Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 11 de dezembro de 2021

11/12/2021 *--* Deus é Fiel!!!

                      Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Prefeitura de Santa Maria do Oeste adquire lixeiras que estarão sendo implantadas na cidade para o descarte correto do lixo.

A Prefeitura Municipal de Santa Maria do Oeste em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, adquiriram novas lixeiras para que a população possa acondicionar adequadamente o lixo, visando oferecer a opção correta para descartar de resíduos até a coleta.

 

Os Kits de separação estão sendo implantados na área central da cidade, escolas e postos de saúde, onde há um maior fluxo de pessoas. Com essa ação pretendemos manter a cidade mais limpa, contribuindo assim para a Saúde de todos e consequentemente para o embelezamento da cidade. Parabéns ao Prefeito Oscar e toda a sua equipe por esta importante demanda social resolvida.

Fonte: Prefeitura de Santa Maria do Oeste.

Senhor de 77 anos estava retirando placas das ruas de Palmital afirmando que as vias públicas eram de propriedade dele.

Nesta data, a equipe foi informada que um indivíduo estava arrancando as placas da esquina das ruas 21 de janeiro e maximiliano vicentin. No local, o fato foi constatado, sendo abordada a pessoa de *******, (77 anos), rg *******, que informou à equipe que estava tirando as placas da calçada porque a rua é de sua propriedade. Salienta-se que o autor estava tirando as placas de cima de sua caminhonete toyota/hilux, placas ************, a qual está com documentação em dia e foi liberada. ***********, juntamente com as placas, foi conduzido ao 4º pelotão para confecção do boletim de ocorrência e, posteriormente, à delegacia de polícia de palmital para os demais procedimentos.

Fonte: Polícia Militar.

Polícia Militar dá suporte para equipe médica de Laranjal para realização de internamento compulsório

Compareceu nesse dpm a enfermeira ********** rg ************ solicitando apoio da equipe pm para realizar um internamento médico compulsório, conforme oficio n°193/2021 da secretaria de saúde de laranjal e ofício nº ********** do promotor de justiça *******************da comarca de palmital. A equipe pm acompanhou a equipe de saúde no encaminhamento do paciente ************** o qual foi com a equipe de saúde de forma voluntaria.

Fonte: Polícia Militar.

Homem deixa mulher fazer orações em sua casa e acaba sendo furtado.

Compareceu no destacamento de Polícia Militar de São José das Palmeiras um homem relatando ter sido vítima de furto. De acordo com informações, a vítima relatou que uma mulher chegou em sua residência, pedindo para entrar, dizendo que iria ajudar a vítima a receber um dinheiro que faz tempo que ele não conseguia receber.


A golpista fez algumas orações, tirou fotos do interior da casa e pegou duas camisetas do homem e usou elas para embalar alguns de seus documentos pessoais, juntamente com a carteira pessoal.


A golpista disse que não era para abrir as suas camisetas com os documentos e carteira pessoal até ela retornar na casa.


O homem abriu as camisetas e ao verificar seus pertences, sentiu falta dos cartões de crédito e R$150 que estavam na sua carteira, momento que que percebeu que havia sido vítima de um furto. A vítima foi orientada a bloquear seus cartões em seus respectivos bancos.

Fonte: Correio do Lago.

Homem é atingido por tiros na mão e nas partes íntimas.

Por volta das 21 horas, uma equipe da Polícia Militar de Entre Rios do Oeste foi acionada para verificar uma situação de vários disparos de arma de fogo.


Durante deslocamento, a equipe foi informada de que uma pessoa, vítima de disparo de arma de fogo, teria sido socorrida e leva até o hospital Cristo Reis.


De posse das informações foi deslocado até o referido hospital, onde o médico informou que um homem teria dado entrada no pronto atendimento ferido aparentemente por dois disparos de arma de fogo.


Ainda no pronto atendimento foi feito contato com a vítima. Este relatou que estava sentado na varanda de sua residência quando um veículo teria se aproximado e um dos ocupantes teria disparado em sua direção.


Ele não soube dizer quem seria o autor, haja vista não ter desafetos. Em conversa com o médico responsável, este relatou que a vítima teria sido alvejada na mão esquerda, apresentando orifício de entrada e saída do projétil, e também na bolsa escrotal.


Diante da gravidade dos ferimentos este seria transferido para o hospital Bom Jesus na cidade de Toledo.


A equipe policial passou a realizar buscas a fim de encontrar algum suspeito, ou algo que levasse até o autor dos fatos, porém sem êxito.

Fonte: Aqui Agora.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 11/12/2021.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Homem desaparecido há dois dias é encontrado em uma lavoura de soja.


A Polícia Militar encontrou um homem que estava desaparecido na zona rural de Marmeleiro.

