Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 14 de julho de 2023

14/07/2023 *--* Deus é Fiel!!!

     Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Após temporal, Copel recupera energia em 94% dos domicílios; sexta começa com frente fria.

As equipes da Copel continuam a trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia de todos os consumidores afetados pelo ciclone extratropical que atingiu o Paraná desde a tarde de quarta-feira (12). Até agora, 94% dos consumidores que estavam sem energia tiveram o serviço restabelecido. No entanto, devido à gravidade e ao impacto dos estragos, o fornecimento de energia está interrompido para 43.261 consumidores. As equipes continuam mobilizadas e o trabalho de reconstrução de parte da rede vai continuar ao longo desta sexta-feira (14). 


Ao todo, mais de 700 mil consumidores chegaram a ser afetados pelo temporal de grandes proporções que registrou ventos de mais de 90 km/h e provocou diversos danos à rede elétrica, como quebra de postes e queda de árvores sobre as estruturas. 


Estão mobilizados mais de 1.700 profissionais para consertar a rede. O trabalho continuou ao longo da noite de quinta e da madrugada desta sexta, quando foi possível reduzir de 4.627 para 1.404 serviços emergenciais em todo o Paraná. Cada serviço emergencial representa um problema diferente que as equipes precisam identificar e reparar. Alguns serviços mais complexos, como a substituição de postes, podem exigir algumas horas de trabalho. 


Última região a ser atingida pelo temporal, o Leste do Paraná é o mais afetado no momento e impõe as principais dificuldades às equipes, como áreas de mata fechada, locais bloqueados e o acesso difícil para atendimento a comunidades insulares. Ao todo, 31.666 consumidores estão sem energia na região e as equipes precisam atender 1.404 serviços espalhados por mais de 30 municípios. Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, e São José dos Pinhais são os municípios com a situação mais grave e para onde a Copel está enviando reforço de equipes. 


No Litoral do Paraná, as equipes já atenderam 196 serviços emergenciais para restabelecer o fornecimento de energia. Os municípios mais afetados são Guaratuba, Paranaguá e Guaraqueçaba, mas alguns dos problemas mais complexos se concentram na região rural de Morretes e Antonina. Para reforçar o trabalho de recomposição da rede de energia, equipes das regiões Norte e Noroeste foram enviadas para o Litoral. 


Além do Leste, são 5.760 imóveis sem energia e 600 serviços emergenciais no Centro-Sul, 5.258 imóveis sem energia e 462 serviços emergenciais no Oeste e Sudoeste, 158 imóveis sem energia e 59 serviços emergenciais  no Noroeste e 419 imóveis sem energia e 265 serviços emergenciais no Norte.


A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.  


SANEPAR – A Sanepar restabeleceu a maioria das conexões de abastecimento no Interior, mas o reservatório Jacob Macanhan, em Pinhais, segue sem energia, afetando os reservatórios Bairro Alto, Vila Guarani, Colônia Farias, Jardim Nesita e Jardim Araçatuba. Por esta razão, o abastecimento continua comprometido em três bairros de Pinhais (Jacob Macanhan, Palmital e Lapa), três de Curitiba (Santa Cândida, Bairro Alto e Atuba) e diversas localidades de Colombo, Quatro Barras e Campina Grande do Sul. A recuperação dos níveis dos reservatórios e a normalização no abastecimento só devem ocorrer gradativamente na noite de sexta-feira (14).


O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.


DEFESA CIVIL – A Defesa Civil Estadual do Paraná segue monitorando as condições e situações de ventos fortes no Estado (veja o boletim) e apoiando os municípios. Em Curitiba foram 279 casas danificadas e em Morretes, 234, os locais com mais residências atingidas. Em Santo Antônio do Sudoeste foram 10 casas, um posto de saúde e um colégio danificados. Também foram registradas ocorrências em Guaratuba, Ipiranga, Colombo, Dois Vizinhos, Mandirituba, Santa Izabel do Oeste, Verê, Lapa, Capitão Leônidas Marques, Castro, Salto do Lontra, Ponta Grossa, Rio Branco do Sul, São Miguel do Iguaçu, São José dos Pinhais, Toledo, Braganey, Ouro Verde, Ibema, Quedas do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Diamante d’Oeste, Ramilândia, Foz do Iguaçu, Palmas, Pato Branco, Coronel Vivida, Mangueirinha, Prudentópolis e Santa Terezinha de Itaipu.


