Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

22/02/2023 *--* Deus é Fiel!!!

    Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Neste Domingo a equipe da castrapet Paraná, castrou mais de 100 animais em Santa Maria do Oeste.

No Domingo esteve presente no Município o Clinicão unidade móvel do programa castrapet Paraná.

Foram castrados mais de 100 animais, gato (a) cachorro (o), entre esses animais vários cachorros (a) de rua, com essas castrações diminuirá o aumento acelerado de animais nas ruas.

A secretaria de Meio Ambiente, teve apoio dos protetores de animais, (Unipatas) Antônia, Vera, Hermes, Osni, Ozorio, Márcia, Julia Lobo (fez um belo ato adotando um cãozinho de rua) Herotides e Nena, Gratidão a vocês pelo belo trabalho.

Obrigada vice Prefeito Jorandir, Raíssa, Lucas, que cederam a estrutura do Mercado Casa Branca, para realização do evento, obrigada Marília gerente da Loja Mercado móveis, que cedeu seus colaboradores e a Xicoria, cedeu a fantasia de cachorro para alegrar o evento,  agradeço as estagiárias Larissa e Josiele, Igor, aos funcionários envolvidos Serli e Cíntia, aos Voluntários Jussara, José Pedro, Rafael e a todas as pessoas que levaram seus Pets para castrar parabéns pela demonstração de amor, carinho e respeito com eles.

Parabéns a equipe do castrapet Paraná. Obrigada Prefeito Oscar por ceder o carro a associação Unipatas, para o transporte dos animais.


Fonte Facebook da  Prefeitura de Santa Maria do Oeste.

Prefeito Oscar Delgado, encontra com Deputado Federal Eni Verri, para tratar de assuntos de interesse do Municipio. Assista o Vídeo.

Fonte Facebook da  Prefeitura de Santa Maria do Oeste.

Homem tenta agarrar mulher foge mas acaba preso em Goioxim. 

Mulher, 27 anos, relatou que estava indo para sua residência momento em que o masculino de 30 anos, o qual estava com seu carro parado, no momento em que a vítima passou, ele tentou agarrar a mesma, tentando joga-la para dentro do seu veículo.

Com isso a vítima correu e que no momento passava um outro veículo, onde ajudaram.

Dado sequência o autor saiu com o veículo em alta velocidade, quase batendo em um carro na Rodovia. Equipe PM no local, colheu informações, e sabendo quem era o autor, deslocou até a residência do mesmo.

O qual estava em via pública, totalmente alterado, e ao se aproximar cuspiu na equipe, dizendo que estava onde era "dele" e saiu de posse de uma faca, ameaçando a equipe.

Após verbalização o mesmo acabou largando a faca e vindo até a equipe, ainda alterado xingando os policiais, após conter o autor foi encaminhado para procedimentos de Polícia Judiciária.

Fonte Polícia Militar

Carro é roubado depois abandonado pelo ladrão em Pitanga.

Masculino, 55 anos, e relatou que deixou seu veículo Gm/Monza, de cor azul estacionado em via pública em frente a sua residência na data de 20/02/2023 e hoje por volta das 08h30min notou que o veículo teria sido Furtado, (sem chaves).

Relata ainda que por volta das 04h, uma vizinha tentou informar por que teria visto alguém sair com o veículo.

No momento da confecção do Alerta o proprietário recebeu a informação que o veículo estaria abandonado em via pública, portanto, a equipe RPA juntamente com o solicitante deslocaram até a entrada da Vila Santa Izabel, local em que o veículo foi localizado, com danos na porta do porta malas e na direção.

Fonte Polícia Militar

Jovem é agredido a pauladas em Palmital.

A equipe PM, recebeu uma solicitação da equipe de Saúde Municipal onde teria dado entrada um indivíduo do sexo masculino que seria vítima de agressão.

No local a equipe em contato com a vítima masculino, 18 anos, o mesmo relatou para a equipe que estaria trafegando em via pública, quando um indivíduo teria começado a lhe agredir.

Momento que para tentar se defender vieram a entrar em luta corporal quando percebeu que outros dois indivíduos masculinos fazendo uso de pedaços de madeira desferiram golpes contra sua pessoa momento que caiu ao chão sendo este o momento que alguns populares interviram e separaram a rixa.

