Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 30 de julho de 2021

30/07/2021 *--* Deus é Fiel!!!

      Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Jovem de 17 anos, furta chaminé de casa e acaba encaminhado juntamente com o pai para a delegacia de Pitanga


       Atendendo solicitação via 190, foi deslocado até o endereço supracitado onde relatou a sra *************, que a pessoa de ******** o qual é seu vizinho furtou uma chaminé de sua propriedade, que **** adentrou o pátio de sua casa, desinstalou o equipamento de seu fogão e se evadiu com a chaminé. diante do fato a equipe policial realizou patrulhamento e visualizou em via pública uma pessoa carregando nas costas um chaminé sendo então dado voz de abordagem a referida pessoa sendo que a mesma empreendeu fuga sendo acompanhado pela equipe onde na Rua Guairacá esquina com a Rua Saldanha Marinho o indivíduo adentrou uma residência onde foi possível realizar a abordagem do mesmo sendo identificado a pessoa de *******, 17 anos, o qual confessou ser o autor do furto e relatou que estaria tentando fazer a venda do referido utensílio. Deslocado até a residência do autor onde seu pai ******** acompanhou a equipe policial e seu filho durante toda a situação, posteriormente foi deslocado até a casa da vítima sendo que a mesma reconheceu o autor. Diante do fato todos os envolvidos foram encaminhados até a 45ª DRP para procedimentos.

Fonte: Polícia Militar.

Homem tenta matar esposa com facãozadas na cabeça em Palmital.

       Por volta das, 17h00min, a equipe de serviço de plantão do posto de saúde de palmital, ligou para informar que o senhor ****** da localidade campo velho havia desferidos golpes de facão contra a senhora ******** sua cunhada, causando grave lesão da cabeça. A equipe p.m. deslocou até a localidade juntamente com a equipe médica, no caminho próximo ao local do fato o senhor **********, o qual conduzia o veículo vw/gol de ********* estava socorrendo a vítima. Foi transferida para ambulância e transportada pela equipe médica até o posto de saúde de palmital, o qual foi atendida pelo médico de plantão o dr. Dilamar, diante da gravidade o dr. Dilamar acompanhou a vítima a qual seria transferida com a máxima urgência, para hospital ou de Guarapuava ou Pitanga, informação essa repassada pela enfermeira Natani. A equipe p.m. deslocou até a residência do autor do fato, estava em sua residência sentado na varanda, ao lado estava um facão, dado voz de abordagem o mesmo acatou as ordens policiais e disse “e a mulher morreu? Eu matei mesmo! ”. A equipe informou que ela havia sido hospitalizada em estado grave, e o senhor ******* surpreso disse, “mas eu dei para matar mesmo! Dei umas 3 ou 4 facãozada! ”. Equipe p.m. deu voz de prisão ao senhor, e fez a apreensão do facão e foi encaminhado até ao pelotão da polícia militar para os procedimentos cabíveis, em seguida deslocado até a 2ºsdp de laranjeiras do sul. 

Fonte: Polícia Militar.

16º bpm realiza homenagem para policiais militares destaques dos meses de abril e maio.

Na manhã desta sexta-feira (30/07/2021), policiais militares estiveram presentes na sede do 16° Batalhão de Polícia Militar para participar de uma homenagem aos policiais militares destaques dos meses de Abril e de Maio de 2021. Este ato foi realizado com o objetivo de valorizar os profissionais que se destacam em suas funções. 


No mês de Abril, foi destaque o Cb. QPM 1-0 José Givanildo Garcia, atualmente lotado no Pelotão de Polícia de CHOQUE, o qual é digno do reconhecimento em detrimento de sua trajetória e dedicação para com a Corporação, seja no serviço ou nas instruções.


No mês de Maio, foi destaque o Sd. QPM 1-0 Renilso Cordeiro, atualmente prestando serviços na 2a Companhia do 16° BPM, o qual também faz jus às homenagens recebidas, tendo em vista seu comprometimento com a missão policial militar.

Fonte: Polícia Militar.




Fonte: Polícia Militar.

