Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

segunda-feira, 19 de junho de 2023

19/06/2023 *--* Deus é Fiel!!!

   Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Amigos lamentam morte de casal, filho ficou ferido em Manoel Ribas na PR-466.

Josiane e Agnaldo Santos da Cruz, ambos de 34 anos, são as vítimas fatais do acidente de trânsito ocorrido na tarde deste domingo (18), na PR-466, em Manoel Ribas. A morte do casal causou comoção em Manoel Ribas, cidade onde moravam

O filho do casal, de 12 anos, que sofreu ferimentos graves, foi socorrido e transferido para um hospital de Maringá. O motorista de 83 anos, do outro carro que se envolveu no acidente, teve ferimentos graves e segue internado.

O acidente foi por volta das 15 horas de domingo e envolveu um veículo Troller e um VW Gol, próximo ao trevo de entrada a cidade de Manoel Ribas.

Equipes do Samu, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Manoel Ribas foram mobilizadas para fazer o resgate das vítimas. Josiane e Agnaldo que estavam no Gol morreram no local.

Nas redes sociais familiares e amigos lamentam a morte do casal

“Meu Deus, tio Agnaldo Santos Da Cruz … Que Deus receba vcs de braços abertos…Meu Deus que tragédia!”

“Meus sentimentos e que Deus conforte o coração de todos os familiares e muito triste esta tragédia”,

“Uma fatalidade, meus sentimentos à família e aos amigos. E boa recuperação a criança”



Fonte TNOnline



Quiosque é invadido pelo telhado em Palmital.

Nesta data por volta das 15h45min a equipe foi acionada pela senhora ************, a qual relatou que é proprietária de um dos quiosques da feira municipal.

E ao chegar às 15h30min constatou que o quiosque foi invadido pelo telhado durante a noite não sabendo informar o horário, nada do interior foi levado só danos no telhado não soube informar possíveis suspeitos.

O mesmo foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis. 

Fonte Polícia Militar

Proprietário de casa avisa a polícia que ladrão estava dentro da propriedade em Palmital.

Nesta data por volta das 16h00min a equipe foi acionada pelo senhor *************** o qual relatou a equipe que sua residência tinha sido danificada pela pessoa de *********** RG: *********** e que o mesmo estaria lá.

Diante o exposto a equipe imediatamente deslocou a residência do senhor ****** porém ao ver a viatura ********* empreendeu fuga pelos fundos da residência de ********* e entrando em uma mata que fica aos fundos da residência.

Desta forma a equipe não conseguiu abordar o mesmo, *********** danificou duas residências quebrando janelas, telhado e alguns móveis e um freezer.

A equipe continuou com o patrulhamento para tentar localizar ********* porém sem êxito, o solicitante foi orientado quanto os procedimentos cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Veículo é furtado por dois menores que acabam capotando o carro e detido pela Polícia de Laranjeira do Sul. 


Estrada Rural Campos Sales. Descrição: Após algumas ligações no 190 que nessa estrada havia um carro capotado e dois indivíduos masculinos teriam se evadido do local.

As denúncias anônimas relataram que dentro do veículo eram 02 indivíduos masculinos que estavam dentro do veículo, usando óculos e com blusa preta, e outro era um mais baixo, que o veículo era o possível veículo Furtado referente a data de ontem.

As equipes policiais militares RPA de Laranjeiras do Sul e com apoio da RPA de Porto Barreiro realizaram patrulhamento na localidade, sendo abordado dois indivíduos do sexo masculino próximos do local do capotamento.

Sendo identificados masculino,16 anos, e masculino, 14 anos, com eles nada de ilícito foi encontrado, perguntado sobre o veículo Furtado o primeiro confirmou que estava dirigindo o veículo, momento que perdeu a direção do veículo, vindo a capotar, sofreram algumas escoriações devido ao capotamento do veículo.

Ambos foram encaminhados até o Hospital para Laudo de Lesão, e na sequência para os procedimentos de Polícia Judiciária. Foi acionado o Conselho Tutelar, para acompanhar os procedimentos. O veículo tratava-se de um Hyundai HB20 1.0. Placas: CUK9H09.

