Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 28 de agosto de 2016

leitor que está com celular Click Aqui para ler as noticias atualizadas do Blog do Beto.

====================================================================================================
Acompanhe ao vivo a presidenta Dilma no Senado respondendo pergunta dos Senadores.




====================================================================================================

Polícia Militar de Pitanga Prende jovem de 20 anos de Santa Maria do Oeste suspeito de atear fogo no carro, com três pessoas dentro do veiculo, perto de São José com placas de Pitanga.

Foto: Vídeo do Blog do Jonei Farias

A Polícia Militar de Pitanga efetuou a prisão de um suspeito do crime que chocou a nossa região está semana.

O jovem preso tem 20 anos de idade, é morador de Santa Maria do Oeste, ele é um dos suspeitos do crime de incendiar um veiculo Fiat (Siena Fire, Vermelho modelo 2004/2004) queimado, no Bairro Vila Nova, São João, próximo ao Distrito de São José em Santa Maria do Oeste, o veículo está com placas de Pitanga, sendo que os números finais das placas são 7803. 

Ele contou a Polícia Militar o passo a passo como foi este crime bárbaro e como funcionou a logística da execução.

Base de texto: Blog do jonei farias editado

====================================================================================================

Um Jovem 18 anos e uma adolescente de 17 anos foram encontrados com um cigarro de substância análoga a maconha em Pitanga.
Resultado de imagem para cigarros de maconha
imagem ilustrativa.
No dia 28 ago. 16, por volta 15h20min, após denúncia, de que uma adolescente entrou numa construção no Centro. Foi deslocado até o local e verificado que tinha mais um adolescente 17 anos, e um maior 18 anos, este estava com um cigarro (01gr.) semelhante a substância análoga a maconha aceso, onde iriam fazer uso de tal produto. Diante dos fatos, foram todos encaminhados para 45ª DRP para serem tomadas as devidas providências.

Fonte: Polícia Militar.


====================================================================================================

Ocorrência de direção perigosa de veículo, lesão corporal, conduzir veículo automotor sob – influência de álcool, resistência, desobediência e desacato são Registradas em Pitanga.

Imagem ilustrativa.


No dia 28 ago. 16, por volta 16h, uma equipe em patrulhamento na Comunidade Água Bonita, avistou um veículo Fiat/ Palio cor branca, realizando manobras bruscas e colocando a vida de terceiros em risco. Diante dos fatos, a equipe realizou acompanhamento do veículo com o intuito de realizar abordagem. Momento em que foi possível realizar a abordagem, identificado o condutor com 58 anos, o qual desceu do veículo ignorando as ordens policiais, vindo a desacatar a equipe. Tendo em vista que o senhor apresentava visíveis sintomas de embriaguez, foi dado voz de prisão ao mesmo, momento em que o filho do senhor 31 anos, investiu contra a equipe, desferindo socos e chutes, diante da injusta agressão sofrida, foi necessário o uso moderado da força para conter o agressor. Diante das lesões sofridas tanto pela equipe policial quanto pelos senhores, os mesmos foram encaminhados para o posto de saúde, onde o senhor recusou o atendimento, sendo atendido apenas seu filho. Que após o atendimento, ambos foram conduzidos para o DPM de Mato Rico para a lavratura do termo circunstanciado e, em seguida encaminhado o senhor realizou o teste de etilômetro, obtendo resultado 0,38mg/l. Diante do resultado foi conduzido à 45ª DRP para os procedimentos cabíveis. O veículo foi liberado por não possuir irregularidades.

Fonte: Polícia Militar.

====================================================================================================

Motos se chocam em Pitanga e duas pessoas são hospitalizadas.

Resultado de imagem para Hospital São Vicente de Paulo Pitanga - PR.
Imagem ilustrativa.


A Motocicleta Honda NXR 150 Bros placa ASP-4293 de Pitanga e a Motocicleta Honda NXR 125 Bros placa ALN-1045 também de Pitanga, se chocaram na estrada rural da região da Comunidade da Limeira por volta das 10h50 da manhã de domingo, 28 de agosto e os dois condutores foram hospitalizados com ferimentos considerados graves mais sem risco à vida.

Antônio Kraiczy de 38 anos e André Gabriel Cozar de 19, foram socorridos pela equipe do Corpo de Bombeiros até ao Hospital São Vicente de Paulo para atendimentos. 

