Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

18/08/2023 *--* Deus é Fiel!!!

         Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Enteado da golpe de machado em padrasto que vai para o Posto de saúde em Palmital.

Descrição: Equipe recebeu uma ligação anônima dizendo que no endereço supracitado o Sr. ***********, RG *********, de ** anos, teria sido lesionado com um golpe de machado por seu enteado, Sr. **********, RG **********, de ** anos, e que o Sr. ******* se encontrava no posto de saúde de Palmital.

Equipe deslocou até o posto de saúde, onde entrou em contato com a vítima a qual confirmou os fatos e teve interesse na representação.

Posteriormente a equipe deslocou até o local do ocorrido, mas não foi logrado êxito em encontrar o suposto autor, foi feito patrulhamento nas imediações, mas não foi encontrado.

Foi orientado sobre os procedimentos cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Polícia de Campina do Simão, avista sujeito com mandado de prisão que ficou bravo mais foi preso.

19h55min – Vila Vieira. Descrição: A equipe sabendo do mandado de prisão em desfavor do masculino, 25 anos.

Deslocou até um bar, o qual ao ver a equipe policial, saiu correndo pela porta dos fundos do bar. Nesse momento, a equipe fez vários patrulhamentos no bairro, mas não foi localizado a pessoa do foragido.

Em ato continuo, a equipe parou em uma lanchonete, o qual no seu interior, foi avistado o masculino. A equipe o orientou dos seus direitos constitucionais, assim quanto, o certificou do mandado de prisão ao seu desfavor.

Foi nessa hora que o masculino, começou a ficar violento e agressivo, sendo que não queria entrar no camburão da viatura, sendo que foi preciso usar técnicas de imobilização pela equipe policial.

A equipe o encaminhou para a polícia Judiciaria de Guarapuava para as medidas cabíveis.

Fonte Polícia Militar

Com Mandado Judicial carro é apreendido em Pitanga.

Descrição: Na data de 17/08/2023 às 13h50min, a equipe policial foi acionada pelo Sr.  **********RG: ********, ** anos, oficial de justiça, acompanhado do Sr. ********** RG: ******* ** anos, gerente regional da *********, para dar cumprimento de mandado de busca e apreensão e citação, nº ***************** referente ao veículo VW/17.180 euro3 worker placa ********, o mesmo encontrava-se na ************* s/na zona rural.

A equipe deslocou ao endereço, o qual foi possível visualizar o veículo por trás de uma residência e que até o momento da retirada do veículo o proprietário não estava no imóvel, por este motivo, foi autorizado pelo oficial de justiça que o portão da residência fosse aberto pelo Sr. *********** RG: *********, ** anos, (motorista), para que o guincho pudesse fazer a retirada do veículo.

Durante a finalização do cumprimento, o proprietário identificado como ************* RG; *********, ** anos, informou que apenas pediram para que guardasse o caminho em sua residência, ele foi informado quanto ao cumprimento do mandado de busca e apreensão e entregou a chave do veículo ao oficial de justiça. 

Por fim, a equipe acompanhou o veículo para resguardar a segurança dos envolvidos. 

Fonte Polícia Militar

Hospede em Hotel de Manoel Ribas, não atende pedido do dono e polícia, convida a se retirar do Hotel.

22h40min – Centro.

Descrição: Equipe foi acionada via centro de comunicações para prestar atendimento a hotel, devido à situação que um indivíduo estava a descumprir regras estabelecidas pelo local, causando desentendimento entre proprietário e hóspede.

Ao chegar no local, o proprietário, informou que o indivíduo estava hospedado no quarto e não respondia aos pedidos estabelecidos como regras do hotel, diante a situação a equipe policial contatou o hóspede.

Realizado a abordagem, nada de ilícito foi localizado e diante dos descumprimentos das regras impostas pelo estabelecimento comercial, foi solicitado que o indivíduo a pedido do proprietário deixasse o local, o mesmo aceitou, juntou seus pertences e se retirou do hotel, não foi necessária interferência da equipe policial uma vez que ambos concordaram diante a situação ocorrida.

Foi realizado a consulta via sistema e esse se encontra com tornozeleira de monitoramento, que a empresa que trabalha, realiza os pagamentos da diária do hotel e tem como referência o endereço do estabelecimento.

Que posteriormente a saída do local estaria procurando outro local para se hospedar.

Fonte Polícia Militar

Motocicleta é encontrada queimada após denúncia de furto em Ivaiporã.

