Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

04/09/2023 *--* Deus é Fiel!!!

      Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo, após ameaçar criança de 11 anos e seus pais de morte, no Chapéu do Sol em Santa Maria do Oeste.


No dia 03 de setembro de 2023, por volta das 15h30min, a equipe  policial recebeu uma ligação do Senhor de 51 anos, o qual informava que o  autor do fato relatado no B.O.U X7 teria ido em sua residência e  proferido ameaças a criança relatada no Boletim. Diante do fato foi deslocado até a localidade rural de Chapéu do Sol, onde relatou de 11 anos,  que o autor do fato, teria chegado em frente a sua residência e lhe ameaçado dizendo "tenho 3 balas, uma pra você, outra para sua mãe e uma para seu pai". Relatou o pai da criança que tem conhecimento que o autor possui uma arma de fogo. Diante da situação a equipe iniciou busca sendo que logrou êxito em encontrar o autor em uma propriedade rural, sendo o mesmo abordado e nada de ilegal encontrado, questionando sobre possuir uma arma de fogo, sem nenhuma coação física ou moral, o suspeito relatou possuir uma pistola e que a  referida arma estaria em sua casa e autorizou a equipe a fazer busca em sua residência, conforme autorização em anexo, sendo encontrado dentro de um guarda roupas, uma pistola de fabricação artesanal sem marca/modelo aparente com capacidade para um disparo, calibre. 22. Questionado também sobre o suposto estupro de vulnerável e as ameaças o mesmo veio a negar.  Diante da situação foi dada voz de prisão e encaminhado até a 45 Drp de Pitanga juntamente com a arma para serem tomados os procedimentos  cabíveis. 

Fonte: Polícia Militar.

Casa á venda em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço Inacreditável que cabe no seu bolso. Veja as fotos e entre em contato.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Masculino misterioso atira contra mulher sem motivação aparente e foge em Manoel Ribas, Polícia Investiga a situação.

No dia 03 de setembro de 2023, por volta das 23h30min, relata a vítima X, que estava num estabelecimento comercial com sua amiga Y e que está teve um desentendimento com uma mulher. Após o fato a autora e sua amiga deixaram o local, sendo que em determinado momento foram surpreendidas por um veículo Chevrolet Kadett de cor branca, no qual um masculino teria efetuado em torno de três disparos de arma de fogo na direção delas, as quais se abrigaram. Após esse fato entraram em contato com a polícia que esteve presente no local coletando informações, foi realizado patrulhamento, porém, os autores não foram localizados. Foram realizadas as devidas orientações.

Fonte: Polícia Militar.

Menina de 12 anos é pega pilotando moto, com outro menor na garupa e os dois batem em veículo estacionado em Mato Rico.

No dia 03/09/2023 às 17h30min a equipe foi acionada pelo  masculino de 37 anos, o qual relatou que escutou um barulho na frente de  casa ao sair verificou que uma motocicleta Honda/CG 125 Fan, placa (identificada no B.O), que era conduzida por uma feminina de 12 anos, portanto sem CNH, havia batido em seu carro Chevrolet/Cobalt, o qual estava estacionado em frente de sua residência. Diante dos fatos foi elaborado boletim de ocorrência, lavrado as notificações e a motocicleta recolhida ao pátio do  DPM, pois apresenta débitos de licenciamento pendentes desde o ano de 2010. A menor foi acompanhada pela avó materna e o menor que estava na garupa da motocicleta, foi acompanhado pela irmã. Todos foram orientados e  liberados no local. 

Fonte: Polícia Militar.

PM averígua denúncia de cárcere privado em Ivaiporã.

No domingo (03), a equipe da Polícia Militar (PM) foi solicitada para uma casa em Ivaiporã atender uma possível situação de cárcere privado.

A guarnição foi para o endereço, e em contato com a solicitante, ela relatou que sofre de depressão e faz uso de medicamentos controlados, e que os filhos e o marido não a deixam sair de casa.

Disse ainda que a situação acontece com frequência, e que diante disso optou por fazer contato com a polícia  via 190, e os familiares a deixaram sair do quarto.

