Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

14/02/2023 *--* Deus é Fiel!!!

    Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Criança avia desaparecido em Santa Maria do Oeste, mas graças a Deus já está em casa.

Mulher, 31 anos, a qual relatou que na data de ontem seu filho Jonathan Ferreira Guimarães, 10 anos, saiu para brincar ás 17 horas no Bairro Santo Antônio o qual não voltou para casa.

 A mãe foi todos os endereços possíveis onde seu filho poderia estar, mas não o encontrou. O mesmo tem pele parda e cabelo castanho. Diante disso a ocorrência foi repassada aos órgãos competentes.

Mas com a graça de Deus, ele foi encontrado e passa bem.

Fonte Polícia Militar

Jovem está desaparecido em Pitanga.

Masculino, 23 anos, relatou que seu irmão a pessoa de Vinicius da Silva Rosade 21 anos, saiu da residência no dia 09 de fevereiro de 2023 por volta das 08h30min e desde então não retornou para a residência, o mesmo tem pele parda, 1,70m, cabelo curto e preto.

Fonte Polícia Militar

Na fazenda em Goioxim homem é morto a facada.


Masculino, 30 anos, o qual cuidava de uma Fazenda teve uma discussão neste local com a pessoa de masculino, 37 anos, onde em dado momento o primeiro desferiu golpes de facadas no segundo que estaria em óbito.

Com isso a equipe policial contatou a equipe de saúde, que constataram a vítima caído na garagem da residência com um corte profundo no pescoço, já sem vida, e o autor não estava no local, evadindo se após o fato e tomando rumo ignorado, sendo assim foi entrado em contato com investigador e IML.

Após o recolhimento do corpo a equipe fez patrulhamentos com o intuito de localizar o autor, porém não obteve êxito.

Fonte Polícia Militar

Ladrão é pego com moto roubada cartão de credito e celular de vítima em Laranjeira do Sul.

Durante patrulhamento a equipe visualizou uma motocicleta Honda/CG, de cor preta, placa AOJ 1891, estacionada e um masculino dormindo ao lado do veículo.

Sendo consultado a motocicleta e constatado que a mesma possuiu Alerta de Furto, na cidade de Quedas do Iguaçu, o indivíduo que estava ao lado da moto foi identificado masculino, 20 anos.

O qual confirmou que deslocou de Quedas do Iguaçu até Laranjeiras do Sul com o veículo em questão, relatando que emprestou a motocicleta de um amigo e que tinha conhecimento que a mesma era furtada.

Foi verificado que estava de posse de um celular Motorola Moto E7, e um cartão bancário, objetos que foram roubados na data de 13/02/2023, sendo que o mesmo assumiu que realizou o referido Roubo. Diante do fato foi dada voz de prisão encaminhado para os procedimentos de polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

Homem abordado em seu veículo pela Polícia Militar, onde foi encontrada uma espingarda no Distrito de Entre Rios em Guarapuava. Veja a foto.


Rua Localidade de Banhados - Distrito de Entre Rios Descrição: Durante deslocamento para atendimento a Ocorrência a equipe policial se deparou com um veículo GM Corsa estacionado na via principal que dá acesso a referida Localidade.

Onde ao lado de fora se encontrava um masculino o qual ao avistar a viatura policial demonstrou certo nervosismo.

Realizado abordagem sendo identificado masculino, 45 anos, onde após busca pessoal no mesmo nada de ilícito foi localizado.

Durante busca veicular foi localizado embaixo do banco traseiro do veículo uma Espingarda sem marca aparente cal. 28 desmuniciada.

Atrás do banco do passageiro foi localizado ainda uma pochete contendo em seu interior 8 cartuchos recarregados cal. 24. Diante dos fatos dado voz de prisão para o masculino sendo encaminhado para polícia judiciária.
Fonte Polícia Militar

Quatro homens são presos por tráfico de drogas em Guarapuava. Veja a foto.

Durante patrulhamento pelo Bairro Industrial, foi visualizado o veículo VW/Gol parado em local ermo e escuro, sendo possível constatar que havia um homem em pé ao lado do carro, o qual aparentemente recebeu algo dos passageiros do VW/Gol.

Ao visualizar a aproximação da viatura policial, o indivíduo a pé imediatamente falou algo para os passageiros do carro e saiu correndo, vindo o veículo Gol a arrancar e também seguir reto pela mesma via.

