Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

07/12/2021 *--* Deus é Fiel!!!

                  Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Prefeitura de Santa Maria do Oeste está resolvendo problema antigo da cidade e trocando todas as lâmpadas das vias públicas que estão queimadas.

A Prefeitura de Santa Maria do Oeste está de parabéns e está solucionando uma reclamação antiga dos munícipes, a iluminação pública municipal, pois muitas lâmpadas estavam com defeitos ou queimadas, visando uma melhor qualidade das vias no geral em modo noturno a prefeitura vem se dedicando as trocas destas lâmpadas sendo que já realizou as trocas em São Manoel e agora está realizando o serviço na área central da cidade, sendo que está era uma reclamação da população que mais uma vez o Prefeito Oscar, juntamente da equipe da Prefeitura Municipal estão resolvendo da maneira  mais eficiente possível.


Genro ameaça atear fogo no carro da sogra na cidade de Pitanga.

  No dia 06 de dezembro de 2021, as 22 horas, atendendo solicitação de uma senhora, a equipe deslocou a Rua Prefeito José Grande, onde, relatou a solicitante que, seu genro, um homem de 28 anos chegou a seu portão lhe fez ameaças, dizendo que iria atear fogo no veículo na família na garagem, relatou não ser a primeira vez que o fato ocorre, que já registrou outros boletins sobre o fato, quando da chegada da equipe no local o mesmo já havia se evadido em uma motocicleta, a solicitante foi orientada e realizado patrulhamento no intuito de localizar, porém sem êxito até a lavratura do boletim de ocorrência.

Fonte: Polícia Militar.

Desentendimento entre vereadores acaba com presidente da Câmara de Vereadores de Laranjal tendo que solicitar apoio policial.

  Em data de 06/12/2021 por volta das 11h20min a equipe foi solicitada pelo presidente da câmara de vereadores de laranjal, com a equipe no local este passou a relatar que durante seção nestes dois vereadores, após uma desinteligência teriam trocado ofensas e que em dado momento um dos envolvidos teria dado um chute vindo a quebrar uma garrafa térmica, e que a partir de então houve uma troca de xingamentos por ambas as partes. Em contato com uma das partes um homem de 46 anos, este relatou para a equipe que o outro envolvido teria desferido um chute, que veio a acertar a garrafa de café, enquanto o mesmo estaria enchendo um copo da bebida e que estaria com ânimos alterados querendo intimidar o mesmo. Então ouvido a outra parte um homem de 48 anos, onde este passou a declarar que durante a sessão o outro envolvido teria deferindo-lhe alguns xingamentos, momento que exaltado veio a chutar a garrafa de café, quando o outro envolvido o fez menção de estar de posse de uma arma branca do tipo faca ameaçando-lhe. Diante dos fatos narrados a equipe realizou as orientações cabíveis, sendo que todas as partes envolvidas acabaram por decidir posteriormente acerca da representação dos fatos.

Fonte: Polícia Militar.

4ºCRPM – POLICIAIS DO 4º CRPM RECEBEM PRÊMIO NO RIO DE JANEIRO.

A 1º Ten. QEOPM Gisléia, lotada na 8ª CIPM e o 2º Sgt. Maximillian, lotado na P/3 do 4º CRPM receberam na capital do Rio de Janeiro o prêmio do II Concurso Nacional de Artigos Científicos para profissionais da segurança pública. O artigo da Tenente Gisléia, com o título “Sou Mulher e Policial Militar: problematizações acerca da presença de mulheres em meio à Corporação Militar do Estado do Paraná” ficou em 1º lugar no eixo VI “História da Polícia Militar” e o artigo do Sargento Maximillian, com o título “A Geografia da Polícia Militar do Paraná: conceitos espaciais na aplicação do policiamento” ficou em 2º lugar no eixo II “Gestão Operacional”.

O concurso foi promovido pela Coordenadoria de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro e teve a participação de vários Estados da Federação, reunindo 120 artigos na competição. No Quartel General da PMERJ, os PM’s vencedores nos 5 eixos apresentaram suas pesquisas ao público presente e, após, participaram da solenidade de premiação, congratulando-se junto aos demais presentes no evento.

