Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

05/12/2023 *--* Deus é Fiel!!!

          Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Pela segunda semana seguida vereadores (as) fazem solicitações e reclamações sobre atendimentos de serviços ao executivo municipal. Assista ao vídeo:

Novamente, pela segunda semana seguida, diversos vereadores e vereadoras da câmara municipal durante a sessão ordinária realizada ontem 04/11/2023, solicitaram requerimentos de estradas ao executivo municipal, O Vereador Aguinaldo pontuou que esteve visitando localidades do interior e viu a necessidades destas estradas rurais serem feitas de modo urgente, uma vez que estamos próximos de se realizar o escoamento da safra de tomate, escoamento leiteiro, e as linhas de transporte escolar da cidade de Santa Maria do Oeste, já o Vereador Alex Damião, solicitou uma demanda antiga sua, um ponto de ônibus na localidade do reservado 1, desabafou ainda o vereador na tribuna, que somente os seus pedidos quem não são atendidos, a população o cobra e o executivo não lhe atende, disse ainda o vereador Alex, [...] "talvez precise fazer uma vaquinha nos grupo ai da cidade, porque só para mim que não faz, meus requerimento nunca é atendido" [...], e pontuou que o executivo já vem prometendo de muito tempo, mas nunca atendeu sua solicitação, ainda em sua fala o Vereador Alex, pontuou sobre a ponte da Rua Pedro Eurich, aonde segundo o vereador foi feito calçamento recentemente e a Rua ficou mais alta e a ponte mais baixa, aonde diversos moradores locais estão tendo problemas com o local e até "arrancando os protetores de cárter dos carros" disse Alex, que para encerrar sua fala na câmara municipal, cobrou o secretário de urbanismo, pois com as fortes chuvas, o vereador comprou do seu bolso diversas manilhas para melhoria do bairro Pontarollo, mas precisa que as máquinas façam alguns serviços, pois os bueiros não funcionam, disse ainda o vereador " Se for preciso comprar as manilhas de volta eu compro, mas gostaria que a maquina fosse lá para resolver o problema, pois ta horrível, ta feio as valeta lá" disse o vereador que é cobrado e ele repassa os pedidos mas nunca é feito, Alex relatou um ocorrido desta semana,dizendo que nunca consegue agendar um carro da promoção social para a população, e que tem levado pessoas com seu carro particular e arcado com custos de viagens do seu bolso, pois mesmo o município renovando a frota municipal e tendo diversos carros o Vereador Alex nunca consegue um carro público para beneficio do povo, assim encerrando sua fala.

Mas as reclamações dos vereadores não pararam por ai, pois logo após a fala do Vereador Alex a Vereadora Mariely Pereira, a qual pertencente a base do governo do Prefeito Oscar, fez o uso da palavra para pontuar que as Ruas Agenor de Oliveira, com a esquina da Rua Joaquim Monteiro, sendo estas as Ruas da área central da cidade que não possui asfalto, lembrou então a vereadora o prefeito, que aquela rua esta no cronograma de obras, e junto delas esta o estacionamento para a Rua Colégio o qual sera feito, disse a vereadora que o Prefeito poderia aproveitar este período de férias letivas dos alunos para executas as obras, e este seria um bom momento, Mariely também, cobrou durante a sua fala que a equipe do urbanismo municipal faça um reparo no parquinho, pois nas férias agora é o período que as crianças vão utilizar mais este parquinho, pois a areia local já esta suja e cachorros utilizam daquela areia, que aquela área não possui um cercado estando bem feio, assim neste fim de ano que o executivo possa repor a areia ou realizar a limpeza da mesma, para que as crianças possam utilizar ali.