Assim que passou por um local iluminado, foi possível constatar que haviam 4 masculinos no interior do automóvel. Diante da situação típica do Tráfico de Drogas, a equipe optou por realizar abordagem ao veículo, considerando que o indivíduo a pé já havia sido perdido de vista.

Foi dada ordem de abordagem através de sinais sonoros e luminosos, a qual foi devidamente acatada. Foi ordenado que todos desembarcassem, sendo que nesse momento a pessoa posteriormente identificada como masculino, 19 anos, desceu do carro e arremessou algum tipo de invólucro plástico em direção ao canteiro da via.

O condutor foi identificado como masculino, 48 anos, e os outros dois passageiros de 25 e 28 anos. Realizada busca pessoal e veicular, foi localizada a quantia de R$ 485,00 em dinheiro, valor dividido em notas diversas, típico do Tráfico de Entorpecentes.

Localizado o invólucro plástico arremessado com 10 (dez) "buchas" de Substância Análoga a Cocaína em seu interior, todas embaladas e prontas para venda. Encaminhados para procedimentos de polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

VENHA PARA O RESTAURANTE TROPICAL VOCÊ TAMBÉM!!!


Em Santa Maria do Oeste na frente do escritório da advocacia Bronholo você encontra o RESTAURANTE TROPICAL com a melhor comida caseira da região, venha e aproveite!!!

Bebê de seis meses engasgado é resgatado por helicóptero no Litoral do Paraná.

Um bebê do sexo feminino de apenas seis meses vítima de broncospiração foi atendido, estabilizado e transportado pela aeronave Falcão 8, do Batalhão da Polícia Militar de Operação Aéreas, na tarde desta segunda (13), de Guaratuba, no Litoral do Paraná para o Aeroporto de Paranaguá.

De lá seguiu com a ambulância do SAMU até o Hospital Regional do Litoral em Paranaguá.

Fonte BP

Parto de quadrigêmeos mobiliza equipe de 15 profissionais em hospital do Paraná.

Maria Vitória, Gabriel, Rafael e Samuel, nasceram no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) nesta quinta-feira (09), via parto cesariana. Essa é a primeira vez que um nascimento quadrigemelar é registrado no Centro Obstétrico (CO) do Hospital.

Juliana Gimenes, de 28 anos, é moradora de Jesuítas e já tem outros dois filhos, um menino de 12 e uma menina de 5 anos. Ela conta que quando descobriu a gestação foi um susto “bom”, mas quando soube que eram quatro bebês a caminho de forma natural foi algo díficil de acreditar; já que na sua família só tem um caso de gêmeos.

De início, a gestante conta que procurou por acompanhamento médico no ambulatório do HUOP para ir monitorando cada etapa e que regularmente vinha para as consultas até acontecer o nascimento prematuro dos quadrigêmeos. Os bebês vieram com 29 semanas, em torno de seis para sete meses, depois de romper a bolsa.

De acordo com uma das médicas residentes que atendeu o caso, foi necessária uma sala cirúrgica para que as crianças pudessem nascer. Outras gestantes que estavam no Centro Obstétrico souberam do caso e fizeram uma corrente de oração, fato que emocionou a equipe que realizou o parto dos bebês. Quinze profissionais participaram do parto.

“Eu estava em casa quando senti a bolsa estourar, na hora entrei em contato com o SAMU que me trouxe de Jesuítas para o HUOP, quando cheguei eu estava com dilatação para trabalho de parto e o corpo clínico me encaminhou para sala de cirurgia”, relatou Juliana.

“As gestantes que estavam no Centro Obstétrico acompanharam nossa movimentação para o nascimento dos bebês, elas se reuniram e fizeram uma corrente de oração, esse foi um detalhe que marcou a história desse parto e no final deu tudo certo, ” ressaltou a médica.

Caso raro

Gestação de quadrigêmeos são difíceis de acontecer de forma natural e envolvem fatores genéticos dos pais.

Normalmente nesses casos, os bebês acabam nascendo prematuros por conta da falta de espaço no útero durante a gestação. Os quatro bebês que nasceram no HUOP estão sendo acompanhados de perto para que se desenvolvam normalmente até ganharem peso e receberem alta hospitalar.

Recordes de nascimentos

Somente em janeiro deste ano, o Centro Obstétrico do HUOP registrou o nascimento de 402 bebês, tanto de partos cesarianos quanto de partos normais. O total de nascimento é 20% maior se comparado com o mesmo período do ano passado.

