Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 5 de agosto de 2023

05/08/2023 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Idosa de 68 anos atende vendedoras em carro vermelho e tem carteira com R$ 1.300,00 reais, furtada na cidade de Santa Maria do Oeste.

 No dia 04 de Agosto de 2023, por volta de 14hrs, compareceu  neste Destacamento Policial Militar, a Sra. de 68 anos e passou a relatar que  recebeu em sua residência duas mulheres que se diziam vendedoras de  produtos diversos, e que estavam em um carro vermelho, que acabou  negociando um jogo de panela e em dado momento uma delas pediu para usar  o banheiro, que depois saíram e tomaram rumo ignorado. Relata a vítima que  pelas 17h foi pegar sua carteira, a fim, de fazer compras e não localizou mais,  sendo que as únicas pessoas que estiveram lá foram às vendedoras, e a vítima não sabe o nome nem de onde são. Relata que sumiu um valor de R$1.300,00  (um Mil e trezentos reais) em dinheiro. A vítima foi orientada.

Fonte: Polícia Militar.

Filho encontra a mãe caída já em óbito, em chácara de Pitanga.

Imagem Ilustrativa.

No dia 04 de agosto de 2023, por volta das 10h10min, equipe acionada via  copom para atender uma situação de apoio ao samu, na entrada de saída para a Localidade  do Rio do Meio, Chácara Santana, que segundo atendente do samu a equipe dos mesmos  teria encontrado no endereço acima citado, uma feminina de 46 anos, já em óbito constatado às 09h38min, pelo médico Dr. Marco Barros, por morte natural. No local em conversa com o filho, relatou que ao visualizar sua mãe caída, chamou seu pai, o qual é ex  convivente, com idade de 48 anos, e foram até a base do samu, pois não conseguiram contato via telefone. Repassada a situação a Polícia Civil, a qual compareceu o investigador para devidos cabimentos. 

Fonte: Polícia Militar.

Homem estaciona moto em Manoel Ribas e quando volta ela havia sido furtada.

 No dia 04 de Agosto de 2023, por volta de 16h30min, compareceu  neste Pelotão a pessoa de 48 anos, o qual relatou que deixou sua motocicleta  Honda Cg Titan KS 2001 Placa AKA-5893 cor verde estacionada próximo a  comunidade Vila de Santa Salete, que ao retornar ao local notou que sua moto  foi furtada. Diante dos fatos foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis ao  fato.

Fonte: Polícia Militar.

Homem vai em destacamento da PM de Boa Ventura de São Roque e acaba preso por mandado em aberto contra ele.

 No dia 04 de agosto de 2023 às 13h40min, compareceu no DPM um masculino de 50 anos, o qual relatou que teve conhecimento que equipes da Policia Militar estiveram  procurando por ele, então resolveu se apresentar no DPM para saber o motivo, diante disso  em consulta no sistema SESP intranet foi confirmado que o mesmo possui um mandado de  prisão em seu desfavor. Foi então lido o mandado e informado ao masculino o motivo da  prisão, sendo encaminhado o mesmo para 45 DRP, onde ficou à disposição da justiça. Não  foi necessário o uso de algemas.

Fonte: Polícia Militar.

Adolescente que ameaçava invadir escolas em Cantagalo é apreendido.

Um adolescente suspeito de ameaçar invadir escolas em Cantagalo, no centro-sul do Paraná, foi apreendido na Operação foi realizada por equipes das Polícias Civil e Militar para localizar o acusado.


Conforme informado à reportagem, ele foi localizado em um ônibus próximo a Virmond. O veículo tinha como destino a cidade de Toledo, no Oeste do estado.


Ainda não há informações se ele prestou depoimentos à autoridade policial na delegacia.


O adolescente também é acusado de furtar uma arma, espingarda, calibre 12 da Delegacia de Polícia de Cantagalo.


SOBRE O CASO


As aulas em Cantagalo foram suspensas após as ameaças.


A secretária de Educação, Vera Lazzaretti, confirmou que ao se depararem com a situação de pânico dos pais, emitiram o decreto que suspende as aulas. Muitos responsáveis das crianças e adolescentes foram buscá-los ao verem a circulação das ameaças.