O Vereador e Presidente da Câmara Tiago Variza, também fez o uso da palavra, e disse que foi cobrado pois na entrada do Distrito de São José, foi feito uma licitação de serviço e não saiu, segundo o vereador, que ainda relatou que pelo que se indica indivíduos furtaram a placa da obra, pois a obra já tem problemas na sua execução e alguém achou uma maneira de obter lenha fácil e levaram a placa da obra embora, pontuou o Vereado Tiago que a ordem de serviço foi assinada dia 02 de outubro de 2023 tendo o ente municipal até o dia 02 de fevereiro de 2024 para concluir a obra, disse o vereador que até foi começado os serviços, mas por conta da chuva não foram concluídos, mas já há uma previsão para os serviços serem retomados no próximo dia 10, contudo contou que a a obra do chapéu do sol também teve sua placa furtada durante um intervalo da obra e em tom de descontração foi encerrado o expediente do plenário do legislativo municipal.

O Blog do Beto de notícias, fica na espera e torcendo para que o executivo possa realizar todos os pedidos dos vereadores, e em especial do Vereador Alex Damião o qual esta esperando pelos atendimentos a muito tempo, no mais desejamos boa sorte aos vereadores em mais esta semana de trabalhos, ficando aqui registrado novamente as reclamações e solicitações do senhores ao executivo municipal!

Fonte: Redação do Blog do Beto.

Homem encontra pedaços de boi que foi furtado de sua propriedade em Santa Maria do Oeste.

Às 10h10min, compareceu ao Destacamento Policial um homem, 71 anos,  relatando que, em data de 03/12/2023 por volta das 09 horas da manhã, quando vistoriava  o gado no pasto, deu falta de um boi de aproximadamente dez arrobas, e ao procurar no  pasto localizou a cabeça o couro e os pés do animal, que foi morto e a carne furtada, na cabeça havia marca de ferimento por arma de fogo, diante do relato foi orientado quanto às demais providências. 


Fonte: Polícia Militar.

Indivíduos tentam forçar fechadura de casa em Nova Tebas e dona de casa os coloca para correr.

Por volta das 22h:50min do dia 4 de dezembro de 2023 a Equipe foi acionada pela  vítima a qual passou a relatar que indivíduos forçaram a porta da frente de sua casa para  tentar entrar na residência, que a solicitante acordou e um dos indivíduos foi até a porta dos  fundos e forçou a fechadura, momento em que seu filho segurou a fechadura e o indivíduo  correu para o mato, segundo informação da senhora solicitante ambos estavam de capuz na  cabeça e não foi possível fazer o reconhecimento. Após finalizar as buscas a equipe  confeccionou o boletim de ocorrência e orientou a vítima.

Fonte: Polícia Militar.

Adolescente de 13 anos é morta a pauladas após se negar a ter relação com agressor.

Uma adolescente de 13 anos, foi morta a pauladas e teve o crânio esmagado por negar ter relação sexual com um homem no Piauí. A jovem foi assassinada com golpes na cabeça, com um tronco de madeira de 20 kg, na zona rural de Avelino Lopes, 790 km ao Sul de Teresina.


O suspeito foi identificado como Egnaldo da Silva, de 26 anos. Em depoimento à polícia, ele negou que teria tentado estuprar a vítima.


“Ele negou a tentativa de estupro e falou que matou a vítima após ela lhe chamar de corno, mas sabemos que essa não foi a motivação. Acreditamos que a adolescente recusou ter relações sexuais com o suspeito, que esmagou o crânio da vítima com um tronco de 20 quilos”, informou o delegado responsável pelo caso, César Gomes.


O homem foi preso em flagrante no domingo (3) e teve a prisão preventiva decretada nesta segunda-feira (4) durante audiência de custódia. Ele será encaminhado para o presídio de Bom Jesus.


Suspeito atraiu jovem para o local do crime por mensagem

Conforme a publicação, Egnaldo da Silva é padrasto de uma amiga da vítima, de 14 anos, que também foi levada para a barragem. A suspeita é de que ele tinha a intenção de estuprar as duas adolescentes.