Fonte: Blog Central.

====================================================================================================

Disparo de arma de fogo e crime de Lesão Corporal Registrados no Centro de Palmital.

Imagem ilustrativa.


No dia 29 Ago. 16, por volta das 04h30min, entrou em contato com o DPM, relatando que havia dado entrada no pronto atendimento uma pessoa ferida por disparo de arma de fogo. 

Deslocado até o local, identificado a vítima com 28 anos, o qual está em liberdade no regime aberto e está com restrições judiciais, o qual relatou que estava indo embora a pé com mais um grupo de amigos quando no Centro, um veículo branco VW/Gol Bola efetuou manobra tipo cavalo de pau e um elemento desceu do veículo rapidamente, de posse de um revolver e disparou contra o grupo, vindo a alvejá-lo na região da perna. Este não reconheceu a pessoa. 

Diante do exposto a equipe efetuou patrulhamento nas imediações, porém sem êxito. Sendo orientado a vítima quanto as providências cabíveis.
Fonte: Polícia Militar.

====================================================================================================

Adolescentes do Projeto Esporte e Cidadania Paraná realizam Campanha do Agasalho em Pitanga.

Adolescentes do Projeto Esporte e Cidadania Paraná entregam doações da Campanha do Agasalho às coordenadoras da Pastoral da Criança

Os adolescentes participantes do Projeto Esporte e Cidadania Paraná, patrocinado pela Petrobras Sociambiental, realizaram uma Campanha do Agasalho em Pitanga. A sensei Janete Kutczuruba Berton, que é professora de karatê do projeto, disse que o Esporte e Cidadania Paraná é desenvolvido pela Associação Educacional de Desenvolvimento Humano e Social (Addes) em parceria com a Administração Municipal, e vem sendo realizado no Centro da Juventude, com adolescentes de 12 a 18 anos. Janete Berton  comentou que o objetivo do projeto é trabalhar a parte social dos adolescentes e, além das aulas de karatê, os  integrantes do projeto participam de aulas de artes e judô. 

Janete Berton agradeceu a Escola do Arroio Grande, que tem alunos que fazem parte do projeto, e, desta forma, ajudou na campanha. “Reunimos as doações dos adolescentes e professores do projeto e doamos roupas e sapatos para a Pastoral da Criança da Igreja da Pitanguinha [Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro]”, comentou. 

Janete Berton informou que os membros da Pastoral da Criança vão destinar as doações para as famílias que mais necessitam de ajuda. A sensei lembrou que fazem parte do projeto cerca de 90 adolescentes, mas a entrega das arrecadações, que foi realizada no começo de agosto, foi feita pelos adolescentes que integram as aulas de karatê.

Fonte JPC
====================================================================================================================

Jovem fica ferido gravemente após queda de moto em Pitanga


Uma acidente de moto deixou um jovem de 20 anos ferido gravemente na madrugada deste sábado (27), em Pitanga. Segundo o Corpo de Bombeiros, dois jovens que ocupavam uma motocicleta CG/125 com placas de Manoel Ribas, acabaram sofrendo uma queda que acabou por ferir os dois rapazes. A ocorrência foi por volta das 04h50 na rua Miguel Antônio Orane, no bairro Pitanguinha.
O condutor, Oscar Gonçalves Oliveira Junior de 21 anos, sofreu apenas ferimentos leves e não corre riscos. Já o passageiro, Alisson Renan de Oliveira de 20 anos, sofreu ferimentos considerados graves, segundo os bombeiros.
Os dois jovens foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo em Pitanga, para atendimento. Não há informações sobre o que causou o acidente. 
Fonte Redesul
====================================================================================================================

Homem morre após ser ferido em sua própria casa neste domingo em Guarapuava.


Um homem de 30 anos foi morto na madrugada deste domingo (28) após sofrer ferimentos que, preliminarmente, foram identificados por terem sido feitos por facadas. A ocorrência foi por volta das 4h da manhã de hoje, no bairro Primavera.
A esposa da vítima contou à polícia que acordou no meio da noite com alguns barulhos vindos do quintal de sua casa. Percebendo que seu marido não estava em casa, a mulher foi verificar. Foi quando encontrou o homem gravemente ferido na parte de trás do pátio da residência.
A mulher chamou então a PM, que constatou ferimentos no tórax da vítima e chamou o Samu. O homem foi encaminhado em estado grave à Urgência Municipal onde chegou a receber atendimento, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
A polícia fez patrulhamento no intuito de encontrar algum suspeito e a arma do crime, mas não obteve sucesso. A esposa da vítima disse não saber o motivo do crime nem seu possível autor. 
Fonte Redesul
====================================================================================================================

Eduardo Paes (PMDB) entrega apartamento e diz para moradora 'Vai trepar muito nesse quartinho'. Veja o vídeo do Prefeito.

