Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 21 de maio de 2021

21/05/2021 *--* Deus é Fiel!!!!

        Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Sindicato do Sismupi se reuni com funcionários e vereadores e conversa sobre o reajuste dos funcionários. Veja o Vídeo.


Ontem à noite teve uma reunião no Sismupi de Santa Maria do Oeste, com a presença do Presidente do Sindicato o Paulo, dos Vereadores Aguinaldo, Mariele e Dona Laura, e Funcionários da Prefeitura e o Advogado do Sindicato.

Foi conversado sobre a recomposição salarial de 4.52 %.  Que será dado da seguinte forma 3%, agora e 1.52% será pago de forma progressiva.

A ex –Vereadora Arlete estava presente e fez várias perguntas que os funcionários queriam saber ao Paulo que esclareceu, sendo uma reunião muito produtiva estão todos  de  parabéns.

Duas Vacas são furtadas na área rural de Santa Maria do Oeste.


Compareceu neste destacamento o sr. *****, o qual relatou a equipe que nesta madrugada teve furtada de sua propriedade localizada na comunidade do chapéu do sol, próximo a pr 456.

Duas vacas da raça holandesa, onde o mesmo verificou nesta manhã que a cerca de arame farpado estava cortada e havia vestígios de que o gado teria sido tirado por aquele local.

Diante do fato a equipe orientou o solicitante quanto aos demais procedimentos.

Bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19 em Santa Catarina.


A Secretaria de Saúde de Tubarão, cidade do sul de Santa Catarina, informou nesta quarta-feira (19) que um bebê nascido na cidade há cerca de 40 dias possui anticorpos contra a Covid-19. A imunidade foi transmitida pela mãe, a médica Talita Menegali Izidoro, 33, que havia sido vacinada no terço final da gestação, em fevereiro.

Enrico nasceu no dia 9 de abril e passou pelo teste neutralizante para o coronavírus aos dois dias de vida. Na amostra analisada, havia 22% de anticorpos contra a Covid-19 –segundo Talita, a imunidade é atingida com índices acima de 20%. Além do próprio laboratório que fez o exame e da mãe, o teste foi avaliado por médicos que acompanharam a gestação e o bebê.

“O valor padrão que se coloca para considerar se é reagente ou não é acima de 20%, mas não faz muita diferença, pois essa quantidade já dá a ele uma imunidade evitando pelo menos um agravamento da doença”, explicou o secretário da Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol.

A criança será reavaliada aos três e aos seis meses para saber se os anticorpos permanecerão em seu organismo. “Não sabemos até quando essa imunização estará presente, mas, com o aleitamento exclusivo, há possibilidade de continuar a transmitir anticorpos”, explicou a mãe.

A médica atua na linha de frente da pandemia em um posto de saúde de Tubarão e foi vacinada com a Coronavac na 34ª semana de gestação. Ela conta que a decisão pela imunização foi tomada em conjunto com seu obstetra, já que, na época, o Ministério da Saúde só recomendava a vacinação de grávidas sob orientação médica.

Pesaram na decisão o fato de o bebê já estar praticamente formado no momento da aplicação da dose e de o imunizante ser produzido por meio do vírus inativado, o que representaria menos risco ao feto, já que não houve testagem em grávidas dos imunizantes disponíveis no Brasil.

“Não tive medo algum [da vacinação], pois, como médica, estava na linha de frente e a vacina traria muitos mais benefícios”, afirmou Talita.

A médica também leciona no curso de Medicina da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) e, em conjunto com outros colegas, incluindo o secretário Trevisol, pretende publicar um relato do caso em uma revista científica internacional.

“Ficamos felizes e emocionados com a imunização dele. Que isso sirva de incentivo a outras gestantes para a vacinação. É uma dose de esperança a todos”, disse Talita.

Segundo informou o secretário, este é o primeiro caso documentado da região de imunidade contra o coronavírus transmitida da mãe ao filho.

Trevisol é farmacêutico bioquímico e explica que não é rara a transmissão de anticorpos de grávidas aos bebês, mas avalia que o resultado do teste de Enrico representa uma esperança a mais na imunização. Isso porque a vacinação geral de gestantes se iniciou há pouco tempo, e a maioria ainda não deu à luz. Além disso, poucos bebês são testados para Covid-19.