A iniciativa da PMERJ fomenta a pesquisa científica por Policiais Militares, reunindo saberes de diferentes áreas e a vivência policial-militar. É satisfatório que a PMPR tenha se destacado junto aos demais entes federados no concurso, demonstrando o elevado nível técnico e científico da tropa.

 

Fontes: Cap. QOPM Fabian Borges Ogura,

Oficial Comunicação Social do 4º CRPM.

 

Cb. QPM 1-0 Patrícia Angelita Mazur,

Auxiliar Comunicação Social do 4º CRPM.



PCPR prende suspeitos de homicídio.


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens, de 18 e 32 anos, suspeitos de homicídio em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, no dia 18 de dezembro de 2020. A dupla é investigada pelo assassinato de Luiz Carlos Mendes, de 41, que ocorreu no dia 5 de dezembro. 

O crime aconteceu no bairro Capela Velha, em Araucária. Uma discussão teria ocorrido entre a vítima e os suspeitos. Após a briga os homens se armaram com facas e golpearam Mendes. 

Fonte: PCPR

Puxado pela região de Guarapuava, Paraná lidera produção nacional de cevada.

Paloma Detlinger é parte da quarta geração de famílias eslavo-germânicas que se estabeleceram nas colônias que formam a comunidade de Entre Rios, em Guarapuava, na região Central do Estado. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o início do regime soviético, trouxeram na bagagem uma farta experiência na agricultura e muita disposição para trabalhar nas terras do novo País.


Foi assim que ajudaram a construir uma das regiões mais produtivas do Estado e do Brasil, que se destaca principalmente na produção de grãos. Um deles tem especial relevância: a cevada, matéria-prima do malte utilizado na fabricação de cerveja. É da Colônia Entre Rios que sai grande parte do malte consumido pela indústria cervejeira brasileira.


A cevada é uma cultura de inverno, com plantio iniciado em julho e a colheita em novembro. A região de Guarapuava, que tem um inverno rigoroso, onde o grão se adaptou bem, o cultivo é impulsionado pela Cooperativa Agrária, fundada pelos imigrantes europeus. Praticamente todo o plantio na região é feito pelos cooperados, que vendem a produção para a própria Agrária. Em Grandes Rios, está a Agrária Malte, a maior maltaria da América Latina, responsável por 30% da demanda nacional.


E graças a isso o Paraná lidera com folga a produção nacional de cevada. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado respondeu por quase 62% da área cultivada e por 72% da produção do grão no Brasil em 2020. De acordo com as estatísticas da Produção Agrícola Municipal (PAM), a área plantada no Estado no ano passado chegou a 64.375 hectares, e no País somou 104.413 hectares.


Foram colhidas, no Estado, 278.661 toneladas do grão, enquanto a produção nacional somou 387.146 toneladas em 2020. A produtividade da cevada paranaense também é superior à nacional. Ainda segundo a PAM, cada hectare plantado no Estado produziu 4.329 quilogramas de cevada. No Brasil, o rendimento médio foi de 3.709 kg/hec.


Na safra de 2020/2021, que está terminando de ser colhida agora, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento estima o plantio de 76 mil hectares e a colheita prevista é de 320 mil toneladas. O Núcleo Regional de Guarapuava responde por cerca de 65% desse volume, com o cultivo de 45,5 mil hectares e previsão de colher 206 mil toneladas do grão. O cereal também é produzido nos Campos Gerais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Sul e no Sudoeste do Estado.


NEGÓCIO FAMILIAR – No caso de Paloma, tanto a família paterna como a materna têm tradição de décadas no cultivo. Para ela, porém, esta foi a primeira safra colhida. Após a morte do pai, há quatro anos, ela abriu mão de um doutorado em Química para assumir a propriedade junto com a mãe. Além da cevada, também cultiva outros grãos, como soja, milho e aveia preta.


