Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.


Três Jovens que praticavam roubos em Pitanga foram presos com aparelhos celulares.


No dia 30 de novembro de 2016, as 06h50min, equipes policias militares de posse de informações dos possíveis autores de dois roubos praticados na cidade, onde 03 (três) masculinos, por duas vezes abordaram pessoas em via pública, simulando estarem armados, os quais acabaram subtraindo sob grave ameaça os pertences das vítimas, sendo 03 (três) telefones celulares e uma quantia em dinheiro, deslocaram até o assentamento Vale da Serra. No local foi localizado numa residência, um dos suspeitos, o qual confessou a prática dos delitos, e que estaria na companhia de mais dois conhecidos. O mesmo relatou que foi usado na ação um automóvel Fiat/Palio, de cor cinza; relatou também que havia ficado com um dos celulares roubados e que havia o vendido. Foi consultado o nome do abordado no sistema e verificado que o mesmo possuía um mandado de prisão vigente em seu desfavor, pelo crime de roubo agravado, sendo dada voz de prisão ao mesmo e apreendido um celular que estava em posse do mesmo. Ato continuo foi deslocado até o município de Boa Ventura de São Roque, no assentamento Sonda, onde foram localizados outros dois suspeitos, os quais também confessaram a participação no crimes, com os mesmos foram apreendidos mais 03 (três) aparelhos de telefones celulares. Os autores foram encaminhados para a 45ª DRP para serem tomadas as devidas providências.

Fonte: Polícia Militar.


Moto furtada é abandonada em Residência de Pitanga.

Resultado de imagem para motocicleta Honda CG 125 FAN
Imagem ilustrativa retirada do Acervo do Blog do Beto.

No dia 30 Nov. 16, por volta das 10h20min, atendendo solicitação, a equipe deslocou até a Rua José Bonifácio, Jardim Dona Maria, onde o solicitante relatou que no domingo, dia 27/11/2016, por volta das 23h00min, uma pessoa deixou uma motocicleta Honda CG 125 FAN, no pátio de sua residência, vindo em seguida a sair do local, tomando sentido ignorado. Foi consultada a placa, e constatado que a motocicleta foi furtada no dia 27/11/2016. Diante do fato, a mesma foi encaminhada até a 45ª DRP para demais providências cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Bombeiros controlam incêndio em silo na Palmeirinha.
imagem ilustrativa
O Corpo de Bombeiros de Guarapuava foi acionado na tarde dessa quarta feira (30) para controlar um incêndio em um silo de secagem de lâminas de madeira na indústria Porterit, na PR 466, no distrito da Palmeirinha.
No local, cinco viaturas dos bombeiros trabalharam no controle das chamas e na retirada do material que estava depositado no silo. As chamas danificaram cerca de 40 metros cúbicos de lâminas de madeira.
Não houve feridos.
As causa do incêndio não foi divulgada.
Fonte: Rede Sul.
Governador Beto Richa visita Deputada Cristina Silvestri e fala sobre a Duplicação da BR – 277.

Resultado de imagem para deputada Cristina silvestri juntamente com o governador Beto Richa
Imagem ilustrativa da Deputada Cristina Silvestri retirada do Acervo de Imagens do Blog do Beto

Duplicação da BR 277, construção da trincheira no acesso secundário de Guarapuava, execução de mais de 20 quilômetros de terceira faixa na BR 277 e construção de marginais e passarelas na PR 466. Estes foram os anúncios feitos pelo governador Beto Richa na tarde desta terça feira (29) e que vão beneficiar a comunidade local. Ao todo, os investimentos somam R$ 50 milhões.
Para a deputada estadual Cristina Silvestri (PPS), as obras anunciadas por Richa eram uma necessidade para o município. Os anúncios foram feitos durante uma visita do governador à cidade para a assinatura da ordem de serviço que dará início a duplicação de cerca de dois quilômetros da BR 277.
“As obras estão previstas para o início de 2017 e todas eram urgentes para Guarapuava. Reivindicações antigas, que vão aumentar, principalmente, a segurança do guarapuavano que transita nestas regiões”.
As obras anunciadas fazem parte do cronograma de investimentos do Governo do Paraná em parceria com as concessionárias de pedágio.

