Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

05/08/2022 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Homem de 43 anos embriagado com alicate ameaça pessoas resiste prisão e causa transtornos em Guarapuava.

Testemunhas relataram que no estacionamento de um mercado um homem teria danificado veículos e estaria dentro da praça de alimentação ameaçando pessoas com um alicate em mãos. No local foi dado voz de abordagem algumas vezes, porém ele não acatou a ordem, sendo necessário utilizar técnicas de imobilização para algemá-lo. O homem aparentava estar embriagado, danificou o carro de um cliente, porém esta pessoa não quis exercer a representação, tampouco procurou os policiais no local. O autor também adentrou em uma farmácia e ameaçou agredir as funcionárias. Após, entrou na praça de alimentação, causou algazarra, transtornos aos clientes e, também ameaçou os funcionários. O autor foi identificado como masculino de 43 anos. Uma das vítimas, mulher de 30 anos, então decidiu representar contra o autor. Dado voz de prisão ao autor, o qual foi encaminhado até o 16º Batalhão para lavratura do termo circunstanciado. 

Fonte: Polícia Militar.

Maquinário agrícola é furtado de fazenda em Candói

Por volta das 08h00min, entrou em contato com a equipe da patrulha rural, o masculino de 60 anos, o qual relatou que por volta das 00h30min do dia 03 de agosto de 2022, alguns indivíduos invadiram sua fazenda e de um barracão onde ficam guardados os maquinários agrícolas, foram furtados os seguintes equipamentos: quatro antenas rtk marca John Deere modelo Starfire 6000; quatro monitores marca John Deere, sendo um destes o monitor modelo GS4; e um piloto/volante automático marca John Deere. Diante disso, foi iniciado buscas, patrulhamento e levantamento de informações na região, onde foi possível verificar no circuito de câmeras da fazenda, a presença de ao menos dois indivíduos, ambos trajando moletom com capuz, máscaras de cor escura e luvas brancas, os quais apresentavam possuir amplo conhecimento na retirada dos equipamentos furtados dos tratores. O solicitante foi orientado quanto aos demais procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Terra está girando cada vez mais rápido, mas isso não é bom.

O Laboratório Físico Nacional do Reino Unido identificou a mudança, a Terra levou 1,59 milissegundos menos para terminar a rotação de um dia, mudanças na forma como o planeta gira preocupa cientistas e estudiosos.

 

Você pode não sentir, mas a Terra está girando neste exato momento. E a velocidade está mais rápida do que antes. As medições realizadas pelo Laboratório Físico Nacional do Reino Unido apontam essa diferença. Nós podemos não perceber, mas os dias ficam mais curtos.

 

Nesta análise, o 29 de junho deste ano foi o mais curto já registrado. Na data, a Terra levou 1,59 milissegundos menos de 24 horas para terminar o movimento de rotação, quando gira em torno do próprio eixo no sentido oeste para leste.

 

O site Space diz que o Tempo Universal Coordenado (UTC), conhecido como o método oficial de cronometragem internacional, é baseado em relógios atômicos. Eles medem a passagem tempo através dos movimentos dos elétrons em átomos que foram resfriados. Esses relógios são precisos e invariáveis, o que traz maior confiabilidade.

 

Um dos problemas é que se a taxa de velocidade da rotação da Terra continuar a aumentar, pode ser necessário retirar um segundo dos relógios atômicos. Isso poderia afetar diretamente os sistemas de Tecnologia da Informação (TI) do planeta.

 

Ainda existem ativistas que dizem que essa alteração pode mudar a forma como o meio ambiente se comporta e contribuir para o aquecimento global à longo prazo, resultando em mais danos.

 

É preciso pensar em alternativas para o caso da rotação continuar aumentando. Nesse caso, a impressão de que os dias estão passando mais rápido pode deixar de ser uma meta sensação saudosista.

Fonte: Yahoo Finanças.

Filho é preso por manter mãe de 70 anos desnutrida e em cárcere privado.

Uma idosa de 70 anos foi resgatada de uma casa na cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo, após vizinhos denunciarem que ela era vítima de maus-tratos do próprio filho, um homem de 51 anos.


Ao chegarem até a residência, no bairro Jardim Loty, policiais civis foram recebidos pelo suspeito, que abriu a porta e autorizou a entrada dos agentes. A equipe encontrou a vítima deitada em uma cama, com sinais de desnutrição e "sem mínimas condições de higiene", segundo nota da SSP (Secretaria de Segurança Pública)


Imagens tiradas pelos policiais no momento do resgate mostram a idosa imóvel sobre a cama, com um balde ao seu lado, onde ela costumava fazer suas necessidades.


