Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

04/01/2022 *--* Deus é Fiel!!!

      Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Mulher vai chamar marido que estava em bar e acaba agredida por esposo em Santa Maria do Oeste.

No dia 03/01/2021, por volta das 23h. atendendo solicitação da senhora **************, a qual relatou que foi agredida por seu esposo na localidade de São José. Deslocado até o local, em contato com a vítima, esta relatou que foi até um bar chamar a pessoa de ************* rg: ********* para ir embora, indagando se ele tinha ingerido bebida alcoólica. Nesse momento, *********** começou a lhe desferir diversos socos contra o seu rosto, vindo a lhe derrubar no chão, sendo que tais agressões só cessaram devido a intervenção de outras pessoas que estavam no local. Diante dos fatos, a equipe localizou o autor das agressões, deu voz de prisão e encaminhou até a 45ªdrp de pitanga, sendo também confeccionado o laudo de lesões corporais em ***********. 

Fonte: Polícia Militar.

Casal inicia briga em lanchonete de Guarapuava e situação vira caso de polícia.

No dia 03 jan. 22. 00h05min. Bairro Centro, a equipe policial foi acionada via 190, onde segundo o solicitante, estava ocorrendo uma rixa no interior de uma lanchonete. No local, vários clientes, além dos funcionários apontaram o veículo gm/gol, cor preta, como parte envolvida na rixa, relatando que os mesmos haviam dito estar armados, sendo abordados e posteriormente identificado, o masculino, 46 anos, qual não acatou ordem de abordagem, e em busca pessoal nada de ilícito foi localizado e a mulher, anos, que fez vários xingamentos contra a equipe policial, investindo nos policiais com tapas, razão pela qual foi necessário uso de técnicas policiais e força física moderada a fim de ser realizada a abordagem. No local apresentou-se as vítimas, funcionários do estabelecimento, masculino 20 anos e 19 anos, os quais relataram que o casal iniciou uma briga dentro do estabelecimento com outro grupo de pessoas, quais já haviam se evadido, que os funcionários tentaram intervir, porém investiram contra eles. Diante dos fatos, as partes foram encaminhadas para o 16º BPM para confecção de termo circunstanciado.

Fonte: Polícia Militar.

Desentendimentos entre vizinhos em Laranjal vira boletim de ameaça.

A equipe foi acionada via 190 onde a solicitante senhora ***************relata  que seu vizinho *********** estaria adentrando a sua propriedade sem a sua  autorização e utilizando uma estrada que passa pela propriedade para chegar  até a residência dele, porém já teve anteriormente um desentendimento com  *********** e seu marido já foi agredido pelo seu vizinho; a solicitante relata  ainda que ******** faz diversas ameaças de morte para ela e seu marido e  adentra a propriedade para provocar. Diante dos fatos a equipe deslocou até o local, realizou patrulhamento porem não encontrou *********, a solicitante ************ e seu marido ************* foram orientados sobre os procedimentos a serem adotados e optaram em decidir posteriormente com relação a representação contra *************. Esse é o relato.

Fonte: Polícia Militar.

Homem tem S10 furtada de garagem e vizinhos ajudam a recuperar o veículo em Guarapuava.

Na Rua das jabuticabeiras, bairro Morro Alto, o solicitante masculino, 18 anos relatou que se ausentou da sua residência, quando recebeu ligação telefônica de seus vizinhos relatando que indivíduos estariam furtando seu veículo do interior da garagem, para esta prática os autores arrombaram o portão da garagem e subtraíram o veículo gm s10 de placa KJS-0202, sendo que esta estava carregada com materiais recicláveis e com pouco combustível. Enquanto a equipe confeccionava o boletim de ocorrência no local, os vizinhos que teriam saído para auxiliar nas buscas do veículo, retornaram no endereço de posse do veículo e relataram que encontraram o veiculo na Rua Claudio Coutinho e segundo o masculino, 26 anos, quando ao se aproximarem do veículo visualizaram que dois indivíduos estavam mexendo no interior do veículo e quando perceberam a sua aproximação evadiram-se matagal adentro. Diante do fato foi deslocado com a vítima e testemunha até a Delegacia.