TEMPERATURA EM QUEDA – Após os ventos fortes que atingiram as diversas regiões do Paraná, o destaque, segundo o Simepar, é para as temperaturas que apresentam uma queda brusca em todo o Estado, devido ao avanço de uma massa de ar frio vinda do Sul do País. As mínimas do dia foram em Palmas (0,7° C), General Carneiro (3,7° C), Guarapuava (3,2° C), Inácio Martins (2,9° C), São Mateus do Sul (3° C) e Lapa (3,4° C).

Fonte: AEN.

Homem embriagado tenta explodir casa com a esposa dentro em Manoel Ribas e Polícia Militar é chamada.

Entrou em contato com a equipe uma feminina, 45 anos, a qual é vizinha do masculino, 27 anos, relatando que estava escutando gritos na residência vindo de uma mulher e uma criança, parecendo uma briga de casal. Equipe deslocou até o local onde a feminina, 32 anos, convivente do masculino relatou que o mesmo chegou embriagado e que queria ligar o botijão de gás para explodir a casa com ele dentro, sendo perguntado se ela foi Agredida ou Ameaçada relatou que não. Em busca pessoal e domiciliar nada de ilícito foi localizado, foi orientado para que o masculino fosse passar a noite na casa de sua irmã e que a vitima poderia representar posteriormente já que no momento da abordagem a mesma não teve interesse.

Fonte: Polícia Militar.

Mulher tenta se separar de homem de 31 anos por conta do uso de entorpecentes e ele invade residência e a ameaça em Guarapuava e PM precisa ser acionada.

   No local, em contato com a solicitante feminina, 27 anos, que relatou que convive com masculino, 31 anos, há 9 anos, e que na data 10/07/2023 soube que seu marido fez a utilização de Substancias Entorpecentes e que então decidiu por finalizar o relacionamento, ficando fora até a data de hoje. Ainda afirmou que o masculino teria invadido sua residência, pulando o muro, forçando as portas e entrando por uma janela, e que estaria procurando um suposto amante da vítima, Ameaçando " cadê o outro? Se eu encontrar você vai ver, se você estiver com outra pessoa vai pagar" dando a entender que poderia tentar contra a vida da vítima. A solicitante foi questionada pela equipe se teria sido agredida, a vítima afirmou que não teria, não apresentava Lesões aparentes; a equipe questionou se ela gostaria de representar contra o autor, afirmando que não teria interesse e que decidiria posteriormente, por ele ser uma pessoa boa, pai de suas filhas. A solicitante entrou em acordo com o autor no local, o qual deixou a residência levando seus pertences. Foi orientada quanto aos prazos e procedimentos cabíveis. 

Fonte: Polícia Militar.

Inconformado com separação, homem coloca fogo na residência e acaba morrendo com a esposa e o sogro cadeirante.

Uma tragédia ocorreu na última quinta-feira (13) em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. Na Rua Nossa Senhora do Carmo, no bairro Santa Terezinha, um morador incendiou sua própria residência, resultando na morte dele, de sua esposa, Lourdes, e do pai dela, seu sogro. Os detalhes foram revelados pela Polícia Civil e constam no boletim da Polícia Militar.


De acordo com os relatos, o homem foi expulso de casa durante a noite pela esposa, após uma discussão. Incapaz de aceitar a decisão, ele retornou à residência onde ocorreu uma confusão.

Primeiro ele ateou fogo no carro que estava na garagem, mas as chamas rapidamente se espalharam para a casa. A esposa conseguiu resgatar o filho de 12 anos, mas ao voltar para salvar o pai, acabou perdendo a vida em meio ao incêndio.


Na parte superior do imóvel, residia um filho do casal, que era casado e tem três filhos. Eles tiveram que pular para escapar da morte. Informações indicam que o suspeito tentou fugir, mas foi cercado por familiares enfurecidos, resultando em sua própria morte.


O incidente deixou a comunidade local chocada. O caso está sendo trabalhado pelo Polícia Civil e depende de investigações para apurar o que realmente ocorreu.

