Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 11 de julho de 2023

11/07/2023 *--* Deus é Fiel!!!

   Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Santa Maria do Oeste está de aniversário completando 33 anos de idade desde sua emancipação política.


Hoje Santa Maria do Oeste, comemora 33 anos de emancipação. Parabéns a esta cidade tão maravilhosa que encanta quem vem visitar e quem mora vive num paraíso.

Repleta de cachoeiras maravilhosas uma Gruta linda verde para todo lado, temos sim que dar graças a Deus por morar numa cidade que encanta nossas vistas.

Povo acolhedor transbordando alegria e bom humor por onde passa, só temos que agradecer por existir uma maravilha como esta cidade mantendo sua tradição em Cavalgadas sem esquecer o futuro.

Veja nas fotos  abaixo um  pouquinho de  nossa  Cidade.    






Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Chuva causa desmoronamento de barranco na BR-277, na Grande Curitiba e trânsito segue em meia pista, nesta terça-feira.

Na BR 277, por volta das 5h30, houve um desmoronamento de terra sobre a rodovia. Segundo as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF-PR), a queda de talude, resultado das fortes chuvas, foi na altura do km 138, na localidade de São Luiz do Purunã, no município de Balsa Nova, já na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A a pista está parcialmente interditada com equipes do DER no local. Um carro teria sofrido alguma avarias por ter passado em cima das pedras. Mas não há feridos.

Conforme as informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o acumulado de chuva nesta segunda-feira, 10 de julho, foi de 23 milímetros.

Local está sinalizado com canalização de trânsito fluindo em 01 Faixa. O trânsito está bastante lento na região.

Fonte BP

Polícia prende casal suspeito de tentar matar o filho de apenas 40 dias no Paraná.

Um casal foi preso pela Polícia Civil nesta segunda-feira (10) em Toledo (oeste do Paraná). Os dois são suspeitos de tentar matar o próprio filho, de apenas 40 dias.

A investigação da Polícia Civil começou na última terça-feira (4), depois que uma notificação de que o bebê deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento com vários machucados.

Exames apontavam que a criança tinha lesões em uma das tíbias, em um antebraço e nas costelas. Segundo o laudo médico, as lesões chegaram a colocar a vida do bebê em risco.

Por causa disso, eles se tornaram suspeitos de tentativa de homicídio.

Fonte BP

Marinha alerta para passagem de ciclone extratropical no Sul do País com efeito no Paraná.


A Marinha do Brasil participa que a passagem de um ciclone extratropical poderá afetar a faixa
litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre Chuí (RS) e Laguna (SC), com
ventos de direção Sudeste a Nordeste, com intensidade de até 100 km/h (55 nós), e, posteriormente, de
direção Noroeste a Sudoeste, com intensidade de até 115 km/h (63 nós), entre a manhã do dia 12 e a
noite do dia 13 de julho.

O ciclone extratropical poderá provocar ressaca, com ondas de direção Sudeste a Leste e altura de até
4,5 metros, na mesma região, entre as noites dos dias 12 e 14 de julho.

O mesmo sistema provocado pelo ciclone extratropical poderá afetar a faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e de São Paulo, de Laguna (SC) a São Sebastião (SP), passando pelo Paraná, com ventos de direção Noroeste a Sudoeste e intensidade de até 100 km/h (55 nós), entre a noite do dia 12 e a manhã do dia 14 de julho.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico
https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço
Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/,
ou por meio dos aplicativos “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”, desenvolvidos
em parceria com a Petrobras e com o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), respectivamente. Os
aplicativos estão disponíveis para download nos smartphones e tablets com sistemas Android e iOS.

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Fonte BP

Homem de 34 anos agride violentamente a sua esposa em Pitanga, Polícia Militar é chamada e prende marido.