Fonte Banda B

Adolescente de 13 anos fica grávida de trigêmeos no Paraná.


Autoridades de Saúde e da rede de assistência à Criança e ao Adolescente de Luiziana (a cerca de 125 quilômetros de Maringá), no Paraná, estão acompanhando um caso de gravidez de trigêmeos em uma menina de 13 anos. Trata-se de um caso raro, tanto pelo número de bebês em uma só gestação quanto pela idade da mãe. A gravidez, de pouco mais de um mês, é considerada de risco. As informações são da Tribuna do Interior.

O caso da adolescente grávida de trigêmeos também é acompanhado pela Vara da Família da comarca de Campo Mourão, que abrange Luiziana, já que pela legislação brasileira a relação sexual com adolescente, mesmo com consentimento, é considerada estupro de vulnerável. “Estamos acompanhando, mas por enquanto não temos maiores informações”, disse o promotor Luciano Rahal.

O assunto, por sua natureza, é tratado com muito cuidado por toda a rede de assistência para preservar a família envolvida. Por isso o Conselho Tutelar de Luiziana não informou sequer se a menina mora com os pais ou com o cônjuge.

Polícia procura homem suspeito de estuprar afilhada de 11 anos em Piraquara; veja foto do foragido.


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou a foto de um homem, de 53 anos, suspeito de estuprar a afilhada de 11 anos. O crime aconteceu no dia 6 de abril deste ano, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Na ocasião do crime, o homem deu um sonífero para a menina afirmando que seria um remédio para piolho. A criança dormiu, mas acordou durante o abuso sexual com o peso do homem em cima do seu corpo.

A vítima contou sobre o caso para a mãe, após ela notar um comportamento diferente na criança. A genitora denunciou o crime à PCPR, após o fato.

A PCPR solicita a colaboração da sociedade com informações que auxiliem na localização do procurado. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197 da PCPR, 181.

Fonte Banda B

Polícia divulga foto de três suspeitos por estupro de vulneráveis no Paraná; confira.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou foto de três suspeitos por estupro de vulneráveis. Um deles foi condenado pelo crime e os outros dois possuem mandados de prisão preventiva.

Após serem decretadas as prisões, a PCPR realizou diversas diligências, mas eles não foram localizados e permanecem foragidos.

Crimes

Bruno Oliveira da Silva, de 30 anos, é suspeito de estuprar uma menina de 14 anos. O crime ocorreu em 2019, em Paranaguá, no litoral do Estado.


Ariel Ribeiro, de 46, é suspeito de estuprar uma criança de 9 anos e uma adolescente de 14. O crime também ocorreu em Paranaguá, em 2018.

O outro foragido é Rodrigo Alexandre Leite, de 44. Ele tem um mandado condenatório pelo estupro dos enteados, uma menina de 7 anos e um menino de 10. Os crimes ocorreram em 2012 e 2013.

Em 2016, Leite foi preso pela PCPR, mas liberado pela justiça. Em 2017, foi condenado pelo crime e em 2019 passou a ameaçar os familiares das vítimas.

A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem na localização dos procurados. A denúncia pode ser feita de forma anônima pelos telefones 197 da PCPR ou 181.
Fonte Banda B


PM desmantela esquema de tráfico de drogas de mais de 30 anos.

Uma organização criminosa que atuava há cerca de 30 anos com tráfico de drogas no Bairro Alto, em Curitiba, foi alvo, nesta quinta-feira (20), da Operação Iracema do 20° Batalhão de Polícia Militar, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). As equipes policiais cumpriram 13 mandados de prisão e seis de busca e apreensão em Curitiba e Região Metropolitana, que resultaram em 20 prisões. Mais de R$ 11 mil em dinheiro e 15 quilos de maconha e crack foram apreendidos.


A operação Iracema foi deflagrada após três meses de investigação. Os policiais receberam informações pelo Disque Denúncia 181 sobre a atividade criminosa do grupo e, em conjunto com o Ministério Público, fizeram diligências para identificar os envolvidos e pontos de atuação dos envolvidos. Segundo o capitão Fábio Aurélio Didycz Wengerkiewicz, a organização criminosa tinha envolvimento de integrantes de uma mesma família, em que uma mulher teria assumido a liderança no lugar do filho, que saiu da atividade criminosa. Ela foi presa durante a operação.