Fonte: Blog do Berimbau.

Polícia prende suspeito de matar violentamente pai, madrasta e avô em hotel.


A Polícia Civil de Goiás, através da 18ª Delegacia Regional de Uruaçu, após encontrar corpos de três vítimas em um hotel da cidade, prendeu um homem que aponta ser o autor do assassinato.

As vítimas são o pai, o avô e a madrasta do investigado.

A PCGO havia sido informada por parentes das vítimas que um casal estava desaparecido, então, a polícia se deslocou até um hotel que havia sido locado recentemente pelas vítimas e, ao desconfiar de indícios no local, ingressou no estabelecimento.

Ao encontrar os corpos, que estavam em quartos trancados e com sinais de morte violenta, a PCGO chegou até o autor do crime.

O investigado afirmou que teria visto um montante de dinheiro (R$ 4 mil) no veículo do pai e, por isso, resolveu matar os familiares com uma marreta, após um surto ocasionado pelo uso intenso de cocaína, pretendendo comprar mais drogas e depois cometer suicídio.

O homem responderá por homicídio qualificado e fraude processual visto que tentou limpar o sangue do local após o crime, no intuito de retardar a investigação.

Fonte: Polícia Civil.

Sexo barulhento incomoda vizinhas que acabam brigando e situação virou caso de Polícia em Goioerê.


 Depois de duas vizinhas brigarem por causa do “ranger de cama” na madrugada, outro barraco entre vizinhas foi registrado em Goioerê por causa de sexo barulhento.

Segundo apurado, uma das mulheres acordou com o “sexo barulhento” que vinha da casa vizinha, cujas janelas ficam bem próximas.

Na manhã do dia seguinte, a vizinha incomodada foi reclamar com a vizinha, dizendo que não conseguiu dormir por causa do barulho.

Aí a vizinha da cama resolveu partir para o ataque e disse que a outra estava reclamando porque não tinha com quem “fazer barulho”.

Foi a senha para o bate-boca entre as duas, que incomodaram outros vizinhos com a briga. A PM seria acionada para acalmar os ânimos.

Fonte: GoioNews.

Jato marrom: vídeo que mostra homem vomitando enquanto beijava jovem viraliza nas redes sociais. Assista a imagem.


O vídeo que mostra um jovem beijando uma mulher de vestido azul viralizou no Twitter, por um motivo um tanto quanto indigesto: o flagra captura o exato momento em que o homem vomita na boca da parceira. A princípio tudo parecia correr bem, até que o homem tem uma espécie de soluço e, segundos depois, um jato marrom sai da boca dele.

Os internautas, indignados, não perdoaram a situação e, principalmente, a divulgação do vídeo. “Eu não queria ter visto” e “novo trauma liberado com sucesso” foram dois dos comentários deixados na publicação. Alguns perfis ainda ficaram com dúvidas sobre a situação: “Minha pergunta é como ele não sentiu que ia vomitar”, questionou um deles.

Outros usuários da rede social entraram na dança e comentaram “eu não vou ver sozinho” na publicação, para que o algoritmo apresente o vídeo a mais pessoas. Fãs ou haters?

Fonte: TN Online.

Homem se esconde em freezer para fugir da polícia, se tranca e acaba morrendo.


Um homem foi encontrado morto dentro de um freezer em Minnesota, nos Estados Unidos. Segundo as autoridades locais, Brandon Lee Buschman, 34 anos, se escondeu no local para fugir da polícia. As informações são do New York Post.

O corpo dele foi encontrado em uma casa desocupada. Ele foi submetido a uma autópsia que não identificou sinais de violência. O resultado dos exames toxicológicos realizados pela perícia deve ser divulgado nos próximos dias.

“As evidências na cena indicam que Buschman entrou no freezer por conta própria”, afirmou a polícia em comunicado.

Ainda de acordo com as autoridades, o eletrodoméstico é de um modelo antigo, com mecanismo de travamento na parte de fora. Por esse motívo, Brandon ficou preso lá dentro. A polícia não informou por qual crime Buschman era procurado.

Fonte: Bhaz.

