Fique Bem Informado acesse o Blog do Beto

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

06/02/2018 - Deus é Fiél !!!

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.



Saiba tudo sobre a eleição da nova Diretoria da ADCAF - Associação Desenvolvimento Comunitário de Aldeia Feliz de Santa Maria do Oeste.



Aconteceu no último sábado a eleição da ADCAF - Associação de Desenvolvimento Comunitário da Aldeia Feliz, onde o Presidente Senhor Mauri Da Luz, Fez a prestação de contas da associação, em seguida conforme edital foi realizada eleição da nova diretoria biêno 2017/2019. Sendo assim ficou eleita a nova mesa diretora da ADCAF, na seguinte ordem:

Presidente: Roberto Domamski
Vice - Presidente: José Ivo Wolski
1- Secretário: Beatriz Wolski
2- Secretário: Orlando Mendes Oliveira

1- Tesoureiro: Valdeir S. Souza
2- Tesoureiro: Jair Kartoski

Conselho Fiscal: Pedro Minhuk e Ivone Kartoski






Cristina Silvestri apoia projeto da Unicentro para atender vítimas de traumas
Laboratório do curso de Fisioterapia também vai beneficiar serviços do Hospital Regional



Cristina Silvestri apoia projeto da Unicentro para atender vítimas de traumas, Paulo Esteche: A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, está próxima de receber um Laboratório de Análise e Movimento (LAM), para atender pacientes vítimas de traumas. A proposta teve mais um encaminhamento nesta segunda-feira (5), em reunião da deputada estadual Cristina Silvestri, o reitor Aldo Bona e o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

A comitiva reuniu-se em Curitiba, na sede da Secretaria, para entregar em mãos o Plano de Trabalho e Orçamentos, visando à transferência de recursos que serão aplicados na execução do projeto. O encontro de agora é resultado de uma reunião realizada em 14 de novembro do ano passado, com os  professores Anderson Ricardo Frez e João Afonso Ruaro, representantes da Unicentro e a deputada  Cristina Silvestri na Secretaria de Sáude, onde solicitaram  a instalação do Laboratório.

A deputada afirmou que  o LAM será de suma importância no futuro Hospital Regional, que já está com as obras avançadas em Guarapuava, e poderá oferecer um serviço especializado no setor de traumas.

"Além disso, abrirá novas oportunidades para os acadêmicos de Fisioterapia, curso que é oferecido pela Unicentro e será ainda mais valorizado tecnicamente. Estamos confiantes em mais esta conquista" – acrescentou a parlamentar.




Presos tinham túnel de 15 metros para fugir da cadeia de Goioerê.


Um túnel que estava sendo escavado para uma fuga em massa da cadeia de Goioerê foi descoberto na madrugada desta terça-feira, 6, pelas equipes de investigação e de carceragem que estavam de plantão, que perceberam a movimentação para a escavação.

A estimativa inicial é a de que o túnel tenha entre 12 e 15 metros de extensão e saía de dentro de uma das celas e seguia em direção ao pátio da Delegacia, em direção à Avenida Tiradentes. O túnel era largo e tinha iluminação. A terra retirada era escondida nas celas.

Os presos estavam trabalhando na escavação do túnel embaixo da sala dos agentes de cadeia, quando a tentativa de fuga foi descoberta.

Os presos vêm tentando fugir da cadeia de Goioerê há vários meses e em dezembro u túnel de 20 metros foi descoberto, quando faltavam apenas detalhes para eles ganharem a rua.
Não é difícil cavar um túnel desse porte na cadeia, uma vez que o prédio está sucateado, cheio de infiltrações e o piso é perfurado com facilidade.


Um inquérito vai apurar as responsabilidades pela escavação do túnel e quais os pesos estavam envolvidos.

O texto é do site GOIONEWS.


Helicóptero apreendido com drogas é doado à Polícia Militar.