Os policiais também conversaram com o marido, o filho e a mãe da solicitante. Eles relataram que há muito tempo ela sofre de depressão, tem episódios de crises de ansiedade e já tentou tirar a própria vida.

E a família optou por mantê-la na residência visando preservar sua integridade física, e que fariam contato com o SAMU caso acontecesse um novo episódio.  As partes foram orientadas e confeccionado o B.O.U.

Fonte Ivan Maldonado

Após desentendimento irmãos entram em vias de fato em Ivaiporã.

Por volta das 16h25, de domingo (3), uma equipe da Polícia Militar (PM) de Ivaiporã foi acionada para atendimento de vias de fato no centro da cidade.

A equipe de serviço da PM se deslocou até a residência localizada na Av. Castelo Branco, onde houve a denúncia de briga entre irmãos.

Ao chegar ao local, foi constatado que os envolvidos apresentavam lesões corporais leves, causadas durante as agressões.

Segundo relatos, tudo começou por conta um desentendimento devido aos dois estarem embriagados e acabou em vias de fato.

Ambos foram encaminhados à sede da corporação para a lavratura de termo circunstanciado. Eles foram devidamente orientados pelos policiais e liberados.

Fonte TNOnline

Casal fica ferido após carro bater contra poste em Apucarana.

Um acidente envolvendo um casal foi registrado na noite deste domingo (03), na Rua João XXIII, no Bairro Vila Regina, em Apucarana.

Segundo informações, o condutor teria perdido o controle do carro Peugeot 206 e acabou batendo em um poste. A colisão aconteceu por volta das 22h40 próximo à estação da Sanepar.

O motorista sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado para o hospital da Providência, a passageira que é esposa do condutor também se feriu foi encaminhada par a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além do Corpo de Bombeiros, Samu, a Polícia Militar também foi acionada e confeccionou um boletim de acidente de trânsito.

Fonte TNOnline

Homem e mulher são achados mortos com vários tiros dentro de carro com seus filhos no banco de trás, em Londrina.

Um homem e uma mulher foram achados mortos com vários tiros dentro de um carro com crianças em Londrina no início da tarde deste domingo (3).

Conforme a PM (Polícia Militar), por volta das 12h30, houve denúncia de uma situação de disparos de arma de fogo na rua Noêmia Barroso Machado, jardim Lagoa Dourada, zona sul.

No interior de um GM Cruze, havia duas pessoas em óbito, identificados como sendo Everson Aparecido Silva Lopes e Jhenifer Thalita de Andrade, ambos atingidos por diversos disparos de arma de fogo.

No interior do automóvel também se encontravam duas crianças, que seriam filhos das vítimas, porém, não foram atingidas. Eles ficaram aos cuidados de familiares que estiveram no local.

Fonte O Bonde

Após separação, homem colocou fogo em sobrado da família da ex, em Curitiba.


Um incêndio em um sobrado assustou moradores de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na manhã deste domingo (3). Segundo o proprietário do imóvel, o ex-namorado da irmã dele ateou fogo no sobrado enquanto a família dormia. Duas pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade.

O incêndio aconteceu na Rua João D’Agostin, no bairro Alto Maracanã. O sargento Pereira, do Corpo de Bombeiros, confirmou que um rapaz é suspeito de incendiar a casa.

“Um rapaz ateou fogo na casa. Tivemos duas vítimas leves, só com queimadura em mão e uma por ter inalado fumaça, não quiseram ser encaminhadas ao hospital”. 

Disse o sargento Pereira, dos bombeiros.

Conforme o sargento dos bombeiros, a família dormia no momento que as chamas começaram. Por pouco não aconteceu uma tragédia.

“Chegamos rápido, o quartel está próximo. Fogo foi onde estavam os moradores, destruição total dos dois cômodos. Informações que acabaram discutindo, o rapaz ateou fogo na casa e fugiu. Ainda bem que acabaram saindo rápido da casa, se não teria sido bem pior”. 

A avaliação inicial dos bombeiros é a de que o rapaz tenha usado combustível para dar início às chamas. O autor do incêndio seria ex-namorado de uma das moradoras do imóvel. 