Cito em tempo que das agressões resultaram em fraturas no nariz e lado direito do crânio, escoriações na região da cabeça e fratura na costela. A vítima ainda relata ter identificado um dos autores como masculino, 24 anos.

Diante dos fatos a equipe realizou patrulhamento em busca dos autores, porém sem êxito em localizar os mesmos, sendo repassado a polícia judiciária.

Fonte Polícia Militar

Em festa de Família mãe filha são agredidas em Laranjal.

Mulher, 44 anos, e sua filha de 23 anos, relataram que por volta as 01h da manhã após uma confraternização em família na qual estavam as noticiantes, um integrante ficou agressivo e investiu fisicamente contra elas.

Quando a mulher de 44 anos foi agredida com uma cadeira na cabeça que resultou em hematoma subcutâneo na testa. Diante do ocorrido foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal onde foi atendida.

Com os fatos narrados as vítimas foram orientada quanto ao direito de representação e a Lei Maria da Penha.

Fonte Polícia Militar

Homem invade casa agride cadela para roubar filhote em Laranjeira do Sul.

Equipe foi acionada para deslocar onde funciona um bar, onde solicitante relatava Furto de cachorro.

No local a equipe entrou em contato com mulher, 38 anos, a qual relatou que se ausentou do local por algumas horas e quando retornou percebeu que haviam Furtado um filhote de Shar-pei de 15 dias de cor cinza.

E que no local possui câmeras e foi possível ver que o autor adentrou o pátio e agrediu a cachorra para conseguir pegar o filhote e saiu tomando rumo ignorado. Repassado a Polícia Judiciária.

Fonte Polícia Militar

Loja é roubada e levaram várias mercadorias em Guarapuava. 


No bairro Bonsucesso a equipe foi acionada via COPOM para averiguar uma situação de Furto Qualificado, no local em contato com o solicitante, masculino, 44 anos.

O qual é proprietário de uma Loja, que teve a porta da sua loja arrombada e do local foram subtraídos diversos itens, aproximadamente 50 bonés (várias estampas) e aproximadamente 15 guarda chuvas.

Orientado solicitante quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Bandidos tentam roubar posto de gasolina, mas clientes evitam assalto em Guarapuava.

No bairro Primavera, relatou o masculino, 21 anos, que é funcionário de um Posto de combustível, que por volta das 00h10min, 05 homens chegaram ao Posto supracitado e armados com barras de ferro deram voz de Roubo.

Porém, alguns clientes que estavam no local intervieram, desarmando os suspeitos que evadiram-se tomando rumo ignorado.

Posteriormente os clientes também deixaram o local. Realizado patrulhamento nas imediações, mas nenhum suspeito foi localizado. Coube orientações.

Fonte Polícia Militar

Morador do Turvo, toma facada em Guarapuava.


No local conversado com os funcionários do Hospital Instituto Virmond, os quais informaram que deu que deu entrada um paciente vítima de Lesão por uma Arma Branca da cidade do Turvo.

Conversado com o paciente e identificado como masculino, 24 anos, o qual informou que estava na via pública, momento em que levou um golpe de faca na barriga, não soube informar quem seria o autor.

Orientado quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Casal é assassinado a tiros dentro de casa em bairro de PG.

O final de feriado de Carnaval é marcado pela violência, em Ponta Grossa. Na noite desta terça-feira (21), um casal foi morto a tiros. O duplo assassinato aconteceu no cruzamento das ruas Apucarana com a Maurício de Nassau, no bairro da Palmeirinha. O local foi isolado pela Polícia Militar. Há muitas viaturas na região. A Criminalística e o IML foram acionados pelas autoridades policiais.

As informações estão sendo atualizadas pela PM. O homem e a mulher estavam dentro de casa quando foram alvejados com vários tiros. Não se sabe, até o momento, em que parte do imóvel aconteceram os crimes. Ninguém foi preso até o momento. A motivação do duplo assassinato está sendo apurada.

Dinâmica do crime

Seguidores do Portal aRede revelaram que os homicídios foram cometidos por dois homens. Os criminosos ocupavam uma motocicleta e um deles realizou os disparos. "Foram seis tiros. Deu para escutar", disse um morador. Não se sabe, até o momento, se os disparos foram realizados de fora da casa ou se o autor dos disparos a invadiu para executar as vítimas.