“Meu avô, que é imigrante e pioneiro da cooperativa, iniciou o cultivo junto com a produção de malte pela Agrária. Meu pai começou a trabalhar com ele aos 14 anos e continuou na cultura a vida toda. Logo depois que ele faleceu, minha mãe e eu assumimos a propriedade, mas paramos a produção de cevada depois que uma chuva de granizo acabou com a produção”, conta Paloma.


As duas retomaram nesta safra, com 40 hectares cultivados com o cereal, uma parte dos 130 hectares da família, divididos entre uma propriedade na colônia Entre Rios e outra no município vizinho de Pinhão. Em sua primeira safra, Paloma colheu 4,5 mil quilogramas de cevada por hectare, produtividade superior à média do Estado.


“Minha mãe e eu não entendíamos nada de lavoura, éramos de áreas totalmente diferentes, e na primeira vez só plantávamos soja e milho. Até que nos encorajamos a cultivar cevada porque os bancos começaram a oferecer seguro para cereais de inverno. Este ano colhemos nossa primeira safra própria, tivemos bom resultado, com grande produtividade e boa qualidade cervejeira. Daqui para frente, a ideia é plantar sempre”, diz.


Do outro lado, na família materna, a cevada também esteve presente, e também pelas mãos de uma mulher. Após a morte do marido na Segunda Guerra, a bisavó de Paloma imigrou da Croácia com os cinco filhos pequenos. A família começou a cultivar arroz na nova terra, para alguns anos depois começar a plantar trigo e cevada, processo totalmente manual na época.


O avô, Siegfried Milla, que chegou ao Brasil com 13 anos, continuou com esse trabalho até a aposentadoria, e hoje vê os filhos e os netos mantendo as lavouras. “Quando chegamos, a terra era arada com cavalo, nada de trator. A cooperativa nem existia, foi fundada muitos anos depois, era tudo muito diferente no começo”, conta ele, hoje com 80 anos.


“As primeiras sementes foram trazidas por um agricultor de Porto União para tratar os porcos, a criação. Depois de um tempo foi trocada para outro tipo, pela cevada cervejeira, e aí começou a dar certo. Agora, tudo se modernizou, principalmente o maquinário. Antigamente levava um mês para plantar, hoje se planta 30 hectares em um dia com uma máquina grande”, destaca Milla.


Para Paloma, a mudança na carreira para se dedicar ao cultivo da cevada e de outras culturas, seguindo a tradição familiar, foi uma decisão acertada – ela chegou a abrir mão de uma bolsa de doutorado na Alemanha para trabalhar com agricultura. “Foi o que sempre manteve a renda da nossa família. Na época até fiquei me questionando, mas hoje não me arrependo de ter deixado a vida acadêmica para me dedicar a esse trabalho. Não me vejo mais fazendo outra coisa”, acrescenta.


TECNOLOGIA – Um dos motivos que fazem com que cevada de Guarapuava tenha melhor produtividade que a média nacional e estadual está no trabalho de pesquisa desenvolvido pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa), que pertence à cooperativa.


A Fapa desenvolve, periodicamente, novas cultivares que levam em consideração as necessidades dos produtores e da indústria. São sementes com maior tolerância a doenças, com alta produtividade e alta qualidade de malte, com o objetivo de produzir matéria-prima com a melhor qualidade possível. O processo de melhoramento genético para o desenvolvimento de uma nova cultivar leva, em média, de 10 a 12 anos. 


Márcio Mourão, coordenador da Fapa e da Assistência Técnica da Agrária, destaca que todo esse processo fez com que o cultivo do grão evoluísse exponencialmente desde o início da produção com os primeiros imigrantes. “Foi um processo de evolução técnica em todos os sentidos, desde o melhoramento genético dos materiais, que se tornaram mais produtivos e melhor adaptados para a região, até os insumos e o maquinário utilizado”, explica.


“A pesquisa ajudou a identificar o uso eficiente de fertilizantes e o manejo de produtos químicos para controle de pragas e doenças. Foi uma evolução natural da tecnologia, com adaptação do material para a região”, afirma Mourão. “Tudo isso se soma às boas condições de Guarapuava para o cultivo da cevada. É uma região com inverno rigoroso, de alta altitude e com regime de chuvas bem distribuído. São características que favorecem o crescimento das culturas de inverno”.


