Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 10 de dezembro de 2022

10/12/2022 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Ultimas noticias deste Sabado.

Homem morre neste Sábado a tarde em grave acidente entre três veículos na BR-369 em Cascavel. Veja as fotos imagem forte.

Um homem, de 54 anos, foi ejetado da caminhonete e morreu em acidente de trânsito entre três veículos no km 518, da BR-369, em Cascavel, sentido Corbélia, na tarde deste sábado (10). Os socorristas tentaram reanimar a vítima, mas não obtiveram sucesso.

A batida frontal envolveu uma caminhonete Chevrolet S10, um automóvel Renault Sandero e outro Volkswagen Gol. O impacto entre os veículos deixou um condutor com ferimentos graves e sete pessoas com complicações moderadas.

O homem que morreu conduzia a Chevrolet S-10, de cor branca, que era ocupada por mais quatro familiares: filha, de 35 anos, com contusão no crânio; genro, de 34 anos, com contusão no crânio; neta, de 4 anos, com escoriações nas mãos; neto, de 8 anos, com corte em face, e escoriações em dorso e mão esquerda. O homem recusou encaminhamento médico, já a mulher e os filhos foram encaminhados pelos socorristas até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Veneza.

O condutor do Volkswagen Gol também sofreu ferimentos graves e havia sido levado ao Huop pelo aeromédico do Consamu. Além disso, um passageiro que estava no carro sofreu ferimentos moderados e foi para a UPA Veneza.

O Renault Sandero estava ocupado por uma passageira idosa, de 82 anos, que sofreu ferimentos moderados e havia sido direcionada até a UPA Veneza, além da condutora que teve ferimentos graves e precisou ser conduzida ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop)

(Volkswagen Gol parte ao meio após grave acidente na BR-369, em Cascavel, na tarde deste sábado (10) - Foto PRF).


Redação Catve.com


Colisão frontal envolve Clio e F-1000 na PR-364 em Terra Roxa.


Um acidente de trânsito foi registrado no início da tarde deste sábado (10) na PR-364, entre Palotina e Terra Roxa.

A colisão frontal entre os dois veículos aconteceu nas proximidades da fecularia da C.Vale, em São José, Terra Roxa, envolvendo um Renault Clio e uma caminhonete F-1000.

O Bombeiro Militar e o SAMU estão no local atendendo a ocorrência, a princípio seria uma vítima ferida.


Fonte Portal Nova Santa Rosa

Motorista fica ferido após colisão traseira na PR-182.


Dois caminhões se envolveram em um acidente de trânsito na manhã deste sábado (10), no km 470 da PR-182, em Realeza.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o caminhão (baú) de Santa Catarina transitava sentido Porto Marmelândia à Realeza e acabou colidindo na traseira de um caminhão de Santa Terezinha de Itaipu.

O motorista do caminhão de SC, de 36 anos sofreu ferimentos e foi encaminhado pelo SAMU ao Pronto Atendimento de Realeza para avaliação médica.

Fonte Portal Cantu

Corpo de homem que fazia retiro religioso é encontrado dentro de rio no Paraná.

Os bombeiros encontraram o corpo de um homem de 32 anos que estava desaparecido no Rio Pirapó desde a tarde dessa sexta-feira, 9.

O corpo foi encontrado enroscado em galhos na altura de Tupinambá, distrito de Astorga. Segundo os bombeiros, a vítima estava participando de um retiro religioso e entrou na água para “atravessar uma corda”.

Os bombeiros informaram que o local onde estava sendo realizado o retiro espiritual é usado com frequência para piqueniques e acampamentos. Não há alerta de perigo para o local.

Fonte Banda B


Homem ingere álcool e ameaça a própria mãe de morte em Santa Maria do Oeste.

Nesta data a equipe recebeu ligação da pessoa de ************* anos, o qual é irmão da pessoa de ******* anos, o qual relatou que seu irmão vem ameaçando própria mãe a pessoa de ********* anos. No local foi constatado o fato, sendo que em conversa com a dona ******** essa relata que quando *********** consome bebida alcoólica este fica agressivo e que hoje fez ameaças contra esta, ******** disse que iria degolar ``essa velha do diabo´ que enterraria sua cabeça no cemitério sendo que essas ameaças já vêm acontecendo por vários dias consecutivos, mas que hoje ****** estava muito mais agressivo e ******** ficou com medo do pior. Na abordagem ******** não resistiu à prisão colaborando com PM. A equipe procurou a arma branca que ******* usa para ameaçar sua mãe, mas, não foi encontrada. Diante dos fatos todas as partes foram encaminhadas para a delegacia de pitanga.

