Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 27 de abril de 2021

27/04/2021 *--* Deus é Fiel!!!!

     Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Ameaça de morte entre familiares vira caso de Polícia em Palmital.

compareceu na sede deste pelotão na data de hoje o senhor *******  juntamente com seu irmão ********** relatando que na data de hoje por volta das 18h30min sua cunhada a senhora ****** dirigiu-se a propriedade de ****** e passou a ameaçá-lo de morte, "dizendo que traria seus parentes para acertar contas" e "que iria atear fogo na propriedade", segundo solicitante a causa que motivou as ameaças foi o falecimento de sua mãe a senhora ******, após o óbito sua cunhada passou acusar ******* e ******* de ter "matado a senhora *** de tanto dar remédio". Ainda o senhor ****** apresentou certidão de óbito da senhora ****** emitido pelo instituto Virmond de Guarapuava certificando que a causa morte tratava-se de pancreatite. As partes foram orientadas quanto aos procedimentos.

Fonte: Polícia Militar.

Motociclista que não possuí CNH, estava fazendo manobra com a moto em Pitanga é abordado pela Polícia Militar.

Em patrulhamento a equipe avistou uma motocicleta, honda/cg/125, placa ********, qual o condutor estava com a mesma equilibrando-se em apenas uma roda, sendo então abordada a mesma, identificado o condutor *******, qual não possui CNH e posteriormente apresentou o habilitado ********, sendo então liberada a motocicleta e confeccionado os autos de infração pertinentes ao fato.

Fonte: Polícia Militar.

Com carro roubado, homem foge da PM, bate em vários veículos e morre em confronto.

Na tarde desta segunda-feira (26), um homem morreu em confronto com a Polícia Militar após fugir de uma abordagem e provocar vários acidentes de trânsito, em Curitiba.


Segundo as informações, a equipe do 13º Batalhão da Polícia Militar realizava patrulhamento pela linha verde, quando desconfiou do automóvel.


Em consulta ao sistema, os policiais perceberam que o veículo possuía registro de roubo. O assalto à mão armada teria acontecido no último dia 20, na Região do Pilarzinho.


Na tentativa de abordagem, o motorista empreendeu fuga, quando furou várias preferenciais, avançou em diversos sinais vermelhos, assim, oferecendo risco às pessoas que passavam nas vias.


Em certo momento, o carro acabou atingindo um Clio e um motociclista, sendo que, no carro, estavam mãe e filha e na moto, um trabalhador.


As mulheres receberam atendimentos e foram liberadas no local, diante do quadro leve, já o motociclista teve lesões mais graves e foi encaminhado pelo Siate ao Hospital do Trabalhador.


A Tenente Morgana do Batalhão de Trânsito deu detalhes do acidente, que teria sido motivado pelo motorista, com o carro roubado.


Ainda em fuga, o condutor teria batido o automóvel em um Logan parado e também contra o portão de uma residência.


Ao tentar descer do carro, o homem teria atirado contra a equipe policial, sendo que os militares revidaram e atingiram o suspeito. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.


O Capitão Gonçalves conversou com a imprensa e deu detalhes que o homem, além de oferecer risco à população, durante a fuga, e também de atirar contra os militares, demonstrava que não queria, de forma alguma, se entregar.


As equipes da Criminalística e IML, além da corregedoria, foram acionadas ao endereço para fazer os levantamentos sobre o fato e identificação do homem. Ele estava em posse de um revólver calibre 32.

Fonte: Repórter Anderson Martins da Band Curitiba.

Motorista capota carro após atropelar javalis na rodovia PR-445.

Na madrugada desta segunda (26), um acidente envolvendo um Fiat Palio, com placas de Cruzmaltina, e javalis foi registrado na PR-445, no sentido Cruzmaltina/Londrina. 

Conforme informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o capotamento aconteceu ao atingir o KM 32 + 300 metros e deixou um homem, de 34 anos, e uma mulher, de 39 anos, com ferimentos leves. 

