Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 7 de julho de 2023

07/07/2023 *--* Deus é Fiel!!!

   Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Conselheiros do TCE fazem parecer por IRREGULARIDADES das contas do Ex-Prefeito Reinoldo e seu vice Luiz Lima de Santa Maria do Oeste.

O tribunal de contas do Estado do Paraná deu um parecer de irregularidade nas contas do processo número 186103/21, referente ao exercício de 2020, em razão de obrigações de despesa contraídas nos últimos dois quadrimestres do mandato 2020, que tenham parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa, bem como irregularidades de resultados orçamentário/financeiro de fontes não vinculadas a programas, convênios, operações de créditos e RPPS e despesas com publicidade institucional realizadas no período que antecede as eleições. Sendo que após o trânsito em julgado do presente parecer, será comunicada a Câmara de Vereadores de Santa Maria do Oeste nos termos do artigo 217-A, §6° do Regimento Interno do TCE para se possa ocorrer o julgamento das contas, ficando o parecer prévio e demais documentos constantes do processo disponíveis para a consulta pública no sítio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Fonte: Redação do Blog do Beto de notícias com TCE-PR.

Vice-prefeito de Santa Maria do Oeste Jorandir Gegoski doa salário de mês de junho para construção da sala de catequese da comunidade do Ouro Verde.


A equipe de reportagens do Blog do Beto de notícias recebeu as imagens e informações de que o salário do mês de junho do Vice-Prefeito de Santa Maria do Oeste pelo PT, Sr. Antônio Jorandir Gegoski, foi entregue pra comunidade do Ouro Verde.

O Vice-Prefeito doa todos os meses os seus vencimentos referentes ao cargo de vice-prefeito da prefeitura de Santa Maria do Oeste, o empresário da rede Supremamais de Supermercados e atualmente Vice-Prefeito, desta vez doou seu salário pra ajudar na construção da sala de catequese da comunidade do Ouro Verde, em um belíssimo gesto de incentivo a liberdade religiosa e valorização da religião local, parabéns ao Vice-Prefeito Jorandir Gegoski pelo seu ato de amor e bondade para com o próximo.

Fonte: Redação do Blog do Beto de notícias por Lucas Gonzaga.

Começa amanhã em Santa Maria do Oeste a 4ª etapa da Copa Sul de Motocross.


Será realizado em Santa Maria do Oeste a 4ª etapa da Copa sul de Motocross na pista da Asserb não percam será nestes dias 08/07 e 09/07. 





Fonte: Assessoria de Imprensa da Copa Sul de MotoCross

Palhaçada: Patati e Patatá saem no soco durante apresentação de "carreta furacão"; assista ao vídeo:


Dois dançarinos que trabalhavam vestidos dos personagens "Patati e Patatá" saíram no soco. O caso aconteceu durante quando a carreta temática infantil percorria as ruas da cidade catarinense Ituporanga, tudo foi filmado por um dos passageiros do veículo.

O vídeo viralizou na Internet por se tratar de uma cena inusitada. Apesar do susto, a Polícia Militar não foi acionada, os outros dançarinos teriam separado a briga.

A carreta passa temporadas em cidades do Paraná e de Santa Catarina com apresentação dos palhaços e dançarinos enquanto é feito o passeio pelas ruas. A empresa responsável pela atração lamentou o caso.

Leia a nota:

"Tendo em vista o ocorrido, informamos que lamentamos profundamente o ocorrido. Prezamos sempre levar alegria e diversão a todos, com responsabilidade e segurança. É uma situação chata e indesejada. Acreditamos que cada qual deva ser responsabilizado por seus atos, razão pela qual providências já foram tomadas. No mais, pedimos sinceras desculpas a todos, bem como agradecemos pela compreensão".

Fonte: Catve.com

Jovem de 21 anos embriagado é socorrido pela PM de Guarapuava após denúncias de brigas na área central da cidade.

Imagem Ilustrativa.

Em acionamento por populares, relatando que houve uma briga nas proximidades e que teria uma pessoa caída em via publica,ao chegar no local foi constatado que se tratava de um masculino (21 anos)o qual estava caído e com ferimentos na boca e na cabeça,não soube informar quem foi o agressor e nem as características, foi possível constatar que o mesmo estava com sinais de embriagues. Acionado Samu os quais prestaram os primeiros atendimentos e e encaminharam para atendimento médico.

Fonte: Polícia Militar. 