Fonte: Polícia Militar.

Homem compra bebidas e volta em loja de conveniência para furtar, dinheiro, uma calça jeans e um moletom em Pitanga.

Compareceu a Policia Militar de Pitanga a pessoa de *********, **** anos, RG *********, qual passou a relatar que tem uma loja de conveniência na rua  ***********, *********, e que por volta das 02h56min um masculino arrombou a  janela lateral de seu estabelecimento e furtou a quantia de R$ 200,00 (duzentos reais),  uma calça jeans e uma blusa de moletom de cor preta, relata ainda a vitima que o  autor do furto teria ido a sua loja comprar bebida alcoólica minutos antes do fato. Não sabendo precisar o nome do autor a vitima foi orientada quanto aos procedimentos.

Fonte: Polícia Militar.

Homem é preso por perturbação após ficar perseguindo sua ex-namorada em Palmital.


Por volta das 15h20min compareceu este pelotão a senhora ********, ** anos,  relatando que seu ex namorado *********, ** anos, teria vindo da cidade de ******* e estava a perseguindo e perturbando. ******* relata que desde o término ******** tem mandando mensagens via aplicativo Whatsapp onde ********* fala que viria até 
a cidade para tentar conversar e que a família de ***** poderia agredi-lo apenas para  ******* vê-lo morrer. Que manda mensagens diárias a mesma pedindo parar vê-la,  por vezes mandando também mensagens para a mãe de ********** pedindo que a  mesma responda as mensagens. Que na data de hoje ******* foi até o local de  trabalho de ****** na tentativa de ter algum contato onde a mesma saiu escondido  do local e informou a equipe que ainda estaria la esperando ela sair. A equipe então foi  até o local onde foi logrado êxito em abordar ********* o qual relatou que veio a  cidade para ver alguns amigos e que na data de hoje a família de ******** teria o  procurado no hotel para tirar satisfação sobre a presença dele na cidade. ****** relata que teme por sua integridade e que ******** não aceita o término e a perturba  desde então. Cito que durante a confecção desse boletim se fez presente a advogada  de ******, senhora **********, OAB ******* e que a mesma após entrar em contato  com a Policia Civil recebeu a orientação de registrar o boletim e entrar com o pedido  de medida protetiva em desfavor de ******** decidindo por deixar de realizar a  representação contra ******** pela perturbação. Diante dos fatos, as partes foram  orientadas dos procedimentos cabíveis e liberados no local.






VENHA PARA O RESTAURANTE TROPICAL VOCÊ TAMBÉM!!!


Em Santa Maria do Oeste na frente do escritório da advocacia Bronholo você encontra o RESTAURANTE TROPICAL com a melhor comida caseira da região, venha e aproveite!!!

Traficantes fogem e abandonam duas toneladas de maconha no Paraná.

Na quinta-feira, (08) policiais militares do BPFRON- Batalhão de Polícia de Fronteira, policiais civis do COPE e policiais federais do NEPOM de Foz do Iguaçu patrulhavam uma região de portos clandestinos em Santa Helena quando avistaram uma movimentação de pessoas em um porto.


Com a aproximação policial os indivíduos fugiram pela mata e não foram encontrados.


No local foram apreendidos 2.004 kg de maconha além de dois veículos.


Os materiais apreendidos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.


O prejuízo estimado aos criminosos é de mais de dois milhões de reais.

Fonte: Nova Santa Rosa.

Pesquisa aponta que 33% dos médicos do país atenderam via teleconsulta.


Regulamentada recentemente, a teleconsulta ou consulta médica não presencial foi utilizada por 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros em todo o país no atendimento a pacientes em 2022. Os dados foram divulgados nessa semana pelo Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). A  pesquisa TIC Saúde deste ano mostra um crescimento do uso de tecnologias por profissionais do setor quando comparado ao período anterior à pandemia, o que, para os pesquisadores, pode impactar positivamente a assistência à saúde.

Um dos avanços envolve dados de pacientes disponíveis eletronicamente. Entre os enfermeiros, as anotações de enfermagem aumentaram de 52% em 2019 para 85% este ano; o histórico e as anotações clínicas do paciente, de 62% para 85%; e as imagens e exames radiológicos, de 42% para 65%. Já entre os médicos, os maiores aumentos foram na disponibilidade de lista de medicamentos prescritos (de 74% para 85%); nos principais motivos que levaram o paciente ao atendimento (de 77% para 85%); e nas anotações de enfermagem (69% para 79%).

