Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

04/08/2022 *--* Deus é Fiel!!!

      Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Adolescente de 16 anos é pego dirigindo veículo com 0,11 gramas de substância análoga a maconha em Santa Maria do Oeste.

Nesta data dia 03 de agosto de 2022, durante patrulhamento a equipe visualizou um veículo gm/astra de cor prata, onde levou a suspeição da equipe policial. O condutor ao avistar viatura apresentou nervosismo, mudança de direção brusca. Na abordagem foi identificado o condutor sendo um adolescente de 16 anos e passageiro um homem de 18 anos durante consulta pelo sistema sesp/intranet foi constatado que o condutor não possui cnh/cpp, e com o passageiro foi localizado uma embalagem com substância análoga maconha pesando 0,11 gramas, questionado o mesmo sem qualquer coação verbal e física, o mesmo relatou que havia comprado na cidade de Guarapuava/PR, pagou a quantia de 30 reais e que a droga seria do adolescente, onde o mesmo assumiu ser dono. Não sendo apresentado condutor responsável o veículo gm/astra foi recolhido ao pátio do destacamento policial de Santa Maria do Oeste e lavrado notificações pertinentes. Feito contato com o conselho tutelar, fizeram presentes os conselheiros aonde conduziram o adolescente para 45ª DRP para procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Homem de 58 anos é pego pela PM de Palmital com 0,35 gramas de crack.

imagem ilustrativa

No dia 03 de agosto de 2022, por volta das 17h30min em patrulhamento pela rua Moacir J. Silvestre – Bairro Vila Carollo foi avistado um veículo, conduzido por um homem de 58 anos o qual é conhecido pelo meio policial por ser usuário de entorpecente. Diante do exposto foi realizada abordagem do mesmo onde em busca pessoal foi encontrado no bolso direito de seu calção uma pedra da substância análoga ao “crack” que pesada posteriormente totalizou em 0,35g. Em continuidade em revista ao veículo nada de ilícito foi encontrado, porém em consulta ao sistema sesp/intranet foi verificado que o abordado está com sua CNH vencida desde o ano de 2020. Em entrevista o mesmo foi indagado se na residência dele teria mais entorpecente o qual respondeu que não, que a equipe policial poderia verificar sem problemas. Então, o mesmo franqueou a entrada nas suas duas residências cito uma no prolongamento da rua Enedina de Oliveira – Bairro Vila Piquiri e a outra na estrada Guabiroba sendo que na residência localizada na estrada guabiroba, residência esta que o mesmo alugou recentemente, foi encontrado em cima da geladeira junto a um prato com vestígios de entorpecente uma bucha de sustância análoga a cocaína que pesada posteriormente totalizou 0,10g. Cito em tempo que na outra residência localizada na Vila Piquiri nada de ilícito foi encontrado. Diante dos fatos, o mesmo foi encaminhado sem o uso de algemas até a sede do 4º pelotão para confecção do referido termo por drogas para consumo, o veículo foi recolhido ao pátio e confeccionado as notificações pertinentes onde após o autor foi orientado dos procedimentos cabíveis bem como tomou ciência do seu comparecimento em juízo. 


Fonte: Polícia Militar.

Mulher que está viajando para tratamento de saúde em Santa Catarina tem casa arrombada e objetos furtados em Palmital.

 No dia 03 de agosto de 2022, por solicitação de um homem de 45 anos a equipe deslocou até o referido local onde o mesmo relata que soube por terceiros que a residência de sua mãe, a qual está residindo atualmente em Rio Negrinho SC para tratamento de saúde, teria sido arrombada, no local foi constatado que a porta da frente da residência estaria arrombada onde o mesmo deu-se por falta de alguns objetos de sua mãe, cama tipo beliche botijão de gás guarda-roupas 3 portas cobertores diversos, além de animais da propriedade ainda foi constatado que em uma outra casa do terreno está ocupada por um terceiro que de acordo com este teria alugado da pessoa de diante dos fatos foi orientado o solicitante quanto as providências a serem adotadas.

Fonte: Polícia Militar.

Mandado de prisão é cumprido em Nova Tebas contra homem de 36 anos.

 No dia 03 de agosto de 2022, por volta das 14h, em patrulhamento, foi avistado um homem de 36 anos, o qual era de conhecimento da equipe que estava com mandado de prisão vigente em seu desfavor, sendo dado fiel cumprimento ao mandado expedido pela comarca de Manoel Ribas/pr sendo conduzido para a delegacia de polícia civil de Manoel onde permaneceu a disposição da justiça. 