Na data de 10 de julho de 2023, a equipe foi acionada via COPOM para uma  situação de violência doméstica, no local a equipe encontrou uma mulher, 29  anos, toda ensanguentada e com uma lesão profunda na face, com várias  escoriações pelo corpo, segundo ela o autor das agressões foi seu marido, um  homem, 34 anos, segundo relato da vítima ambos estavam em casa quando  começaram a discutir, momento e que o autor lhe agrediu com um soco no  rosto, com a agressão ela caiu no chão e ele continuou a agredir, foi realizado  a diligências na residência onde os fatos ocorreram, logrado êxito na  abordagem do autor o qual estava com a face ensanguentada com um corte na  orelha direita e várias escoriações e com vários sinais de embriaguez. Em ato contínuo após a chegada do SAMU, o qual prestou os primeiros atendimentos à vítima, encaminhando à até o hospital São Vicente de Paulo. Foi dada voz de  prisão ao autor sendo necessário uso de algemas e conduzido no camburão da  viatura, visando resguardar sua integridade física, da equipe e de terceiros. Posteriormente foi encaminhado o autor ate o hospital para a lavratura do laudo  de lesões corporais e entregue 45ª DRP, ficando a disposição da justiça. Cabe salientar que durante a confecção do boletim o autor forçava seu braço contra  as algemas com o intuito de desvencilhar-se. 

Fonte: Polícia Militar.

Adolescente de 17 anos é pego com moça de 20 anos utilizando entorpecentes na praça do redondo em Pitanga.

 Na data de 10 de julho de 2023, a equipe estava em patrulhamento na região  da praça do redondo, quando avistou dois indivíduos aparentemente fazendo uso de substância entorpecente. Ao proceder a abordagem diante da fundada suspeita, constatou-se tratar de um masculino e uma feminina. Está  fora identificada como sendo uma mulher de 20 anos. O masculino foi identificado como um adolescente, de 17 anos. Em busca pessoal, encontrou-se com a mulher, 26 gramas de substância entorpecente análoga à maconha (cannabis sativa) num bolso interno da jaqueta. Além disso, trazia dichavador e uma seda, onde foi encaminhada para o Termo Circunstanciado. Com o adolescente, constatou-se cerca de um grama da mesma droga, pronta para consumo, juntamente com outra seda. Ambos alegaram serem dependentes químicos. Acionada a genitora do adolescente sendo encaminhado para BOC na 45ª DRP de Pitanga.

Fonte: Polícia Militar.

Homem é preso pela PM após agredir esposa em Manoel Ribas.

Na data de 10 de julho de 2023, entrou em contato a uma mulher, 52 anos,  relatando que seu convivente, um homem de 43 anos, teria lhe agredido com  um soco no rosto, dizendo que a mesma teria pego um celular. Equipe deslocou até o local e na chegada foi visualizada a solicitante em via pública  com a mão no rosto onde levou o soco do autor um homem, anos, realizado a  abordagem sendo que nada de ilícito foi localizado sendo que o mesmo  apresentava sinais de embriaguez e relatou que o motivo da discussão foi por  um celular e que após os ânimos ficaram exaltados acabou desferindo um soco no rosto da vítima. Foi dada voz de prisão ao autor, e encaminhado até a  delegacia para os procedimentos cabíveis. Foi feito somente o uso de  camburão, pois a solicitante foi juntamente até a Delegacia, confeccionada  laudo de lesão em ambos. 

Fonte: Polícia Militar.

Homem é preso por não portar guia de tráfego de suas armas, após abordagem em bar de Laranjeiras do Sul.

Imagem Ilustrativa.