Fonte: Polícia Militar.

Observatório da NASA detecta em aglomerado de galáxias 4 estruturas misteriosas, assista ao vídeo:


Por meio do Observatório de Raios X Chandra da NASA, cientistas encontraram quatro cavidades de raios X destacadas no aglomerado de galáxias RBS 797, localizado a cerca de 3,9 bilhões de anos-luz da Terra na constelação do Dragão.

Esses dados sugerem que há um par de buracos negros supermassivos em órbita próxima que entraram em erupção e criaram jatos quase ao mesmo tempo.

"Pensamos que sabemos o que um par de cavidades representa, mas o que está acontecendo quando um aglomerado de galáxias tem dois pares em direções muito diferentes?", disse Francesco Ubertosi, astrônomo da Universidade de Bolonha, na Itália.

Anteriormente astrônomos observaram um par de cavidades no sentido leste-oeste no aglomerado RBS 797, mas o par no sentido norte-sul só foi detectado em uma nova e mais longa observação do Chandra.

Em sua recente pesquisa os cientistas descobriram dois pares de cavidades separadas que se estendem do centro do aglomerado. Este tipo de cavidades já foi observado em outros aglomerados de galáxias, e os astrônomos acreditam que eles são o resultado de emissões de jatos direções opostas dos buracos negros.

O material nestes jatos ao ser expelido cria bolhas gigantes no gás quente em torno do centro do aglomerado.

No entanto, RBS 797 destaca-se por uma particularidade, uma vez que os eixos dos pares de cavidades são perpendiculares um ao outro. Isso pode ser explicado pelo fato de que RBS 797 contém um par de buracos negros supermassivos que ejetam jatos quase simultaneamente em direções perpendiculares. Se isso for confirmado, estes buracos negros estariam entre os pares mais próximos já descobertos a uma distância de apenas 250 anos-luz.

Fonte: SITE SPUTINIKNEWS.


Jovem é agredido por cinco homens em bairro.


Um rapaz, de 22 anos, foi agredido por cinco homens enquanto andava pela rua Francisco Beltrão, no bairro Chapada, por volta das 3h50 desta segunda-feira (03). Ele não soube informar quem eram os autores e o motivo da agressão.

O jovem foi socorrido pelo Samu com ferimentos no rosto e no corpo, e encaminhado para o hospital sem risco de morte.

Fonte: A Rede.

Pessoas invadem e saqueiam mercearia.

A Polícia Militar (PM), de Apucarana, registrou uma invasão em uma mercearia localizada no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti. Conforme informações do boletim, populares invadiram o local, furtaram produtos e danificaram o estabelecimento. Os autores fugiram do local antes da chegada dos policiais.


Ao conversar com a nora do dono do local, ela disse que uma mulher entrou na mercearia e começou a dizer “Agora, como vamos fazer? Isso não vai ficar assim”. De acordo com a solicitante, a autora pegou uma banqueta e passou a danificar o veículo, um Ford Versailles, que estava em frente ao local. 


Em seguida, ainda de acordo com a nora do dono do estabelecimento, diversas pessoas entraram no local, começaram a furtar produtos e o dinheiro que estava no caixa. Após alguns minutos, a solicitante e seu marido conseguiram fechar a porta do estabelecimento e as pessoas fugiram do local. 


A testemunha relatou ainda que no momento em que a mulher estava danificando o veículo tentou impedi-la e seu celular caiu no chão e sumiu. A mulher foi orientada pelos policiais. O motivo da confusão não foi informado no boletim da PM. 

Fonte: TN Online.

Homem morre e três ficam feridos em acidente na BR-376.

Por volta das 23h, a equipe PRF foi acionada para atendimento de um acidente de trânsito na BR-376 km 495.


No local, constatou que um veículo Ford/Ka com placas de Ponta Grossa, deslocava sentido Sul (Curitiba) quando nas proximidades do Trevo Santa Maria, o motorista perdeu o controle do automóvel, ocorrendo a saída de pista, seguida de capotamento.