Fonte: Polícia Militar.

Universidade de Curitiba é condenada a reparar danos ambientais em Área de Proteção Permanente.


Uma universidade instalada em Área de Proteção Permanente (APP) foi condenada pela Justiça em julgamento de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba. Conforme a ação, iniciada em 2012, a instituição de ensino promovia historicamente degradação ambiental em APP nos fundos de vale do Rio Belém, além da impermeabilização da bacia com a construção de prédios e estacionamentos, bem como o lançamento de efluentes potencialmente tóxicos no leito do rio.

A 3ª Vara da Fazenda Pública da capital condenou a mantenedora da universidade ao pagamento de indenização pelo dano moral ambiental no valor de R$ 150 mil, a ser destinado ao Fundo Estadual do Meio Ambiente. Além disso, a instituição deverá demolir pavimentos, calçamentos e estacionamentos levantados na APP e abster-se de fazer qualquer tipo de construção nas áreas consideradas de preservação permanente, bem como fazer a recuperação da área degradada, apresentando em 60 dias projeto de recuperação que deve ser implantado em 120 dias.

O Município de Curitiba, também requerido na ação, foi condenado a abster-se de emitir licenças ou alvarás autorizando qualquer tipo de atividade na Área de Preservação Permanente em questão. Cabe recurso da decisão judicial.

Fonte: CGN.

Adolescente destrói móveis de residência para se acalmar de crise de ansiedade.


Uma equipe da Polícia Militar foi mobilizada nesta terça-feira (3), para atender uma ocorrência de vias de fato em uma residência em Marechal Cândido Rondon.

Segundo informações, a solicitante teria relatado que seu filho de 15 anos estaria transtornado e estava quebrando tudo no interior da residência.

De posse destas informações, os policiais foram ao endereço, sendo que abordaram o adolescente que estava do lado de fora da casa. O adolescente relatou que teria sido agredido pelo irmão.

Indagado qual o motivo da briga, ele informou que tem problemas de ansiedade e também tem asma, então estaria revoltado e começou a quebrar as coisas da casa para se acalmar, momento em que foi agredido pelo irmão.

Os policiais questionaram o irmão sobre o fato, e o mesmo afirmou que apenas tentava conter o irmão que estava descontrolado e quebrando as coisas. A mãe dos garotos não teve interesse em representar contra o filho, desta forma ela foi orientada a acionar o SAMU para encaminhar o adolescente para ser medicado.

Quando os socorristas chegaram ao local, o jovem estava novamente transtornado e quebrando móveis no interior da residência. O adolescente foi socorrido pelo SAMU e encaminhado até a upa para ser reavaliado.

Fonte: CGN.

Idoso passa mal ao volante e capota veículo.


Um acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (3) no cruzamento entre as Avenidas Itororó e Nóbrega, em Maringá. Equipes do Corpo do Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam a ocorrência. 

De acordo com os socorristas, um idoso, de 87 anos, passou mal ao volante e capotou o veículo que conduzia. 

A vítima precisou da ajuda dos socorristas para sair do interior do veículo. Na sequência, ele foi encaminhado para o Hospital Universitário de Maringá. 

Uma equipe de Operação de Trânsito, da Prefeitura Municipal de Maringá, também esteve no local. 

Fonte: TN Online.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 04/08/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Maior usina nuclear da Europa está fora de controle, alerta ONU.




A maior usina nuclear da Europa, localizada na Ucrânia, está completamente fora de controle em meio à ocupação da Rússia, afirmou o chefe da agência nuclear da ONU, Rafael Grossi, em entrevista à agência Associated Press. Grossi fez um apelo urgente para que Moscou e Kiev permitam a visita de especialistas para estabilizar a situação e evitar um acidente nuclear.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), disse na última quarta-feira, 3, que a situação está ficando mais perigosa a cada dia na fábrica de Zaporizhzhia, na cidade de Enerhodar, sudoeste da Ucrânia, que foi tomada pela tropas russas no início de março, pouco tempo após a invasão em 24 de fevereiro.

“Todos os princípios de segurança nuclear foram violados na usina”, disse ele. “O que está em jogo é extremamente grave e perigoso.” O diretor acrescentou que Zaporizhzhia está localizada onde a guerra segue ativamente, perto de territórios controlados pela Rússia, no leste e no sul da Ucrânia.

Segundo ele, a integridade física da usina não foi respeitada, citando bombardeios no início da guerra quando foi tomada e informações contínuas da Ucrânia e da Rússia acusando-se mutuamente de ataques em Zaporizhzhia.