Eduardo Paes (PMDB), prefeito do Rio de Janeiro, está causando polêmica nas redes sociais após um vídeo que vazou na internet. Na ocasião, o político sugere a uma mulher, contemplada com um apartamento da prefeitura, que ela 'faça muito sexo' no local. 



Identificada como Rita, a moça entra no apartamento juntamente com Paes e outros membros da prefeitura do Rio de Janeiro quando o prefeito dispara: 'Vai trepar muito nesse quartinho. Vai trazer muitos namorados para cá, faz muito sexo aqui, Rita'. 

Ao deixar o imóvel, Paes se vira para o público que acompanha a inauguração e afirma: 'Vai fazer muito ‘canguru’ perneta aqui. Tá liberado. A senha primeiro'. Depois dos comentários, o político pede ao cinegrafista que corte as 'brincadeiras' feitas com a moradora. 

Não há informação de onde e quando as imagens foram feitas. Confira o vídeo: 


Fonte Bonde

====================================================================================================================

Impressionante: vídeo mostra batida em poste.




As imagens são impressionantes. A câmera de segurança flagrou exatamente o momento em que um carro atingiu um poste na marginal da BR-467, na região do Bairro Canadá, em Cascavel, na madrugada de hoje.
No vídeo é possível ver o momento em que o carro sobe a calçada e bate contra a estrutura. Com o impacto, os fios de energia se rompem e há um forte clarão, provocado por curto-circuito.
O motorista do Palio, envolvido na colisão, foi preso por embriaguez ao volante.
O poste acabou caindo e danificando parte da estrutura de uma empresa.
Fonte CGN
====================================================================================================================

Após colisão com trem, carro cai em barranco próximo à linha férrea.



Um acidente de trânsito ocorrido ao lado da linha férrea neste domingo (28), em passagem de nível próximo à Cidade do Trabalho (antigo IBC), local de acesso ao Núcleo Habitacional Afonso Alves de Camargo, na zona norte de Apucarana, por sorte não teve consequências mais trágicas. 
De acordo com a Polícia Militar (PM), um veículo caiu em um barranco após ficar desgovernado com a colisão de um trem, mas ninguém sofreu ferimento. Os danos materiais foram de significativa monta. A identificação do condutor do automóvel ainda não foi informada pela Polícia Militar. 
O carro acabou guinchado.
Informações são do TN Online.
====================================================================================================================

Laranjeiras - Cidade agora conta com 

Mercado Municipal.

Foto - Hércules Folador

Agora os produtores de Laranjeiras contam com um espaço para comercializar produtos confeccionados e produzidos por eles.

A obra, estregue pela administração municipal nesta sexta dia 26, terá o nome de "Mercado Municipal Silmar Camargo", uma homenagem ao ex-vereador e funcionário púbico laranjeirense.

A região central da cidade ganha este belo e prático espaço que trará a população a condição de adquirir produtos direto do homem do campo.

Será possível encontrar frutas, verduras, legumes, produtos de panificação e muito mais, cultivados sem o uso de agrotóxicos por preços bem mais acessíveis. Como a compra é feita diretamente do produtor o valor final sai mais em conta

Essa prática é chamada de “mercado justo” e é defendida por pessoas como o engenheiro agrônomo Kunio Nagai, um dos maiores especialista do Brasil nesta área. “A colheita deve ir direto para o consumidor e não passar por tantos intermediários, onde tanto o produtor como o consumidor saem perdendo”, afirma.

Iniciativas assim têm ajudado o consumidor a pagar menos por produtos orgânicas.

O Mercado Municipal terá pouco menos de 400 metros quadrados, contendo 14 estandes e atenderá de segunda a sábado.
    Fonte Portal Cantu

====================================================================================================================

Papa quer visitar cidades atingidas por terremoto na Itália.



