Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 30 de março de 2023

30/03/2023 *--* Deus é Fiel!!!

 Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Prefeito e Vice entregam uniformes da rede municipal de ensino, vejam as fotos com a população e autoridades:

Na tarde de ontem dia 29/03/2023 na quadra da Escola Municipal Balbina Almeida de Souza, foram entregue kit's de uniformes escolares para todos os alunos da rede municipal de ensino, uma multidão de pais, alunos, professores, funcionários públicos e diversas autoridades se fizeram presentes. Sendo este um investimento de R$ 680.000,00 mil reais realizado com recursos próprios da prefeitura de Santa Maria do Oeste.

O Blog do Beto de notícias parabeniza toda a equipe da Prefeitura municipal por esta ação da secretaria de educação que envolveu toda a equipe da educação e das escolas municipais, em especial o Prefeito Oscar e seu Vice Jorandir.

Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Santa Maria do Oeste/ Fonte: Redação com Assessoria.












Exclusivo: Vereador Aguinaldo acompanha pessoalmente entrega de uniformes da rede municipal de ensino e da entrevista ao Blog do Beto:


Neste ultima quarta-feira dia 29/03 o Vereador Aguinaldo Paz de Moura se fez presente acompanhando na quadra da escola municipal Balbina Almeida de Souza aonde foram entregues diversos kit's contendo os uniformes escolares para os alunos da rede municipal ensino da cidade de Santa Maria do Oeste. O Vereador Aguinaldo deu uma entrevista exclusiva ao blog do beto a qual será transcrita abaixo: 

"Olá Lucas, Beto e todos os seus leitores diários, deste veiculo de notícias, gostaria começar aqui agradecer o espaço cedido por sua equipe para que possamos a chegar em todos os lares da cidade, agradecer a cada munícipe que confia em meu trabalho como vereador, e dizer que a entrega destes uniformes escolares é de suma importância a população gerando maior igualdade entre todos os alunos da rede municipal de ensino, desde os que tem boas condições aos mais carentes, parabéns a toda equipe da secretária de educação e a todos os demais que tornaram isto em uma realidade para a população". Pontuou o vereador Aguinaldo. 

Fonte: Redação com Assessoria de Imprensa.

MPPR fará atendimento descentralizado amanhã em Santa Maria do Oeste. O atendimento será na prefeitura municipal.


A Promotoria de Justiça da Comarca de Pitanga, promove nesta semana ações de atendimento descentralizado nos municípios integrantes da respectiva comarca. O deslocamento das equipes do Ministério Público para as cidades menores ou que não contam com Promotoria de Justiça própria objetiva facilitar o acesso da população à instituição e ao sistema de justiça. Durante os atendimentos, a comunidade poderá buscar o Ministério Público para obter orientações jurídicas ou esclarecer dúvidas a respeito de eventuais demandas que tenham nas diferentes áreas de atuação institucional, como acesso aos serviços de educação e saúde, iluminação pública, saneamento básico ou ainda relacionadas ao direito de família. Nos casos em que o assunto levado não for de atribuição do Ministério Público, os cidadãos serão orientados sobre quais órgãos públicos devem ser consultados e como entrar em contato com eles.

Data: 31/03/2023, das 9h às 12h

Local: Prefeitura de Santa Maria do Oeste (Rua José França Pereira, 10, Centro)


Acidente de trânsito é registrado em Pitanga, vítimas são encaminhadas ao Hospital São Vicente, entenda o ocorrido.


Atendendo solicitação equipe deslocou ao endereço supracitado para  prestar atendimento a um acidente de trânsito, no local foi constatado o fato sendo  uma colisão frontal auto/moto identificado o v1 *********placas ********o qual era  conduzido pela Av. Francisco Beraldi sentido centro por, ************** RG:************, de ** anos, CNH *********** categoria (b) com validade  09/04/2023, o v2 transitava sentido oposto sendo uma motocicleta  ***************** placa *****,sendo conduzida por *********** RG **********, CNH *********** categoria (ab) com validade 19/09/2031 e tinha como passageira a  senhora ********** RG *******,o condutor da motocicleta e passageira  apresentavam lesões e foram socorridos para hospital São Vicente de Paula pela  equipe BM, o condutor do veículo não apresentava lesões. Os veículos foram liberados  no local pois estavam sem débitos junto ao DETRAN. Obs: os veículos foram removidos  do local por populares pois estavam interrompendo o fluxo da via o que dificultou  confecção do croqui. 

