Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 16 de maio de 2021

16/05/2021 *--* Deus é Fiel!!!!

    Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Será que o Presidente da Câmara de vereadores de Santa Maria do Oeste irá ajudar alunos do transporte universitário do município? Saiba que legalmente há como, leia e entenda!!!


Ontem dia 15/05/2021 houve uma assembleia na câmara de vereadores envolvendo o Executivo representado pelo Prefeito Oscar Delgado, alguns vereadores e também com a presença do Presidente da Câmara de Santa Maria do Oeste Sr. Alcides Borges Saldanha popularmente conhecido como Cido, sendo que Cido em dado momento da assembleia ficou de analisar com o seu jurídico uma possibilidade de pode doar algum valor financeiro para ajudar a associação universitária de Santa Maria do Oeste a AUSMO, a qual passa por uma crise financeira grave e está com problemas para manter as linhas de transporte Universitário funcionando no município.

 

Mas deixamos aqui apresentado como ideia ao Presidente da Câmara municipal, que sim há como ajudar os alunos universitários municipais, a câmara pode pegar o dinheiro que está sobrando no caixa a qualquer momento que achar necessário, e enviar para a prefeitura junto de uma medida de indicação municipal aonde pode ser acompanhada de um projeto de lei instituindo uma forma de ajuda ou subsídio a associação por meio de um termo de fomento entre Prefeitura e Associação, o termo de fomento funciona de uma maneira simples e eficaz, embasado a lei federal nº 13.019/2014 permite que órgãos públicos façam celebrações de parcerias sem chamamento público e também hipóteses de dispensa e inexigibilidade de chamamento público, sendo assim a associação encaminha um projeto de execução e gastos com o que será feito com o dinheiro quando este for entregue a ela, devendo ser este projeto encaminhado para  a prefeitura de Santa Maria do Oeste, sendo que a prefeitura o reencaminhará anexado de uma lei municipal instituindo está parceria, uma vez aprovada pelo Legislativo ela  volta para  o Executivo para ser sancionada, após a sanção é realizada pela prefeitura um encaminhamento a câmara municipal de uma medida de inexigibilidade de chamamento público, após a mesma ser lida em sessão ordinária da Câmara a prefeitura encaminhará o termo de fomento e suas clausulas para a Câmara ler e os vereadores analisarem e  aprovarem o mérito do mesmo, após todo este processo realizado a prefeitura poderá assinar este “contrato” por assim dizer junto da AUSMO (ASSOCIAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE SANTA MARIA DO OESTE), assim ajudando a sanar a atual crise financeira que a mesma está passando.

Então aqui fica a pergunta dos estudantes universitários a Câmara de Vereadores e ao Presidente Cido, os nobres vereadores irão ajudar a solucionar o problema financeiro que esta associação de grande importância na formação universitária dos jovens vem passando??? Vamos aguardar pois esta resposta só o tempo dirá, mas nós do Blog do Beto estamos acompanhando tudo de perto e nos solidarizamos com a causa da AUSMO e seus Estudantes, pois vocês são o futuro desta cidade, deste Estado, desta Nação e também serão parte do futuro de algo muito maior, que é a nossa humanidade e todo o legado que construímos ao longo de nossa existência e passagem neste mundo!!! 

Homem invade pista quase bate na viatura e é preso com estado de embriagues em Pitanga.


No dia 15 de maio de 2021, às 23h10min, na Rua da Liberdade, Bairro Planalto, a equipe ROTAM em patrulhamento avistou o veículo Ford Pampa, de cor dourada, que se deslocava em sentido contrário e veio a invadir a contramão de direção, quase colidindo contra a viatura.

Sendo procedida a abordagem e identificado o condutor como um homem de 39 anos, o qual apresentava visíveis sinais de embriaguez alcoólica, dificuldade em falar, andar cambaleante, olhos vermelhos e forte odor alcoólico, sendo encaminhado o autor com o veículo à sede da 3ª Cia para a adoção de providências.