“A operação foi desencadeada após denúncias serem direcionadas ao 20º Batalhão que, com apoio do Gaeco, investigou sobre o comércio de drogas em conjunto para identificar as pessoas que estavam participando dessa atividade, com foco principal no Bairro Alto”, disse o capitão.


Os mandados judiciais foram cumpridos em Curitiba (nos bairros Alto Boqueirão, Pinheirinho e Bairro Alto), e nos municípios de Araucária, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande. Ao longo das primeiras horas desta quinta-feira, as equipes prenderam 20 pessoas. Outras  três pessoas presas no sistema penitenciário também estavam envolvidas.


APREENSÃO – Com a operação foram apreendidos uma arma de fogo (espingarda de calibre .12), dois simulacros de arma de fogo, 57 munições, das quais 18 para fuzil, 230 gramas de cocaína 13,4 quilos de maconha e cinco mudas da mesma droga, além de 2,3 quilos de crack, divididos em 1.616 pedras, dois veículos e R$ 11.718 em dinheiro.

Fonte: AEN-PR.

Brasil fatura ouro e bronze no halterofilismo paralímpico, na Geórgia.

A halterofilista paralímpica Lara Aparecida, de apenas 18 anos, estreou com pé direito na quarta etapa da Copa do Mundo da modalidade, em Tbilisi (Geórgia). No primeiro dia da competição, a mineira conquistou a medalha de ouro na disputa júnior (até 20 anos) na categoria até 41 quilos, com direito à quebra de recorde das Américas.. Lara estabeleceu uma nova marca ao levantar 90 quilos na barra. Na sequência, a jovem ainda faturou o bronze na disputa adulta (também até 41 kg). 


O evento é classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio (Japão). A última chance para carimbar a vaga paralímpica será na etapa em Dubai (Emirados Árabes Unidos), a última antes do fechamento do ranking mundial. A quinta e última etapa da Copa do Mundo está programada para o período de 19 a 26 de junho. 


Atleta brasileira conquista ouro em Copa do Mundo de #halterofilismo

Fonte: O Povo Online.

Mais de mil cestas básicas são entregas a indígenas do DF.

As cestas foram adquiridas em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Ministério da Cidadania, e entregues pela Funai. "Estamos no front para atender as famílias em situação de vulnerabilidade. Nossa missão é estar junto dos brasileiros que mais precisam", disse o ministro João Roma.


Na última semana, foram entregues cestas a cerca de 60 estudantes indígenas da Universidade de Brasília (UnB) e outras 20 famílias de agricultores e artesãos indígenas da etnia Xucuru que vivem na cidade de Sobradinho.


Nos próximos dois meses, serão beneficiados outros 60 estudantes e mais 232 famílias indígenas que vivem na Candangolândia, Ceilândia, Gama, Noroeste, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Sobradinho, além da Organização Indígena Portal Do Xingu.


Cada cesta de alimentos contém cerca de 22 kg, com arroz, feijão, açúcar, macarrão, leite em pó, flocos de milho e óleo de soja. Os alimentos beneficiarão indígenas das etnias Baré, Fulni-ô, Guajajara, Karipuna, Kokama, Pankararu, Pataxó, Piratapuya, Marubo, Tembe, Ticuna, Tupinambá de Olivença, Wassú e Xavante.


Brasil Fraterno


Desde o início da pandemia, a Funai distribuiu em todo o país cerca de 600 mil cestas básicas a famílias indígenas, o que representa mais de 13 mil toneladas de alimentos entregues.


A ação faz parte do programa Brasil Fraterno, que reúne ações governamentais e de parceiros para amenizar impactos sociais, econômicos e nutricionais da pandemia.

Fonte: O Povo Online.

Colisão frontal entre veículos deixa um morto em Piraí.

Uma colisão frontal envolvendo uma camionete Fiat Strada, e um automóvel VW Gol deixou uma pessoa ferida e levou outra ao óbito no km 255 da PR-151, em Piraí do Sul, região dos Campos Gerais.


Segundo informações preliminares, o condutor do VW Gol teria invadido a pista onde estava a Fiat Strada vindo a colidir frontalmente. Com a batida, o motorista do automóvel, 77 anos, morreu no local. Já o condutor da Strada foi encaminhado para uma casa hospitalar de Piraí do Sul com ferimentos moderados. 