Eles também se depararam com uma grande quantidade de lixo e louças sujas acumulados na cozinha e muita sujeira no banheiro da residência, que não tinha nenhuma estrutura, sem móveis e com apenas um fogão, enferrujado, como eletrodoméstico.


Além disso, havia vários alimentos estragados espalhados pelo imóvel. A investigação inicial apurou que o filho da idosa, que "convive" com a vítima, é alcoólatra e costumava sair para bares, deixando a mãe sozinha.


Ele foi preso em flagrante por maus-tratos e cárcere privado. A SSP-SP não forneceu mais informações sobre sua identidade, impossibilitando a busca pela defesa e atual situação do investigado.


Já a idosa foi encaminhada para os cuidados de uma equipe da Assistência Social de Itanhaém, que providenciará sua transferência para um outro local, também mantido sob sigilo.


A operação, que aconteceu na tarde de ontem, foi acompanhada por um perito do Instituto de Criminalística e por policiais do 3º Distrito Policial de Itanhaém, responsáveis pela investigação.

Fonte: UOL

Justiça condena a 17 anos de prisão homem denunciado por tentativa de feminicídio.


O Tribunal do Júri de Loanda, no Noroeste do estado, condenou a 17 anos de reclusão em regime fechado homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná por tentativa de feminicídio praticado contra sua ex-esposa em 2021. O caso ocorreu em Santa Cruz de Monte Castelo, município que integra a comarca.

O crime ocorreu no dia 4 de janeiro daquele ano, na residência em que vivia o casal – a mulher foi atacada pelo denunciado a golpes de faca, na cabeça. A vítima só resistiu porque conseguiu fugir e recebeu pronto atendimento em unidade hospitalar. Na ocasião, o acusado foi preso em flagrante e respondeu ao processo em privação de liberdade.

Na sessão de julgamento, ocorrida nesta quarta-feira, 3 de agosto, o Tribunal do Júri reconheceu as teses sustentadas em denúncia pela 1ª Promotoria de Justiça de Loanda, sendo consideradas como qualificadoras, além do feminicídio, o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Ele deve seguir preso, sem o direito de recorrer em liberdade.

Fonte: CGN.

Denunciado por morte de PM é condenado a 58 anos de prisão.


Em Terra Roxa, no Oeste do estado, um homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná pela morte de um policial militar foi sentenciado no Tribunal do Júri a 58 anos e 4 meses de reclusão em regime inicial fechado. O julgamento foi realizado nesta semana, nos dia 1 e 2 de agosto. O crime ocorreu em dezembro de 2017, em um distrito da zona rural da comarca, quando a vítima e um colega faziam uma abordagem policial – o réu era contrabandista de veneno e reagiu à ação dos PMs, atirando nos dois.

Conforme a denúncia, ao ser abordado, o homem fingiu rendição e em seguida surpreendeu os policiais com uma pistola 380 escondida na cintura – a vítima foi morta com um tiro no peito, e o outro PM só sobreviveu porque o disparo atingiu o carregador da sua pistola. O acusado portava também uma espingarda calibre 12. Logo após o crime, tentado fugir, ele furtou a viatura e depois roubou outro carro. O MPPR denunciou o réu por dois homicídios triplamente qualificados (um consumado e um tentado), além de roubo, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e porte ilegal de arma de fogo com numeração suprimida. Todas as qualificadoras foram reconhecidas pelos jurados.

O homem estava preso preventivamente desde novembro de 2019. Ele continua detido, sem o direito de recorrer em liberdade.

Processo número 0000367-57.2018.8.16.0168.

Fonte: CGN.

Carro com placas de Toledo capota após bater em carreta na PR-182. Veja a foto:


O acidente foi registrado na manhã desta quinta-feira (04) por volta de 06h30, na rodovia PR-182, Jacutinga, Francisco Beltrão, envolvendo um caminhão Mercedes-Benz Axor, placas de Toledo, que tracionava uma carreta e um GM/Prisma, placas de Chapecó (SC).

Segundo o que foi apurado no local, os dois seguiam sentido a Ampére, quando o condutor do Prisma, entrou para ultrapassar o caminhão e deu de encontro com um veículo que vinha no sentido contrário. Ao tentar voltar ele colidiu no estribo do caminhão, perdeu o controle e capotou.

No carro estava o condutor e sua esposa, que sofreu ferimentos e foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao hospital.

Fonte: PP News

Caminhão pega fogo após batida com moto na PR-317.


Um caminhão pegou fogo após bater em uma motocicleta na PR-317, no Trevo de Ivatuba.

O motociclista, um homem de 19 anos, sofreu uma fratura no fêmur e escoriações pelo corpo. 

Após a colisão, a moto foi parar embaixo do caminhão e a suspeita é que o combustível da moto tenha provocado o incêndio. 

Fonte: Plantão Maringá.