Após ser adicionado no Facebook, homem manda nudes para ‘adolescente’ e alvo de golpe.


Um homem procurou a Polícia Militar de Saudade do Iguaçu, na quinta-feira (13), e relatou que havia caído no golpe do nudes. Conforme a PM, a vítima disse aos policiais que após receber solicitação de amizade no Facebook de uma mulher moradora no Rio Grande do Sul, os dois começaram a conversar. Em seguida ela pediu para conversar pelo WhatsApp e trocaram fotos totalmente sem roupa.

Posteriormente um homem entrou em contato com ele dizendo que era pai da suposta mulher e que ela é menor de idade e pediu R$ 1.800,00 para não registrar o caso na polícia.

O homem disse ter efetuado uma transferência via Pix no valor de R$ 1.000,00 para uma conta que lhe foi fornecida.

Na sequência entrou em contato com ele uma pessoa que disse ser advogado da família, informando que a menor estava internada em uma clínica e que precisava mais R$ 3.500,00 para encerrar o assunto e que ele iria redigir um contrato firmando o acordo.

O homem então efetuou mais uma transferência de R$ 2.400,00 para uma conta diferente da primeira.

Nesta quinta-feira (13) o suposto advogado entrou em contato novamente dizendo que a menor havia morrido e precisava de mais R$ 1.100,00 para auxiliar no funeral e a partir disso o assunto seria encerrado definitivamente.

Nesse momento o homem acabou percebendo que era golpe, informou o fato aos familiares e procurou a Polícia Militar para o registro da ocorrência.

Fonte: PP News.

Carros carregados com vinhos contrabandeados são apreendidos nesta sexta no Paraná.


Nesta sexta-feira (14/07), policiais militares do BPFron durante a Operação Hórus realizavam patrulhamento em Barracão, quando realizaram a apreensão de produtos contrabandeados.

Segundo as informações, teria sido realizada a abordagem a dois veículos, um Peugeot 207 sedan conduzido por um homem de 31 anos e um GM Celta conduzido por um homem de 20 anos.

No interior do Celta havia sete caixas de vinho e no Peugeot 25 caixas de vinho de origem Argentina sem os trâmites aduaneiros.

Diante dos fatos, foram identificados e liberados os condutores e realizada a apreensão dos veículos carregados, sendo entregues na Receita Federal do Brasil em Santo Antônio do Sudoeste para demais procedimentos.

Fonte: CGN.

Caminhão sai da pista, capota e deixa motorista e adolescente de 14 anos feridos.


Duas pessoas ficaram feridas após um acidente na zona rural de Dois Vizinhos. O acidente envolveu um caminhão VW-8.140 que saiu da pista e caiu em uma ribanceira.

No veículo estava o condutor e um adolescente de 14 anos. O condutor foi socorrido ao hospital pelo SAMU e o estado de saúde dele não foi divulgado. Já o adolescente teve ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros.

As causas do acidente não foram divulgadas.

A Polícia Rodoviária foi acionada para registrar o acidente e tomar as medidas cabíveis. O veículo ficou completamente destruído e parou fora da pista. O trânsito não precisou ser interditado.

Fonte: PP News.

Acidente entre caminhão de cigarros e carro-forte interdita parte da PR-323 em Cianorte.


Um acidente envolvendo um caminhão carregado de caixas de cigarros e um carro-forte, na manhã desta quinta-feira (13), deixou a PR-323 interditada em Cianorte, Norte do Paraná.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão bateu na lateral de um carro-forte e tombou na rodovia. Por conta de o caminho estar interditado, a passagem de veículos leves está sendo feita pelo acostamento.

Ainda de acordo com a PRF, o carro-forte, que estava com duas pessoas, também tombou na pista por conta do impacto. Já o caminhão ficou a atravessado na rodovia e as mercadorias ficara espalhadas pela PR.

Uma das pessoas que estavam no carro-forte, precisou de atendimento médico e foi levado ao hospital. Já o motorista do caminhão fugiu antes da chegada dos policiais.


Corpo de Bombeiros é chamado após galho atravessar carro na BR-376 e causar acidente.