Os alunos de Cmeis, escolas municipais e estaduais ficaram sem aula nesta quinta e sexta-feira, e devem retornar na segunda (7). 

Fonte: Catve.com

Idosos são agredidos pelo próprio filho e Polícia Militar precisa intervir.


Um casal de idosos, de 70 e 79 anos de idade, sofreu agressões do próprio filho de 31 anos, com quem residem em Tupãssi. O caso de violência foi registrado por volta das 10h00 da manhã de hoje (04), após denúncia anônima à Polícia Militar.

As agressões por parte do filho foram de forma física e verbal, sendo que em conversa com o casal de idosos, ambos confirmaram o fato e relataram a equipe de Polícia que na quinta-feira (03), por volta das 20h00, o filho pegou a mãe pela orelha e a arrastou até a mesa para que ela fosse jantar, usando ainda contra a senhora xingamentos e palavras de baixo calão.

A senhora possuía lesões em sua perna, decorrentes de chutes do próprio filho, além de lesões no colo devido a empurrões, e marcas nos braços oriundas de apertões que ocorreram em outra data. As agressões físicas e verbais são, portanto, frequentes.

Na residência do casal, estava presente a cuidadora, que mostrou áudios para a equipe de Polícia onde os idosos relatam as agressões que estavam sofrendo. Os áudios e fotos referentes as lesões e maus tratos foram encaminhados por meio de WhatsApp ao investigador da Polícia.

Diante dos fatos e do frágil estado de saúde em que os idosos se encontravam, a PM deslocou até o endereço onde estaria o autor, sendo possível localizá-lo e encaminhar o mesmo até a 48ª DRP na cidade de Assis Chateaubriand para as devidas providências. 

Fonte: Portal Nova Santa Rosa.

O Braz pé de Santa Maria do Oeste está com promoções e calçados imperdíveis. Veja as fotos deste 05/08/2023.

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:





Aluno com transtorno do espectro autista está na final das Olímpiadas de Matemática do Paraná.


À medida em que a prova final das Olimpíadas de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP) se aproxima, a expectativa dos finalistas do concurso é proporcional ao tempo que têm dedicado aos estudos. A olimpíada reuniu todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio da rede estadual que fizeram a Prova Paraná, nos dias 26 e 27 de abril.

Do total de 867.285 participantes, 106.614 passaram para a segunda fase, em torno de 10% dos estudantes. Essa etapa foi realizada entre 12 e 16 de junho. E apenas 5%, aproximadamente 4.500 alunos, chegaram à reta final, cujas provas vêm sendo aplicadas desde o dia 31 de julho e seguem até esta sexta-feira (4).

Caio Cordeiro, aluno do ensino fundamental do Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba, foi um dos que garantiu lugar entre os finalistas. Mesmo admitindo que Matemática não é sua matéria predileta, ele garante que vai “arregaçar as mangas” em busca do melhor resultado. “O momento é de foco total. Por isso busco lugares silenciosos onde eu possa manter a máxima concentração”, afirma o jovem, que tem transtorno do espectro autista (TEA).

Caio é apaixonado por Ciências, Geografia e História (tendo predileção pelo estudo das Grandes Guerras) e quer ter “os pés no chão” na Matemática. No entanto, demonstra entusiasmo com a possibilidade de passar alguns dias na terra das Cataratas do Iguaçu, onde se reunirão os melhores do Estado.

A mãe de Caio, Cintia Josilaine Nascimento, não esconde o orgulho pela conquista do filho. “Como mãe sinto muito orgulho dele, porque sei que é capaz. A Olimpíada de Matemática é uma ótima oportunidade para que as pessoas com autismo mostrem seu potencial. Nesse sentido, o concurso traz bons resultados tanto para ele quanto para os demais colegas, que podem ver que, apesar de algumas dificuldades, as pessoas com autismo podem realizar tudo e alcançar destaque”, celebra.

“Ele se mantém tranquilo, mas sei que vai ficar feliz se for um dos vencedores. Se isso acontecer, quero que ele tenha a experiência de viajar e que explore o mundo e todas as oportunidades que puder em nome de uma educação cada vez mais forte”, conclui a mãe.