Fonte: Assessoria Parlamentar  do Gabinete da Deputada Estadual Cristina Silvestri.


Acidente agora a pouco próximo a Mac Mil em Santa Maria do Oeste.


Segundo informações que o Blog do Beto recebeu via WhatsApp, por volta dás 19:00 horas do dia 30/11/2016 uma caminhonete Saveiro veio a perder o controle na curva perto da Mac Mil em Santa Maria do Oeste. A Saveiro está com uma carretinha engatada carregada de madeira e caixas de piso.

O motorista que conduzia a caminhonete era de São Manoel e não teve ferimentos apenas o veiculo ficou com o para-choque amassado.




Você que tem o Sonho de Trabalhar Cursos na área da Saúde em Santa Maria do Oeste, Assista ao Vídeo:

                                            

Você que Sonha Trabalhar na área da Saúde, está é a sua oportunidade Cursos em Santa Maria do Oeste de noções de Primeiros Socorros, Cuidador de Idosos, Atendente de Farmácia e Caixa de Farmácia, prepare - se para trabalhar em uma das áreas que mais empregam no Brasil, não perca está oportunidade de se preparar para o seu futuro  mais informações ligue: (42) 99810 - 7954 !!!
Moto Furtada é encontrada em Residência na Campina do Simão.

Resultado de imagem para HONDA NXR/BROS 150
imagem ilustrativa

No dia 29 de novembro de 2016, às 16h30min a equipe deslocou até o assentamento ARASSAI, onde segundo informações numa residência havia uma motocicleta furtada. No local foi localizada a referida motocicleta, sendo uma HONDA NXR/BROS 150, a qual possuía registro de furto.

Fonte: Polícia Militar.

A maior e melhor Festa de Santa Maria do Oeste. Assista os Vídeos:

Pela primeira vez em Santa Maria do Oeste e Região "ANDY SPYZER. Uma mega balada eletrônica.... Com seu vocal da musica "I FEEL SO FREE" Tema da novela "Viver a Vida" da Rede Globo com duas passagens pela Europa já esteve no programa do Jô e Altas horas... Quem for não vai se arrepender... Vai ser maior e melhor balada eletrônica que Santa Maria do Oeste já viu, abertura com Dj Junior Rodrigues e para encerrar essa grande festa Dj Daniel Tomen ... Em breve ingressos disponíveis !!!!


Com sua turnê pelo PR ele desembarca no dia 24/12/2016, tocando todos os seus sucessos, juntamente com o grupo spyzer que ganhou destaque no mundo inteiro.....


Inaugura em Cândido de Abreu mais uma Loja do grupo Lojão do Bráz Assista ao Vídeo:



Hoje dia 30/11/2016 inaugura mais uma Loja do grupo Lojão do Bráz, desta vez na cidade de Cândido de Abreu, aproveite as ofertas, roupas de qualidade e preço que cabe no seu bolso, venha e traga toda a sua família e aproveite os preços baixos no Lojão do Bráz porque Preço e Prazo Melhor ninguém Faz !!!
O setor de Narcóticos de Guarapuava prende rapaz com um quilo de cocaína.



O setor de Narcóticos da 14ª SDP de Guarapuava prendeu na tarde desta quarta feira (30) um rapaz de 23 anos com um quilo de cocaína.
O jovem disse aos policiais que a droga seria levada para o município de Pato Branco. Ele foi autuado em flagrante por tráfico e foi encaminhado para a cadeia Pública, onde permanece à disposição da Justiça.

Fonte: Rede Sul.


  Pastor Thiago Ferreira


Ministério Arrependimento e Santidade BrasilSanta Maria do Oeste-PrContatos: 041 9543-8292 TIM WHATSAPP / 042 9117-2925 VIVO

"PREPAREM O CAMINHO,O MESSIAS ESTÁ VINDO".

Rapaz é encontrado morto em Guarapuava.


