Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 16 de março de 2021

16/03/2021 *---* Deus é Fiel!!!

   Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Mulher tem telefone clonado em Pitanga é indivíduo pede empréstimo a contatos.

Compareceu nesta cia a Sra. *****, e relatou que na data de ontem, dia 14 de março, seu número de celular foi clonado, bem como o seu WhatsApp. Relatou que o indivíduo, passando-se por ela, entrou em contato com diversas pessoas de sua agenda a fim de obter empréstimos, dizendo que precisava de transferências para sua conta. Relatou, ainda, que somente a pessoa de ***** realizou uma transferência no valor de R$319,00 para o Nu-Bank. Na conta de ******. Foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Sargento Tony e Soldado Batista salvam bebê engasgado em Pitanga.

Um chamado no 190 vez o Sargento Tony da ROTAM e seu Companheiro de serviço Batista, saíram em disparada para atenderem uma ocorrência onde um bebê de 1 mês havia se engasgado com liquido. Tony e Batista chegaram rápido no local, os PMs realizaram os primeiros atendimentos e salvaram o bebê.

A situação aconteceu na tarde dessa segunda-feira (15), por volta das 15h40min, no município  de Pitanga.

A Solicitante e mãe da criança entrou em contato com o 190, relatando  que seu bebê de aproximadamente um mês  de idade, teria se engasgado  com liquido e estaria com as vias aéreas obstruídas. O Policial militar  atendente do 190, repassou orientação para a mãe da criança realizar a desobstrução, porém a mesma não conseguiu realizar  manobra.

De imediato a equipe da Rádio Patrulha foi até o local, ao chegarem, foi efetuado a manobra de desobstrução das vias aéreas, conhecida como manobra de Heimlich, momento que a criança recuperou os sinais vitais, expulsando os líquidos  da boca. 

Em seguida a mãe e a criança foram encaminhados para o Hospital São Vicente de Paulo para cuidados médicos, onde foram atendida pela equipe de emergência, já  fora de perigo.

Sargento Tony e Soldado Batista estão de Parabéns pelo atendimento bem sucedido.

Fonte: Polícia Militar.

Mulher fica em estado gravíssimo ao ser atingida na cabeça por golpe de enxada.

Na tarde desta segunda-feira (15), socorristas do Siate de Foz do Iguaçu foram acionados para deslocarem até a Alameda Antonio Soares, no Bairro 1º de Maio, para darem atendimento a uma vítima de agressão.


No local, se depararam com uma mulher de 35 anos, identificada pelas iniciais L. P., a qual apresentava um ferimento na cabeça provocado por uma enxadada, sendo constatado afundamento da base do crânio.


Imediatamente foi acionado o apoio médico.


A vítima foi encaminhada em estado gravíssimo ao Pronto Socorro do Hospital Municipal.

Fonte: Tribuna Popular.

Homem fica ferido após sofrer queda de moto na PR-317


Na tarde deste domingo (14), um acidente de trânsito foi registrado na PR-317, trecho da rodovia que liga Santa Helena ao distrito de Sub Sede.

Segundo informações apuradas no local pela equipe de reportagem do Correio do Lago, um jovem de aproximadamente 20 anos seguia com sua motocicleta Honda Twister 250 pela PR-317 sentido Santa Helena a Sub Sede, quando perdeu o controle da direção, vindo a sofrer uma queda.

Uma equipe do SAMU foi acionada para socorrer a vítima que sofreu escoriações pelo corpo. Ele foi encaminhado para o Pronto Atendimento Municipal para melhor avaliação médica.

Uma equipe da PRF (Polícia Rodoviária Estadual) esteve no local para registrar a ocorrência.

Fonte: Correio do Lago.

Paraná lidera ranking nacional de testagem contra a Covid-19.

O Paraná alcançou o status de referência nacional na realização de testes do tipo RT-PCR ao longo deste um ano de pandemia da Covid-19 – os seis primeiros casos no Estado foram confirmados no dia 12 de março. Até a semana passada haviam sido processados aproximadamente 2,1 milhões de exames dentro das unidades paranaenses, média diária de 5.750 procedimentos – o modelo de testagem é considerado padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para detecção do vírus SARS-CoV-2.


O volume faz do Paraná a unidade da Federação que mais testou no período. Cerca de 20% da população do Estado, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 11,5 milhões de habitantes, passou pelo exame. Até dezembro do ano passado, o Estado concentrava 35% de todos os diagnósticos do País.


“A estratégia de testagem em massa é de vital importância porque, com o diagnóstico da doença em mãos, permite iniciar o tratamento de maneira imediata, isolando aqueles tem tenham contraído o vírus. Isso evita que mais pessoas sejam infectadas”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.


Ele destacou que a formatação de uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, logo nos primeiros meses da crise sanitária, permitiu ao Paraná ampliar a capacidade de 120 testes/dia para os atuais 10.600/dia, um incremento de 8.730%.


Em abril do ano passado, a entidade carioca, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e o Tecpar se uniram na implementação de uma Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no Estado. O centro de processamento está localizado dentro do Parque Tecnológico do Tecpar, no câmpus da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), e garantiu escalabilidade à estratégia paranaense. 


A nova estrutura serviu de suporte para o Lacen, laboratório referência no Paraná para diagnósticos de todas as doenças que possam oferecer risco à saúde pública, e que antes concentrava a realização dos exames. O local, contudo, possuía capacidade operacional instalada limitada. Era de 120 testes RT-PCR diários, passando para 600 diagnósticos ainda nas primeiras semanas de pandemia.