A equipe foi informada que em um bar, um individuo em um veiculo Honda City na cor preta,e que no interior do veiculo teriam algumas armas de fogo. Sendo realizado abordagem aos frequentadores do local, nenhum dos abordados assumiu ser proprietário do veiculo.Sendo localizado dentro de uma lixeira ao lado do abordado masculino (35 anos),uma chave de veiculo Honda. Sendo constatado que a chave é do veiculo estacionado em frente ao bar, neste momento esse masculino assumiu a propriedade do veiculo, e informou que teria duas armas de fogo no interior do mesmo. Foi localizado no porta malas do veiculo um revólver calibre .357, marca TAURUS, o qual encontra-se carregado com 08 munições intactas, mais uma caixa contendo 24 munições intactas calibre .357, E 08 deflagradas, também localizado uma carabina calibre .22, marca CBC,o qual encontra-se desmuniciada e localizado um carregador vazio e um municiado com 10 munições intactas e em um recipiente mais 82 munições intactas calibre .22. O abordado alegou ser CAC, apresentando seu certificado de registro com validade de 11/11/2032,e registro das duas armas ambas com validade de 29/11/2032, porém não portava a guia de tráfego. Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao autor encaminhado para os procedimentos de policia judiciária.

Fonte: Polícia Militar.

Corpo de Bombeiros e PM resgatam jovem com paralisia cerebral de incêndio em Guarapuava.

Em apoio ao Corpo de bombeiros a equipe deslocou onde em apartamento estava em chamas no local a situação ja estava controlada e encontravam-se representantes da defesa civil corpo de bombeiros e assistência social, de acordo com o corpo de bombeiros foi resgatada do local uma pessoa do sexo feminino a qual foi encaminhada até a UPA Batel para atendimento médico. Defesa civil relatou que a moradora onde o incêndio ocorreu não estava no local e apenas a filha que foi encaminhada para atendimento medico, informou também que todo o bloco 01 do condomínio ficará interditado ate o descarte de riscos aos moradores,a equipe então deslocou até o UPA Batel onde identificou a vitima como mulher (25 anos), a qual possui paralisia cerebral e de acordo com o médico plantonista, ficará em observação devido ter inalado muita fumaça mas que a princípio não corre risco. No momento em que a equipe confeccionava o boletim de ocorrência chegou até o UPA mulher (50 anos) responsável pela vítima, que após ser questionada quanto ao fato de sua filha ter ficado sozinha, informou que havia saído para comprar remédio para a vítima e que esta não poderia ir junto. Repassado a Polícia Judiciária

Fonte: Polícia Militar.

Bombeiros fazem buscas por José Vitor de Camargo, de 13 anos, desaparecido em Toledo.

A família está desesperada em busca do garoto, José Vitor de Camargo, de 13 anos de idade, que saiu de casa às 10h desta segunda-feira (10) dizendo que na casa de um amigo e não foi mais visto.

Segundo o boletim de ocorrências, ele é morador do bairro Jardim Bressan e estaria usando uma camiseta de time. Após registrar o desaparecimento na Polícia Civil, buscas foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros pelas imediações.

Conforme a família, o chinelo do menino foi encontrado na Praça do Jardim Bressan, próximo de um córrego, que leva ao Rio Toledo.

Polícia Militar, Bombeiros, familiares e populares fizeram buscas, mas o menino não foi encontrado até o momento. As buscas por José Vitor de Camargo Major, devem ser retomadas pela manhã desta terça-feira (11).

Informações podem ser repassadas de forma anônima à Polícia Militar pelo telefone 190.

Fonte CGN

Caminhão colide com viatura dos bombeiros em Ivaiporã.

Na tarde de segunda-feira (10.07), por volta das 15 horas, a Polícia Militar (PM) foi acionada para atendimento de acidente trânsito entre um caminhão e uma viatura do Corpo de Bombeiros (VW/Duster) na Rua Marginal, em Ivaiporã. Ninguém se feriu.

De acordo com as informações colhidas no local pela PM, a viatura dos bombeiros estava estacionada quando o ocorreu o acidente.

O caminhão realizou uma manobra para também estacionar e o para-choque atingiu a parte frontal da viatura.

O para-choque e para-lama dianteiro da viatura foram danificados. Ambos os condutores realizaram o teste de etilômetro e o resultado deu 0,00mg/l para ambos os condutores.