O governo do Estado entregou ontem um novo lote de veículos para a segurança pública do Paraná. Entre os equipamentos entregues, um helicóptero modelo Robinson 44 Raven II, que foi apreendido com drogas, atualizado e reformado para que pudesse atender a demanda da segurança. “Essa é uma aeronave própria para as atividades policiais e possivelmente ela será destinada primeiramente para Londrina. Posteriormente poderá ser realocada conforme a necessidade”, disse o comandante da PM, coronel Maurício Tortato.
Também foram entregues 50 veículos para para a Polícia Militar e dez para a Polícia Científica. São 40 veículos para a Polícia Militar e dez para a Polícia Científica, que vão para o Instituto Médico Legal (IML). Desde 2011, pelo programa Paraná Seguro, foram adquiridas três mil novas viaturas e contratados 11 mil policiais.
As informações são do Bem Paraná. 
Copom inicia reunião com expectativa de redução da taxa básica de juros.

Imagem relacionada

A primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) neste ano começará na manhã de hoje (6), com expectativa de nova redução da taxa básica de juros, a Selic. Hoje será realizada a primeira parte da reunião e amanhã (7), por volta das 18h20, será divulgada decisão da diretoria do BC.

No menor nível da história desde dezembro, a taxa básica de juros, a Selic, deverá ser reduzida de 7% para 6,75% ao ano, segundo a expectativa de instituições financeiras. Se a expectativa se confirmar, será o 11º corte seguido na taxa básica.

De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano, até então o menor nível da história, e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015, patamar mantido nos meses seguintes. Somente em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia.

A expectativa do mercado financeiro é de que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), termine este ano em 3,94%, abaixo do centro da meta, de 4,5%. Para 2019, a previsão é de que a inflação fique um pouco maior, mas ainda abaixo do centro da meta, em 4,25%.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia.

Ao reajustar a Selic para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao reduzir os juros básicos, a tendência do Copom é baratear o crédito e incentivar a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação.

Fonte: Agência Brasil.


ProUni abre inscrições nesta terça-feira.

Resultado de imagem para alunos

Os estudantes interessados em obter uma bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem fazer sua inscrição na página do programa na internet.
O prazo para as inscrições começa hoje (6) e vai  até sexta-feira (9).
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Podem concorrer brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não tenham zerado a prova.
É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, ter alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

A bolsa integral é oferecida a candidatos com renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo e bolsa parcial para candidatos cuja renda familiar mensal seja de até três salários mínimos.

O processo seletivo é composto por duas chamadas sucessivas. O resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada deve ser divulgado no dia 14 deste mês. A divulgação do resultado da segunda chamada está prevista para 2 de março.
Fonte: Agência Brasil


Homem morre em colisão entre caminhão guincho e carro.


Um acidente de trânsito ocorrido no início da PR-444 (Rodovia Hermínio Pennacchi, em Arapongas, provocou a morte de uma pessoa e danos materiais de grande monta.
De acordo com a Polícia Rodoviária, a colisão envolveu um caminhão Ford Cargo guincho com placas de Boa Vista de Aparecida (PR) e um GM Vectra com placas de Londrina.
Preso nas ferragens

O motorista do Vectra, que ainda não foi identificado, morreu preso nas ferragens do veículo. O corpo foi encaminhado ao instituto Médico legal (IML) de Apucarana para exame de necropsia e identificação.


As informações são do TN Online.
Júlio Reis assume Secretaria de Segurança Pública do estado.


O governador Beto Richa indicou o delegado Júlio Reis para assumir a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária. 

Ele assume a pasta em substituição ao delegado federal Wagner Mesquita.

Outras informações sobre a nomeação serão repassadas ao longo do dia.

Fonte: AEN.


Governo lança projeto piloto de Documento Nacional de Identidade.


O projeto piloto do Documento Nacional de Identidade (DNI) foi lançado hoje (5), no Palácio do Planalto, em cerimônia com a presença do presidente Michel Temer e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes. O documento será digital e vai reunir diferentes registros civis, como CPF e título de eleitor.