Um rapaz de 18 anos foi encontrado morto em uma mata às margens da avenida Serafim Ribas, no bairro Boqueirão, no início da noite dessa terça feira (29).
O corpo de Leonardo de Almeida Machado, foi encontrado por populares por volta das 19h30, que acionaram a Polícia Militar. No local, os policiais verificaram que o rapaz foi morto com disparos de arma de fogo.
O corpo de Leonardo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
A polícia está investigando o caso. 

Fonte: Rede Sul.

Escolas são alvo de furto e vandalismo em Prudentópolis.


Escolas funcionam em dualidade (Imagem: Reprodução Google)

A Escola Municipal Marcos Antoniu e a estadual São Lucas, localizadas na Vila Esperança, estão sendo alvos de constantes furtos e atos de vandalismo em Prudentópolis. Nos últimos furtos, registrados em boletins de ocorrências, os ladrões levaram a campainha das escolas, uma câmera de segurança, além de merenda escolar, da fiação elétrica da quadra de esportes e um aparelho de som. Nas duas últimas semanas, os furtos foram registrados entre as noites dos domingos e as madrugadas das segundas feiras.

“Os fatos já foram comunicados ao setor da Prefeitura que é responsável pela segurança nas escolas. Porém, até o momento, nenhuma atitude foi tomada para assegurar maior segurança ao prédio público”, afirmou uma professora.

Além dos furtos, o prédio das escolas, que funcionam em dualidade (atendendo os estudantes das redes Municipal e Estadual de Ensino) estão pichados. “Como se não bastassem os prejuízos com os furtos, ainda há o vandalismo, que deixa o prédio com aparência de sujo, com as paredes internas pichadas. Precisamos de maior segurança e melhores condições de trabalho”, desabafou a professora.

Os problemas com furtos e vandalismo no prédio das escolas aumentou nos últimos meses. Atualmente, a segurança dos prédios públicos de Prudentópolis é feita por um setor próprio da Prefeitura. Porém, mesmo havendo o monitoramento, de acordo com a professora, a manutenção dos equipamentos danificados não tem sido feita de forma adequada e eficiente. “Não há como saber se o setor de segurança recebe a notificação de quando o prédio é arrombado. Precisamos de tranquilidade para trabalhar e não queremos mais essas surpresas desagradáveis nas manhãs de segunda”, concluiu a professora.

Fonte: Rede Sul.

Lojão do Bráz Santa Maria do Oeste
Preço melhor ninguém faz.
Venha Conferir nossos Produtos, com ótima qualidade de acabamento e um Preço que cabe no seu Bolso. Lojão do Bráz Preço melhor ninguém faz.

 Rua Generoso Karpinski – 1171 – Centro.

Prefeito de Pinhão faz visita em escolas e obras.

Pinhão - Prefeito faz visita em escolas e obras

No final da tarde de ontem dia 29, o Prefeito Dirceu de Oliveira visitou as escolas Maristela Tussi para presenciar as eleições da escola e o andamento da obra na mesma.

Também compareceu na escola Prof. Eroni e Água verde.

Tratou sobre assuntos da construção do Posto de Saúde próximo a escola Água verde.

Fonte: Portal Cantu.

Jovem de 14 anos comete suicídio.

Catanduvas - Cidade está triste. Adolescente comete suicídio

A jovem Samira Guimara da Cidade de Catanduvas tinha apenas 14 anos e infelizmente acabou se enforcando na noite desta terça dia 29.

O Instituto Médico Legal recolheu o corpo para necropsia e após o liberou para a família.

A cidade de Cantaduvas amanheceu TRISTE pela notícia que comoveu famílias inteiras e nas redes sociais da jovem Samira amigos deixaram mensagens emocionadas, lembrando da jovem.

Fonte: Blog olho aberto.

 Bráz Pé
               Calçados e Acessórios.

Vítima de acidente na BR-369 é levada ao IML.