Fonte: Polícia Militar.

Desentendimento entre irmãos e irmã vira caso de Polícia em Pitanga.


No dia 29 de Março de 2023, as 21h a Sra **********, RG  :************, ** anos, entrou em contato com a central da 3ª CIA informando que  possui medida protetiva em desfavor do seu irmão, Sr. ********, RG: ***********,  ** anos, e que hoje o mesmo estava embriagado e foi ate a residência de seu irmão  que mora no mesmo terreno para conversar, e que em certo momento o Sr. ******** tirou uma faca da cintura e ameaçou ferir seu irmão, relata que seu outro irmão  *********** conseguiu tirar a faca do sr. ******, relata ainda que tem medida  protetiva em desfavor da Sra ************, RG: **********, ** anos, esposa do Sr.  ********, que a mesma também teria lhe ameaçado com um machado. No local o Sr.  ****** estava bastante alterado, não obedecendo as ordens da equipe PM, diante dos  fatos os envolvidos foram encaminhados para Delegacia de Policia para providencias.  Foi necessário uso de algemas para conter o mesmo e resguardar a integridade do  mesmo e da equipe policial. 

Fonte: Polícia Militar.

Adolescente saca arma e ameaça colega dentro de colégio no Paraná.

Um adolescente de 16 anos foi apreendido no final da manhã desta quarta-feira (29), após ameaçar um colega com uma arma dentro do Colégio Estadual Irondi Pugliesi, em Arapongas no norte do Paraná.

Depois disso ele fugiu e foi localizado pela Polícia Militar perto da unidade de ensino com a ajuda do helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). 

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seed), o caso aconteceu na sala das pedagogas após os dois alunos terem sido retirados da sala por causa de uma discussão. O motivo da briga não foi informado.

De acordo com a secretaria, um dos adolescentes tirou a arma da mochila e apontou para o outro garoto na frente das profissionais, que conseguiram acalmá-lo. Ninguém ficou ferido.

A Seed informou que nenhum disparo foi efetuado e o adolescente conseguiu fugir, mas foi apreendido pelos policiais e levado para a delegacia.

Os pais dele foram informados da situação e autorizaram uma vistoria da polícia dentro da residência na tentativa de achar a arma, que não foi localizada. A Polícia Civil segue investigando o caso.

PP News com sites.


PM prende suspeitos de assalto no Jardim Casa Grande, eles estavam com objetos do local em Ivaiporã.

Na tarde desta quarta-feira (29), as equipes RPA’s de Ivaiporã, após buscas ininterruptas em buscas a suspeitos de praticarem assalto pela manhã em uma residência no Jardim Casa Grande, lograram êxito. Dois homens foram presos, além de recuperarem alguns objetos que haviam sido levados.

Com base em informações, os militares deslocaram até o Distrito de Alto Porã, onde na Vila União, abordaram um suspeito de 18 anos, que estava em frente a sua residência.

No quintal foi encontrado um Notebook Acer e uma televisão e alguns celulares, ambos produtos do roubo na residência.

Também foi encontrada, uma motocicleta Honda/Titan CG preta, que segundo testemunhas e imagens de câmeras de monitoramento, foi utilizada pelos suspeitos na ação criminosa.

Logo em seguida, novas informações davam conta de que um outro suspeito estaria deslocando em um veículo VW/Gol preto para Ivaiporã.

De imediato, as equipes em diligências lograram êxito em abordar o veículo. Na condução do automóvel encontrava-se um indivíduo de 32 anos.

Durante as diligências, as vítimas reconheceram os dois detidos como autores do roubo.

Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados juntamente com o material apreendido a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Fonte tno

Assaltantes invadem residência, roubam carro e objetos e ameaçam de morte a família em Ivaiporã.

