Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 24 de dezembro de 2022

24/12/2022 *--* VÉSPERA DE NATAL!!!

         Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

VÉSPERA DE NATAL!!!


Qual a origem do Natal?

No século IV o Papa Júlio 1º determinou 25 de dezembro como o dia oficial do Natal, com o intuito de tornar a comemoração ligada ao cristianismo. Isso ocorreu porque desde o passado as festas nessa época do ano já eram comuns pelas religiões pagãs. 

Tanto é que os moradores da Roma Antiga festejavam a Saturnália em dezembro, um evento em homenagem ao deus Saturno. O mesmo acontecia com outras civilizações, que comemoravam o ciclo solar e agrícola na data, a qual marca o solstício de inverno no hemisfério norte. 

Como surgiram os símbolos natalinos?

Apesar das várias lendas em torno do Natal, há também a versão realística sobre a origem das árvores, decoração e até sobre o Papai Noel. Para as crianças, pode ser mais interessante que elas continuem com a versão dos contos, mas mesmo assim é válido se informar um pouco mais sobre a verdadeira história de Natal. 

Presépio

O presépio tem um significado religioso, pois representa o nascimento de Cristo. Por isso, vários elementos e personagens da história bíblica estão presentes nas típicas "maquetes": o menino Jesus, os Reis Magos e até os animais que presenciaram o momento. 

De acordo com o saber popular, foi São Francisco de Assis que criou o presépio, na intenção de mostrar de maneira teatral como ocorreu o nascimento de Jesus numa manjedoura. Acredita-se que tenha ocorrido por volta de 1223 (século XIII), a partir da autorização do papa da época.

Árvore de Natal

Nós sabemos que o Natal chegou quando começam a surgir várias árvores natalinas pela cidade. Há controvérsias sobre o surgimento do símbolo, entretanto a maioria acredita que ele seja originado de algum país europeu, já na idade moderna.

Vale ressaltar que desde o período do Império Romano as pessoas costumavam decorar as árvores em datas festivas. A tradição de enfeitar um pinheiro durante o fim do ano vem dos costumes de religiões pagãs, que posteriormente foi adaptada ao cristianismo.

Papai Noel

Pode-se dizer que o verdadeiro nome do bom velhinho é Nicolau Taumaturgo, pois foi a partir desse bispo cristão que a ideia do Papai Noel passou a ser disseminada. São Nicolau viveu na Ásia Menor (Turquia), entre os séculos III d.C. e IV d.C. Os registros afirmam que ele era muito bondoso e presenteava as crianças no dia do próprio aniversário, 6 de dezembro.

Ideias de histórias de Natal para as crianças:

1) A Pequena Vendedora de Fósforos:
 
Era véspera de Natal e a neve caía enquanto uma garotinha órfã andava pela cidade. Todas as famílias estavam em casa comemorando a data natalina, mas ela tentava vender as caixinhas de fósforos e conseguir algo para comer. A menina começa a ficar desanimada, já que ninguém comprava o produto, e decide acender os fósforos e se deixar levar pela imaginação. 

2) O Soldadinho de Chumbo:

A história do Quebra Nozes também pode complementar o conto do Soldadinho de Chumbo, já que ambas se passam no Natal. Neste caso, um garotinho ganhou vários soldadinhos feitos de chumbo, mas o último da caixa tinha apenas uma perna e acabou sendo ignorado. Entretanto, isso não intimidava o próprio brinquedo, que acabou se apaixonando por uma boneca bailarina que ficava na ponta de um pé só.

3) Natal na Floresta:

O Natal também é celebrado pelos animais! Principalmente pelo urso Bernardo, que não consegue conter a animação para o Natal e acorda todos os bichos da floresta para comemorar com ele. O urso só não imaginava que os amigos não estavam no mesmo clima natalino, o que faz com que ele precise improvisar a comemoração. 

Fonte: Querobolsa.com

Veja as fotos e os vídeos do encerramento da Fest’Oeste de Santa Maria do Oeste.