E diante da recusa em fazer o teste de etilômetro, foi dado voz de prisão ao mesmo, sendo preenchido o Auto de Constatação de embriaguez e encaminhado à 45ª DRP para lavratura do flagrante.

Homem de 26 anos faz manobras perigosas com o carro e estava embriagado, acabou preso em Pitanga.

No dia 15 de maio de 2021, às 23h16min, Rua das Palmeiras, Santa Lurdes, onde policiais militares deram atendimento a solicitação anônima de que havia um veículo com som em volume alto, incomodando os moradores.

A equipe então fazia patrulhamento, sendo avistado um veículo VW/Fox, com o qual seu condutor fazia manobra de arrancada e freada brusca com deslizamento dos pneus, fazendo a manobra conhecida como “zerinho”.

Feita a abordagem do mesmo, identificado o condutor como um homem de 26 anos, convidado o mesmo a fazer o teste do etilômetro, que deu como medida realizada 0,42 mg/l, sendo então dado voz de prisão ao mesmo e encaminhado até a 45ª DRP para que se adotassem as medidas cabíveis, o veículo foi recolhido ao pátio da 3ª Cia.

Convivente de 19 anos agride sua companheira de 15 anos, menor de idade que acaba sendo socorrida e ele preso em Pitanga.

No dia 15 de maio de 2021, às 19h30min, na Rua Domingos dos Santos Neto, Santa Regina, policiais militares deram atendimento a solicitação de uma mulher de 55 anos, a qual relatava que sua neta, de 15 anos, havia sido agredida pelo convivente, de 19 anos.

Relataram que o autor havia saído com a vítima e mais um amigo do casal, que o autor bebeu algumas cervejas, e sem motivos aparente passou a agredi-la com chutes nas pernas, nos braços e socos no rosto, dos quais causaram hematomas no braço direito e na perna direita.

A adolescente disse sentir muitas dores nas pernas que não conseguia caminhar, foi solicitado a equipe do corpo de bombeiros, os quais encaminharam a vítima até o Hospital São Vicente de Paulo para atendimento médico, acompanhada de sua vó.

No momento em que a vítima era socorrida, chegou no local o autor, o qual foi abordado, sendo dado voz de prisão a ele e encaminhado até a 45ª DRP para que se adotassem as medidas cabíveis.

Homem de 20 anos é esfaqueado nas costas por estranhos e acaba falecendo em Guarapuava.


Por volta das 02h do dia 16 de maio de 2021, na Avenida Bento Camargo Ribas, Morro Alto, policiais militares deram atendimento a solicitação, de um adolescente de 16 anos.

O qual informou que ele e seus amigos, um homem de 20 anos e uma mulher de 21 anos, estavam vindo da residência da mulher pela Avenida Bento de Camargo Ribas, quando foram surpreendidos por 06 masculinos que cercaram eles e esfaquearam o homem de 20 anos com golpes de faca nas costas.

Que após o fato, os agressores ameaçaram os demais amigos, que saíram correndo em direção ao Jardim Moriá, ficando a vítima caída e desacordada no local.

Que após alguns minutos, voltaram no local para socorrer a vítima, sendo acionado o SAMU, onde o médico de plantão esteve presente no local e constatou o óbito por perfurações na área do tórax.

A equipe do IML e da Polícia Civil também estiveram no local.

Dupla é presa em Guarapuava com mais de 2,800 Kg de Maconha, 30 buchas de cocaína e mais dinheiro.


Por volta das 17h30min do dia 15 de maio de 2021, na Rua Saldanha Marinho, Bairro Santa Cruz, policiais militares em patrulhamento pela via supracitada, visualizou um veículo VW/Saveiro com 2 ocupantes, sendo realizada a abordagem e identificado o condutor como um homem de 31 anos e o passageiro um homem de 30 anos, sendo que nada de ilícito foi localizado com os mesmos.

Em buscas no veículo, foi encontrado no console certa quantidade de substância análoga a maconha e uma máquina de passar cartão.

Indagados se haveria mais drogas nas residências, o condutor relatou que teria mais certa quantia escondido em sua casa na Rua Manoel Bandeira, Bairro Conradinho.