Policiais militares da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (6ª CIPM) foram acionados na madrugada desta sexta-feira (18) em atendimento a uma denúncia de furto em Ivaiporã.

A ocorrência segundo o solicitante seria na Av. Castelo Branco, onde uma motocicleta Yamaha/XTZ vermelha com placa MEA-4E27 teria sido furtada.

Chegando ao local, os policiais conversaram com o vigilante da rua, que informou que dois masculinos estavam empurrando a motocicleta produto do furto.

Sendo então realizado patrulhamento pela região a equipe obteve êxito em localizar o veículo, totalmente queimado em uma região de fundo de vale. Os suspeitos não foram localizados.

O veículo foi encaminhado para a 54ª Delegacia Regional de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Fonte TNOnline

Homem é morto após confronto com a PM entre Faxinal e Mauá da Serra.

Um homem foi morto após se envolver em um confronto com a Polícia Militar (PM) no início da noite desta quinta-feira (17) no km 206 da PR-272, entre Faxinal e Mauá da Serra, no Vale do Ivaí.

Segundo informações preliminares, dois homens foram abordados por uma equipe policial. Um dos criminosos sacou uma pistola e foi morto baleado pela PM. O outro teria tentado fugir, mas acabou sendo preso.

Os bandidos estariam envolvidos em roubos de caminhonetes de luxo na região.

Nenhum policial foi ferido durante a ocorrência.

O Instituto Médico Legal (IML) de Apucarana e a Polícia Civil de Faxinal foram acionados ao local.

Fonte Ivan Maldonado

Homem perturbado em condomínio ameaça moradores de morte quebra objetos e foge mas acaba preso em Guarapuava.

– 23h00min – B. Alto Cascavel.

Descrição: A equipe foi acionada para atendimento de uma situação na qual uma pessoa estaria alterado no local, após possivelmente ter agredido a esposa, estando provavelmente armado.

No local a equipe entrou em contato com a solicitante, 42 anos, síndica do condomínio, e a senhora, 38 anos, (moradora do condomínio), estas relataram que um masculino, 37 anos, após quebrar móveis em seu apartamento, estaria alterado no interior do condomínio perturbando demais moradores.

Momento então em que elas solicitaram para que ele se retirasse do condomínio, pois estaria perturbando moradores, neste momento ele ameaçou as senhoras dizendo "vou dar um tiro em sua cara", arrancou uma grade do muro do condomínio e atirou em direção as duas, e se evadiu do local em direção a Rod. PR 170.

A equipe realizou patrulhamento e logrou êxito na abordagem do masculino, no acostamento da Rod. PR170, onde foi realizado busca pessoal e nada de ilícito foi localizado com ele.

Diante dos fatos e do interesse em representação das vítimas, foram encaminhadas as partes até o 16º BPM para confecção do termo circunstanciado. A esposa do autor não foi localizada, porém entrou em contato com a síndica via telefone.

Fonte Polícia Militar

Esposa agredida e filhos pequenos são ameaçados por convivente em Guarapuava.


17h50min – Res. 2000.

Descrição: A equipe foi acionada via COPOM para prestar atendimento a uma violência doméstica.

No local em conversa com a solicitante, mulher, 28 anos, relatou que chegou em casa, por volta das 17h30min, e foi agredida por seu convivente, masculino, 28 anos, com uma tampa de panela de pressão vindo a acertar seu braço esquerdo causando-lhe uma luxação.

Relata também que seu filho de três anos de idade entrou na frente para tentar cessar as agressões, momento esse em que a vítima saiu correndo e foi para casa de sua vizinha para pedir ajuda.

A equipe fez patrulhamento no local, porém, não foi localizado o autor. A vítima foi encaminhada com seus filhos para uma casa segura.

Fonte Polícia Militar

No Paraná, mulher droga o marido e o mata com arma que ele havia comprado para ameaçá-la.

O município de Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais do Paraná, foi palco de um assassinato na madrugada da última quarta-feira (15 de agosto). Uma mulher de 48 anos foi presa em flagrante, suspeita de matar o próprio marido, de 46. Segundo informações do jornal BondeNews, ela vinha sendo vítima de agressões e ameaças por parte dele, mas conseguiu drogar o marido e pegar a arma que ele usava para ameaçá-la para o matar.

O crime ocorreu durante a madrugada de terça-feira e a mulher foi presa poucas horas depois, quando foi até a casa de familiares em busca de ajuda. As investigações, tocadas pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), apontam que ela teria resolvido matar o marido por conta das ameaças e agressões que vinha sofrendo.