Na data de ontem dia 23/12 ocorreu o encerramento da grandiosa Fest’Oeste em Santa Maria do Oeste. Todos os organizadores deste magnifico evento estão de parabéns pela sua organização, em especial o Prefeito Oscar Delgado e seu Vice Jorandir e toda a sua equipe que trabalharam incansavelmente para que esta festa linda ocorresse.











Boi da raça Brangus é furtado de propriedade em Pitanga.


 No dia 23 de dezembro de 2022 as 14H30MIN compareceu a solicitante que relatou a este policial que na sua fazenda  localizada  na localidade Taguaruçu foi furtado um bezerro de 5 meses de cruzamento industrial raça brangus, com um brinco verde de número 12, relatou que seu funcionário deu por falta do animal na quarta feira dia 21 de dezembro de 2022, a solicitante foi orientada quanto os procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

VENHA PARA O RESTAURANTE TROPICAL VOCÊ TAMBÉM!!!


Em Santa Maria do Oeste na frente do escritório da advocacia Bronholo você encontra o RESTAURANTE TROPICAL com a melhor comida caseira da região, venha e aproveite!!!

Anvisa aprova venda em farmácias do medicamento molnupiravir, usado contra covid.

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda do medicamento molnupiravir em farmácias e hospitais privados do País. O antiviral da fabricante MSD é usado no tratamento contra a covid-19.


A decisão foi unânime e prevê que a venda em farmácias seja realizada com retenção de receita, com uma via da Receita de Controle Especial retida no estabelecimento e orientação do farmacêutico ao paciente sobre o uso correto do medicamento, que será vendido sob o nome comercial de Lagevrio.


O remédio é indicado para o tratamento da covid-19 leve à moderada em adultos com infecção confirmada e risco de agravamento da doença, incluindo risco aumentado de hospitalização ou morte. O medicamento deve ser administrado assim que possível, após o resultado positivo do teste e avaliação médica e no prazo de cinco dias após o início dos sintomas.


A Anvisa ressalta que o molnupiravir não está autorizado para tratamento de pacientes com menos de 18 anos, doentes já hospitalizados com covid-19 nem deve ser usado como prevenção da covid. O medicamento também não deve ser usado por mulheres gestantes porque pode causar danos ao feto. A droga não deve ser tomada por mais de cinco dias consecutivos.


A fabricante MSD afirmou que o medicamento estará disponível “entre janeiro e fevereiro em hospitais, clínicas oncológicas e farmácias que já manifestaram interesse em adquirir o produto”. Disse ainda que o custo médio do tratamento será de R$ 1,7 mil por paciente.


Em nota, o diretor da Unidade de Negócios de Infectologia da MSD, Mário Ferrari, afirmou que a chegada do medicamento poderá beneficiar pacientes com risco de agravamento de covid, como “imunodeprimidos, com câncer ativo ou outras doenças”.


De acordo com a Anvisa, a aprovação “levou em consideração a venda do medicamento ao mercado privado em outros países com autoridades internacionais de referência, como Estados Unidos, Japão e Reino Unido”. A medida também considerou, de acordo com a agência, o cenário epidemiológico atual, com a circulação das novas subvariantes da Ômicron e o aumento de casos da doença no País.


O medicamento teve seu uso emergencial aprovado no Brasil em 4 de maio. Pela decisão da Anvisa, ele será comercializado com o rótulo em inglês, mas com a entrega de bula e folheto informativo em português.

Fonte: CGN.

Ataque a tiros em Paris deixa três mortos e causa pânico nas vésperas do Natal.


Um ataque a tiros contra um centro cultural curdo em um bairro movimentado de Paris, capital da França, deixou ao menos três pessoas mortas e outras três feridas nesta sexta-feira, 23, disseram autoridades. Um suspeito de 69 anos foi ferido e preso.

A Promotoria de Paris abriu uma investigação por assassinato e tentativa de homicídio. Segundo a Promotoria, o suspeito tinha antecedentes policiais, incluindo uma prisão por atacar imigrantes que viviam em tendas. Os investigadores estão considerando um possível motivo racista para o ataque.