No local, entrado em contato com seus pais, os quais informaram onde seria o quarto do abordado, foi localizado na estante R$ 1.200,00, sendo que o homem relatou que seria dinheiro proveniente da venda de drogas, o qual estava com um caderno de anotações da contabilidade do tráfico.

Foi deslocado atrás da residência onde o mesmo trabalha com marcenaria e localizado dentro de uma máquina uma mochila contendo uma balança digital, com 3 pacotes de substância análoga a maconha tipo murruga pesando 1.861kg e mais 2 pedaços de tablete de substância análoga a maconha pesando 405g.

Foi deslocado na Rua Daniel Cléver, Bairro Bonsucesso, na residência do outro homem, de 30 anos, e localizado na mesa 1 pedaço de substância análoga a maconha pesando 94g e no mármore foi localizado dentro de um pote de mentos 30 buchas de substância análoga a cocaína, os quais pesaram 14,5g, prontas para o comércio, foi localizado, na pia da residência, R$572,00 em notas trocadas. Devido ao fato, foi dado voz de prisão aos autores e encaminhado até a 14ª SDP para serem tomadas as medidas cabíveis.

Guaraniaçu - Caminhão carregado com frango tomba na BR 277 nesta manhã de domingo.


A PRF atende nesta manhã de domingo dia 16, na BR 277, no trevo de acesso a Diamante do Sul, um tombamento de um caminhão container câmara fria carregado com frango.

De acordo com as primeiras informações o motorista sofreu ferimentos leves.

O fluxo de veículos está lento no local.

Fonte Portal Cantu

Médico veterinário morre em acidente na PR-566 em Francisco Beltrão.


O acidente foi registrado no início da noite de sábado (15), por volta de 18h40, na rodovia PR-566, sentido a cidade de Francisco Beltrão, cerca de 2 km do perímetro urbano, envolvendo um veículo Volkswagen Move.

O condutor Carlos Eduardo Reolon de 33 anos perdeu o controle do veículo atravessou a pista e capotou. Ele foi ejetado do carro e morreu no local.

Após os procedimentos SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e Criminalística o corpo foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão.

Fotos Ivânia Bonatto/Diário da Informação.

Colisão entre carro e caminhão deixa homem ferido na PR-280.


Um acidente de trânsito foi registrado no início da noite de sábado (15), por volta de 18h40 na rodovia PR-280, em Marmeleiro.

A colisão foi entre um veículo Gol placas de Renascença, que seguia sentido Marmeleiro a Renascença quando o condutor perdeu o controle e atingiu o caminhão que seguia no sentido contrário.

Com o impacto o Gol rodou na pista e ficou no sentido oposto. O condutor bastante alterado, fora do veículo quando populares chegaram e tentaram socorre-lo, mas ele recusou receber ajuda.

Com a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros ele foi avaliado no local e encaminhado para atendimento médico.

O trânsito precisou ser interrompido durante o atendimento.

Fonte foto  e  texto PPNEWS

Colisão deixa feridos na PR-180 em Marmeleiro.


Dois veículos se envolveram em uma colisão na manhã deste domingo (16), na rodovia PR-180, Comunidade de Linha Negreiro, em Marmeleiro.

Conforme as primeiras informações, o veículo I10 com placas do Paraguai seguia sentido Marmeleiro – Campo Erê e o HB20 emplacado em Saudades (SC), seguia no sentido oposto, quando possivelmente um dos carros invadiu a pista contrária na curva e acabaram colidindo.

Com o impacto da colisão, o HB20 tombou fora da pista. No total, cinco pessoas foram encaminhadas para avaliação médica pelas equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros.

A Polícia Rodoviária Estadual também atendeu o acidente.

     Colaboração Valdecir Moraes/Cristal FM, e PPNEWS

Morre a atriz Eva Wilma, uma das maiores estrelas da televisão e do teatro, aos 87.