Servidores do TSE e do Ministério do Planejamento vão participar do projeto e poderão fazer o download do aplicativo a partir de hoje em smartphones e tablets. A intenção é que a partir de julho deste ano a iniciativa comece a chegar aos cidadãos brasileiros. No futuro, o DNI deve incluir diversos documentos à medida em que sejam firmados convênios com órgãos públicos para a integração da base de informações.

O documento usa as bases de dados de biometria do TSE, do governo federal e do Poder Judiciário. Para baixar o aplicativo e ter acesso digital ao documento será preciso ter feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse que a ideia é simplificar e tornar eficiente a identificação dos cidadãos. Segundo ele, o custo unitário do documento digital será de dez centavos. “Descortina-se com o DNI uma imensa avenida de possibilidades porque a solução que está sendo dada é inteligente, digital, sem burocracia, flexível e adaptável a todos os tipos de serviços”, afirmou, acrescentando que futuramente as pessoas naturalmente passarão a usá-lo como o principal documento de identificação.

O presidente Michel Temer destacou que o DNI vai facilitar a vida dos cidadãos e ampliar a segurança. “A intenção é que o DNI venha concentrar vários documentos em um único. Teremos menos papel. A vida de todos, de alguma maneira, ficará mais fácil. A ideia de um documento de identidade todo digital, que possamos acessar pelo telefone, é muito prática e será também sinônimo de segurança”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, ressaltou que usar a biometria do TSE é um caminho acertado para implementar o Documento Nacional de Identidade.

O DNI é resultado do projeto de Identificação Civil Nacional, que tem o objetivo de possibilitar a emissão de um documento único do cidadão brasileiro, válido no território nacional, bem como a autenticação biométrica do cidadão em todos os órgãos e entidades governamentais e privados. O projeto de lei foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República em maio de 2017.

Registro Nacional Migratório

Na cerimônia também foi assinado um decreto que cria o documento provisório de registro nacional migratório, voltado para estrangeiros que entram no Brasil em busca de refúgio e ainda aguardam uma decisão do governo brasileiro.

Após assinar o decreto, o presidente Temer disse que se trata de uma medida de caráter humanitário e beneficia também o Estado brasileiro, por possibilitar um registro mais completo de informações sobre os solicitantes de refúgio. “É um avanço na identificação dos estrangeiros que solicitam refúgio em nosso país. Agora, o solicitante ganhará um documento que dará acesso à Carteira de Trabalho, ao CPF, à possibilidade de um conta bancária. É uma medida que fortalece a situação de quem está vulnerável”.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse que há muito tempo é buscado um registro adequado para migrantes e refugiados que chegam ao território brasileiro. Segundo ela, no Brasil, quase 10 mil pessoas, de 82 nacionalidades, buscaram refúgio em 2016 e esse número triplicou em 2017, quando 33 mil refugiados foram registrados pela Polícia Federal. Dodge lembrou que há quase 92 mil solicitações de refúgio ativas no país.

Fonte: CGN.


STF arquiva inquérito contra senador Romero Jucá.


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio determinou hoje (5) o arquivamento de um inquérito aberto em 2004 contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR). O pedido de arquivamento foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em função da prescrição da pretensão punitiva.

O inquérito apurava o envolvimento do senador em um suposto esquema de desvios de recursos oriundos de emendas parlamentares para o município de Cantá (RR) em troca de vantagens indevidas, entre 1999 e 2001.

Ao solicitar o arquivamento, a PGR afirmou que os dados colhidos durante as investigações foram insuficientes para "colher elementos indicativos ou comprobatórios" da prática de delitos". Para a procuradoria, a prescrição da pretensão punitiva ocorreu em 2017, 16 anos após a data dos supostos crimes.

Fonte: Agência Brasil


Moro condena ex-gerentes da Petrobras por corrupção e lavagem.