Mulher sofre queda em Ivaiporã (outra ocorrência)

Por volta das 16h45 policiais da 6ª CIPM foram chamados para a Rua Santa Terezinha em apoio aos bombeiros para atendimento de uma mulher que sofreu uma queda e como consequência teve um corte na cabeça.

Porém, ao chegarem no local, a mulher negou o atendimento e entrou na residência não dando acesso.

Fonte TNOnline

Homem é preso em Ivaiporã após agredir esposa e cunhado de 16 anos.

Um homem foi preso pela Polícia Militar (PM) na madrugada desta terça-feira (11.07), depois de agredir a esposa e o irmão dela de 16 anos, em Ivaiporã.

De acordo com o boletim de ocorrência da PM, por volta das 03h30 a guarnição foi acionada via Copom para comparecer a uma residência no centro da cidade, onde estaria ocorrendo uma situação de violência doméstica.

Chegando ao local, a vítima relatou que seu convivente ingeriu bebida alcoólica e ficou bastante alterado, vindo a desferir socos, tapas em  seu rosto, vindo a lhe  enforcar e ainda proferiu xingamentos, chamando-a de “vagabunda”.

Um adolescente, irmão da vítima que se encontrava na residência tentou proteger a irmã, mas também foi agredido pelo autor.

Diante dos fatos, e do interesse das vítimas em representar contra o autor, as partes foram encaminhadas até a 6ª CIPM para a confecção do B.O.U. e posteriormente até a 54ª DRP para as providências cabíveis.

Fonte Ivan Maldonado

Homem esfaqueia irmão por causa de comida no Paraná.


Uma briga entre irmãos acabou com um homem de 39 anos esfaqueado. O crime aconteceu no início da noite de segunda-feira (10) em uma casa na rua Firmino Lemes De Oliveira, no Parque das Indústrias, na zona sul de Londrina.

A vítima, de 39 anos, foi esfaqueada na barriga e atendida pela equipe do Siate. Como o ferimento era grave, a equipe da Unidade de Saúde, que fica na mesma rua, prestou apoio até chegada do médico do Samu.

O homem levou três facadas no abdômen e foi encaminhado para a Santa Casa. O autor dos golpes foi o próprio irmão dele, preso em flagrante pela Polícia Militar. A discussão teria ocorrido devido à comida: a vítima teria pego a mistura da janta, sem deixar para o irmão.

Com informações: Tarobá News

Após descobrir traição, mulher discute com ex-marido, ateia fogo em veículo e pula do carro em movimento.

Uma equipe da Polícia Militar de Ivaté, foi acionada via 190, onde o solicitante relatou que havia um automóvel em chamas na rodovia, e que teria visto uma mulher colocando fogo no veículo, e que as partes ainda estariam no local.

Diante disso, a equipe deslocou até local, zona rural do munícipio, porém, as partes envolvidas não foram localizadas, pois haviam sido encaminhadas para o pronto atendimento da cidade de Ivaté.

No pronto atendimento a equipe fez contato com as partes. O ex-esposo, um homem de 47 anos, relatou que sua ex-esposa teria ido até sua casa em Herculândia, distrito de Ivaté, pedindo que a levasse até a rodovia, onde estaria a filha deles com o carro com problemas, no percurso até o local a mulher teria despejado gasolina e ateado fogo no interior do veículo e se jogou do veículo ainda em movimento.

A ex-esposa, uma mulher de 55 anos, relatou que a muitos anos sofre com as traições de seu ex-marido, porém, neste dia até se deslocar até Herculândia na casa dele e foi ao posto de combustível e comprou 2 litros de gasolina que foi até a casa dele, depois de uma breve discussão pediu uma carona até Ivaté.

Em determinado momento estando sentada no banco de trás do veículo retirou a gasolina da bolsa e despejou no interior do veículo e acendendo com o isqueiro e se jogando logo em seguida.