Mulher diz ver vulto em seu terreno é logo em seguida o galinheiro da casa dela pegou fogo em Pitanga

       Atendendo solicitação foi deslocado até o endereço supracitado onde relatou a sra. ********, que estava dormindo juntamente com seus dois filhos momentos que escutou um barulho nos fundos da sua residência e levantou para verificar sendo que viu uma pessoa pulando o muro de sua casa e tomado rumo ignorado, que percebeu umas grandes labaredas de fogo ao lado da sua residência proveniente da queima de um galinheiro anexo. Relatou a sra. ******** que pediu ajuda para seu vizinho e combateram o incêndio, que o fogo não se alastrou para a sua propriedade graças a vítima ter ouvido o barulho e a intervenção do seu vizinho. Relatou ainda a sra. ******** que não conseguiu visualizar as características do possível autor somente percebeu um vulto pulando o muro, que cerca sua casa. Diante do fato foi realizado patrulhamento sem êxito sendo orientado a vítima quanto às medidas a serem tomadas.

Fonte: Polícia Militar.

Capotamento deixa uma pessoa ferida na PR 317

Por volta das 00h30 desta quinta-feira (29), um acidente de trânsito do tipo capotamento foi registrado na PR 317, nas proximidades da ponte que liga Sub-Sede a Santa Helena.

Segundo informações extraoficiais, um veículo Fiat Siena, com placas de Santa Helena, seguia pela rodovia sentido a Sub-Sede, quando teria perdido o controle da direção, colidido contra o barranco e capotado.

Uma equipe do SAMU esteve no local para socorrer a vítima, um homem de aproximadamente 30 anos de idade, ele sofreu escoriações pelo corpo e foi encaminhado para o PAM de Santa Helena.

Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros também estiveram no local para auxiliar no resgate, pois a vítima estava presa nas ferragens.

Uma equipe da PRE esteve no local para registrar a ocorrência e sinalizar a via. O veículo deverá ser recolhido ao pátio da PRE para os demais procedimentos.

Fonte: Correio do Lago.

FECHA MÊS DO JULHO GIGANTE do Superpão compre mais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região. Veja as Ofertas para este dia 30/07/2021.

As ofertas continuam no Superpão Compre Mais. oferta abaixo, válida até o dia 31/07/2021.





Safra de grãos será de 34,4 milhões de toneladas, aponta boletim da Agricultura


A conjunção de fenômenos como estiagem em momentos cruciais de algumas das principais culturas agrícolas paranaenses, as fortes geadas ocorridas no final de junho e meados de julho e a agressividade de algumas pragas levaram à redução na estimativa da safra de grãos 2020/21.

O relatório divulgado nesta quinta-feira (29) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, aponta que serão produzidas 34,4 milhões de toneladas em 10,4 milhões de hectares. O volume é 16% menor que os 41,2 milhões de toneladas de 2019/20, ainda que a área seja 4% maior.

“É um quadro bastante complicado, mas realista. Como era de se esperar, reposicionamos fortemente para baixo a nossa estimativa global”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Isso decorre, particularmente, da perda substancial no milho safrinha e no feijão de segunda safra.

“Fazemos agricultura como atividade biológica a céu aberto, sem muita proteção e este ano, particularmente, agravado pelo fato de termos plantado a safrinha de milho fora do melhor prazo recomendado pela ciência, pela pesquisa e pelo zoneamento agrícola”, disse. “Mas nos próximos 40 dias vamos iniciar a semeadura da safra de primavera/verão 2021/22 tentando refazer a vida, a renda, enfim refazer as possibilidades de obter recursos através da produção”.

O chefe do Deral, Salatiel Turra, salientou, sobretudo, a redução verificada na produção de milho em comparação com o previsto inicialmente. “Essa cultura atravessou diversas adversidades climáticas como estiagem, pragas e baixas temperaturas”, afirmou. “Entretanto, apesar desse cenário pessimista temos preços bastante interessantes para os produtores, um aumento em torno de 124% quando comparado com o mesmo período do ano passado”.

MILHO – Em comparação com a estimativa inicial de se produzir 14,6 milhões de toneladas, já se tem como certa a perda de 8,5 milhões, o que representa 58% da produção. “Em termos de volume, é o maior da história do Paraná, e pode ser também o maior em termos percentuais”, disse o analista do Deral, Edmar Gervásio.