O papa Francisco anunciou hoje, durante a tradicional cerimônia do Ângelus, que visitará as cidades atingidas pelo forte terremoto ocorrido na Itália na última quarta-feira (24).
"Caros irmãos. Assim que for possível, também eu espero encontrá-los para levar a cada pessoa o conforto da fé e o apoio da esperança cristã. Desejo renovar a minha proximidade espiritual com os habitantes de Lazio, Marcas e da Úmbria, duramente atingidos pelo terremoto dos últimos dias. Penso, em particular, nas pessoas de Amatrice, Accumoli, Arquata e Pescara del Tronto e Norcia", disse o líder religioso.
As quatro primeiras cidades citadas foram as que, além dos danos estruturais, registraram os mortos dessa tragédia. Em números corrigidos na manhã deste domingo pela Defesa Civil, até o momento, foram registrados 290 vítimas fatais e quase 400 feridos. Dessas mortes, 229 ocorreram em Amatrice, 11 em Accumoli e 50 em Arquata e Pescara del Tronto.
Antes de rezar a oração da Ave Maria pelas vítimas com todos os milhares de fiéis que estavam na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa ainda afirmou que quer fazer a visita para levar seu abraço de "pai e irmão" para os sobreviventes.
O papa também destacou que só a solidariedade é capaz de fazer com que todos vençam esses "testes sofridos". "A solicitude com a qual as autoridades, as forças de segurança, a Defesa Civil e os voluntários estão trabalhando demonstra a importância da solidariedade para superar testes assim dolorosos".
Fonte Bonde
====================================================================================================================

Temer prepara mudanças em vitrines sociais do PT.

Foto: Agência Brasil

Passado o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff e confirmado o seu afastamento definitivo, o presidente em exercício Michel Temer prepara uma revisão na área social, com mudanças em programas petistas, a retomada da reforma agrária e a implementação de iniciativas de impacto eleitoral. O objetivo do novo governo é desconstruir o discurso de que a gestão peemedebista representaria um retrocesso, além de se aproximar das camadas mais pobres, que formaram a principal base de apoio às gestões Dilma e Luiz Inácio Lula da Silva.
A proposta é “repaginar” pelo menos cinco programas considerados bandeiras do PT – Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Ciência sem Fronteiras, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Transposição do São Francisco – e lançar outros dois – um destinado a atender crianças da primeira infância e outro de reforma de casas populares, com recursos federais.
Após as eleições municipais, Temer deve lançar um plano de inclusão produtiva, que pretende dar uma nova cara ao Bolsa Família. Depois de anunciar um reajuste de 12,5% no valor do benefício, o Planalto quer combater a informalidade no mercado de trabalho verificada entre os atendidos pelo programa – cerca de 14 milhões de famílias. A ideia é estimular que tenham carteira de trabalho assinada, garantindo o recebimento do benefício por um a dois anos mesmo depois de empregados.
“Não tem nenhum retrocesso na agenda social, só temos uma visão diferente: o governo anterior tinha uma visão mais assistencialista, enquanto nós achamos que as pessoas não precisam se conformar com o benefício”, disse ao Estado o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. “Da maneira como está, ninguém sai do Bolsa Família, só entra.”
O governo estuda ainda organizar pequenas incubadoras de startups para jovens beneficiados e parcerias com gigantes do setor de informática a fim de estimular o empreendedorismo. Prefeitos cujos municípios registrem a maior proporção de famílias emancipadas receberão diploma das mãos de Temer, fortalecendo o discurso de combate à pobreza, e serão premiados – o valor deve ficar entre R$ 100 mil e R$ 3 milhões, segundo Terra.
O roteiro para os primeiros meses do governo efetivo de Temer inclui o lançamento do Criança Feliz, projeto que prevê o acompanhamento de crianças de até 3 anos que são filhas de beneficiários do Bolsa Família. “Os programas de desenvolvimento (social) serão mantidos e majorados. O governo busca normalizar e pacificar o País”, disse o ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha.
O Estado apurou que Temer deverá anunciar no próximo mês uma nova política de reforma agrária, conferindo aos beneficiados o título de domínio da propriedade e retirando de movimentos sociais, como o MST, o papel de selecionar as famílias. O Planalto também pretende corrigir distorções apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que identificou até casos de servidores públicos beneficiados com a distribuição de terras.
No dia 9 deste mês, Temer lançou um programa de revitalização de R$ 1,2 bilhão da Bacia do Rio São Francisco intitulado “Novo Chico”, que inclui recuperação de áreas, controle de processos erosivos e a implementação de técnicas de irrigação mais modernas. A transposição e a recuperação do rio foram uma das principais bandeiras da campanha à reeleição de Dilma, impulsionando seu desempenho no Nordeste – depois de muitos atrasos, a obra só deverá ficar pronta em 2017.
Educação
Outra marca de Dilma que será alterada é o Pronatec, que deverá oferecer cursos mais voltados para a realidade de cada município Até aqui uma das mudanças mais drásticas implementadas pelo governo Temer se deu no Ciência sem Fronteiras, considerado um dos “xodós” da petista.
O programa será reformulado, com o fim das bolsas para graduação, e dará prioridade a jovens pobres do ensino médio matriculados em escolas públicas. “Eles estão destruindo esses programas e reduzindo recursos para a educação”, criticou o ex-ministro Miguel Rossetto, um dos auxiliares mais próximos de Dilma. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte Banda B
====================================================================================================================