Fonte Polícia Militar

PRF apreende mais de 300 kg de maconha em Guarapuava; assista ao vídeo:


Os 324 kg de maconha estavam escondidos no banco de trás de um veículo Renault Logan, cor branca, com placas de São Paulo-SP. A apreensão foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Guarapuava-PR.

Durante uma abordagem de rotina, o motorista fugiu com o carro pela BR 277, sentido Curitiba e abandonou o veículo após 15 km de perseguição.

O suspeito fugiu a pé pela mata e não foi encontrado. O carro e a droga foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.

Fonte: PRE.

Polícia prende mulher suspeita de matar marido e dois filhos envenenados com chumbinho.


A polícia de Ilhéus prendeu na zona rural de Uruçuca (BA), uma mulher de 26 anos, suspeita de matar o marido e os dois filhos, um de 04 ano e outro de 1 ano e 08 meses envenenados com chumbinho.

Os corpos do pai e das duas crianças foram encontrados por vizinhos.

O crime aconteceu na casa da família localizada na Rua Santa Inês, no bairro Princesa Isabel, na cidade de Ilhéus (BA).

Após ser presa a autora desse crime hediondo, a mulher confessou à polícia que matou o marido e filhos na noite de sábado, envenenados com “chumbinho”, na comida.

Fonte: Bahiaextremosul.

Morre idosa que acordou no próprio caixão depois de cinco horas de velório.


Uma semana depois de ter acordado em seu próprio caixão, uma idosa de 76 anos foi declarada morta no Equador. Após acordar, a mulher passou sete dias em terapia intensiva, conforme informou sua família, mas não resistiu.

A idosa Bella Montoya, de 76 anos, voltou a respirar durante seu velório, na cidade de Babahoyo. Ela havia passado cinco horas dentro de um caixão. Um vídeo divulgado pela conta Alerta Mundial 2 no Twitter mostrou o exato momento em que os familiares percebem a idosa respirando. O filho da idosa, Gilbert Balberán, estava presente no momento em que a mãe começou a bater no caixão para que o abrissem.

O Ministério da Saúde do Equador confirmou em comunicado a morte da idosa devido a um derrame isquêmico. O órgão acrescentou que ela permaneceu sob “vigilância permanente” desde o incidente, mas não forneceu mais informações.

A família reclamou que ainda não recebeu nenhum relatório das autoridades sobre a explicação médica em torno do primeiro incidente. Eles procuram identificar o médico que a declarou morta.

Fonte: Terra e Estadão/ A Rede.

Jovem fica em estado grave após ser baleado na boca.


Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon foi acionada por volta da 00h30 da madrugada deste domingo (18) para socorrer uma pessoa, vítima de disparos de arma de fogo na Avenida Capitão Heitor Mendes em Porto Mendes.

De acordo com informações da equipe da Polícia Militar que foi acionada para atender este crime, os fatos aconteceram após uma confusão que o rapaz se envolveu. Foram disparados três tiros, destes, um atingiu o carro e o outro a boca do jovem deixando o gravemente ferido.

Ele foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado para a UPA de Marechal Rondon. O jovem baleado é morador em Mercedes.

Até o momento o autor desta tentativa de homicídio não foi localizado.

Fonte: Aqui Agora e Correio do Lago.

Advogado fica em estado grave após ser esfaqueado no pescoço, tórax e abdômen no Paraná.


Um advogado foi esfaqueado nesta manhã no Jardim La Salle, em Toledo. Segundo a Polícia Militar (PM), ele foi atingido por três golpes de faca no pescoço, tórax e abdômen, quando abriu o portão de sua casa para atender o agressor.

A PM foi acionada por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que estava prestando socorro à vítima. A esposa do homem, que presenciou o crime, disse aos policiais que o motivo seria um descontentamento do cliente em relação a algum processo que o marido estava atuando como advogado.

Os policiais conseguiram identificar e localizar o endereço do suspeito, mas ele não foi encontrado no local. A PM fez buscas na região com o apoio de uma equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e do Coordenador de Policiamento da Unidade (CPU), mas não obteve êxito.