Segundo informações da PRF, três ocupantes foram encaminhados pelas equipes do Corpo de Bombeiros (SIATE) para atendimento médico sendo que o condutor de 56 anos apresentava lesões graves. Os dois ocupantes de trás do veículo de 25 e 18 anos sofreram lesões leves.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, o passageiro de 42 anos apresentava diversas fraturas e lesões, durante atendimento, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória, foi efetuado reanimação com auxílio do médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), porém não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito no interior da ambulância.

Fonte: PRF e Corpo de Bombeiros com site A Rede

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 04/01/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.






Homem fica estado grave durante acidente.

Um acidente envolvendo duas motocicletas foi registrado na manhã desta segunda-feira (3), em Apucarana. A colisão entre uma Honda Twister e uma Honda Biz, que ocorreu na Rua José Jorge, no Bairro da Igrejinha, deixou três pessoas feridas, dois homens e uma mulher. 


Um dos homens, conforme informações de testemunhas, está inconsciente e pode ter sofrido um traumatismo craniano durante a colisão. Já as outras vítimas, sofreram ferimentos mais leves. 


As equipes do Siate, do Corpo de Bombeiros, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), estiveram no local e prestaram os primeiros socorros às vítimas. 

Fonte: TN Online

Centros de apoio à fauna do Paraná reabilitaram 3,9 mil animais silvestres em 2021.

O Governo do Paraná reforçou a estrutura de proteção à fauna silvestre em 2021. A criação de novos centros de reabilitação para animais vitimados, pela Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) em parceria com as universidades, ampliou a capacidade de atendimento e as seis unidades existentes receberam, triaram, trataram e destinaram 3,9 mil animais silvestres.


Foram inaugurados este ano quatro Centros de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs) em Cascavel, Londrina, Guarapuava e Maringá, além de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Ponta Grossa. Também foi renovada a parceria com a prefeitura da capital para a manutenção do Cafs Curitiba.


“O investimento passa de R$ 1 milhão, mas a participação das universidades, com o know how que têm nas áreas de veterinária e biologia, é fundamental e ainda abre a possibilidade para que aos alunos se envolvam e desenvolvam pesquisas nessas áreas”, diz o secretário Marcio Nunes.


Esses locais prestam atendimento a animais vítimas de atropelamento, maus-tratos, comércio ilegal, tráfico e cativeiro irregular e que precisam de reabilitação para serem reinseridos no meio ambiente ou encaminhados a cativeiros regularizados.


Segundo os dados da Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), a média anual de animais apreendidos no Paraná é de 5,5 mil – entre aves, mamíferos, répteis e anfíbios. Deste total, as aves representam mais de 90%. “A maioria dos animais sofrem maus-tratos, podendo chegar a óbito”, completa Nunes.


Os Cafs e Cetas integram as inciativas Pró-Fauna da Sedest, desenvolvidas pelo Instituto Água e Terra (IAT). Elas são voltadas ao combate à pesca e caça ilegal, e apreensão de animais mantidos em cativeiro sem autorização ou em más condições.


MAIS PEIXES NOS RIOS – Também faz parte o Programa Rio Vivo, lançado pela Sedest, IAT e Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas visando a preservação da vida aquática nas bacias hidrográficas do Estado.


Em 2021, foram soltos 1,2 milhão de peixes de espécies nativas – como lambari, dourado, pintado, jaú, surubim, bagre e traíra. Faz parte do programa um estudo que mostra quais espécies devem ser soltas em cada Bacia Hidrográfica, além da análise genética dos peixes.


A partir desse levantamento foi editada a Resolução nº 10/2021, regulamentando as normas de estocagem e repovoamento dos rios do Paraná. Além disso, o Rio Vivo prevê a participação das comunidades nos eventos de soltura e atividades paralelas de educação ambiental, como o plantio de mudas de árvores nativas nas margens dos rios.


“O programa é completo na questão da educação ambiental, pois além de garantirmos espécimes de peixes para as gerações futuras, estamos mobilizando a sociedade para cuidar da qualidade das águas e do entorno dos rios. São ações simples, mas que ajudam a colocar o Paraná em destaque no ranking de desenvolvimento sustentável”, destaca o secretário Márcio Nunes.