Promovida com a finalidade de contribuir para a melhoria da proficiência dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e potencializar a aprendizagem relacionada ao componente, envolvendo unidades temáticas do currículo (geometria, álgebra, números, grandezas e medidas, probabilidade e estatística), a Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná envolve estudantes de todo o Estado.

“Estamos na reta final das Olímpiadas de Matemática e muito satisfeitos com o engajamento dos nossos alunos, já que mais de 90% dos classificados na primeira etapa continuaram. A expectativa agora é de conhecermos os 120 vencedores desta competição tão importante, já que a Matemática é considerada por grande parte dos estudantes como um componente difícil”, afirma o secretário da Educação do Paraná, Roni Miranda. 

PRÓXIMOS PASSOS – Os resultados desta etapa devem ser divulgados entre os dias 07 e 11 de agosto. Serão premiados em 1º lugar os estudantes que estiverem dentro dos 3% com maior número de acertos; em segundo lugar, os que estiverem entre os 6% com mais acertos; e em terceiro lugar, os que estiverem entre os 10%.

Os alunos classificados no 1º lugar serão convidados para participar de um curso de aprofundamento de Matemática em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Além disso, os estudantes com melhor desempenho serão classificados para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). As vagas são distribuídas por NRE e por nível (nível I: do 6º ao 7º ano; nível II: do 8º ao 9º ano; e nível III: ensino médio). 

Fonte: AEN.

Homem leva facada no pescoço durante briga em caminhão na BR-467.


Um esfaqueamento foi registrado na Rodovia BR-467, em Toledo, no meio da tarde desta sexta-feira (04). A vítima levou uma facada no pescoço.

De acordo com informações no local da ocorrência, dois homens estavam em um caminhão e após um desentendimento, eles desceram do veículo, e um deles desferiu uma facada no pescoço do outro.

Em seguida, o motorista pegou o seu caminhão e fugiu deixando o outro ferido e suas malas e demais pertences às margens da rodovia.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada ao local e prestou os primeiros socorros à vítima. A princípio, trata-se de um corte superficial. Ele foi encaminhado para maiores cuidados em um dos hospitais do município.

Profissionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local para registrar a ocorrência e levantar os fatos.

Fonte: Toledo News.

Colisão frontal deixa três pessoas feridas na PR 180.


Três pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, em acidente de trânsito na noite de quinta-feira (3), na PR 180, em Nova Aurora. A batida envolveu uma Fiat Strada, com placa de Cafelândia, e um Volkswagen Gol, de Toledo.

Conforme o BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual), o acidente aconteceu por volta de 19h20, no quilômetro 259 da rodovia. A Strada seguia no sentido Cafelândia/Nova Aurora quando houve a colisão com o Gol, que transitava na pista contrária.

O motorista do Gol, um homem de 43 anos, foi socorrido e encaminhado em estado grave ao hospital. Os dois ocupantes da Strada, de 20 e 55 anos, também ficaram feridos, mas sem gravidade.

Fonte: Catve.com.

Homem é detido após capotar carro carregado com maconha na BR 277.


Homem foi preso após capotar carro carregado com maconha na BR 277em Santa Terezinha de Itaipu, na noite de quinta-feira (4).

Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a equipe realizava serviços na UOP, quando deram ordem de parada ao condutor do Monza.

O motorista não acatou e fugiu. Após alguns minutos, ele perdeu o controle da direção do automóvel e capotou na BR 277.

No interior do veículo foram encontrados 70kg de maconha.  Diante da situação, o homem foi preso e à Polícia Federal. 

Fonte: Catve.com


Governador Ratinho Jr. assina decreto com novos valores e Piso Regional ultrapassa R$ 2 mil.


O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta sexta-feira (04) o decreto

com a nova tabela do Piso Regional. Com os novos ajustes, o Paraná mantém o maior Piso Regional do País, com faixas que vão de R$ 1.749,02 a R$ 2.017,02. O Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter), composto por representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo estadual, já havia pactuado esse aumento.

