Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

07/09/2023 *--* DIA DA INDEPENDÊNCIA - DEUS É FIEL!!!

     Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

7 de setembro –saiba tudo sobre o Dia da Independência do Brasil

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que d. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades.

Acesse também: Entenda o funcionamento da cerimônia de posse de um presidente no Brasil

História


A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, d. Pedro (futuro d. Pedro I) proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade 

de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.


Quais foram as causas da independência?


A independência foi resultado de um processo de desgaste nas relações entre os colonos brasileiros, sobretudo da elite, com Portugal. Isso teve relação direta com a Revolução Liberal do Porto de 1820, mas podemos considerar que tudo começou com a transferência da família real portuguesa para o Brasil, em 1808.

A transferência da família real foi uma consequência da Era Napoleônica e motivada pela invasão de Portugal pelas tropas francesas. A mudança da família real portuguesa para o Rio de Janeiro foi, portanto, uma fuga. Após se instalar no Rio de Janeiro, foi iniciado o que ficou conhecido como Período Joanino.

Esse nome faz referência a d. João VI, regente que esteve à frente de Portugal e só se tornou rei português a partir de 1816. Aqui no Brasil, d. João VI realizou uma série de medidas que contribuiu para a modernização do Brasil, promovendo desenvolvimento econômico e florescimento cultural e artístico.

Duas medidas de destaque foram a abertura dos portos, em 1808, e a elevação do Brasil à condição de reino, em 1815. Com essa última medida, o Brasil deixou de ser uma colônia e tornou-se parte do reino português. Essa situação, no entanto, desagradava a muitos em Portugal. Assim, em 1820, estourou a citada Revolução Liberal do Porto.

Essa revolução mobilizou a elite de Portugal pelo desejo de reformas no país, que incluíam o retorno do rei para Lisboa. O ponto de partida para o processo de independência do Brasil foi, portanto, a intenção da Corte portuguesa (instituição à frente dessa revolução em Portugal) de revogar todas as medidas tomadas por d. João VI durante o Período Joanino.


Processo de independência do Brasil


Foi por causa da possibilidade de recolonização do Brasil que o nosso processo de independência iniciou-se. A elite econômica do país – nesse caso, a elite do Sudeste – não aceitava essa possibilidade porque afetaria seus interesses econômicos. Negociações estenderam-se durante 1820 e 1821, mas, a partir de 1822, o sentimento separatista começou a ganhar força.

Quem encabeçou a independência do Brasil foi o príncipe regente d. Pedro. À medida que a situação foi tornando-se irreconciliável, o príncipe foi convencido a liderar o processo de independência do Brasil. Em 7 de setembro de 1822, a situação mostrou-se insustentável, e o regente declarou a independência.

É importante dizer que o nosso processo de independência não foi pacífico, uma vez que houve resistência, o que resultou em batalhas em locais como Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai). As tropas ditas “brasileiras” venceram e conseguiram subjugar os movimentos de resistência.

Portugal acabou reconhecendo nossa independência em 1824, depois que os ingleses mediaram um acordo entre brasileiros e portugueses. O Brasil, como nação independente, organizou-se como uma monarquia e d. Pedro foi aclamado e coroado como imperador do Brasil. Assim, a partir de 1822, ele começou a ser de d. Pedro I.

Caso queira saber mais sobre todo o processo de independência do Brasil, sugerimos a leitura dos seguintes textos: Independência do Brasil e Guerras de Independência.


Feriado


O 7 de setembro é um dia extremamente importante para a nossa história. A memória coletiva em nosso país consolidou essa data como o dia em que d. Pedro realizou o grito da nossa independência, sendo esse acontecimento um marco de fundação de nosso país. Apesar disso, os historiadores atualmente não têm certeza se d. Pedro realizou, de fato, o Grito do Ipiranga.

Sendo considerado um dos marcos fundadores, a data é entendida como um momento importante para a memória coletiva do brasileiro e, por isso, deve ser celebrada. A importância da data é facilmente identificada pelo fato de que ela é um feriado nacional e é um dos três feriados que comemoram acontecimentos marcantes da história brasileira (os outros são o Dia de Tiradentes e o Dia da Proclamação da República).

O 7 de setembro só foi transformado em feriado nacional durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, o primeiro presidente do Brasil após a ditadura de Vargas. Essa lei decretou a existência de sete feriados no calendário brasileiro e foi reforçada e modificada por uma lei assinada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.