“Brigaram. Faz algum tempo que estão separados, um mês, e ele veio escondido botar fogo na casa. Estávamos todos dormindo e o prédio pegou fogo. A ideia dele era matar todo mundo dormindo. Foi muito rápido”.

Contou o rapaz, que não se identificou.

Após o fogo ser controlado, os bombeiros confirmaram que os dois cômodos do imóvel foram totalmente destruídos. A apuração das causas do incêndio e a apuração do crime ficam com a Polícia Civil.

Fonte: Banda B.

O Bráz Pé, está com novidades imperdíveis das coleções de 2024, parcelamento diferenciado e especial para você cliente amigo, não perca mais tempo, Veja a Fotos e venha correndo para o Braz Pé de Santa Maria do Oeste!!!

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:







Caminhão tomba na BR-277, em Campo Largo, sentido Curitiba, nesta segunda-feira.

Um acidente envolvendo um caminhão foi registrado nesta madrugada de segunda-feira, 4 de setembro, na BR-277, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Por volta de 1h40, uma carreta carregada de grãos tombou na pista sentido Curitiba, próximo ao viaduto Soldado Lucas Liça.

De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), não houve vítimas neste acidente.

Às 7h30, a carreta permanecia tombada sobre a faixa da direita no sentido decrescente (Campo Largo X Curitiba) até que seja possível transbordar totalmente a carga de metal.

A previsão é de que ocorra grande formação de fila para quem chega a capital vindo do interior do Estado.

Fonte BP

Duas mulheres ficam feridas em capotamento na BR-163 em Marechal Rondon, nesta segunda-feira.

Um grave capotamento foi registrado por volta das 7h10 da manhã desta segunda-feira (04), na rodovia BR-163 em Marechal Cândido Rondon, na região de entrada da Vila Rural. Duas pessoas ficaram feridas.

De acordo com informações apuradas pela reportagem do AquiAgora.net, o veículo Ford Ka seguia em direção a Marechal Rondon quando próximo a uma curva a condutora do veículo não teria percebido que a pista é dupla no sentido contrário e ao perceber um veículo seguindo na pista principal e outro na lateral ela jogou o seu veículo para o acostamento, ao tentar retornar para sua pista o carro ficou desgovernado e atravessou a rodovia, depois entrou no acostamento da pista contrária, desceu um barranco e capotou por diversas vezes ficando completamente destruído.

No carro estavam duas mulheres, a motorista é moradora de Umuarama e a passageira é da cidade de Guaíra, elas ficaram feridas.

A motorista teve ferimentos moderados e foi socorrida por uma equipe do SAMU, enquanto a passageira com ferimentos leves foi encaminhada para atendimento médico por uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Também estiveram no local do acidente o caminhão do Corpo de Bombeiros e uma equipe da PRF de Quatro Pontes que realizou os levantamentos do acidente.

Fonte Portal Nova Santa Rosa

Colisão entre caminhão e automóvel deixa homem ferido na PR-180 em Rio do Salto, nesta segunda-feira.

Um homem ficou ferido após se envolver em um acidente de trânsito entre um veículo e um caminhão, no início da manhã desta segunda-feira (4).

O fato ocorreu na rodovia estadual PR-180, em Rio do Salto.

A batida entre um Vectra e um caminhão, deixou o condutor do automóvel ferido. Ele foi socorrido pelo Siate e encaminhado à unidade de pronto atendimento para ser reavaliado.

A pista ficou parcialmente interditada durante o atendimento da ocorrência, sendo a via sinalizada pelo caminhão ABTR (Auto Bomba Tanque Resgate) do Corpo de Bombeiros.

Uma equipe do BPRv foi mobilizada para registrar a ocorrência.

Fonte CGN

Grave acidente na BR 277 em Guaraniaçu.

Capotamento na BR 277 deixou vítima em estado grave na noite deste domingo (3).

O Honda Civic ficou totalmente destruído, no quilômetro 504 da rodovia em Guaraniaçu.

Socorristas encaminharam a vítima para atendimento no hospital do município e o veículo precisou ser retirado da BR 277 pela equipe do DER.