ESTERILIZAÇÃO – A atenção à saúde animal também se volta aos bichos urbanos e domésticos. O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná) promoveu a castração de gatos em 89 municípios em 2021. No total, o programa já esterilizou gratuitamente mais de 25 mil animais de rua ou com tutores de baixa renda.


Promovido pela Sedest em parceria com as prefeituras, o CastraPet busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses no contexto da Saúde Única, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção do abandono (evitando ninhadas indesejáveis) e quanto a importância da vacinação.


Após a castração, as famílias tutoras recebem também gratuitamente a medicação pós-operatória e aplicação de microchip eletrônico de identificação animal. A meta do programa é que até final de 2022 a castração ocorra em 60% dos municípios paranaenses.

Fonte: AEN

Com milhares de produtores certificados, Paraná aposta no cultivo de orgânicos.

Em 2021, o Paraná se destacou em quantidade de agricultores orgânicos certificados, ficando à frente de estados com maiores áreas territoriais, como São Paulo, Bahia e Maranhão. Somando 3.752 produtores certificados, o Estado fica atrás somente do Rio Grande do Sul, com uma diferença de 192 certificações emitidas.


Esses produtos são aqueles obtidos em sistemas orgânicos de produção agropecuária ou oriundos de processos extrativistas sustentáveis e não prejudiciais aos ecossistemas locais e regionais. Para serem comercializados, precisam de certificação específica expedida por instituições credenciadas.


Nesse cenário, o Paraná Mais Orgânicos (PMO), programa operacionalizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), vem contribuindo de maneira expressiva para os resultados estaduais. As atividades são desenvolvidas, desde 2009, nas universidades estaduais, onde estão localizados os Núcleos de Certificação Orgânica.


Para além de emissões de certificados, ao longo deste ano, o programa viabilizou 1.777 ações de assistência técnica e extensão rural, serviços fundamentais no processo de desenvolvimento rural e da atividade agropecuária.


Outras iniciativas consolidam o Programa como um instrumento de disseminação de conhecimento científico e tecnológico. No período de janeiro a dezembro de 2021, foram realizadas 140 participações de pesquisadores, professores e estudantes em eventos técnico-científicos; 47 publicações de trabalhos acadêmico-científicos; e 69 atividades acadêmicas realizadas, entre aulas, palestras, seminários e webnários.


MERCADO – Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, entre os vários benefícios, a certificação de produtos orgânicos facilita a abertura de novos mercados para os produtores rurais, inclusive para exportação. “O padrão de produção e processamento dos alimentos orgânicos possibilita que os agricultores alcancem níveis de gestão e qualidade para disputar novos espaços de comercialização, até mesmo em outros países”, afirma.


Ele ressalta que o desenvolvimento sustentável tem sido intensificado no Paraná, conforme orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. “É necessário apoiar, cada vez mais, alternativas de produção baseadas na ciência, preservação de recursos naturais, competitividade dos pequenos produtores rurais e no cuidado com a saúde da população”, destaca.


O Paraná Mais Orgânico é operacionalizado com recursos do Fundo Paraná, que apoia o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, por meio de financiamento de programas e projetos de pesquisas institucionais.


O coordenador da Unidade Gestora do Fundo (UGF), Luiz Cezar Kawano, enfatiza que as normas de produção, processamento, certificação e comercialização de orgânicos surgiram para reduzir as dúvidas de consumidores em relação à qualidade e origem dos alimentos.


“A importância da certificação orgânica está na regulamentação dos processos e tecnologias de produção. Geralmente a certificação é apresentada sob a forma de um selo, afixado ou impresso no rótulo ou na embalagem dos produtos. Isso garante que os produtos orgânicos rotulados foram produzidos de acordo com as normas e práticas da agricultura orgânica”, diz o gestor.


Na prática, a certificação indica a procedência e a qualidade natural desse tipo de alimento. O agricultor ganha diferencial de mercado, por comercializar produtos de melhor qualidade, enquanto os consumidores têm a segurança de alimentos sem contaminação química, cuja produção respeita o meio ambiente e os trabalhadores.