As duas leis foram as seguintes:


Lei nº 662, de 6 de abril de 1949;

Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.


As comemorações da independência no Brasil acontecem sobretudo nas grandes cidades do Brasil e são marcadas por desfiles realizados pelo Exército brasileiro. Na capital, Brasília, são realizados desfiles de membros das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), assim como acontecem desfiles de bandas e até de veteranos da Força Expedicionária Brasileira, que lutou na Segunda Guerra.

Esquadrilha da Fumaça, destacamento da Aeronáutica famoso por realizar exibições acrobáticas com aviões, faz exibições na capital. As comemorações de 7 de setembro são tão expressivas que, em 2018, por exemplo, cerca de 30 mil pessoas assistiram aos desfiles em São Paulo e Campo Grande, e 10 mil, em Florianópolis.

Fonte: Brasil Escola por Daniel Neves Graduado em História.


Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Loja no centro de Santa Maria do Oeste é furtada em plena luz do dia.

No dia 06 de setembro de 2023, por volta das 18h00min, compareceu neste  Destacamento Policial o Sr. de 46 anos, o qual passou a relatar que é proprietário da  empresa Clinica do Celular e que na data de ontem por volta das 15hrs, três indivíduos  estiveram em seu comércio, que um dos elementos é conhecido e teria pedido para ir ao  banheiro o qual fica próximo a área de manutenção de aparelhos celulares e que logo após  o possível uso do sanitário, os três saíram da loja. Relatou a vítima que na data de hoje foi  perceber que dois aparelhos celulares que estavam na área de manutenção teriam sido  subtraídos e que ninguém mais teria adentrado ao referido espaço a não ser a pessoa o  rapaz que foi ao banheiro. Informou à vítima que os aparelhos seriam dois celulares  Samsung, sendo um J7 Prime e outro A30, ambos na cor preta, aparelhos esses de clientes  da loja. Diante do fato o Sr. foi orientado quanto às medidas a serem tomadas.

Fonte: Polícia Militar.

Propriedade do distrito de São José em Santa Maria do Oeste é furtada.

No dia 06 de setembro de 2023, por volta das 09h30min, compareceu ao  Destacamento Policial o Sr. x, relatando que nesta madrugada foram furtados de sua  propriedade na Localidade São José, uma roçadeira marca vulcan 43 cilindradas, uma caixa  de ferramentas diversas no valor aproximado de dois mil reais. Diante dos fatos foi  orientado quanto às providências cabíveis. 

Fonte: Polícia Militar.

Indivíduo chama a PM de Manoel Ribas, após escutar barulho no telhado e encontrar munição de pistola 9mm no chão de sua cozinha.

 No dia 06 de setembro de 2023, por volta das 21h00min, à equipe  foi solicitada pela pessoa de X, o qual relatou que escutou um barulho no telhado no cômodo da cozinha, ao verificar notou que no forro de madeira havia um furo e visualizou que no chão estava um projétil, aparentemente 9 mm, sendo que caiu em lugar em que se estivesse alguém lavando a louça no momento, cairia bem em cima da cabeça. No local foi constatado o fato, sendo  apreendido o projétil e a ocorrência repassada para Polícia Civil de Manoel  Ribas.

Fonte: Polícia Militar.

Após ser xingada e ter portas da casa danificada Mulher resolve representar contra marido por violência doméstica em Boa Ventura de São Roque.

No dia 06 de setembro de 2023, por volta das 14h20min, compareceu neste  Destacamento a Sra. de 46 anos, a qual relatou que seu esposo, danificou três portas da  sua residência e proferiu palavras de baixo calão a mesma (biscate, vagabunda) e que a  mesma tem problemas de saúde e não é a primeira vez que seu esposo prática tal atitude. Sendo assim, demonstrou desejo em representação contra seu esposo. Diante dos fatos  relatados, foi deslocado até a residência da vítima, porém, seu esposo não estava. A equipe  orientou a solicitante quanto aos demais procedimentos legais ao fato. 

Fonte: Polícia Militar.

Adolescente desloca joelho durante ensaio em igreja.

Uma equipe do Siate foi mobilizada para prestar atendimento a uma pessoa ferida em uma igreja na Rua Machado de Assis esquina com a Rua Pedro Ivo no Centro de Cascavel na noite desta quarta-feira (06).


A equipe prestou atendimentos a uma adolescente de 17 anos que teria deslocado o joelho durante um ensaio.