O tiroteio ocorreu ao meio-dia (pelo horário local) em um centro cultural curdo e em um restaurante e cabeleireiro próximos, segundo a prefeita do 10º distrito, Alexandra Cordebard. Falando a repórteres no local, ela disse que a real motivação para o tiroteio ainda não está clara.

Enquanto ela falava, uma multidão próxima gritava “Erdogan, terrorista” – referindo-se ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan – e “Estado turco, assassino”.

A polícia isolou a área no 10º distrito da capital francesa, em uma rua movimentada com lojas e restaurantes perto da estação de trem Gare de l’Est. O ataque ocorreu em um momento em que Paris está fervilhando de atividade antes do fim de semana de Natal. O departamento de polícia de Paris alertou as pessoas para ficarem longe da área.

A promotora de Paris, Laure Beccuau, disse que três pessoas atingidas pelo tiroteio morreram, uma está em estado crítico e outras duas estão hospitalizadas com ferimentos menos graves. O agressor também foi ferido no rosto, disse ela. Segundo Laure Beccuau, os promotores antiterrorismo estão em contato com os investigadores, mas não indicaram nenhum sinal de motivação terrorista.

Em viagem pelo norte do país, o ministro do Interior, Gérald Darmanin, comentou no Twitter que estava voltando a Paris “após o dramático tiroteio ocorrido esta manhã”. “Todos os meus pensamentos estão com os entes queridos das vítimas”, expressou.

No local do tiroteio, a comoção era grande. Membros do centro cultural Ahmed Kaya choravam, abraçando-se para se consolar, observou um jornalista da AFP. Alguns, dirigindo-se à polícia, gritavam “está recomeçando, vocês não estão nos protegendo, estão nos matando”.

Pânico total

“Sete a oito tiros na rua, foi pânico total, nos trancamos dentro da loja”, relatou um lojista de um prédio vizinho que preferiu permanecer anônimo. “Vimos um senhor branco entrar e atirar no centro cultural curdo, depois ele foi ao salão de cabeleireiro ao lado. Nos refugiamos no restaurante com os funcionários”, testemunhou Romain, vice-diretor do restaurante Pouliche Paris, localizado na mesma rua, contatado por telefone.

O Centro Ahmet Kaya, nomeado em homenagem ao cantor homônimo, é uma associação cujo objetivo é promover a integração gradual da população curda residente em Ile-de-France.

Em 2013, três mulheres ativistas curdas, incluindo Sakine Cansiz – fundadora do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, ou PKK – foram encontradas mortas a tiros em um centro curdo em Paris. Um cidadão turco foi acusado de seu assassinato, embora a suspeita também recaísse sobre o serviço de inteligência turco.

O exército da Turquia tem lutado contra militantes curdos afiliados ao banido PKK, tanto no sudeste da Turquia quanto no norte do Iraque. Os militares da Turquia também lançaram recentemente uma série de ataques aéreos e com artilharia contra alvos militantes curdos sírios no norte da Síria. O PKK é considerado uma organização terrorista na Turquia, na Europa e nos Estados Unidos e lidera uma insurgência armada contra o Estado turco desde 1984.

A França foi atingida por uma série de ataques letais de extremistas islâmicos em 2015 e 2016 e permanece em alerta para a violência relacionada ao terrorismo. 

Fonte: agências internacionais.

Condutora perde o controle do carro e colide em árvore na PR-182.


Um acidente de trânsito deixou uma mulher ferida no fim da noite de sexta-feira (23) na rodovia PR-182.

Segundo informado, a condutora de um Chevrolet Ônix seguia pela PR-182 sentido de Palotina à Francisco Alves, quando atingir o km 250, perdeu o controle da direção e se chocou contra uma árvore as margens da rodovia.

Conforme a Polícia Rodoviária, o acidente resultou em danos materiais no veículo e lesões leves na condutora.

