Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

24/08/2023 *--* Deus é Fiel!!!

       Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Um Homem aluga imóvel em Pitanga foge com 20 dias e rouba pertences do imóvel.

15h0min – Centro

Descrição: No dia 23/08/2023, às 15h00min, a equipe foi acionada via COPOM, para deslocar ao endereço supracitado.

Chegando ao local, em contato com a vítima, mulher de 33 anos, relata que alugou seu imóvel mobilhado para masculino de 34 anos, mediante contrato, onde o masculino residiu por aproximadamente 20 dias, antes de evadir-se do local.

Na data de hoje, em horário desconhecido, levando consigo alguns móveis, uma mesa de mármore com 6 cadeiras, um sofá com dois lugares, um armário multiuso e uma pia.

A equipe realizou busca pela região, em busca do autor, porém não obteve êxito. Foi orientada quanto aos procedimentos.

Jovem é pego com maconha para consumo em Pitanga.

-11h35min - Dona Maria

Descrição: No dia 23 de agosto de 2023, as 11h35min, em patrulhamento foi abordado um masculino de 18 anos.

O qual em revista pessoal foi localizado no bolso da frente da sua calça, um invólucro de substância análoga a maconha, que pesou 4,3 gramas da referida droga ilícita, sendo encaminhado a 3ª Cia PM para lavratura de termo circunstanciado.

Menor é agredido tem celular roubado ladroes são presos e receptador que comprou o celular acaba na delegacia em Pitanga.

23h00min –Pitanguinha

Descrição: Na data de 23 de agosto de 2023 as 23h00min atendendo solicitação via central 190, a equipe PM deslocou até as proximidades da praça do redondo, a fim de atender uma ocorrência de roubo a transeunte, no local, feito contato com o solicitante masculino, 17 anos, o qual estava com muito sangue em sua face nos braços e mãos e com um corte na parte superior da cabeça.

O qual relatou que após o término de sua aula estava deslocando para sua residência a pé, pela Avenida Presidente Getúlio Vargas, sendo que notou que dois masculinos começaram a segui-lo pela via, sendo um dos masculinos moreno, alto e magro, usando bermuda escura, camiseta preta e cabelo crespo, e outro um pouco mais baixo, moreno claro com blusa preta com detalhe branco nas mangas, sendo acompanhado a poucos metros de distância por aproximadamente 5 quadras, quando recebeu voz de roubo dos masculinos.

Sendo que um dos masculinos fazia menção de estar armado, que houve resistência na entrega do celular (Sansumg de cor azul), entrando em luta corporal, que ao conseguir pegar o celular um dos masculinos o qual descreveu como sendo de pele mais clara e com os dentes de cor diferente, empreendeu fuga, que foi seguido pelo solicitante o qual ao alcançar o autor dos fatos, este com uma pedra em sua mão desferiu golpes na cabeça da vítima.

E correu sentido a praça do redondo, a vítima ficou caída ao chão e foi socorrida por um popular que passava pelo local.

Diante do relato a equipe deslocou com a vítima até o Hospital São Vicente de Paula, para atendimento médico e lavratura do laudo de lesão corporal, em seguida foi iniciado diligências em busca dos possíveis autores do roubo.

Sendo verificado as câmeras de monitoramento da referida Rua, onde foi possível visualizar a vítima passando pela rua e logo em seguida os dois masculinos por ela descritos, sendo estes conhecidos no meio policial e identificados como sendo masculino de 25 anos, o qual e possível visualizar no vídeo que está com uma tornozeleira eletrônica, que segundo relatou da vítima foi quem o agrediu com a pedra e o masculino de 23 anos.

Iniciado então diligências a fim de localizá-los, sendo que foi visualizado dois masculinos com as mesmas características, em frente a uma residência os quais ao visualizarem a viatura policial correram, sendo realizado abordagem e identificado o proprietário da residência como masculino de 41 anos.

Dentro da residência estavam os dois autores, questionado com relação ao celular roubado estes informaram que haviam pago uma dívida de droga com outro masculino.