Ela foi avaliada no local e encaminhada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Veneza onde receberia o tratamento adequado.

Fonte: CGN.

Caminhão com toras tomba e causa acidente na BR 277 em Cascavel.

Caminhão, bitrem e carro se envolveram em acidente de trânsito, no quilômetro 556,2 da BR 277 em Cascavel.


Segundo a PRF, o caminhão com toras, seguia sentido Cascavel, quando perdeu o controle na curva e as toras caíram sobre pista, o bitrem que viajava na direção de Curitiba desviou, saiu da rodovia e foi parar numa lavoura. O terceiro veículo envolvido é um carro de passeio, modelo Versa, que estava atrás do bitrem, o motorista atingiu as toras que caíram na BR 277.


As madeiras foram removidas da pista por motoristas, passageiros e pessoas que trabalham na colheita ao lado.


Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O fluxo de veículos flui normalmente. Até o momento não foi confirmado o motivo da queda das toras de madeira.

Fonte: Catve.com.

Batida traseira entre picapes deixa trânsito complicado na BR 163.


Forte batida envolvendo duas picapes foi registrada no quilômetro 210 da BR 163, no Contorno Oeste, em Cascavel, no início da noite de quarta-feira (6).

Conforme informado à reportagem, a Fiat Toro seguia na rodovia, quando foi atingida na traseira pela Fiat Strada que seguia no mesmo sentido.

Na Toro estavam pai e filha que não sofreram ferimentos. Na Strada estava apenas o motorista, de 55 anos, que não se feriu e recusou atendimentos.

Devido ao acidente o fluxo de veículos foi canalizado em uma pista. O trecho foi sinalizado para evitar acidentes.

Equipes do Corpo de Bombeiros e PRF (Polícia Rodoviária Federal) foram mobilizadas para atendimento da ocorrência.

Fonte: Catve.com



Carro e caminhão batem na BR 277. Assista ao vídeo:


O acidente de trânsito aconteceu na BR 277 no trevo para acessar Santa Tereza do Oeste, cidade que fica a 19 km de Cascavel.

A batida envolveu o carro Citröen C4 e o caminhão Volkswagen Constellation, durante a tarde desta quarta-feira (6).

O automóvel ficou bastante danificado, peças se soltaram, vidros quebraram e lataria amassou. A lateral direita do veículo de carga também estragou. Apesar do susto e dos danos, ninguém ficou ferido.

Fonte: Catve.com

Motociclista fica ferido em acidente na rodovia BR-467.


Socorristas do Siate foram acionados para atenderem um acidente de trânsito na Rod BR-467, no Bairro Canadá, em Cascavel na noite desta quarta-feira (06).

No local um homem de 31 anos que estava em uma Honda Biz ficou ferido ao se envolver em um acidente de trânsito com um Fiat Uno.

O rapaz foi atendido com contusões no dedo da mão esquerda e joelho esquerdo e foi encaminhado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Brasília onde seria reavaliado e medicado.

Um caminhão ABTR (Auto Bomba Tanque e Resgate) foi mobilizado para prestar apoio ao atendimento por se tratar de uma rodovia.

Fonte: CGN.



Governador nomeia advogada Luciana Carneiro de Lara para vaga do TJPR.


O governador Carlos Massa Ratinho Junior nomeou nesta quarta-feira (6) a advogada Luciana Carneiro de Lara para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

Luciana foi indicada na lista tríplice da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do Paraná (OAB/PR) para a vaga do quinto constitucional do Poder Judiciário, que prevê que 20% das vagas dos tribunais brasileiros sejam formadas por membros do Ministério Público e da advocacia.

Com 106 votos, ela liderou a votação da lista tríplice, também composta pelos advogados Alexandre Correa Nasser de Melo e Helena de Toledo Coelho. Pela Constituição, cabe ao chefe do Executivo escolher um dos nomes indicados. A advogada vai ocupar a vaga deixada pela desembargadora Regina Afonso Portes e é a segunda mulher indicada por Ratinho Junior para o quadro de desembargadores do TJPR.

Formada em Direito pela PUCPR em 2004, Luciana Carneiro de Lara é pós-graduada em Direito Processual Civil, em Direito Civil e Empresarial e mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela mesma universidade. Tem atuação na área contenciosa e de arbitragem, foi professora de Direito Civil na Unicuritiba e tem experiência nas áreas de Direito Civil, Societário e Processual Civil.