Jovem de 23 anos morre em acidente na rodovia PR-281. Veja a foto:


Um acidente foi registrado na PR-281 em Realeza, próximo ao trevo de saída para Capanema, por volta das 9:15h. Envolveram-se no acidente uma motocicleta com dois ocupantes e um caminhão.

Na motocicleta haviam dois ocupantes sendo um masculino e uma feminina identificada como M. da S. C., de 23 anos, a qual veio a óbito no local do acidente, a mesma é residente de Realeza.

Segundo informações deixa um bebê de aproximadamente um ano e seis meses de idade.

O piloto da moto também envolvido no acidente foi conduzido para atendimento médico devido ao fato de ter sofrido ferimentos graves.

Uma unidade do SAMU está prestando atendimento e a Polícia Rodoviária Estadual está no local fazendo o levantamento das informações.

Fonte:  Rádio Clube de Realeza.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 05/08/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.



Câmara aprova PL que pune golpes cometidos por meio de redes sociais.




A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (4) um projeto de lei (PL) que estabelece punição para quem aplica golpes por meio das redes sociais. O PL define que a pena será maior quando a vítima for idosa ou parte de uma relação amorosa. O texto segue para análise do Senado.

O substitutivo do relator deputado Subtenente Gonzaga (PSD-MG) propôs que o Código Penal seja alterado para incluir novas hipóteses do crime de estelionato, que é a busca de vantagem por meio de fraudes que induzam a vítima a erro: estelionato emocional, fraude eletrônica, estelionato contra idoso ou vulnerável.

Segundo o deputado, o crime de estelionato foi potencializado pela internet e as novas interações por meio de redes sociais e outros aplicativos. “O criminoso utiliza-se da facilidade do meio virtual para enganar suas vítimas, o que enseja um agravamento da reprimenda a ser imposta nesses casos”, disse. 

Novos crimes
De acordo com a proposta aprovada pelos deputados, no caso de estelionato emocional, que é definido quando a vítima entrega bens ou valores como parte de uma relação afetiva, a pena vai variar de 1 a 5 anos.

No caso de fraude eletrônica com uso de informações fornecidas pela vítima ou terceiros por meio de contatos nas redes sociais, telefones ou e-mail e de golpes aplicados por clonagem de aplicativos, as penas serão de 4 a 8 anos.

Se a vítima for idosa ou pessoa vulnerável, a pena será triplicada. 

O projeto também determina novos agravantes para o crime de estelionato: a pena será ampliada pela metade se o prejuízo for de grande quantia; e aumentada em até 2/3 se o criminoso se utilizar de entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência.

Fonte: Agência Brasil com Agência Câmara de Notícias.

Anatel notifica Vivo, TIM e Claro sobre cumprimento de obrigações do 5G.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) enviou notificação para Vivo, TIM e Claro avisando que vai começar a verificar se elas estão cumprindo os compromissos que assumiram no leilão da licenças para ativar o 5G.


As companhias já ativaram o sinal em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa e São Paulo. A iniciativa foi realizada antes mesmo do prazo máximo estabelecido pelo edital do leilão, que é 29 de setembro.


Por ora, a fiscalização da Anatel terá caráter preventivo. Só a partir de 29 de setembro a agência reguladora poderá cobrar o cumprimento das metas e até mesmo aplicar sanções às empresas caso haja alguma irregularidade.


A notificação enviada hoje foi para aviso de abertura do Processos de Acompanhamento e Controle (PAC). Lá na frente, em caso de as teles saírem da linha, pode ser aberto um Procedimento de Apuração de Descumprimento de Obrigações (Pado).


“A notificação de hoje aconteceu para as empresas terem ciência de que o PAC foi aberto”, explicou o conselheiro da Anatel, Moisés Queiroz Moreira, em entrevista. “Não é nada de multa. É um procedimento normal e obrigatório. Vai ficar aberto até elas cumprirem as obrigações do edital do leilão”.


Mesmo que haja eventuais falhas de cobertura ou instalação de antenas abaixo da quantidade mínima exigida, só será possível uma sanção pela agência reguladora após 29 de setembro, esclareceu.


“Não se pode falar agora que houve qualquer descumprimento. Elas têm até 29 de setembro para instalar um número mínimo de antenas. Aí sim a Anatel vai ver se os compromissos forem atendidos e se a cobertura está funcionando corretamente. E também se os planos comercializados estão dentro das regras do SMP (serviço móvel pessoal)”.


Nessa fase inicial de ativação do 5G, as operadoras têm instalado até mais antenas que o mínimo exigido pela Anatel, sinalizando que há uma corrida entre elas para fisgar os consumidores.