O delegado afirmou que o suspeito teria atraído as jovens para o local do crime por meio de um aplicativo de mensagens, prometendo que daria um celular a elas.


“Chegando lá, elas foram agarradas pelos braços, mas a enteada do suspeito conseguiu se desvencilhar e fugir. Em posse da outra adolescente, o autuado tentou implementar um estupro, sem sucesso. Ato contínuo, se valendo de um tronco de árvore, desferiu vários golpes no rosto da adolescente, causando a sua morte”, afirmou.


Apesar de não haver indícios de violência sexual contra a vítima, o delegado informou que Egnaldo da Silva vai responder pelo crime de estupro e homicídio qualificado.

Fonte: Diário do Nordeste.

Grande reinauguração do SUPERPÃO COMPRE MAIS PITANGA, não perca será nesta Quarta 06/12/2023.

Homem leva duas facadas durante jogo de truco no Paraná.

Um homem foi encaminhado para o hospital municipal de Palotina na tarde de hoje, segunda-feira (04).


Segundo relato da Polícia Militar, dois indivíduos em situação de rua discutiram na rodoviária municipal e um veio a deferir dois golpes de faca.


Quando a PM chegou, a vítima encontrava-se sentado, consciente, porém com sinais de embriaguez, estava aparentemente com duas perfurações na região abdominal.


Ao ser indagado sobre o que houve, a vítima afirmou ter discutido com o autor sobre desavenças a respeito de um jogo de “truco”, no momento em que sofreu o ataque.


O indivíduo evadiu-se do local, deixando cair um aparelho celular.

Fonte: Portal Palotina.

Natal cancelado! “Papai Noel” que havia fugido da cadeia é preso pela PM.

Dezembro mal começou e um homem fantasiado de Papai Noel foi preso em Santos (SP), pela Polícia Militar. Segundo os PMs, o sujeito com disfarce de “bom velhinho”, comum nesta época do ano, estava foragido desde 2018 da Penitenciária de Guareí, no interior de São Paulo, onde cumpria pena por latrocínio — roubou e matou uma pessoa.


A abordagem foi filmada pelas câmeras corporais dos PMs envolvidos na ocorrência da Baixada Santista. As imagens mostram o “Papai Noel” caminhando com fantasia típica pela Vila Matias, na cidade litorânea, quando é abordado pelos policiais.


Segundo os PMs, o criminoso demonstrou nervosismo. As imagens mostram os policiais descendo da viatura, em uma esquina onde há um bar.


No vídeo, o foragido fantasiado como a figura típica do Natal, querida e aguardada com ansiedade pelas crianças, levanta as mãos e as coloca na parede, sem esboçar qualquer reação.


Durante a revista, os policiais encontraram uma bolsa com o “Papai Noel” de Santos. Dentro dela, nada de presentes para os pequenos. Havia R$ 411,40 em dinheiro vivo e também uma faca.


O homem foi levado ao 7º Distrito Policial de Santos, onde foi colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Metrópoles.

Sua maquina de lavar estragou? Seu freezer parou? Sua geladeira pifou?Seu ar condicionado precisa daquela manutenção? Nós temos a solução chame o Belardo Refrigerações.


Na cidade de Santa Maria do Oeste, e em toda região central do Estado do Paraná, as pessoas o conhecem, e o Blog do Beto indica esta empresa por ser referência de um serviço de qualidade, e com preço que cabe no seu bolso.

Seu freezer estragou? A geladeira parou? Precisa instalar um Ar condicionado novo ou dar aquela manutenção no antigo? Sua maquina de lavar pifou? Chame a equipe da Belardo Refrigerações, este resolve os seus problemas para você, de modo rápido e o melhor com bom atendimento, qualidade e preço justo, que cabe ao seu bolso!!!

LIGUE JÁ: (42) 99818-4239





Tratorista morre ao sofrer mal súbito em propriedade do PR.


