Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Manifestantes pedem impeachment do governador Beto Richa.


    |

Cerca de mil pessoas participaram na tarde deste sábado (21) de uma manifestação que pede o impeachment do governador Beto Richa (PSDB). Os manifestantes saíram da Praça Santos Andrade e caminharam até o Palácio Iguaçu, onde queimaram um boneco representando o governador.
Durante o protesto, os participantes exibiam faixas e cantavam músicas de protesto contra o atual governo. Uma das participantes era Suelen Rodrigues de Oliveira, professora contratada por Processo Seletivo Seriado (PSS) que ainda não recebeu os valores da rescisão. "Ao invés de aumentar os próprios salários, o governador deveria prestar serviços à população", afirmou.
Também professora, porém efetiva, Ioná Beli disse estar protestando contra o que ela chama de "crime contra a economia pública". "Essa crise não veio do nada. O dinheiro saiu de algum lugar e foi para algum lugar", diz a professora, que defende a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a crise financeira.
O protesto transcorreu de forma pacífica, sem qualquer registro de violência ou vandalismo.Alguns policiais acompanharam a manifestação e orientaram o trânsito.
Paranaguá
Mesmo com os protestos que ocorreram durante a semana devido aos problemas com o campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a cidade de Paranaguá, no Litoral, não registrou, neste sábado (21), grande participação na manifestação contra o governador Beto Richa. Embora mais 300 moradores tenham confirmado presença para o ato que aconteceu em frente à Câmara Municipal, apenas quatro pessoas estiveram no local com faixas de protesto às medidas anunciadas para contenção de gastos no estado.
Professora em dois colégios estaduais, Fernanda Khalil, 32 anos, é uma das organizadoras do evento e levou mais de 20 cartazes para o protesto. "A situação em todo o estado está muito ruim, não só na educação. Estamos vendo um sucateamento dos serviços públicos", diz.


Fonte : Gazeta do Povo

Conselho da APP se reúne para avaliar propostas do governo e definir novos rumos da greve.


   app

Conselho Estadual da APP-Sindicato, que representa os servidores da rede estadual de educação, se reuniu na manhã deste sábado (21) para definir quais serão os próximos passos do movimento grevista. O encontro, que conta com cerca de 200 pessoas, tem como objetivo avaliar as propostas feitas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) durante um debate realizado nesta sexta-feira (20).

Segundo ela, esse é um dos pontos que trava as negociações, já que não houve decisão sobre as rescisões, o terço de férias e as progressões de carreira. Por enquanto, o governo recuou em relação à estrutura e o porte das escolas, o que significa que o número de funcionários, pedagogos, diretores e auxiliares por colégio continua de acordo com a regra do ano passado.
“O que está consistente é que a greve continua, porque existe um conjunto de pautas que o governo ainda não atendeu. O pagamento dos salários atrasados, um dos primeiros motivos que nos levaram à paralisação, é um deles, por exemplo”, explicou a secretária de finanças da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, em entrevista à Banda B.
A pasta concordou também em contratar mais professores temporários (além dos 10 mil, cuja contratação já havia sido liberada), de acordo com a demanda do quadro. Agora, o Conselho discute se vai marcar uma assembleia geral já na próxima semana ou se aguarda nova reunião com a Seed para depois marcar a assembleia. Os professores entraram no 13° dia de greve nas escolas da rede estadual e mais de 970 mil alunos seguem sem aulas.
Fonte : Banda B

Após segunda reunião com governo, professores do Paraná mantêm greve.


   Grevistam são contra a aprovação do auxílio-moradia para conselheiros do TCE  (Foto: Daiane Baú / G1)