    Redação Catve.com com Rádio Educadora

Cinto de segurança salva mãe e filho após carro capotar várias vezes na BR-277, diz socorrista.

O acidente aconteceu no sentido a Curitiba da rodovia, num trecho de reta. Segundo o sargento Gogola, dos bombeiros, o carro saiu da pista e começou a capotar.

“Uma saída de pista, seguida de capotamento. Visibilidade boa, o trânsito estava com fluxo normal. Ela lembra só de ter perdido o controle do veículo”. 

Disse o sargento Gogola, dos bombeiros

A motorista e o filho ficaram feridos, mas os ferimentos eram moderados, sem risco de morte. O que os salvou, conforme o sargento, foi o uso correto do cinto de segurança.

“Segundo relatos de quem estava passando, o carro capotou de três a quatro vezes, mas estavam de cinto, isso fez com que eles ficassem no banco, então isso diminui o risco”.

Fonte Banda B


Homem e mulher ficam feridos em acidente na PR-566.

Equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU foram acionadas para atender um acidente de trânsito no início da noite deste domingo (3), na rodovia PR-566, em Francisco Beltrão, sentido Itapejara do Oeste.

Conforme informações, um automóvel Toyota/Corolla, seguia pela rodovia, sentido a Francisco Beltrão acabou saindo da pista, um pouco antes da entrada de acesso da Comunidade de Seção Jacaré, bateu em um paredão de pedras e na sequência capotou.

Um homem e uma mulher tiveram ferimentos e foram socorridos ao hospital. O condutor e a criança que estava na cadeirinha não tiveram ferimentos.

A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada para fazer os levantamentos no local.

Fonte: PP News FB.

Homem sofre vários ferimentos em queda de moto na PRc-467, em Cascavel.

Socorristas do Siate foram acionados para atenderem um acidente de trânsito, em Cascavel na noite deste domingo (03).

No local um homem de 28 anos sofreu vários ferimentos pelo corpo e uma fratura aberta no tornozelo esquerdo após cair de moto na PRc-467.

Ele teria batido contra a mureta de proteção da rodovia e acabou sofrendo a queda e foi atendido há alguns metros do local do acidente na Rua Rio da Prata.

Ele foi avaliado pela equipe e encaminhado a uma unidade médica onde receberia o tratamento adequado.

Grave acidente deixa dois mortos e um ferido na PR-473.


Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das 8h deste domingo (3), na rodovia PR-473, no trecho entre Dois Vizinhos e Cruzeiro do Iguaçu.

O acidente envolveu um automóvel VW/Jetta, ocupado por três pessoas que saiu da pista e colidiu contra uma árvore. Um dos ocupantes morreu no local do acidente.

Os outros dois foram encaminhados ao hospital, porém o condutor não resistiu e faleceu logo depois. As vítimas ainda não tiveram os nomes divulgados oficialmente. Todos seriam moradores em Cruzeiro do Iguaçu.

A Criminalística realizou a perícia no local. Os corpos foram removidos ao IML de Francisco Beltrão. A Polícia Militar auxiliou no controle do trânsito. A Polícia Rodoviária Estadual registrou o acidente.

Fonte: PP News FB.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 04/09/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região



Eleição na Argentina: por que Javier Milei preocupa governo Lula.

Quando perguntado a respeito da integração da Argentina ao Brics e sobre que relação uma eventual gestão sua teria com o atual governo socialista espanhol, Javier Milei, o candidato radical que lidera a corrida para as eleições presidenciais argentinas, respondeu com uma de suas frases conhecidas: “Os socialistas não são defensores da liberdade”. E se calou quando as repórteres brasileiras insistiram para que ele respondesse se fazia referência ao Brasil ou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foi na semana passada, no mesmo dia em que o economista, que se autodefine como libertário, já tinha usado, diante de empresários e diplomatas estrangeiros, outra de suas formulações públicas típicas - que “não fará acordo com comunistas” e que sua política exterior será com Estados Unidos e Israel, mas que o empresariado é “livre” para comercializar com quem quiser.