Na manhã desta segunda-feira,04, por volta das 09h50, um tratorista perdeu a vida ao sofrer um mal súbito, na localidade de Gramado, na cidade de Piên/PR.

Segundo informações, o homem de 42 anos que trabalhava em um reflorestamento para a empresa Famossul, teria passado mal no momento em que trabalhava com o trator que acabou tombando.

Equipe do Corpo de bombeiros foram acionados para atender a ocorrência e no local constataram o óbito da vítima, que na apresentava ferimentos. A vítima era natural de Rio Negro PR. Seu Corpo foi encaminho ao IML de Curitiba PR.

Fonte: Portal São Bento.

Homem morre nesta segunda-feira em acidente envolvendo seis veículos. Veja a foto:


Na manhã desta segunda-feira (04), um acidente complexo na rodovia PR-182, km 323,30, resultou em uma vítima fatal e deixou outras pessoas feridas. O sinistro envolveu seis veículos e ocorreu por volta das 07h10.

O condutor do veículo VW Gol, identificado como Victor H.M.D.V, de 36 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. Seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Toledo.

Os demais veículos envolvidos no acidente foram um caminhão Volvo FH 540, sem ferimentos, conduzido por um homem de 40 anos, um Volvo FH 440, sem ferimentos, conduzido por um homem de, 60 anos, um Volvo FH520, conduzido por um homem de, 50 anos, que apresentou índice de 00,33mg no teste etilométrico, sendo autuado pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), um MB Atego 2.426, sem ferimentos, conduzido por um homem de, 53 anos e uma Fiat Toro, conduzido por uma mulher de, 52 anos, com ferimentos, encaminhada ao Hospital Bom Jesus de Toledo.

De acordo com relatos e dados coletados no local, o veículo VW Gol trafegava no sentido Toledo a Palotina e colidiu longitudinalmente com os veículos Volvo FH540 e Volvo FH440, que seguiam na mesma direção. Em seguida, o VW Gol chocou-se com os veículos Volvo FH520 e MB Atego e, por fim, colidiu frontalmente com a Fiat Toro, que se deslocava em sentido oposto.

O condutor da FH520, além de ser autuado por embriaguez ao volante, não apresentou ferimentos. As demais pessoas envolvidas no acidente foram avaliadas no local, com destaque para a condutora da Fiat Toro, que foi encaminhada para atendimento médico.

Equipes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) estiveram no local para a tomada dos procedimentos cabíveis a situação, e o trânsito na região foi afetado durante os trabalhos de resgate e perícia. 

Fonte: Toledo News.

Mulher sofre ferimentos graves após acidente na PR-493.


Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das 20 horas, na rodovia PR- 493, trecho que liga Pato Branco a Bom Sucesso do Sul. A colisão envolveu uma VW/Amarok e um VW/Gol. 

Uma mulher de 28 anos que estava no Gol, ficou encarcerada e teve ferimentos graves. Ela foi retirada do veículo pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao hospital em Pato Branco onde se encontra na UTI. 

Segundo informações, a mulher é de Bom Sucesso do Sul e estava residindo em Pato Branco onde trabalha em uma lanchonete do município. Na Amarok ninguém ficou ferido. 

As causas do acidente não foram informadas. 

Fonte: Pato Branco Alerta.



Grave acidente entre Gol e caminhão tira a vida de jovem na PR-092.


Um jovem de 23 anos morreu em grave acidente na PR-092 em Siqueira Campos, no Norte Pioneiro do Paraná.

A batida envolveu um VW/Gol, com placas de Salto do Itararé/PR, que colidiu frontalmente com um caminhão Volvo/FH, com placas de Vargeão/SC..

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu no km 284. O Gol trafegava no sentido Quatiguá a Siqueira Campos quando colidiu com o caminhão Volvo/FH, que seguia no sentido oposto.