CERTIFICAÇÕES – Entre janeiro e novembro deste ano, o programa somou 946 certificações emitidas para agricultores familiares de todas as regiões do Estado. O projeto contribui, entre outros aspectos, para a redução de custos nesse processo de certificação dos produtores rurais.


Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável, o coordenador do programa, professor Rogério Barbosa Macedo, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), explica que o PMO é direcionado a agricultores familiares interessados em produzir alimentos de maneira orgânica.


“A certificação assegura que esses produtores aprendam a converter lavouras tradicionais para o modelo orgânico, ou seja, livres de agrotóxicos, de sementes transgênicas e de outras substâncias tóxicas ou sintéticas”, diz o coordenador, explicando que esse processo ocorre “em conformidade com as normas da legislação brasileira para produtos e sistemas de produção orgânica”.


Além das universidades estaduais, o PMO atua em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). Ao todo, o programa envolve 62 pessoas, entre professores e estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais do segmento rural.


MERENDA – Em março de 2020, o Governo do Estado publicou o Decreto 4.211/2020, regulamentando a Lei nº 16.751/2010, que instituiu a alimentação escolar orgânica no Sistema Estadual de Ensino Fundamental e Médio. Desde então, os produtos orgânicos vêm sendo inseridos, gradativamente, na alimentação dos alunos das mais de duas mil escolas estaduais, com previsão de alcançar a marca de 100% em 2030.


Dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), apontam que, em 2021, foram adquiridos 18,4% de produtos orgânicos para a alimentação escolar. A estimativa é que 25% desses alimentos sejam oriundos dos agricultores familiares certificados pelo Paraná Mais Orgânico.


SETOR – De acordo com o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualmente, o Brasil dispõe de 25.516 produtores orgânicos.


Na Região Sul, o sistema orgânico é composto, principalmente, por agricultores familiares, cooperativas e pequenas propriedades rurais. No Estado do Paraná, os principais produtos orgânicos são: açúcar, café, erva-mate e soja. Os pequenos produtores também são os principais responsáveis pelo abastecimento interno, produzindo hortaliças, frutas e alimentos processados.

Fonte: AEN.

Israel registra primeiro caso de paciente com covid-19 e gripe simultaneamente.

Autoridades médicas de Israel confirmaram o primeiro caso de um indivíduo infectado com a gripe sazonal e covid-19 simultaneamente. Apelidada de “flurona”, as duas infecções foram encontradas em uma mulher grávida não vacinada que apresentava sintomas leves, de acordo com informações do Hospital Beilinson, em Petah Tikva.


Alguns relatórios sugeriram que isso marcou o primeiro caso duplo no mundo, mas relatórios de pacientes com gripe e covid-19 surgiram nos EUA já na primavera de 2020.


Os profissionais apontaram ainda ser provável que muitos outros tenham sido infectados com os dois vírus, mas que ainda não foram diagnosticados.”A doença é a mesma doença. Elas são virais e causam dificuldade para respirar, pois ambas atacam o trato respiratório superior”, disse Arnon Vizhnitser, diretor do departamento de ginecologia do hospital.


A mulher recebeu alta na quinta-feira, 30, do hospital, que indicava que ela estava em boas condições. Mesmo assim, o Ministério da Saúde seguiu estudando o caso para ver se uma combinação dos dois vírus causava doenças mais graves.


Israel viu um aumento nos casos de gripe nas últimas semanas, com cerca de 2.000 pessoas hospitalizadas em meio a temores de uma “twindemia” das duas doenças. O termo se refere a temores de um grande número de casos de gripe e os casos de covid-19 podem sobrecarregar hospitais, embora muitos indivíduos não sejam infectados com os dois vírus em simultâneo.


A dupla infecção ocorreu após o ministro da Saúde de Israel, Nitzan Horowitz, dizer que o país está estendendo sua oferta de uma quarta dose de vacina da covid-19 para idosos em instituições de cuidados.


O País já havia estendido o lançamento da quarta dose para pessoas com imunidade enfraquecida, tornando-se um dos primeiros países a fazê-lo, para tentar frear os casos ampliados pela variante Ômicron.

Fonte: CGN com Agências Internacionais.