Deslocado então até a residência onde foi abordado no local masculino de 23 anos, masculino, 19 anos e a adolescente mulher, 16 anos, questionado sobre o celular entregue pelos autores o masculino de 19 anos informou que comprou o celular por 50 reais e abateu uma dívida, entregou o celular a equipe policial.

Sendo que também foi localizado sobre a mesa um pote com a importância de 813,00 reais em notas e moedas diversas, além de outros três celulares os quais não conseguiram explicar a origem.

Diante do relato foi dado voz de prisão aos envolvidos, e encaminhado a Polícia Judiciária. Foi acionado o conselho tutelar o qual compareceu no local para acompanhar os procedimentos.

Homem tentando namorar com mulher, mas sendo recusado por ela acaba dando uma facada em seu peito em Laranjeira do sul.

– 14h20min – Centro

Descrição: A equipe estava em patrulhamento quando foi abordada por mulher (23 nos), que relatou que um homem tinha acabado de dar uma facada em seu peito, apontando um indivíduo.

A equipe rapidamente prestou o atendimento à mulher, e enquanto aguardava o socorro, conseguiu realizar a abordagem do suspeito que ainda permanecia no local, aproximadamente 30 metros de distância.

Que após realizar a abordagem e busca pessoal foi identificado como masculino (40 anos), o qual estava de posse de uma faca de serra e uma tesoura escolar ponta fina.

Mediante os fatos, foi dado voz de prisão ao autor. Ainda no local, a solicitante relatou que ele estava tentando um relacionamento com ela e como a mesma não aceitou ele estava a perseguindo.

Que ele já havia dado um soco nela em situações anteriores e que no dia atual ela foi conversar com ele e ele deu dois golpes no peito com uma faca de serra.

Segundo a testemunha presente, masculino de 34 anos, o mesmo relatou que o autor estava fazendo artesanato em latinhas quando a mulher foi pedir desculpa para ele sendo que no mesmo momento ele efetuou um golpe (soco) na região da face da vítima e deu um golpe com um instrumento que ele não conseguiu ver se era a tesoura ou a faca na região do peito.

A equipe do SAMU e Bombeiro realizaram os devidos procedimentos. Foi encaminhado o autor juntamente com a testemunha para os procedimentos de Polícia Judiciária.

Mãe com duas filhas, são agredidas por outras duas mulheres em Guarapuava.

22h30min. - Boqueirão

Descrição: a equipe CHOQUE deslocou até o referido endereço onde segundo solicitação via 190 haviam algumas pessoas em vias de fato.

Chegando no local em contato com a pessoa de mulher, 44 anos, passou a relatar que estava com suas filhas (16 anos) e (14 anos) sendo que em dado momento as pessoas de mulher (23 anos) e mulher (20 anos) começaram a proferir palavras de baixo calão e em seguida vindo agredi-las com tapas e puxões de cabelo resultando em algumas lesões sendo que tiveram algumas escoriações, no rosto e pescoço.

Diante dos fatos todas as partes foram conduzidas para 1° Cartório do Termo Circunstanciado do 16° BPM para os procedimentos cabíveis.


Homem é preso em Ivaiporã após agredir e tentar enforcar a esposa.

Um homem foi preso pela Polícia Militar (PM) em Ivaiporã, na quarta-feira (23), após agredir com socos e tentar enforcar a companheira em uma casa na Rua Emilio Menezes.

Segundo a PM, a equipe foi acionada via Copom, por volta das 22h10, após uma pessoa informar que na residência próxima a dela havia uma mulher pedindo socorro que aparentava estar sendo agredida pelo marido.

A guarnição foi ao local e ao se aproximar da casa foi possível ouvir gritos de socorro e frases como ”me deixa sair”, ”eu quero sair daqui”, além de um homem com a voz exaltada.  O homem quando notou a presença da equipe, permitiu que a mulher saísse da casa.

A vítima foi indagada sobre a situação, e relatou que havia sido agredida pelo marido com socos no rosto e depois ele teria pegado um travesseiro e colocado em seu pescoço no intuito de enforcá-la.  Quando ela conseguiu se desvencilhar dele, tentou insistentemente sair de sua casa, sendo impedida.