O jovem foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O motorista do caminhão, de 66 anos, teve ferimentos leves. Ele realizou o teste do bafômetro, que deu resultado negativo para ingestão de álcool.

As causas do acidente estão sendo apuradas.

Fonte: Tn Online.

Gol e Tracker ficam bastante danificados em batida na BR-277. Assista Vídeo:


Uma forte batida entre Gol e Tracker foi registrada na tarde desta segunda-feira (04) na BR-277 próximo do Viaduto Olindo Periolo.

Segundo informado no local, o motorista do Gol não é de Cascavel. Ele foi tentar fazer um retorno na rodovia entre o Trevo Cataratas e o Viaduto Olindo Periolo, mas estava seguindo pela BR-277 a Tracker e acabou ocorrendo a batida.

Samu foi acionado para prestar socorros na ocorrência mas ninguém ficou ferido, apenas danos materiais foram registrados.

O trânsito ficou lento no trecho por conta do acidente. Motoristas que passaram pelo local precisaram redobrar a paciência e atenção.

Fonte: Catve.com



Investimentos no Paraná marcam visita de Alckmin.


O Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, acompanhado da esposa, Lu Alckmin, participaram nesta segunda-feira (04) da solenidade alusiva aos 25 anos da Renault do Brasil. O deputado federal, Nelsinho Padovani (União/PR) recepcionou a comitiva do Presidente ao evento da montadora francesa em São José dos Pinhais.

A Renault celebra 25 anos de produção de veículos no Paraná, estima-se que ao longo destes anos, o complexo fabril, sede da montadora no Brasil, já produziu mais de 3,5 milhões de veículos em São José dos Pinhais.

No evento, o Presidente em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou investimentos em novos projetos para o crescimento e desenvolvimento da indústria automobilística do país. Para o deputado Padovani, o anúncio do Presidente é uma notícia que conforta o setor, levando em consideração as ameaças recentes de demissões em massas por outras montadoras de veículos.

Fonte: CGN.



O Bráz Pé, está com novidades imperdíveis das coleções de 2024, parcelamento diferenciado e especial para você cliente amigo, não perca mais tempo, Veja a Fotos e venha correndo para o Braz Pé de Santa Maria do Oeste!!!

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:




TCU copia penduricalhos de juízes e pode elevar holerite de seus ministros em até 1/3


O Tribunal de Contas da União (TCU) também decidiu implementar a licença “compensatória” por acúmulo de acervo e de função. O benefício, na prática, é mais um adicional acima do teto e pode elevar os vencimentos de ministros e juízes auxiliares em até um terço.

Os pagamentos ainda não têm data para começar. Embora tenha publicado, na quarta-feira, 29, uma resolução que regulamenta o novo benefício, o ministro Bruno Dantas, presidente do TCU, suspendeu temporariamente os depósitos a pedido do Ministério Público.

A resolução estabelece que os ministros que estiverem com excesso de processos no gabinete ou que ocuparem cargos administrativos, como presidência, vice-presidência, corregedoria e assento em conselhos, comissões ou grupos de trabalho, poderão tirar até dez dias de folga por mês – um dia de descanso a cada três trabalhados – ou receber o valor em dinheiro.

“Esta resolução observará estritamente as regras e limitações de finanças públicas”, diz o texto.

A resolução do TCU foi publicada depois que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou em outubro a equiparação dos benefícios recebidos por juízes e membros do Ministério Público. Promotores e procuradores já têm direito à licença.

Na época, procurado pelo Estadão, o CNJ informou que cada tribunal deveria analisar o impacto orçamentário, mas que não haveria gastos extras. “Não haverá aumento de orçamento de nenhum tribunal, que, caso precise fazer qualquer equiparação, terá que usar o orçamento já existente.”

O Conselho da Justiça Federal (CJF), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) então baixaram resoluções para validar o benefício. Com o TCU e o STJ têm direito e deveres equiparados pela Constituição, a Corte de Contas também aderiu, mesmo não fazendo parte do Poder Judiciário.