Fonte BP

Estudante flagra objetos luminosos no céu do Paraná; assista.

Um jovem, de 21 anos, flagrou objetos luminosos, ainda não identificados, no céu de Alvorada do Sul. A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 110,6 km, via BR-369. 

O estudante João Melo estava em uma das chácaras da localidade, aproveitando o final de semana, quando se surpreendeu ao olhar para o céu. O jovem contou que era por volta das 3h da madrugada de domingo, 12, quando registraram o aparecimento dos objetos luminosos. 

 “Meus amigos estavam sentados na beira do rio, eu já estava dentro da chácara e de repente, um amigo meu entra na casa e fala que estava vendo um negócio no céu, mas como ele já estava um pouco embriagado, então levantei para ver o que estava acontecendo. Quando olhei no céu, vi um triângulo que ficava trocando de cor, era verde, amarelo, e estava isolado no céu. Tinha outro objeto que ficava brilhando muito, tipo uma esfera branca que ficava se movimentando muito rápido, para baixo, para cima, direita, esquerda. Ficamos olhando por meia hora mais ou menos, até que tudo sumiu”, detalha o estudante. 

João tem a suspeita do que pode explicar a aparição dos objetos. “Acho difícil ser alienígena, acredito que pode ser talvez uma tecnologia que ainda não foi mostrada para o público, algo de espionagem, o jeito que eles se moviam, era muito bizarro, e tinham 11 pessoas vendo isso”, comenta.  

VEJA:


Até o momento, nenhum órgão oficial brasileiro ou do Paraná, relatou o aparecimento de objetos não identificados no céu. 

Objetos voadores não identificados

Após forças dos Estados Unidos e Canadá identificarem objetos voadores sobrevoando seus territórios, desta vez as autoridades de China e Uruguai relataram que encontraram objetos não identificados perpassando os céus dos países.

A China informou neste domingo (12) que identificou um objeto voador não identificado próximo à cidade de Rizhao, na costa leste do país, segundo informações do jornal estatal chinês “Global Times”.

á o Uruguai comunicou que foram relatadas imagens de luzes atípicas no céu das Termas de Almirón, próximo à cidade de Paysandú, e que uma divisão de investigação já foi acionada para apurar os fatos.

“Diante das denúncias recebidas sobre o avistamento de lampejos no céu em Termas de Almirón, departamento de Paysandú, foi ordenada a intervenção da CRIDOVNI (Comissão de Recepção e Investigação de Denúncias de Objetos Voadores Não Identificados) ”, afirmou a Força Aérea Uruguaia.

Vale ressaltar que, desde a semana passada, três objetos voadores foram localizados na América do Norte. No sábado (11), um equipamento foi abatido pelos EUA enquanto sobrevoava o norte do Canadá, com suspeitas de ser um balão de espionagem chinês.

Um dia antes, na sexta-feira (10), um outro objeto foi abatido no espaço aéreo do Alasca por um caça F-22 dos Estados Unidos e, no fim de semana passado, um balão de vigilância chinês também foi derrubado por F-22s na costa da Carolina do Sul.

As informações são do TN Online.

Vídeo mostra homem sendo morto a pauladas no Paraná.

O homicídio de Abílio Junior Ferreira do Nascimento, em Pato Branco no Sudoeste do Paraná, foi registrado por câmera de monitoramento.

No vídeo dá para ver Bili, como era conhecido, pela Praça Getúlio Vargas fugindo de dois homens armados com pedaços de pau. Em determinado momento parou de correr e partiu para cima do suspeito vestido com roupas pretas. Os dois caíram no chão, durante a agressão o segundo investigado chegou com uma ripa de madeira de aproximadamente 1,50 metro e desferiu cinco golpes contra a cabeça de Abílio.

Rapidamente perceberam que estava desacordado, a dupla arrastou o corpo deles pelos braços e deixaram próximo da calçada. 

Logo em seguida, o autor das pauladas tirou a camiseta branca para esconder o rosto das câmeras de segurança e passou a correr para fugir. O companheiro, vestido preto, o seguiu.

Socorristas do Samu estiveram no local, mas nada puderam fazer além de confirmar a morte.

Abílio Junior tinha 31 anos e morava em Vitorino, município que fica a 15 km da cidade que aconteceu o crime. Socorristas do Samu estiveram no local, mas nada puderam fazer além de confirmar a morte. A motivação do crime será apurada.