Dois assaltantes invadiram uma residência, roubaram e ameaçaram de morte a família, na manhã desta quarta-feira (29), no Jardim Casa Grande, em Ivaiporã. Foram roubados diversos objetos e um veículo da família.

Segundo a Polícia Militar, a equipe de serviço foi acionada por volta das 7 horas. O solicitante relatou que dois homens, um deles armado com pistola, o abordaram quando ele saia no portão para ir trabalhar.

Os bandidos renderam a família, pedindo que todos olhassem para baixo, e a levou para um quarto, onde todas as vítimas foram amarradas.

Os assaltantes fugiram com o carro da família, um Fiat/Idea prata levando vários objetos da residência. 

As vítimas conseguiram se soltar e acionar a Polícia Militar, que realiza patrulhamento na região.

Fonte tno 

Tio que estuprou e engravidou sobrinha de 13 anos é preso.


O homem de 35 anos, suspeito de abusar e engravidar a sobrinha da esposa, de 13 anos, foi preso em Pacaraima na região Norte de Roraima.

O crime ocorreu entre os meses de abril a junho de 2012, em um sítio localizado em uma comunidade Indígena do Município de Alto Alegre, onde a vítima foi morar com a tia. De acordo com a denúncia, a violência ocorria durante a ausência da tia. Além de sofrer violência física, ela era ameaçada de morte, caso o denunciasse.

A violência somente cessou quando a vítima foi morar com a avó, ocasião que descobriu estar grávida de cinco meses do infrator. O homem passou a ser processado e negou as acusações, alegando que a relação era consensual.

Pelo crime o homem foi condenado a 18 anos e oito meses de reclusão em regime fechado. Ele foi preso nesta terça-feira no momento em que prestava depoimento no DPJI (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) ao delegado Ronaldo Scioti e, ao ter o nome consultado, foi verificado que respondia processo e estava com mandado de prisão aberto, aguardando ser cumprido.

O delegado Ronaldo Scioti cumpriu o mandado de prisão contra o pescador, que foi apresentado posteriormente na Custódia da Polícia Civil, para ser entregue ao Sistema Prisional.

Fonte: Folha BV.

Diretor de colégio estadual realiza parto de adolescente dentro de banheiro.


Uma adolescente de 16 anos deu a luz dentro do banheiro de uma escola estadual em Ubiratã nesta quarta-feira (29).

Segundo informações, o professor de física Claudio Roberto Lopes Zen, que é diretor do colágio, teria realizado o parto da estudante com ajuda de funcionários e alunas do local.

A menina seria aluna do segundo ano do ensino médio e estaria escondendo a gestação.

O professor estaria se preparando para uma reunião quando foi chamado pelos funcionários da escola até o banheiro feminino e quando chegou ao local o bebê já estava nascendo.

O bebê é uma menina e nasceu com três quilos.

Imagens do professor com o bebê no colo estão rodando as redes sociais.

Fonte: CGN.

Homem ameaça praticar atentado em escola e causa pânico em moradores de Iporã.


Uma publicação em redes sociais está causando pânico na cidade de Iporã. Começou a circular nesta quarta-feira (29) uma postagem em que um homem ameaça praticar um atentado em uma escola do município.

Assim que a direção da escola soube da publicação, manteve contado com a Polícia Civil informando do fato. A informação é de que o massacre acontecerá na sexta-feira. O autor usa o nome de perfil Elias Maluco 777. Na fotografia ele usa boné e uma máscara que encobre a maior parte do seu rosto.

A Polícia Militar (PM) de Iporã está de plantão, visando garantir a segurança dos alunos e professores.

O site ainda divulgou que o delegado da 15ª Delegacia Regional de Iporã, Felipe Martins, explicou que sua equipe está monitorando o caso e já foi instaurado um procedimento de investigação. O delegado disse que está tomando todas as medidas necessárias pertinentes ao caso.

Martins pediu apoio da PM durante toda a semana e na sexta-feira, dia anunciado para o atentado, todos ficarão de prontidão. O delegado disse ainda que o fato pode ser um alarme falso, porém, nada está descartado, e a suposta ameaça não será menosprezada.