NOVA MALTARIA – Um novo projeto, desta vez implantado em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, vai consolidar o Paraná na liderança isolada na produção de cevada. Um pool formado por seis cooperativas confirmou a construção da Maltaria Campos Gerais, cuja primeira etapa deve ser concluída em 2028 e a segunda em 2032.


Juntas, as cooperativas Agrária, Bom Jesus (Lapa), Capal (Arapoti), Castrolanda (Castro), Coopagrícola (Ponta Grossa) e Frísia (Carambeí) devem investir R$ 1,5 bilhão no projeto, que somente na primeira etapa de implantação prevê a produção de 240 mil toneladas de malte por ano, 15% do consumo nacional.


Além do empreendimento em si, o investimento também reflete em toda a cadeia de produção. A área destinada para o plantio da cevada pode chegar a 100 mil hectares, abrangendo diferentes regiões do Estado. É o equivalente a quase toda a área de cultivo do cereal no Brasil atualmente.


SÉRIE – A cevada de Guarapuava faz parte da série de reportagens “Paraná que alimenta o mundo”, produzida pela Agência Estadual de Notícias (AEN). O material mostra o potencial do agronegócio paranaense, com textos publicados sempre às segundas-feiras. A previsão é que as reportagens se estendam até o final de 2021.

Fonte: AEN.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 07/12/2021.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.




Mulher é agredida com socos, chutes e cintadas pelo marido.

Uma mulher foi agredida com socos, chutes e cintadas pelo companheiro em uma residência localizada no Jardim San Raphael VI, em Arapongas. Segundo a Polícia Militar (PM), o autor das agressões foi preso e encaminhado para a delegacia.  


Ao conversar com a PM, a vítima relatou que seu companheiro chegou em casa embriagado, eles começaram a discutir, e durante a briga, o homem a agrediu e fugiu do local.


No entanto, cerca de uma hora e meia depois, por volta das 22 horas, ela informou à equipe que o autor foi até a casa de sua mãe, onde ela estava naquele momento, e a agrediu novamente com chutes. O suspeito foi preso por violência doméstica pela PM de Arapongas. 

Fonte: TN Online.

Mulher fica ferida após levar facadas, no Parque da Raposa.

Uma mulher, de 27 anos, ficou ferida após levar facadas no braço esquerdo enquanto estava no Parque Ecológico da Raposa, em Apucarana.


A vítima contou aos policiais que estava no local quando a mulher chegou e a chamou de amiga e parceira. No entanto, conforme o boletim, ela disse que não era amiga da autora, que ficou nervosa, pegou uma faca e começou a esfaquear o braço da vítima, causando várias lesões.


A mulher foi socorrida por amigos que estavam com ela no parque e foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa). De acordo com o boletim, a vítima não soube explicar o motivo das agressões. 

Fonte: TN Online

Homem é atingido por disparo de arma de fogo.


Um homem foi ferido por um disparo de arma de fogo. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados para prestar atendimento na Avenida Carlos Cavalcanti, região de Uvaranas, em Ponta Grossa.

Segundo informações do boletim de ocorrência, os autores se evadiram do local em um veículo HB20 de cor branca. A Polícia Militar foi acionada e realizou patrulhamento, porém, até o momento não foram localizados.

A vítima de 26 anos, foi encaminhada para a casa hospitalar da cidade.

Fonte: A Rede

Mulher ameaça marido com arma e é detida.

A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência com arma de fogo na rua Antônio Fernando Correia, no bairro Contorno. Uma mulher estava ameaçando o marido com um revólver após terem discutido.


Na casa foram encontradas duas armas calibre 380, com carregadores e munições que pertenciam ao proprietário da residência. Todos os objetos foram apreendidos por serem ilegais.


A mulher foi detida e encaminhada para a 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa.

Fonte: site A Rede

Casal de idosos brigam e neto aciona a PM.