Segundo ele, esse volume equivale à perda de três primeiras safras de milho no Paraná, que tem produção normal em torno de 3 milhões de toneladas. Com menos produção, o preço ao produtor está superando R$ 90 a saca neste mês, o que aumenta os custos para empresas de frango e suíno.

Além disso, a importação de milho da Argentina começa a crescer. “Não é algo comum”, comentou Gervásio. Por ter sido plantada mais tarde, a cultura enfrentou seca, o que foi fundamental para os prejuízos. As geadas desta semana ainda não foram contabilizadas, o que pode reduzir ainda mais as expectativas. “Para o milho, a tempestade foi perfeita, com estiagem, geada e a praga do enfezamento em uma única safra e em intensidade grande”, disse.

FEIJÃO – A segunda safra da cultura no Paraná teve a colheita finalizada este mês, e 92% já está comercializada. De acordo com o agrônomo Carlos Alberto Salvador, a geada praticamente não comprometeu a cultura. “O problema foi a estiagem”, afirmou. E ela acarretou grande prejuízo.

Os produtores retiraram do solo 282,3 mil toneladas de feijão, o que representa redução de 48% em relação ao previsto inicialmente. A falta de chuva provocou a perda de 257 mil toneladas. “É uma das maiores na história do Paraná”, disse Salvador. De uma média de 30 sacas por hectare, o produtor colheu este ano apenas 18 sacas por hectare.

CAFÉ – A produção do café no Paraná continua com a estimativa em torno de 870 mil sacas – 10% a menos que no ano passado, resultado da estiagem e de uma pequena redução na área. Neste momento, já estão colhidos 55% da área, que é um ritmo mais próximo do normal no Estado e não o que aconteceu ano passado quando, neste período, estava em 81%.

Os cafeicultores já comercializaram 8,5% do total da safra. Mas, de acordo com o economista Paulo Sérgio Franzini, deve ter uma aceleração maior a partir de agora, em razão de os preços, em algumas localidades, terem ultrapassado R$ 1 mil a saca, tendência que se observou desde dezembro do ano passado, e se intensificou com as geadas de agora.

“Isso é histórico e está mexendo como o mercado”, disse Franzini. Segundo ele, as geadas eram mais frequentes no Paraná e São Paulo, que são locais com menos expressividade produtiva. No entanto, em razão de o fenômeno ter atingido Minas Gerais em meados de julho, impactou muito no preço. “O mercado deu uma recuperada e o produtor precisava disso”, disse.

A geada do final de junho pegou a região Central e Norte do Paraná e a de meados de julho atingiu o Norte Pioneiro. “Talvez a metade da área de café do Estado teve influência da geada do ponto de vista visual”, disse o economista. “Mas isso vai impactar para o ano que vem”.

SOJA – A produção de soja fechou em 19,8 milhões de toneladas na safra 2020/21. Isso representa queda de 4% em relação às primeiras previsões e se deve à seca, que obrigou ao atraso no plantio.

Em relação à comercialização, o volume alcançou 81%. “São quase um milhão de toneladas a menos em produção, mas os preços acabam compensando”, salientou o economista Marcelo Garrido. “Das grandes culturas do Paraná, é uma das menos afetadas”.

TRIGO – O agrônomo Carlos Hugo Godinho destacou que a cultura do trigo deve ter aumento de 5% na área plantada, ficando em 1,19 milhão de hectares. Segundo ele, as geadas influenciaram na qualidade das lavouras. Antes estavam com 5% em condições médias e 95%, boas. Agora, 2% aparecem como ruins, 8% médias e 90% boas.

“É um percentual bom, mas não leva em conta a geada desta quinta-feira (29), portanto, o próximo levantamento pode apontar perda maior”, disse Godinho. Segundo ele, 27% das lavouras entraram agora na fase suscetível a geadas, enquanto 73% ainda vão entrar. “Então, qualquer geada tardia pode ter alguma influência negativa também na produção”, afirmou.