Sua equipe ainda tenta identificar a autoria.

Fonte: O Bemdito.

Imagens impressionantes mostram um bebê engasgado sendo salvo por PRF. Assista ao Vídeo:


Por volta das 16 horas desta quarta -feira (29) a equipe PRF (Polícia Rodoviária Federal) em serviço na unidade operacional Balsa Nova recebeu um pedido de ajuda por parte de um funcionário da Prefeitura Municipal de Irati.

O funcionário estava levando um bebê do sexo feminino com dois meses de idade para para procedimentos médicos na capital do Estado e pouco antes de chegar no posto policial o bebê, que já apresentava problemas respiratórios, se engasgou e parou de respirar.

De pronto a equipe PRF colocou a criança na viatura e deslocou sentido Campo Largo Largo enquanto um dos policiais realizava manobras de desafogamento.

Durante o trajeto os policiais tiveram êxito em reanimar a criança que foi entregue, acompanhada da mãe, no hospital do Rocio, em Campo Largo, para continuidade do atendimento.
Imagem captada pela câmera de colete de um dos policiais.

Fonte: CGN.

Bombeiros do Paraná salvam criança de 1 ano e 11 meses que caiu em buraco.

Uma criança de 1 ano e 11 meses foi resgatada por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná após cair em um buraco de aproximadamente 2 metros de profundidade e com diâmetro muito curto. O resgate aconteceu no município de Mamborê, no Centro-Oeste.


O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 21 horas para resgatar a criança em uma fenda de uma obra no quintal da casa em que ela reside. Chegando no local, os bombeiros iniciaram o atendimento para salvá-la e começaram o contato com um cano de PVC para estabilizar o terreno e a terra não desmoronar em cima da criança. 


De acordo com o capitão Anderson Luiz Feijó, assim que chegaram no local os bombeiros viram que a primeira preocupação era com uma eventual falta de oxigênio da criança. “O nosso foco era manter a criança tranquila para iniciarmos o salvamento dela. Por isso começamos com o cano de PVC a mandar oxigênio através dele, tudo para que mantivéssemos a criança com oxigênio no buraco”, afirmou.  


Com o auxílio da Defesa Civil, uma retroescavadeira foi usada para cavar um buraco de 1,80 m de profundidade e com aproximadamente 50 cm de distância do local do acidente. Após 1 hora e 20 minutos de trabalho, foi possível tirar a criança do local. Ela saiu ilesa e consciente após o resgate.


A equipe encaminhou a criança para o pronto atendimento da cidade. Ela passa bem e já está com os pais.

Fonte: AEN.

Grave acidente deixa três pessoas feridas na BR-373. Imagens Fortes:


Um casal e uma criança ficaram gravemente feridos em um acidente de trânsito por volta das 6 horas desta quarta-feira (29), na rodovia BR-373 no município de Imbituva no Paraná.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal, um GM/Classic seguia sentido Guarapuava, quando invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com um caminhão que tracionava um bitrem. O motorista do caminhão tentou desviar para a esquerda, mas não conseguiu evitar a colisão.

Os três ocupantes do Classic, sendo uma criança de 8 anos e um casal, tiveram ferimentos graves foram atendidos pelas equipes do COBOM de Ponta Grossa e encaminhados à UPA de Imbituva pelas ambulâncias do SAMU local. O condutor do caminhão não ficou ferido.

Fonte: PP News FB.

Forte temporal provoca grave acidente em Formosa do Oeste, PR-317.

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quarta-feira (29) na rodovia PR-317, entre Formosa do Oeste e Jesuítas.

A saída de pista seguida de tombamento ocorreu durante um forte temporal que atingiu aquela região.

Imagens encaminhadas por internautas mostram que a carreta carregada com grãos acabou tombando na via e a carga ficou espalhada no asfalto.

Chovia muito no momento do acidente e após a colisão com o barranco, terra foi jogada para o asfalto, fato que deixou o trecho ainda mais instável.

As equipes da Polícia Rodoviária Estadual foram acionadas para atenderem o incidente e também auxiliarem na sinalização do trecho.