Na OAB/PR, Luciana foi diretora da Caixa de Assistência dos Advogados e coordenadora da Caixa de Assistência dos Advogados. Também integrou a Comissão de Direito Processual Civil e a 3ª Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional.

Fonte: AEN-PR.

Em pronunciamento, Lula defende democracia e união do país.


Em pronunciamento alusivo ao Dia da Independência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou em defesa da democracia, da soberania e da união nacional. O discurso foi veiculado em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite desta quarta-feira (6), véspera da data, celebrada

 amanhã (7), quando Lula participará do tradicional desfile cívico na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Em seguida, ele enumerou dados positivos da economia, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas do país), aumento real do salário mínimo, geração de empregos com carteira assinada, aumentos salariais, renegociação de dívidas

 e melhora no preço dos alimentos.

Democracia
Ao falar sobre democracia, Lula afirmou que ela é a base para a realização das conquistas sociais. Ele defendeu as medidas adotadas pelo governo para ampliar a participação social na discussão de políticas públicas.

“Democracia é o direito de participar das discussões que impactam as vidas das pessoas. Por isso, nós criamos os conselhos sociais e trouxemos de volta as conferências nacionais, para que a sociedade nos ajude a desenhar as políticas públicas. Por isso, nós fizemos o Plano Plurianual mais Participativo da história, para traçar as principais metas do governo para os próximos quatro anos. Democracia é não apenas a matéria prima dos nossos sonhos. É também a ferramenta para torná-los realidade”, frisou.

“Por isso, amanhã não será um dia nem de ódio, nem de medo, e sim de união. O dia de lembrarmos que o Brasil é um só. Que sonhamos os mesmos sonhos. Que podemos ter sotaques diferentes, torcer para times diferentes, seguir religiões diferentes, ter preferência por este ou por aquele candidato, mas que somos uma mesma grande nação, um único e extraordinário povo. Em apenas oito meses, recolocamos o Brasil no rumo da democracia, da soberania e da união. Do desenvolvimento econômico com inclusão social”, completou.

Soberania
Em relação à soberania, Lula argumentou que é “mais do que cumprir a importante missão de resguardar nossas fronteiras terrestres e marítimas e nosso espaço aéreo”.

“É também defender nossas empresas estratégicas, nossos bancos públicos, nossas riquezas minerais e fortalecer nossa agricultura e nossa indústria. É preservar a Amazônia e os demais biomas. Nossos rios, nosso mar, nossa biodiversidade. É falar de igual para igual com qualquer país, e se fazer ouvir nos principais fóruns internacionais, seja sobre o enfrentamento da crise climática; a busca pela paz na Terra; o combate à fome e às desigualdades ao redor do mundo; e a luta pelo trabalho decente para todos os seres humanos”, enfatizou.

Lula prosseguiu citando iniciativas para combater as desigualdades de renda, gênero e raça, como o lançamento de um novo programa de combate à fome, e investimentos em infraestrutura, saúde, moradia e educação.

Fonte: Agência Brasil.

Lula indica dois ministros para o Superior Tribunal de Justiça.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou nesta quarta-feira (6) dois desembargadores para ocuparem vagas de ministros do Superior Tribunal Federal (STJ).

Lula indicou para as vagas os desembargadores Teodoro Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), e José Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Os nomes foram escolhidos a partir de uma lista enviada pelo tribunal à Presidência da República.

Os magistrados vão ocupar as vagas abertas pela aposentadoria de Jorge Mussi e o falecimento de Paulo de Tarso Sanseverino.

Para tomarem posse, os novos ministros precisam ser aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pelo plenário da Casa. A data da sabatina ainda será marcada.

Mulheres
Na semana passada, Lula indicou para o STJ a advogada Daniela Teixeira. Caso tenha o nome aprovado pelo Senado, a ministra se tornará a sétima mulher na atual composição, que possui 33 cadeiras.

O STJ é presidido pela ministra Maria Tereza de Assis Moura, indicada em 2006, no primeiro mandato de Lula.

Também fazem parte do tribunal as ministras Regina Helena Costa, última mulher a tomar posse, em 2013, além de Assusete Magalhães, Laurita Vaz, Nancy Andrigui e Isabel Galotti.

Em 1999, a ex-ministra Eliana Calmon e atual ministra Nancy foram as primeiras indicadas para o STJ. No ano seguinte, Ellen Gracie foi a primeira mulher indicada para o Supremo Tribunal Federal.

Fonte: Agência Brasil.