Moto é furtada de dentro de estacionamento no Centro de Candói.

A vitima relatou que deixou sua motocicleta Honda/Cg 125 fan, Preta, de placas APN-7956, estacionada em um patio aberto, que ontem a noite percebeu que a referida moto havia sido furtada.

Fonte: Polícia Militar. 

Homem chama a Polícia para a própria esposa após ser agredido por ela e ter carro danificado em Laranjeiras do Sul.


Em contato com o masculino (34 anos), o qual relatou que após uma discussão sobre assuntos familiares, ter sido agredido por sua esposa (34 anos). Segundo o solicitante a feminina danificou seu veículo e lhe agrediu no braço com uma tampa de panela de pressão. O Solicitante não manifestou vontade de representação no momento, relatou apenas que queria sair de casa.Segundo a feminina, relatou que não ocorreu agressão por parte do masculino contra ela. A feminina relatou que esta grávida de cinco meses de gestação e em tratamento para depressão. Os Envolvidos foram orientados. 

Fonte: Polícia Militar. 

Jovem de 19 anos chama a PM de Guarapuava após seu marido a agredir, relatou a equipe que tais agressões são constantes.

Em contato com a solicitante feminina (19 anos)que informou que seu marido (19 anos)teria a agredido e quando a vitima acionou a policia o masculino pegou itens pessoais e evadiu-se do local,a vitima relatou que as agressões são recorrentes e que quer representar contra o agressor.,orientada quanto ao processo de representação

Fonte: Polícia Militar. 

Cliente e comerciante saem na porrada em discussão por massa de coxinha e vão parar na delegacia em Apucarana.


A Polícia Militar (PM) foi chamada nesta quinta-feira (6) para uma ocorrência, no mínimo, inusitada em Apucarana, no Norte do Paraná. O motivo foi um desentendimento entre um comerciante e uma cliente por causa de duas coxinhas na Avenida Santa Catarina.

Segundo a PM, o comerciante de 52 anos informou que uma mulher de 36 anos solicitou duas coxinhas, uma para ela e outra para a filha, que não teve a idade divulgada.

Quando as duas começaram a comer as coxinhas, a confusão teve início. A mulher argumentou que pediu uma coxinha de batata e outra de mandioca. O comerciante, no entanto, disse que não ouviu que a cliente queria dois tipos diferentes de massa.

Os dois começaram a discutir. Houve agressão, lesão e danos no estabelecimento comercial. A mulher teria arremessado uma coxinha no vidro da geladeira e uma garrafa de café no comerciante, que teria ficado com o dedo ferido. A cliente argumenta que foi chamada de “mendiga” e “mentirosa”.

Eles foram encaminhados pela PM para a 17ª Subdivisão Policial (SPD), de Apucarana, onde seriam ouvidos pelo delegado de plantão.

Fonte: TN Online.

Ladrões furtam porcos, os matam no local do crime e levaram apenas a carne.


A Polícia Militar (PM) de Apucarana, no Norte do Paraná, foi acionada na manhã desta quinta-feira (6), por volta das 10h14, após um proprietário rural da cidade perceber que havia sido vítima de um furto qualificado.

De acordo com o boletim de ocorrência, criminosos invadiram uma propriedade localizada na Vila Rural Nova Ukrania e furtaram oito cabeças de suínos. A vítima relatou que percebeu o crime quando chegou no imóvel e deu falta dos animais.

Ainda segundo relato do proprietário rural, além de furtar os oitos porcos, os bandidos mataram todos no local, limparam e deixaram apenas a “sujeira” para trás. Os policiais militares orientaram a vítima.

Até o momento desta publicação, nenhum suspeito havia sido preso.

Fonte: TN Online.

Homem agride irmã com pau, morde o dedo dela e é preso pela PM do Paraná.


Um homem foi preso pelo crime de violência doméstica, no final da manhã desta quinta-feira (6), pela Polícia Militar (PM) de Apucarana, na Avenida Paraná, no Patrimônio São Sebastião Barreiro. A prisão aconteceu depois que ele agrediu a irmã.

De acordo com o boletim de ocorrência, o caso foi registrado por volta das 11h52, quando a vítima teria ido na casa da mãe fazer uma visita. Conforme relato, quando ela chegou na residência, o irmão começou a xingá-la e afirmar que a mãe deles teria a levado para a “zona”.