Os motoristas que passarem pelo local devem redobrar a atenção e cuidar para não se envolverem em novas batidas.

Fonte CGN

Ministro do STJ manda soltar modelo que atropelou jovem no Rio.


O ministro Rogerio Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mandou soltar o modelo Bruno Krupp, preso por atropelar e matar o adolescente João Gabriel. O caso ocorreu em agosto do ano passado no Rio de Janeiro. 

A decisão foi assinada ontem. Bruno já deixou o presídio de Bangu 8, na capital fluminense. 

O atropelamento ocorreu na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, local onde a velocidade permitida é de 60 quilômetros por hora (km/h). Em depoimento prestado à Justiça, Krupp admitiu que dirigia sua moto a mais de 100 km/h. 

“Não obstante a acentuada gravidade das consequências do fato – que resultou na morte de um adolescente –, não há indicação da periculosidade do agente a justificar a medida mais gravosa. Ressalto que se trata de delito de trânsito”, decidiu o ministro. 

A defesa de Bruno argumentou que o modelo não cometeu o atropelamento de propósito, estava sóbrio, também ficou ferido no acidente e se preocupou com o estado da vítima. 

Fonte: Agência Brasil.

Papa Francisco é internado com infecção respiratória.


O papa Francisco, de 86 anos, foi internado na tarde desta quarta-feira, 29, no Hospital Agostino Gemelli, em Roma. Segundo comunicado do Vaticano, o pontífice argentino sofre de uma infecção respiratória “que exigirá alguns dias de tratamento médico apropriado no hospital”.

“Nos últimos dias, o papa Francisco vinha sofrendo de algumas dificuldades respiratórias, e nesta tarde ele foi ao Policlinico A. Gemelli para se submeter a alguns exames”, acrescenta a nota.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou que foi descartada infecção por covid-19.

“Os testes mostraram que ele tinha uma infecção pulmonar que exigirá vários dias de terapia médica”, disse Bruni em seu comunicado.

O Vaticano não indicou por quanto tempo o papa ficará no hospital, o mesmo onde foi operado em 2021. Mas suas audiências de quinta e sexta-feira foram canceladas, levantando dúvidas sobre a participação de Francisco nos serviços da Semana Santa a partir do próximo domingo. “O Santo Padre está em Gemelli desde esta tarde para alguns exames agendados”, disse a primeira declaração de Bruni.

Francisco parecia estar relativamente bem de saúde durante sua audiência geral habitual na quarta-feira, embora tenha feito caretas ao entrar e sair do papamóvel.

Dores no peito

A tomografia a que o papa foi submetido deu negativo para qualquer suspeita de problema cardíaco, e exames para avaliar possíveis dificuldades respiratórias também não causaram preocupação, o que foi “avaliado com alívio geral” pelo entorno do papa, segundo a agência de notícias italiana Ansa. Além disso, a saturação de oxigênio no sangue está em padrões normais, disse ainda a Ansa citando fontes médicas.

De acordo com o jornal Corriere della Sera, o papa começou a sentir dores no peito e problemas respiratórios imediatamente após a audiência geral realizada nesta quarta na Praça de São Pedro, e quando já estava em sua residência, na Casa Santa Marta, foi aconselhado a ir ao serviço de cardiologia do hospital romano para se submeter a exames.

Outros problemas de saúde

O papa Francisco sofre com problemas nos joelhos e nos nervos ciáticos que o levaram a mancar e, nos últimos meses, o obrigaram a usar uma cadeira de rodas. Em 2021, ele foi submetido a uma cirurgia para tratamento de uma “estenose diverticular sintomática do cólon” – uma formação de pequenas bolsas na parede do cólon que levam a uma inflamação e estreitamento do intestino.

Na ocasião, o papa ficou dez dias internado. A intervenção, disse ele depois, deixou “sequelas” que o levaram a descartar a cirurgia no joelho recomendada por seus médicos.

Desde que seu joelho começou a incomodar, Francisco passou a depender, a princípio aparentemente com relutância, de outras pessoas para se movimentar. Ele às vezes usa uma bengala, mas também se apoia em ajudantes e conta com um mordomo específico para colocá-lo e tirá-lo da cadeira de rodas. Nas viagens ao exterior, ele agora usa um elevador para entrar e sair do avião. No início de fevereiro, ele viajou para o Congo e o Sudão do Sul.