Diante dos fatos, foi constatado o crime de tentativa de homicídio sendo corroborado pelo investigador da Polícia Civil de Umuarama via telefone, que foi dada voz de prisão, apresentada seus direitos constitucionais.

Por fim a autora foi encaminhada pela viatura de ambulância até o hospital CEMIL de Umuarama e escoltada pela equipe policial, posteriormente foi conduzida para a delegacia de polícia civil de Umuarama para os procedimentos legais cabíveis.

Fonte: Edivaldo Domingos

Acidente com cinco veículos complica trânsito no Contorno Norte nesta terça (11).

Um acidente envolvendo cinco veículos foi registrado na manhã desta terça-feira (11), no Contorno Norte, no Butiatuvinha, em Curitiba. Entre os automóveis estão uma van, que transportava pacientes de Campo Largo, um caminhão e uma motocicleta. Uma das passageiras da van foi encaminhada ao hospital com ferimentos moderados e o motociclista foi socorrido em estado gravíssimo.

De acordo com o repórter cinematográfico Diogo Cordeiro, o motociclista sofreu uma queda e invadiu a pista contrária. Para evitar o atropelamento, uma van freou bruscamente. Um caminhão que seguia atrás, não conseguiu desviar e atingiu a traseira da van.

Na outra pista, um Gol e um Palio também se envolveram no acidente.

Devido a ocorrência, o trânsito está intenso, em ambos os sentidos, perto da alça de acesso da Manoel Ribas.



Fonte ric mais


Motorista de 51 anos fica ferido após acidente na PR-444, nesta terça-feira.

Um motorista, de 51 anos de idade, ficou ferido após perder o controle da direção na rodovia PR-444, em Arapongas, no Norte do Paraná, na manhã desta terça-feira (11). O acidente aconteceu por volta das 5 horas.

O homem conduzia um veículo Hyundai HB20, com placas de Belo Horizonte (MG), quando perdeu o controle na altura do quilômetro 4 e colidiu contra a defesa metálica. Com o forte impacto, o condutor do carro sofreu ferimentos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a vítima para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Arapongas. O veículo sofreu danos consideráveis.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também foi chamada para atender a ocorrência. As causas do acidente devem ser investigadas.

Fonte TNOnline

Acidente na PR-487 envolvendo moto deixa duas pessoas gravemente feridas.

Um acidente envolvendo uma motocicleta com placa de Barbosa Ferraz deixou as duas pessoas que viajavam nela, em estado gravíssimo. O acidente ocorreu na rodovia PR-487, entre Campo Mourão e Luiziana, próximo à Fazenda Onça Parda, no início da noite desta segunda-feira.

O motorista do veículo que bateu na motocicleta não parou para prestar socorro. Equipes do Samu e Corpo de Bombeiros de Campo Mourão se deslocaram rápido ao local para prestar socorro às vítimas.

Uma delas, com fraturas expostas, precisou ser intubada no local. A outra vítima também foi atendida com ferimentos graves, e ambas foram levadas para o hospital Pronto Socorro. A moto foi parar fora da pista,

Uma equipe da Polícia Militar deu apoio na ocorrência, pois foi necessário interditar os dois lados da via enquanto os dois eram socorridos.

Fonte: Ta Sabendo

Dois homens ficam gravemente feridos em acidente na PRC-487.

Um gravíssimo acidente deixou duas pessoas feridas na noite dessa segunda-feira, 10, na rodovia PRC-487, entre Campo Mourão e Luiziana. O condutor de uma motocicleta Honda/CG Titan, placa de Barbosa Ferraz, de 44 anos, atropelou um pedestre de 39 anos.

Com a colisão, ele acabou caindo da motocicleta e, na sequência, um veículo não identificado atropelou as duas vítimas que estavam caídas sobre a pista de rolamento.