Diante dos relatos e da situação constatada pela equipe policial ao chegar no local, foi dada voz de prisão ao autor. Após a confecção do B.O.U, as partes foram encaminhadas à 54ª Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos de polícia judiciária.

Morte de esposa de militar causa revolta no Paraná: “Crime cruel e covarde”.

A morte de Mariele Buenos Pires revoltou moradores de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. A jovem foi assassinada, violentada e teve a casa incendiada na quarta-feira (24). 

Mariele é esposa de um militar do 3º Regimento de Carros de Combate, que estava trabalhando na hora do crime. Nas redes sociais, internautas cobraram justiça.

“Crime cruel, covarde e revoltante”, escreveu uma usuária. 

“Muito triste, devastador e revoltante. Que a justiça seja feita! ”.

CPI aprova quebra de sigilo bancário de Tatá Werneck, Cauã Reymond e Marcelo Tas.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras aprovou nesta quarta-feira (23) a quebra de sigilo bancário da apresentadora Tatá Werneck, do ator Cauã Reymond e do jornalista Marcelo Tas.

Os três fizeram propaganda em 2018 e em 2019 para a empresa de criptomoedas Atlas Quantum, suspeita de lesar cerca de 200 mil investidores, numa pirâmide estimada em R$ 7 bilhões.

Tatá Werneck e Cauã Reymond foram convocados a prestarem depoimento no último dia 15 sobre as suspeitas de fraudes envolvendo investimentos com criptomoedas, mas não compareceram à Câmara dos Deputados após habeas corpus considerado incomum pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.

A CPI também autorizou o envio dos contratos feitos pela Atlas com Tatá Werneck, Cauã Reymond e Marcelo Tas.

Motorista foge e abandona carro com drogas após tentar atropelar policial na PR-082.

A Polícia Rodoviária tem intensificado o combate ao tráfico de drogas na região, em ações que colocam a própria integridade física das equipes em risco.

Na noite de ontem, por exemplo, um traficante de drogas tentou atropelar um agente da Polícia Rodoviária Estadual, na rodovia PR-082, em São João do Ivaí, ao receber ordem de parada.

O policial conseguiu evitar de ser atropelado e precisou atirar contra o veículo GM/Onix com placas de Curitiba, mas mesmo assim o motorista seguiu em fuga.

Houve acompanhamento tático das equipes e o traficante acabou abandonado o veículo a cerca de 5km à frente, em meio a uma plantação de milho. No carro, os policiais apreenderam onze tabletes de maconha, totalizando 9,4kg.

Além da droga, após consulta ao chassi do veículo, constatou-se que o mesmo havia sido registrado como veículo furtado no dia 7 de junho de 2023 na cidade de Curitiba.

O veículo juntamente com as drogas, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de São João do Ivaí para a realização dos procedimentos pertinentes à polícia judiciária.

Justiça condena Estado a indenizar três vítimas de abuso sexual por PM em Londrina.

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Londrina condenou o Estado do Paraná a indenizar três mulheres em situação de rua que passaram por assédio sexual e estupro por parte de um policial militar de Londrina, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

O juiz Marcos José Vieira arbitrou indenização de R$ 20 mil para a vítima de assédio e de R$ 40 mil para cada vítima de estupro.

O caso ocorreu em uma casa abandonada, utilizada como “mocó” para abrigo e uso de entorpecentes, localizada na esquina das ruas Belém e Bahia, no Centro de Londrina.

Segundo os relatos, o policial militar teria, no dia 30 de dezembro de 2022, durante horário de serviço, abusado de uma das ocupantes do imóvel, tocando nas partes íntimas da vítima.

No dia seguinte, 31 de dezembro, o mesmo policial teria retornado ao local, fora do horário de serviço, e estuprado a segunda vítima. Ele ainda teria voltado, no dia 15 de janeiro de 2023, e repetido o crime com outra mulher.