Fonte: agências internacionais.

33 deputados apresentam pedido de impeachment contra Lula.


Um grupo de 33 deputados apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou nesta 4ª feira (29.mar.2023) um pedido de impeachment contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os deputados acusam o presidente dos seguintes crimes de responsabilidade:

ameaça à autoridade do Legislativo; Lula disse querer “foder” o então juiz da Lava Jato Sergio Moro enquanto esteve preso;
 
ataque às instituições de combate à corrupção; Lula disse que a operação que tentou matar autoridades, incluindo Moro, seria uma “armação” do senador; 

ingovernabilidade; os deputados alegam que o comportamento do presidente causa “instabilidade” ao país.

“O contexto geral de ameaça às autoridades, ataques às instituições e geração de um cenário de ingovernabilidade pelo atual Presidente da República causa instabilidade e coloca toda a nação e a sociedade brasileira em risco”, afirmam os autores em trecho do texto.

3º PEDIDO DE IMPEACHMENT

 Lula já foi alvo de outros 2 pedidos de impeachment. O 1º  foi protocolado em 25 de janeiro pelo deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) e o 2º veio dois dias depois, em 27 de janeiro, pelo deputado Evair Melo (PP).
Ambos diziam que o presidente cometeu crime de responsabilidade ao chamar o impeachment de Dilma Rousseff (PT) de “golpe de Estado”. Leia aqui (2 MB) e aqui (2 MB) as íntegras dos pedidos que já foram protocolados contra Lula. Os dois foram arquivados.

Fonte: Poder360.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 30/03/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.



MPF não vê crime em plano do PCC contra Moro, mas juíza de Curitiba rejeita arquivar caso.

O MPF (Ministério Público Federal) no Paraná pediu à Justiça o arquivamento das investigações sobre o plano da facção criminosa PCC para atacar o senador Sergio Moro (União Brasil-PR). A juíza Gabriela Hardt, da 9ª Vara Federal de Curitiba, negou o requerimento.

De acordo com o procurador responsável pelo caso, José Soares, o planejamento de um crime não pode ser punido pela legislação brasileira. Assim, como os suspeitos não iniciaram a execução do plano, eles não podem ser punidos.

“Pois o crime de extorsão mediante sequestro planejado e preparado contra o senador Sergio Moro e sua família é atípico e não punível, conforme artigo 31 do Código Penal”, diz. “Ou seja, o crime de extorsão mediante sequestro inicialmente planejado e preparado, aparentemente pela organização criminosa PCC, não chegou a ser tentado”, conclui.

O MPF pediu o arquivamento somente em relação ao crime de extorsão mediante sequestro. O procurador pediu ainda que os indícios dos demais crimes (organização criminosa e crime de porte/posse ilegal de arma de fogo) fossem enviados para a Justiça estadual de São Paulo.

Em sua decisão, a juíza afirmou que a investigação ainda está em curso e que é prematuro encerrá-la poucos dias após a deflagração da operação da Polícia Federal.

“As lacunas porventura existentes poderão ser esclarecidas pelos elementos de informações que já foram e também por aqueles que ainda serão colhidos (como a oitiva dos investigados), não podendo ser interpretadas -neste momento pré-processual e quando ainda não encerradas as diligências policiais-como o reconhecimento da inexistência de crime”, afirma trecho de seu despacho desta terça-feira (28).

A juíza diz que durante as recentes buscas foram apreendidos documentos e equipamentos -como celulares, notebooks e pen drives- que ainda estão passando por perícia e que seria “prudente ao menos aguardar a extração e análise dos dados, que podem revelar os detalhes dos delitos perpetrados”.

Sobre a competência da Justiça Federal do Paraná, e não de São Paulo, Gabriela Hardt afirma que o local do último ato do plano criminoso é determinante para a definição.