A ativação do 5G aconteceu em São Paulo nesta quinta-feira, 4. Pelas regras do edital, as teles têm de instalar uma antena a cada 100 mil habitantes no início das operações. Portanto, eram esperadas 462 antenas neste começo (contando o total das três operadoras). Mas o número de licenças pedidas passou das 1.400, segundo informou o conselheiro da Anatel.

Fonte: CGN.

Governo Biden declara varíola dos macacos emergência de saúde pública.

Autoridades do setor de saúde dos Estados Unidos decretaram que a varíola dos macacos é uma emergência de saúde pública, no momento em que continua a haver forte alta nos casos no país. A decisão pode acelerar a distribuição de vacinas, em meio a críticas por causa da resposta do governo federal ao problema.


A emergência nacional é anunciada no momento em que o número de casos confirmados ou suspeitos da doença ultrapassou 6.600, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). Os EUA já possuem o maior número de casos conhecidos da doença no mundo, à frente de Espanha, Alemanha e Reino Unido.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a varíola dos macacos uma emergência de saúde pública de preocupação internacional em 23 de julho. Os Estados americanos de Nova York, Califórnia e Illinois já haviam declarado suas próprias emergências para a doença. 

Fonte: DOW JONES NEWSWIRES.

04/08/2022 *--* Deus é Fiel!!!

      Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Adolescente de 16 anos é pego dirigindo veículo com 0,11 gramas de substância análoga a maconha em Santa Maria do Oeste.

Nesta data dia 03 de agosto de 2022, durante patrulhamento a equipe visualizou um veículo gm/astra de cor prata, onde levou a suspeição da equipe policial. O condutor ao avistar viatura apresentou nervosismo, mudança de direção brusca. Na abordagem foi identificado o condutor sendo um adolescente de 16 anos e passageiro um homem de 18 anos durante consulta pelo sistema sesp/intranet foi constatado que o condutor não possui cnh/cpp, e com o passageiro foi localizado uma embalagem com substância análoga maconha pesando 0,11 gramas, questionado o mesmo sem qualquer coação verbal e física, o mesmo relatou que havia comprado na cidade de Guarapuava/PR, pagou a quantia de 30 reais e que a droga seria do adolescente, onde o mesmo assumiu ser dono. Não sendo apresentado condutor responsável o veículo gm/astra foi recolhido ao pátio do destacamento policial de Santa Maria do Oeste e lavrado notificações pertinentes. Feito contato com o conselho tutelar, fizeram presentes os conselheiros aonde conduziram o adolescente para 45ª DRP para procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Homem de 58 anos é pego pela PM de Palmital com 0,35 gramas de crack.

imagem ilustrativa

No dia 03 de agosto de 2022, por volta das 17h30min em patrulhamento pela rua Moacir J. Silvestre – Bairro Vila Carollo foi avistado um veículo, conduzido por um homem de 58 anos o qual é conhecido pelo meio policial por ser usuário de entorpecente. Diante do exposto foi realizada abordagem do mesmo onde em busca pessoal foi encontrado no bolso direito de seu calção uma pedra da substância análoga ao “crack” que pesada posteriormente totalizou em 0,35g. Em continuidade em revista ao veículo nada de ilícito foi encontrado, porém em consulta ao sistema sesp/intranet foi verificado que o abordado está com sua CNH vencida desde o ano de 2020. Em entrevista o mesmo foi indagado se na residência dele teria mais entorpecente o qual respondeu que não, que a equipe policial poderia verificar sem problemas. Então, o mesmo franqueou a entrada nas suas duas residências cito uma no prolongamento da rua Enedina de Oliveira – Bairro Vila Piquiri e a outra na estrada Guabiroba sendo que na residência localizada na estrada guabiroba, residência esta que o mesmo alugou recentemente, foi encontrado em cima da geladeira junto a um prato com vestígios de entorpecente uma bucha de sustância análoga a cocaína que pesada posteriormente totalizou 0,10g. Cito em tempo que na outra residência localizada na Vila Piquiri nada de ilícito foi encontrado. Diante dos fatos, o mesmo foi encaminhado sem o uso de algemas até a sede do 4º pelotão para confecção do referido termo por drogas para consumo, o veículo foi recolhido ao pátio e confeccionado as notificações pertinentes onde após o autor foi orientado dos procedimentos cabíveis bem como tomou ciência do seu comparecimento em juízo. 


Fonte: Polícia Militar.

Mulher que está viajando para tratamento de saúde em Santa Catarina tem casa arrombada e objetos furtados em Palmital.