A segunda reunião entre representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEED) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) foi realizada na tarde desta sexta-feira (20) em Curitiba, com mais de seis horas de duração. Apesar de alguns acordos, a categoria optou por manter a greve. Uma nova reunião está marcada para segunda-feira (23).
O objetivo do encontro era debater sobre temas relacionados às contratações de funcionários e de professores concursados, e às distribuições de aulas e projetos. A categoria entrou em greve no dia 9 de fevereiro, quando iniciaria o ano letivo de quase um milhão de estudantes. Desde então, vários servidores estão acampados no Centro Cívico, onde fica a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e o Palácio Iguaçu, sede do governo estadual.
A reunião, que deveria acontecer às 10h, foi remarcada para as 14h30 a pedido do secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra. Segundo o presidente da APP-Sindicato Hermes Leão, Sciarra alegou mudança na chefia do setor de Recursos Humanos da secretaria. “Para nós foi até melhor mudarem, porque assim conseguimos levantar algumas informações sobre o porte das escolas”, afirmou Leão.
Dentre os acordos estabelecidos nesta reunião, foi confirmada a contratação de mil professores e pedagogos aprovados em concurso público, mas que não haviam sido chamados. Um dos principais entraves, porém, são os pagamentos de promoções e progressões de carreira que estão atrasados. Enquanto os trabalhadores exigem pagamento imediato, o governo quer postergar. “Não vamos assumir despesas sem que haja perspectiva de receita”, afirmou o secretário chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra.
Um dos pontos reivindicados pelos professores era a retirada de projetos que constavam no “pacotaço” enviado pelo governador Beto Richa (PSDB) à Assembleia Legislativa. Segundo o governo, o item que tratava da fusão dos fundos de previdência dos servidores foi reavaliado, e será reapresentado na próxima semana.
Segundo o presidente do sindicato, outros temas ficaram pendentes para as discussões da próxima semana: "Licença prêmio que tinha sido cancelada, programa de PDE que está previsto para agosto, nomeação de 463 pessoas, além dos que já foram anunciados, licenças para mestrado e doutorado que ainda não tem uma orientação, redistribuição de aula dos PSS, abertura de novas turmas e liberação de programas e projetos que estao pendentes", resumiu.
Reunião de quinta-feira
Representantes do sindicato e do governo estadual se reuniram na quinta-feira (19). Mesmo após alguns avanços, como o pagamento do terço de férias dos servidores que será depositado em duas parcelas, nos meses de março e abril, a categoria optou por manter a greve geral. No encontro também ficou acordado que os profissionais contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS), que tiveram o contrato encerrado em dezembro, deverão receber a remuneração no dia 24 deste mês.
Encontro desta sexta (20), que estava marcado para as 10h, foi adiado para as 14h30 (Foto: Sabrina Coelho/G1)Encontro desta sexta foi remarcado para as 14h30
(Foto: Sabrina Coelho/G1)
Quanto ao pacote de medidas de austeridade apresentado pelo governador Beto Richa (PSDB), o chamado "pacotaço", a administração estadual anunciou que os itens relacionados à Educação vão ficar fora dos projetos. Eles estão sendo revisados e devem voltar a ser apresentados na Assembleia na próxima semana. O “pacotaço” gerou uma série de manifestações, além da ocupação da Assembleia Legislativa na semana passada.Entenda o "pacotaço" apresentado pelo Governo do Paraná.
Greve
A greve dos professores e funcionários da rede estadual de ensino completa onze dias nesta sexta-feira (20). Entre as exigências para o fim da greve, estão o pagamento de benefícios atrasados e a reabertura dos turnos fechados no fim de 2014.
Ocupação da Assembleia
Na terça-feira (10), depois que os deputados estaduais aprovaram – com 34 votos favoráveis e 19 contrários – o requerimento que instituiu Comissão Geral para a apreciação do pacote de medidas, os manifestantes ocuparam o Plenário da Assembleia.
Na quinta e na quarta-feira (11), as sessões foram realizadas no restaurante da Casa, pois o Plenário estava ocupado pelos manifestantes. Durante a sessão de quinta, que iria votar o requerimento de Comissão Geral, apresentado pelo líder do governo na Assembleia, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), para apreciar o "pacotaço", os manifestantes invadiram o pátio da Alep.A Comissão Geral é um mecanismo previsto no regimento interno da Casa que permite os deputados votarem em um projeto de lei, em um único dia, sem que a proposta passe por comissões específicas.
Policiais militares que isolavam a Assembleia fizeram o uso de bombas de efeito moral e de balas de borracha. Mesmo assim, os trabalhadores seguiram em frente e só deixaram o local quando foi anunciada a retirada do pacote de medidas.
No mesmo dia, depois da polêmica envolvendo o pacote de medidas, o govenador Beto Richa (PMDB) se pronunciou pela primeira vez sobre o assunto. Richa classificou como “absurda e violenta” as manifestações dos trabalhadores. Em nota publicada no site do governo, Richa afirmou que o tumulto foi provocado por “um grupo de baderneiros infiltrado no movimento dos professores”.
Durante o feriado de carnaval, os servidores continuaram acampados em frente aos prédios do governo, no Centro Cívico. O sindicato elaborou uma grade com programação e momentos de cultura, samba e filmes para os trabalhadores que permaneceram no local.
Fonte : G1


BR 277 segue interditada por caminhoneiros.