A pesquisa constatou avanço na utilização da chamada telessaúde, serviços prestados remotamente por meio de tecnologias da informação e comunicação. O monitoramento remoto de pacientes, por exemplo, que em 2019 era realizado por 16% dos enfermeiros, passou a ser utilizado por 29% deles em 2022. Entre os médicos, a prática foi de 9% para 23% no mesmo período. Também na comparação entre 2019 e 2022, o serviço de teleconsultoria, contato entre profissionais da área para sanar dúvidas, aumentou de 26% para 34% entre enfermeiros e de 26% para 45% entre médicos.

Os dados mostram ainda que a prescrição médica em formato eletrônico tem sido utilizada por 68% dos médicos no país. Entretanto, a forma de assinatura das prescrições continua sendo, em sua maioria, manual (71%). Já em relação a prescrições feitas pela enfermagem – item incluído pela primeira vez na pesquisa –, 51% foi realizada pelo computador e 68%, assinada manualmente.

Infraestrutura
Em 2022, de acordo com o estudo, 97% dos estabelecimentos públicos de saúde já contavam com computador, conta 94% em 2021. No Nordeste, por exemplo, 97% desses locais têm computador e internet disponível, contra índices de 92% e 91%, respectivamente, no ano anterior. As unidades básicas de saúde (UBS) registraram aumento no uso de computadores (passando de 94% para 97% no mesmo período) e no no acesso à internet (de 92% para 97%). De um total de 43 mil UBS, 1,3 mil não possuem esses recursos tecnológicos.

Segurança da informação
Ainda conforme a pesquisa, o percentual de estabelecimentos de saúde que contam com uma política de segurança da informação definida passou de 30% em 2021 para 39% em 2022. O avanço foi maior entre estabelecimentos privados, onde metade possui uma política sobre o tema, contra 25% dos públicos.

A pesquisa
Realizada desde 2013, a TIC Saúde tem como objetivo investigar a penetração das tecnologias da informação e comunicação em estabelecimentos de saúde e sua apropriação por profissionais de saúde. O estudo conta com o apoio de organismos internacionais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A realização da pesquisa é apoiada pelo Ministério da Saúde e o Departamento de Informática do SUS (Datasus), pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

Na edição deste ano, as entrevistas foram feitas entre abril e outubro de 2022 com 2.127 gestores de estabelecimentos de saúde localizados em todo o território nacional. A pesquisa também entrevistou 1.942 profissionais de saúde.

Fonte: Agência Brasil.

Tiago Leifert rebate acusações de Casagrande: ‘O que escreveu sobre mim não é verdade’.


O apresentador Tiago Leifert utilizou seu perfil nas redes sociais para rebater as acusações e comentários feitos pelo comentarista Walter Casagrande em sua coluna no UOL. Em texto publicado, Casagrande mencionou que o ex-companheiro tentou prejudicar ele dentro da TV Globo e acusou o apresentador de desrespeitar superiores por ser filho de um dos diretores da emissora. Em resposta ao ex-jogador, Leifert disse que não conhece Casagrande direito, mas afirmou que o que ele escreveu na coluna é mentira. “Casagrande: não te conheço direito, mal conversamos na vida, não temos nenhuma intimidade e por isso não tenho nem nunca tive seu telefone. Espero que chegue em você. O que você escreveu sobre mim na sua coluna não é verdade e você sabe. Eu nunca destratei nenhum chefe (deles eu tenho o telefone!), falo com todos e tenho relação ótima com todos”, afirmou Leifert.

Em outro momento, Leifert negou que teria tentado prejudicar Casagrande dentro da emissora. “Se você tem alguma prova, data, hora, e-mail, fico no aguardo. Eu nunca tentei te prejudicar, jamais faria isso com você ou qualquer pessoa. A história que você conta não tem sentido algum: você sempre foi o comentarista número 1 da Globo, sempre nas maiores viagens, nos melhores jogos, nunca ninguém te prejudicou. E nós não trabalhamos juntos, certo? Eu nunca tive nenhuma ingerência sobre sua escala ou de qualquer narrador ou comentarista, nunca fui chefe de redação, nunca fui diretor”, continuou o apresentador, que continuou, pontuando diferenças entre ele e o colunista: “Nós discordamos em várias coisas sobre a vida e a bola, e isso é do jogo. Você acha que não precisamos do Neymar para o hexa, eu discordo bastante, e ambos vocalizamos isso. É a bola! Faz parte da resenha esportiva. Temos outras discordâncias, supernormal. De resto, o que você escreveu de mim é falso, numa prática que me parece ser o oposto de tudo que você prega”.