Os dois envolvidos ainda não foram localizados. Informações podem ser passadas ao 197.

Fonte Catve

Motorista fica gravemente ferido após capotamento em Cambira, na BR-376.

O motorista de um caminhão, de 59 anos, ficou gravemente ferido após capotamento na BR-376, próximo do pontilhão que dá acesso ao município de Cambira, norte do Paraná. Os Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Apucarana foram chamados por volta das 20h10 desta segunda-feira (13).

O motorista ficou preso nas ferragens e inconsciente. "Quando chegamos ele estava preso nas ferragens, fizemos a retirada. Ele estava inconsciente, com ferimentos graves na região do tórax. Ele foi levado para o Hospital da Providência", explicou o Subtenente Camilo do Corpo de Bombeiros. 

O homem conduzia o cavalo mecânico, sem a carreta. Chovia no momento do acidente. A princípio, ele perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou.

O veículo é de Umuarama e ficou completamente destruído.

Fonte tnonline

Motociclista sofre queda na rodovia BR-277.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada na madrugada desta terça-feira (14) para socorrer vítima em um acidente de trânsito. O fato aconteceu na rodovia BR-277, próximo ao autódromo de Cascavel.

Segundo informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), um motociclista teria perdido o controle do veículo e sofrido a queda. Uma densa neblina cobria a rodovia no momento do acidente.

Os militares do Siate prestaram os primeiros atendimentos à vítima e encaminharam o homem à Upa Brasília onde seria reavaliado e medicado.


Casal fica ferido após carro capotar na BR-158.

Um casal ficou ferido após o veículo que eles estavam a capotar na tarde desta segunda-feira (13), na rodovia BR-158, em Pato Branco, sentido a Coronel Vivida.

O condutor do automóvel Renault/Logan com placas de Coronel Vivida perdeu o controle da direção, capotou e parou na margem da rodovia.

A passageira foi retirada do automóvel e levada logo em seguida para a ambulância. Já o condutor ficou encarcerado e foi necessário, os socorristas cortar a porta do carro para retira-lo.

Os dois foram encaminhados ao hospital para atendimento médico.

         

Motorista perde o controle e capota caminhonete na BR-467.


Socorristas do Siate foram acionados para atenderem um acidente de trânsito na BR-467. O fato ocorreu nas proximidades do Big Peixe, entre Cascavel e Toledo.

De acordo com informações, uma caminhonete teria saído da pista e capotado. Um homem de 28 anos de idade que estava no veículo ficou ferido e necessitou de atendimento médico.

Os militares do Corpo de Bombeiros identificaram ferimentos leves na vítima, que foi encaminhada à unidade hospitalar para ser reavaliada.

Equipes da PRF estiveram no local registrando o fato e sinalizando a rodovia.

Fonte CGN

Mulher sofre fratura no punho em acidente de trânsito na BR-467.

Na tarde desta segunda-feira (13) os socorristas do Siate foram acionados para atenderem vítima de acidente de trânsito na BR 467 em Cascavel.

A colisão, do tipo lateral, envolveu um Onix e uma Strada, porém não foram repassadas informações sobre como o acidente teria acontecido. 

A Strada era ocupada por um homem, que nada sofreu e o Onix por uma mulher de 29 anos de idade. Com o impacto, ela sofreu uma fratura no punho, além de contusões e escoriações pelo corpo. 

Após os primeiros atendimentos no local, a vítima feminina foi encaminhada à uma Unidade de Pronto Atendimento para ser reavaliada e medicada. 

Além da chuva, a pista ficou parcialmente interditada para o atendimento da ocorrência, por isso, os motoristas que passarem pela região devem redobrar a atenção.

Fonte CGN 

Três pessoas perdem a vida após capotamento na PR 473 em Nova Laranjeiras.

Três pessoas perderam a vida e outras duas tiveram ferimentos graves em acidente no início da manhã desta segunda-feira (13) na PR 473, próximo à comunidade do Buriti, em Nova Laranjeiras.

Um BMW capotou por várias vezes e ficou em maio a uma lavoura de soja. Todos os Airbags do veículo foram acionados, mas não foi suficiente para proteger todos os ocupantes.

De acordo com informações, duas pessoas perderam a vida no momento do acidente, uma outra acabou falecendo no hospital. As vítimas fatais tinham 33, 23 e 17 anos.