A decisão de suspender os pagamentos atendeu a um pedido subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, que atua junto ao TCU, e vale até o plenário do tribunal deliberar sobre o assunto.

“O que se verifica é que (as resoluções) concederam, na prática, aumento dos valores percebidos pelos juízes. Justificando-se na equiparação da carreira dos magistrados com a do membros do Ministério Público, foi criada, via resolução, nova forma de aumentar a remuneração de juízes federais e do trabalho”, argumentou o procurador.


O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 05/12/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Fux autoriza inquérito para investigar se Janones operou esquema de rachadinha.


O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira, 4, a abertura de um inquérito para investigar se o deputado André Janones (Avante-MG) operou um esquema de rachadinha.

“As medidas de investigação têm o condão de trazer paulatinamente, ao processo investigativo, evidências tais que, uma vez justapostas e analisadas criticamente, possam aclarar as condutas investigadas, seja para a continuação da persecução penal, seja para a sua obstaculização, quando não verificada a ocorrência de atos ilícitos”, escreveu.

A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). O órgão informou que, com base em informações preliminares, o deputado será investigado por associação criminosa, peculato e concussão.

“Tal como reportados, os fatos são graves e há indícios suficientes sugestivos”, argumentou a vice-procuradora-geral da República Ana Borges, número dois da PGR, em ofício enviado ao STF na semana passada.

A PGR vai investigar se Janones se associou aos assessores para desviar dinheiro público ou se exigia parte dos salários dos funcionários em troca das nomeações.

O deputado disse ao Estadão que é a favor da investigação. “É o único meio de eu provar minha inocência cabal e depois mover o meu direito de regresso contra as pessoas que me acusaram de forma leviana”, afirmou.

Um dos aliados do governo Lula mais ativo nas redes sociais, André Janones foi arrastado para o centro de suspeitas de corrupção depois que vieram a público áudios em que ele pede doações de assessores para compensar gastos de campanha.

Primeiros passos da investigação

Além de autorizar o inquérito, Fux já deu sinal verde para as primeiras diligências. A PGR vai começar ouvindo assessores e ex-assessores de Janones, além do próprio deputado.

A Procuradoria também quer acesso ao histórico de servidores do gabinete, inclusive na legislatura anterior, e aos registros de ponto. O prazo inicial para a investigação é de 60 dias, mas pode ser prorrogado.


IA pode ser usada para combater lavagem de dinheiro, diz Campos Neto.


Ao mesmo tempo em que impõe desafios, a inteligência artificial (IA) traz oportunidades no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, disse nesta segunda-feira (4) o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Ele participou de um seminário que celebra os 25 anos da lei de combate a esse tipo de crime.

“Antevemos, por exemplo, o uso de inteligência artificial como ferramenta auxiliar nesse trabalho [de combate à lavagem de dinheiro], mas há desafios, pois as novas tecnologias também podem ser usadas para operações ilícitas”, disse o presidente do BC em cerimônia promovida pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Sobre as tecnologias atuais, Campos Neto disse que o Brasil tem se aperfeiçoado no rastreamento da origem de recursos ilegais. “Temos avançado em uma ampla agenda de novas tecnologias que têm o potencial de elevar a rastreabilidade das operações e tornar o combate e a prevenção dessas atividades ilícitas ainda mais efetivo”, afirmou.

Em discurso, o presidente do BC fez um balanço sobre os avanços do Brasil nas duas áreas: combate à lavagem de dinheiro e ao repasse de dinheiro ao terrorismo. Como principais marcos, Campos Neto citou o alinhamento do país a diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Grupo de Ação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ele disse que o Brasil manterá o compromisso de reprimir os crimes financeiros e que o BC continuará a colaborar com os órgãos de controle.