Fonte aRede

Trio invade banco na Grande Curitiba, mas é flagrado por guarda que ia para o trabalho e acabam presos.

Às 6h50 de segunda-feira 20/02 de carnaval um Guarda Municipal passava pela Av. Dr. Victor do Amaral, no Centro de Araucária, em deslocamento para o turno de trabalho flagrou três Indivíduos saindo do interior de uma agência bancária.

O GM interveio dando voz de abordagem aos dois homens e uma mulher que carregavam vários objetos furtados do banco. O trio não obedeceu a ordem e embarcou em um Renault Kwid, que os aguardava estacionado na frente da agência. Nesse momento o policial efetuou um disparo de arma de fogo no pneu do veículo impedindo a fuga dos indivíduos com o carro.

Três Indivíduos desembarcaram do veículo e fugiram a pé pelo Centro. O apoio já havia sido solicitado e as Guarnições de serviço realizaram patrulhamento na região e lograram êxito em prender todos os envolvidos na invasão do banco.

O condutor do Kwid se apresentou como motorista de aplicativo, porém, o seu veículo é suspeito de envolvimento em outra invasão em São José dos Pinhais, na semana passada. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e Apresentado à Autoridade Policial de plantão juntamente com o trio que invadiu o banco.

A Delegacia de Polícia Civil de Araucária, através de sua Equipe de investigação, irá levantar informações sobre a situação do motorista de App.

Fonte BP

Menino de 12 anos vai a pé até pelotão da PM e denuncia padrasto.

Um menino de 12 anos, denunciou o padrasto por violência doméstica, em Imbituva, nos Campos Gerais do Paraná. Chama a atenção é que a criança caminhou sozinho até o pelotão da PM para buscar ajuda para a mãe que havia sido agredida pelo companheiro.  

Com o relato das agressões, policiais foram até o endereço e encontraram a mulher de 41 anos com hematomas e sinais de violência. Ainda de acordo com a polícia, o homem, de 37, estava violento e aparentemente embriagado.

A vítima relatou que trabalha com o companheiro e que discutiram ainda no local. No caminho para casa, segundo ela, o homem ingeriu bebida alcoólica e fumou maconha. Chegando na residência, conforme a vítima, ele começou a quebrar os pertences e dar socos e chutes nela, na região da cabeça e do braço.

A mulher solicitou medidas protetivas, deferidas pela Justiça, de acordo com o delegado Thiago Andrade.

O homem foi preso em flagrante na última sexta-feira (17). A prisão dele foi convertida em preventiva. 

As informações são do G1

Gestante é agredida pelo marido e tem olho dilacerado.

A Polícia Militar (PM) de Londrina, norte do Paraná, procura um homem suspeito de agredir sua esposa, uma gestante de 23 anos, nesta terça-feira (21). A vítima precisou ser encaminhada para o Hospital Universitário (HU), após ter o olho dilacerado pelas agressões que também causaram lesões por todo o corpo.

Segundo a PM, a jovem teve o pé cortado e uma contusão no crânio. Apesar da violência, o bebê que já tem 12 semanas, passa bem.  Mas a saúde da criança, que já tem 12 semanas, não foi afetada.

Ainda conforme a PM, esta não é a primeira vez que a gestante é agredida pelo marido, que seria usuário de drogas. Equipes da PM realizaram buscas no bairro e em outras localidades para encontrar o autor da violência doméstica. 

As informações são do Ric Mais

Psicóloga era agredida, sedada e mantida em cárcere privado pelo marido em Goioerê.

“Preciso de ajuda, não posso falar muito. Estou sofrendo agressões físicas, ele me tranca e dopa. Não posso trabalhar. Porém se aparecer alguém fardado ele me mata, diz ele que tem uma arma dentro de casa.

Poderia vir uma mulher policial sem farda e me chamar. Tenho câmera então o carro da polícia não pode aparecer. Não responda essa msg. Ele está superagressivo. Se ele desconfiar ele me mata. Socorro! Diga que veio conversar sobre uma consulta. ”...

Uma psicóloga passou momentos de horror ao ser agredida, sedada e mantida em cárcere privado pelo marido, na residência do casal, no Jardim Canadá, em Goioerê.