Fonte: CGN.

Papa Francisco adverte sobre ‘demônio elegante’ à espreita entre funcionários do Vaticano.


O Papa Francisco fez um terrível alerta à Cúria Romana na quinta-feira, alertando-os para estarem sempre vigilantes quanto aos demônios que espreitam no Vaticano.

As observações foram feitas como parte de seu discurso de Natal aos cardeais residentes do Vaticano – uma tradição que o Papa Francisco transformou em uma espécie de exposição anual de queixas para os prelados do Vaticano.

O Papa Francisco alertou os cardeais presentes que aqueles que vivem no Vaticano são muitas vezes tentados a acreditar que são mais iluminados ou protegidos espiritualmente do que outros devido ao seu status e posição na Igreja.

“Poderíamos facilmente cair na tentação de pensar que estamos seguros, melhores que os outros, que não precisamos mais de conversão”, disse o papa aos cardeais.

Mas o pontífice repreendeu essa linha de pensamento com uma advertência severa, dizendo: “No entanto, estamos em maior perigo do que todos os outros, porque somos assediados pelo ‘demônio elegante’, que não faz uma entrada ruidosa, mas vem com flores em a mão dele.”

“Não basta condenar o mal, inclusive o mal que espreita silenciosamente entre nós”, instruiu o Papa Francisco. “Precisamos responder escolhendo ser convertidos.”

Ele continuou: “A mera condenação pode dar a ilusão de que resolvemos o problema, enquanto o que realmente conta é fazer as mudanças que garantirão que não nos deixemos mais aprisionar por maus modos de pensar, que muitas vezes são os deste mundo.”

O papa citou a advertência do Evangelho de Lucas de que, quando um espírito imundo é expulso de uma pessoa, ele retorna com “mais sete espíritos piores do que ele”.

“Nossa conversão inicial segue um certo padrão: o mal que reconhecemos e tentamos erradicar de nossas vidas realmente nos deixa, mas seria ingênuo pensar que há muito tempo desaparecerá. Em pouco tempo, ele volta sob um novo disfarce. Antes parecia rude e violento, agora se mostra elegante e refinado.”

Ele concluiu que apenas um exame diário de consciência e uma vontade de combater as más influências sobre a mente podem interromper o ciclo da corrupção.

A Cúria Romana é o principal órgão governante da Igreja Católica, composta por cardeais de países de todo o mundo.

Fonte: Ny Post.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 19/12/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Governo Bolsonaro sugere nova regra fiscal.


A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia do governo Bolsonaro divulgou ontem uma proposta de novo arcabouço fiscal. A nota técnica propõe quatro mudanças de aperfeiçoamento ao teto de gastos, que limita o crescimento das despesas à variação da inflação.

Ela se soma a outras propostas já formuladas, como a do Tesouro Nacional, que poderão ser avaliadas pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A SPE propõe o crescimento real (acima da inflação) do teto de forma permanente quando o Produto Interno Bruto (PIB) subir acima de um 1%. Já em caso de recessão, a proposta autoriza o crescimento real temporário da regra fiscal.

Em caso de privatizações ou de aprovação de reformas fiscais estruturais, parte do valor extra será excluído do teto. E, por fim, determina que todo o crescimento do teto acima da inflação deverá ser alocado em despesas discricionárias – ou seja, para investimentos e custeio da máquina pública.

Pela proposta, duas quedas seguidas do PIB abririam a possibilidade de o governo lançar mão de crédito extraordinário na proporção média das quedas.

“Assim, se houvesse, por exemplo, queda de 0,3% e 0,5% em dois PIB trimestrais consecutivos, configura-se a possibilidade de abertura de crédito extraordinário de 0,4% do valor do teto de gastos. Este mecanismo permitiria uma resposta rápida nos períodos recessivos”, informou a SPE.

TESOURO

No mês passado, o Tesouro Nacional Também divulgou uma proposta de regra fiscal. Escrita por oito técnicos do órgão, o texto propõe uma regra de despesa para substituir o teto de gastos, vinculada a uma âncora fiscal que tem a dívida como referência.