   

Caminhoneiros realizam uma manifestação em rodovias estaduais e federais do Paraná neste sábado (21). Alguns dos trechos estão bloqueados desde a manhã de sexta-feira (20), de acordo com as polícias rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF). Em Guarapuava, na região central do estado, os caminhoneiros interditaram totalmente a BR-277 nos km 337 e 344. A PRF acompanha a manifestação no local.
Até as 11h, a concessionária de pedágio Caminhos do Paraná registrou congestionamento de aproximadamente 10 quilômetros nos dois sentidos rodovia.
A rodovia já foi interditada na região por algumas vezes na quinta-feira (19) e na sexta-feira, porém, sempre de forma parcial. A Caminhos do Paraná informou em nota que buscou obter reintegração de posse ingressando com ação na Justiça Federal (uma vez que a rodovia é federal). Ainda de acordo com a concessionária, a Justiça indeferiu a liminar por entender que já é competência constitucional da Polícia Rodoviária Federal manter a ordem e a fluidez de tráfego nas rodovias federais, ou seja, que a instituição já tem poderes ostensivos para promover a normalização do tráfego.
De acordo com a PRF, caminhoneiros protestam em trechos da BR-163, nos trechos de Santo Antônio do Sudoeste e de Pérola d'Oeste, e da BR-277 em Céu Azul e Medianeira, todos no sudoeste do Paraná. Segundo a PRE, as manifestações ocorrem nas rodovias estaduais da região sudoeste do estado: PR-471, em Nova Prata do Iguaçu; PRC-280, em Marmeleiro e Mariópolis; PR-281, nas saídas de Dois Vizinhos para São Jorge D’Oeste e para Francisco Beltrão; e na PR-483, em Francisco Beltrão.
Os caminhoneiros reclamam dos seguidos aumentos dos combustíveis, dos tributos sobre o transporte, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e do alto preço do pedágio no Paraná. Eles pedem ainda melhorias nas estradas e a criação de uma tabela com preços fixos a serem cobrados pelo frete por quilômetro rodado, não mais por viagem.
Fonte : tnonline

Garota atleta da Escola de Talentos se destaca.


          Garota atleta da Escola de Talentos se destaca

A pequena ginasta platinense Josiany Calixto da Silva, sete anos, que treina na Escola de Talentos de Ginástica Artística da Prefeitura de Jacarezinho foi aprovada em um teste na Federação Paranaense de Ginástica Artística (FPRG) em Curitiba recentemente. Com a aprovação, a atleta agora passará a treinar com as profissionais na capital do estado.
A rotina de treino será diária das 14 às 16 horas na FPRG juntamente com atletas de renome nacional e internacional. “Nós estamos entregando uma atleta bem lapidada para eles (federação)”, desatacou a professora de ginástica em Jacarezinho, Nilda Graciliano. No Paraná, somente sete cidades tem este vínculo da escola de talentos.
No ano passado Josiany ficou com o terceiro lugar do campeonato paranaense de duplas solo de ginástica artística. Segundo Nilda, a atleta foi aprovada em uma seleção com a professora Caroline Inácio Molinari - ex-ginasta que participou dos jogos olímpicos de Atenas em 2004 pela seleção Brasileira – e com a treinadora da seleção de ginástica, a ucraniana Iryna Ilyashenko.
“Nós temos uma ajuda muito boa da prefeitura na área esportiva e um apoio excelente na ginástica artística”, frisou a professora Nilda. “Nossos professores são capacitados e nosso equipamentos de qualidade para treinar estas crianças e lapidar para que no futuro se tornem quem sabe atletas reconhecidos internacionalmente”, afirmou o prefeito Sérgio Eduardo de Faria(DEM).
“Eu quero ser profissional e viver da ginástica. Eu adoro este esporte. Quando comecei (há oito meses) não imaginava que poderia chegar onde estou agora”, disse a pequena Josiany com tom de timidez. “Iremos fazer o possível e o impossível para realizar o sonho dela”, afirmou a mãe Tereza Calixto da Silva. 
O pai, José Antônio da Silva, também está orgulhoso da filha. “Iremos agora de inicio ficar em viagem de Santo Antônio (da Platina) para Curitiba, mas no futuro nos mudaremos para ficar próximo dela  todo o tempo”, disse o pai.
Fonte : NP

Rapaz é morto e dois são baleados durante assalto em Quedas do Iguaçu.