Indiciamento de Lula é “peça de ficção” e tem viés político, diz defesa.


lula

O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Marisa Letícia disse hoje (26), em entrevista coletiva, estranhar que as ações da Operação Lava Jato que visem seu cliente sempre ocorram em algum momento importante da política nacional, em referência ao julgamento final do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff no Senado. Hoje (26), o ex-presidente Lula e sua esposa foram indiciados pela Polícia Federal em inquérito que investiga a propriedade e as reformas feitas em um triplex no Guarujá, litoral paulista.
“Mais uma vez, os atos da Lava Jato tem uma coincidência com o calendário político do país. Mais uma vez, é um ato em que, numa estranha coincidência, ocorre em um momento importante político do país. Isso me leva a crer que essa peça [o relatório da Polícia Federal], além de ficção, tem viés político”, disse Cristiano Zanin Martins, advogado do ex-presidente.
Componente político
Em março, Lula foi levado pela Polícia Federal ao Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para depor coercitivamente na Lava Jato. A ação ocorreu pouco antes do processo do impeachment da presidenta Dilma Rousseff ter sido discutido e aprovado pela Câmara dos Deputados.
“Acho que, em relação ao meu cliente, existe um componente político muito forte, na medida em que ele [Lula] já foi vítima de atos arbitrários, atos praticados com fins estranhos ao processo, como foi a divulgação das conversas interceptadas – conduta essa que a lei define como criminosa – e as estranhas coincidências entre a antecipação de juízo de valor, vazamentos e outros atos [que coincidem] com os momentos políticos do país”, disse o advogado.
Para Martins, o delegado da Polícia Federal, Marcio Adriano Anselmo, autor do inquérito policial que indiciou Lula, também não é isento para investigar seu cliente por já ter manifestado oposição a Lula nas redes sociais. “A pessoa que vai a uma rede social e chama a pessoa que ele está investigando de ‘anta’ e, outras coisas mais, e que se posiciona politicamente em relação a pessoas políticas que estão em campo antagônico a daquela que ele investiga: para mim é muito claro que essa pessoa não tem isenção e seria obrigação por lei, dessa autoridade, ter-se declarado suspeita”, disse Martins.
Relatório oculto
Martins reclamou que o relatório apresentado hoje pela Polícia Federal tramitou de forma oculta. Segundo ele, o relatório existe desde o dia 22 de julho, mas os advogados de defesa só o descobriram, por um erro do Ministério Público Federal, no dia 19 de julho, após o órgão ter mencionado o novo inquérito em um anterior que tramitava de forma pública.
Quando souberam desse inquérito “oculto”, os advogados entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo acesso a ele, o que só ocorreu no dia 24. “Não tivemos oportunidade de apresentar qualquer manifestação e, no dia seguinte, ocorre esse indiciamento sem que tenhamos possibilidade de apresentar esclarecimentos”, disse o advogado de Lula. Segundo Martins, a Súmula Vinculante 14, do Supremo Tribunal Federal, garante a obrigatoriedade da defesa ter acesso a qualquer ato investigatório.
Imóvel da OAS
Para o advogado, o relatório da polícia é “uma peça de ficção”, pois parte “de falsas premissas e de graves erros jurídicos”. Segundo Martins, Lula e Marisa Letícia não são proprietários do imóvel e, portanto, não poderiam responder pelas melhorias que foram feitas no triplex. De acordo com o advogado, o imóvel pertence à OAS que, procurada hoje pela reportagem da Agência Brasil, disse que não iria se manifestar sobre o indiciamento.
Martins disse que a certidão de propriedade do triplex está registrada no Cartório de Registro de Imóveis do Guarujá em nome da OAS. “Não há uma única linha nesse relatório do delegado que enfrente a premissa da propriedade. Desafio os senhores [jornalistas] e o delegado a mostrarem uma linha no relatório que mostre situação diversa da que está registrada no cartório de imóveis”, disse.
O advogado também criticou o indiciamento de seus clientes por corrupção passiva, alegando que, para imputar esse crime, segundo a legislação, eles teriam que ser funcionários públicos. Como a denúncia é de 2014, Lula já não era presidente da República nesse período e Marisa Letícia jamais trabalhou como funcionária pública, conforme o advogado. Para ele, essa imputação de crime é “um grave erro jurídico”.
Lavagem de dinheiro
Quanto ao crime de lavagem de dinheiro, o advogado disse que pressupõe que o dinheiro seja obtido de forma ilícita mas que, no inquérito, não há qualquer documento ou depoimento que tragam evidências sobre isso.
O advogado descarta uma prisão do ex-presidente, porque “Lula não cometeu qualquer crime e porque não há requisito legal” para que isso ocorra. Segundo ele, seus clientes ficaram “indignados” quando souberam do indiciamento.
O relatório final produzido pela Polícia Federal foi enviado ao Ministério Público Federal que pode denunciar Lula e Marisa Letícia pelos crimes, arquivar o processo ou solicitar novas diligências.
Fonte Banda B
====================================================================================================================

