Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 11 de julho de 2022

11/07/2022 *--* Deus é Fiel!!!

     Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Hoje Santa Maria do Oeste faz 32 Anos de emancipação. Veja as fotos da Cidade.

Hoje Santa Maria do Oeste, comemora 32 anos de emancipação. Parabéns a esta cidade tão maravilhosa que encanta quem vem visitar e quem mora vive num paraíso.

Repleta de cachoeiras maravilhosas uma Gruta linda verde para todo lado, temos sim que dar graças a Deus por morar numa cidade que encanta nossas vistas.

Povo acolhedor transbordando alegria e bom humor por onde passa, só temos que agradecer por existir uma maravilha como esta cidade mantendo sua tradição em Cavalgadas sem esquecer o futuro.

Parabéns fico muito feliz de estar fazendo parte destes 32 dois anos de emancipação em Santa Maria do Oeste.

Veja nas fotos  abaixo um  pouquinho de  nossa  Cidade.    










Incêndio atinge prédios na região da 25 março, em São Paulo.

Fogo começou na noite deste domingo (10) em prédio de dez andares e alastrou para outras quatro edificações. Bombeiros sofreram queimaduras e foram levados para o pronto-socorro do Tatuapé.

Um incêndio atinge há mais de dez horas ao menos cinco prédios comerciais na Rua Barão de Duprat, região da Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo.

O fogo começou às 21h deste domingo e seguia na manhã desta segunda-feira (11).

Segundo o coronel Melo, o fogo começou na área térrea de um prédio de dez andares e se alastrou para outros quatro imóveis: duas lojas, que ficaram completamente destruídas, um prédio de seis andares, que corre risco de desabar, e o prédio de uma igreja ortodoxa.

Todos os imóveis estavam vazios, incluindo a igreja, a primeira ortodoxa do país.

Por volta das 8h, os bombeiros atuavam para conter as chamas no prédio maior, de dez andares. Nos demais imóveis, o fogo já tinha sido contido.

A expectativa, de acordo com o coronel Melo, é a de mais ao menos mais 24 de trabalhos no local.

Dois bombeiros que atuavam no combate às chamas ficaram feridos.

Eles sofreram queimaduras de 2º grau e foram encaminhados para o pronto-socorro do Tatuapé com mais de 15% do corpo queimado.

28 viaturas e 80 bombeiros trabalham para combater as chamas.


Eles entraram no prédio de dez andares e atuam do lado de dentro e de fora para evitar que as chamas se alastrem para outras edificações.

Funcionários de lojas do entorno aguardam para saber se as lojas poderão ser abertas. Moradores de um prédio residencial ao lado da edificação em chamas foram orientados a deixar os apartamentos por conta dos riscos, embora o prédio não tenha sido atingido pelo fogo.


Os bombeiros ainda não sabem o que teria provocado o incêndio. A Polícia Civil vai apurar as causas e eventuais responsabilidades pelo fogo que atingiu e danificou os imóveis.

O incêndio afetou a circulação de ônibus no local. A SPTrans informou que as linhas que passam pela região estão realizando desvios e que sua equipe técnica acompanha a situação.

O Mercado Municipal de São Paulo, que fica próximo ao local, está funcionando, mas o acesso a ele está comprometido, com os bloqueios e desvios no trânsito devido ao fogo nos imóveis.


Bloqueios devido ao incêndio:

  • Rua Cavalheiro Basilio Jafet acesso a Rua 25 de março
  • Rua da Cantareira com Avenida Senador Queiroz
  • Rua Barão de Duprat com Rua da Cantareira
  • Rua Barão de Duprat com Rua Afonso Kherlakian
  • Rua Barão de Duprat com Rua Assad Abdalla
  • Rua Barão de Duprat com Rua Carlos de Souza de Nazaré
  • Avenida Prestes Maia com Rua Carlos de Souza de Nazaré

Fonte G1

Novo vídeo mostra início da discussão que resultou na morte de petista.


O novo vídeo ao qual o Metrópoles teve acesso mostra o policial penal Jorge José da Rocha Guaranho se aproximando do local da festa e gritando. O aniversariante reage jogando o que seriam pedras no agressor, segundo a delegada que apura o caso.