Equipes da Polícias Rodoviária Estadual (PRE) e da CCR Rodonorte prestaram atendimento na ocorrência.

Fonte: portal A Rede.

Israel e Hamas acertam trégua em Gaza. 

Israel e Hamas estabeleceram um acordo de cessar-fogo a partir das 2h de sexta-feira no horário local, afirmaram uma autoridade da facção islâmica palestina e a TV estatal egípcia, suspendendo o conflito mais feroz entre as duas partes em anos. O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que seu gabinete de Segurança havia votado de maneira unânime a favor de um trégua "mútua e incondicional" em Gaza proposta pelo Egito, mas acrescentou que o horário da implementação do pacto ainda precisava ser acertado.


Minutos após o anúncio, já na contagem regressiva para o cessar-fogo, as duas partes ainda trocavam ataques. Sirenes alertavam sobre a vinda dos foguetes em comunidades de Israel na fronteira, e um repórter da Reuters escutou um ataque aéreo em Gaza. Não houve informações imediatas sobre vítimas. Em meio à crescente indignação global com o derramamento de sangue, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu na quarta-feira que Netanyahu buscasse uma maneira de desacelerar o conflito, enquanto Egito, Catar e a Organização das Nações Unidas arriscavam uma mediação. 


Uma autoridade do Hamas disse à Reuters que o cessar-fogo seria "mútuo e simultâneo". O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, enviou duas delegações de segurança para os territórios israelense e palestino para trabalhar em busca da suspensão do conflito, conforme reportou o canal estatal egípcio de televisão, que também confirmou o horário marcado para às 2 da manhã. Os ataques de foguetes do Hamas e da aliada Jihad Islâmica foram retomadas após uma pausa de oito horas no início da quinta-feira, enquanto Israel diz que continua a bombardear Gaza com o intuito de destruir as capacidades militares dos grupos e impedir futuros combates após o atual conflito. 


O ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, disse no Twitter que a ofensiva de Gaza havia produzido "ganhos militares sem precedentes" Desde o início do conflito, no dia 10 de maio, autoridades de saúde de Gaza dizem que 232 palestinos, entre eles 65 crianças, foram mortos, e mais de 1.900 ficaram feridos em ataques aéreos. Israel diz ter matado pelo menos 160 combatentes em Gaza. Autoridades colocam o número de mortos total em Israel em 12, com centenas de feridos sendo atendidos após ataques de foguetes que causaram pânico e fizeram pessoas correrem em busca de abrigos.


Na quinta-feira, Biden discutiu a questão com o presidente egípcio e a Casa Branca informou que as informações sobre a aproximação das partes em direção a um cessar-fogo eram "animadoras". O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, confirmou que o enviado da ONU para o Oriente Médio Tor Wennesland está no Catar, acrescentando: "estamos ativamente engajados com todas as partes relevantes por um cessar-fogo imediato".

Fonte: O Povo Online.

Governo avança nas tratativas para trazer Escola de Sargentos das Armas para Ponta Grossa.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quinta-feira (20), no Palácio Iguaçu, o general de divisão Joarez Alves Pereira Junior para aprofundar as tratativas sobre o pleito de Ponta Grossa como sede da nova Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército Brasileiro. O general é coordenador executivo do Grupo de Trabalho da ESA, responsável pelo processo de pesquisa e planejamento para a implantação da escola.


A cidade paranaense é finalista na concorrência para sediar o projeto, competindo com Santa Maria (Rio Grande do Sul) e Recife (Pernambuco) após uma seleção entre 18 municípios brasileiros. O resultado deve ser divulgado na primeira semana de agosto, depois de avaliação das propostas pelo conselho responsável. O empreendimento deve receber investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão e reunir um contingente que deve chegar a 10 mil pessoas.


O governador lembrou que Ponta Grossa tem uma localização estratégica no Estado, a apenas 108 quilômetros de Curitiba, e possui uma forte infraestrutura como cidade, dando suporte às necessidades da ESA. Além disso, a previsão de concessões de rodovias e a implementação da Nova Ferroeste estão dentro de um pacote de investimentos para potencializar o desenvolvimento do Estado.