O advogado foi encaminhado ao hospital em estado grave. Ele segue internado. O caso foi registrado na 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP) e será investigado pela Polícia Civil (PCPR).

A Ordem do Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Toledo, assim como a OAB Paraná, emitiram notas repudiando o ataque ao advogado. A OAB informa ainda que segue A subseção de Toledo está acompanhando o caso e a seccional espera das autoridades rigorosa apuração dos fatos, ao mesmo tempo em que presta solidariedade ao advogado e seus familiares.

Confira a nota na íntegra

Nota de Repúdio

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Toledo, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao atentado perpetrado nesta data, 17 de junho de 2023 contra advogado vinculado à esta Subseção.

Houve a identificação do provável autor e pelas informações preliminares, o fato decorreu de possível descontentamento de resultado processual.

Inadmissível um ataque dessa natureza, pois o exercício da advocacia é fundamental para a promoção da Justiça e da defesa dos direitos dos cidadãos. O sórdido fato ocorrido é uma grave ameaça ao Estado de Direito e à democracia, além de ferir a liberdade profissional e o direito à segurança de todos os advogados, sem exceção, bem como o marco civilizatório deve sempre progredir, nunca o reverso!

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Toledo está acompanhando o fato, pois a advocacia é uma atividade essencial para a sociedade ocasião em que Subseção reafirma seu compromisso para com a defesa dos direitos humanos e da democracia, bem como, a segurança e a integridade dos/as advogados/as.

Por fim, a Subseção de Toledo reforça sua solidariedade ao advogado vítima deste covarde ataque, colocando-se à disposição para prestar todo o apoio necessário.

Fonte: CGN.

Padre autor de mosaico no Santuário de Aparecida é expulso após denúncias de abuso sexual.


O padre esloveno Marko Ivan Rupnik, conhecido por ser o autor de mosaicos em igrejas em várias partes do mundo – entre elas, o Santuário Nacional de Aparecida do Norte (SP) -, foi expulso da Companhia de Jesus, ordem religiosa a qual pertencia. A demissão ocorre após uma série de acusações de abuso sexual feitas contra o jesuíta.

Em carta assinada pelo conselheiro-geral da Companhia de Jesus, Johan Verschueren, a expulsão do padre é atribuída à “sua recusa obstinada em observar o voto de obediência”. Rupnik agora tem 30 dias para apelar da decisão. Após esse período, a expulsão será definitiva.

Aos membros da companhia, a qual pertence o Papa Francisco, Verschueren afirmou que Rupnik recebeu “uma última chance” de fazer as pazes com “seu passado” e “dar um sinal claro para as pessoas afetadas que estavam testemunhando contra ele” e entrar no “caminho da verdade”. Segundo o conselheiro, ele a rejeitou.

As denúncias de supostos episódios de abuso sexual e psicológico remontam ao início da década de 1990, e envolvem freiras da comunidade eslovena Loyola de Ljubljana, fundada por um religioso de quem Rupnik era amigo e pai espiritual.

Há alguns meses, quando estouraram as denúncias, os jesuítas afirmaram que Rupnik havia sido sancionado com algumas restrições após uma investigação de abuso sexual e psicológico.

Segundo eles, o departamento responsável por processos em matéria de abuso sexual recebeu uma denúncia em 2021 contra o padre “sobre sua maneira de realizar seu ministério”.

Na época, a Companhia de Jesus foi incumbida de abrir um investigação preliminar e, “depois de estudar o resultado, o Dicastério considerou que os fatos em questão deveriam ser considerados extemporâneos e, portanto, encerrou o processo no início de outubro de 2022”.

Posteriormente, soube-se que outra investigação havia sido aberta contra Rupnik, conhecido sobretudo pela sua faceta de artista, por ter supostamente ter “absolvido uma mulher com quem teve relações sexuais durante a confissão”.

Com os novos desdobramentos, a Companhia de Jesus decidiu pela expulsão de Rupnik.

Em nota, o Centro Aletti, ateliê fundado por Rupnik, afirmou que o próprio padre já havia pedido para deixar a Companhia de Jesus em janeiro deste ano, uma vez que “a confiança em seus superiores se deteriorou”.

