Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Após segunda reunião com governo, professores do Paraná mantêm greve.


   Grevistam são contra a aprovação do auxílio-moradia para conselheiros do TCE  (Foto: Daiane Baú / G1)

A segunda reunião entre representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEED) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) foi realizada na tarde desta sexta-feira (20) em Curitiba, com mais de seis horas de duração. Apesar de alguns acordos, a categoria optou por manter a greve. Uma nova reunião está marcada para segunda-feira (23).
O objetivo do encontro era debater sobre temas relacionados às contratações de funcionários e de professores concursados, e às distribuições de aulas e projetos. A categoria entrou em greve no dia 9 de fevereiro, quando iniciaria o ano letivo de quase um milhão de estudantes. Desde então, vários servidores estão acampados no Centro Cívico, onde fica a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e o Palácio Iguaçu, sede do governo estadual.
A reunião, que deveria acontecer às 10h, foi remarcada para as 14h30 a pedido do secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra. Segundo o presidente da APP-Sindicato Hermes Leão, Sciarra alegou mudança na chefia do setor de Recursos Humanos da secretaria. “Para nós foi até melhor mudarem, porque assim conseguimos levantar algumas informações sobre o porte das escolas”, afirmou Leão.
Dentre os acordos estabelecidos nesta reunião, foi confirmada a contratação de mil professores e pedagogos aprovados em concurso público, mas que não haviam sido chamados. Um dos principais entraves, porém, são os pagamentos de promoções e progressões de carreira que estão atrasados. Enquanto os trabalhadores exigem pagamento imediato, o governo quer postergar. “Não vamos assumir despesas sem que haja perspectiva de receita”, afirmou o secretário chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra.
Um dos pontos reivindicados pelos professores era a retirada de projetos que constavam no “pacotaço” enviado pelo governador Beto Richa (PSDB) à Assembleia Legislativa. Segundo o governo, o item que tratava da fusão dos fundos de previdência dos servidores foi reavaliado, e será reapresentado na próxima semana.
Segundo o presidente do sindicato, outros temas ficaram pendentes para as discussões da próxima semana: "Licença prêmio que tinha sido cancelada, programa de PDE que está previsto para agosto, nomeação de 463 pessoas, além dos que já foram anunciados, licenças para mestrado e doutorado que ainda não tem uma orientação, redistribuição de aula dos PSS, abertura de novas turmas e liberação de programas e projetos que estao pendentes", resumiu.
Reunião de quinta-feira
Representantes do sindicato e do governo estadual se reuniram na quinta-feira (19). Mesmo após alguns avanços, como o pagamento do terço de férias dos servidores que será depositado em duas parcelas, nos meses de março e abril, a categoria optou por manter a greve geral. No encontro também ficou acordado que os profissionais contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS), que tiveram o contrato encerrado em dezembro, deverão receber a remuneração no dia 24 deste mês.
Encontro desta sexta (20), que estava marcado para as 10h, foi adiado para as 14h30 (Foto: Sabrina Coelho/G1)Encontro desta sexta foi remarcado para as 14h30
(Foto: Sabrina Coelho/G1)
Quanto ao pacote de medidas de austeridade apresentado pelo governador Beto Richa (PSDB), o chamado "pacotaço", a administração estadual anunciou que os itens relacionados à Educação vão ficar fora dos projetos. Eles estão sendo revisados e devem voltar a ser apresentados na Assembleia na próxima semana. O “pacotaço” gerou uma série de manifestações, além da ocupação da Assembleia Legislativa na semana passada.Entenda o "pacotaço" apresentado pelo Governo do Paraná.
Greve
A greve dos professores e funcionários da rede estadual de ensino completa onze dias nesta sexta-feira (20). Entre as exigências para o fim da greve, estão o pagamento de benefícios atrasados e a reabertura dos turnos fechados no fim de 2014.
Ocupação da Assembleia
Na terça-feira (10), depois que os deputados estaduais aprovaram – com 34 votos favoráveis e 19 contrários – o requerimento que instituiu Comissão Geral para a apreciação do pacote de medidas, os manifestantes ocuparam o Plenário da Assembleia.
Na quinta e na quarta-feira (11), as sessões foram realizadas no restaurante da Casa, pois o Plenário estava ocupado pelos manifestantes. Durante a sessão de quinta, que iria votar o requerimento de Comissão Geral, apresentado pelo líder do governo na Assembleia, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), para apreciar o "pacotaço", os manifestantes invadiram o pátio da Alep.A Comissão Geral é um mecanismo previsto no regimento interno da Casa que permite os deputados votarem em um projeto de lei, em um único dia, sem que a proposta passe por comissões específicas.
Policiais militares que isolavam a Assembleia fizeram o uso de bombas de efeito moral e de balas de borracha. Mesmo assim, os trabalhadores seguiram em frente e só deixaram o local quando foi anunciada a retirada do pacote de medidas.
No mesmo dia, depois da polêmica envolvendo o pacote de medidas, o govenador Beto Richa (PMDB) se pronunciou pela primeira vez sobre o assunto. Richa classificou como “absurda e violenta” as manifestações dos trabalhadores. Em nota publicada no site do governo, Richa afirmou que o tumulto foi provocado por “um grupo de baderneiros infiltrado no movimento dos professores”.
Durante o feriado de carnaval, os servidores continuaram acampados em frente aos prédios do governo, no Centro Cívico. O sindicato elaborou uma grade com programação e momentos de cultura, samba e filmes para os trabalhadores que permaneceram no local.
Fonte : G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.