Outras duas pessoas foram encaminhadas para hospitais de Laranjeiras do Sul.

Devida a gravidade as vítimas uma de 17 e outra de 25 anos foram levadas para hospitais de Guarapuava.

A SAMU de Quedas e o Corpo de Bombeiros de Nova Laranjeiras estiveram no local para a socorrer as vítimas. O IML esteve no local para a recolher os corpos.


Fonte Portal  Nova Santa Rosa

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 14/02/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.

Governo do Estado debate regionalização do tratamento de água e esgoto com prefeitos.

O Governo do Paraná ampliou, nesta segunda-feira (13), o debate com os municípios para a implantação do novo Marco do Saneamento, com a realização do fórum “Planos Regionais de Saneamento Básico e Modelagem de Prestação Regionalizada dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário”, no Auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Na abertura, o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel, defendeu a sinergia entre União, estados e municípios. “As metas estabelecidas pelo Marco do Saneamento são de 99% no fornecimento de água e de 90% na coleta, tratamento e destinação de esgotos até 2033. Elas só serão alcançadas se Estado e municípios trabalharem em conjunto”, disse. O evento contou com a presença de prefeitos e técnicos de diversos prefeitos e foi transmitido ao vivo pelo canal do Serviço Social Autônomo Paranacidade na plataforma YouTube.

O secretário adiantou que nesse processo os municípios terão garantida a sua autonomia, mas que é obrigação do Estado dar o respaldo técnico e o apoio político no planejamento, fiscalização e execução. A Lei Federal 14.026/2020 define, entre outras, a escolha das concessionárias por processo licitatório e a autonomia dos municípios sobre a participação em consórcios. No Paraná, a Lei Estadual 237/2021 estabeleceu a divisão dos municípios em três microrregiões, Centro-Oeste, Centro-Leste e Centro-Litoral.

A secretária-geral da Superintendência Estadual das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário do Paraná, Márcia Oliveira Amorim, falou diretamente aos prefeitos e explicou que todo o trabalho vem sendo desenvolvido para dar tranquilidade e segurança aos gestores municipais ao longo do processo. “Nossa missão é levar o melhor para a população, com decisões tomadas em conjunto e de forma que que aqueles que administram as nossas cidades se sintam seguros com o Novo Marco do Saneamento”, afirmou.

De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, a universalização na distribuição de água e na coleta e tratamento de esgotos são fundamentais para a economia. “Não se promove o turismo e o setor de serviços sem água potável, não se atrai empresas sem as condições de saneamento”, explicou. Para o secretário Guto Silva, do Planejamento, é preciso olhar para as questões da água e do saneamento de forma diferente. “Não como modismo, mas como necessidade para promover melhorias de vida e mais desenvolvimento”, completou.

PALESTRAS – O conteúdo das palestras foi preparado para elucidar dúvidas e apresentar alternativas já implantadas em outros municípios, como Itu (SP) ou Ouro Preto (MG) e estados como o Rio de Janeiro, Alagoas e Amapá. Nas apresentações foram destaques alguns problemas decorrentes de modelagens equivocadas que trouxeram prejuízos aos usuários.

Em outra abordagem, foram mostrados itens necessários ao equilíbrio tarifário, à preservação do valor da tarifa de acordo com a capacidade histórica de pagamento por parte da população, além de todos os cuidados para garantir a qualidade dos serviços.

Camila Scucato, superintendente executiva do Paranacidade, reforçou que o corpo técnico da entidade, responsável pelo suporte técnico e fiscalização dos processos de implantação do Novo Marco do Saneamento, disse que ela está preparada para vencer os desafios junto com os municípios. “O nosso alvo, sempre em parcerias fortes, é o de oferecer um suporte de qualidade aos municípios para implementar as ações previstas no plano do governador Ratinho Junior”, acrescentou.

PRESENÇAS – O Fórum contou com a presença do presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Júnior Weiller, do deputado federal Beto Preto, dos deputados estaduais Moacyr Fadel e Luís Corti; e de vereadores e representantes das cidades envolvidas.

Fonte: AEN

Reforma tributária sai neste ano, 'mas não posso dizer em quantos meses', diz Tebet.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta segunda (13) que uma proposta de reforma tributária deve ser aprovada neste ano pelo Congresso, mas que não pode "dizer em quantos meses".

No início do mês, Tebet havia afirmado, após reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que a discussão do projeto de prolongaria no Legislativo por ao menos seis meses.