Na segunda-feira a mulher conseguiu sua libertação ao conseguir manter contato com um policial e relatar a situação através de mensagem no celular:

“Preciso de ajuda, não posso falar muito. Estou sofrendo agressões físicas, ele me tranca e dopa. Não posso trabalhar. Porém se aparecer alguém fardado ele me mata, diz ele que tem uma arma dentro de casa. Poderia vir uma mulher policial sem farda e me chamar. Tenho câmera então o carro da polícia não pode aparecer. Não responda essa msg. Ele está superagressivo. Se ele desconfiar ele me mata. Socorro! Diga que veio conversar sobre uma consulta. ”

A equipe da Polícia Militar armou uma operação para resgatar a mulher, conseguindo manter contato com ela, que saiu ao portão e resgatada. Depois os policiais entraram na casa e prenderam o marido.

A mulher relatou que na semana passada, o marido a manteve em cárcere privado de terça a quinta-feira, e que na sexta-feira também teria a impedido de sair de casa e de trabalhar. Afirmou ainda que por diversas vezes o suspeito a agrediu fisicamente com socos na região da cabeça, entre outras partes do corpo, e por causa das agressões, o suspeito a obrigava a tomar os remédios. Ele dizia para ela, que senão tomasse os remédios para dopá-la, ela seria agredida novamente.

Depois de passarem por exames de lesões corporais, tanto a psicóloga como o marido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia, onde o homem foi autuado em flagrante por violência doméstica e cárcere privado.

Com informações de Goionews (Foto: Teco News).

Festa de Carnaval se transforma em pancadaria entre foliões e seguranças, em Guaratuba.  Assista o Vídeo.


Segundo a Polícia Militar (PM), a situação aconteceu após a passagem dos trios-elétricos e já no momento de dispersão do público. Uma equipe da Operação Carnaval foi acionada para conter uma briga generalizada.

“De imediato foi solicitado reforço policial, inclusive, com equipe do BPCHOQUE, momento em que foi dada orientação para que os bombeiros se retirassem do local, mas a ordem não foi acatada e eles retornaram com agressões, inclusive, contra policiais militares”, disse a PM.

A confusão foi registrada por quem presenciou e os vídeos mostram foliões e seguranças trocando socos e chutes. Em determinado momento, um homem chega a cair ao chão com as pancadas que leva. 

Durante a pancadaria, dois policiais ficaram feridos e precisaram de atendimento médico. Segundo a PM, foi possível identificar dois bombeiros (um civil e um militar) e ambos foram encaminhados para lavratura de termo circunstanciado.

As imagens colhidas do local foram disponibilizadas para posterior confecção de boletim de ocorrência por parte dos envolvidos. A Polícia Civil deve investigar a situação.

O que diz a empresa de segurança?

Em nota, a Terceriza Segurança, empresa responsável pelos seguranças que protagonizaram as cenas de luta, informou que soube dos vídeos. A empresa disse que abriu procedimentos internos para apurar a situação e “visando assim, a tomada de todas as medidas cabíveis quanto à punição no âmbito administrativo”.

A empresa disse que também está fornecendo o suporte necessário para as autoridades locais, “cooperando com a verificação rigorosa de todos os fatos que envolvem o episódio” e ressaltou que repudia qualquer ato violento. “Reforçamos nosso compromisso com a veracidade dos fatos junto às autoridades”.

Veja os vídeos da confusão em Guaratuba: 

Fonte Banda B

Carro invade pista na PR-323, e bate de frente com ônibus em Doutor Camargo; vítimas ficaram presas às ferragens.

Um grave acidente foi registrado na tarde desta terça-feira, 21, na rodovia PR-323, a poucos metros do trevo de acesso à cidade de Doutor Camargo.

De acordo com as informações das equipes do Corpo de Bombeiros que atenderam a ocorrência, o carro em que estava uma jovem de 19 anos e um homem de 30 aquaplanou e invadiu a pista contrária, batendo de frente com um ônibus da empresa Transporte Coletivo Cidade Verde. No coletivo estaria apenas o motorista, que não se feriu.

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros de Maringá estiveram no local. O SAMU aéreo também foi acionado para prestar atendimento aos feridos.

De acordo com os Bombeiros, houve um encarceramento do tipo físico 2 (ferragens prendendo uma parte do corpo). A jovem de 19 anos, passageira do carro, foi liberada primeiro e encaminhada ao Hospital Bom Samaritano sem lesões graves.