Na primeira faixa, que engloba trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca, o salário salta de R$ 1.731,02 para R$ 1.749,02. Os valores para os demais grupos são de R$ 1.816,60 (setor de serviços administrativos, serviços gerais, reparação, manutenção, vendedores do comércio em lojas e mercados, e trabalhadores domésticos), R$ 1.877,19 (empregados na produção de bens e serviços industriais) e R$ 2.017,02 (técnicos de nível médio).

“É um grande avanço para os trabalhadores do Paraná. Essa política do Piso Regional é consistente porque ela ouve todos os lados envolvidos e existe há mais de dez anos, servindo de exemplo para outros estados. O Paraná é destaque nacional na geração de empregos e queremos continuar estimulando cada vez mais a nossa economia”, afirmou o governador.

O mínimo regional não se aplica aos empregados que têm o piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho, nem aos servidores públicos.

É o segundo aumento do ano. O primeiro ocorreu em janeiro, quando as faixas alcançaram R$ 1.731,02, R$ 1.798,60, R$ 1.859,19 e R$ 1.999,02. Tanto o primeiro reajuste quanto os percentuais previstos por esse novo decreto levam em consideração o Salário Mínimo Nacional e a diferença com aumento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

“A valorização do salário mínimo é fundamental para toda população, uma vez que o dinheiro circula e movimenta todos os setores da economia, o que acaba por favorecer a criação de novos postos de trabalho. Com os novos valores, o Paraná vai avançar ainda mais todos os indicadores de empregabilidade”, complementou o secretário de Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes.

O decreto também estabelece que em caso de nova alteração no Salário Mínimo Nacional, o Ceter deliberará novos valores.

Como era e como ficou:

Faixa 1 – de R$ 1.731,02 para R$ 1.749,02

Faixa 2 – de R$ 1.798,60 para R$ 1.816,60

Faixa 3 – de R$ 1.859,19 para R$ 1.877,19

Faixa 4 – de R$ 1.999,02 para R$ 2.017,02

Fonte: AEN

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 05/08/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.

Caixa alcança R$ 1 bi renegociados por meio do Desenrola, para 50 mil clientes.


A Caixa Econômica Federal (CEF) já renegociou R$ 1 bilhão em dívidas de clientes através do Desenrola, o programa de renegociação criado pelo governo federal. De acordo com o banco público, foram beneficiados mais de 50 mil clientes.

Ao todo, entre o dia 17 de julho e esta sexta-feira, 4, o banco renegociou mais de 62 mil contratos de clientes. Segundo a Caixa, 91,2% das dívidas foram pagas à vista com desconto de até 90%.

O banco calcula, ao todo, ter 13,7 milhões de clientes com dívidas em atraso, com um saldo acumulado de R$ 220,9 bilhões em dívidas em 17,8 milhões de contratos. De acordo com a Caixa, o site de renegociação do banco já registrou 6,8 milhões de visitas.

Na primeira fase do Desenrola, os bancos podem renegociar as dívidas de clientes com renda mensal entre dois salários mínimos e R$ 20.000. É possível parcelar as dívidas entre 12 e 120 meses, com taxas personalizadas e a primeira parcela para 30 dias.

A exclusão dos cadastros restritivos se dá em até cinco dias úteis após a efetivação da renegociação. O Desenrola vai até 31 de dezembro.

Fonte: CGN.

Mauro Cid negocia venda de Rolex por R$ 300 mil, mostram e-mails.


Uma troca de e-mails do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid, mostra que o militar tentou vender, por R$ 300 mil, um relógio da marca Rolex recebido em viagem oficial. As mensagem são analisadas pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro.

As negociações do artigo de luxo foram no dia 6 de junho de 2022, de acordo com o material em posse da comissão. A informação foi publicada pelo jornal O Globo nesta sexta-feira, 4. Em e-mail em inglês, uma interlocutora pergunta a Cid quanto ele quer no relógio e dá a entender que ele seria cravejado de platina e diamantes, um dos modelos mais caros da marca.