O neto de um casal de idosos acionou a Polícia Militar (PM), de Apucarana, após presenciar uma briga entre os avós. A ocorrência foi registrada no Núcleo Habitacional Marcos Freire. 


A equipe foi até o local e conversou com a mulher, de 70 anos, que contou aos policiais que passou a tarde bebendo com seu ex-marido, de 66 anos, em um certo momento, ele a xingou. Por conta do xingamento, de acordo com o boletim, o casal começou a brigar e o neto interviu. 


Conforme o boletim, o idoso não estava mais na casa e a vítima, que não possuía lesão aparente, foi orientada.

Fonte: TN Online.

Homem invade residência e executa pai e filha.

Na tarde deste domingo, a Polícia Militar da cidade de Reserva, região dos Campos Gerais, foi acionada para verificar uma informação de disparo de arma de fogo. A ocorrência foi registrada no bairro Baixa Funda, nas proximidades da Serra da Laranjeira.


Segundo informações da Polícia Civil, um homem invadiu uma residência e efetuou disparos de arma de fogo contra sua ex-companheira e seu ex-sogro, ambos morreram ainda no local. Uma terceira pessoa foi baleada, se trata do ex-cunhado do autor, ele foi socorrido e encaminhado com ferimentos moderados até o Pronto Atendimento da cidade.


O autor se evadiu do local com um veículo Renault Clio Sedan de cor escura. Até o momento ele não foi localizado pelas autoridades.


As vítimas foram identificadas sendo Pedro Speke e Adriane Speke. Os corpos foram recolhidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal de Ponta Grossa.

Fonte: A Rede.

Colisão entre BMW e moto Honda Fan deixa duas vítimas em estado gravíssimo na BR-277.

equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para darem atendimento a vítimas de um grave acidente de trânsito na BR-277.


No local havia dois motociclistas em solo, o primeiro que foi identificado como M. W. P. D. C. foi rapidamente imobilizado e encaminhado para a ambulância do Siate e encaminhado às pressas ao pronto socorro do Hospital Municipal com apoio de uma das moto-ambulâncias do Samu.


O segundo, ainda em solo, precisou ser reanimado no meio da BR-277 e na sequência também foi encaminhado às pressas para o pronto socorro do Hospital Municipal.


Segundo as informações, o veículo BMW de cor branca acabou colidindo na traseira da motocicleta Honda Fan 125 de cor vermelha, ejetando os dois ocupantes da moto e os arrastando por um certo trecho.


A PRF esteve no local para realizar o registro da ocorrência.

Fonte e foto: Oops Notícia Foz na Hora.

Reino Unido e Dinamarca registram alta de casos de Ômicron.

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) confirmou 86 novos casos da Ômicron neste domingo, dia 5, elevando o total para 246. Já na Dinamarca, as autoridades relataram 183 infecções pela cepa ante 18 contabilizadas na sexta-feira. Ambas as nações são amplamente vistas como líderes em sequenciamento e testes genômicos, o que lhes dá uma vantagem no rastreamento da disseminação do vírus e de suas mutações, publicou o The New York Times. Ainda de acordo com o jornal americano, a mutação da covid-19 já foi identificada em 45 países.


Mais cedo, em entrevista à CNN americana, o conselheiro da Casa Branca para infectologia, Anthony Fauci, informou que cerca de um terço dos Estados americanos já registraram infecções pela Ômicron. No entanto, disse que os primeiros sinais sobre a gravidade da variante, vindos da África do Sul, são “um tanto encorajadores”. “Até agora a cepa não parece ter um grande grau de severidade”, afirmou, mas acrescentou que é muito cedo para tirar conclusões definitivas e que mais estudos são necessários.


Henrik Ullum, diretor do Statens Serum Institut, centro de referência para doenças infecciosas na Dinamarca, vê com cautela o avanço da variante. “Estamos vendo um aumento preocupante no número de infectados com Ômicron na Dinamarca. Agora existem cadeias de infecção em andamento, onde a transmissão é observada entre pessoas que não viajaram ou têm ligações com viajantes”, disse.

 Fonte: CGN com agências internacionais.