Um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, a atriz Eva Wilma morreu neste sábado, aos 87 anos. Ela estava internada no hospital Albert Einstein desde abril tratando um câncer de ovário. A atriz havia sido internada em janeiro deste ano com pneumonia.

Não fosse pela proibição dos pais, Eva Wilma teria iniciado sua carreira no “Holiday on Ice”, o espetáculo de patinação artística que excursionava sem parar pelo mundo afora. Aos 14 anos de idade, ela já era bailarina clássica, e sua desenvoltura a mantinha firme mesmo sobre uma superfície de gelo.

Mas a estreia como atriz não demorou. Em 1952, aos 19, começou no teatro com “Uma Mulher e Três Palhaços” ao lado de seu futuro marido, o ator John Herbert, morto há dez anos. No ano seguinte, fez seu primeiro filme, a comédia “Uma Pulga na Balança”, dirigida pelo italiano Luciano Salce.

Foi em 1953 que também apareceu na televisão pela primeira vez, no seriado “Namorados de São Paulo”, em que contracenava com Mario Sergio. John Herbert logo substituiu o ator original, e o programa teve seu título alterado para “Alô, Doçura”. Com ele, Eva Wilma entrou para a história da nossa TV.

Concebido por Cassiano Gabus Mendes como uma resposta brasileira à série americana “I Love Lucy”, “Alô, Doçura” foi exibido pela Tupi até 1964. Não havia personagens fixos, mas Eva Wilma e John Herbert -com quem a atriz se casou em 1955- sempre interpretavam um casal que enfrentava alguma rusga conjugal. Com episódios de apenas 15 minutos de duração, o programa marcou época, e foi um precursor do que hoje chamamos de sitcom.​

Nas décadas de 1950 e 1960, Eva Wilma também participou de alguns episódios do “Grande Teatro Tupi” e de várias montagens do Teatro de Arena. Seu filme mais importante do período foi “São Paulo S.A.”, de Luís Sérgio Person, lançado em 1965. Mas, em 1969, um teste em Hollywood quase mudou o rumo de sua carreira.

A atriz estava almoçando no restaurante dos estúdios da Universal, em Los Angeles, quando um agente a abordou. Alfred Hitchcock estava procurando por uma atriz latina para interpretar uma cubana no que seria um de seus últimos longas, “Topázio”. Eva Wilma topou na hora, e fez três testes para o cineasta britânico. Acabou preterida pela alemã Karin Dior.

“O meu consolo é que ‘Topázio’ não foi um dos bons filmes do Hitchcock. Eu assisti e dizia para mim mesma ‘esse papel não era para mim'”, disse ela em entrevista ao programa Conversa com Bial, em agosto do ano passado. “Mas era para me conformar mesmo, pois eu queria ter feito.”

De volta ao Brasil, Eva Wilma viu a segunda etapa de sua carreira televisiva deslanchar. Durante pouco mais de dez anos, ela foi a maior estrela das telenovelas da Tupi.

Mesmo diante do crescimento irresistível da Globo, a mais antiga emissora do país emplacou vários folhetins de sucesso naquele período. Quase todos eram escritos por Ivani Ribeiro e protagonizados por Eva Wilma, como “A Viagem”, “A Barba Azul” ou “Mulheres de Areia”. Nesta última, a atriz teve seu papel mais icônico -ou papéis, as gêmeas Ruth e Raquel, uma boa e a outra, má. Foi também na Tupi que ela conheceu seu segundo marido, o ator Carlos Zara, morto em 2002.

A derrocada do canal, em 1980, fez com que ela finalmente se transferisse para a Globo. Já madura, Eva Wilma escapou de interpretar mocinhas na nova casa. Em compensação, ganhou inúmeros personagens marcantes, como as aristocráticas vilãs Francisca Moura Imperial, de “Transas e Caretas”, em 1984, e Maria Altiva Pedreira de Mendonca Albuquerque, de “A Indomada”, em 1997, ou a doutora Marta Correia Lopes, do seriado “Mulher”, de 1998.