O homem de 30 anos, motorista do carro, foi removido de dentro do veículo cerca de 30 minutos depois. O trabalho de remoção foi complexo devido à grande deformidade do veículo.

Ele teve uma lesão grave na face e precisou ser intubado. Por causa do mau tempo, o helicóptero do Samu não conseguiu decolar e ele foi levado de ambulância à Santa Casa de Maringá.

Fonte GMC

Mulher morre ao colidir com Honda Biz contra plantadeira em Toledo.

Um acidente com uma vítima fatal foi registrado na noite desta terça-feira (21) na estrada municipal que liga Toledo ao distrito de Dez de Maio no trecho entre a comunidade de Xaxim e a comunidade de Concórdia do Oeste.

A colisão envolveu uma moto Honda Biz de 125 cilindradas, placa de Toledo conduzida por uma mulher de 38 anos que se envolveu no acidente com uma máquina agrícola tipo plantadeira que era puxada por um trator.

O acidente aconteceu quando a motociclista trafegava no sentido a Concórdia do Oeste e o trator seguia no sentido contrário, foi quando a motociclista perdeu o controle da moto e atingiu a plantadeira sofrendo uma queda fatal.

Os socorristas do Corpo de Bombeiros nada puderam fazer pela vítima que morreu no local.

A equipe da perícia realizou os procedimentos cabíveis e o IML (Instituto Médico Legal) recolheu o corpo para exames.


Com informações de Portal Nova Santa Rosa.

Carreta tomba na alça de acesso do viaduto da PR-323 com a PR-317.

Uma carreta tombou na tarde desta terça-feira (21) na alça de acesso ao viaduto da rodovia PR-323 com a PR-317, em Maringá.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista da carreta perdeu o controle do veículo enquanto fazia uma curva, colidiu contra o guard rail e na sequência tombou caindo numa ribanceira. 

Socorristas do Corpo de Bombeiros e a equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram acionados e o motorista foi encaminhado ao Hospital Universitário, com ferimentos leves. 

Fonte: Plantão Maringá

Mulher fica ferida após bater contra mureta de proteção e capotar veículo na PR-317.

Uma mulher de 46 anos ficou ferida depois que o veículo em que ela dirigia capotar na altura do km 464 da PR-317 entre Sub Sede e Santa Helena.

Conforme informações repassadas pelas forças policiais, o veículo Prisma trafegava pela rodovia estadual no sentido de Sub Sede à Santa Helena e ao atingir o km 464 se chocou contra uma mureta de proteção que existe na margem direita da rodovia.

Em ato contínuo, o veículo capotou na pista de rolamento.

A motorista foi atendida no local por socorristas do Samu com ferimentos leves e encaminhada ao Hospital Michelleto em Santa Helena.

Fonte CGN

Condutor de moto esportiva fica gravemente ferido em acidente na PR-488.

O Veículo Virtus conduzido por um senhor de 56 anos trafegava na Rodovia Estadual PR-488 no sentido de Diamante D’ Oeste a Vera Cruz do Oeste colidiu contra uma motocicleta CBR Honda 1000 com placa de Ramilândia no Paraná. 

O motociclista de 26 anos seguia atrás do Virtus no momento do acidente.  

Na sequência da forte batida com a motocicleta o carro colidiu em uma árvore a margem esquerda da rodovia e a moto colidiu contra outra árvore existente a margem esquerda da rodovia. 

O jovem motociclista resultou com ferimentos graves e foi atendido pelos socorristas do Samu e encaminhado ao pronto atendimento de Vera Cruz do Oeste. 

A colisão aconteceu por volta das 15h45 desta terça-feira (21) em Diamantes D’ Oeste.

                       Com informações do Portal Nova Santa Rosa.

Meninas de 10 a 14 anos de idade são maioria das vítimas de estupros.


No Brasil, a maioria (67%) dos 69.418 estupros cometidos entre 2015 e 2019 tiveram como vítimas meninas com idade entre 10 e 14 anos. É o que destaca o estudo Sem deixar ninguém para trás – gravidez, maternidade e violência sexual na adolescência, do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz Bahia (Fiocruz). Também assinam a pesquisa o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1511373&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1511373&o=node

O que subsidiou o levantamento foram dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-Datasus), do Ministério da Saúde. No período de análise, adolescentes com idade entre 15 e 19 anos representam 33% do total de vítimas de estupro.