Nesse momento o agressor pegou um pedaço de pau e bateu na própria irmã. A jovem contou aos policiais militares que ele também puxou seus cabelos e mordeu um dedo da mãe esquerda.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao homem por lesão corporal e violência doméstica e familiar. Não foi necessário o uso de algemas. Todos os envolvidos foram encaminhados para a 17ª Subdivisão Policial para as providências cabíveis.

Fonte: TN Online.

Bandidos furtam 300 pés de mandioca em propriedade rural no Paraná.


Um morador da Vila Reis, em Apucarana, teve cerca de 300 pés de mandioca furtados de sua chácara na madrugada desta quinta-feira (6). A propriedade fica junto ao pontilhão de linha férrea, na saída para Curitiba.

O proprietário do chácara é um aposentado. Ele revelou que fazia uma renda extra com o plantio.

Segundo o morador, é a terceira vez que pés de mandioca são furtados no local. Das outras vezes, os ladrões levaram uma quantidade menor, entre 50 e 80 pés. Nesta madrugada, entretanto, eles furtaram praticamente todo o seu plantio. Apenas 20 unidades plantadas sobraram.

O aposentado contou que cortaram os arames, arrebentaram o portão da chácara e entraram com um veículo. Pelos rastros de largos pneus que ficaram no local, ele acredita ser de uma caminhonete.

Fonte: TN Online.

Mulher é presa após aplicar golpe do aluguel em Cascavel.

Uma mulher de 25 anos foi presa na noite desta quinta-feira (06), após aplicar o golpe do aluguel falso em Cascavel.

Ela afirmava para a vítima que a negociação seria feita direta com o proprietário do imóvel, porém o proprietário não sabia da negociação e nem a vítima achava que estava sendo lesada.

O prejuízo foi de R$ 900. A mulher foi abordada na Rua Rio Gonçalves Dias no Bairro Interlagos, sendo que após a detenção foi levada para a delegacia de Polícia Civil.

Fonte: Catve.com

Grave acidente bloqueia rodovia BR-163, veja as fotos:


Uma carreta tombou em um acidente no início da noite desta quinta-feira (06) entre Marechal Cândido Rondon e Mercedes e deixou a rodovia BR-163 totalmente bloqueada.

A Polícia Rodoviária Federal está atendendo ao acidente e guinchos foram mobilizados para retirar a carreta.

A carga também ficou espalhada na pista. A princípio, não há informação de vítimas, segundo a PRF.

Fonte: Ponto da Notícia.



Dois feridos graves em acidente de carro e caminhão na região oeste do PR.


Três pessoas ficaram feridas ao se envolverem em acidente de trânsito, na PR 471 , no início da tarde desta quinta-feira (6).

A batida entre carro, Del Rey, e caminhão aconteceu no trecho entre Catanduvas e Três Barras do Paraná, bem próximo da Igreja do Cajati e ponte sobre o Rio Adelaide. Equipe do aeromédico do Consamu deslocou para atender os feridos. 

A CATVE confirmou que a primeira vítima, um homem de 45 anos, sofreu um Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), ficou inconsciente, além de corte contusos no crânio e abdômen. Ele foi transferido ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná pelo aeromédico, a segunda vítima também teve um TCE com afundamento de crânio e foi encaminhada via aeromédico para o Pronto Atendimento em Catanduvas.

Já o terceiro paciente, um homem de 34 anos, teve escoriações e trauma no tórax. Inicialmente, ele foi levado até o PA de Catanduvas. 

Fonte: Catve.com


Grave acidente entre dois caminhões e um carro deixa um morto na BR-153 (imagens fortes):

Uma pessoa morreu em um grave acidente de trânsito na tarde desta quinta-feira (06), na rodovia BR-153 em General Carneiro. De acordo com informações do Portal Canal4 TV, o acidente aconteceu por volta das 15 horas, na altura do KM 497 e envolveu um caminhão VW/24.280 com placas de Maravilha (SC) que tracionava uma carreta carregada com gôndolas para mercado, um Volvo/FH 460, placas de Treze Tilias (SC) que tracionava uma carreta carregada com papel reciclado e um automóvel Renault/Logan de Cunha Porã (SC).

O motorista do caminhão Volvo não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os Bombeiros trabalharam por cerca de meia hora para retirar o corpo da vítima das ferragens. O corpo foi encaminhado ao IML de União da Vitória.

No carro, estavam um casal. O motorista sofreu ferimentos graves e a mulher sofreu ferimentos leves. Os dois foram encaminhados pelo SAMU para hospital de União da Vitória. O motorista do outro caminhão sofreu somente escoriações e não houve necessidade de atendimento médicos. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para o local. 

