadas por Mauro Cid nos depoimentos que embasaram a oferta de delação. Após esses relatos, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, validou o acordo de delação premiada.

No depoimento, segundo investigadores, Mauro Cid detalhou que:

houve uma reunião entre Jair Bolsonaro e integrantes da Marinha, após o segundo turno das eleições, para tratar de uma proposta de golpe militar;
no encontro, os envolvidos trataram especificamente de uma minuta, ou seja, um rascunho de decreto golpista;
além de militares, havia integrantes do chamado "gabinete do ódio" na reunião;
não é possível dizer que a minuta em discussão era a mesma encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres;
o documento discutido na reunião tratava de uma série de ilegalidades, incluindo afastamentos de autoridades ;
a ideia foi recebida com entusiasmo pelo representante da Marinha, mas o Exército ficou mais reticente;
o plano não foi adiante em razão da falta de adesão.

Fonte: G1.

Moraes vota para condenar mais 5 bolsonaristas do 8/1; penas propostas chegam a 17 anos.


O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta terça-feira, 26, os julgamentos dos réus dos atos golpistas do dia 8 de janeiro. São cinco ações penais em votação no plenário virtual.

O ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos, abriu os votos e defendeu as condenações. As penas propostas variam entre 12 e 17 anos.

Os réus são acusados de participação direta na invasão aos prédios públicos na Praça dos Três Poderes.

Eles foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes: associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado.

Veja quem são os réus e as penas propostas para cada um:

– João Lucas Vale Giffoni, psicólogo, preso no Senado Federal. Moraes sugeriu uma pena de 14 anos, sendo 12 anos e seis meses de prisão em regime fechado, por todos os cinco crimes;

– Jupira Silvana da Cruz Rodrigues, dona de casa, presa no Palácio do Planalto. Moraes sugeriu uma pena de 14 anos, sendo 12 anos e seis meses de prisão em regime fechado, todos os cinco crimes;

– Nilma Lacerda Alves, técnica de enfermagem, presa no Senado Federal. Moraes sugeriu uma pena de 14 anos, sendo 12 anos e seis meses de prisão em regime fechado, por todos os cinco crimes;

– Moacir José dos Santos, entregador, preso no Palácio do Planalto. A pena proposta por Moraes foi de 17 anos, sendo 15 anos e meio em regime fechado, por todos os cinco crimes;

– Davis Baek, autônomo, preso na Praça dos Três Poderes com dois rojões não disparados, munições de gás lacrimogêneo, balas de borracha, uma faca e dois canivetes. Moraes sugeriu uma pena de 12 anos de reclusão e defendeu a absolvição pelos crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio tomado.

Votação online fica aberta até 2 de outubro

Os julgamentos no plenário virtual são assíncronos, isto é, não há reunião ou debate em tempo real entre os ministros, que apenas registram os votos na plataforma online. A votação fica aberta até 2 de outubro.

A alternativa foi adotada para desafogar a pauta do plenário físico e cessar o palanque dos advogados defesa, já que nessa modalidade as sustentações orais são gravadas e enviadas em arquivo de vídeo. Os defensores protagonizaram ataques aos ministros e ao Judiciário nos primeiros julgamentos.

Audiências

Os réus foram ouvidos por juízes auxiliares do STF em audiências virtuais. Giffoni confirmou que esteve na Praça dos Três Poderes, mas alegou que acreditava ser um protesto pacífico e que seu objetivo era “fazer um estudo do comportamento humano coletivo”. Ele foi preso durante a invasão ao Senado.

Nilma negou ter participado de atos de vandalismo ou danificado qualquer bem na Praça dos Três Poderes. Ela alegou que chegou a arrumar cadeiras que estavam fora do lugar.

Jupira estava acampada no QG do Exército desde dezembro. Ela contou que ficou sabendo da mobilização pelas redes sociais e viajou de Minas ao Distrito Federal.

A dona de casa alegou ainda que “estava na inocência” e foi sendo “empurrada” pela multidão até o Senado. A PF também encontrou material genético dela em uma garrafa deixada no Palácio do Planalto.

Moacir José dos Santos viajou a Brasília na véspera dos atos golpistas e também foi preso no Planalto. Ele saiu de Cascavel (PR), onde estava há dias acampado em frente ao QG do Exército.