“Posso afirmar que essa cooperação tem gerado muitos bons resultados. A atuação do Banco Central tem contribuído para viabilizar importantes operações conduzidas pela Polícia Federal, pelo Ministério Público e demais órgãos de controle”, declarou. Desde que a lei entrou em vigor, disse Campos Neto, o Banco Central fez 33 milhões de comunicações ao Coaf, das quais 5,5 milhões apenas no ano passado.

Funções
Criado em 3 de março de 1998, o Coaf monitora operações financeiras suspeitas. As instituições financeiras são obrigadas a repassar ao órgão os dados de transações acima de R$ 10 mil por pessoas físicas e empresas, caso os recursos tenham origem duvidosa ou não comprovada. Além disso, as instituições devem informar qualquer saque ou depósito em espécie a partir de R$ 100 mil, mesmo se não houver suspeita sobre o dinheiro.

Historicamente vinculado ao Ministério da Fazenda, o Coaf foi transferido ao Banco Central em 2019, no governo anterior. Na ocasião, o conselho chegou a ter o nome alterado para Unidade de Inteligência Financeira, mas o Congresso Nacional resgatou o nome original.

Fonte: Agência Brasil.

Lula diz que Brasil convidará Putin para reunião do G20 no Rio, em 2024: 'Se ele comparecer, sabe o que pode acontecer'.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (4) que o presidente russo, Vladimir Putin, será convidado para a reunião de cúpula do G20 no Brasil, em 2024. E que caberá a Putin decidir se viajará ou não para os encontros.

Putin é alvo de um mandado de prisão expedido em março de 2022 pelo Tribunal Penal Internacional. A Rússia não é signatária do estatuto da Corte, mas o Brasil, sim. Por isso, o presidente russo poderia ser detido ao desembarcar em território brasileiro.

"Se o Putin vai ou não, ele vai ser convidado. Ele tem um processo, ele tem que aferir as consequências. Não sou eu que posso dizer", disse Lula ao ser questionado em um pronunciamento na Alemanha, onde cumpre agenda oficial.

"É uma decisão judicial. Um presidente da República não julga as decisões judiciais, ele cumpre ou não cumpre. O Putin está convidado para o G20 no Brasil, para os Brics no Brasil. E se ele comparecer, ele sabe o que vai acontecer, pode acontecer ou pode não acontecer", prosseguiu.
"Ele não faz parte desse tribunal [Penal Internacional]. Ele não é assinante desse tribunal, os Estados Unidos também não são. Como o Brasil é signatário, o Brasil tem responsabilidade", concluiu.

Apesar de Lula ter citado os Brics na declaração, a reunião de cúpula do grupo em 2024 deve ocorrer na própria Rússia, na cidade de Kazan. O Brasil sediaria o encontro, mas isso não acontecerá porque o país também será o presidente do G20 no mesmo ano.

Em setembro, Lula chegou a afirmar que Putin poderá viajar ao Brasil com a tranquilidade de que não seria preso. Depois, modulou o discurso e afirmou que a decisão caberia à Justiça brasileira.

Mandado de prisão
Em março de 2022, juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia emitiram mandados de prisão contra Putin e contra a Comissária para os Direitos da Criança da Rússia, Alekseyevna Lvova-Belova, por crimes de guerra em áreas ocupadas na Ucrânia.

A Câmara de Pré-Julgamento II do TPI considerou que os dois acusados são responsáveis pelo crime de guerra de deportação ilegal de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia, segundo comunicado do TPI.

“O Sr. Vladimir Vladimirovich Putin, nascido em 7 de outubro de 1952, Presidente da Federação Russa, é alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e de transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”, diz a nota.

Desde então, Putin tem participado de eventos internacionais por videoconferência, com o objetivo de não passar por países em que poderia ser detido em razão desse mandado.

Na época do anúncio, a Rússia chamou a decisão do TPI de "sem sentido".

"As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm sentido para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico", declarou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

Fonte: G1.