Fonte e fotos: Canal4 TV com PPNews.


Idosa morre e marido fica ferido em acidente. Veja as fotos:


Uma idosa de 68 anos morreu e o marido, de 73, ficou ferido em um acidente de carro na noite dessa quinta-feira (6/7), na rodovia estadual MGC-259, em Gouveia, na Região Central de Minas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o casal seguia sentido Diamantina quando o carro bateu contra uma árvore.
 
O homem, que era o condutor do veículo, foi resgatado consciente, com escoriações e trauma de tórax. Ele foi retirado de dentro do carro pelos militares e levado para o Hospital Imaculada Conceição, na cidade de Curvelo. 

Leia: Ônibus do Move pega fogo, e trânsito para na avenida Antônio Carlos
 

A mulher foi encontrada pelos bombeiros já sem vida, com o corpo preso às ferragens. 

O local foi sinalizado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e isolado até a chegada da perícia da Polícia Civil. O corpo da passageira foi liberado para o Instituto Médico Legal de Curvelo. 

Fonte: Estado de Minas.


O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 07/07/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.




Câmara aprova PEC da reforma tributária.


Após mais de dez horas de sessão, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o texto-base da reforma tributária por 382 votos a 118, com três abstenções. A proposta de emenda à Constituição (PEC) reformula a tributação sobre o consumo.

No momento, o plenário vota uma emenda aglutinativa com todas as modificações acordadas nas negociações dos últimos dias. O presidente da Câmara, Arthur Lira, busca aprovar o texto em segundo turno ainda nesta quinta-feira (6) ou na madrugada de sexta (7).

A sessão começou às 11h, com debates em torno do texto. Por volta das 18h, começou a votação. Um requerimento do PL para adiar a votação foi derrotado por 357 votos a 133.

Para ampliar a base de apoio, o relator da proposta na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), fez mudanças de última hora. O texto traz algumas mudanças em relação à proposta apresentada há duas semanas, como maiores reduções de alíquotas, isenção para alguns produtos da cesta básica e mudanças no Conselho Federativo, órgão que decidirá as políticas fiscal e tributária.

Após quase duas horas de discussões e de ameaças de adiamento da votação da reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro apresentou a última versão do parecer.

Em relação à cesta básica, o novo parecer zera a alíquota do futuro Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) para itens a serem incluídos em lei complementar, além de frutas, produtos hortícolas e ovos. Essa lei criará a “cesta básica nacional de alimentos”. A mudança diminui resistências de alguns estados em abrir mão de arrecadação porque não estimularia uma nova guerra fiscal em torno de produtos alimentícios, já que a lista valerá para todo o território nacional.

O relator também aumentou, de 50% para 60%, o redutor de alíquotas do IVA que incidirão sobre alguns produtos e setores com tratamento diferenciado. Transporte público, saúde, educação, cultura e produtos agropecuários fora da cesta básica nacional pagarão 60% a menos de IVA, imposto que unirá a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), arrecadada pela União, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de responsabilidade dos estados e dos municípios.

Além dos produtos da cesta básica nacional, a CBS não será cobrada sobre medicamentos para doenças graves e sobre serviços de educação superior (Prouni). Os demais produtos pagarão a alíquota cheia de IVA, que será definida após a reforma tributária.

Esses regimes preveem tratamento diferenciado nas regras de creditamento (aproveitamento de créditos tributários) e na base de cálculo; e tributação com base na receita ou no faturamento (em vez do valor adicionado na cadeia).

Conselho Federativo
Como adiantado nessa quarta-feira (5) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o Conselho Federativo, encarregado de gerir o IBS, terá o modelo de votação alterado. O conselho será formado por 27 representantes, um de cada unidade da Federação, mais 27 representantes dos municípios. Dos representantes municipais, 14 serão eleitos por maioria de votos igualitários entre os entes e 13 com base no tamanho da população.

As decisões do conselho só serão aprovadas caso obtenham, ao mesmo tempo, votos da maioria numérica dos estados e dos representantes que correspondam a mais de 60% da população do país. Os votos dos municípios serão apurados com base na maioria absoluta.

Imposto seletivo
A versão final do relatório modificou o Imposto Seletivo, que será cobrado sobre bens e serviços prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como cigarros, bebidas alcoólicas e bebidas e alimentos com excesso de açúcar. Esse imposto não poderá ser cobrado sobre itens que paguem IVA reduzido.