Em paralelo, jamais se afastou dos palcos, participando de espetáculos tão diversos como “Antígona”, em 1976, “Esperando Godot”, em 1977, “Pato com Laranja”, em 1980, e “Querida Mamãe”, de 1994 a 1996.

Em 1999, apareceu, ao lado de Eunice Muñoz -tida como a maior atriz de Portugal- em “Madame”, um papel escrito originalmente para Fernanda Montenegro. A peça imaginava o encontro entre duas personagens emblemáticas das literaturas de seus respectivos países, a brasileira Capitu, de “Dom Casmurro”, e a portuguesa Maria Eduarda, de “Os Maias”.

Nos últimos tempos, Eva Wilma se fez rara na TV. Em sua última novela completa, “Verdades Secretas”, de 2015, teve um papel relativamente pequeno, porém marcante. Era Fábia, uma grã-fina arruinada, entregue ao alcoolismo. Desde então, participou de alguns capítulos de “O Tempo Não Para”, em 2018 e 2019, e de um episódio da minissérie “Os Experientes”, de 2019. Há pouco, foi vista na reprise de “Fina Estampa”, novela produzida há dez anos.

Depois de uma internação em março de 2016, ainda voltaria ao palco três vezes. Em agosto daquele mesmo ano, estrelou, ao lado de Nicette Bruno, “O Que Terá Acontecido a Baby Jane” -a primeira direção de uma peça não musical assinada por Charles Möeller e Claudio Botelho. Eva Wilma encarnava a personagem-título, imortalizada no cinema por Bette Davis. Em 2018, participou de uma remontagem de “Quarta-Feira, Sem Falta, Lá em Casa”, de Mário Brasini, junto com Suely Franco e sob a direção de Alexandre Reinecke.

No mesmo ano, estreou o show “Casos e Canções”, em que revisitava sua longa carreira acompanhada ao violão pelo filho John Herbert Júnior e pelo pianista e cantor William Paiva. Em abril do ano passado, no começo da pandemia, apresentou este espetáculo numa live, transmitida online. Foi seu último trabalho.

Filha de um alemão católico e de uma argentina judia de ascendência russa, Eva Wilma Riefle Buckup Zarattini morreu na mesma cidade onde nasceu. Deixa os filhos Vivien e John Herbert Junior, de seu primeiro casamento, e os netos Miguel, Mateus, Gabriela, Francisco e Vitorio. Além, é claro, de um legado imenso -o de uma das mais belas e talentosas atrizes brasileiras de todos os tempos.

Fonte Banda B

Paulo Gustavo é homenageado em mural na zona sul de São Paulo.


Após ser homenageado com nome de rua em Niterói, no Rio de Janeiro, e enredo de escola de samba carioca, Paulo Gustavo recebeu mais um tributo neste sábado (19): um mural desenhado pelo grafiteiro e artista plástico Paulo Terra.

No desenho, feito em um muro do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, o ator aparece ao lado de sua personagem mais famosa, Dona Hermínia, protagonista da trilogia “Minha Mãe É Uma Peça”. A arte, que foi custeada pelo próprio Terra, deve ficar totalmente pronta até quarta-feira (19).

Paulo Gustavo morreu dia 4 de maio, aos 42 anos, após quase dois meses internado em um hospital da zona sul do Rio, devido a complicações da Covid-19. Antes da confirmação da morte, a equipe médica já tinha classificado o quadro do humorista como irreversível.

O corpo do ator foi cremado em cerimônia restrita na tarde de 6 de maio, no Cemitério e Crematório Alto da Colina, em Niterói, no Rio de Janeiro. A cerimônia de despedida começou às 8h40 com o velório no salão nobre do crematório e terminou às 14h30 com a benção do pároco do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar.

Durante a Missa de Sétimo Dia de Paulo, realizada nesta terça-feira (11), o médico Thales Bretas agradeceu pelos sete anos que passou ao lado do marido. “O amor é transformador e o nosso não só me evoluiu para sempre como alcançou várias famílias para sempre como exemplo de tolerância, respeito e união”, avaliou.