“Quanto você espera receber por ele? O mercado de Rolex usados está em baixa, especialmente para os relógios cravejados de platina e diamante, já que o valor é tão alto. Eu só quero ter certeza que estamos na mesma linha antes de fazermos tanta pesquisa”, diz o e-mail.

O ex-ajudante de ordens pede US$ 60 mil pelo objeto – equivalente a R$ 300 mil na moeda brasileira. Ele revela, sem dar detalhes, que não possuía o certificado do relógio, por ser “um presente recebido durante uma viagem oficial”.

Governo Bolsonaro e joias

Em viagem oficial a Doha, no Catar, e em Riade, na Arábia Saudita, em outubro de 2019, o então presidente Bolsonaro recebeu um estojo de joias, que incluía um relógio da marca Rolex, de ouro branco, cravejado de diamantes. Na ocasião, ele esteve em um almoço oferecido pelo rei saudita Salma Bin Abdulaziz Al Saud.

Em 6 de junho de 2022, mesma data do e-mail de Mauro Cid, foi registrado pelo sistema da Presidência que os itens foram “encaminhados ao gabinete do presidente Jair Bolsonaro”. Dois dias depois, em 8 de junho, conforme os registros oficiais, as joias já se encontravam “sob a guarda do Presidente da República”.

Os objetos foram devolvidos pela defesa de Bolsonaro em abril deste ano. Naquele mês, a Polícia Federal começou a investigar a tentativa de desvio de outro conjunto de joias – o estojo com colar, anel, relógio e brincos de diamantes, no valor de R$ 5 milhões, segundo perícia da PF, que o governo da Arábia Saudita deu ao ex-presidente.

Como revelou o Estadão, Bolsonaro tentou trazer o conjunto para o Brasil sem passar pelos procedimentos obrigatórios de incorporação dos bens ao patrimônio da União. O caso aconteceu em 2021, mas veio à tona neste ano, depois do fim do mandato do ex-presidente.

Bolsonaro recebeu pacote com ‘pedras preciosas’

Nesta semana, a CPMI do 8 de Janeiro também teve acesso a outra troca de e-mails, entre militares que trabalhavam como ajudantes de ordens da Presidência – os primeiros-tenentes do Exército Adriano Alves Teperino e Osmar Crivelatti e o segundo-tenente Cleiton Henrique Holzschuk – que mostra que Jair Bolsonaro e mulher dele, Michelle, receberam um pacote com “pedras preciosas” quando estiveram na cidade de Teófilo Otoni, no nordeste de Minas Gerais.

As mensagens contêm listas de tarefas que os militares deveriam cumprir. De acordo com o que mostram os e-mails, as pedras preciosas foram guardadas dentro de um cofre. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que revelou durante a sessão da CPMI a existência desses e-mails, disse que “essas pedras nunca foram registradas nem como presente ao presidente da República e à primeira-dama nem em lugar nenhum”. A catalogação dos presentes é o procedimento previsto na lei.

As informações sobre o pacote com pedras preciosas foram encontradas na caixa de e-mails deletados de Crivelatti, que hoje trabalha como assessor pessoal de Bolsonaro.

Fonte: Agência Estado.

Governo Lula prepara mudança em lei para limitar poder de militares em crises.


O governo Lula (PT) prepara uma alteração da legislação sobre o emprego das Forças Armadas durante crises de segurança e ordem pública ou de instabilidade institucional. A proposta elimina o atual modelo de operações de garantia da lei e da ordem.

Embora nos últimos anos o recurso às chamadas GLOs tenha, na maioria dos casos, buscado sanar problemas de segurança pública, os ataques golpistas de 8 de janeiro e a distorção com viés político do artigo constitucional que trata das atribuições das Forças Armadas nessas operações levaram o Executivo a buscar uma resposta política.

Na prática, um modo de tentar limitar o poder dos militares em crises domésticas de toda ordem.

Pela proposta concebida pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, em parceria com o titular da Defesa, José Múcio, não haveria mudanças no artigo 142 da Constituição, que trata das competências das Forças Armadas, mas na Lei Complementar que o regulamenta (nº 97, de 1999).

A intenção é criar no texto a possibilidade de as Forças Armadas cooperarem eventualmente em crises de segurança e ordem pública sem que seja necessário para isso a decretação de GLOs.