O motorista fugiu sem prestar socorro. As duas vítimas ficaram gravemente feridas e foram encaminhadas para o hospital Pronto Socorro de Campo Mourão pelo SAMU.

A motocicleta, com danos de grande monta, foi entregue a familiares que se encontravam no Hospital. Não foi realizado teste de etilômetro no condutor por estar sendo atendido pela equipe médica.

Fonte Trânsito

Condutor fica ferido após caminhonete capotar na BR-163.

Uma caminhonete se envolveu em um acidente de trânsito por volta das 12h30 desta segunda-feira (10), na rodovia BR-163, no município de Pranchita. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, chovia na região e possivelmente o veículo aquaplanou, saiu da pista e capotou.

O condutor de 22 anos relatou fortes dores nas costas e foi encaminhado ao hospital, em Pranchita pela ambulância do SAMU.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para o registro do acidente.

Fonte Portal Nova Santa Rosa

Traficante sofre acidente e abandona carro lotado com maconha na PR-323, em Perobal.

Um carro que estava sendo utilizado para transportar vários tabletes de maconha foi apreendido pela Polícia Militar (PM) na noite desta segunda-feira (10), na PR-323, em Perobal. O veículo foi abandonado pelo condutor após um acidente na rodovia.

Equipes do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) atenderam a ocorrência por volta das 21h30, quando receberam um chamado de que um carro VW Polo de cor prata carregado com drogas teria se envolvido em um acidente.

O automóvel foi encontrado às margens da rodovia – próximo ao distrito de Cedro – com a frente completamente destruída, indicando uma possível colisão com outro veículo ou algum anteparo.

Dentro dele foram encontrados vários tabletes de maconha que após a pesagem totalizaram 422,5 quilos da droga. O material foi apreendido e encaminhado junto com o carro para a 7ª Subdivisão Policial de Umuarama.

Fonte O Bemdito


O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 11/07/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.







Itaipu reintegra funcionária afastada pela ditadura militar há 46 anos por ‘terrorismo’.

A Itaipu Binacional reintegrou hoje ao quadro de empregados da empresa, a tradutora e secretária bilíngue Sonia Lúcia Castanheira demitida em fevereiro de 1977, “sob suspeita de atividades subversivas”, por ordens do governo brasileiro da época, durante a ditadura militar.

A reparação chega quase cinco décadas após a demissão da profissional, cujo desligamento foi assinado pelo general Costa Cavalcanti, então diretor-geral brasileiro da usina.

Funcionária reintegrada pela Ditadura receberá indenização

Além de sua reintegração, Sonia também receberá uma indenização da empresa e terá direito aos benefícios oferecidos por ela, como assistência médica e odontológica. “Fui demitida sem saber se havia cometido algum erro, se era pelo meu desempenho. Somente em 2009, com a abertura dos arquivos da ditadura militar, descobri que a causa era política”, declarou.

Hoje, aos 78 anos, a tradutora foi recebida de volta à Itaipu, adentrando o local de cabeça erguida e pela porta da frente, apesar de sua saúde debilitada.

Funcionária afastada diz que não guarda “rancor” da Itaipu

Hoje, ela passou por exames admissionais e, em seguida, foi recepcionada pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri, e pelo diretor Jurídico, Luiz Fernando Delazari. No retorno, estava acompanhada de seus filhos, Mauricio Castanheira e Claudia Castanheira, e dos advogados, Daniel Godoy e Andrea Godoy.

“Minha maior alegria é estar viva neste momento, em que a injustiça cometida contra mim e a minha família é reconhecida”, disse emocionada. “Não guardo rancor da Itaipu, eu amava a empresa e não entendia se eu tinha falhado ou o que poderia ter feito de errado”, relatou.

Para Enio Verri, que entregou em mãos o crachá funcional de Sonia, a reintegração da empregada é uma marca na história da Itaipu, que a cada período reflete o Estado brasileiro, atualmente “marcado pela presença de um governo democrático, preocupado em preservar a história e fortalecer a democracia”.