“Tínhamos tantos planos para tantos anos que acho que é para além desta encarnação”, comentou. Ele também disse que o marido o fazia se sentir o homem mais especial do planeta e revelou que no começo não acreditou que eles poderiam dar certo por serem muito diferentes. “Ele ouvia Beyoncé; eu, Marisa Monte.”

Porém, depois percebeu que as diferenças só faziam ambos melhores e disse que eles tiveram um “encontro de almas”. Sobre os filhos Gael e Romeu ele disse: “Prometo cuidar para sempre e transmitir tudo o que aprendi com papai Paulo”.

“Te amei demais, te amo e te amarei para sempre”, concluiu. “Espero ter a honra de cruzar de novo com essa luz na eternidade.”

Fonte Banda B

Ratinho Junior manifesta imenso pesar pela morte de Bruno Covas, prefeito de São Paulo.


O governador Carlos Massa Ratinho Junior manifestou imenso pesar pela morte do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, ocorrida neste domingo (16). Bruno Covas tinha 41 anos e foi vítima de câncer, doença contra a qual lutava desde 2019.  

“Nossas condolências à família, amigos e à população paulistana. Os nossos corações e orações estão juntos neste momento de profunda dor e tristeza. Que a fé que sempre guiou a família Covas os ampare e dê forças para enfrentar este momento tão difícil”, disse o governador.

Neto do ex-governador de São Paulo Mário Covas, Bruno Covas era advogado e economista. Entrou na política em 2004. Foi deputado estadual, federal e estava em seu segundo mandato como prefeito da capital paulista. Licenciado do cargo desde o dia 2 de maio, quando se afastou para o tratamento do câncer, Bruno Covas morreu às 8h20 deste domingo. Deixa o filho Tomás.

Fonte CGN

Datafolha: 49% apoiam impeachment de Bolsonaro, e 46% se dizem contrários.


A parcela da população que apoia o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece pela primeira vez numericamente à frente dos contrários ao afastamento, de acordo com pesquisa Datafolha.

São favoráveis ao processo 49% dos entrevistados ouvidos pelo instituto, ante 46% que se dizem contrários à saída dele do cargo dessa forma.

Os índices representam um empate técnico dentro da margem de erro e praticamente se inverteram em relação a março deste ano, quando 50% afirmavam se opor ao impeachment, ante 46% que se declararam a favor.

O Datafolha entrevistou presencialmente 2.071 pessoas em todo o Brasil na terça (11) e na quarta (12). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A tendência detectada em relação ao impeachment reflete os números negativos para Bolsonaro apontados em outros pontos da pesquisa feita nesta semana.

O presidente, por exemplo, atingiu sua pior avaliação no mandato nos levantamentos do Datafolha e apareceu muito atrás de seu principal adversário na corrida eleitoral para 2022, o ex-presidente Lula, do PT.

Avaliam o governo Bolsonaro como ótimo ou bom 24% dos entrevistados, queda de seis pontos percentuais em relação a dois meses atrás.

Na pesquisa eleitoral, 54% disseram agora que não votariam de jeito nenhum na reeleição do atual mandatário. Em simulação de segundo turno com Lula, teve 32% das intenções de voto, ante 55% do petista.

O Datafolha mostra que a oposição ao impeachment é maior em alguns segmentos que apoiam Bolsonaro em outros campos da pesquisa.

A reprovação ao impeachment vai a 52% entre homens e no Sul do país. Também sobe para 60% entre entrevistados que dizem não ter medo do coronavírus, 57% entre evangélicos e 56% entre assalariados registrados.

Já o apoio ao afastamento cresce entre jovens de 16 a 24 anos (57%), moradores do Nordeste (também 57%), desempregados que procuram emprego (62%) e entrevistados que dizem ter muito medo do coronavírus (60%).


Entre eleitores do ex-presidente Lula, o apoio ao afastamento salta para 74%.

Na série de pesquisas do Datafolha feitas desde abril de 2020, o impeachment chegou a ser rejeitado por 53% dos entrevistados em janeiro, ante 42% dos que apoiavam a cassação.