A medida evita que o Imposto Seletivo incida sobre itens da agropecuária que seriam prejudiciais ao meio ambiente, como agrotóxicos e defensivos agrícolas. A mudança havia sido pedida pela Frente Parlamentar do Agronegócio como condição para aprovar a reforma tributária.

Fundo regional
Criado para estimular o desenvolvimento de estados que não poderão mais recorrer à guerra fiscal (reduções de impostos locais) para atraírem investimentos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional foi mantido em R$ 40 bilhões. Diversos estados pediam aportes maiores, de R$ 75 bilhões. A nova versão do relatório, no entanto, não trouxe os critérios para a divisão dos recursos do fundo entre os estados. O tema será definido após a reforma tributária.

Para conseguir o apoio da bancada do Amazonas à reforma tributária, o relator ajustou os artigos relativos à Zona Franca de Manaus e às Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) para tornar mais claro o tratamento diferenciado e a vantagem das empresas instaladas nessas áreas.

Cashback e heranças
O parecer final informou que o cashback (devolução parcial de impostos) terá como base a redução de desigualdade de renda, em vez da diminuição da desigualdade de raça e de gênero. A mudança atende a reinvindicações de parlamentares conservadores, que ameaçaram não votar a favor da reforma tributária caso a expressão não fosse retirada.

O cashback institui a possibilidade de devolução ampla de parte do IBS e da CBS a pessoas físicas. A ideia inicial do grupo de trabalho da Câmara que discutiu a reforma tributária era incluir na proposta de emenda à Constituição um mecanismo de devolução a famílias de baixa renda, semelhante ao existente em alguns estados. As condições de ressarcimento serão definidas por meio de lei complementar.

Em relação às heranças, o novo relatório isentou do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) as transmissões para entidades sem fins lucrativos com finalidade de relevância pública e social, inclusive as organizações assistenciais e beneficentes de entidades religiosas e institutos científicos e tecnológicos. Uma lei complementar definirá as condições para essas isenções. A progressividade (alíquotas mais altas para heranças maiores) foi mantida.

Fonte: Agência Brasil

Haddad comemora reforma tributária aprovada em 1º turno: ‘Parecia impossível. Valeu lutar!’.


Logo após a Câmara dos Deputados aprovar em primeiro turno a reforma tributária, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi às redes sociais para comemorar o resultado. “Depois de décadas, aprovamos uma Reforma Tributária. Democraticamente. Parecia impossível. Valeu lutar!”, escreveu o ministro no Twitter.

Nas postagens dedicadas à comemoração, o ministro da Fazenda repetiu que a proposta não é de “governo”, mas um pedido do País. Reforçando a avaliação dada mais cedo, Haddad disse ainda que é necessário “despolarizar” e “despartidarizar” a discussão em torno da reforma, classificada como uma “vitória” para o Brasil e as próximas gerações.

“A Reforma Tributária não é uma proposta de governo; o País a pede. É uma necessidade para nossa economia, para nossa produtividade avançar. Essa maneira ultrapassada com que os tributos estão organizados atrapalha muito a indústria, o comércio, os serviços. Precisamos despolarizar essa discussão, despartidarizá-la. É um projeto de país que vai beneficiar a todos. Um vitória para nós e para as próximas gerações”, escreveu.

Fonte: Agência Estado.

STF tem maioria por consignado para beneficiários de programas sociais.


O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para manter a liberação de empréstimos consignados para beneficiários de programas sociais.

No entanto, apesar da maioria formada a favor do consignado, o ministro Alexandre de Moraes pediu vista do processo e suspendeu o julgamento. Não há data para sua retomada.

Em julgamento virtual, os ministros decidem se mantém a liminar do relator, ministro Nunes Marques, proferida no ano passado, para rejeitar ação do PDT para barrar a liberação de empréstimo pessoal para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Auxílio Brasil (atual Bolsa Família).

A legenda alegou que o consignado com desconto em folha pode levar ao superendividamento de pessoas vulneráveis, que podem comprometer o valor do benefício antes mesmo do dia de pagamento.

Durante a votação, ao reafirmar seu voto para manter o consignado, Nunes Marques entendeu que não há inconstitucionalidade no oferecimento de crédito consignado para os beneficiários que desejarem ter acesso aos empréstimos.