Em relação ao pedido do MPF, a Polícia Federal apontou que o crime de extorsão mediante sequestro é apenas um dos crimes que estão sendo apurados e lembrou que os investigados permaneceram em Curitiba e região por mais de seis meses.

Assim, para a PF, o processo deveria continuar tramitando em Curitiba ao menos até a apresentação do relatório final do caso, para “permitir a mais ampla e clara tomada de decisão”.

A PF cumpriu no dia 22 mandados de prisão e realizou uma série de diligências para desarticular um plano da facção criminosa para atacar autoridades, incluindo Moro. Nove pessoas foram presas e duas ainda são procuradas.

Os ataques, segundo a apuração da PF, ocorreriam de forma simultânea, e os principais alvos estavam no Paraná e em São Paulo.

A manutenção de regras mais rígidas nos presídios federais, como a proibição das visitas íntimas, e as transferências dos líderes durante sua gestão na Justiça são citadas como hipóteses para o ex-juiz e ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro ter entrado na lista da facção.

Fonte Banda B

STF valida regime de autorização para transporte de passageiros.


O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje (29) a validade do regime de autorização da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) para as empresas de transporte interestadual e internacional de passageiros.

Por maioria de votos, a Corte entendeu que o modelo de autorização para empresas de ônibus operarem no país aumenta a eficiência do serviço prestado à população. 

Durante o julgamento, ao defender o regime de autorização no Supremo, a Advocacia-Geral da União (AGU) justificou que o modelo permite ampla concorrência e a competição entre as empresas, gerando rotas ampliadas e preços melhores para os passageiros.

Fonte: Agência Brasil.

Nova regra fiscal combinará meta de superávit e controle de gastos.


A nova regra fiscal que substituirá o teto de gastos combinará uma meta de superávit primário (resultado positivo nas contas do governo sem os juros da dívida pública) e um limite para o crescimento das despesas, disse há pouco o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

“Tem meta de superávit e mecanismo de controle”, afirmou Padilha sobre o novo arcabouço fiscal. O ministro deu a declaração ao chegar à residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Desde o fim da tarde, Haddad está apresentando o projeto de lei complementar a Lira e aos líderes partidários da Câmara.

O ministro de Relações Institucionais também afirmou que o novo arcabouço fiscal terá instrumentos anticíclicos – que permitem ao governo economizar mais em momentos de crescimento da economia e gastar mais em recessões. Segundo ele, o texto final estabelecerá regras para os governos seguintes e conciliará a responsabilidade fiscal com a social.

Padilha havia afirmado que Haddad pretendia antecipar para esta quarta a reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). No entanto, o Senado informou que a apresentação da proposta aos senadores ocorrerá nesta quinta-feira (30).

O governo fechou a proposta definitiva do novo arcabouço fiscal em reunião no Palácio da Alvorada, que durou a maior parte da tarde. Segundo Padilha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre agenda no Alvorada para recuperar-se de uma pneumonia, deu aval para que Haddad apresente o texto aos deputados e senadores.

Além de Lula e Haddad, participaram do encontro no Alvorada a presidente do PT, Gleisi Hoffmann; o secretário executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo; o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE); a secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, e a ministra de Gestão e Orçamento, Esther Dweck. O Palácio do Planalto divulgou fotos do encontro nas redes sociais.

Fonte: Agência Brasil.

Biden e presidente da Argentina discutem intensificar cooperação bilateral em tecnologia.


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, se comprometeram nesta quarta-feira, 29, a intensificar a cooperação entre ambos os países no desenvolvimento de tecnologias de ponta e nos setores de energia e minerais críticos, segundo comunicado da Casa Branca.

O comunicado também aponta que os presidentes devem expandir esforços junto a outros países do G20 na reforma de bancos multilaterais de desenvolvimento para “melhor endereçar desafios globais”. Em nota, Biden elogiou o trabalho de Fernández para combater as mudanças climáticas.

Biden e Fernández se reuniram nesta quarta-feira, na Casa Branca. Entre as pautas, a reunião bilateral também abordou o “Summit for Democracy” – ressaltando a importância de boas práticas governamentais e fortalecimento de instituições democráticas – e a guerra na Ucrânia.

Fonte: Agência Estado.