A princípio, haveria mexidas nos artigos 15 (que trata do emprego das Forças Armadas na defesa da Pátria e na garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem) e 16 (sobre atribuição subsidiária das Forças Armadas) da Lei Complementar de 1999.

A alteração teria de passar pelo Congresso, mas sem as exigências de tramitação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição). Estuda-se a possibilidade de mudanças correlatas serem feitas via decreto presidencial.

Não há apoio político no Congresso para alterar o próprio artigo 142 da Constituição, como propõe uma PEC do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP).

Para aprovar uma emenda constitucional são necessários três quintos dos votos em dois turnos, tanto na Câmara quanto no Senado –no caso, uma quimera, num Congresso de extração conservadora, com uma Câmara presidida por Arthur Lira (PP-AL), que foi eleitor de Jair Bolsonaro.

Não há tampouco disposição do governo em comprar uma briga desse porte com os militares, que são frontalmente contra a alteração do artigo 142, em meio a outras prioridades do Planalto, sobretudo a agenda econômica.

As movimentações do Executivo desidratam a PEC de Zarattini, anunciada em fevereiro como resposta aos ataques de 8 de janeiro.

O artigo 142 da Constituição afirma que as Forças Armadas “destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

A PEC de Zarattini, que condensou proposta convergente do colega Alencar Santana (PT-SP), propõe retirar do texto constitucional a competência dos militares de garantir os poderes constitucionais e a lei e a ordem.

Para além do escopo amplo, tais atribuições foram distorcidas nos últimos anos por bolsonaristas para sustentar que as Forças Armadas poderiam atuar como “poder moderador” em crises institucionais –uma interpretação já repelida pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Congresso Nacional.

O entendimento de Zarattini e de boa parte do PT é que a atual redação –que de resto é parecida com a de todas as Constituições republicanas– abre brechas para intervenção indevida dos militares em temas civis, algo que se tornou mais palpável com a politização das Forças Armadas promovida no governo Bolsonaro.

Pela proposta, o artigo alterado diria apenas que as Forças Armadas “destinam-se a assegurar a independência e a soberania do país e a integridade do seu território”.

Para que a PEC comece a tramitar na Câmara, são necessárias 171 assinaturas. Zarattini ainda não as tem e retomou a tarefa de reuni-las a partir desta semana, no reinício dos trabalhos da Casa após o recesso.

A tarefa é árdua. Embora o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) seja o petista Rui Falcão, favorável à proposta, é improvável que ela prospere, mesmo se alcançadas as assinaturas necessárias.

A oposição é maioria na CCJ. E, caso aprovada ali, seria preciso que Lira instalasse a comissão especial necessária para analisar PECs e depois pautasse sua votação em plenário.

Zarattini reconhece as dificuldades. Considera que no começo da legislatura teria sido menos custosa a missão e que o governo tem agendas mais imediatas no Congresso.

“Para um projeto efetivamente ser colocado em discussão na CCJ e progredir, depende de um momento político mais favorável”, afirmou no começo de junho.

A divulgação do conteúdo das mensagens do tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro durante sua Presidência, com mensagens de militares falando sobre um golpe para impedir a posse de Lula, deu novo ânimo ao deputado.

Zarattini busca forçar o governo a se mexer no tema e, mesmo se vier a desistir da PEC, gostaria de emplacar parte do conteúdo da proposta –o texto determina ainda que, para ocupar cargos de natureza civil, militares devem ir automaticamente para a reserva.

O deputado diz que também incluirá na PEC um dispositivo, semelhante ao desenhado pelo governo, criando a possibilidade de convocar as Forças Armadas em caso de crises de segurança e ordem pública.

Ele está em contato com comandantes militares, com Múcio e outros atores envolvidos no debate da mudança da legislação relativa aos fardados –que envolve outras propostas.

Uma delas, de Múcio com apoio dos comandantes das Forças Armadas, obriga militares que se candidatem em eleições a ir automaticamente para a reserva ou inatividade, o mesmo ocorrendo com o oficial que quiser assumir um ministério.