Parlamentares pró e contra o impeachment se reúnem para traçar estratégias.

Foto: Agência Senado


Na véspera do pronunciamento da presidente afastada Dilma Rousseff na sessão de julgamento do processo de impeachment, senadores contrários e favoráveis ao impeachment se reúnem neste domingo (28) para traçar estratégias e perguntas antes da fala de Dilma no Senado, marcado para as 9h desta segunda-feira (29).
Senadores da base aliada do governo do presidente interino Michel Temer, favoráveis ao impeachment, se reuniram na liderança do PSDB no Senado. O encontro serve para discutir os questionamentos que serão feitos na oitiva da presidente afastada.
Os aliados de Dilma também devem se reunir para tratar do depoimento da petista na fase final do julgamento. A expectativa é que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reuniu na sexta-feira (26) com Dilma, no Palácio da Alvorada, retorne a Brasília para ajudar na articulação contra o impeachment. Já a presidente afastada fecha os detalhes do discurso que fará amanhã.
Em sua fala no Senado, Dilma terá 30 minutos para apresentar sua defesa. O tempo poderá ser estendido a critério do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. Em seguida, ela responderá aos questionamentos dos senadores. Cada parlamentar terá até cinco minutos para seus questionamentos. Mais de 40 parlamentares estavam inscritos para questionar a presidente afastada. O tempo de resposta de Dilma é livre e não será permitida réplica e nem tréplica. Dilma também poderá deixar de responder as indagações dos senadores. Ela também responderá a eventuais questões formuladas pela acusação e pela defesa.
A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) será a primeira a usar a palavra, logo após o pronunciamento de Dilma. A senadora falará no lugar de Paulo Paim (PT-RS), inscrito originalmente em primeiro lugar. Paim trocou de lugar com a ex-ministra Kátia Abreu devido ao fato de a senadora ser amiga pessoal e uma das principais aliadas políticas de Dilma, permanecendo no governo mesmo após o rompimento do seu partido com a presidente, em março.
O depoimento de Dilma será acompanhado no plenário por cerca de 30 convidados dela. São esperadas a presença de Lula, do presidente do PT, Rui Falcão, vários ex-ministros de seu governo, além de assessores e pessoas próximas.
A proximidade do encerramento do processo de impeachment também será marcado pela intensificação das manifestações pró e contra o impeachment. No final da tarde deste domingo, blocos de carnaval convocaram para uma manifestação contra o impeachment. A concentração foi marcada ao lado do Teatro Nacional, às 17h. De lá, os manifestantes devem seguir para gramado do Congresso Nacional.
Fonte Banda B
====================================================================================================================