O comunicado diz ainda que o padre é alvo de “acusações difamatórias e não comprovadas”. 

FONTE: AGÊNCIAS INTERNACIONAIS.

Restos mortais de 450 “vampiros” são localizados após escavações na Polônia.


Durante uma escavação na vila de Luzino, na Polônia, foram encontrados os restos mortais de 450 pessoas consideradas “vampiros”. Segundo as informações do jornal polonês The First News, o que chamou a atenção dos arqueólogos foi a forma como os corpos estavam enterrados, com sinais de rituais anti-vampiros, comuns na região no século 19.

Os restos mortais estavam enterrados em um antigo cemitério ao lado da igreja local. Os 450 corpos estavam com as cabeças posicionadas entre as pernas e com uma moeda na boca. A moeda foi posicionada desta forma porque, na época, acreditava-se que assim quebrariam a maldição dos vampiros.

Após as ossadas serem encontradas pelos operários, uma equipe de arqueólogos foi chamada ao local para explorar o sítio arqueológico. Um dos pesquisadores afirmou que o costume local dizia que, se um membro da família do falecido morresse logo após o funeral, ele ou ela poderia ser um vampiro.

Com isso, após o enterro, a sepultura era desenterrada, as cabeças dos falecidos eram cortadas e enterradas entre as pernas.

Fonte: Portal GC Mais.

Motociclista ficou ferido ao sofrer queda na BR 277, próximo ao Show Rural, na manhã de segunda-feira.

Motociclista ficou ferido ao sofrer queda na BR 277, próximo ao Show Rural, em Cascavel, na manhã de segunda-feira (19).

Conforme informado à reportagem, ele seguia na rodovia sentido a Curitiba, quando aconteceu o acidente.

O homem de 42 anos sofreu contusão e escoriação em joelho, foi atendido pelo Siate, mas recusou encaminhamento à unidade hospitalar.

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) também esteve no local para sinalizar a via.

Fonte catv.com

Carro que saiu de Foz do Iguaçu se envolve em grave acidente na BR-369, nesta segunda-feira.

Três homens ficaram gravemente feridos na madrugada desta segunda-feira (19), após se envolverem em um acidente de trânsito na rodovia BR-369, no Norte do Estado.

Segundo as informações, os homens teriam saído de Foz do Iguaçu, na Região Oeste, e seguiam para São José dos Campos.

O motorista do Onix, nas proximidades do Santuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirante, teria saído da pista e capotado sobre a via. O carro ficou completamente destruído.

Os militares do Corpo de Bombeiros de Bandeirantes foram acionados e prestaram os primeiros atendimentos às vítimas, que estavam com lesões moderadas para grave. Os homens foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Bandeirantes, onde seriam reavaliados.

As equipes da Polícia Rodoviária Federal foram acionadas para prestarem atendimentos à ocorrência, sinalizando o trecho. As pessoas que passavam pela rodovia precisavam redobrar a atenção.

Imagens: Cleverson Rodrigues. CGN

Acidente entre três carros deixa um morto e dois feridos na PR-281.

Um grave acidente de trânsito deixou um morto e dois feridos no início da noite deste domingo (18), na rodovia PR-281, na comunidade do Alto Bugrinho em Chopinzinho.

De acordo com a Rádio Nossa FM, um automóvel VW/Gol colidiu de frente com um Toyota/Corolla e na sequência bateu com um VW/Fox.

O condutor do Gol, José Marcondes, 48 anos, morador em Chopinzinho, morreu no local do acidente.

A condutora do Corolla e uma criança que estava no carro, sofreram ferimentos e foram encaminhadas ao hospital pelo SAMU. O casal que estava no Fox não ficou ferido.
A Criminalística e o IML de Pato Branco foram acionados para o trabalho de perícia e remoção do corpo.

Fonte PPNEWS

Casal de jovens e bebê de dois anos morrem em grave acidente na PR-218.


Um gravíssimo acidente de trânsito foi registrado na rodovia PR-218, no município de Guapirama, na Região Norte do Estado. Três pessoas morreram na colisão que envolveu três veículos.