O homem, inclusive, havia comprado uma arma de fogo há poucas semanas e começou a utilizar o armamento para ameaçar matá-la. Na noite de segunda-feira, porém, ele voltou do trabalho e ela o ofereceu uma bebida. Ele aceitou, sem saber que o drink estava com um remédio e que a intenção da companheira era dopá-lo. Quando ele começou a ficar sonolento, ela pegou a arma e atirou contra ele.

Fonte BP

Briga entre moradores de rua termina com um esfaqueado em Apucarana.

Um morador de rua ficou ferido após ser esfaqueado na madrugada desta sexta-feira (18), em Apucarana. A briga aconteceu na Rua Dr. Munhoz da Rocha, área central de Apucarana e envolveu dois andarilhos, segundo a Polícia Militar (PM).

A PM foi acionada por uma testemunha que informou sobre a briga entre dois homens e que um deles estava ferido. No local, as equipes verificaram que a vítima estava consciente com cortes no braço e nas costas. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu) e encaminhado ao hospital da Providência.

A vítima informou a polícia havia se desentendido com outro morador de rua no qual já tinha uma desavença antiga e o homem teria desferido facadas contra ele. Até a publicação desta matéria ninguém havia sido preso. Um Boletim de Ocorrências foi registrado.

Fonte TNOnline

Caminhão carregado com quase uma tonelada de maconha é apreendido em Arapongas.

Servidores da Receita Federal com apoio da Polícia Federal e Polícia Militar realizaram a apreensão de aproximadamente 1 tonelada de substância entorpecente análoga a maconha.

Durante trabalho de rotina nas rodovias da região de Londrina, servidores da Receita Federal observaram que a carga de um caminhão, que trafegava sentido Londrina, estava deslocada e ameaçava cair.

Realizado acompanhamento por alguns quilômetros, verificaram que o caminhão entrou em um posto de combustível na cidade de Arapongas.

Servidores da Receita Federal se apresentaram e em conversa com o motorista foi observado nervosismo por parte do mesmo. Durante vistoria do conteúdo transportado o motorista empreendeu fuga mas foi capturado a frente pela equipe, e prontamente informou estar transportando droga.

Sendo assim o veículo juntamente com o condutor foram levados para o pátio da Receita Federal para identificação e pesagem do material.

O motorista foi preso e encaminhado juntamente com a droga para a Polícia Federal.

A integração dos órgãos é essencial para o combate ao contrabando e ao crime organizado, protegendo a saúde e a integridade das pessoas de bem.

Fonte Receita Federal 

Dupla uniformizada é presa transportando skank em Céu Azul.

A Policia Rodoviária Federal apreendeu na noite desta quinta-feira (17) quase 10 kg de skank (variação mais potente da maconha) transportados em um veículo utilizado por falsos eletricistas.

A dupla uniformizada utilizava-se de um veículo com escada no teto e diversas ferramentas para encobertar o transporte de entorpecentes.

Uma sacola com pacotes de skank foi localizada em meio a materiais utilizados para serviços elétricos.

Os indivíduos detidos afirmaram que a droga, adquirida em Foz do Iguaçu/PR, tinha como destino a cidade de Cascavel/PR.

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Cascavel.

Fonte CGN

O Braz pé de Santa Maria do Oeste está com promoções e calçados imperdíveis. Veja as fotos deste 18/08/2023.

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:





Acidente deixa trânsito lento no Contorno Sul nesta sexta-feira (18), em Curitiba.

Um acidente entre um caminhão e um carro foi registrado no início da manhã desta sexta-feira (18), no Contorno Sul, em Curitiba. A colisão traseira aconteceu na pista sentido Almirante Tamandaré, na região da Cidade Industrial de Curitiba, próximo ao viaduto da rua Vicente Michelotto.

Um carro, que seguia pela pista da direita foi atingido na traseira por um caminhão baú, que estava carregado com leite e iria fazer a distribuição em escolas de Campo Largo. O caminhoneiro informou que o automóvel parou inesperadamente e, como havia uma carreta na pista da esquerda, não conseguiu evitar a batida.

Duas mulheres que estavam no carro tiveram ferimentos leves e recusaram encaminhamento ao hospital. As vítimas retornavam do aeroporto. O trânsito no local é complicado nesta manhã.