Imagem relacionada

O juiz Sergio Moro condenou na tarde desta segunda-feira (5) dois ex-gerentes da Petrobras, dois empresários e um dirigente da Andrade Gutierrez por corrupção e lavagem de dinheiro.
Os empresários Paulo Roberto Gomes Fernandes e Marivaldo do Rozário Escalfoni foram condenados a 14 anos e três meses, em regime inicial fechado. O ex-gerente Márcio de Almeida Ferreira foi sentenciado a dez anos e três meses, também em regime inicial fechado.
Moro ressaltou, entretanto, que há prescrição do primeiro crime de corrupção cometido pelo ex-gerente, o que pode diminuir a pena para nove anos e seis meses. "Caso transitada em julgado a pena para o MPF [Ministério Público Federal], deverá, portanto, ser reconhecida a extinção da punibilidade de um dos crimes de corrupção com o que (...) a pena definitiva ficaria em nove anos e seis meses de reclusão."
O outro ex-gerente, Edison Krummenauer, foi condenado a nove anos e quatro meses. Como ele é colaborador, Moro definiu que a soma das penas definidas contra Krummenauer não poderá ultrapassar dez anos de reclusão. "Considerando a gravidade em concreto dos crimes praticados por Edison Krummenauer, com seu envolvimento em diversos atos de corrupção e lavagem de dinheiro, não cabe perdão judicial", escreveu na sentença.
O dirigente da Andrade Gutierrez Luiz Mário Mattoni também colaborador, foi condenado a oito anos. Suas penas somadas não poderão ultrapassar 15 anos. Moro elevou a multa prevista no acordo de R$ 885 mil para R$ 2,2 milhão. "Afinal, o acordo não pode permitir que o condenado fique com parte do produto do crime. Apesar da deferência cabível em relação aos acordos celebrados pelas partes, cabe ao juiz a palavra final, não estando ele vinculado aos estritos termos do acordo", definiu.
Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, os ex-gerentes Edison Krummenauer, Maurício de Oliveira Guedes e Márcio de Almeida Ferreira teriam recebido R$ 150 milhões em vantagens indevidas, em contratos da área de Gás e Energia da Petrobras, entre 2003 e 2016. Guedes foi absolvido por Moro de todas as acusações. 
VANTAGEM  INDEVIDA
Ainda de acordo com a Procuradoria, os empresários Paulo Roberto Gomes Fernandes e Marivaldo do Rozário  Escalfoni e o dirigente da Andrade Gutierrez Luiz Mário Mattoni teriam pago vantagem indevida de cerca de R$ 37 milhões aos ex-gerentes. Todos os réus foram absolvidos da acusação de pertencimento a organização criminosa. 
As propinas teriam sido repassadas por meio das empresas de Fernandes e Escalfoni, em espécie, em conta no exterior ou na forma de pagamento de despesas com bens destinados aos gerentes da estatal. Mattoni confessou em seu acordo de colaboração que os repasses eram propina.
Os denunciados foram alvo da 40ª fase da operação, deflagrada no início de maio de 2017, e que investigou o uso do programa de repatriação de recursos no exterior para legalizar propina.
Márcio de Almeida Ferreira é acusado de ter usado a Lei de Repatriação, de 2016, para regularizar R$ 48 milhões em propina ocultos nas Bahamas. Pela lei, quem tinha recursos fora do país poderia repatriá-los com uma simples autodeclaração, sem necessidade de comprovar a origem.
Ferreira, segundo o Ministério Público Federal, afirmou que o dinheiro havia sido obtido com a venda de imóveis. Seu patrimônio declarado pulou de R$ 9,2 milhões para R$ 54,5 milhões.

O Ministério Público indicou que os pagamentos ilícitos teriam envolvido obras no Gasiduto Catu-Pilar, no GNL da Baía da Guanabara, no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), no Terminal de Regaiseficação da Bahia (TRBA), e no Gadosuto Urucu-Manaus. Moro não encontrou provas para condenar os réus em relação a ilegalidades nos dois últimos contratos.
Fonte: FOLHA PRESS