“Não percebo no texto magno qualquer baliza normativa que justifique tomar-se como inconstitucional a ampliação do acesso ao crédito consignado. Os novos limites da margem consignável não se mostram incompatíveis com os preceitos constitucionais aventados pelo autor”, argumentou o ministro.

O voto foi seguido pelos ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.

As alterações questionadas estão previstas na Lei 14.431/2022, sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A norma permitiu que os descontos em folha podem chegar até 45% dos benefícios.

O julgamento ocorreu no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema e não há deliberação presencial. O julgamento foi finalizado na sexta-feira (30), e o resultado só foi divulgado final da tarde de ontem (6).

Fonte: Agência Brasil.

STF mantém validade de jornada 12×36 por meio de acordo individual.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a validade da norma que permite a jornada de trabalho de 12 horas por 36 horas de descanso fixada por meio de acordos individuais. 

A regra está prevista na Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) e foi questionada no Supremo pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). A entidade alegou que a aceitação da jornada por acordo individual é inconstitucional, podendo ser autorizada somente por acordo ou convenção coletiva.

Ao julgar a questão, a maioria dos ministros do STF acompanhou o voto do relator, ministro Gilmar Mendes. Conforme o entendimento, as mudanças na CLT positivaram a evolução da jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do próprio Supremo.

“Não vejo qualquer inconstitucionalidade em lei que passa a possibilitar que o empregado e o empregador, por contrato individual, estipulem jornada de trabalho já amplamente utilizada entre nós, reconhecida na jurisprudência e adotada por leis específicas para determinadas carreiras”, disse o ministro.

O voto do relator foi acompanhado pelos ministros Dias Toffoli, Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Nunes Marques, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia.

Rosa Weber e Edson Fachin votaram para garantir que a jornada seja autorizada somente por meio de acordo coletivo.

O julgamento ocorreu no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema e não há deliberação presencial. O julgamento foi finalizado e o resultado, divulgado hoje.

Fonte: Agência Brasil.

Menos uma mulher no Governo? Lula confirma saída de Daniela Carneiro e indicação de Celso Sabino.


O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou hoje à noite, em nota divulgada à imprensa, a troca no Ministério do Turismo, com a saída de Daniela Carneiro e a indicação do deputado Celso Sabino (União Brasil-PA). A decisão ocorreu após reunião da qual participaram o presidente Lula e a ministra demissionária.

"Na conversa, pudemos esclarecer as questões partidárias que motivam a troca no Ministério do Turismo, e a ministra demonstrou sua compreensão com a decisão do governo."

O que aconteceu? 

Lula e Padilha vão se reunir com dirigentes do União Brasil, em data a ser definida, para receber a indicação de Celso Sabino para o cargo, "dando continuidade ao trabalho pela recuperação de um setor tão importante para a geração de emprego e renda no Brasil", informa a nota. Horas antes o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, havia declarado que Daniela seguiria no cargo pelo menos até a próxima semana, porque o foco do governo eram as votações econômicas do Congresso nesta semana. Na sequência, o União Brasil emitiu uma nota dizendo que era contra a votação da reforma tributária hoje. E depois o governo Lula informou a troca no ministério. "O presidente agradeceu a ministra pelo excelente trabalho feito pela recuperação do turismo no Brasil e pela disposição dela de permanecer contribuindo com o governo no Congresso, com o protagonismo de ser a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro."

Entenda o caso da ministra A situação de Daniela no governo ficou mais delicada desde que ela anunciou que queria deixar o União Brasil para se filiar ao Republicanos. O partido, que indicou ainda os nomes dos ministros das Comunicações e do Desenvolvimento Regional, passou a reivindicar a pasta ao governo. Isso deixou o governo Lula em uma sinuca de bico. De um lado, precisa dos votos do União Brasil na já delicada relação com o Congresso, onde não tem maioria; de outro, Daniela e seu marido, o prefeito de Belford Roxo Waguinho (Republicanos), foram essenciais para uma melhora do PT no Rio, reduto bolsonarista.

Waguinho foi diversas vezes a Brasília para conversar com Lula sobre a situação de Daniela. Ele negociava algum tipo de compensação pela possível perda do cargo e criticou abertamente a articulação de Alexandre Padilha (Relações Institucionais) para a mudança na pasta. O deputado federal Celso Sabino (União-PA), indicado pela bancada do União Brasil, deverá assumir o Ministério do Turismo. Ele é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL-PP), comandante do centrão.

Fonte: UOL.