Fonte ricmais

Acidente entre três carros deixa vários feridos na BR-369 em Corbélia.

Um acidente de trânsito envolvendo três veículos foi registrado no KM 509 na rodovia BR-369 em Corbélia no fim da noite desta quinta-feira (17).

Segundo informações, três veículos teriam se envolvido na batida que ocorreu alguns quilômetros a frente de outro acidente registrado na rodovia horas antes no sentido Cascavel – Corbélia.

De acordo com populares ao menos quatro pessoas estavam em cada carro, sendo que nenhuma apresentava ferimentos graves.

Ambulâncias do Samu de Cascavel foram mobilizadas para atender as vítimas.

Um caminhão ABTR (Auto Bomba Tanque e Resgate) de Corbélia foi mobilizado para prestar apoio a ocorrência.

Fonte CGN

Carreta carregada com soja colide em caminhão e tomba na BR-369, Corbélia.

Um acidente entre dois caminhões foi registrado na noite desta quinta-feira (17) na BR-369, entre Cascavel e Corbélia.

O fato aconteceu nas proximidades da entrada de acesso ao Reassentamento São Francisco, no km 510.

Segundo informado, o motorista da carreta bitrem carregada de soja teria sido fechado e saído da pista com o veículo, e quando retornou não conseguiu retomar o controle da direção, vindo a colidir e arrastar um caminhão por cerca de 200m antes de tombar e deixar a carga de soja espalhada pela rodovia.

Por conta do acidente, parte da rodovia ficou bloqueada para o trânsito, sendo apenas a via no sentido Cascavel liberada.

Um equipe da Polícia Rodoviária Federal esteve no local para registrar o acidente, controlar o fluxo do trânsito e tomar as medidas cabíveis quanto ao condutor da carreta bitrem, que foi detido no local e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Cascavel.


Fonte CGN

Motorista é ejetado após forte batida de caminhões na BR-163 em Guaíra.

Um acidente de trânsito foi registado na noite desta quinta-feira (17), na BR-163 em Guaíra, saída para Mercedes. 

Conforme as informações, a colisão envolveu um caminhão baú e uma carreta. O caminhão foi sair de um posto de combustíveis, quando foi atingido pela carreta, que seguia pela rodovia. 

Com o impacto, o caminhão parou dentro da lavoura e o condutor foi ejetado. Ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado à UPA de Guaíra. 

O condutor da carreta teve escoriações e dispensou encaminhamento médico. 

A PRF esteve no local e registrou o acidente.

Fonte Portal Nova Santa Rosa

Engavetamento envolve dez veículos e deixa seis feridos na BR-376, em Ponta Grossa.

Um engavetamento envolveu dez veículos no início da tarde desta quinta-feira (17), no Km 492, da rodovia BR-376, em Ponta Grossa na região dos Campos Gerais no Paraná.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 12h25 e envolveu quatro caminhões e seis automóveis.

Seis pessoas foram encaminhadas para atendimento hospitalar, sendo 4 mulheres e 2 homens, que estavam ocupando dois automóveis.

Ainda segundo a PRF, havia fila no momento do acidente devido a uma interdição anterior no km 497.  O local era sinalizado por uma viatura da PRF no km 490 e outra viatura do DER, que prestava apoio no km 491, sinalizando o final da fila.

Contudo, o motorista de um Bitrem carregado com calcário não conseguiu frear adequadamente, mesmo com toda a sinalização vindo colidir com os veículos que estavam parados sobre a pista.

Após a colisão o Bitrem saiu da pista e tombou na faixa de domínio. A pista ficou interditada por aproximadamente uma hora para atendimento as vítimas e remoção dos demais veículos. Todos os motoristas fizeram teste de etilômetro com resultado negativo.




Fonte PPNEWS

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 18/08/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.

A pedido da PF, Moraes quebra sigilo bancário e fiscal de Bolsonaro e Michelle.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu na noite desta quinta-feira, 17, pedido da Polícia Federal (PF) e autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no bojo da investigação sobre o suposto esquema de venda de joias presenteados ao ex-chefe do Executivo em razão de seu cargo.

A informação foi divulgada pela GloboNews. A medida foi decretada no bojo do inquérito da Operação Lucas 12:2, que fez buscas contra aliados de primeira hora do ex-presidente: o general Mauro César Lourena Cid – pai de Mauro Cid -, o criminalista Frederick Wassef, advogado do ex-presidente, e o tenente Osmar Crivelatti, ex-ajudante de ordens do de Bolsonaro.