Segundo o relatos da Polícia Rodoviária Estadual, o Gol seguia pela rodovia sentido Joaquim Távora para Guapirama quando bateu de frente com uma D-S10 e posteriormente sendo atingido por uma caminhonete D20.

Três pessoas que estavam no Volkswagen, sendo dois jovens de 28 e 26 anos (homem e mulher) e uma criança de dois anos morreram na hora. Uma segunda criança que também estava no carro foi socorrida pelo Samu.

Três pessoas estavam na S10 e não tiveram ferimentos, sendo uma mulher, de 36 anos, e dois passageiros, um homem, de 36 e um adolescente de 15.

O motorista da D20, um jovem, de 31 anos, e o passageiro, de 17, estavam com lesões moderadas e foram encaminhados pelo Samu ao hospital.

Diversas equipes do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Científica foram mobilizadas à ocorrência. Os veículos ficaram vem danificados e ocorreram interdições no fluxo durante o atendimento à ocorrência.

Imagens: Carlos Henrique (Carlinhos) CGN

Capotamento é registrado no interior de Candói.

Um capotamento registrado na rodovia municipal que liga a BR-373 à comunidade de Rio Novo, em Candói, deixou duas pessoas feridas. O acidente aconteceu por volta das 18 horas de ontem, domingo (18), na comunidade de Rio Novo.

O motorista de uma camionete Toyota Hilux, que seguia sentido a cidade, perdeu o controle da direção e acabou capotando. Populares prestaram atendimento aos ocupantes do veículo e acionaram a Brigada Comunitária e o Samu.

Segundo informações, o motorista do veículo ficou desacordado por alguns minutos. Já o passageiro estava apenas desorientado e foi retirado do veículo.

As informações são da Nossa FM.

Motor de carro é arrancado em capotamento na PR 493.


Um capotamento foi registrado na tarde de domingo (18), na PR 493, trecho que liga Itapejara do Oeste e Pato Branco, próximo da comunidade do Ipiranga.

Nas imagens é possível ver que o veículo Volkswagen Nivus ficou bastante destruído com o acidente. O motor do carro foi arrancado e ficou às margens da rodovia.

Não foram repassados detalhes de como aconteceu a situação. 

Os socorristas do SAMU atenderam a mulher, que já estava fora do automóvel. Ela foi encaminhada à Unidade Hospitalar.

Fonte: Catve com informações da Sucesso FM 100,1.



Acidente entre dois carros é registrado na BR 369.


Acidente entre dois veículos foi registrado na tarde de domingo (18), na BR 369 em Cascavel.

De acordo com informações, um carro Prisma seguia na rodovia sentido Corbélia, nas proximidades do Núcleo Industrial Cataratas, e o Uno estava saindo da marginal para acessar outro lado da rodovia, momento em houve a batida.

Com o impacto, o motorista do Fiat Uno perdeu o controle e tombou o veículo às margens da rodovia. Apesar do susto, os dois ocupantes do carro recusaram encaminhamento ao Hospital. 

No outro automóvel, estavam cinco pessoas que não ficaram feridas.

Fonte: Catve.com

Duas pessoas ficam feridas em batida na PR 180.


Um acidente de trânsito entre dois carros foi registrado na madrugada deste domingo (18), em Cafelândia.

Segundo informado, o veículo seguia pela PR 180, no sentido de Cafelândia a Nova Aurora, quando na altura do km 280+400m, bateu na traseira Chevrolet Monza que seguia no mesmo sentido. Depois da batida o condutor do veículo fugiu do local.

Uma mulher, de 53 anos, e um homem, de 28 anos, ambos passageiros do Monza, sofreram ferimentos leves. Já o condutor, de 23 anos, não ficou ferido.

Fonte: Catve.com

Motorista bate na traseira de caminhão e fica gravemente ferido.


Um grave acidente de trânsito entre carro e caminhão foi registrado na BR 376, na manhã deste domingo (18). 

Segundo informado, os veículos seguiam pelo mesmo sentido quando, na altura do km 504, o Caoachery Tiggo bateu na traseira do veículo de carga, que transportava milho.

Com o impacto, o parachoque do caminhão foi arrancado e o veículo perdeu o controle, saiu da pista e foi parar no canteiro central da rodovia.