Logo após as eleições primárias argentinas o apontarem como favorito, em 13 de agosto, Milei, da Liberdade Avança (LLA), repetiu que o Mercosul “deve ser eliminado” e que, se eleito, não permitirá que a Argentina seja incorporada ao Brics ampliado – o país acaba de ser convidado ao grupo formado por Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul “graças ao apoio decisivo de Lula”, como disse o chanceler argentino Santiago Cafiero.

Se não surpreendem, o conjunto das declarações do presidenciável argentino são avaliadas como “preocupantes” e como merecedoras de “atenção” por setores do governo brasileiro, em Brasília, segundo fontes ouvidas pela BBC News Brasil em condição de anonimato.

Empresários e analistas também ouvidos pela reportagem coincidiram que Milei tem potencial para se tornar uma dor de cabeça para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva caso eleito, ainda que todos avaliem que uma ruptura total entre Brasil e Argentina é pouco provável, dada a enorme interdependência entre os vizinhos.

Na Casa Rosada, se cumprir o que tem falado, o candidato pode turbinar o mal-estar já instalado no Mercosul, em meio a uma longa e complicada renegociação do acordo comercial do bloco com a União Europeia. Pode ainda frustrar os planos do governo Lula de ter a Argentina como uma aliada do Brasil no Brics ampliado, já que os dois países seriam os únicos da América Latina na nova configuração do grupo.

Amorim: “A preservação do Mercosul é uma preocupação legítima”
“Tudo é meio imprevisto, em caso de vitória dele”, disse uma alta fonte do governo em Brasília. “Ele é o que gera o maior grau de incerteza”, disse outro funcionário da administração Lula na capital brasileira.

Procurado pela reportagem, o ex-chanceler e assessor especial da Presidência, Celso Amorim, respondeu por escrito que a relação entre os dois países é um "patrimônio".

“Obviamente não podemos comentar assuntos internos da Argentina, mas a preservação do Mercosul é uma preocupação legítima. É um patrimônio de mais de trinta anos e é parte do patrimônio de paz e prosperidade que criamos e que queremos fortalecer", disse Amorim.

O influente assessor diplomático direto de Lula também comentou a questão do Brics. “Da mesma forma, saudamos o ingresso da Argentina nos Brics, um reconhecimento da importância geopolítica dessa grande nação, que fortalece o poder de negociação de nossa região como um todo”, escreveu Amorim.

Três fontes diplomáticas de Brasília complementaram as declarações do ex-chanceler, convergindo ao dizer que hoje já é feita “uma ginástica” para que o Uruguai não deixe o Mercosul. “Imagine se a Argentina também quiser sair, será complicado”, disse uma delas.

O Brasil exerce a presidência rotativa do bloco sul-americano em meio a tensões abertas com o governo uruguaio, de centro-direita. O presidente uruguaio Luis Alberto Lacalle Pou defende abertamente a flexibilização do Mercosul e pressiona para ser autorizado a fazer acordos comerciais isolados com países como a China.

Além da animosidade com Brics e Mercosul, Milei também retiraria fôlego de iniciativas que o governo Lula tenta retomar, como a Unasul, com os países da América do Sul, e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Em entrevista recente à agência de notícias Bloomberg, perguntado se poderia se aproximar do presidente Lula, Milei respondeu que não.

“Na verdade, eu acho que é preciso eliminar o Mercosul porque é uma união aduaneira defeituosa que prejudica aos argentinos de bem. É um comércio administrado por Estados para favorecer a empresários que tiram vantagem (...). Onde o Estado se mete faz estragos”, disse Milei.

Na mesma entrevista, Milei disse “que não fazemos pacto com comunistas” (em referência à China), mas que o país asiático pode ser sócio do setor privado. “Eu não promoveria a relação nem com China, nem com Cuba, nem com Venezuela, nem com Nicarágua e nem com a Coreia do Norte”.

O Brasil e a China são os principais sócios comerciais da Argentina, enquanto Pequim é também um investidor direto de peso no país.