Ao requerer a abertura de uma primeira fase ostensiva da investigação, a Polícia Federal apontou indícios de que o ex-presidente, seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid e outros dois assessores do ex-chefe de Bolsonaro “atuaram para desviar presentes de alto valor recebidos em razão do cargo pelo ex-Presidente para posteriormente serem vendidos no exterior”.

Em um trecho da representação, a PF cita uma mensagem em que, na avaliação dos investigadores, Mauro Cid “deixa evidenciado o receio de utilizar o sistema bancário para repassar o dinheiro ao ex-presidente e então sugere entregar os recursos em espécie, por meio de seu pai”.

“Tem vinte e cinco mil dólares com meu pai. Eu estava vendo o que, que era melhor fazer com esse dinheiro levar em ‘cash’ aí. Meu pai estava querendo inclusive ir ai falar com o presidente (…) E aí ele poderia levar. Entregaria em mãos. Mas também pode depositar na conta (…). Eu acho que quanto menos movimentação em conta, melhor né? (…)'”, afirmou Cid em texto enviado a um outro assessor do ex-presidente em janeiro de 2023.

A medida vem a público em um dia sensível para Bolsonaro. O ex-chefe do Executivo foi implicado diretamente pelo hacker Walter Delgatti Neto, que depôs na manhã desta quinta à CPMI dos atos de 8 de janeiro.

“Vermelho” pôs o ex-presidente no centro de uma trama para invadir as urnas eletrônicas, indicando que Bolsonaro teria até lhe oferecido indulto para que hackeasse as urnas. Ainda de acordo com o depoimento, Bolsonaro teria dito a Delgatti que teria um grampo do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, e que precisava que “Vermelho” assumisse a autoria do crime.

Fonte BP

Mauro Cid vai confessar esquema das joias e dizer que Bolsonaro foi o mandante, diz revista.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do presidente Jair Bolsonaro (PL), deve confessar que vendeu as joias recebidas pelo ex-chefe em agendas oficiais, transferiu o dinheiro para o Brasil e entregou os valores em espécie para Bolsonaro. A informação foi confirmada pelo advogado criminalista Cezar Bitencourt para a revista Veja. Durante a semana, o advogado, que acabou de assumir a causa, deu sinalizações nesse sentido.

As tentativas de vender as joias só foram paralisadas após o Estadão revelar, em março, que auxiliares de Bolsonaro tentaram entrar ilegalmente no Brasil com um kit com colar, anel, relógio e um par de brincos de diamantes entregues pelo governo da Arábia Saudita para o então presidente e Michelle Bolsonaro.

Cid estaria disposto a dizer que participou da venda de joias que foram dadas a Bolsonaro como presentes, mas não poderiam ser comercializada por se tratarem de um bens públicos. Conforme a revista, o ex-braço direito do presidente vai confirmar em depoimento que ajudou na venda dos objetos de luxo nos Estados Unidos e entregou os valores a Bolsonaro.

O militar vai justificar que cumpria ordens diretas do ex-chefe do Executivo e vai apontá-lo como mandante do esquema. “Resolve lá”, era a ordem dada pelo então presidente para seu auxiliar, o que incluía a venda e o repasse do dinheiro ilegal para Bolsonaro, segundo o advogado.

“A questão é que isso pode ser caracterizado também como contrabando. Tem a internalização do dinheiro e crime contra o sistema financeiro”, disse Bitencourt para a Veja. “Mas o dinheiro era do Bolsonaro”, acrescentou.

Bitencourt disse que pretende se reunir em breve com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para tratar da confissão do seu cliente. A intenção é que ela sirva como um atenuante na hora da definição da punição de Cid.

De acordo com o artigo nº 65 do Código Penal Brasileiro, a confissão espontânea a uma autoridade, como a que a defesa de Cid pretende fazer, sempre deve dar ao réu o direito de diminuição da pena.

Na quarta-feira, 16, um dia após se tornar advogado de Cid, Cezar Bitencourt já havia dado indícios de que a linha de defesa seria mostrar que o tenente-coronel apenas cumpria ordens, até mesmo “ilegais e injustas”.

“Essa obediência hierárquica para um militar é muito séria e muito grave. Exatamente essa obediência a um superior militar é o que há de afastar a culpabilidade dele. Ordem ilegal, militar cumpre também. Ordem injusta, cumpre. Acho que não pode cumprir é ordem criminosa”, disse o advogado, em uma entrevista concedida à GloboNews.