O Corpo de Bombeiros de Apucarana, no Norte do Paraná, foi acionado durante a madrugada desta quinta-feira (13), depois que um galho "atravessou" a lataria de um carro na rodovia BR-376, entre os municípios de Mauá da Serra e Ortigueira.

De acordo com os socorristas, apesar do grande susto, o motorista, um homem de 46 anos, sofreu apenas ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital da Providência consciente e orientado.

O acidente teria acontecido depois que o galho de uma árvore que estava na rodovia furou e atravessou a lataria do automóvel. O pedaço de madeira ficou preso entre o banco e a porta do motorista.

Imagens feitas pelos socorristas no momento da ocorrência são chocantes e mostram como o galho ficou dentro do carro.

Fonte: TN ONLINE.

Acidente na PR-444 deixa duas crianças feridas em Apucarana.


Um acidente de trânsito foi registrado na madrugada desta sexta-feira (14) na rodovia PR-444, em Apucarana, no Norte do Paraná. Quatro pessoas de uma mesma família ficaram feridas, sendo que duas seriam crianças.

Conforme informações das autoridades, um carro Ford Ecosport teria colidido com a traseira de um micro-ônibus na altura do quilômetro 27. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) atendeu a ocorrência por volta das 5h15.

O motorista da Ecosport, um homem de 35 anos, sofreu ferimentos moderados e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Os passageiros, uma mulher de 32 anos, e duas crianças, de 6 anos e 1 ano e quatro meses, tiveram ferimentos leves e foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Honpar, de Arapongas.

Equipes da PRE investigam as causas exatas do acidente.

Fonte: PRE/PR.

Ventos ocasionados por ciclone derrubam caminhão na BR-101; veja vídeo.



A força do ciclone que atinge todas as regiões de Santa Catarina causou o tombamento de um caminhão na BR-101, em Garuva, nesta quinta-feira (13). O incidente, que não deixou feridos, resultou em 11 quilômetros de congestionamento e trouxe transtornos para as rodovias do norte do estado.

O tombamento ocorreu por volta das 12h15min, no km 13, sentido Porto Alegre. O veículo, que possui placas de São José dos Pinhais, foi atingido por uma rajada de vento, causando o incidente. Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento exato em que o caminhão tomba.

Vídeos compartilhados online também mostram vários caminhões, até mesmo parados, balançando devido à forte ventania. Contudo, segundo a Arteris Litoral Sul, empresa responsável pela administração da rodovia, apenas um veículo tombou.

O acidente resultou em um bloqueio total da pista por volta das 13h31min, gerando um congestionamento de 11 quilômetros. A liberação ocorreu às 14h17min.

Além do tombamento, o vendaval ocasionado pelo ciclone causou uma série de transtornos em outras rodovias da região norte de Santa Catarina, incluindo quedas de árvores e postes que bloquearam trechos da BR-101, BR-280 e da SC-418, na Serra Dona Francisca, entre Joinville e Campo Alegre.

Fonte: Visor Notícias.


O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 14/07/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.

Barroso descarta urgência em ação contra reforma tributária.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou hoje (13) pedido de urgência para analisar a suspensão da primeira fase da reforma tributária, aprovada pela Câmara dos Deputados.


Em função do recesso de julho na Corte, Barroso, que é vice-presidente do STF, está responsável pela análise dos processos que chegam ao tribunal. Com a decisão do ministro, o caso será avaliado em agosto pelo ministro Luiz Fux, relator da ação.


Para entrar em vigor, a PEC ainda precisa ser votada pelo Senado, onde precisa ser aprovada em dois turnos por, pelo menos, três quintos dos parlamentares (49 senadores) para ser promulgado. O relator da proposta no Senado, senador Eduardo Braga (MDB-AM), estima votar o texto na Casa até outubro, quando deverá devolver o texto com alterações à Câmara.

Fonte: Agência Brasil.

Lula participa de congresso da UNE e promete mais universidades.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite desta quinta-feira (13), em Brasília, do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). A última vez que um presidente da República compareceu ao evento foi em 2009, quando o próprio Lula, durante seu segundo mandato, esteve no encontro estudantil. O Congresso da UNE, ou Conune, como costuma ser chamado, é considerado o maior encontro de estudantes da América Latina e deverá reunir cerca de 10 mil participantes até o próximo domingo (16) na capital federal.