CEVADA – A área semeada de cevada no Paraná é de 77 mil hectares. Isso representa aumento de 21% em relação à safra anterior. A região de Guarapuava é a maior produtora, responsável por 60% do total. “As condições são boas, tivemos duas geadas que queimaram um pouco as plantas, mas ainda não dá para dimensionar perdas”, disse o agrônomo Rogério Nogueira.

Em Ponta Grossa, a cultura também se desenvolve bem. “As geadas afetaram um pouco em áreas mais baixas, onde 5% estão em fase de floração, mas ainda sem estimativas”, afirmou Nogueira. A expectativa é que a produtividade aumente em 30%, com produção de 354 mil toneladas. Cerca de 30% já está comercializada.

BOLETIM AGROPECUÁRIO – Além da divulgação do relatório de estimativa de safra, o Deral também publicou o Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária. O documento aprofunda a análise das principais culturas e também traz informações sobre a goiaba, ovinocultura, cebola e apicultura.

Fonte: AEN.

Pazuello: Bolsonaro pediu para averiguar ‘irregularidade’ no contrato da Covaxin



Em depoimento prestado à Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, 29, o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro lhe pediu que ‘averiguasse se estava ocorrendo alguma irregularidade’ no contrato da vacina indiana Covaxin durante uma conversa ‘informal’ no Palácio do Planalto. O general disse que solicitou ao ex-secretário executivo da pasta, Élcio Franco, que verificasse o contrato, tendo recebido um retorno, em data que ele não se lembra, de que seu número 2 havia feito uma apuração e não constatado irregularidades no contrato.

Pazuello foi ouvido na sede da Polícia Federal em Brasília nesta manhã tanto por investigadores que atuam no inquérito sobre suposta prevaricação de Bolsonaro no caso Covaxin, como por agentes da PF que investigam as irregularidades no contrato da vacina indiana, a mando do ministro da Justiça Anderson Torres. Os detalhes do relato do general foram divulgados pela CNN e confirmados pelo Estadão.

O general deixou a PF por volta de 14h30 e não conversou com jornalistas à porta. Após o término das oitivas, o relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros afirmou em seu perfil no Twitter : “Pazuello, que mentiu à Comissão, confirmou: as graves ilegalidades da vacina superfaturada não foram investigadas. É o caso de prevaricação de rebanho”.

O inquérito que mira Bolsonaro foi instaurado após decisão dada pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, no último dia 2. Na ocasião, a ministra atendeu um pedido da Procuradoria-Geral da República – apesar de esta ter defendido, em um primeiro momento, aguardar o fim da CPI da Covid antes iniciar as apurações. Após Rosa negar tal pedido, a Procuradoria solicitou a instauração do inquérito.

A investigação tem origem em uma notícia-crime oferecida pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Fabiano Contarato (Rede-ES) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) a partir das suspeitas tornadas públicas na CPI da Covid. No sistema do STF, a petição impetrada pelos parlamentares já foi reautuada como inquérito.

O caso foi levado ao STF depois que o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão do parlamentar, Luís Ricardo Fernandes Miranda, que é chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, afirmaram em depoimento à comissão parlamentar que o presidente ignorou alertas a respeito de suspeitas de corrupção no processo de aquisição do imunizante fabricado pelo laboratório Bharat Biotech.

No dia 24 de junho, quase três meses depois de ter sido informado pelo deputado Luis Miranda sobre as possíveis irregularidades no processo de aquisição da vacina, o presidente ainda não havia acionado a PF para investigar o caso, conforme apurou o Estadão com fontes na instituição. O inquérito para apurar as denúncias apresentadas por Luís Miranda a Bolsonaro só foi instaurado no dia 30 de junho a mando de Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública.

O crime de prevaricação está previsto no artigo 319 do Código Penal, com pena de até um ano de detenção. No caso envolvendo o presidente e a Covaxin, a imputação é a de não comunicação de uma suposta irregularidade para que pudesse ser investigada. Especialistas ouvidos pelo Estadão indicam que o presidente pode não só ter cometido crime de prevaricação, mas também de condescendência com o crime e, até mesmo, de responsabilidade.

Fonte: CGN.