Um homem morreu e dois ficaram feridos em um assalto, na PR-484, próximo a Quedas do Iguaçu, no oeste do Paraná. O crime foi por volta das 5h deste sábado (21).
De acordo com a Polícia Militar (PM), os três amigos saíram de Quedas do Iguaçu para ir fazer compras no Paraguai, na fronteira com Foz do Iguaçu, na mesma região.
Eles deram carona para outro rapaz, que não conheciam. Em determinado momento, esse rapaz atirou contra os três amigos, e fugiu com o carro e o dinheiro deles.
Os dois feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e estão internados no Hospital Universitário, em Cascavel, no oeste. Eles foram atingidos no ombro esquerdo e no rotos. O G1 entrou em contato com a assessoria do hospital para saber o estado de saúde das vítimas, porém as ligações não foram atendidas. O corpo do rapaz que morreu no local foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Cascavel. Até as 13h, a PM de Quedas do Iguaçu não tinha informações sobre o assaltante.
Fonte : tnonline

Acidente na BR-153 derruba poste e deixa quatro feridos.


   

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do Peugeot, João Reinaldo Kuch, de 32 anos, deixou o local após o acidente
Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-153, em Irati, na madrugada de hoje (21). Três vítimas estavam em um veículo Peugeot 207, com placas de Telêmaco Borba, que saiu da pista e colidiu contra um poste. Com o impacto, a rodovia ficou obstruída e impediu a passagem de um motociclista, que acabou atingindo a fiação elétrica que estava exposta.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do Peugeot, João Reinaldo Kuch, de 32 anos, deixou o local após o acidente. Os passageiros, Marcos Estefano Marochi, 35, e Rodrigo Peruceli, 30 anos, sofreram lesões graves. Já Rosane Vidal, de 30 anos, que também ocupava o carro teve ferimentos leves.
Fernando Josué Maieski, de 29 anos, que conduzia uma motocicleta Honda CG 150, sofreu ferimentos leves. Conforme a PRF, o motociclista não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os quatro feridos foram encaminhados até a Santa Casa de Irati. As vítimas foram resgatadas pela equipe do Corpo de Bombeiros.
O acidente ocorreu no km 334 + 800 metros em uma reta em aclive, conforme a PRF.
Fonte : aRede

Polícia apreende no PR munição que iria para traficantes do Rio de Janeiro.


   

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu uma grande quantidade de munição em um ônibus na PR-317, em Peabiru, no norte do Paraná, na noite de sexta-feira (20). Segundo a PRE, no veículo foram encontradas 999 cápsulas de calibre 9mm e 750 de calibre 40mm, ambos de uso restrito da polícia. O material estava em duas bolsas. Um homem de 30 anos, identificado como o responsável pela bagagem, foi preso.
O ônibus seguia de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, para São Paulo (SP). O veículo foi abordado durante uma fiscalização realizada pela PRE na rodovia.
Ainda de acordo com a polícia, o passageiro confessou que levaria a munição para traficantes em uma favela do Rio de Janeiro. À polícia, o homem disse ainda que receberia R$ 20 mil para fazer a entrega.
A munição e o suspeito foram encaminhados para a delegacia de Polícia Federal em Maringá, no norte do estado.
Fonte : G1

Criança de três anos corre para portão e é atropelada por avô em chácara na RMC.


   (Foto: Danaê Bubalo – Banda B)atropelamento-colombo

Uma família de Colombo, na região metropolitana de Curitiba (RMC), vivenciou uma tragédia no início da tarde deste sábado (21). Um menino de três anos morreu após ser atropelado peloavô na entrada de uma chácara, localizada na Estrada da Graciosa.

O caso gerou grande comoção na região e, devido ao choque, ninguém quis falar sobre o acidente. A criança seria moradora de Campo Largo, também na RMC, e teria sido levada até a chácara, onde o casal trabalha como caseiro, para passar o dia com os avós. Conhecidos da família disseram que o menino sempre esperava o avô voltar de caminhão para a casa.Segundo informações apuradas no local, no momento em que o homem chegou de caminhão no terreno, a criança saiu correndo em direção ao veículo e ficou no ponto cego do motorista. Sem enxergar, o avô acabou atingindo o garoto, que morreu na hora.
Após o atropelamento, o homem passou mal e foi encaminhado para um hospital. O corpo da criança foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML).