Direitos Humanos

O diretor-geral brasileiro enfatizou que a medida “é um gesto de respeito à profissional, ao próprio Estado democrático de direito, à Constituição brasileira e àqueles que sempre lutaram por um país mais justo e igualitário”, afirmou.

O advogado de Sonia, Daniel Godoy, reconhece a iniciativa. “A direção da Itaipu está promovendo uma reparação histórica e indicando o respeito aos direitos humanos para que fatos como esse não mais se repitam no futuro”.

Perseguição política

Dedicada à sua função, ela recorda de receber elogios em relação ao seu trabalho. Ao questionar diretamente o general Costa Cavalcanti, recebeu como resposta: “são ordens superiores” “Eu não era a favor da ditadura, mas nunca participei de nenhuma atividade contrária ao governo”, afirma.

Depois de ser vítima da repressão, Sonia Castanheira só descobriu o motivo de sua demissão em 2009, quando os arquivos secretos da ditadura foram abertos. “Fui em busca de uma explicação, e achei uma carta sobre meu desligamento. Meu marido trabalhava na Unicon [prestadora de serviços da Itaipu] e foi demitido antes de mim, em 1976”, relembra. “Uma mulher nos acusou de estarmos envolvidos em atividades contrárias à repressão. Nós nunca fizemos nada”.

Greve da USP teria motivado afastamento

Em carta endereçada ao chefe do Serviço Nacional de Inteligência (SNI), general Figueiredo, o general Costa Cavalcanti comunicou as providências adotadas após receber uma documentação a respeito de Sonia e seu marido, Dario Anibal Galindo. No texto, informava ao mandatário que, com base nas “conclusões resultantes de documentos biográficos produzidos pela Assessoria de Segurança desta Entidade, em relação aos antecedentes dos citados”, ambos foram demitidos de seus cargos em 17 de novembro de 1976 e 15 de fevereiro de 1977, relevando “a oportunidade das medidas tomadas”.

Sonia acredita que uma das razões para a sua perseguição política tenha sido o fato de ter morado no Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo (USP), conhecido como Crusp, precisamente em 1965. Naquele ano, o movimento estudantil promoveu uma greve no alojamento, em protesto ao aumento do preço das refeições e da moradia. “Fizeram um dossiê sobre mim, no qual constava que eu era moradora do Crusp”.

Justiça decidiu em favor de funcionária em 2017

Em 2012, ela teve acesso ao relatório completo e entrou com uma ação trabalhista na 1ª Vara do Trabalho de Foz do Iguaçu, buscando o reconhecimento de seu vínculo empregatício. A sentença favorável à autora foi concedida em 2017 pela juíza do Trabalho Erica Yumi Okimura. Na ocasião, como de praxe em ações trabalhistas, Itaipu recorreu da decisão, mas agora acata a determinação judicial.

“Com eleição do presidente Lula, o Brasil mudou e a Itaipu também. A defesa dos direitos humanos é uma das obrigações da empresa. A reintegração de Sonia é o reconhecimento de uma violência cometida pela ditadura e a demonstração clara de que nosso país respeita a dignidade e os direitos humanos. Sonia Castanheira é muito bem-vinda à nova Itaipu”, concluiu o diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari.

Fonte BP

PF vai investigar Eduardo Bolsonaro por comparar professores a ‘traficantes’.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou à Polícia Federal (PF) que analise as declarações dadas por participantes de um evento em defesa do acesso civil às armas de fogo. Em ato pró-armas, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP) – filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL/RJ) – comparou “professores doutrinadores” a traficantes de drogas.

“Determinei à Polícia Federal que faça análise dos discursos proferidos neste domingo, em ato armamentista, realizado em Brasília. Objetivo é identificar indícios de eventuais crimes, notadamente incitações ou apologias a atos criminosos”, informou Dino em suas mídias sociais.