  • Imagens fortes: vídeo mostra momento em que petista é morto a tiros em festa no Paraná

É possível ver o momento em que Jorge saca a arma e aponta para Marcelo (foto em destaque). Em seguida, Jorge vai embora.


Vídeo de câmera instalada no salão de festas onde o guarda municipal Marcelo Arruda comemorava o aniversário de 50 anos registrou o momento em que ele foi atacado a tiros pelo agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho**.

O vídeo mostra Marcelo, que é tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu (PR), caindo próximo a uma mesa, aparentemente ferido. Jorge se aproxima e efetua disparos. Ainda no chão, Marcelo revida e também atira.

Jorge corre em direção à saída, mas cai dentro do salão. Em seguida, uma pessoa se aproxima dele e começa a chutá-lo na cabeça. Jorge permanece imóvel. Do outro lado do salão, Marcelo se contorce enquanto pessoas se aproximam.

Vídeo com Imagem fortes.


A Secretaria da Segurança Pública do Paraná informou na tarde deste domingo (10) que o policial penal federal bolsonarista José da Rocha Guaranho, que matou o petista Marcelo Arruda na noite de sábado (9) em Foz do Iguaçu (PR), permanece internado.

Mais cedo, a Polícia Civil do Paraná havia informado que tanto Arruda quanto Guaranho haviam morrido. “Os dois acabaram baleados, Guaranho segue internado em estado grave”, diz a nota da pasta.

A secretaria diz ainda que a polícia está investigando a morte de Arruda, que as imagens estão sendo analisadas e que testemunhas estão sendo ouvidas.

Fonte Metropolis

Policial civil é preso suspeito de estuprar menina de 6 anos durante churrasco em Curitiba; amiga de 8 teria gravado.


Um policial civil foi preso neste sábado (9), suspeito de estuprar uma menina de seis anos durante um churrasco de família, no bairro Guaíra, em Curitiba. Segundo o boletim de ocorrência (BO), que a reportagem da Banda B teve acesso na noite deste domingo (10), a Polícia Militar (PM) foi acionada e encontrou o homem acusado da violência sexual imobilizado por participantes do evento.

Ainda de acordo com o documento, os PMs que atenderam a ocorrência questionaram o homem suspeito sobre a denúncia de estupro e ele afirmou ser um policial civil. No B.O. é dito que a própria menina revelou a violação sexual. Ela estaria acompanhada de uma outra criança, uma menina de oito anos, no momento da situação.

A mãe da menina disse à PM que a filha estava na sala assistindo TV acompanhada da amiga, quando, em determinado momento, ela a procurou para relatar que o suspeito “havia tocado suas partes intimas com todos os dedos”. Em seguida, ainda de acordo com a mãe, a filha “posteriormente foi ao banheiro e estaria sangrando”.

Após descobrirem a situação, começou a confusão que terminou com o policial civil imobilizado e a PM no local, relata o boletim. Ainda, contra o suspeito, a mãe da vítima chegou a mostrar um vídeo, que teria sido gravado pela outra criança, que mostra o suspeito puxando a menor para dentro do banheiro.

Diante das acusações, testemunhas e o policial civil foram encaminhados à Central de Flagrantes. Os policiais militares também se deslocaram ao Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes) para tomar medidas cabíveis.

A Polícia Civil enviou nota à Banda B na manhã desta segunda-feira (11). A nota diz:

‘A Polícia Civil do Paraná informa que o servidor foi autuado em flagrante. Além do procedimento criminal, irá responder a processo administrativo. A instituição não compactua com desvios de conduta, que são rigorosamente investigados, julgados e punidos nos rigores da legislação vigente. No momento não serão concedidas entrevistas’.

O policial está preso na sede do COPE – Centro de Operações Policiais Especiais, em Curitiba.

Fonte Banda B

Veja o momento da prisão em flagrante de médico após estupro de grávida durante o parto.


Giovanni Quintella Bezerra, o anestesista preso em flagrante por estuprar uma grávida durante a cesariana, demonstrou surpresa ao receber voz de prisão da delegada Bárbara Lomba e ao tomar conhecimento de que tinha sido gravado abusando da paciente.

A TV Globo teve acesso ao vídeo da prisão (veja abaixo). Giovanni foi indiciado por estupro de vulnerável, cuja pena varia de 8 a 15 anos de reclusão.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) abriu nesta segunda-feira (11) um processo para expulsar Giovanni.