Ainda de acordo com o boletim da PRE, o veículo capotou à margem esquerda da pista, quando o motorista tentou desviar de um atropelamento de vários javalis que estavam na estrada.

Conforme informações, um caminhão que vinha logo à frente do Palio, não parou e tomou rumo ignorado.

A equipe do Siate levou as vítimas para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa), de Sabará. Não foi realizado teste de etilômetro, já que o condutor precisou ser hospitalizado. 

Fonte: TN Online.

Número de casos de Covid-19 é o menor desde novembro no Paraná.

O Paraná registrou o menor número de novos casos de coronavírus desde novembro na semana, entre 18 e 24 de abril. Neste período, foram registradas 14.508 novas pessoas contaminadas, segundo o Boletim Epidemiológico publicado neste domingo (25) pela Secretaria da Saúde. A última vez que o patamar de casos esteve abaixo da casa dos 15 mil foi na semana de 1º a 7 de novembro de 2020, quando foram registrados 11.151 casos. Os números levam em consideração a data das confirmações, e não a sua divulgação.


O Estado teve um pico no número de contaminados pelo vírus na 9ª semana epidemiológica de 2021 (que, segundo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, vai de 28 de fevereiro a 6 de março), com 38.586 novos casos. Na sequência, os registros diminuíram por cinco semanas consecutivas, mas ainda apresentam números bastante expressivos. A semana 10 (7 a 13 de março) teve 37.321 casos; a semana 11 (14 a 20 de março), 36.114 casos; a semana 12 (21 a 27 de março), 32.565 casos; a semana 13 (28 de março a 3 de abril), 21.511 casos; e a semana 14 (4 a 10 de abril), 18.957 casos.


Na 15ª semana, entre 11 e 17 de abril, houve uma alta de 1,77%, aumentando o número de contaminados para 19.293. Finalmente, na 16ª semana epidemiológica, entre 18 e 24 de abril, os registros voltam a apresentar retração, chegando aos 14.508 casos. O número representa uma queda de 24,8% com relação à semana anterior.


A redução é confirmada também pelo índice que apresenta a média móvel de casos por data de diagnóstico. No dia 24 de abril, a média móvel registrada foi de 2.072 novos diagnósticos. O número é 23,5% menor que a média dos 14 dias anteriores. A retração é interpretada como um reflexo das medidas de restrição aplicadas pelo Estado e pelos municípios.


TAXA DE TRANSMISSÃO – Apesar do cenário mais positivo, a recomendação é de manter a precaução e continuar seguindo protocolos de segurança e distanciamento. Atualmente, a taxa de transmissão (Rt) do vírus no Estado, segundo o Laboratório de Estatística e GeoInformação da Universidade Federal do Paraná (LEG/UFPR), está em 0,95. O dado quer dizer que 100 pessoas contaminadas infectam outras 95 – o que gera uma redução do número de contaminados, mas em uma velocidade lenta e que favorece a continuidade da transmissão do vírus.


Já o sistema Loft.Science, também dedicado a calcular a Rt no País, aponta uma taxa de 0,92 para o Paraná – a 5ª menor no Brasil, atrás de Minas Gerais (0,84); Amazonas (0,89); São Paulo (0,89) e Santa Catarina (0,9).


REGIONAIS – A queda no número de casos foi observada em todas as macrorregionais do Paraná. A maior redução foi observada na Regional Leste, com 27,61% de decréscimo em relação à semana anterior, chegando a 6.531 casos. No entanto, esta também foi a única regional a apresentar uma alta entre as semanas 14 (8.058) e 15 (9.022).