Pela proposta, quanto maior o nível de dívida pública, menor será a taxa de crescimento real das despesas. Se a dívida estiver em trajetória crescente, o limite para a despesa será menor do que se a dívida estiver em trajetória declinante.

Os gastos do governo federal poderiam crescer acima da inflação em até 2,5% no cenário mais favorável.

Pela Proposta de Emenda Constitucional da Transição (PEC), promulgada no Congresso, o governo deve enviar uma proposta de regra fiscal para substituir o teto até agosto, via lei complementar. Haddad tem dito que deve antecipar o envio da proposta, e que está aberto a sugestões. “Vou ouvir técnicos do Tesouro, a academia, os economistas em quem confio, a sociedade”, disse.

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo.

Lula escolhe Carlos Fávaro para ministro da Agricultura.


O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) será o ministro da Agricultura do governo Luiz Inácio Lula da Silva. A nomeação, que já era a mais cotada entre os candidatos ao posto, foi confirmada ao Estadão por membros da cúpula do governo petista Há previsão de que o deputado Neri Geller (PP-MT) seja seu secretário-executivo na pasta, mas isso ainda não foi fechado.

Fávaro é conhecido pelo trabalho que desempenhou, nos últimos anos, à frente Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), trabalho que o projetou para o mundo político e que acabou por elegê-lo senador em 2018.

Hoje, a Aprosoja-MT faz oposição a seu nome, dizendo que o ruralista que decidiu apoiar o governo Lula “não têm legitimidade para representar o setor como interlocutores em Brasília”.

A escolha de Fávaro para o ministério foi possível depois de o futuro ministro superar um problema político delicado, relacionado à suplente que assumirá o seu posto no Senado, quando der início à sua gestão no Ministério da Agricultura. Margareth Buzetti (PP/MT) é apoiadora do presidente Bolsonaro e chegou a fazer campanha nas ruas no segundo turno das eleições com o grupo de “Mulheres com Bolsonaro”.

A reportagem confirmou que Margareth Buzetti deixou o PP e o apoio a Bolsonaro e que, nesta sexta-feira, 23, se filiou ao PSD, partido de Fávaro e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A escolha de Fávaro contou, nos bastidores, com a ajuda e conselhos de pessoas como o ex-ministro da Agricultura no governo Dilma Rousseff, Blairo Maggi. Nos últimos dias, Maggi fez conversas por telefone com a alta cúpula do PT, para apontar caminhos de como os petistas podem refazer as pontes com o agronegócio, setor que apoiou em massa o presidente Jair Bolsonaro.

Há trabalho pela frente. No mês passado, a Aprosoja-MT declarou que, “ao apoiar as políticas do Partido dos Trabalhadores (PT), que inclusive, apoiam invasões de propriedades privadas, Carlos Fávaro, Neri Geller, e Carlos Augustin, entraram diretamente em divergência com os valores conservadores da classe produtora.”

Fonte: Estadão.

Lula deve anunciar Jean Paul Prates na Petrobras.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar o senador Jean Paul Prates (PT-RN) como presidente da Petrobras quando concluir os anúncios de ministros.

 

O nome de Prates é dado como certo no comando da estatal desde a campanha. Ele esteve com Lula na 5ª feira (23.dez.2022), no hotel onde o presidente eleito está hospedado, na região central de Brasília.

 

Jean Paul Prates era suplente de Fátima Bezerra (PT-RN), e assumiu o mandato em 2019 depois de a titular virar governadora.

 

Em 2022, não disputou a eleição e coordenou a campanha do então candidato petista ao Planalto no Rio Grande do Norte. Isso torna Prates elegível para o comando da Petrobras, sob o ponto de vista da Lei das Estatais –que veda indicações de integrantes do Legislativo em mandato e de pessoas que tenham trabalhado em campanhas eleitorais nos 36 meses anteriores à indicação.

Fonte: Poder 360.