“Há uma situação paradoxal” em que a usina é controlada pela Rússia, mas sua equipe ucraniana continua executando suas operações nucleares, levando a inevitáveis momentos de atrito e suposta violência, disse ele. Embora a AIEA tenha alguns contatos com funcionários, são comunicações defeituosas e irregulares, disse ele.

De acordo com Grossi, a cadeia de suprimentos de equipamentos e peças de reposição foi interrompida, “portanto, não temos certeza de que a fábrica está recebendo tudo o que precisa”. A AIEA também precisa realizar inspeções essenciais para garantir que o material nuclear continue protegido, “e há muito material nuclear para ser inspecionado”, afirmou.

Apelo para ambas as partes

“Quando você junta isso, tem um catálogo de coisas que nunca deveriam estar acontecendo em nenhuma instalação nuclear”, disse Grossi. “E é por isso que venho insistindo desde o primeiro dia que temos que acessar o local para realizar essa avaliação de segurança e proteção, fazer os reparos e ajudar como já fizemos em Chernobyl.”

A captura russa de Zaporizhzhia renovou os temores de que o maior dos 15 reatores nucleares da Ucrânia possa ser danificado, desencadeando outra emergência como o acidente de Chernobyl em 1986, o pior desastre nuclear do mundo, que aconteceu cerca de 110 km ao norte da capital Kiev.

As forças russas ocuparam o local altamente contaminado logo após a invasão, mas devolveram o controle aos ucranianos no final de março. Grossi visitou Chernobyl em 27 de abril e tuitou que o nível de segurança era “como uma luz vermelha piscando”. Mas a AIEA conseguiu montar “uma missão de assistência em Chernobyl na época que tem sido muito, muito bem-sucedida até agora”.

A AIEA precisa ir a Zaporizhzhia, como fez a Chernobyl, para verificar o que realmente está acontecendo lá, para realizar reparos e inspeções e “para evitar que um acidente nuclear aconteça”, disse Grossi. Mas, para isso, ele e sua equipe precisam de proteção para chegar à usina e da cooperação urgente da Rússia e da Ucrânia.

Cada lado quer que essa missão internacional parta de locais diferentes, o que é compreensível à luz da integridade territorial e das considerações políticas, disse ele, mas há algo mais urgente que é levar a equipe da AIEA a Zaporizhzhia.

“A AIEA, por sua presença, será um impedimento para qualquer ato de violência contra esta usina nuclear”, disse Grossi. “Então, estou pedindo como funcionário público internacional, como chefe de uma organização internacional, estou pedindo a ambos os lados que deixem esta missão prosseguir.”

Usina como escudo

O exército russo tem utilizado Zaporizhzhia como um escudo contra as forças ucranianas, que temem revidar por causa do risco de acidente nuclear. Segundo militares da Ucrânia, os russos tem disparado de trás da central atômica desde meados de julho, lançando foguetes sobre o Rio Dnipro contra Nikopol, cidade controlada pelos ucranianos, e outros alvos.

A Ucrânia não tem como responder de volta, nem mesmo utilizando os avançados sistemas de foguetes Himars fornecidos pelos EUA, que têm silenciado as armas russas em outras partes da linha de frente. Um ataque contra essa posição arriscaria atingir um dos seis reatores atômicos de água pressurizada ou algum depósito de lixo altamente radioativo. E a Rússia sabe disso.

“Eles estão se escondendo lá para que não possam ser atingidos”, afirmou o prefeito de Nikopol, Oleksandr Saiuk. “Usar uma instalação dessas como escudo é perigoso”. O confronto na cidade, bem como o risco de um acidente nuclear a qualquer momento, tem provocado a fuga dos cidadãos de Nikopol.

Protegidos do fogo contrário, os russos estão ameaçando tropas ucranianas que avançam na direção da represa de Nova Kakhovka, no Rio Dnipro, um dos últimos pontos de cruzamento do curso dágua disponíveis para o reabastecimento das forças russas no sul do país.

Reunião do TNP

Grossi estava em Nova York na última segunda-feira, 1º, para fazer um discurso na abertura da reunião de alto nível para revisar o histórico Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), que completou 50 anos, destinado a impedir a disseminação de armas nucleares e, eventualmente, alcançar um mundo livre de armas nucleares.

Na entrevista, o chefe da AIEA também falou sobre os esforços para reviver o acordo nuclear de 2015 entre o Irã e as principais potências que o governo de Donald Trump abandonou em 2018 e o governo de Joe Biden vem trabalhando para renovar.