A afirmação contrasta com a do titular da Fazenda, Fernando Haddad, e com a do vice-presidente Geraldo Alckmin --ambos dizem que a proposta poderia ser aprovada ainda no primeiro semestre deste ano.

Lira e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), devem se reunir para discutir os detalhes do rito. O alagoano já sinalizou disposição para levar o texto ao plenário entre 60 e 90 dias.

A reforma tributária foi escolhida como a uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro semestre no Congresso. É provável que essa seja a primeira PEC (proposta de emenda à Constituição) de interesse do Palácio do Planalto a ser votada no Legislativo.

Durante participação por vídeo um de evento da Amcham (Câmara Americana de Comércio para o Brasil) nesta segunda, Tebet afirmou ainda que, pela primeira vez nos últimos três anos, há condições para um consenso entre os governadores de todos os estados em torno da PEC 45, de Bernard Appy, hoje secretário especial da Fazenda para o tema.

A PEC foi apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e substitui cinco tributos atuais (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

A ministra do Planejamento disse que, durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL), faltou vontade do Executivo, já que as condições já eram favoráveis, como são agora. "Foi uma pauta em que me enganei como senadora, mas não encontrei interlocução com o Ministério da Economia".

Hoje, contudo, nove estados são governados pela oposição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que pode dificultar as discussões. "Nenhuma reforma será aprovada sem consenso".
De acordo com Tebet, o governo Lula vê essa reforma como uma "bala de prata" para desburocratizar a iniciativa privada e acelerar o crescimento e a geração de emprego.

Para a ministra, mudanças na tributação sobre a renda devem requerer mais diálogo. “O projeto aprovado pela Câmara precisa de ajustes no Senado. ”

Pesquisa da Amcham com 465 executivos divulgada nesta segunda, porém, aponta que 66% dos respondentes dizem não acreditar ou não estar otimista com as chances de aprovação de alterações no sistema tributário.

Apesar de pessimistas em relação ao sucesso da atual gestão, 68% dos empresários ouvidos pela Amcham concordam que reformar o sistema tributário deve ser medida prioritária para este mandato.

O CEO da Amcham, Dirceu Pinto, afirmou que o pessimismo do empresariado encontra lastro pelo histórico de frustração no debate da reforma.
Um novo sistema de tributos e taxas está em discussão no país desde 1990 sem grandes avanços.

Ministra critica gastos desnecessários e diz que Brasil precisa fazer "dever de casa" para economia decolar Tebet afirmou ainda que o governo precisa fazer "o dever de casa" para a economia decolar e criticou o que chamou de gastos desnecessários, acrescentando ter como missão evitar turbulências e identificar melhores rotas e caminhos para garantir previsibilidade e estabilidade.

"Nós temos um déficit fiscal insustentável; isso impede o crescimento sustentável duradouro do Brasil", disse a ministra durante o evento da Amcham.

Diante desse cenário, afirmou Tebet, o governo vai trabalhar na revisão de gastos, porque tem "responsabilidade fiscal", e na eficiência das políticas públicas, de forma a parar de "enxugar gelo" e gastar sem saber onde se quer chegar.

"O Brasil gasta muito e gasta mal. Nós temos que analisar caso a caso qual o impacto de cada programa, de cada projeto, de cada ação, avaliar as políticas públicas e evitar gastos desnecessários", disse Tebet.

No entanto, "além do dever de casa de diminuir esse déficit fiscal, nós temos que investir no social", ponderou a ministra, dizendo que toda a população brasileira deve constar no Orçamento, mas cada uma "na proporcionalidade de suas necessidades", de forma que os mais vulneráveis recebam mais atenção.

As falas de Tebet sobre a conjuntura fiscal do país vieram em meio a grandes preocupações do mercado financeiro com a responsabilidade fiscal do novo governo na conduta das contas públicas, uma vez que a administração petista é vista como mais desenvolvimentista.

Haddad apresentou em janeiro um plano de ajuste de até R$ 242,7 bilhões nas contas de 2023, o que, na visão do ministro, poderia fazer o resultado primário reverter o déficit previsto atualmente e fechar o ano no azul. No entanto, ele próprio apontou a possibilidade de haver frustração em parte das iniciativas.