O caso ocorreu em uma casa abandonada, utilizada como “mocó” para abrigo e uso de entorpecentes, localizada na esquina das ruas Belém e Bahia, no Centro de Londrina.

Segundo os relatos, o policial militar teria, no dia 30 de dezembro de 2022, durante horário de serviço, abusado de uma das ocupantes do imóvel, tocando nas partes íntimas da vítima.

No dia seguinte, 31 de dezembro, o mesmo policial teria retornado ao local, fora do horário de serviço, e estuprado a segunda vítima. Ele ainda teria voltado, no dia 15 de janeiro de 2023, e repetido o crime com outra mulher.

Para ele, a decisão já era esperada diante das provas produzidas desde o inquérito policial, como os relatos das vítimas e de testemunhas e as imagens das câmeras que flagraram a entrada do policial no local, fardado e armado.

“Várias pessoas dentro do local presenciaram e testemunharam os abusos cometidos por ele, na condição de PM – em que pese o mesmo estar retornando do trabalho, mas ele estava fardado e armado.

Ameaçou a todos, mediante o uso de armas da corporação, e pediu para olhar para a parede. A última vítima levou uma coronhada na parte interna das pernas para poder efetuar a conjunção carnal”, relata o advogado.

Cinco homens morrem após confronto com a Polícia Militar.

Cinco criminosos morreram na noite de quarta-feira (23), após confronto armado com a Polícia Militar. A ação policial originou com diligências da Agência Regional de Inteligência (ARI) do 5º Comando Regional de Polícia Militar, nas quais levantou-se a localização de cinco suspeitos que estariam escondidos em uma residência no Distrito de Subsede no município de Santa Helena, no oeste do Paraná. De acordo com levantamentos, ao menos dois dos suspeitos teriam envolvimento, inclusive, em recente homicídio que ocasionou a morte de um segurança de posto de combustível, e outro ocorrido há alguns anos na cidade de Santa Tereza do Oeste. Diante disso, foi solicitado apoio aos policiais do BPFRON, bem como do 19º Batalhão de Polícia Militar, da cidade de Toledo. Na localidade, os policiais visualizaram alguns indivíduos com atitudes suspeitas, nas proximidades de uma residência. Ao darem voz de abordagem, os criminosos não só desacataram a ordem policial como revidaram com suas armas em punhos. Desta forma, com vistas à legítima defesa, diante da iminente injusta agressão, os policiais militares dispararam, iniciando-se confronto armado. Cessado o perigo, os policiais acionaram socorro médico, para que atendessem os feridos, sendo atestado o óbito dos cinco homens no local. O local foi isolado pela Polícia Militar e acionadas, Polícia Civil, Científica e IML, para os encaminhamentos devidos. A polícia ressalta que todos os homens mortos estavam armados com pistola 9mm, pistola calibre 635, além de três revólveres calibre .38, as quais foram apreendidas com as munições. A polícia destaca ainda que o confronto armado não é desejado pela Instituição, sendo último recurso a ser empregado pelos policiais militares numa ocorrência. Contudo a necessidade de reação pode ser necessária e iminente em virtude do risco a vida de terceiros ou de próprios policiais. Nenhum policial se feriu na ação e os homens de 18, 25, 30, 33 e 38 anos foram levados para o IML de Foz do Iguaçu.

O Braz pé de Santa Maria do Oeste está com promoções e calçados imperdíveis. Veja as fotos deste 24/08/2023.

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:







Motorista fica gravemente ferido após capotar com o carro na BR-277, em Curitiba, nesta quinta-feira.

Um homem de 45 anos ficou gravemente ferido após capotar com o carro na madrugada desta quinta-feira (24) na BR-277, em Curitiba. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima seguia no sentido Campo Largo quando perdeu o controle da direção e acabou capotando com o veículo. 

A esposa do motorista contou aos bombeiros que ele trabalha na Universidade Positivo e que provavelmente estava voltando do trabalho quando se envolveu no acidente. 

A vítima foi levada para o Hospital Evangélico. 

Impressionante! Foto mostram caminhão pegando fogo na BR-376 em Guaratuba.