Já as regionais Oeste e Noroeste apresentam queda pela sétima semana consecutiva. No Oeste, o decréscimo é de 26,15% desde a última semana, com 2.468 casos registrados. No Noroeste, a redução foi de 21,22%, com 2.324 novos casos. A regional Norte, por sua vez, está na quinta semana consecutiva de retração. Com 3.185 novos casos, ela apresenta uma redução de 19,95% entre as semanas 15 e 16.


ÓBITOS – Assim como o total de diagnósticos, o número de óbitos também vem apresentando retração no Paraná. A 16ª semana epidemiológica teve redução de 47,86% com relação à semana anterior. Foram 426 mortes por coronavírus registradas no Estado nestes sete dias.


Essa é a quinta semana consecutiva de redução no número de óbitos. O maior número registrado se deu na semana 11, com 1.553 mortes. Na semana 12, foram 1.521; na 13, 1.195; na 14, 984; e na semana 15, 817 mortes.


Com isso, a média móvel de óbitos também apresentou decréscimo: em 24 de abril, o índice registrava média móvel de sete dias de 60 óbitos. A redução é de 56,7% com relação a 14 dias antes. Até esta segunda-feira (26), apenas três municípios não haviam apresentado óbitos no Estado: Boa Esperança do Iguaçu, Nova Aliança do Ivaí e Santo Antônio do Paraíso.


PANORAMA – Desde março de 2020, o Paraná já registrou um total de 923.441 casos de coronavírus e 21.421 mortes decorrentes da Covid-19. O percentual de ocupação nas UTIs permanece acima de 90%.


VACINAÇÃO – Uma variável que está por trás desse cenário também é o avanço da vacinação. Até a manhã desta segunda-feira, 1.616.131 paranaenses foram imunizados dentro de nove grupos prioritários, que incluem idosos, indígenas, profissionais da saúde e trabalhadores das forças de segurança e salvamento. A imunização completa reduz os riscos de manifestação das formas graves da doença.


“Precisamos da colaboração dos municípios para acelerar ainda mais a aplicação das vacinas. Quanto mais os paranaenses forem vacinados, menos ficarão doentes e mais rápido venceremos esta pandemia”, explica o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

Fonte: CGN.

Robô usado no Hospital Regional de Maringá é destaque na América Latina. 


O R1T1, nome do robô utilizado no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), foi classificado em uma publicação internacional feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como uma das principais iniciativas no uso da inteligência artificial para promoção do bem-estar e desenvolvimento social na América Latina e Caribe. 

O HUM foi o primeiro hospital do Brasil a utilizar o R1T1, que está presente no ambiente hospitalar desde 2014 desempenhado várias funções, como auxilio nas consultas, na interação com pacientes da pediatria ou do ambulatório, na visita ou discussão de casos nas diferentes enfermarias e na aproximação entre pacientes e familiares com histórico de longos períodos de internação, além de apoiar o Núcleo de Telemedicina e Telessaúde.

Com o início da pandemia o robô está auxiliando na desinfecção dos leitos de enfermaria e UTI, pois emite radiação ultravioleta capaz de eliminar vírus, bactérias e outros micro-organismos, “sendo uma ajuda fundamental no combate ao novo coronavírus”, ressalta a enfermeira Suelen Cristina Zandonadi Bernal, supervisora dos setores Covid-19 do HUM. 

“Além disso, o robô também é usado na realização de pesquisas relacionadas à Covid-19, pois permite essa interação entre pesquisador e participante por meio de um avatar e questionário eletrônico”, explica a enfermeira Catia Millene Dell Agnolo, responsável pela utilização do equipamento.

O R1T1 – Segundo o coordenador da Project Company e desenvolvedor do robô, Antonio Henrique Dianin, graduado em engenharia de produção pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), o R1T1 é o primeiro com função de telepresença na América Latina e já foi destaque em várias outras publicações internacionais. 

“Ele foi criado em 2013, é considerado o melhor robô mundial para aplicação na área da saúde e possuí várias funcionalidades hospitalares. O HUM e a UEM sempre foram nossos parceiros e abraçaram de imediato este projeto”, ressalta.