Clovis Bersot Munhoz, presidente do Cremerj, disse que “as cenas são absurdas”.

A Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Saúde, a que o Hospital da Mulher de Vilar dos Teles, em São João de Meriti, está subordinado, repudiaram em nota a conduta do médico anestesista.

“Informamos que será aberta uma sindicância interna para tomar as medidas administrativas, além de notificação ao Cremerj. A equipe do Hospital da Mulher está prestando todo apoio à vítima e à sua família”, afirmaram.

“Esse comportamento, além de merecer nosso repúdio, constitui-se em crime, que deve ser punido de acordo com a legislação em vigor”, emendaram.

Enfermeiras e técnicas do Hospital da Mulher gravaram Giovanni abusando de sua paciente na madrugada desta segunda-feira. O vídeo serviu de prova para a prisão em flagrante. As imagens são fortes (veja acima).

As funcionárias vinham desconfiando do comportamento do anestesista e estranhavam, por exemplo, a quantidade de sedativo aplicado nas grávidas.

No vídeo do flagrante, a paciente está deitada na maca, inconsciente. Do lado esquerdo do lençol, a equipe cirúrgica do hospital começa a cesariana. Enquanto isso, do lado direito do lençol, a menos de um metro de distância dos colegas, Giovanni abre o zíper da calça, puxa o pênis para fora e o introduz na boca da grávida.

A violência dura 10 minutos. Enquanto abusa da gestante, o anestesista tenta se movimentar pouco para que ninguém na sala perceba. Quando termina, pega um lenço de papel e limpa a vítima para esconder os vestígios do crime.

Fonte G1


Ladrão estupra e rouba mulher.


Mulher foi estuprada e teve um celular e R$15,00 roubados em Toledo. A vítima seguia pela rua Ledoíno Jose Biavatti, quando foi abordada pelo homem que empurrava uma bicicleta.

O suspeito levou a vítima para um canto, pegou o celular e o dinheiro, na sequência ele ameaçou a vítima fazendo menção de ter uma faca e estuprou a jovem.

Três mulheres que saiam de uma das casas próximas e um motorista de aplicativo que estava parado em frente a casa perceberam a ação. O criminoso fugiu, mas foi perseguido pelo motorista.

A polícia foi acionada e após buscas encontrou o suspeito. O celular roubado foi encontrado no bolso do homem.

Ele alegava que o aparelho era de sua irmã, mas os policiais reconheceram a foto da vítima na proteção de tela.

O homem foi detido e conduzido ao Batalhão da Polícia Militar. A vítima também foi encaminhada para prestar depoimento.

Fonte: Catve.com

Residência tem diversos itens furtados em Santa Maria do Oeste.

  Na data do dia 10 de julho de 2022, atendendo uma solicitação via 190, solicitante relatou que sua residência havia sido furtada, no local em contato com o proprietário um homem de 33 anos. Este informou para equipe que ao chegar em sua residência constatou o vidro lateral quebrado, notando a falta dos seguintes itens: 2 botijões de gás 13kg, 1 tv 43` toschiba, 1 bicicleta aro 29 preta, 1 centrífuga wanke, 1 chuveiro e alimentos em geral, indagado o solicitante se teria suspeita do autor o mesmo não sabia informar. Realizado diligências nas proximidades da fazenda e estradas próximas, não sendo logrado êxito. Orientado o solicitante quanto às ações pertinentes ao furto e futura complementação deste bou.

Fonte: Polícia Militar.

Exclusivo: Veja todas as últimas ocorrências da cidade de Pitanga, desde a porte ilegal de arma, incêndio, furto e até infrações de trânsito aqui no Blog do Beto:

PITANGA


FURTO QUALIFICADO

  No dia 10 de julho de 2022, compareceu a sede da 3ª cia um senhor de 72 anos e relatou que teriam arrombado seu estabelecimento comercial e subtraído alguns objetos tais como: uma bateria 90 ap, e uma caixa contendo diversos dvds, no local se encontrava todo bagunçado, dessa forma o solicitante não soube precisar se outros objetos também foram furtados. Diante dos fatos foi confeccionado o boletim e orientado o solicitante bem como encaminhado a 45ª drp para demais procedimentos cabíveis.