No evento, o presidente prometeu ampliar o número de universidades e outras instituições de ensino no país. “Nós vamos voltar a fazer mais universidades, a fazer mais escolas técnicas, mais laboratórios, vamos nos reunir com reitores e com os estudantes, vamos outra vez colocar o pobre no orçamento da União”, garantiu diante de um ginásio Nilson Nelson cheio. Tal promessa já havia sido feita durante a campanha eleitoral, em 2022.


Durante a cerimônia, representantes das entidades estudantis leram e entregaram uma carta de reivindicações ao presidente. Entre os principais pontos, estão a manutenção da política de cotas e ampliação do direito de acesso para indígenas e pessoas trans, a criação da Universidade de Integração da Amazônia e a aprovação de uma lei para instituir o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Além disso, a UNE reiterou, no documento, o pedido para que o governo revogue o Novo Ensino Médio, demanda repetida diversas vezes pelos estudantes em palavras de ordem gritadas no ginásio.


Em seu discurso, Lula também exaltou o vigor do movimento estudantil. “O que motiva a vida humana e o que motiva a nossa capacidade de ser melhor ou não é se a gente tem uma causa ou não tem uma causa”, afirmou. “Eu acho extraordinário a UNE apresentar uma pauta de reivindicações longa, árdua e apimentada”, acrescentou.


Brasília (DF), 13/07/2023, O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). O encontro teve a presença do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Falando diante de uma plateia de milhares de jovens, Lula celebrou que o perfil social dos estudantes tenha mudado ao longo da última década, com o ingresso de pobres e negros nas universidades, especialmente a partir dos programas criados em seus governos anteriores.


“Aqui não tem apenas filho de gente rica, aqui tem filho de pedreiro, de empregada doméstica, aqui tem filho de metalúrgico, de químico, de gráfico. Aqui está a filha e o filho do povo brasileiro, com a nossa cara”.


Defesa da democracia

O presidente ainda fez uma defesa enfática da democracia, citando as ameaças de ruptura do último período. “Há muito pouco tempo, vocês conheceram o que é o fascismo, o nazismo, apenas em quatro anos. Como é que se pode destruir a democracia e as conquistas que a gente, às vezes, leva séculos para conquistar? Espero que tenhamos aprendido uma lição, a de que a democracia pode não ser a coisa mais perfeita que humanidade criou, mas não tem nada igual a ela. É na democracia que a gente pode viver a pluralidade, a diversidade, que a gente pode aplaudir, a gente pode vaiar, a gente pode gritar e a gente pode contestar. É na democracia que a gente vive a plenitude da manifestação do ser humano”, afirmou.


“Não cometam o erro do meu tempo. Quanto mais desunidos, mais dominados vamos estar. Portanto, estudar, não perder tempo, cuidar da democracia. A democracia não é perfeita, está cheia de defeitos. Mas, até hoje, não encontramos nada melhor”, disse. O ex-presidente do Uruguai também apelou para que os estudantes deem sustentação ao governo Lula frente aos desafios de gestão.


“Lula é grandioso, mas não é mago. Aos governos populares, não apenas se pede, mas se ajuda. Os obstáculos que se têm adiante estão aí e não são simples. É fácil reclamar, mas é preciso comprometer-se”, afirmou.


Novo Ensino Médio

Em vários momentos durante o ato, os estudantes entoaram gritos para pedir a revogação da lei que instituiu o Novo Ensino Médio. Em seu discurso, o ministro da Educação, Camilo Santana, que chegou a ser vaiado e interrompido por parte dos estudantes, lembrou que o governo paralisou a implementação do novo modelo até que se defina eventuais mudanças.


“Eu suspendi a implantação do Novo Ensino Médio no Brasil. E nós abrimos uma ampla escuta para ouvir estudantes. Foram 150 mil estudantes que participaram. Nós ouvimos professores, entidades, secretários”, defendeu-se, ao fazer menção ao processo de consulta pública aberto pela pasta e que foi encerrado na semana passada.


A lei do Novo Ensino Médio foi aprovada em 2017, durante o governo do ex-presidente Michel Temer, com o objetivo de tornar a etapa mais atrativa e evitar que os estudantes abandonem os estudos.