O condutor do carro, de 73 anos, ficou preso nas ferragens. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para atender a ocorrência. Os socorristas tiveram que cortar a carroceria para retirar a vítima, que foi encaminhada ao hospital com graves ferimentos na cabeça e pernas. 

O condutor do caminhão, de 33 anos, não ficou ferido. Além disso, o teste de etilômetro foi realizado e o resultado foi negativo para ingestão de álcool. 

A pista da esquerda ficou interditada por aproximadamente uma hora para socorro do condutor e retirada do veículo.

Fonte: Catve.com




O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 19/06/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.



China alerta Blinken que relação com EUA é a pior em 44 anos e vê Taiwan como um ‘risco’.


A visita do secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, à China começou com críticas da diplomacia de Pequim ao estágio atual da relação entre os dois países. À imprensa estatal chinesa, o chanceler Qin Gang disse que a cooperação sino-americana vive seu ponto mais baixo desde 1979. Além disso, o diplomata ressaltou a preocupação chinesa com Taiwan, que considerou o maior risco existente para as relações com Washington.

“A questão de Taiwan está no centro dos principais interesses da China, a questão mais importante nas relações sino-americanas e o risco mais notável”, disse Qin Gang após se reunir com Blinken.

As expectativas para avanços na visita de Blinken à China eram baixas, com poucas perspectivas de avanço nas disputas entre ambos. O secretário de Estado é o primeiro diplomata de alto nível a se reunir com autoridades chinesas em Pequim em cinco anos e o encontro ocorre num momento em que EUA e China vivem uma tensão diplomática e até mesmo militar.

Ao chegar a Pequim, Blinken foi recebido por Qin Gang, na porta de uma vila localizada no espaço da Diaoyutai State Guest House. Diferentemente do protocolo usual, o cumprimento ocorreu na parte externa do prédio, onde ambos apertaram as mãos em frente às bandeiras dos dois países.

Após esse breve encontro, Blinken e Qin entraram em uma sala de reunião, onde não fizeram comentários diante dos repórteres presentes. Durante a estada, que se estenderá até segunda-feira, Blinken tem agendadas reuniões com o principal diplomata da China, Wang Yi, e possivelmente com o presidente chinês, Xi Jinping.

O principal objetivo desses encontros é estabelecer canais de comunicação, com o objetivo de evitar que a rivalidade estratégica entre os dois países se transforme em conflito.

O ministro assistente das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, que participa da reunião, tuitou uma foto de Qin e Blinken apertando as mãos com a legenda: “Espero que esta reunião possa ajudar a conduzir as relações China-EUA de volta ao que os dois presidentes concordaram em Bali.”

Blinken também pressionará os chineses a libertar cidadãos norte-americanos detidos e a tomar medidas para conter a produção e exportação de precursores de fentanil que estão alimentando a crise de opioides nos Estados Unidos.

Autoridades norte-americanas disseram que ele levantará cada um desses pontos, embora nenhum dos lados tenha mostrado qualquer inclinação para recuar de suas posições.

Biden e Xi concordaram com a viagem de Blinken no início de uma reunião no ano passado em Bali. Aconteceu um dia depois de acontecer em fevereiro, mas foi adiado pelo tumulto diplomático e político causado pela descoberta de balões espiões chineses voando pelo território norte-americano.

Lista de desacordos

A lista de desacordos e pontos de conflito entre China e Estados Unidos é longa. Começa com o status de Taiwan, passando por abusos de direitos humanos na China e Hong Kong e a presença militar chinesa no Mar da China Meridional, além do papel de Pequim na guerra da Rússia na Ucrânia, num conjunto de tensões que se convencionou chamar de Nova Guerra Fria.

Pouco antes de partir para Pequim, Blinken enfatizou a importância de os EUA e a China melhorar sua comunicação. “Os EUA querem garantir que a competição que temos com a China não se transforme em conflito em razão de mal-entendidos evitáveis”, disse o chefe da diplomacia norte-americana. “Os presidentes Biden e Xi se comprometeram a melhorar as comunicações para evitar possíveis mal-entendidos e falhas de comunicação.”