 

 

INFRAÇÃO DE TRÂNSITO 

 No dia 10 de julho de 2022, em patrulhamento a equipe PM realizou abordagem a motocicleta Honda twister cor prata conduzida por um adolescente de 17 anos. O mesmo não possuía cnh/ppd sendo acionado seu genitor e recolhida a motocicleta sendo lavrada as notificações cabíveis. 


INCÊNDIO

  No dia 10 de julho de 2022, entrou em contato via central 190 a cb. XXXX informando que havia um veículo o qual teria sido incendiado. No local, o incêndio do veículo gm/vectra de cor preta já estava controlado pelos bombeiros. Apresentou-se como proprietário um homem de 41 anos não sabendo informar autoria do fato, e nem mesmo o motivo. Diante dos fatos orientado o mesmo sendo realizado patrulhamento nas imediações sem informações de suspeitos. 

 

PORTE ILEGAL DE ARMA BRANCA

  Na data do dia 10 de julho de 2022, por volta das 21h30min solicitou a equipe em via pública um solicitante 26 anos relatando que um indivíduo teria saído do veículo alegórico que realizava o transporte de pessoas portando um facão e ameaçando transeuntes com a arma inclusive onde estava várias crianças. Em patrulhamento a equipe visualizou um masculino com as mesmas características repassadas que ao perceber a presença da abordagem arremessou um facão ao solo de aproximadamente 60 cm de lamina. Dado voz de abordagem e identificado como sendo um homem de 26 anos, o qual estava extremamente alterado, com sintomas de embriaguez e com escoriações no joelho e face. Ao ser conduzido foi necessário o uso de algemas devido a segurança do mesmo e da equipe pelo fato de ter relatado que teria sido agredido por um dos funcionários fantasiado da empresa que realizava os transportes de pessoas em um veículo alegórico. Confeccionado o termo circunstanciado.


Fonte: Polícia Militar.

Jovem bate na namorada e ameaça atear fogo na casa da mãe dela em Ivaiporã.


Na tarde de domingo (17), por volta das 17 a Polícia Militar (PM) foi chamada para a Rua Siloreu Pedro da Silva, em Ivaiporã, para uma ocorrência de lesão corporal.

No local, a solicitante relatou que seu namorado estava muito agressivo e ameaçou atear fogo na casa de sua mãe. Disse ainda que o rapaz desferiu vários socos no rosto dela, vindo causar lesões superficiais.

O jovem agrediu também o padrasto da solicitante com socos quando ele tentava separar a briga de casal.

O autor se evadiu do local tomando rumo ignorado. A equipe da PM realizou patrulhamento, mas não teve êxito em localizar o agressor, não sendo localizado o autor, sendo orientado as vítimas. 

Fonte TNOnline

Neto agride avô e causa confusão entre familiares.


Jovem de 23 anos agrediu o avô, na tarde deste domingo (10) no bairro Cataratas em Cascavel.

De acordo com informação apuradas pela equipe de reportagem, durante desentendimento o neto agrediu o idoso de 71 anos, foi contido e também agredido por familiares.

Os envolvidos foram para a 15ª SDP onde receberam atendimento do Siate.

O idoso teve ferimentos leves e o jovem que já possui histórico de agressão precisou ser encaminhado para o hospital.

Fonte: Catve.com

Laranjeiras - Acidente no trevo da cidade na BR 277 deixa 4 pessoas feridas.


Por volta das 16h55min deste domingo (10), aconteceu um acidente tipo colisão na BR 277, no trevo principal de acesso a Laranjeiras do Sul. 

Se envolveram no acidente um veículo Toyota/Etios e um veículo Ford/Ka.

Do acidente resultou em várias pessoas feridas, sendo, uma mulher, 65 anos, uma mulher, 61 anos, uma mulher, 59 anos e uma adolescente, 14 anos, todas sofreram ferimentos leves e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul.

A PRF também atendeu o acidente.

Fonte e Foto Campo Aberto

Acidente envolvendo três veículos e três pedestres, deixa 7 feridos e 1 morto na PR-662.

O grave acidente foi registrado no início da noite de domingo (10), na rodovia PR-662 em Foz do Jordão.