 No dia 03 de agosto de 2022, por solicitação de um homem de 45 anos a equipe deslocou até o referido local onde o mesmo relata que soube por terceiros que a residência de sua mãe, a qual está residindo atualmente em Rio Negrinho SC para tratamento de saúde, teria sido arrombada, no local foi constatado que a porta da frente da residência estaria arrombada onde o mesmo deu-se por falta de alguns objetos de sua mãe, cama tipo beliche botijão de gás guarda-roupas 3 portas cobertores diversos, além de animais da propriedade ainda foi constatado que em uma outra casa do terreno está ocupada por um terceiro que de acordo com este teria alugado da pessoa de diante dos fatos foi orientado o solicitante quanto as providências a serem adotadas.

Fonte: Polícia Militar.

Mandado de prisão é cumprido em Nova Tebas contra homem de 36 anos.

 No dia 03 de agosto de 2022, por volta das 14h, em patrulhamento, foi avistado um homem de 36 anos, o qual era de conhecimento da equipe que estava com mandado de prisão vigente em seu desfavor, sendo dado fiel cumprimento ao mandado expedido pela comarca de Manoel Ribas/pr sendo conduzido para a delegacia de polícia civil de Manoel onde permaneceu a disposição da justiça. 

Fonte: Polícia Militar.

Universidade de Curitiba é condenada a reparar danos ambientais em Área de Proteção Permanente.


Uma universidade instalada em Área de Proteção Permanente (APP) foi condenada pela Justiça em julgamento de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba. Conforme a ação, iniciada em 2012, a instituição de ensino promovia historicamente degradação ambiental em APP nos fundos de vale do Rio Belém, além da impermeabilização da bacia com a construção de prédios e estacionamentos, bem como o lançamento de efluentes potencialmente tóxicos no leito do rio.

A 3ª Vara da Fazenda Pública da capital condenou a mantenedora da universidade ao pagamento de indenização pelo dano moral ambiental no valor de R$ 150 mil, a ser destinado ao Fundo Estadual do Meio Ambiente. Além disso, a instituição deverá demolir pavimentos, calçamentos e estacionamentos levantados na APP e abster-se de fazer qualquer tipo de construção nas áreas consideradas de preservação permanente, bem como fazer a recuperação da área degradada, apresentando em 60 dias projeto de recuperação que deve ser implantado em 120 dias.

O Município de Curitiba, também requerido na ação, foi condenado a abster-se de emitir licenças ou alvarás autorizando qualquer tipo de atividade na Área de Preservação Permanente em questão. Cabe recurso da decisão judicial.

Fonte: CGN.

Adolescente destrói móveis de residência para se acalmar de crise de ansiedade.


Uma equipe da Polícia Militar foi mobilizada nesta terça-feira (3), para atender uma ocorrência de vias de fato em uma residência em Marechal Cândido Rondon.

Segundo informações, a solicitante teria relatado que seu filho de 15 anos estaria transtornado e estava quebrando tudo no interior da residência.

De posse destas informações, os policiais foram ao endereço, sendo que abordaram o adolescente que estava do lado de fora da casa. O adolescente relatou que teria sido agredido pelo irmão.

Indagado qual o motivo da briga, ele informou que tem problemas de ansiedade e também tem asma, então estaria revoltado e começou a quebrar as coisas da casa para se acalmar, momento em que foi agredido pelo irmão.

Os policiais questionaram o irmão sobre o fato, e o mesmo afirmou que apenas tentava conter o irmão que estava descontrolado e quebrando as coisas. A mãe dos garotos não teve interesse em representar contra o filho, desta forma ela foi orientada a acionar o SAMU para encaminhar o adolescente para ser medicado.

Quando os socorristas chegaram ao local, o jovem estava novamente transtornado e quebrando móveis no interior da residência. O adolescente foi socorrido pelo SAMU e encaminhado até a upa para ser reavaliado.

Fonte: CGN.

Idoso passa mal ao volante e capota veículo.


Um acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (3) no cruzamento entre as Avenidas Itororó e Nóbrega, em Maringá. Equipes do Corpo do Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam a ocorrência. 

De acordo com os socorristas, um idoso, de 87 anos, passou mal ao volante e capotou o veículo que conduzia. 

A vítima precisou da ajuda dos socorristas para sair do interior do veículo. Na sequência, ele foi encaminhado para o Hospital Universitário de Maringá. 

Uma equipe de Operação de Trânsito, da Prefeitura Municipal de Maringá, também esteve no local. 

Fonte: TN Online.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 04/08/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Maior usina nuclear da Europa está fora de controle, alerta ONU.




A maior usina nuclear da Europa, localizada na Ucrânia, está completamente fora de controle em meio à ocupação da Rússia, afirmou o chefe da agência nuclear da ONU, Rafael Grossi, em entrevista à agência Associated Press. Grossi fez um apelo urgente para que Moscou e Kiev permitam a visita de especialistas para estabilizar a situação e evitar um acidente nuclear.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), disse na última quarta-feira, 3, que a situação está ficando mais perigosa a cada dia na fábrica de Zaporizhzhia, na cidade de Enerhodar, sudoeste da Ucrânia, que foi tomada pela tropas russas no início de março, pouco tempo após a invasão em 24 de fevereiro.