Blinken é o funcionário de mais alto escalão dos EUA a visitar a China desde que seu antecessor, Mike Pompeo, que mais tarde liderou a política de confronto do ex-presidente Donald Trump com Pequim, o fez em outubro de 2018.

O governo Biden manteve a linha dura contra a China e foi ainda mais longe do que o governo anterior em algumas questões, por exemplo, a imposição de controles de exportação para limitar a compra e fabricação na China de chips de ponta usados para fins militares. Mas em outras áreas, como a luta contra as mudanças climáticas, Biden tem procurado cooperar com a China.

Para o ex-diplomata norte-americano Danny Russell, vice-presidente do Instituto Asia Society Policy, a visita não deve trazer resultados imediatos.

“A reunião não levará a uma resolução das grandes questões no relacionamento sino-americano, nem mesmo das pequenas”, disse ele. “Mas sua visita pode reiniciar o diálogo cara a cara muito necessário e enviar um sinal de que ambos os países estão passando da retórica raivosa para discussões sóbrias a portas fechadas”, acrescentou Russell. 

FONTE: AGÊNCIAS INTERNACIONAIS.

Ciro Nogueira cobra visita de Lula onde Bolsonaro teve mais votos.


O líder da Minoria no Senado, Ciro Nogueira (PP-PI), cobrou neste domingo (18.jun.2023) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visite Estados em que recebeu menos votos nas eleições de 2022. O senador afirmou que o “discurso de amor” do petista era apenas “promessa de campanha”. Ciro questionou porque o chefe do Executivo ainda não viajou para “locais onde vive metade da população brasileira”, em referência ao resultado apertado do pleito do ano passado. Lula foi eleito com 50,9% dos votos.

Lula vai à China… Lula vai à Europa… Lula vai ao Pará, ao Nordeste… mas quando Lula vai ao Sul do país? Paraná, Santa Catarina ou ao interior de São Paulo? MS ou MT. Por que a recusa de visitar os locais onde vive metade da população brasileira? Até quando essa recusa em ser presidente de todos os brasileiros? E o amor? Ah… o amor era apenas promessa de campanha!”, disse Ciro no Twitter.

Lula, no entanto, foi a Mato Grosso no início de março. Ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro (PL), Ciro mencionou Estados em que o ex-chefe do Executivo saiu vitorioso. O senador passou a integrar a Esplanada de Bolsonaro em 2021 depois de uma reforma ministerial. Foi um dos coordenadores da campanha do ex-presidente em 2022. Lula ganhou a eleição vencendo em 13 Estados, enquanto Bolsonaro teve mais votos em 14 unidades da federação. Lula ganhou em todos os Estados da região Nordeste, enquanto o candidato do PL saiu vitorioso no Sul e Centro-Oeste. A vitória em 13 Estado e no Distrito.

Ciro falou sobre as viagens de Lula em publicação nas redes sociais. Ele compartilhou foto do presidente junto do governado do Pará, Helder Barbalho (MDB), no sábado (17.jun). O presidente esteve no Estado para fazer entregas do programa Minha Casa, Minha Vida e para anunciar medidas de apoio ao governo paraense para a realização COP 30, conferência internacional do clima, em 2025 em Belém. Nos eventos no Pará, Lula foi bem recepcionado e amplamente aplaudido. O petista ficou em 1º lugar nas eleições no Estado. O chefe do Executivo tem em seu governo o ministro Jader Filho, das Cidades, que é irmão do governador do Pará. Lula também cogita uma mudança no Ministério do Turismo que incluiria outro político paraense na Esplanada, o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA), que deve assumir a vaga de Daniela Carneiro.

Presidente do PP, Ciro Nogueira tem utilizada as redes sociais para criticar o 3º mandato de Lula. Apesar disso, o ex-ministro de Bolsonaro afirmou ao Poder360  que irá votar a favor do advogado Cristiano Zanin para o STF (Supremo Tribunal Federal), indicado de Lula.

A bancada do PP, segundo Ciro, foi liberada para votar como quiser. A sabatina de Zanin na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) está marcada para a próxima 4ª feira (21.jun). Deve ir ao plenário do Senado no mesmo dia.

Fonte: Poder360.