Conforme a Polícia Rodoviária Estadual, envolveram-se na colisão, uma caminhonete L200 Triton de Reserva do Iguaçu, conduzida por Jeferson de Ramos, 42 anos um GM/Astra de Foz do Jordão, conduzido por Adilson da Silva, 32 anos e um Renault/Megane de Araucária, conduzido por Jéssica Bruna de Souza, 22 anos.

Os três condutores sofreram ferimentos. O motorista do Astra teve ferimentos graves. Duas crianças de 9 e 2 anos passageiras do veículo tiveram ferimentos médios.

Três pedestres também foram atingidos pelos veículos, Pedro Fernando de Souza, 31 anos e Adressa Kasinei da Rosa, 29 anos que sofreram ferimentos e Antônio Ademilson Ferreira, 37 anos, morreu no local do acidente.

Os feridos foram encaminhados a hospitais da região. A vítima em óbito foi encaminhada ao IML.

Fonte PPNEWS

Homem morre em acidente entre caminhonete e caminhão na BR-373, em Ipiranga.

Um motorista morreu após uma colisão frontal no km 197 da BR-373, no município de Ipiranga, na noite deste domingo (10).

O homem, que ainda não teve sua identificação oficial divulgada, dirigia uma Chevrolet S10 com placas de Irati, que acabou batendo de frente com um caminhão Volvo FH440 que estava carregado com farelo de soja.

O condutor do caminhão com placas de Paranaguá, de 38 anos, não se feriu; parte da carga de soja acabou derramada, mas não caiu sobre a pista.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), juntamente com o Corpo de Bombeiros e o Instituto Médico Legal, atendeu a ocorrência; o corpo do motorista da S10 foi trazido para o IML de Ponta Grossa.

   Fonte aRede

Homem morre em colisão entre moto e carreta na PR-182.


O acidente foi registrado na noite de domingo (10), por volta de 21h30 na rodovia PR-182, em Ampére, envolvendo um caminhão Volvo FH de Capitão Leônidas Marques, que tracionava uma carreta LS, e uma motocicleta Honda CB/300 de Realeza.

O condutor da motocicleta N. dos S. P., 42 anos, sofreu ferimentos graves, chegou a ser socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Santa Rita de Ampére, mas veio a óbito. O corpo foi removido ao IML de Francisco Beltrão.

A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.

As informações são do PP News.


Motociclista fica ferido em acidente. Veja a foto:


Neste domingo (10), um acidente foi registrado na Serra do Diamante, em Diamante do Oeste.

Duas equipes do Samu de Santa Helena, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foram acionadas para atender duas vítimas de queda de moto. Os dois ocupantes de uma Honda CG 160 tiveram ferimentos leves.

Segundo informações obtidas no local, o vento causou o descontrole da motocicleta, provocando o acidente.

Um dos ocupantes perdeu o capacete na queda e teve escoriações pelo rosto. O outro não tinha ferimentos, mas estava tonto. Eles foram levados para avaliação médica.

A moto foi recolhida pelos bombeiros para que não ficasse às margens da via.

Fonte: Catve.com com informações do Correio do Lago




O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 11/07/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.





Brasil deve ter políticas públicas para economia digital, diz expert.

A China desenvolvendo um carro voador. Os Estados Unidos autorizando o mercado de mineração de bitcoin [moeda virtual]. Emmanuel Macron utilizando o Minecraft [jogo] para a sua reeleição à presidência na França.


Essa é a economia digital, que em alguns lugares vem mudando a forma como as pessoas consomem e se relacionam. No Brasil, ela ainda dá os primeiros passos, “bem lá atrás”, disse Gil Giardelli, professor e especialista em inovação e economia digital.


“Sendo muito honesto, sou muito otimista com o meu país. Mas não estamos preparados. Estamos bem atrás. Por isso, estamos vendo muitas indústrias automobilísticas se mudando daqui. Esse é um efeito que vem acontecendo com as empresas nos últimos anos porque, por exemplo, a gente não criou um projeto de futuro de nação para o carro elétrico e para o carro autônomo”, afirmou ele, em entrevista à Agência Brasil.


Segundo Giardelli, para o país avançar nessa inovação é preciso se pensar em políticas públicas. “O primeiro ponto é que nós precisamos ter uma super conexão, o que é chamado de tríade e de inovação, que são políticas públicas – e eu não estou falando só de financiamento e dinheiro porque isso nós temos. Mas, por exemplo, acelerar as leis de patentes para que não demorem tanto tempo”, disse ele. “É necessário uma política que envolva todos os entes da federação para se pensar em um projeto de nação”, ressaltou.