“Todos os princípios de segurança nuclear foram violados na usina”, disse ele. “O que está em jogo é extremamente grave e perigoso.” O diretor acrescentou que Zaporizhzhia está localizada onde a guerra segue ativamente, perto de territórios controlados pela Rússia, no leste e no sul da Ucrânia.

Segundo ele, a integridade física da usina não foi respeitada, citando bombardeios no início da guerra quando foi tomada e informações contínuas da Ucrânia e da Rússia acusando-se mutuamente de ataques em Zaporizhzhia.

“Há uma situação paradoxal” em que a usina é controlada pela Rússia, mas sua equipe ucraniana continua executando suas operações nucleares, levando a inevitáveis momentos de atrito e suposta violência, disse ele. Embora a AIEA tenha alguns contatos com funcionários, são comunicações defeituosas e irregulares, disse ele.

De acordo com Grossi, a cadeia de suprimentos de equipamentos e peças de reposição foi interrompida, “portanto, não temos certeza de que a fábrica está recebendo tudo o que precisa”. A AIEA também precisa realizar inspeções essenciais para garantir que o material nuclear continue protegido, “e há muito material nuclear para ser inspecionado”, afirmou.

Apelo para ambas as partes

“Quando você junta isso, tem um catálogo de coisas que nunca deveriam estar acontecendo em nenhuma instalação nuclear”, disse Grossi. “E é por isso que venho insistindo desde o primeiro dia que temos que acessar o local para realizar essa avaliação de segurança e proteção, fazer os reparos e ajudar como já fizemos em Chernobyl.”

A captura russa de Zaporizhzhia renovou os temores de que o maior dos 15 reatores nucleares da Ucrânia possa ser danificado, desencadeando outra emergência como o acidente de Chernobyl em 1986, o pior desastre nuclear do mundo, que aconteceu cerca de 110 km ao norte da capital Kiev.

As forças russas ocuparam o local altamente contaminado logo após a invasão, mas devolveram o controle aos ucranianos no final de março. Grossi visitou Chernobyl em 27 de abril e tuitou que o nível de segurança era “como uma luz vermelha piscando”. Mas a AIEA conseguiu montar “uma missão de assistência em Chernobyl na época que tem sido muito, muito bem-sucedida até agora”.

A AIEA precisa ir a Zaporizhzhia, como fez a Chernobyl, para verificar o que realmente está acontecendo lá, para realizar reparos e inspeções e “para evitar que um acidente nuclear aconteça”, disse Grossi. Mas, para isso, ele e sua equipe precisam de proteção para chegar à usina e da cooperação urgente da Rússia e da Ucrânia.

Cada lado quer que essa missão internacional parta de locais diferentes, o que é compreensível à luz da integridade territorial e das considerações políticas, disse ele, mas há algo mais urgente que é levar a equipe da AIEA a Zaporizhzhia.

“A AIEA, por sua presença, será um impedimento para qualquer ato de violência contra esta usina nuclear”, disse Grossi. “Então, estou pedindo como funcionário público internacional, como chefe de uma organização internacional, estou pedindo a ambos os lados que deixem esta missão prosseguir.”

Usina como escudo

O exército russo tem utilizado Zaporizhzhia como um escudo contra as forças ucranianas, que temem revidar por causa do risco de acidente nuclear. Segundo militares da Ucrânia, os russos tem disparado de trás da central atômica desde meados de julho, lançando foguetes sobre o Rio Dnipro contra Nikopol, cidade controlada pelos ucranianos, e outros alvos.

A Ucrânia não tem como responder de volta, nem mesmo utilizando os avançados sistemas de foguetes Himars fornecidos pelos EUA, que têm silenciado as armas russas em outras partes da linha de frente. Um ataque contra essa posição arriscaria atingir um dos seis reatores atômicos de água pressurizada ou algum depósito de lixo altamente radioativo. E a Rússia sabe disso.

“Eles estão se escondendo lá para que não possam ser atingidos”, afirmou o prefeito de Nikopol, Oleksandr Saiuk. “Usar uma instalação dessas como escudo é perigoso”. O confronto na cidade, bem como o risco de um acidente nuclear a qualquer momento, tem provocado a fuga dos cidadãos de Nikopol.

Protegidos do fogo contrário, os russos estão ameaçando tropas ucranianas que avançam na direção da represa de Nova Kakhovka, no Rio Dnipro, um dos últimos pontos de cruzamento do curso dágua disponíveis para o reabastecimento das forças russas no sul do país.