Nos últimos dias, no entanto, enquanto o economista “mantém seu discurso radical”, como disse um empresário com negócios na Argentina ouvido pela reportagem, seus assessores tentam amenizar suas palavras à medida que aumentam suas chances de chegar à Casa Rosada.

A economista Diana Mondino, apontada como provável ministra das Relações Exteriores em um eventual governo Milei, disse a interlocutores brasileiros que não se pretende sair do Mercosul, mas que ele seja reformulado e que a relação com o Brasil seria pragmática e entre as prioridades da suposta administração.

“Na hora que ele sentar lá, na cadeira presidencial, caso seja eleito, verá que não poderá se desvencilhar do Brasil. O Brasil é o principal parceiro da Argentina. Ele não pode brigar com o Brasil, como tem sugerido”, disse um outro assessor de Lula, sob a condição do anonimato.

“Bofetada”
Seja como for, o professor de Relações Internacionais da Universidade Torcuato Di Tella, Juan Gabriel Tokatlian, disse à reportagem que caso Milei seja eleito e não confirme a adesão da Argentina ao Brics será “uma bofetada no presidente Lula”.

“E é preciso lembrar que o Brasil foi, é e será o sócio estratégico da Argentina”, disse Tokatlian. Para ele, pelo menos num primeiro momento, os dois países poderiam viver uma reedição do que foi a relação “azeda” entre Bolsonaro e Alberto Fernández - mas na mão inversa e no campo ideológico e das declarações.

As referências de Milei a ‘socialistas’ e ‘comunistas’ e ao suposto giro para privilegiar Estados Unidos e Israel na política externa levaram analistas argentinos a recordarem a estratégia do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Milei busca construir uma semelhança com Bolsonaro. Não que seja Bolsonaro, mas ele tenta construir essa semelhança”, disse o analista político argentino Raúl Timerman, do Grupo de Opinião Pública (GOP).

Timerman e Tokatlian, da Universidade Torcuarto Di Tella, de Buenos Aires, observaram que é preciso “ficar atento também” ao papel que os setores de segurança pública, inteligência e Defesa (Forças Armadas) teriam em um eventual governo Milei – outra área em que ele poderia buscar ter associação com Bolsonaro, já que sua candidata a vice-presidente, Victoria Villarruel, não repudia os militares que atuaram na ditadura, questiona as políticas de direitos humanos e condena “os grupos guerrilheiros armados” naquele período.

“Pela primeira vez temos uma pessoa na chapa presidencial que é tolerante com as ditaduras e que tem uma visão ideologizada sobre os direitos humanos. A vice-presidente (de Milei) quer reforçar o papel das Forças Armadas no combate ao narcotráfico. É preciso estar atento, acompanhar isso”, disse Tokatlian.

Uma fonte do governo Lula em Brasília aponta diferenças “abismais” entre o contexto brasileiro e o argentino e entre Bolsonaro e Milei. As diferenças não descartam, porém, que uma vitória de Milei seja um terremoto para o sistema político argentino. Daí que não só o impacto externo como também as consequências das medidas internas de um futuro governo Milei estão no horizonte de preocupação da administração brasileira, diz uma fonte.

Lula e Massa

Milei, à frente de um pequeno e novo movimento, disputará o primeiro turno da eleição presidencial em 22 de outubro com o ministro da Economia e candidato Sergio Massa, da União pela Pátria (peronismo/kircherismo), de vertente de centro-esquerda, e com a ex-ministra de Segurança do governo Macri, Patricia Bullrich, da coalizão Juntos pela Mudança (Juntos por el Cambio), tradicional oposição ao peronismo e que integrou o governo Mauricio Macri. Outros candidatos estão na corrida à Casa Rosada, mas Milei, Bullrich e Massa são os que teriam mais chances de ser eleitos, de acordo com os resultados oficiais das primárias.

As pesquisas mais recentes, realizadas após as primárias, apontam o crescimento de Milei, com cerca de 32% a 35% das intenções de voto, Massa com cerca de 25% a 26%, e Bullrich com 20,9% e 23%, nos levantamentos das consultorias políticas Analogías e da Opinaia. No entanto, como os levantamentos não previram a possibilidade de Milei como favorito nas primárias, existe cautela em torno das previsões. Os resultados oficiais das primárias deram Milei à frente, mas com pouca diferença para Massa e Bullrich.