Ainda sobre o perfil das vítimas, o que se constata é que prevalecem as meninas pardas (54,75%). Logo depois, aparecem garotas brancas (34,3%), pretas (9,43%) e, por fim, indígenas (1,2%).

Outro dado que se consolida mais uma vez, como em outros estudos, é o que diz respeito à relação entre as vítimas e os agressores. De acordo com a pesquisa, 62,41% dos autores do crime eram conhecidos das vítimas, contra apenas 17,22% de desconhecidos.

Por meio das notificações reunidas pelo governo federal, observam-se, ainda, três dados de relevância. O primeiro é o fato de que o estupro costuma acontecer na casa das vítimas. No total, 63,16% dos episódios se deram nesse contexto. Em 24,8% das vezes, o local era público e, em 1,39% dos casos, o estupro ocorreu em uma escola.

“Evidencia-se que adolescentes nem sempre encontram na família um lugar de proteção”, mostra o estudo.

Para a gestora do Projeto Bem Me Quer, do Hospital da Mulher, psicóloga Daniela Pedroso, é preciso ter em vista que, assim como em relacionamentos entre mulher e companheiro, em que ele a agride, as emoções das vítimas menores de idade se misturam, quando o agressor é alguém de seu círculo. Em muitos casos, o agressor causa confusão de sentimentos na vítima, inclusive por propor que ela guarde para si o ocorrido, como se se tratasse de um acordo de confiança que não pode ser rompido, já que a consequência seria perder o afeto do agressor.

“Estamos falando de agressores conhecidos, pessoas que muitas vezes também provêm coisas boas, positivas para essas crianças. Por isso é que é tão importante cuidar disso, porque a gente está falando de algo que é tratado pelo agressor sexual como um segredo, algo que não pode ser contado”, alerta.

“O abuso sexual da criança é crônico e recorrente. A gente está falando da pessoa que devia protegê-la. Esse é um dado que sempre surge e que ainda choca muito, porque é a ambivalência não só do sentimento da criança, mas também da ambivalência do comportamento do agressor”, complementa Daniela, que hoje coordena o Ambulatório de Violência Sexual na unidade e que trabalha no local há 26 anos.

Na avaliação da psicóloga, a qualidade no atendimento é um fator capaz de definir a permanência das vítimas no hospital, conforme as recomendações. Segundo ela, além de oferecer o tratamento de profilaxia, que as protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e tem maior efeito em uma janela de 72 horas após o estupro, o Hospital da Mulher também oferece cuidados em outras áreas importantes. São eles o encaminhamento a assistentes sociais, que orientam e acolhem, e as consultas com pediatras ou ginecologistas da equipe do ambulatório e com psicólogos. As vítimas têm direito a ter atendimento mesmo sem apresentar boletim de ocorrência, ou seja, basta que se dirijam à unidade.

“A maneira como elas são recebidas pelo serviço vai impactar não só na adesão ao tratamento como também em todo o processo que passam com a gente”, ressalta Daniela.

Sobre a contribuição dos psicólogos, a gestora avalia que se encontra em atenuar o sofrimento psíquico, a partir da transformação da memória em torno do estupro que se vivenciou. “As pessoas perguntam, a minha filha vai esquecer? A gente não consegue fazer com que se apague isso da memória dessa criança, dessa adolescente, mas a gente precisa trabalhar da melhor forma possível para que isso não se torne uma lembrança recorrente, cotidiana. Acho que isso é bem importante. E também que ela possa ressignificar esse trauma”.

Fonte BP

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 22/02/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.

Projeto de lei quer que escolas tenham especialistas para atender autistas no Paraná.

Uma proposta em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná determina que as escolas estaduais paranaenses disponham de profissionais com certificação técnica ou ensino superior para realizar o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A justificativa do projeto de lei 31/2023, de autoria do deputado Thiago Bührer (União Brasil), afirma que há um déficit de profissionais especializados no assunto. Por isso, argumenta, a inclusão aos autistas “se torna incompleta e sobrecarrega os poucos profissionais capacitados”.

A proposta proíbe a contratação e utilização de estagiários para tal finalidade, salvo quando acompanhado de um profissional comprovadamente capacitado no atendimento àqueles que possuem TEA. A determinação diz ainda que as despesas decorrentes para executar as ações virão de dotações próprias no orçamento vigente.