Um caminhão carregado com carga de tábuas de madeira pegou fogo no fim da noite dessa quarta-feira (23) no km 672 da BR-376 em Guaratuba.

Segundo informações, o fogo teria iniciado no farol do caminhão.

A rodovia ficou interditada nos dois sentidos e Bombeiros do Paraná e de Santa Catarina foram acionados para combater as chamas.

A previsão de liberação para o sentido Sul é de 1h30 e de 3h para o sentido norte.

Não houve feridos no incêndio.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) está no local auxiliando na sinalização da via e no controle do tráfego.

Condutor fica ferido após colisão entre dois caminhões na Estrada Bonfim, em Umuarama.

Equipes de socorro foram acionadas por volta das 20h desta quarta-feira (23) para atender uma ocorrência de colisão entre dois caminhões na Estrada Bonfim. O fato aconteceu na rodovia nas proximidades do Parque de Exposições de Umuarama.

Um condutor de 40 anos, morador em Umuarama, foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros aparentemente com ferimentos leves. Ele foi conduzido para o Pronto Atendimento Municipal. O outro motorista tem 50 anos e é de Cruzeiro do Oeste. Ele não se feriu.

OBemdito conversou com os dois condutores. O profissional de Umuarama estava em um caminhão Ford Cargo 2628 de uma empresa de concretagem. Ele disse que saiu de uma oficia nas proximidades e seguia sentido Parque de Exposições – Shopping Palladium. Surpreendentemente a cabine basculou (desencaixou) e foi para frente.

O outro caminhoneiro estava em um Volkswagen Constellation 24.280 e seguia em sentido contrário. Ele afirmou que chegou a ver o caminhão de concretagem saindo da oficina e o momento em que a cabine basculou, deixando o outro motorista sem ação.

O condutor de Cruzeiro do Oeste acrescentou que a condutora de um carro conseguiu desviar a tempo de evitar uma batida. Ela estava com a filha no carro e conseguiu jogar o veículo na entrada de uma propriedade. As duas não se feriram.

Os dois caminhões acabaram colidindo na lateral das cabines – a princípio os danos foram de pequena monta. A Polícia Militar está atendendo a ocorrência.

Não foi informado no local como foi que a cabine basculou com o veículo em movimento. O espaço está aberto para qualquer eventual manifestação da empresa proprietária do veículo.



Homem que morreu em acidente na BR-277 é identificado como Sergio Antônio Bildhauer.

O homem que morreu no final da manhã desta quarta-feira (23), em acidente na BR-277, foi identificado como Sergio Antônio Bildhauer. O fato ocorreu na BR-277, na altura do Km 566, em Cascavel.

A forte colisão envolveu um veículo Palio e um caminhão carregado com leite. Um homem ficou encarcerado no veículo, porém não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito.

Uma ambulância do SAMU passava pelo local e prestou atendimentos ao caminhoneiro, que foi encaminhado à UPA Veneza para ser reavaliado. A carreta tombou e parou em meio ao matagal nas margens da rodovia.

Um caminhão ABTR (Auto Bomba Tanque Resgate) foi mobilizado para fazer o desencarceramento do corpo da vítima, que ficou presa às ferragens do veículo que ficou completamente destruído.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local fazendo a sinalização da rodovia durante a ocorrência. O policial Vladimir Paroli conversou com a imprensa e relatou que houve imprudência por parte do condutor do Palio, que invadiu a pista contrária e colidiu fatalmente com o caminhão.

O corpo passará por necropsia, ficando à disposição dos familiares para os atos fúnebres.


O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 24/08/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Polícia do DF cumpre mandado de busca e apreensão contra Jair Renan Bolsonaro.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan, é alvo de mandado de busca e apreensão em operação da Polícia Civil do Distrito Federal, na manhã desta quinta-feira (24). A operação é contra um grupo suspeito de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

O mandado contra Jair Renan é cumprido em dois endereços: no apartamento onde ele mora em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e em um prédio no Sudoeste, área nobre de Brasília. O g1 tenta contato com a defesa dele.