  • Aprovação a Bolsonaro recua seis pontos e chega a 24%, a pior marca do mandato, diz 

  • Datafolha

O resultado agora ocorre em um momento em que o governo se vê desgastado em diferentes frentes diante dos reflexos da pandemia da Covid-19, que já matou mais de 430 mil brasileiros.

Opositores acusam o presidente de inépcia. A CPI que investiga a resposta à pandemia começou os trabalhos no fim de abril, com depoimentos críticos às interferências do presidente no Ministério da Saúde. A pasta já teve três trocas de comando desde o início da crise sanitária, em 2020.

Um dos assuntos abordados na comissão é o trabalho do governo para garantir a vacinação, área na qual a atual gestão patina desde o ano passado.

Capitais suspenderam a imunização por falta de doses nas últimas semanas, e o Instituto Butantan parou a fabricação da Coronavac por falta de insumos, importados da China.

A incerteza em relação às vacinas também provoca insegurança no campo econômico, que é fortemente afetado pela disseminação do vírus. Há perspectiva de piora na recuperação, diante do novo pico da doença registrado a partir de março e que voltou a provocar fechamento do comércio e restrições à circulação de pessoas pelo país.

Dezenas de pedidos de impeachment de Bolsonaro foram encaminhados ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), responsável por decidir se dá andamento ou não às solicitações.

A exemplo do antecessor, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Lira não tem nem rejeitado nem aceitado dar início aos procedimentos. No fim de março, o deputado fez discurso crítico ao governo e lembrou que há “remédios políticos no Parlamento” que são fatais. Mas afirmou que não tinha intenção de usá-los, embora tenha mencionado “um sinal amarelo para quem quiser enxergar”.

Também naquela mesma semana, banqueiros, empresários e economistas publicaram uma carta cobrando mais trabalho do governo em resposta à pandemia. A iniciativa foi lida como um forte revés em um nicho que se alinhou com a atual gestão desde a campanha eleitoral de 2018.

Em outra mudança de rota à época, o governo trocou o titular das Relações Exteriores, com a saída de Ernesto Araújo, muito identificado com a chamada ala ideológica.

Lira, hoje aliado de Bolsonaro, não tem prazo para tomar a decisão de dar ou não sequência aos pedidos de impeachment. Caso seja dada sequência, o caso é analisado por uma comissão especial e, depois, pelo plenário da Câmara. Somente com o voto de ao menos 342 dos 513 deputados é autorizado que o Senado abra o processo.

Nesse caso, Bolsonaro seria afastado até a conclusão do julgamento –ele perderia o mandato caso pelo menos 54 dos 81 senadores votassem nesse sentido.

No fim de abril, o deputado declarou, em resposta à cobrança por encaminhamento dos pedidos: “Os pedidos de impeachment, em 100%, não 95%, em 100% dos que já analisei são inúteis para o que entraram e para o que solicitaram”.

Uma outra possibilidade de afastamento é por meio da análise de denúncia criminal da Procuradoria-Geral da República. Se o procurador-geral Augusto Aras apresentasse acusação formal contra Bolsonaro, a Câmara precisaria fazer votação para avaliá-la, o que poderia provocar sua responsabilização. Essa hipótese, porém, também parece pouco crível hoje.

A OAB nacional já defendeu denunciá-lo por crime comum, como infração de medida sanitária preventiva.
Mesmo nomes de oposição, como Lula e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) já disseram não acreditar na viabilidade de um processo de afastamento no atual momento político.

Um fator sempre mencionado nos debates sobre impeachment é a mobilização nas ruas, que marcou o afastamento dos mandatos de Fernando Collor (em 1992) e Dilma Rousseff (em 2016). Em meio à pandemia, os protestos contra Bolsonaro não deslancharam até agora. No início deste ano, opositores promoveram carreatas em capitais pelo afastamento, mas o movimento não teve continuidade.

Com as medidas de isolamento social, um tipo de manifestação recorrente no atual mandato foram os panelaços, principalmente em ocasiões em que Bolsonaro fez pronunciamentos na TV.

Fonte Banda B