“Passamos a ficar bem à frente dos demais estados com o apoio da Fiocruz e do IBMP, o que ajudou de maneira significativa no enfrentamento ao novo coronavírus”, destacou o governador. A Fiocruz tem quatro unidades nesses moldes – além do Paraná, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Ceará. A capacidade operacional é de 40 mil testes por dia.


HISTÓRICO – Há pouco mais de um ano, quando foram registrados os primeiros casos suspeitos no Paraná, o Laboratório Central do Estado (Lacen) realizava testes preliminares, enviando as amostras à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para finalização dos laudos. 


Na sequência, com a demanda aumentando, o Lacen processava 300 exames por dia para, logo na sequência, dobrar a capacidade. Atualmente, com a parceria com o IBMP, o Paraná tem capacidade de processamento de 10,6 mil análises por dia. 


Até sexta-feira (12), quando a pandemia completou um ano no Estado, os laboratórios alcançaram 2.084.476 testes realizados. Média de pouco mais de 173 mil por mês. “Adotamos, por meio do Laboratório Central do Estado, a testagem como uma das principais estratégias de enfrentamento ao coronavírus. Consideramos que o teste RT-PCR garante o diagnóstico correto e o isolamento dos casos positivos”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.


“Isso reforça o grande esforço que o Paraná vem fazendo diante de várias frentes de trabalho e estratégias implantadas para enfrentar a Covid-19″, acrescentou. 


RASTREAMENTO – Outra medida apontada pela Secretaria estadual da Saúde como fundamental no controle da Covid-19 foi o rastreamento de contatos de casos confirmados. O processo permite a identificação e o isolamento das pessoas que podem ter sido expostas a um caso confirmado ou suspeito. “Esta é uma ação importante para quebrar a cadeia de transmissão e conter o surto da doença”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Acácia Nasr.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Governo: Condições para retomada são melhores que em outras crises.

As condições para a retomada da economia estão melhores neste ano em relação às crises de 2009 e de 2015/2016, informou hoje (15) a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia. Segundo nota técnica divulgada pelo órgão, a recuperação poderá ser mais rápida, mesmo com o recrudescimento da pandemia de covid-19 neste ano.


Apesar de relatar esperança com o desempenho da economia em 2021, a nota técnica ressalta que a plena recuperação depende da vacinação em massa da população. “Com o novo crescimento de casos em 2021 e com as consequentes novas restrições, interrupções ou paralisações de atividades econômicas e sociais, a economia encontrou um freio na sua recuperação. Entretanto, é razoável se esperar que, quando essa nova onda for contida, e uma parcela substancial da população tiver sido vacinada, a economia retomará a sua recuperação de forma acelerada”, informou o texto.


Segundo a SPE, as medidas adotadas no ano passado estão contribuindo para a retomada da economia neste ano. A nota técnica citou o auxílio emergencial, o programa de redução de jornada e de suspensão de contratos de trabalho e as medidas de estímulo ao crédito. Para o órgão, essas ações, por um lado, aumentaram a poupança interna e, por outro lado, mantiveram irrigado o crédito e amenizaram o impacto da crise sobre o emprego formal.

Recomendações

Para assegurar que a recuperação em 2021 seja mais rápida do que em crises econômicas anteriores, a SPE propôs as seguintes medidas: vacinação em massa, consolidação fiscal e reformas pró-mercado. Segundo o órgão, a imunização ajudará o retorno mais rápido do mercado de trabalho, a consolidação fiscal diminuirá a desconfiança sobre o país e controlará a inflação, e as reformas dinamizarão o crescimento de longo prazo da economia brasileira.


Na avaliação da SPE, a crise atual pode ser mais facilmente superada que as crises anteriores. Do lado do crédito, o crescimento no volume de empréstimos permitiu a preservação de empresas. O aumento da taxa de poupança no ano passado permitiu que o setor privado tenha mais recursos para investir e reativar o consumo. Como o auxílio emergencial era depositado em contas poupança digitais, o pagamento do benefício ajudou a elevar a taxa média de poupança da população em 2020.


O relatório, no entanto, apontou riscos e fez advertência. O aumento no volume de crédito que, por um lado, manteve empresas em funcionamento, por outro elevou o endividamento das famílias. Segundo a nota técnica, isso representa um risco, principalmente se houver aumento dos juros. A SPE recomenda a contenção dos gastos públicos para manter os juros no menor nível possível.


Na quarta-feira (17), o Comitê de Política Monetária do Banco Central deverá aumentar a taxa Selic (juros básicos da economia) pela primeira vez em seis anos. Segundo o boletim Focus, pesquisa com agentes de mercado feita pelo Banco Central, a taxa deve subir de 2% para 2,5% ao ano na reunião desta semana.


Fonte: Agência Brasil.

Bolsonaro escolhe médico Marcelo Queiroga como ministro da saúde.

O presidente Jair Bolsonaro escolheu o médico Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde. Será o quarto nome a assumir a pasta desde o início da pandemia, comandada desde maio do ano passado pelo general Eduardo Pazuello. Ele se reuniu com Bolsonaro na tarde desta segunda-feira, 15.


Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o paraibano Queiroga é muito respeitado no setor. No combate ao coronavírus, defende o distanciamento social e não acredita em tratamento precoce, dois pontos em que diverge dos bolsonaristas e do próprio presidente. Mas Queiroga é considerado uma pessoa com jogo de cintura para construir uma política de saúde que possa funcionar contra a pandemia, sem contrariar suas convicções.

Fonte: CGN.