A LUZ ULTRAVIOLETA – É a luz invisível aos seres humanos, pois seus comprimentos de onda estão abaixo da luz visível. Essa radiação elimina vírus, bactérias e outros micro-organismos porque consegue penetrar nas células desses patógenos e em seu código genético. Também há evidências de que os raios ultravioletas podem danificar os aminoácidos e proteínas que protegem o vírus ou permitem que ele se ligue e infecte uma célula hospedeira.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná.

‘Não estiquem a corda mais do que está esticada’, diz Bolsonaro.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a indicar nesta segunda-feira, 26, que pode recorrer às Forças Armadas para impedir a adoção de medidas restritivas nos Estados. Ao alertar para que “não estiquem mais a corda” em relação às ações de governadores e prefeitos, Bolsonaro também voltou a citar que o Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu autonomia para os governos locais decidirem sobre as ações de combate à crise sanitária.


“É inconcebível os direitos que alguns governadores e prefeitos tiveram por parte do Supremo Tribunal Federal. É inconcebível. Nem estado de sítio isso aconteceria no Brasil. Não estiquem a corda mais do que está esticada”, disse o presidente da República em entrevista à imprensa durante passagem pelo município de Conceição do Jacuípe, na Bahia.


“As Forças Armadas estão aí para garantir a lei e a ordem e para cumprir integralmente a nossa Constituição. Eu te devolvo a pergunta: estão ferindo o artigo 5º da Constituição ou não?”, indagou ao ser questionado sobre o uso de militares para impedir toques de recolher, possibilidade mencionada pelo Chefe do Executivo na semana passada.


Na entrevista, Bolsonaro também afirmou não estar preocupado com as eleições de 2022. “Não estou preocupado com 22. Vinte e dois é outra história, se eu me preocupar com política eu não trabalho. A Bahia que vai escolher seus futuros representantes aqui”, disse.

Fonte: CGN.

Pazuello entra sem máscara em shopping de Manaus e é advertido.

O ex-ministro Eduardo Pazuello, que ocupou a chefia do Ministério da Saúde até o mês passado, entrou em um shopping de Manaus sem máscara neste domingo, 25, desrespeitando recomendações sanitárias de combate à pandemia da covid-19 e as normas do próprio estabelecimento. O general foi fotografado sem o equipamento de proteção e o caso ganhou repercussão no Twitter, após ser revelado pela fotógrafa que registrou o ocorrido, Jaqueline Bastos, e divulgado por um veículo da imprensa local.


Em nota, o shopping Manaura disse que o ex-ministro entrou no local sem a proteção e foi orientado a ir até um quiosque para comprar uma máscara imediatamente. “Assim foi feito e o ex-ministro com ela se manteve enquanto permaneceu no shopping”, informou a empresa. “Os protocolos de segurança do Manauara Shopping são, porém, rigorosos e o ingresso do ex-ministro não deveria ter ocorrido.”


O shopping se desculpou pelo ocorrido e disse, ainda, que a situação “resultará desde já em amplo reforço de treinamento”.


Ao site G1, a fotógrafa Jaqueline Bastos relatou que Pazuello deu risada após ser questionado sobre o uso da máscara. “Eu perguntei mesmo se ele estava sem máscara no shopping, ele respondeu: ‘pois é, tô sem máscara, né? aonde compra isso?’, aí foi andando e rindo”, disse Jaqueline.


Pazuello será um dos principais alvos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada no Senado para investigar as ações de combate à pandemia do coronavírus pelo governo federal. Entre as situações que devem ser investigadas está a lentidão na compra de vacinas e o colapso do sistema de saúde no Amazonas, que, no início do ano, viveu uma crise de escassez de oxigênio. A CPI tem início nesta terça, 27.


Procurado, Pazuello ainda não deu retorno à reportagem.

Fonte: CGN.