Tanto o titular da Defesa quanto os comandantes são contrários à mudanças no artigo 142 e também consideram desnecessária a proibição de GLOs que está sendo desenhada, mas Múcio concedeu aos argumentos de Lula e Dino de que seria preciso fazer algo.

Ao mesmo tempo, o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) cogita a possibilidade de tentar aprovar o texto anterior a todos os outros, de uma PEC de 2021 que já está na CCJ, de autoria da ex-deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC), hoje diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que acrescenta ao artigo 37 da Constituição um inciso proibindo militares da ativa de ocuparem cargos de natureza civil na administração pública.

De volta ao governo após mais de seis anos na oposição, o PT se debate entre buscar enfim a subordinação dos militares ao poder civil e não criar crises com a caserna.

Numa resolução publicada após a última reunião do Diretório Nacional, em 10 de julho, o tema foi tangenciado. Uma breve menção cobra “punição severa” aos golpistas de 8 de janeiro, “seus financiadores, estimuladores civis e militares”.

Durante a reunião, o historiador Valter Pomar, integrante do diretório, propôs uma emenda ao texto afirmando que “não se poderá falar em democracia plena no Brasil enquanto persistir a tutela militar” e convocando uma conferência nacional para debater a política de Defesa Nacional e o papel das Forças. A emenda foi rejeitada pela maioria do colegiado.

Em seu blog, em meio a críticas a Múcio e ao que vê como incúria do governo no tema, Pomar se queixou: “O fato de o Diretório Nacional não querer debater o assunto e não querer aprovar a emenda citada anteriormente não impede que o debate exista, muito menos faz a tutela desaparecer”.

Ainda que à esquerda da direção partidária, Pomar está longe de ser voz isolada no PT no tema. Ao longo dos últimos anos, seguidas resoluções do partido cobraram um enfrentamento à chamada “tutela militar”.

Fonte: Defesa.net.

Lula comenta sobre ameaças contra ele e diz não ter 'medo de cara feia'.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta sexta-feira (4) ameaças contra a sua vida e afirmou não ter "medo de cara feia".

Ele deu a declaração durante discurso em um evento na cidade de Parintins, no interior do Amazonas.

"Vocês vão ler a notícia hoje, vocês vão ter notícia de que a Polícia Federal prendeu um cidadão em Santarém (PA) que disse que ia me matar hoje quando eu chagasse lá. Ele está preso. Há boatos de que em Belém também tem um cidadão que diz que ia matar. Se eu tivesse medo, eu não tinha nascido. Se eu tivesse medo, eu não era presidente da República. Eu aprendi com a minha mãe a não ter medo de cara feia. Cachorro que late não morde. Portanto, vou fazer deste país um país civilizado", afirmou.

Lula foi a Parintins para relançar o programa Luz Para Todos, que visa ampliar o acesso da população à energia elétrica. A previsão do governo é beneficiar até 500 mil famílias nesta nova fase do programa, que foi criado em 2003, no primeiro mandato de Lula.


Queixas a esquema de segurança no pronunciamento, Lula também se queixou do esquema de segurança, que, segundo ele, o impediu de cumprimentar apoiadores durante deslocamento entre o aeroporto e o local do evento.


O petista criticou o fato de ter de andar em veículo blindado, com vidros escurecidos. Ele disse que, dentro do carro, sentiu-se como se estivesse "dentro de um presídio".


"Eu desço no aeroporto, me colocam dentro de um carro blindado, vidro fumê, tinha insufilme, eu não consigo ver ninguém e ninguém consegue me ver. Mulheres, homens e crianças na rua, fazendo uma sacrifício enorme para olhar, se conseguir enxergar a gente, e eu dentro de um carro como se estivesse dentro de um presídio. Então, eu quero pedir desculpas de coração", afirmou Lula.


O presidente afirmou ainda que a situação não "se repetirá". "Quando a gente é candidato, normalmente a gente anda de carro aberto, com os dentes arreganhados, abanando a mão para vocês. Quando a gente ganha, coloca a gente dentro de um carro blindado, insulfilm, nem vocês veem eu, nem eu vejo vocês", disse.


Fonte: G1.