O entregador narrou que entrou no prédio da presidência depois que o edifício já tinha sido vandalizado. “Eu fiquei organizando. Tinham muitas cadeiras quebradas”, declarou.

Davis Baek afirmou que viajou para conhecer Brasília e aproveitou a viagem para “defender pautas que todo o cidadão de bem deveria defender em uma democracia”. Ele negou que os rojões fossem dele e afirmou que pegou as munições das bombas de gás no chão como “souvenir” e “lembrança do evento”. “Eu tenho mania de colecionar coisa”, declarou.

Os canivetes, segundo o depoimento, estavam em uma mochila de camping que já estava pronta. “Não lembrava, se não eu teria tirado. De forma alguma eu iria usar”, disse.

Condenados

Ao todo, são 1.345 bolsonaristas no banco dos réus por envolvimento nos atos golpistas.

O STF convocou sessões extraordinárias e levou dois dias, com reuniões pela manhã e durante a tarde, para julgar no plenário físico os três primeiros denunciados – Aécio Lúcio Costa, Tiago Mathar e Matheus Lima de Carvalho Lázaro.

Eles foram condenados a penas que chegam a 17 anos.

Fonte: Agência Estado.

Fim da Lava Jato, alinhamento com Bolsonaro, fora de lista tríplice: relembre controvérsias de Aras na PGR.


O mandato de Augusto Aras à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR) chega ao fim nesta terça-feira (26).

O período de quatro anos em que esteve no cargo foi marcado por indicação fora da lista tríplice, dissolvimento da operação Lava Jato e alinhamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Fora da lista tríplice
Em 2019, a indicação de Aras por Bolsonaro para a PGR não seguiu a lista tríplice Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), acabando com uma tradição que vinha sendo seguida desde 2003, pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

Sua recondução, em 2021, aconteceu da mesma forma.

A medida é vista como uma sugestão, já que o presidente não é obrigado a seguir o apontamento dos procuradores.

Operação Lava Jato
Chefiado por Aras, o Ministério Público Federal (MPF) extinguiu a operação Lava Jato em 1º de fevereiro de 2021. Alguns de seus integrantes passaram a fazer parte do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Antes da decisão, o então procurador-geral dava declarações contrárias à operação. Em julho de 2020, Aras afirmou que era o momento de corrigir rumos “para que o lavajatismo não perdure”. Na ocasião, ele relacionou o trabalho da Lava Jato a um combate à corrupção fora dos limites legais.

Espero que o enfrentamento à criminalidade continue a se fazer no mesmo modo que vinha se fazendo, mas no universo dos limites da Constituição e das leis. O lavajatismo há de passar

Augusto Aras
Neste mês, ao ser acusado de destruir a Lava Jato, Aras disse que “apenas” atuou para institucionalizar e despersonalizar o Ministério Público e que enfrentou “forte corporativismo”.

Pelas redes sociais, ele expressou que, hoje, a sociedade enxerga o “verdadeiro legado maldito” da operação, seu “’modus operandi’ que ceifa vidas, a política, a economia e afronta a soberania nacional”.

A declaração ecoa termos usados pelo ministro Dias Toffoli, do STF, que no dia anterior havia anulado todas as provas obtidas por meio do acordo de leniência da construtora Odebrecht e dos sistemas de propina da empresa. Esses elementos serviram de base para diversas acusações e processos na operação Lava Jato.

Na decisão, Toffoli criticou duramente a operação e seus integrantes, e mandou diversos órgãos públicos investigarem agentes públicos ligados à Lava Jato. O magistrado disse que a operação colaborou para destruir tecnologias nacionais e empresas, além de atingir vidas.

Em sua publicação, Aras citou que enfrentou nos últimos quatro anos um “forte corporativismo apoiado pelas fake news divulgadas pela imprensa desviada que confundiram Justiça com vingança”.

Na última segunda-feira, Toffoli disse que, se não fosse por Aras, “talvez não tivéssemos democracia”. O ministro Gilmar Mendes também teceu elogios para Aras, dizendo que seu mandato na PGR “deixa um legado de reinstitucionalização do Ministério Público Federal”.

Fonte: CNN BRASIL.