A vítima de um acidente fatal que aconteceu nesta tarde na BR-369 foi encaminhada ao IML (Instituto Médico Legal) de Cascavel. O acidente entre uma moto e um caminhão aconteceu no KM 495, nas proximidades do município de Corbélia, Região Oeste.
Socorristas da concessionária que administra a rodovia foram mobilizados para prestar atendimentos à ocorrência. De acordo com informações, o condutor da moto bateu na lateral do caminhão. Os socorristas chegaram a socorrer o homem, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância.
A vítima foi identificada como Sebastião Batista. Ele tinha 55 anos. O corpo foi encaminhado ao IML.
As equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e criminalística foram mobilizadas para registrar a ocorrência.
Fonte: CGN.
Câmara de Vereadores de Santa Maria do Oeste.

Motorista morre e filha de 11 anos fica ferida em acidente entre carretas.



Acidente envolvendo duas carretas acabou em morte, na tarde ontem, no quilômetro 600 da BR-163, em São Gabriel do Oeste. O motorista Fábio Valério Fernandes, de 41 anos, morreu e a filha dele, de 11 anos, chegou a ser arremessada da carreta que ocupavam, porém sofreu escoriações, de acordo com o portal Idest.

Segundo informações, a colisão envolveu carreta Volvo NL 12, placas do Mato Grosso, que estavam as vítimas e uma Scania/G380, placas de São Paulo. Conforme divulgação uma bateu atrás da outra, mas a dinâmica do acidente é apurada.

Com a violência do impacto, a menina foi arremessada da carreta e encontrada em meio a destroços. Ela sofreu somente escoriações e foi levada ao hospital municipal de São Gabriel do Oeste. O pai dela, que dirigia o veículo, ficou preso às ferragens e morreu ainda no local.  

Fonte: Correio do Estado.

 Palácio da Economia
Rua Alexandre Kordiak – 1211
Fone: (42) 3944 – 1141
Santa Maria Do Oeste.

Lava Jato ameaça renunciar caso Temer sancione lei que pune juiz e promotor

Foto: Reprodução / TV Band Curitiba

Os procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato convocaram uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (30) para manifestar repúdio a descaracterização do projeto de iniciativa popular conhecido como “10 Medidas de Combate à Corrupção” aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada de hoje. Entre as alterações, os deputados incluíram um trecho que prevê o crime de responsabilidade a juízes e a promotores, o que hoje não era previsto.

Agora, o texto segue para o plenário do Senado e depois para sanção do presidente Michel Temer (PMDB).

O procurador Deltan Dallagnol afirma que o resultado da Lava Jato será ameaçado com a sanção das mediadas que foram aprovadas pela Câmara. “Quando se aprovam medidas à favor da corrupção o resultado da Lava Jato pode ser pior do que tínhamos antes”, disse. Durante seu discurso, Dallagnol parafraseou o ex-ministro do Planejamento Romero Jucá (PMDB-RR) que foi pego em uma gravação com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado sugerindo que seria preciso mudar o governo para “estancar a sangria” em um pacto para parar a Lava Jato.

Segundo o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, os procuradores pretendem renunciar às investigações da Lava Jato caso a proposta seja aprovada por Temer. “Nossa proposta é renunciar coletivamente caso esse projeto seja aprovado pelo presidente”, declarou. “Eles [a Câmara] transformaram o projeto de combate a corrupção em projeto de autopreservação. A Lava Jato chegaria muito mais longe”, disse o procurador.

“As 10 medidas foram rasgadas. Manteve-se a impunidade dos corruptos e poderosos, expressa no fato de que mais de 90% dos casos de corrupção que acontecem no Brasil não são punidos. A sociedade brasileira não pode mais considerar normal o que é anormal. Como se não fosse suficiente, foi aprovada a Lei da Intimidação contra o Ministério Público e o Poder Judiciário, sob o maligno disfarce de ‘crimes de abuso de autoridade’. Abusos devem sim ser punidos. Contudo, sob esse disfarce, há verdadeiros atentados contra a independência do exercício da atividade ministerial e judicial”, declara os procuradores em nota.
Mais cedo, o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, emitiu uma nota afirmando que o resultado da votação colocou o país em “marcha a ré no combate à corrupção” com as alterações propostas pelos deputados. “O Plenário da Câmara dos Deputados desperdiçou uma chance histórica de promover um salto qualitativo no processo civilizatório da sociedade brasileira”, declarou o procurador.