Para Eduardo Bolsnoaro, professores “doutrinadores sequestram crianças para o mundo do crime”

O ato a que o ministro se refere, o 4º Encontro Nacional do ProArmas pela Liberdade, aconteceu no domingo (9), na Esplanada dos Ministérios, na região central da capital federal. Entre os participantes que os organizadores do evento autorizaram a subir no carro de som para discursar em defesa da flexibilização da posse e porte de armas estava o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Com o microfone em mãos, o filho do ex-presidente da República Jair Bolsonaro comparou o que classificou como “professores doutrinadores” a traficantes de drogas. “Não tem diferença de um professor doutrinador para um traficante de drogas que tenta sequestrar os nossos filhos para o mundo do crime. Talvez o professor doutrinador seja pior”, disse o deputado federal, em um momento registrado em vídeos divulgados nas mídias sociais.

Deputado criticou quem vê problemas como machismo e racismo

Eduardo Bolsonaro também criticou a atuação do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Os caras aqui do Ministério da Justiça não querem dar o acesso à legítima defesa, mas isso não pode ser impeditivo para fazermos o certo. E o certo começa pela nossa família. Se tivermos, por exemplo, uma geração de pais que prestem atenção na educação dos filhos, tirem um tempo para ver o que eles estão aprendendo nas escolas, não vai ter espaço para professores doutrinadores tentarem sequestrar nossas crianças”, disse o parlamentar, criticando os que apontam problemas estruturais como o machismo e o racismo por, segundo ele, “verem opressão em todo o tipo de relação” familiar.

Declarações viram um dos assuntos mais comentados no Twitter

As declarações de Eduardo Bolsonaro causaram a indignação de internautas que recorreram às mídias sociais para pedir que o parlamentar seja punido por sua manifestação. Até o início da tarde desta segunda-feira (10), o assunto aparecia entre os mais comentados no Twitter. Além disso, esta manhã, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) anunciou que vai entrar com uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra Eduardo Bolsonaro. “Esse insulto a todos os professores brasileiros não pode ficar impune”, escreveu Boulos.

A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria do deputado Eduardo Bolsonaro e aguarda uma manifestação.

(Crédito: Divulgação/Agência Brasil/Marcelo Camargo)

Supremo desarquiva ação contra Bolsonaro por irregularidades na pandemia.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o desarquivamento de uma ação contra Jair Bolsonaro (PL), por irregularidades e omissão do ex-presidente durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19. A decisão é do ministro Gilmar Mendes.

Com a medida, anunciada nesta segunda-feria (10), a Procuradoria-Geral da República (PGR) deverá reavaliar o processo e decidir se o caso terá novo andamento.

Além de Bolsonaro, o processo também envolve o ex-ministro da Saúde e atual deputado federal Eduardo Pazuello, a ex-secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro, o ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro Fabio Wajngarten, entre outros ex-integrantes do governo anterior.

Parte do processo está relacionado com as investigações da CPI da Pandemia. O colegiado encerrou os trabalhos em outubro do 2021 e indiciou 80 pessoas por crimes durante a pandemia.

Após tramitar na primeira instância da Justiça, parte da investigação foi arquivada a pedido do Ministério Público Federal (MPF). Contudo, a decisão não poderia ter sido tomada porque Pazuello, que tem foro privilegiado, só pode ser julgado pelo Supremo.

A reavaliação do caso será conduzida pelo procurador-geral Augusto Aras e pela vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo. Eles seguem no cargo até setembro deste ano, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá mantê-los ou fazer nova indicação para a PGR.

Durante o mandato de Bolsonaro, Lindôra pediu ao Supremo o arquivamento de apurações de supostos crimes atribuídos ao ex-presidente durante a pandemia. As ações mencionam charlatanismo, prevaricação, crime de epidemia, infração de medida sanitária preventiva e emprego irregular de verbas ou rendas públicas, entre outros crimes.

Com informações da Agência Brasil.