PATO BRANCO: Adolescente morre em acidente com moto no perímetro urbano.



Um adolescente de 16 anos morreu após acidente envolvendo uma motocicleta Yamaha/YBR 125 e um veículo Gol, registrado por volta das 19h20 desta sexta-feira (20), na rua das Graças, bairro Planalto em Pato Branco.
O adolescente foi socorrido pelo Samu e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu logo depois.
De acordo com a Polícia Militar, o condutor do veículo não permaneceu no local do acidente, mas foi localizado em sua residência e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos.
O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para necropsia.

  Adolescente morre vítima de acidente em Pato Branco
Fonte : J Cattelan

Bicicletas caem de suporte no meio da BR-277 e homem morre atropelado ao tentar buscá-las.

   

Uma tragédia chocou quem passava pela BR-277, na altura do Viaduto do Orleans, em Curitiba, na manhã deste sábado (21). Um homem identificado apenas como Haroldo, de 49 anos, morreu após ser atropelado por um veículo Gol, com placas de Campo Largo – na região metropolitana da capital.
A vítima seguia com o neto, de aproximadamente cinco anos, até o Parque Barigui, quando o suporte cedeu e as duas bicicletas caíram no meio da rodovia. Haroldo estacionou o carro Logus no acostamento, deixou a criança no local e atravessou a estrada para buscar as bicicletas.
Segundo testemunhas, nesse momento, o Gol atingiu a vítima, que chegou a cair em cima do carro e ser jogada em um canteiro. A distância entre o corpo e as bicicletas chegou a cerca de 300 metros.
“O que nós vimos foi que o carro estava em alta velocidade no momento do acidente. Os moradores e trabalhadores sempre reclamam dos atropelamentos aqui e pedem por uma passarela, já que há muitas casas e empresas na região. Mesmo que ela não pudesse ser utilizada nesse caso, poderia salvar outras vidas”, disse uma das pessoas que presenciou a cena.
O motorista do Gol ficou em estado de choque e o neto da vítima foi amparado por funcionários de uma loja localizada próximo ao viaduto. O corpo de Haroldo foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML).
       
Fonte : Banda B

Motorista fica ferido em tombamento de caminhão na PR-281.

Na manhã deste sábado (21) foi registrado o tombamento de um caminhão Volks caçamba carregado com pó de pedras, na rodovia PR-281 entre Santa Izabel do Oeste e Salto do Lontra, próximo a Fazenda Cotegipe.
Defesa Civil e Samu foram chamados para prestar atendimento, mas o motorista que não teve o nome divulgado havia sido encaminhado ao hospital por populares que passavam pelo local.
A Polícia Rodoviária Estadual, posto de Realeza registrou o acidente.
 
   Fotos: Nara Brito
     Fonte : PPNEWS

Reitor bate carro e foge do acidente.


   

Uma internauta entrou em contato com a CGN para relatar que um motorista fugiu após bater no carro dela, na tarde deste sábado (22), no Centro de Cascavel. Conforme Camila Meneguzzi, o motorista é o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, o Cascá.
Camila transitava com um veículo Celta pela Rua Paraná quando foi atingida por um Astra que seguia pela Rua Antônio Alves Massaneiro. O Celta chegou a rodar na pista com a pancada. Segundo Camila, o Astra avançou o sinal vermelho.
Camila disse que Cascá chegou a descer do Astra e conversou com ela, dizendo que deveria buscar a Justiça, pois ela é quem tinha causado o acidente. Enquanto eles conversavam, o homem teria visto um veículo daCGN chegando, entrou no carro com o passageiro e fugiu. No entanto, nenhuma equipe da reportagem esteve no local.
Camila já tinha feito fotos do acidente, antes de o motorista deixar o local. O veículo dela sofreu danos consideráveis e ela não se feriu, mas disse que estava com fortes dores na cabeça e iria a um hospital.
A jovem também procurou a Polícia Civil e pela placa do carro, os investigadores constataram que o Astra está registrado no nome da Secretaria de Estado da Administração e Previdência.
Por ser sábado, o reitor da Unioeste não foi localizado para falar sobre o assunto.
Fonte : CGN