Fonte BP

Hacker diz que Bolsonaro tinha grampo de Moraes e ofereceu indulto a ele para invadir urnas.


O hacker Walter Delgatti Neto disse nesta quinta-feira, 17, à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o ofereceu um indulto para que violasse medidas cautelares da Justiça e invadisse o sistema das urnas eletrônicas para expor supostas vulnerabilidade. Segundo Delgatti, a conversa com Bolsonaro aconteceu no Palácio da Alvorada e contou com a participação da deputada Carla Zambelli (PL-SP), do ex-ajudantes de ordens Mauro Cid e do coronel Marcelo Câmara.

“Sim, recebi (proposta de benefício). Inclusive, a ideia ali era eu receber um indulto do presidente. Ele havia concedido indulto ao deputado e como eu estava investigado pela (operação) Spoofing, impedido de acessar a internet e trabalhar, eu estava visava esse indulto, que foi oferecido no dia”, disse à relatora Eliziane Gama (PSD-MA).

Em outra ocasião, Zambelli teria mediado uma ligação de Delgatti com Bolsonaro. Na conversa, o ex-presidente teria dito que obteve um grampo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, mas que o hacker precisaria assumir a autoria do crime. “Nesse grampo teriam conversas comprometedoras do ministro e ele (Bolsonaro) precisava que eu assumisse esse grampo”, disse Delgatti.

O hacker explicou que Bolsonaro não pediu que ele grampeasse Moraes, mas que assumisse a autoria do crime que já teria sido cometido. “A informação que eu tenho é que ele já estava grampeado. Já existia o grampo”, disse Delgatti. “Segundo ele (Bolsonaro), naquela data, havia um grampo concluído”, prosseguiu.

No rol das ilegalidades, Zambelli ainda teria pedido que Delgatti invadisse o e-mail do ministro Moraes. Também teria partido da deputada o pedido para que ele invadisse os sistemas de órgãos do Poder Judiciário, o que culminou em sua prisão. “Fiquei por 4 meses na intranet da Justiça Brasileira, no CNJ e no TSE”, afirmou o hacker.

Delgatti está preso preventivamente no início de agosto na Operação 3FA da Polícia Federal (PF). Ele é investigado por suposta invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Foram apresentados seis requerimentos para a convocação de Delgatti no colegiado.

Em sua fala inicial, Delgatti disse que foi procurado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para que autenticasse “a lisura das urnas”. Ele ainda citou que a parlamentar mediou um encontro dele com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para discutir como seria feita a suposta autenticação do sistema de votação.

O hacker alegou ter aceitado a proposta de Zambelli porque estava “vulnerável” após deixar a prisão. “Eu estava desamparado, sem emprego, e ela ofereceu um emprego a mim. A recompensa por fazer o que fiz era um emprego”, disse à CPMI.

Delgatti disse que Zambelli e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, mediaram um encontro com o marqueteiro Duda Lima, que coordenou na campanha de Bolsonaro em 2022. Segundo o hacker, Lima propôs duas formas dele colaborar com a candidatura do ex-presidente: falar sobre possíveis vulnerabilidades das urnas em entrevista à veículos de imprensa de esquerda ou acessar publicamente um dispositivo de votação no dia 7 de setembro do ano passado para “provar” que é possível que o voto de um candidato seja transferido para outro. As duas ideias foram descartadas porque a reunião com a cúpula da campanha bolsonarista foi divulgada pela imprensa.

O hacker ainda descreveu uma reunião realizada com Bolsonaro no Palácio da Alvorada para discutir a “lisura das eleições”. O encontro, segundo ele, também contou com a presença de Zambelli, Mauro Cid e o coronel Marcelo Câmara. Ainda segundo o hacker, Bolsonaro ordenou que o coronel Campos o levasse ao Ministério da Defesa para discutir os aspectos técnicos de suas propostas. “Isso é uma ordem minha”, teria dito Bolsonaro após Câmara dizer que era complicado tratar esse assunto com o Ministério. Delgatti disse ter ido ao menos cinco vezes à pasta.

Nos pedidos, os parlamentares afirmam que a oitiva do hacker visa a responder dúvidas sobre o envolvimento dele na “promoção dos atos criminosos contra a democracia e as instituições públicas brasileiras” e a relação com aqueles que “instigaram e financiaram os grupos e ações relacionados à trama golpista”.

Fonte BP