Tebet, vista pelos mercados como de perfil fiscalmente mais moderado do que o de Haddad, voltou a dizer nesta segunda-feira que pode ter sido chamada por Lula para o cargo por ter "visão um pouco diferente" de outros integrantes da equipe econômica no que diz respeito ao fiscal, e fez um aceno ao mercado financeiro ao dizer que sua pasta buscará articular com o setor.

"Nós vamos articular em todos os níveis de governo, com os ministérios, com o Congresso Nacional, com o Poder Judiciário, mas também com o mercado, com a academia, com a sociedade civil organizada", afirmou Tebet.

Fonte Paraná Portal

Salário mínimo deve ter novo aumento em maio, diz ministro.

O salário mínimo brasileiro deve receber um novo aumento ainda em 2023. A informação foi confirmada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em entrevista à TV Brasil.

O último reajuste do salário mínimo passou a valer no dia 1º de janeiro, quando o piso nacional subiu para R$ 1.302. O novo aumento está previsto para o dia 1º de maio.

No entanto, para que o reajuste seja confirmado, é necessário que exista espaço fiscal. O aumento do salário mínimo precisa ser compensado com o aumento de receitas.

Na entrevista à TV Brasil, o ministro do Trabalho e Emprego também afirmou que uma das prioridades do governo federal é retomar a Política de Valorização do Salário Mínimo.

Segundo Luiz Marinho, que foi ministro do Trabalho entre 2005 e 2007, a estratégia trouxe bons resultados nos governos anteriores de Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele afirma que é possível aumentar os salários e a renda, gerar empregos e controlar a inflação. A medida traz previsibilidade e credibilidade, o que auxilia os empresários e os governos.

Paralelamente, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou o objetivo de gerar vagas formais de trabalho com a retomada das cerca de 14 mil obras paradas no Brasil.

*Com informações da BandNews FM

Partidos vão receber R$ 1,8 bi de fundo público.


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu em R$ 1.185.493.562,00 o limite de dotação do Fundo Partidário para de 2023. O valor está previsto na Portaria nº 74, publicada na semana passada no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com os critérios estabelecidos pela Emenda Constitucional n° 97/2017, para receber recursos do Fundo Partidário em 2023, os partidos deveriam obter nas eleições de 2022 pelo menos 2% dos votos válidos, com no mínimo 1% da votação em nove estados ou, ainda, garantir a eleição de ao menos 11 deputados federais distribuídos em nove estados.

Assim, dos 28 entes políticos que lançaram candidaturas na eleição do ano passado, somente 13 partidos e federações partidárias alcançaram a chamada cláusula de desempenho prevista para o pleito: as federações FE Brasil (PT/PCdoB/PV), PSDB/Cidadania e PSOL/Rede, bem como os partidos Avante, MDB, PDT, PL, Podemos, Progressistas, PSB, PSD, Republicanos e União Brasil.

As demais 15 agremiações continuarão a existir, porém não receberão nada do Fundo a partir deste mês de fevereiro, quando entrou em vigor a nova legislatura nacional.

Caso desejem, ainda é possível realizar fusões, incorporações ou mesmo constituir federações com outros partidos que tiveram melhor resultado nas urnas.
Orçamento
O Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, denominado Fundo Partidário, é constituído por dotações orçamentárias da União, multas, penalidades, doações e outros recursos financeiros que lhes forem atribuídos por lei.

Ele é repassado mensalmente às siglas, em forma de duodécimos, para o custeio de despesas cotidianas como pagamento de salários de funcionários, contas de água e luz, passagens aéreas, aluguéis, entre outras.
Distribuição
Em 2022, de acordo com informações do TSE, dos 32 partidos que possuem registro junto à Corte, 24 foram agraciados com recursos do Fundo, que teve valor superior a R$ 1 bilhão. Desse montante, R$ 986 milhões foram distribuídos ao longo do ano regularmente nas respectivas contas partidárias, além de outros 18 milhões que foram repassados por meio de depósitos judiciais.
Do total inicial previsto no orçamento– R$ 1,03 bilhão –, cerca de R$ 25 milhões não chegaram até os cofres partidários em função da suspensão de cotas do Fundo decorrentes de sanções aplicadas em processos de prestação de contas de algumas siglas.