“Se tivéssemos uma capacitação de alto impacto na educação desde a primeira infância, hoje os quase 15 milhões de empregos disponíveis em biotecnologia, neurotecnologia, digital tech e nanotecnologia, se o mundo fosse simples, você pegaria aqueles 13 milhões de desempregados [no Brasil] e colocaria nesses empregos. Só que para você fazer isso, você teria que ter preparado essas pessoas desde a primeira infância”, explicou o especialista.


Ilhas de inovação

Para ele, a iniciativa privada também precisa fazer a sua parte nesse processo. “A iniciativa privada precisa dar a mão para esses dois entes, que são a academia e a universidade, para se criar uma política de nação. Hoje temos iniciativas fantásticas aqui, porém, são ilhas de inovação”, ressaltou.


Durante apresentação no 17º Congresso Internacional das Indústrias, em Florianópolis, Giardelli apresentou aos empresários diversos usos dessa nova tecnologia, que passa pelo metaverso [rede de mundos virtuais], pelas vendas online e chega até as fazendas do futuro, com a produção, por exemplo, ocorrendo em ambientes confinados. E quem vem liderando essa nova forma de economia é a China, acrescentou.


“A China superou os Estados Unidos em números de patentes. Nos últimos dois anos, eles [os chineses] superaram em trabalhos acadêmicos de classe A, que são os trabalhos que consideramos que realmente ajudam a mudar a sociedade em todos os aspectos”, ressaltou.


“Muitas pessoas acham que o metaverso é para vender tênis caríssimos, coisas que parecem bobas. Mas você tem a outra parte, chamada de omniverso, que são os chamados gêmeos digitais das máquinas, das fábricas, das cidades. Para você ter uma ideia do impacto dessa economia digital, a China conseguiu desenvolver um carro na indústria dela de US$ 4,5 mil no preço final. Isso porque dos 903 itens que vão no carro elétrico, ela colocou blockchain [um registro digital de transações e contratos e o rastreamento de ativos em uma rede empresarial] em tudo”, explicou.


O 17º Congresso Internacional das Indústrias foi promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) e pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).


*A repórter viajou a convite da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimap)

Fonte: Agência Brasil.

China: centenas de pessoas protestam em Zhengzhou contra corrupção em bancos.

Centenas de pessoas protestaram neste domingo, 10, em frente a uma agência do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) na cidade de Zhengzhou, na província de Henan, cerca de 620 quilômetros a sudoeste de Pequim. Os manifestantes estão entre os milhares de clientes não conseguem retirar seus fundos de seis bancos rurais em Henan e na província vizinha de Anhui depois de a mídia local noticiar que o chefe da controladora dos bancos estava fugindo e era procurado por crimes financeiros.


O que havia sido um escândalo local tornou-se um incidente nacional no mês passado por causa do uso indevido do aplicativo de rastreamento de covid-19. Muitos manifestantes que partiram para Zhengzhou para exigir ações dos reguladores descobriram que seu estado de saúde no aplicativo ficou vermelho, impedindo-os de viajar. Alguns relataram ter sido interrogados pela polícia após o check-in em seu hotel sobre o motivo de terem vindo para a cidade. Cinco funcionários de Zhengzhou foram posteriormente punidos.


Os manifestantes se reuniram antes do amanhecer em frente ao prédio do PBoC em Zhengzhou. De acordo com uma mulher que se identificou apenas como Zhang, a polícia fechou a rua e às 8h do horário local começou a se concentrar do outro lado. Os manifestantes foram levados de ônibus para vários locais e forçados a assinar uma carta garantindo que não se reuniriam mais, segundo Zhang. A política então anunciou aos manifestantes que aquela era uma reunião ilegal e os participantes seriam detidos e multados se não saíssem. Por volta das 10h, homens de camisetas lisas correram contra a multidão e a dispersaram.


No final de domingo, os reguladores bancários de Henan publicaram um pequeno aviso em seu site dizendo que as autoridades estão acelerando a verificação dos fundos dos clientes em quatro dos bancos e a formulação de um plano para resolver a situação para proteger os direitos e interesses do público. 

Fonte: Associated Press.