Ao todo, os agentes cumprem cinco mandados de busca e apreensão de dois de prisão. Os alvos são:

  • Jair Renan
  • Maciel Carvalho, amigo e instrutor de tiro de Jair Renan

De acordo com a apuração da TV Globo, Maciel Carvalho, de 41 anos, é um dos alvos de mandado de prisão. Ele é o suposto mentor do esquema e já foi alvo de duas ações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) neste ano, a Operação '"Succedere" e "Falso Coach". Maciel era instrutor de tiro de Jair Renan, filho de Bolsonaro, e já tinha sido preso em janeiro deste ano.

Como o grupo atua

O grupo agiria a partir de um laranja e de empresas fantasmas, usadas pelo alvo da operação. A apuração da reportagem aponta ainda que o grupo usava a falsa identidade de Antônio Amâncio Alves Mandarrari, usada para abertura de conta bancária e proprietário de pessoas jurídicas usadas como laranjas.

Os investigados teriam forjado relações de faturamento e outros documentos das empresas investigadas, usando dados de contadores sem o consentimento deles.

A investigação é conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária (DOT), vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor) da Polícia Civil.

Câmara aprova MP do reajuste do salário mínimo com política de valorização e correção do IR.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 23, com 439 votos favoráveis e 1 contrário, a medida provisória que reajustou o salário mínimo para R$1.320 neste ano e que estabelece uma nova política de valorização anual, além de corrigir a tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

A Casa aprecia os destaques (sugestões de mudanças ao texto), que incluem a retirada da taxação de investimentos de pessoas físicas por meio de empresas controladas no exterior (chamadas de offshore), conforme acordado entre governo e Congresso.

Durante a sessão, o líder do PL na Câmara, deputado Altineu Côrtes (RJ), chegou a apresentar um destaque para suprimir da MP a correção do IR, mas recuou. A votação da proposta do IR na MP do salário mínimo foi acordada entre o governo e os líderes partidários da Casa, mas, nas últimas horas, parlamentares, inclusive do Centrão, passaram a cogitar a possibilidade de rejeitar a ideia, o que preocupou integrantes da Fazenda.

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), foi ao plenário reforçar a necessidade de manter a correção da tabela do IR no texto. “Temos que aprovar a medida provisória completa e não retirar dela aquilo que é fundamental para o povo brasileiro, que é a redução da tabela do imposto de renda”, disse.

Ele também reafirmou que o governo vai encaminhar até a próxima segunda-feira, 28, uma nova medida provisória com a previsão de tributação de fundos exclusivos para compensar a perda de arrecadação pelo IR.

O novo salário mínimo vigora desde o dia 1º de maio, quando a medida provisória foi editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista também havia publicado um projeto de lei – que acabou sendo acoplado à MP aprovada – estabelecendo a política de valorização do salário mínimo, composta pela correção anual pelo Índice Nacional de Preço dos Consumidores (INPC) mais o PIB consolidado de dois anos anteriores.

Imposto de Renda

Em relação à tabela do Imposto de Renda, o texto aprovado isenta de cobrança quem recebe até R$ 2.112 por mês. A segunda faixa, sobre a qual incide a alíquota de 7,5%, também foi alterada, passando para o intervalo de R$ 2.112,01 a R$ 2.826,65. Neste caso, a parcela a deduzir do IR é de R$ 158,40.

O projeto diz ainda que, alternativamente às deduções, poderá ser utilizado, caso seja mais benéfico ao contribuinte, um “desconto simplificado mensal”, que ficou em R$ 528, valor correspondente a 25% do valor máximo da faixa com alíquota zero da tabela progressiva mensal. Na prática, ficam isentos do IRPF os trabalhadores que recebem até R$ 2.640 por mês. Antes da MP, a faixa de isenção estava fixada em R$ 1.903,98 por mês, valor congelado desde 2015.

O Ministério da Fazenda estima que a atualização dos valores da tabela mensal do IRPF acarretará uma diminuição de receitas em 2023 de aproximadamente R$ 3,20 bilhões (referente a sete meses). Para 2024, a redução prevista é de R$ 5,88 bilhões e, em 2025, de R$ 6,27 bilhões.