Nesta reta final de campanha, o governo Lula tem feito acenos ao governismo de Massa e rebate os questionamentos sobre suposta intervenção na política interna do vizinho.

Na segunda-feira (28/8), em Brasília, o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, receberam Massa para falar de acordos comerciais e investimentos brasileiros. Ato seguido, a imprensa argentina deu destaque a declarações atribuídas ao presidente brasileiro sobre Milei. “Está mais louquinho que Bolsonaro”, teria dito Lula, segundo o jornal Página 12, de Buenos Aires, citando assessores de Massa que o acompanharam na reunião com o presidente brasileiro.

As supostas declarações de Lula ganharam destaque também nas emissoras de televisão local, como na América TV, por exemplo, e a foto de Massa com o presidente brasileiro ilustrou o comunicado à imprensa sobre a reunião distribuído pelo Ministério da Economia argentino.

Uma fonte do governo brasileiro evitou confirmar as declarações de Lula. “Observe que o presidente Lula não fez declarações públicas (como as atribuídas a ele na Argentina). Ele pode ter suas preferências, mas o governo brasileiro terá relação com qualquer um dos candidatos que chegue a ser eleito”, disse o alto funcionário.

Preocupação Regional
Além da política externa, as possíveis medidas no âmbito interno em um eventual governo Milei também têm sido acompanhadas não só pela gestão Lula como por governos e políticos da região, além de empresários e analistas.

Entre os planos já ventilados por Milei estão o fim do Banco Central (que seria “dinamitado”), a eliminação de programas sociais, mudanças radicais na legislação trabalhista e nas áreas de saúde e de educação públicas, que deixariam de ser custeadas pelo Estado. O economista propõe um ajuste ainda maior do que o que é hoje exigido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) à Argentina e nega que exista uma crise climática.

“Não é que Milei seja de direita, ele é louco”, disse o ex-presidente José ‘Pepe’ Mujica, um referente para a esquerda da região, à imprensa uruguaia. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também de esquerda, disse à imprensa colombiana que as declarações de Milei eram similares às de Hitler. Milei reagiu dizendo que “os socialistas não me surpreendem e são parte da decadência”.

Os sinais de alerta não vem só à esquerda. A consultoria de risco global Eurasia Group escreveu aos clientes no mês passado: "Milei não tem um plano claro para atingir seus objetivos, e sua provável futura presidência vai ser altamente disruptiva".

A Argentina é um país com ampla e forte estrutura sindical e de movimentos sociais e a preocupação, em relação aos efeitos internos, é sobre qual seria a reação caso os chamados direitos adquiridos sejam afetados pelo próximo governo. Perguntados se os planos internos de Milei geram inquietação, fontes do governo brasileiro disseram, sem entrar em detalhes: “É uma decisão dos argentinos, mas as declarações dele são preocupantes”.

Um diretor executivo de uma empresa com negócios no Brasil e na Argentina e que está baseado em Buenos Aires disse que no meio empresarial existe preocupação sobre as “medidas radicais” de Milei.

“Nós entendemos que, com a crise atual, o que as pessoas querem é esse discurso radical. E, em geral, os empresários ficam satisfeitos quando um político diz que a presença do Estado será mínima ou inexistente”, disse o empresário.

“Mas Milei nos gera preocupação. O que ele planeja fazer, como a reforma trabalhista, precisa de apoio do Congresso. Hoje ele não tem esse apoio. E como ele faria diante da resistência dos sindicatos e movimentos sociais? E nosso temor é que as medidas econômicas que ele tente aplicar provoquem ainda mais inflação, ou hiperinflação”, seguiu.

Segundo dados oficiais, nos últimos doze meses, entre julho do ano passado e julho deste ano, a inflação argentina foi de 113,4%. No âmbito empresarial, contou uma fonte da Bolsa de Comercio de Buenos Aires, a preferência seria por Bullrich, “que é pró-mercado, mas não radical como Milei”.