Reunião do TNP

Grossi estava em Nova York na última segunda-feira, 1º, para fazer um discurso na abertura da reunião de alto nível para revisar o histórico Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), que completou 50 anos, destinado a impedir a disseminação de armas nucleares e, eventualmente, alcançar um mundo livre de armas nucleares.

Na entrevista, o chefe da AIEA também falou sobre os esforços para reviver o acordo nuclear de 2015 entre o Irã e as principais potências que o governo de Donald Trump abandonou em 2018 e o governo de Joe Biden vem trabalhando para renovar.

Grossi disse que há “um esforço contínuo para tentar realizar mais uma reunião ou rodada para explorar as possibilidades de chegar a um acordo”. Segundo ele, a reunião “poderia ser em breve”.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na conferência de revisão do TNP que o Irã “não está disposto ou é incapaz” de aceitar um acordo para retornar ao acordo de 2015 destinado a conter seu programa nuclear.

Grossi afirmou que “há diferenças importantes entre as partes negociadoras” e importantes questões de verificação relacionadas a atividades passadas que o Irã precisa resolver. “Não é impossível, é complexo”, disse ele.

Se o acordo nuclear, conhecido como JCPOA, não for estendido, o diretor afirmou que algumas inspeções da AIEA continuarão. Mas o JCPOA prevê transparência e inspeções adicionais “que considero extremamente importantes, muito necessárias, devido à amplitude e profundidade do programa nuclear no Irã”, disse ele.

Grossi enfatizou que cooperar com a AIEA, respondendo às suas perguntas, permitindo que seus inspetores vão aonde quer que precisem estar, é essencial para que o Irã construa confiança. “Promessas e boas palavras não vão funcionar”, disse ele.

Fonte: Agências Internacionais.

Presidente do Senado reabre trabalhos defendendo TSE e urnas.


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) voltou a manifestar sua confiança no sistema eleitoral brasileiro e nas urnas eletrônicas. Em seu discurso de abertura dos trabalhos na primeira sessão após o recesso legislativo, Pacheco dedicou grande parte da sua fala às eleições de outubro. Elogiou o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, bem como seu sucessor, ministro Alexandre de Moraes, que estará à frente da Corte durante as eleições.

“Como tenho repetido em minhas falas nesta Casa e fora dela, eu tenho plena confiança no processo eleitoral brasileiro, na Justiça Eleitoral e nas urnas eletrônicas, por meio das quais temos apurado os votos desde 1996. Sei que essa posição é amplamente majoritária tanto no Senado quanto no Congresso Nacional”, disse Pacheco.

O presidente do Senado citou que as urnas eletrônicas são “motivo de orgulho nacional” e afirmou sua confiança no trabalho do TSE.

“Gostaria de reconhecer o bom trabalho que vem sendo realizado na presidência do Tribunal Superior Eleitoral pelo ministro Edson Fachin, bem como expressar minha certeza de que tal trabalho exitoso terá continuidade na gestão do ministro Alexandre de Moraes”.

Por fim, o presidente do Senado fez um apelo aos candidatos, demonstrando preocupação com um acirramento de ânimos entre eleitores e pedindo um debate propositivo nas campanhas. “Reitero o apelo de pacificação e de contenção de ânimos, e dirijo-o especialmente aos agentes do Estado e aos candidatos nas eleições que se aproximam. O que faz uma nação é um conjunto de valores e ideias que nos unem. Voltemos, portanto, a discutir ideias. Que nossos esforços sejam direcionados para buscar soluções que tragam prosperidade para o país”.

A fala de Pacheco ocorre em meio a ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas, que ele afirma, sem apresentar evidências, que não são confiáveis. Há duas semanas, em reunião com embaixadores, Bolsonaro afirmou que governo trabalharia para apresentar uma “saída” para as eleições deste ano. A ideia seria “corrigir falhas”, sem indicar quais são essas falhas.

Manifesto da sociedade civil
Antes da sessão, Pacheco recebeu integrantes da “Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral”, um grupo de mais de 50 entidades da sociedade civil, entre associações de advogados, de economistas e centrais sindicais. Esse grupo entregou uma carta repudiando os ataques do presidente da República ao TSE e às urnas eletrônicas e dando apoio ao sistema eleitoral.

Na carta, a Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral pediu para que o Congresso reafirme seu compromisso com o processo eleitoral e “reaja às ameaças do Senhor Presidente da República manifestando-se claramente contrário a qualquer aventura golpista”.

Fonte: Agência Brasil.

Deputada Sâmia Bomfim registra boletim após receber ameaças de morte.


A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) registrou um boletim de ocorrência após receber ameaças de morte por e-mail. No texto, um usuário a chama de “vagabunda” e “parasita” e realiza ameaças de morte à parlamentar e ao filho Hugo e ao marido, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). O texto finaliza com as mesmas referências nazistas enviadas à vereadora transexual de Belo Horizonte Duda Salabert (PDT) na segunda-feira, 2.