Para compensar a perda de arrecadação, conforme exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a equipe econômica contava com a aprovação da tributação das chamadas offshores. A proposta havia sido incluída na mesma MP que corrige a tabela do imposto de renda, editada no dia 1º de maio.

Porém, como a medida estava próxima de perder a validade e não havia sido instalada ainda uma comissão mista para analisar a matéria, o governo decidiu incluir ambos assuntos na MP do salário mínimo, relatada pelo deputado Merlong Solano (PT-PI). O texto foi aprovado na comissão mista do Congresso em 8 de agosto.

A estratégia desagradou, no entanto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que se queixaram de não terem sido avisados. Na terça-feira, 22, Lira disse aos jornalistas que não existia “crise”, mas que houve uma falta de “combinação” sobre a tramitação das medidas provisórias.

“O que existiu foi que não havia combinação, nem um líder soube da transposição ou do aporte que houve de uma MP sobre a outra, quando isso não foi discutido nem com presidente [do Senado, Rodrigo] Pacheco, nem com presidente Arthur”, pontuou.

“Presidente da Câmara e nenhum líder é contra taxar qualquer fundo que seja, mas o Brasil precisa de planejamento”, continuou Lira ao relembrar que a Casa já aprovou tributação de lucros e dividendos na legislatura passada.

Após acordo entre Executivo e Congresso, o governo Lula vai editar uma nova MP com tributação de fundos exclusivos, os chamados fundos dos “super-ricos”, para servir de fonte de compensação pela perda de receitas com o aumento da faixa de isenção da tabela do IR. O acordo costurado também prevê que o conteúdo da tributação dos fundos offshore seja transferido para um projeto de lei – que deve ser enviado juntamente com a medida provisória.

Receita abre consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda.

A partir das 10h desta quinta-feira (24), a Receita Federal abre a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023.  Também serão contempladas restituições residuais de exercícios anteriores.   

O crédito bancário para 6.118.310 contribuintes será realizado no dia 31 de agosto, no valor total de RS 7,5 bilhões, sendo que R$ 914,1 milhões se referem ao quantitativo para contribuintes com prioridade legal. 

São 11.960 contribuintes idosos acima de 80 anos; 86.427 entre 60 e 79 anos; 9.065 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; 30.453 cuja maior fonte de renda seja o magistério; e, por fim, 219.288 contribuintes sem prioridade legal, mas, por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix, receberam a prioridade. 

Foram contemplados ainda 5.761.117 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 29 de maio deste ano. 

Como consultar 

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. 

O pagamento será feito no dia 31 de agosto, na conta ou na chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina. 

Resgate 

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração – como no caso de conta desativada – os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. 

Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). 

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo Solicitar restituição não resgatada na rede bancária. 

Fonte: Agência Brasil

Bolsonaro diz que fará três cirurgias em setembro.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado nesta quarta-feira, 23, no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde realizou exames preparatórios para novas intervenções médicas previstas para o próximo mês. “Exames para três cirurgias em meados de setembro. A mais importante será no abdome, em consequência da facada”, disse ele em entrevista à agência Reuters, numa referência ao atentado que sofreu em 2018, em Juiz de Fora (MG).

Desde que sofreu o ataque em Minas, o ex-presidente já passou por cinco cirurgias no abdome. A mais recente foi em janeiro, quando ele estava nos Estados Unidos. Bolsonaro sentiu dores abdominais e teve de ser submetido a uma aderência em hérnia incisional.

‘0800’

Durante o voo de Brasília para São Paulo, na manhã de ontem, o ex-presidente falou sobre a harmonização dentária feita na semana passada, em Goiânia. A uma apoiadora, ele afirmou: Foi 0800, tá? Não paguei nada, não”.

Ao levantar para desembarcar, Bolsonaro foi aplaudido por alguns passageiros. Outros o questionaram sobre as investigações abertas contra ele. “Está fugindo da Polícia Federal?”, disse uma passageira.