Pelo modelo, parte das aulas deve ser comum a todos os estudantes do país, direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na outra parte da formação, os próprios alunos poderão escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. Entre as opções, está dar ênfase, por exemplo, às áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ao ensino técnico. A oferta de itinerários, entretanto, vai depender da capacidade das redes de ensino e das escolas, o que tem sido um dos maiores desafios de implementação da nova etapa.


Em 2023, a implementação deveria seguir com o 1º e 2º anos e os itinerários devem começar a ser implementados na maior parte das escolas, mas o cronograma foi suspenso pelo governo federal até que haja sistematização das propostas da consulta pública e eventuais ajustes na nova etapa de ensino.


A revogação do Novo Ensino Médio tem sido uma reivindicação de entidades do setor e de muitos especialistas. Apesar disso, o governo federal não cogitou revogar a medida por completo, mas fazer ajustes a partir dos resultados obtidos na consulta.

Fonte: Agência Brasil.

'Vocês conheceram o nazismo em 4 anos', diz Lula a estudantes na UNE.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, no 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes, nesta quinta-feira (13), que os estudantes presentes "conheceram em quatro anos o nazismo e o fascismo e viram como pode-se destruir a democracia neste período". Ele não citou o ex-presidente Jair Bolsonaro.


"Voltei à presidência pela luta de vocês junto a mim, para recuperarmos este país. Vocês precisam compreender a importancia da democracia. Vocês conheceram em quatro anos o nazismo e o fascismo. Viram como pode-se destruir a democracia em quatro anos. Aprendemos que a democracia pode não ser a coisa mais perfeita, mas não há nada como ela, em que podemos ver a pluralidade. É na democracia que vemos as manifestações. Voltaremos a fazer mais escolas tecnicas, laboratorias e universidades", disse o presidente.

Fonte: O TEMPO.

Lula cutuca o feminismo com o pé para verificar se ele morde.

Durante a campanha e na fase de composição do governo, Lula casou-se com a tese da valorização do papel das mulheres na sociedade. Eleito, homenageou o majoritário eleitorado feminino com uma representação feminina minoritária na Esplanada. Entregou a mulheres 11 dos 37 ministérios —ou 29,7% das vagas do primeiro escalão. Decorridos seis meses, Lula cultiva um relacionamento paralelo com o centrão, terceirizando aos oligarcas do grupo a humilhação de mulheres acomodadas em postos de comando.


Em maio, o Planalto avalizou nos bastidores manobras do centrão que resultaram na lipoaspiração de prerrogativas de Marina Silva e de Sonia Guajajara. As pastas do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas foram esvaziadas na votação da medida provisória que repaginou a Esplanada. Agora, o centrão empurrou outras quatro mulheres para dentro do caldeirão em que fervilha a reforma prematura de um governo recém-empossado.


Lula resgatou da fervura apenas uma ministra. Disse que Nísia Trindade permanecerá na chefia da Saúde. No Turismo, já trocou a ineficiência feminina de Daniela Carneiro pela inépcia masculina de Celso Sabino. Ana Moser e Rita Serrano foram mantidas no caldeirão —uma ferve no Ministério dos Esportes. Outra, na chefia da Caixa Econômica Federal. Indefesas, enxergam nas bolhinhas que se formam ao redor a imagem dos homens que o centrão escalou para substituí-las.

Um pedaço do PT e dos movimentos sociais que se preocupam com a encrenca de gênero ruminavam a esperança de que Lula indicasse uma mulher para a vaga de Rosa Weber, que vai pendurar a toga do Supremo em outubro. Questionado a respeito em entrevista à Rercord, Lula fugiu do compromisso: "Pode ser uma mulher, pode ser homem, pode ser um negro. Vai depender."


Ao cogitar a substituição de um tailleur por um terno numa Corte em que a representação feminina já está reduzida a 18% —duas magistradas num plenário de onze— Lula age como se desejasse cutucar o feminismo com o pé para ver se ele morde. O movimento demora a reagir. Logo, logo talvez considere a hipótese de acionar contra Lula a Lei Maria da Penha.

Fonte: UOL.