Após as eleições primárias, a situação econômica ficou ainda mais turbulenta. O governo desvalorizou o peso em quase 20%, o dólar paralelo disparou e a expectativa é que a inflação de agosto possa chegar aos dois dígitos, de acordo com economistas.

“Se Milei colocar em prática o que diz, como a reforma trabalhista e a privatização da saúde e da educação, haverá conflitos. E devemos notar que ele não contaria com votos do Congresso Nacional”, disse o analista Timerman.

Neste caso, a preocupação, segue o analista, também é sobre como o setor de segurança poderia reagir diante dos possíveis protestos e manifestações – que costumam fazer parte da Argentina.

Fonte: BBC News.

Família de Faustão se une a Governo Lula pela doação de órgãos e surpreende a todos com decisão.


A família de Faustão está à frente de uma nova campanha do Ministério da Saúde para conscientização da doação de órgãos no Brasil. A peça está nas redes sociais desde a manhã deste domingo (3).

Com a hashtag Setembro Verde, o vídeo no perfil do Instagram da pasta do Governo Lula mostra a esposa do apresentador, a produtora Luciana Cardoso, e os filhos João Guilherme Silva, Rodrigo e Lara.

Todos falam da experiência do pai no transplante de coração. A cirurgia de Fausto Silva ocorreu no último domingo (27), durou 2 horas e 30 minutos e foi considerada um sucesso pela equipe médica do Hospital Albert Einstein.

No vídeo, a família diz que estão em campanha para mudar a visão do Brasil sobre a doação de órgãos. "Os órgãos não vão para o céu. Eles têm uma segunda missão na Terra, que é ajudar a quem precisa", afirma João Guilherme.

A peça argumenta que "a esperança de uma segunda chance depende de você" e pede que o público "deixe explícita sua vontade de ser um doador", pois "assim você pode salvar a vida de quem precisa".

Faustão segue em recuperação após transplante
Desde o último domingo, o veterano da TV tem dedicado seu tempo para a recuperação pós-cirurgia. Após 72 horas do transplante, o time de médicos deu a Faustão a liberação para o início da fisioterapia.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o famoso fez questão de agradecer a família do doador, um jogador de futebol do litoral de São Paulo.

Fonte: Portal Terra.

Morre José Gregori, ex-ministro da Justiça e secretário de Direitos Humanos no governo FHC.


Morreu neste domingo, 3, o ex-ministro da Justiça José Gregori, em São Paulo. Ele ocupou o cargo entre 2000 e 2001, na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Também foi Secretário Nacional dos Direitos Humanos. Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês havia dois meses em decorrência de uma pneumonia.

O presidente do PSDB em São Paulo, deputado Marco Vinholi, prestou homenagem em nome do partido. “Uma das mais importantes referências da luta pelos direitos humanos e pelo estado democrático de direito no Brasil.”

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, lembrou do legado de Gregori para a democracia brasileira: “Um homem fabuloso, que dedicou a vida toda ao povo brasileiro. Foi ministro dos Direitos Humanos. Sempre teve lado na defesa da democracia brasileira”.

José Gregori deixa três filhas, quatro netos e dois bisnetos.

Fonte: Agência Estado.

Gilmar Mendes: Luta pela implementação de direitos humanos perde um dos maiores defensores.


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou na noite deste domingo, 3, pelas redes sociais sobre a morte do ex-ministro José Gregori. “A luta pela implementação dos direitos humanos em nosso país perde, hoje, um de seus maiores defensores, o ex-Ministro da Justiça José Gregori. Descanse em paz, caro amigo, com a certeza de que seu exemplo inspirará muitos outros”, postou Gilmar Mendes.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também lamentou a morte de Gregori, afirmando ser uma “grande perda para a democracia”. “Nunca titubeou na defesa da Democracia. Comigo, sempre um grande parceiro pra melhoria da gestão hospitalar e da filantropia”, escreveu Padilha nas redes sociais.

José Gregori morreu neste domingo, aos 92 anos, no Hospital Sírio-Libanês, onde estava internado há dois meses em decorrência de uma pneumonia.

Fonte: Agência Estado.