Na coluna, Casagrande também criticou o comportamento de jogadores famosos, como Marcos e Kaká, questionando as causas pelas quais os astros se engajam e citando até Robinho. Kaká utilizou os comentários no Instagram para responder e debochar de Casagrande. “Ele está nervosão, atirando para todo lado, misturando tudo. Que desespero, amigo, haja coração!”, disse Kaká. Além disso, o ex-Bola de Ouro colocou a hashtag “#CasãoChatão” no comentário. Até o momento, Casagrande não se manifestou após as repostas de Leifert e Kaká.

Fonte: Jovem Pan.

Após eliminação, Tite deixa comando da Seleção Brasileira: ‘Fim de ciclo’


Tite confirmou nesta sexta-feira, 9 de dezembro, que deixa o comando da Seleção Brasileira. A saída acontece após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo no Catar, depois de ser derrotado pela Croácia nos pênaltis. O treinador já havia sinalizado largar o posto ao fim da competição. A despedida se deu durante a coletiva de imprensa.

“Derrota dolorida, porém em paz comigo mesmo. Fim de ciclo. Eu já havia colocado há mais de um ano e meio, não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para ganhar e depois fazer drama para ficar, quem me conhece sabe”, disse.

“O ciclo (acabou), como eu tinha colocado anteriormente, já coloquei há mais de um ano e meio. Foi um processo. A Copa anterior (2018) foi um processo de recuperação de formação da equipe e agora teve uma sequência inteira. O desempenho vocês fazem a avaliação, está à mostra”, acrescentou.

Ainda na coletiva, Tite foi perguntado sobre o legado que ele deixa. Abalado, o técnico disse não saber responder o questionamento. “O tempo pode responder melhor. A dor, por mais humana, coerente, consciente que eu possa ter, a emoção está aflorada. Não tenho condição de avaliar todo o trabalho realizado. Com o passar do tempo vocês farão essa avaliação. Não tenho essa capacidade agora depois de uma eliminação”.

De acordo com o GE, Tite deixa a Seleção Brasileira com os seguintes resultados: 81 jogos, 60 vitórias, 15 empates, 6 derrotas, 174 gols marcados, 30 gols sofridos e um aproveitamento de 80, 2%.

Nomes como os de Mano Menezes, Abel Ferreira e Dorival Júnior já começam a ser citados para ocupar o lugar de Tite a partir de 2023. Mas, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, afirmou que iria tratar do assunto só em janeiro do ano que vem.


Fonte: Ofuxico.

Condutor de moto fica ferido após acidente. Veja a foto:


Uma colisão frontal entre uma motocicleta e um automóvel deixou uma pessoa ferida na tarde desta sexta-feira (09), na zona rural de Coronel Vivida.

Conforme informações, o acidente ocorreu em uma estrada de terra na Linha Limeira.

O condutor da moto teve ferimentos e foi socorrido a UPA em Coronel Vivida pelo SAMU.

No carro, estava um casal a filha de 18 anos e o filho de 6, mas ninguém ficou ferido.

Fonte: PP News.

Jovem morre em acidente na BR-369.


Na tarde desta sexta-feira (09), uma jovem acabou sendo vítima fatal de um acidente envolvendo um carro e um caminhão.

O fato ocorreu na Rodovia BR-369 no “Trevão”, entre Corbélia e Nova Aurora deixando uma mulher sem vida após a colisão.

Equipe de socorristas chegaram a ir até o local, porém a jovem não resistiu e acabou falecendo no local. A vítima da colisão seria uma fotógrafa da cidade de Nova Aurora.

Fonte: Portal Região.

Motorista fica preso às ferragens de caminhão em acidente no Paraná.


Um caminhão e uma carreta se envolveram em forte batida nesta sexta-feira (9), na Ponte do Rio Vitorino na PR 493, entre Itapejara do Oeste e Pato Branco.

As informações são de que o motorista do caminhão baú ficou preso às ferragens da cabine, a qual teve bastante danos por conta do acidente. Os vidros quebraram e a lataria amassou.