Ainda de acordo com a justificativa da medida, o tratamento adequado e o apoio educacional em idade precoce melhoram os resultados em longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

“Diante disso, os professores e demais profissionais de educação precisam ser sensíveis, criteriosos e observar as potencialidades e habilidades, trabalhando com responsabilidade, fortalecendo parcerias com as famílias e demais profissionais que atendem o aluno”, afirma.

O projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Fonte Banda B

Associação de SC obtém autorização para cultivar cannabis e produzir óleo com finalidades medicinais.


A Associação de Cannabis Medicinal de Santa Catarina (Santa Cannabis) obteve uma autorização judicial para cultivo de maconha e produção de óleo para tratamento dos associados que tenham indicação clínica de uso. A sentença é do juiz Leonardo Cacau dos Santos La Bradbury, da 2ª Vara da Justiça Federal em Florianópolis, e foi proferida quinta-feira (16/2) em uma ação civil pública contra a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A decisão permite que a associação importe sementes de cannabis para plantio e torna possível a realização de pesquisas com o grupo de pacientes da entidade. As proibições da Anvisa referentes a finalidades distintas das autorizadas pela sentença permanecem aplicáveis à associação.

A Santa Cannabis alegou que o uso medicinal da planta é uma realidade internacional e que no país existem milhares de pessoas com prescrição médica para utilização do óleo. A substância seria eficaz, por exemplo, para tratamento de várias doenças, como casos de epilepsias infantis de controle difícil. Atualmente, a única alternativa para pacientes com prescrição médica é a obtenção de uma Autorização Excepcional de Importação da Anvisa. Segundo a associação, o custo médio mensal do medicamento importando é de cerca de R$ 3,5 mil, que não pode ser suportado pela maioria dos pacientes.

“Deve ser destacado que não há controvérsia acerca das propriedades medicinais [da planta], que são reconhecidas pelas rés”, observou o Bradbury. “Ocorre que as discussões no âmbito administrativo se arrastam há anos, sem que se aproxime de uma regulamentação específica; por outro lado, os pacientes que necessitam da cannabis para tratamento de sua saúde ficam sem ter uma forma adequada de obtê-la”, afirmou o juiz.

Para o magistrado, a demora da atualização das regras acerca da cannabis “constitui omissão por parte da Administração, a ponto de causar prejuízo à saúde pública”. A sentença cita precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) salvo-condutos [que impedem a prisão] para autorizar o plantio individual para tratamento de saúde. Cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.

Fonte: Assessoria

Lula volta a Brasília para discutir respostas às chuvas em SP e à estiagem no RS.


Após dias de descanso em Salvador – interrompidos na segunda-feira de carnaval (dia 20) para visitar as áreas atingidas por temporais em São Paulo -, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna na manhã desta quarta-feira, 22, a Brasília e vai dedicar o dia a reuniões com ministros. Nos encontros no Palácio do Planalto, o petista pretende discutir novas respostas do governo aos estragos causados pelas chuvas no litoral paulista e à estiagem que atinge o Rio Grande do Sul.

Embora as catástrofes tenham ligação com as mudanças climáticas, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, não vai participar dos encontros, de acordo com a nominata divulgada pelo governo. O gabinete da ministra ainda não divulgou a agenda prevista para o dia.

A chegada de Lula a Brasília está prevista para as 10h. A reunião para tratar da resposta às chuvas em São Paulo foi convocada para as 15h e, de acordo com a agenda oficial do presidente, terá a presença de seis ministros. O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, representa o ministro Fernando Haddad, que está em deslocamento para a Índia, onde vai participar de reunião do G-20.

No encontro, Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Secom) formam o time palaciano. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participa como responsável pela Defesa Civil. Renan Filho, responsável pela pasta dos Transportes, está a cargo da recuperação das estradas afetadas. Já o ministro Jader Filho, das Cidades, vai comandar a entrega emergencial de moradias a desabrigados no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Às 16h30, Lula promove reunião para discutir a resposta à estiagem gaúcha. Além de Rui Costa, Waldez, Pimenta e Galípolo, que também participam do primeiro encontro, foram convocados ao Palácio do Planalto os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, também estará por lá.

Na quinta-feira, 23, Pimenta, Waldez, Dias e Pretto vão visitar as áreas atingidas pela seca no Rio Grande do Sul.

Fonte CGN