Grossi disse que há “um esforço contínuo para tentar realizar mais uma reunião ou rodada para explorar as possibilidades de chegar a um acordo”. Segundo ele, a reunião “poderia ser em breve”.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na conferência de revisão do TNP que o Irã “não está disposto ou é incapaz” de aceitar um acordo para retornar ao acordo de 2015 destinado a conter seu programa nuclear.

Grossi afirmou que “há diferenças importantes entre as partes negociadoras” e importantes questões de verificação relacionadas a atividades passadas que o Irã precisa resolver. “Não é impossível, é complexo”, disse ele.

Se o acordo nuclear, conhecido como JCPOA, não for estendido, o diretor afirmou que algumas inspeções da AIEA continuarão. Mas o JCPOA prevê transparência e inspeções adicionais “que considero extremamente importantes, muito necessárias, devido à amplitude e profundidade do programa nuclear no Irã”, disse ele.

Grossi enfatizou que cooperar com a AIEA, respondendo às suas perguntas, permitindo que seus inspetores vão aonde quer que precisem estar, é essencial para que o Irã construa confiança. “Promessas e boas palavras não vão funcionar”, disse ele.

Fonte: Agências Internacionais.

Presidente do Senado reabre trabalhos defendendo TSE e urnas.


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) voltou a manifestar sua confiança no sistema eleitoral brasileiro e nas urnas eletrônicas. Em seu discurso de abertura dos trabalhos na primeira sessão após o recesso legislativo, Pacheco dedicou grande parte da sua fala às eleições de outubro. Elogiou o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, bem como seu sucessor, ministro Alexandre de Moraes, que estará à frente da Corte durante as eleições.

“Como tenho repetido em minhas falas nesta Casa e fora dela, eu tenho plena confiança no processo eleitoral brasileiro, na Justiça Eleitoral e nas urnas eletrônicas, por meio das quais temos apurado os votos desde 1996. Sei que essa posição é amplamente majoritária tanto no Senado quanto no Congresso Nacional”, disse Pacheco.

O presidente do Senado citou que as urnas eletrônicas são “motivo de orgulho nacional” e afirmou sua confiança no trabalho do TSE.

“Gostaria de reconhecer o bom trabalho que vem sendo realizado na presidência do Tribunal Superior Eleitoral pelo ministro Edson Fachin, bem como expressar minha certeza de que tal trabalho exitoso terá continuidade na gestão do ministro Alexandre de Moraes”.

Por fim, o presidente do Senado fez um apelo aos candidatos, demonstrando preocupação com um acirramento de ânimos entre eleitores e pedindo um debate propositivo nas campanhas. “Reitero o apelo de pacificação e de contenção de ânimos, e dirijo-o especialmente aos agentes do Estado e aos candidatos nas eleições que se aproximam. O que faz uma nação é um conjunto de valores e ideias que nos unem. Voltemos, portanto, a discutir ideias. Que nossos esforços sejam direcionados para buscar soluções que tragam prosperidade para o país”.

A fala de Pacheco ocorre em meio a ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas, que ele afirma, sem apresentar evidências, que não são confiáveis. Há duas semanas, em reunião com embaixadores, Bolsonaro afirmou que governo trabalharia para apresentar uma “saída” para as eleições deste ano. A ideia seria “corrigir falhas”, sem indicar quais são essas falhas.

Manifesto da sociedade civil
Antes da sessão, Pacheco recebeu integrantes da “Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral”, um grupo de mais de 50 entidades da sociedade civil, entre associações de advogados, de economistas e centrais sindicais. Esse grupo entregou uma carta repudiando os ataques do presidente da República ao TSE e às urnas eletrônicas e dando apoio ao sistema eleitoral.

Na carta, a Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral pediu para que o Congresso reafirme seu compromisso com o processo eleitoral e “reaja às ameaças do Senhor Presidente da República manifestando-se claramente contrário a qualquer aventura golpista”.

Fonte: Agência Brasil.

Deputada Sâmia Bomfim registra boletim após receber ameaças de morte.


A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) registrou um boletim de ocorrência após receber ameaças de morte por e-mail. No texto, um usuário a chama de “vagabunda” e “parasita” e realiza ameaças de morte à parlamentar e ao filho Hugo e ao marido, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). O texto finaliza com as mesmas referências nazistas enviadas à vereadora transexual de Belo Horizonte Duda Salabert (PDT) na segunda-feira, 2.