Sancionada lei que reconhece atividade de compositor como profissão artística.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que reconhece a atividade de compositor como profissão artística.


De acordo com a norma, compositor é o autor de obras musicais, com ou sem letra, que sejam expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, conhecido ou que se invente no futuro.


A Lei 14.258/21 foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (6).


O texto é originário do Projeto de Lei 4308/12, do Senado, aprovado em outubro pela Câmara dos Deputados.


O Dia do Compositor Brasileiro é celebrado anualmente em 7 de outubro.

Reportagem – Noéli Nobre

Edição – Marcia Becker

Governo do Estado propõe piso salarial de R$ 5,5 mil para todos os professores da rede pública.

Nenhum dos mais de 66 mil professores vinculados à rede estadual de educação vai receber menos de R$ 5.545 por mês a partir de janeiro de 2022. O incremento em relação ao atual piso salarial em vigor no Estado (R$ 3.730) para 40 horas/aulas semanais é de 48,7% e vai beneficiar mais de 22,4 mil profissionais em começo de carreira, entre servidores efetivos e temporários, além de ter reflexo na remuneração dos demais docentes que pertencem a outras classes salariais.


A nova base de vencimentos, anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta segunda-feira (6) durante evento no Palácio Iguaçu, integra um pacote de ações construído pelo Governo do Estado como forma de valorizar o magistério e dar prosseguimento ao processo que busca fazer do Paraná o estado com o melhor sistema educacional público do País.


O projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa contempla ainda a manutenção do pagamento do vale-transporte (R$ 842), implantação de gratificação de R$ 800 a partir de janeiro e a manutenção do atual mecanismo de progressão de carreira. O investimento é de R$ 674,4 milhões e conta com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).


“É um dos maiores aumentos salariais do País já oferecidos para a categoria. Queremos com isso valorizar cada vez mais nossos professores, profissionais que passaram toda a pandemia buscando saídas e estratégias para oferecer o melhor ensino para os nossos alunos. Eles são os responsáveis pelo futuro do Paraná, então nada melhor do que remunerá-los da melhor forma possível”, afirmou o governador.

Ratinho Junior lembrou que essa é mais uma medida na estratégia de fazer com que o Paraná tenha a melhor educação do Brasil – o Estado saltou do 7º para o 3º lugar no ranking nacional segundo levantamento mais recente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele citou, ainda, programas já implementados pela rede pública, como o oferecimento de aulas de robótica, programação, línguas e educação financeira, entre outros, além da possibilidade de intercâmbios internacionais por meio do projeto Ganhando o Mundo, como iniciativas que modernizaram o sistema de ensino paranaense.


“Esse novo piso equivale a cerca de oito anos na progressão salarial de um professor. Ou seja, o Governo do Estado está antecipando o reajuste, oferecendo um salário que eles só receberiam próximo a 2030. E vale ressaltar que tudo isso será implementado sem colocar em risco a saúde financeira do Estado, acompanhando um planejamento da Secretaria da Educação e do Esporte em parceria com a Secretaria da Fazenda”, destacou Ratinho Junior.


O objetivo do governo, explicou o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, é tornar o início da carreira no magistério público ainda mais atraente, equiparando os vencimentos base dos trabalhadores temporários, do Processo Seletivo Simplificado (PSS), ao do Quadro Próprio do Magistério (QPM), atendendo a uma demanda histórica da categoria.

“Estamos falando de algo muito significativo, nivelando o ponto de partida de todos os professores do Paraná. Além disso, ao todo, no ano que vem, cada professor receberá quase R$ 10 mil em gratificações, com um reajuste médio para toda a categoria de 20%. Isso sem mexer em nenhum direito dos profissionais”, comentou Feder.


A proposta estadual contempla outras duas adequações às legislações vigentes no País. A pedido do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o vale-transporte deixa de ser pago durante o período de férias dos professores e também não terá mais reflexo sobre o 13º salário. Já como forma de unificação dos regimentos trabalhistas, o adicional noturno passará a ser contabilizado a partir das 22 horas.

Fonte: AEN.