A carga de farinha da carreta bitrem, que tombou, ficou espalhada pela rodovia, a qual precisou ser interditada. Os socorristas do Samu deslocaram ao endereço para atender os dois motoristas. 

Fonte: Catve.com




O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 10/12/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.




Juíza coloca Roberto Jefferson no banco dos réus por tentativa de homicídio.


A Justiça Federal aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e tornou o ex-deputado Roberto Jefferson réu pela tentativa de homicídio dos policiais federais que tentaram prendê-lo em outubro e foram atacados com granadas e tiros de fuzil.

A decisão é da juíza Abby Ilharco Magalhães, da 1ª Vara Federal de Três Rios, para quem o ex-deputado ‘assumiu o risco’ de matar os policiais, o que configura dolo. Com isso, Roberto Jefferson será julgado no Tribunal do Júri.

O ex-deputado vai ser julgado por quatro tentativas de homicídio, resistência, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e munição e posse de granadas adulteradas.

“Indicativos suficientes de autoria emergem da situação de flagrância, narrada nos depoimentos dos policiais federais que efetivaram as diligências, além da manifestação do próprio acusado em sede inquisitorial”, diz um trecho da decisão.

Denúncia

O MPF afirma que as mortes dos policiais só não se consumaram por circunstâncias alheias à vontade de Roberto Jefferson.

A denúncia é assinada pelos procuradores Charles Stevan da Mota Pessoa e Vanessa Seguezzi.

Prisão

A prisão preventiva de Jefferson foi decretada porque ele atacou a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), em um vídeo publicado nas redes sociais. Ela foi comparada a “prostitutas” e “vagabundas”.

Quando a Polícia Federal (PF) foi tentar cumprir o mandado de prisão, na casa de Roberto Jefferson, em Lévy Gasparian, no Rio de Janeiro, os agentes foram recebidos a tiros. Foram pelo menos 50 disparos. O ex-deputado também lançou três granadas. Ele só se entregou no dia seguinte.

Dois agentes foram feridos por estilhaços, o que levou a PF pedir o indiciamento do ex-deputado por tentativa de homicídio.

Em depoimento prestado durante a audiência de custódia, Roberto Jefferson disse que deixou um pedido de desculpas por escrito à Polícia Federal. “Encontrei a moça que se machucou no cotovelo e na testa e ela estava zangada”, relatou na audiência.

Após a prisão, os advogados de Roberto Jefferson chegaram a pedir que ele fosse transferido para um hospital particular, o que foi negado pelo STF. O ministro Alexandre de Moraes disse que o presídio de Bangu 8, onde o ex-deputado está preso, tem ‘plena capacidade’ para oferecer os tratamentos que ele precisa.

Fonte: CGN.

Futuro ministro da Defesa fala em ‘despolitizar’ Forças Armadas.


Anunciado nesta sexta-feira, 9, como futuro ministro da Defesa do governo Lula, o ex-deputado José Múcio Monteiro disse que é preciso “despolitizar” e “despartidarizar” as Forças Armadas. Ele ainda afirmou ter o sonho de fazer a “pacificação” da caserna.

“O que eu proponho? Que nós voltemos a ser o que sempre fomos e deu certo. Os militares guardiões, uma instituição de Estado e sem participar de política”, afirmou, em entrevista à Globonews.

“É uma volta ao passado? Não. É uma volta ao que sempre foi nas Forças Armadas. A despolitização, e mais, a despartidarização das Forças Armadas é uma coisa absolutamente necessária para o país”, seguiu.

Monteiro disse avaliar que as Forças Armadas demonstram não dar apoio a “qualquer movimento” de base golpista ou antidemocrática, mas reconheceu que há uma forte divisão política entre os militares.

“As Forças Armadas têm demonstrado que não apoiam qualquer movimento desses golpistas. Evidentemente que têm suas preferências. Se você me dizer que temos três Forças, sou capaz de dizer que temos seis Forças. O Exército, a Marinha e a Aeronáutica que gostam de Bolsonaro; e o Exército, a Marinha e a Aeronáutica que gostam de Lula”, disse.

Monteiro declarou que é hora de pacificar os ânimos e evitar tocar em pontos nevrálgicos na tensa relação entre Lula e a caserna. “Meu sonho é pacificação. Estou sonhando que essas coisas se acalmem, que os próximos dias passem. Temos, todo mundo, que ceder um pouco, não adianta esse discurso de quem manda mais”, declarou.