“Ministério Público e Judiciário nem de longe podem ser responsabilizados pela grave crise ética por que passa o país. Encareço aos membros do Ministério Público Brasileiro que se mantenham concentrados no trabalho de combate à corrupção e ao crime. Que isso não nos desanime; antes, que nos sirva de incentivo ao trabalho correto, profissional e desprovido de ideologias, como tem sido feito desde a Constituição de 1988. Esse ponto de inflexão e tensão institucional será ultrapassado pelo esforço de todos e pelo reconhecimento da sociedade em relação aos resultados alcançados”, diz Janot.
Fonte: Paraná Portal.
Supermercado Bodegão
Sempre com os menores preços e Ótimo Atendimento.
Super-Mercado Bodegão Sempre os Menores Preços com Ótimo Atendimento

Senado aprova PEC do Teto de Gastos em primeiro turno.


pec 55 votação senado

O Senado aprovou nesta terça-feira (29), em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC 55/2016) que estabelece um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos. Foram 61 votos favoráveis e 14 contrários.
Os senadores se revezaram com discursos favoráveis e contrários à proposta durante sete horas no Plenário. Após a análise de destaques apresentados pela oposição para fazer mudanças no texto — todos eles rejeitados — a sessão foi encerrada à 0h35 da quarta-feira (30).
A votação em segundo turno da PEC do Teto de Gastos está programada para 13 de dezembro.

Manifestações

A partir das 14h manifestantes começaram a ocupar o gramado em frente ao Congresso Nacional, que ficou completamente tomado uma hora depois, com mais de dez mil pessoas. A maior parte delas protestando contra a PEC do Teto de Gastos, ou “PEC da Morte” — como se lia em alguns cartazes —, contra a reforma do ensino médio e pedindo “Fora Temer”.
Por volta das 17h15, quando se iniciou a ordem do dia no Plenário, a sessão teve de ser suspensa por alguns minutos devido a protestos verbais da presidente da Confederação das Mulheres no Brasil, Gláucia Morelli, contrária à proposta. Para ela, a PEC teria o objetivo de “entregar o país aos banqueiros”. Após isso, vários senadores protestaram devido ao esvaziamento das galerias do Plenário do Senado e pediram ao presidente da Casa, Renan Calheiros, que permitisse a entrada de representantes sindicais e outros representantes da sociedade civil.
protesto pec 55 brasilia
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Do lado de fora do Congresso houve confrontos entre os manifestantes e as forças policiais enquanto os senadores discursavam. Foram usadas bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo, spray de pimenta e força física para dispersar o protesto. Pelo menos dois carros foram virados e depredados pelos manifestantes na frente do Congresso. Os policiais conseguiram dispersar a manifestação e conduzir os manifestantes para longe do Congresso, mas o confronto continuou nas imediações do Museu Nacional da República e da Catedral Metropolitana de Brasília. Houve feridos e presos.
Pouco antes das 18h, o presidente do Senado chamou o item 1 da pauta, a PEC 55/2016, e o relator, Eunício Oliveira (PMDB-CE), apresentou seu relatório favorável à aprovação da proposta e contrário às emendas apresentadas. Ele rechaçou as acusações da oposição de que o teto de gastos vai diminuir os investimentos públicos nas áreas de saúde e educação e reforçou que programas como o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) não terão prejuízos. A partir daí, foram quase sete horas de intensos debates no Plenário.

Teto de Gastos

De acordo com o texto aprovado, a partir de 2018 e pelos próximos 20 anos, os gastos federais só poderão aumentar de acordo com a inflação acumulada conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O novo regime fiscal valerá para os orçamentos Fiscal e da Seguridade Social e para todos os órgãos e poderes da República. Dentro de um mesmo poder, haverá limites por órgão. Existirão, por exemplo, limites individualizados para tribunais, Conselho Nacional de Justiça, Senado, Câmara, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público da União, Conselho Nacional do Ministério Público e Defensoria Pública da União.
O órgão que desrespeitar seu teto ficará impedido de, no ano seguinte, dar aumento salarial, contratar pessoal, criar novas despesas ou conceder incentivos fiscais, no caso do Executivo.
A partir do décimo ano, o presidente da República poderá rever o critério uma vez a cada mandato presidencial, enviando um projeto de lei complementar ao Congresso Nacional.