A ex-deputada Manuela D’Ávila também relatou ameaças nesta semana. Na segunda-feira, Manuela divulgou insultos enviados à ela, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a promessa do mesmo agressor de esquartejá-lo.

“Cheguei a pensar em não divulgar (as ameaças)”, escreveu a Sâmia Bomfim. “Mas refleti que, mesmo não sendo a primeira ameaça, foi a mais grave e perversa. Muito semelhante às que foram dirigidas a Manuela D’Ávila e Duda Salabert.”

O nome do autor das mensagens é o mesmo nos três casos. O usuário também ameaçou os jornalistas Lucas Neiva e Vanessa Lippelt, do Congresso em Foco, após a divulgação de uma matéria divulgando a produção em massa de fake news em favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) no fórum anônimo 1500chan. A mensagem foi enviada pelo Proton, plataforma criptografada sediada na Suíça.

Em 2021, Salabert já havia sido alvo de ataques de neonazistas em redes sociais, e foi obrigada a deixar seu emprego de 13 anos como professora de português no colégio Bernoulli, um dos mais prestigiados da capital mineira.

Fonte: CGN.

BC eleva Selic pela 12ª vez seguida para 13,75%.


Na missão de alcançar uma inflação mais próxima do centro da meta em 2023, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa Selic em 0,50 ponto porcentual, de 13,25% para 13,75% ao ano, voltando ao patamar de janeiro de 2017. O BC deixou ainda a porta aberta para mais um reajuste de menor magnitude na próxima reunião. Com isso, em setembro, a Selic pode chegar a 14% ao ano – isso a dez dias do primeiro turno das eleições

Foi o 12º aumento consecutivo do juro básico desde março de 2021, no que já é o ciclo de aperto monetário mais longo da história do Copom, para tentar debelar uma inflação alta, disseminada e persistente. A Selic subiu 11,75 pontos porcentuais desde a mínima histórica de 2,0%, o maior choque de juros desde 1999.

No comunicado, o Banco Central afirmou que “o ambiente externo mantém-se adverso e volátil” e que a “inflação ao consumidor continua elevada”. O comitê disse ainda que “avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, em sua próxima reunião” – ou seja, de 0,25 ponto porcentual. A próxima decisão será no dia 21 de setembro.

O aumento do juro básico da economia reflete em taxas bancárias mais elevadas, embora haja uma defasagem entre a decisão do BC e o encarecimento do crédito (entre seis meses e nove meses). A elevação da taxa de juros também influencia negativamente o consumo da população e os investimentos produtivos.

Por outro lado, aplicações em renda fixa, como no Tesouro Direto e em debêntures (títulos de empresas), passam a render mais.

A decisão desta quarta-feira, 3, era plenamente esperada pelo mercado financeiro, já que o BC afirmou, após subir a Selic em 0,50pp no Copom de junho, que antevia um novo ajuste de igual ou menor magnitude para a reunião deste mês.

Desde então, a ininterrupta deterioração das expectativas de inflação para 2023, os dados econômicos mais fortes e as ofensivas do governo ao teto de gastos (regra que atrela o crescimento das despesas à inflação) em ano eleitoral fizeram as apostas convergirem para 0,50pp.

Apesar das recentes medidas tomadas pelo governo terem reduzido o peso de combustíveis e da energia elétrica na inflação deste ano, com prováveis deflações no IPCA em julho e agosto, as projeções para 2023 seguem em alta. Como leva tempo para que os efeitos da política monetária sejam sentidos na economia, a nova alta de juros mira a inflação do próximo ano.

Para 2023, a meta de inflação foi fixada 3,25%, e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%. Na semana passada, porém, o mercado estimou que a meta será novamente superada no próximo ano, com a inflação atingindo 5,33%.

De 51 instituições financeiras consultadas pelo Projeções Broadcast, 49 esperavam alta de 0,50pp dos juros básicos, para 13,75%. Uma casa estimava aumento de 0,25pp, a 13,50%, enquanto uma projetava a manutenção do patamar de 13,25%.

Juro real

Com o novo aumento da Selic, o Brasil continua a ter a maior taxa de juro real (descontada a inflação) do mundo, em uma lista com 40 economias. Cálculos do site MoneYou e da Infinity Asset Management indicam que o juro real brasileiro está agora em 8,52% ao ano, mais que o dobro do segundo lugar da lista, o México (4,20%).

Em terceiro lugar no ranking que considera as economias mais relevantes, aparece a Hungria (3,50%). A média dos 40 países avaliados é de -1,89%.

Fonte: Agência Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.