“Tudo está encaminhado para transformar o Paraná em um hub logístico na América do Sul. E isso é importante para todas as áreas, não apenas para indústria e agronegócio. Seremos um Estado ainda mais forte. Estamos na torcida e trabalhando muito por essa conquista. Estamos honrados em estar na disputa e é um orgulho já estar entre as três finalistas”, destacou Ratinho Junior.


A prefeita de Ponta Grossa, Professora Elizabeth, afirmou que todos os esforços têm sido realizados para fortalecer a candidatura da cidade. “As equipes municipal e estadual estão em uníssono. Estamos trabalhando pelo mesmo objetivo. Acredito que, ao final desta trajetória, estaremos escrevendo mais uma página da história do Exército Brasileiro em Ponta Grossa. Desde o princípio, tínhamos pontos fortes e fracos, e trabalhamos para aparar todas as arestas. Para sermos realizadores, precisamos acreditar e sonhar”, reforçou.


Na quarta-feira (19), em Brasília, o governador apresentou o projeto ao comandante-geral do Exército Brasileiro, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. A convite do Governo do Estado, uma comitiva liderada pelo general deverá visitar a cidade candidata nos dias 8 e 9 de julho.


ESA – Criada em 1945, a Escola Sargento Max Wolf Filho se localiza em Três Corações (Minas Gerais) desde 1949. A instituição de ensino superior do Exército forma sargentos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicação. O Exército iniciou estudo para a sua transferência para um novo local para ampliar a formação.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.

Porto de Paranaguá recebe maior navio tanque de sua história.

O Porto de Paranaguá recebeu nesta semana o maior navio de líquidos de sua história. Com 228 metros de comprimento e calado de 12,5 metros, o Cielo Rosso tem o tamanho equivalente a um prédio de 64 andares. A embarcação, de bandeira liberiana, é a maior deste tipo a operar no porto paranaense. Tem capacidade para 70 mil toneladas e vai descarregar 19,5 mil metros cúbicos de óleo diesel no píer privativo da Cattalini Terminais Marítimos.


“Só é possível receber um navio deste porte graças aos investimentos realizados pelo poder público e iniciativa privada. A dragagem de manutenção continuada e a segurança em nossos acessos marítimos, somadas à estrutura de defensas, dolphins e píers da empresa, são determinantes para que o porto atenda a demanda de embarcações cada vez maiores”, explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.


A embarcação chegou na terça-feira (18) e deixa Paranaguá nesta quinta-feira (20). O Cielo Rosso é o primeiro navio a utilizar a capacidade prevista para o berço externo, que passou por obras e melhorias recentes.


“É um marco para a história da nossa empresa, porque representa a conclusão de uma etapa do nosso planejamento de investimentos e um diferencial de competitividade para nossos clientes. Nos preparamos ao longo dos anos, direcionando nossas ações para melhoria da estrutura, instalação de modernos sistemas de monitoramento e de segurança para as operações e para as pessoas”, diz Carlos Ichi, gerente operacional Sênior da Cattalini Terminais Marítimos. Segundo ele, em média, os navios recebidos pela empresa têm entre 147 e 195 metros de comprimento.


INOVAÇÃO


Entre as melhorias está a adoção de uma ferramenta inédita no Porto de Paranaguá, que informa, durante a atracação do navio, a velocidade e a distância em relação às defensas dos berços de atracação. Também há no local uma espécie de semáforo com luzes indicativas, que orienta as operações e pode ser visualizado a distância.


O píer da Cattalini usa novas tecnologias para o monitoramento das condições ambientais e meteorológicas. Os sistemas são os primeiros em uso no Porto de Paranaguá e receberam a homologação do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).


Todos os dados computados são disponibilizados e integrados ao sistema Webpilots, utilizado pela praticagem e que tornou possível sinalizar antecipadamente eventuais condições climáticas adversas, permitindo maior segurança e eficiência durante as atracações e operações marítimas.


A Plataforma Sismo – Hidromares é um moderno sistema que fornece em tempo real dados sobre velocidade e direção das correntes marítimas e dos ventos, além de contar com um marégrafo para monitoramento do nível e do comportamento das marés.


O píer também dispõe da chamada Plataforma Medusa, um sistema de previsões meteorológicas que apresenta com antecedência de sete dias as condições de correntes marítimas, ventos e nível de maré.

Fonte: AEN.