A ex-deputada Manuela D’Ávila também relatou ameaças nesta semana. Na segunda-feira, Manuela divulgou insultos enviados à ela, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a promessa do mesmo agressor de esquartejá-lo.

“Cheguei a pensar em não divulgar (as ameaças)”, escreveu a Sâmia Bomfim. “Mas refleti que, mesmo não sendo a primeira ameaça, foi a mais grave e perversa. Muito semelhante às que foram dirigidas a Manuela D’Ávila e Duda Salabert.”

O nome do autor das mensagens é o mesmo nos três casos. O usuário também ameaçou os jornalistas Lucas Neiva e Vanessa Lippelt, do Congresso em Foco, após a divulgação de uma matéria divulgando a produção em massa de fake news em favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) no fórum anônimo 1500chan. A mensagem foi enviada pelo Proton, plataforma criptografada sediada na Suíça.

Em 2021, Salabert já havia sido alvo de ataques de neonazistas em redes sociais, e foi obrigada a deixar seu emprego de 13 anos como professora de português no colégio Bernoulli, um dos mais prestigiados da capital mineira.

Fonte: CGN.

BC eleva Selic pela 12ª vez seguida para 13,75%.


Na missão de alcançar uma inflação mais próxima do centro da meta em 2023, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa Selic em 0,50 ponto porcentual, de 13,25% para 13,75% ao ano, voltando ao patamar de janeiro de 2017. O BC deixou ainda a porta aberta para mais um reajuste de menor magnitude na próxima reunião. Com isso, em setembro, a Selic pode chegar a 14% ao ano – isso a dez dias do primeiro turno das eleições

Foi o 12º aumento consecutivo do juro básico desde março de 2021, no que já é o ciclo de aperto monetário mais longo da história do Copom, para tentar debelar uma inflação alta, disseminada e persistente. A Selic subiu 11,75 pontos porcentuais desde a mínima histórica de 2,0%, o maior choque de juros desde 1999.

No comunicado, o Banco Central afirmou que “o ambiente externo mantém-se adverso e volátil” e que a “inflação ao consumidor continua elevada”. O comitê disse ainda que “avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, em sua próxima reunião” – ou seja, de 0,25 ponto porcentual. A próxima decisão será no dia 21 de setembro.

O aumento do juro básico da economia reflete em taxas bancárias mais elevadas, embora haja uma defasagem entre a decisão do BC e o encarecimento do crédito (entre seis meses e nove meses). A elevação da taxa de juros também influencia negativamente o consumo da população e os investimentos produtivos.

Por outro lado, aplicações em renda fixa, como no Tesouro Direto e em debêntures (títulos de empresas), passam a render mais.

A decisão desta quarta-feira, 3, era plenamente esperada pelo mercado financeiro, já que o BC afirmou, após subir a Selic em 0,50pp no Copom de junho, que antevia um novo ajuste de igual ou menor magnitude para a reunião deste mês.

Desde então, a ininterrupta deterioração das expectativas de inflação para 2023, os dados econômicos mais fortes e as ofensivas do governo ao teto de gastos (regra que atrela o crescimento das despesas à inflação) em ano eleitoral fizeram as apostas convergirem para 0,50pp.

Apesar das recentes medidas tomadas pelo governo terem reduzido o peso de combustíveis e da energia elétrica na inflação deste ano, com prováveis deflações no IPCA em julho e agosto, as projeções para 2023 seguem em alta. Como leva tempo para que os efeitos da política monetária sejam sentidos na economia, a nova alta de juros mira a inflação do próximo ano.

Para 2023, a meta de inflação foi fixada 3,25%, e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%. Na semana passada, porém, o mercado estimou que a meta será novamente superada no próximo ano, com a inflação atingindo 5,33%.

De 51 instituições financeiras consultadas pelo Projeções Broadcast, 49 esperavam alta de 0,50pp dos juros básicos, para 13,75%. Uma casa estimava aumento de 0,25pp, a 13,50%, enquanto uma projetava a manutenção do patamar de 13,25%.

Juro real

Com o novo aumento da Selic, o Brasil continua a ter a maior taxa de juro real (descontada a inflação) do mundo, em uma lista com 40 economias. Cálculos do site MoneYou e da Infinity Asset Management indicam que o juro real brasileiro está agora em 8,52% ao ano, mais que o dobro do segundo lugar da lista, o México (4,20%).

Em terceiro lugar no ranking que considera as economias mais relevantes, aparece a Hungria (3,50%). A média dos 40 países avaliados é de -1,89%.

Fonte: Agência Estado.