Fonte: Agência Estado.

Transição sugere reajustar bolsa estudantil em 40%.


O grupo de educação da transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê um aumento de pelo menos 40% para as bolsas dadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo apurou o Estadão, a decisão foi tomada em reunião na manhã de sexta-feira, 9, e deve constar do relatório final da equipe, que será entregue no domingo.

Cerca de 200 mil estudantes de mestrado, doutorado, pós-doutorado e de residência pedagógica recebem o auxílio no País, que não tem reajuste desde 2013. Nesta semana, eles deixaram de receber a bolsa porque um decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) zerou o caixa do Ministério de Educação (MEC).

No fim da tarde de quinta-feira, no entanto, após pressão, o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou que os recursos foram desbloqueados. A Capes informou nesta sexta-feira que os pagamentos já foram feitos aos bancos e devem chegar aos estudantes até terça-feira. “A equipe trabalhou para que os depósitos bancários fossem realizados o mais rápido possível”, informou. A presidente do órgão, Cláudia Queda de Toledo, pediu urgência nos pagamentos assim que os R$ 160 milhões foram liberados.

O valor da bolsa de mestrado atualmente é de R$ 1,5 mil mensais; a de doutorado, R$ 2,2 mil. Com 40% de aumento, ficariam em R$ 2,1 mil e R$ 3.080 respectivamente. A Fapesp, por exemplo, do Estado de São Paulo, paga até R$ 4,2 mil para doutorandos. Quando recebem o auxílio, os pesquisadores não podem ter outra atividade remunerada.

ALÍVIO

Para o presidente da Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG), Rogean Vinícius Santos Soares, o reajuste seria um “alívio”, apesar da defasagem do valor da bolsas ser estimada em 75%. “Se vier um reajuste, já vai ser uma conquista, mas vamos continuar pedindo um mecanismo anual de aumento. Sabemos que o orçamento do ano que vem vai ser difícil”, disse. As bolsas federais na área não têm reajuste há nove anos.

Segundo cálculos da entidade, seria necessário R$ 1,3 bilhão para conceder um aumento de 75% para as 90 mil bolsas de mestrado e doutorado da Capes e as 16 mil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que entram no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia. As contas não incluem as bolsas para professores e iniciação cientifica, mas elas têm valor menor, de cerca de R$ 400.

A equipe de transição da área de Ciência e Tecnologia também já havia previsto um aumento de 40% para as bolsas do CNPq. Segundo apurou o Estadão, a expectativa da equipe de transição é que os recursos para o aumento das bolsas venha do espaço fiscal que pode ser aberto pela PEC que liberará valores para o Bolsa Família.

Fonte: O Estado de S. Paulo.

Aloizio Mercadante é cotado para presidir BNDES no governo Lula.


O coordenador do programa de governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Aloizio Mercadante, é hoje um dos nomes mais forte para comandar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), segundo apurou o Estadão.

O comando do banco desenvolvimento terá papel decisivo na política econômica que Lula quer implementar para ativar o investimento e acelerar o desenvolvimento do País.

Procurada, a assessoria de Mercadante não negou a informação obtida pelo Estadão: “Haverá uma reunião no domingo para definir. Há outras possibilidades e Aloizio Mercadante vai falar pessoalmente com o presidente Lula sobre o assunto”, respondeu a sua assessoria.

Ex-ministro, ex-senador e atual presidente da Fundação Perseu Abramo, braço do pensamento econômico do PT, Mercadante coordena os grupos de trabalho do governo de transição.

Em entrevista nesta semana, ele falou sobre os planos para o BNDES e antecipou que o banco de desenvolvimento do governo federal deve ficar vinculado ao novo ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Como mostrou o Estadão, o ministério renasce com mais poder na Esplanada.

Mercadante disse que o governo eleito quer fortalecer o financiamento de longo prazo do BNDES, sem comprometer recursos do Tesouro Nacional. “Somos contra a visão de um BNDES acanhado e sem capacidade de financiamento. O BNDES precisa ser uma fábrica de projetos e estimular startups”, disse na entrevista.

O economista Gabriel Galípolo, próximo ao futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é cotado também para presidir o BNDES, como antecipou o Estadão. Galípolo é ex-presidente do banco Fator e interlocutor na campanha com o mercado financeiro.

Fonte: Agência Estado.