Entre os partidos agraciados com os valores do duodécimo e multas, os maiores recursos foram destinados ao União Brasil (R$ 166,7 milhões), PT (R$ 103,8 milhões) e PSDB (R$ 67,6 milhões). Por outro lado, os menores montantes foram distribuídos ao Cidadania (R$ 16,32 milhões), PSL (R$ 9,5 milhões) e Democratas (R$ 3,9 milhões) – em fevereiro de 2022, o TSE aprovou por unanimidade a criação do União Brasil, fruto da fusão entre PSL e Democratas.
Fonte BP

Na Flórida, Bolsonaro anuncia volta ao Brasil e diz que ‘missão não acabou’.

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro participou na noite do sábado, 11, de evento na igreja evangélica Church of All Nations (Igreja de Todas as Nações) em Boca Raton, na Flórida, Estados Unidos. Em seu discurso, o ex-mandatário afirmou que a sua “missão não acabou” e que pretende voltar ao Brasil “nas próximas semanas”. Sem manifestar solidariedade ao povo yanomami, ele disse que a terra indígena é alvo de “muitos interesses” por conta de riquezas naturais que existem sob ela em Roraima.

“É uma satisfação muito grande a forma como vocês tem me tratado, em qualquer lugar desse mundo. Isso não tem preço. Ainda mais para quem, pelo menos diante do TSE, não conseguiu ser reeleito”, disse Bolsonaro, ao ouvir vaias da plateia contra o Tribunal Superior Eleitoral. “Todos nós temos uma missão aqui na Terra. E a minha missão ainda não acabou”, prosseguiu.

Bolsonaro também falou que quer colaborar com a direita brasileira. “No momento não temos uma liderança da direita nacional. Temos regional. Esse pessoal vai crescendo. Nós vamos nos fortalecer. Nós voltaremos. A nossa vocação é ser mais que extensão, na verdade, uma grande nação. Olha o que Israel não tem, e veja o que eles são. Olha o que nós temos, e o que nós não somos”, disse.

O ex-presidente também ressaltou “riquezas imensuráveis” que, segundo ele, existem debaixo da Terra Indígena Yanomami. A crise humanitária na região se agravou durante o governo Bolsonaro, criticado por conivência com o garimpo e com o desmatamento em Roraima.

“Estou aqui em um país que eu sempre admirei, os Estados Unidos. Um país que tem apenas 1 milhão de km² a mais que o nosso Brasil. Mas se fizermos a comparação do Brasil até mesmo com a Rússia, ninguém tem o que nós temos. No Estado de Roraima, lá tem uma tabela periódica debaixo da terra. E essa questão Yanomami… agora, a intenção não era atender a esses, porque ali está misturado: 40% da terra Yanomami é do Brasil, 60%, da Venezuela. Uma região ourífera, de riquezas imensuráveis”, afirmou o político, sem deixar claro quem devia ser atendido ou não.

E completou: “Se não tivesse riqueza lá, não seria demarcado como terra indígena. Os interesses são muitos. Não há interesse em ajudar a população. Eles são exatamente iguais a nós. Têm o mesmo sentimento, o mesmo destino. E são o povo mais pobre no solo mais rico do mundo. ”

O ex-presidente viajou aos Estados Unidos no penúltimo dia de seu mandato, após a derrota inédita ao tentar se reeleger em 2022. Bolsonaro, porém, pretende voltar ao Brasil e se posicionar como o principal líder da direita e da oposição ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Mesmo no exterior, ele atuou na disputa pela Presidência do Senado, no início deste mês, em favor de seu ex-ministro, o senador Rogério Marinho (PL), mas não obteve sucesso. O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito com 49 votos favoráveis, de um total de 81.

Antes de começar a discursar, Bolsonaro foi aplaudido e chamado de “mito” pelos participantes. E chorou. “Não interessa o que vem acontecer comigo aqui ou no Brasil. Ou da forma se porventura algo acontecer. A nossa geração já faz parte da história do Brasil. O Brasil esquecido, roubado, saqueado e desrespeitado. Conseguimos ao longo de quatro anos, juntos, mostrar e despertar no coração do povo brasileiro os seus reais sentimentos”, prosseguiu Bolsonaro, em seu discurso na igreja.

O ex-presidente disparou críticas ao atual governo e pontuou feitos de seu mandato. “Compare os meus ministros com os atuais ministros. Muitos não são ministros, são réus. A conta, todos vão pagar. Até quem fez aquele L de ladrão”, provocou.

Bolsonaro alegou também não ter errado nenhuma das observações que fez durante a pandemia do novo coronavírus – apesar de ter recomendado tratamentos considerados ineficazes contra a covid-19 e ter desestimulado a vacinação.