Regra Geral

A inflação a ser considerada para o cálculo dos gastos será a medida nos últimos 12 meses, até junho do ano anterior. Assim, em 2018, por exemplo, a inflação usada será a medida entre julho de 2016 e junho de 2017.
Para o primeiro ano de vigência da PEC, que é 2017, o teto será definido com base na despesa primária paga em 2016 (incluídos os restos a pagar), com a correção de 7,2%, que é a inflação prevista para este ano.

Exceções

Algumas despesas não vão ficar sujeitas ao teto. É o caso das transferências de recursos da União para estados e municípios. Também escapam gastos para realização de eleições e verbas para o Fundeb.
Saúde e educação também terão tratamento diferenciado. Esses dois pontos vêm gerando embates entre governistas e oposição desde que a PEC foi anunciada pelo presidente Michel Temer. Para 2017, a saúde terá 15% da Receita Corrente Líquida, que é o somatório arrecadado pelo governo, deduzido das transferências obrigatórias previstas na Constituição.
A educação, por sua vez, ficará com 18% da arrecadação de impostos. A partir de 2018, as duas áreas passarão a seguir o critério da inflação (IPCA).

Alterações rejeitadas

Foram rejeitados todos os destaques apresentados pela oposição e que foram votados separadamente. O primeiro, de autoria do senador Humberto Costa, retiraria do congelamento de gastos os recursos da saúde e da educação (55 votos contra 17). O segundo, também de autoria de Humberto Costa, pedia a realização de um referendo popular em 2017 para que os brasileiros pudessem decidir se concordam ou não o novo regime fiscal proposto pelo governo federal (51 votos contra 15). Por fim, o destaque da senadora Vanessa Grazziotin sugeria um limite de gastos também para o pagamento de juros e encargos da dívida pública da União (52 votos contra 16).
Fonte: Paraná Portal.

Tribunal dobra penas de Cerveró e Fernando Baiano.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4)  aumentou em mais de 10 anos as penas aplicadas ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e ao lobista Fernando Antônio Falcão Soares (Fernando Baiano), acusados de receber 40 milhões de dólares em propina na contratação de navios-sonda, ao julgar a apelação criminal dos réus nesta quarta-feira (30).

Cerveró foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e teve a pena aumentada de 12 anos, 3 meses e 10 dias para 27 anos e 4 meses de reclusão. Ele deverá cumprir a sanção conforme os termos do acordo de colaboração.

Fernando Baiano foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e teve a pena aumentada de 16 anos, 1 mês e 10 dias para 26 anos de reclusão. Ele deverá cumprir a sanção conforme os termos do acordo de colaboração.

O relator, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, que foi acompanhado por maioria pela turma, deu provimento ao recurso do Ministério Público Federal (MPF) e aumentou a pena dos réus com base na culpabilidade e na aplicação do concurso material.

A culpabilidade leva em conta as características dos réus, como alta escolaridade, boas condições financeiras, capacidade de compreender o caráter ilícito da própria conduta e ampla possibilidade de comportar-se em conformidade com o Direito. Já o concurso material deixa de considerar crimes da mesma natureza como um só e passa a somá-los.

Devolução de valores confiscados

Cerveró e Fernando Baiano também tiveram mantida a condenação a reparar o dano causado ao erário de forma solidária correspondente à propina recebida e terão que devolver à Petrobras R$ 54.517.205,85, descontados os valores dos bens já confiscados. O valor deverá ser corrigido monetariamente até o pagamento.

Os réus deverão começar a cumprir pena após a confirmação da sentença em segundo grau, assim que decorridos os prazos para a interposição de recursos de efeito suspensivo, ou após o julgamento destes, nos termos da colaboração premiada.

Outros réus

Também foi réu nesse processo o representante da Samsung Heavy Industries, Júlio Gerin de Almeida Camargo, mas ele não apresentou recurso de apelação criminal, tendo o Ministério Público Federal (MPF) também desistido de recorrer.
Fonte: Paraná Portal.