Segundo a PM, por volta de 08h40 a equipe foi informada por moradores da comunidade do KM-06 através do projeto Vizinhança Rural segura, que um homem estaria em atitude suspeita no meio de uma lavoura de soja.

No local, os policiais encontraram um homem de aproximadamente 30 anos, totalmente desorientado, com alucinações, muitas mordidas de insetos e escoriações no corpo, falando sozinho, com fome, sede e dizendo o tempo todo que estava em Capanema.

Percebendo a situação, os policiais fizeram o resgate e já no pelotão foi entrado em contato com a ação social e funcionários do CAPS.

Os profissionais foram até o pelotão pegaram ele, levaram ao hospital para ser medicado e posteriormente será encaminhado para a família.

Segundo informações ele é paciente do CAPS de Marmeleiro onde faz tratamento e estava há dois dias desaparecido.

Fonte: CGN.

Projeto de condomínios para idosos do Paraná ganha prêmio nacional de habitação.

Os projetos de construção de condomínios para idosos do Governo do Paraná foram reconhecidos com o Selo de Mérito, um prêmio nacional que reconhece as melhores práticas no setor de habitação pública. O anúncio foi feito durante a realização do 68º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, o maior evento do setor e que reuniu durante esta semana mais de mil representantes de entidades públicas e da iniciativa privada de todo o Brasil de maneira virtual.


O Viver Mais é uma modalidade do programa Casa Fácil Paraná voltada especificamente ao atendimento da população idosa de todo o Estado. Os empreendimentos são construídos em formato de condomínios horizontais fechados com 40 moradias adaptadas, além de diversos espaços de uso comum pensados para dar suporte e promover a qualidade de vida dos moradores.


Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, os projetos foram pensados para suprir necessidades de uma parcela cada vez maior da população paranaense. “Daqui a 10 anos, o Paraná vai ter mais idosos do que crianças, então nós precisamos pensar nessas pessoas, que depois de certa idade não conseguem mais financiar a casa própria”, declara.


“Muitos acabam sozinhos, com depressão, então nós criamos uma política habitacional para idosos em que ele vão poder conviver com outras pessoas, ter assistência médica e lazer com o pagamento de um pequeno pedaço da aposentadoria”, conclui o governador.


A estrutura dos conjuntos conta com academia ao ar livre, ambulatório, centro de convivência, horta comunitária, biblioteca, sala de informática e quiosques de jogos, além de sistema de segurança 24 horas. Com o avanço do programa, os projetos passaram a incorporar também outros itens, com piscina térmica, sistema de energia solar e de reaproveitamento de água da chuva.


Coordenada pela Cohapar, a iniciativa prevê a construção de 21 empreendimentos até 2022, com um total de 840 moradias. Os primeiros conjuntos entregues foram em Jaguariaíva e em Foz do Iguaçu e há a perspectiva de entrega do condomínio de Prudentópolis nas próximas semanas. Cornélio Procópio, Irati e Telêmaco Borba também possuem empreendimentos em obras, enquanto Cascavel, Francisco Beltrão e Ponta Grossa já têm licitações concluídas e perspectiva de início de obras em breve.


“O Viver Mais preenche uma lacuna no sistema habitacional brasileiro com o atendimento das pessoas idosas, que não conseguem mais realizar o sonho da casa própria por causa da idade”, explica o presidente da Cohapar, Jorge Lange. “Todos os detalhes dos projetos são pensados para que essa pessoa acima dos 60 anos possa ter um envelhecimento com segurança, prazer de viver e com os cuidados que o Estado pode dar, em parceria com os municípios”.


SUPORTE AOS MORADORES – Os convênios firmados com as prefeituras preveem contrapartidas que incluem a doação das áreas para a construção dos conjuntos e obras de infraestrutura no entorno dos empreendimentos. Os municípios ainda devem prestar atendimento periódico aos moradores com a visita de profissionais das áreas de saúde e assistência social ao condomínio.


Recentemente, a Cohapar também firmou parcerias com as universidades estaduais, por meio das quais estudantes do ensino superior poderão realizar estágios nos condomínios dos idosos. “Os condomínios terão a participação de estudantes de medicina, enfermagem, assistência social e educação física, que terão a oportunidade de contribuir com os idosos enquanto aperfeiçoam os seus estudos”, informa Lange.


CARÁTER PERMANENTE – Neste modelo, os imóveis não são doados ou vendidos ao público beneficiado, mas cedidos por tempo indeterminado para que, após a sua desocupação, eles sejam novamente direcionados para o atendimento ao público-alvo com o pagamento de um aluguel social de R$ 165 ao mês. Os beneficiários são escolhidos pela Cohapar entre pessoas inscritas no sistema da companhia com mais de 60 anos e renda de até seis salários mínimos, com prioridade para os de mais baixa renda.


Após a desocupação das unidades, elas são direcionadas ao atendimento dos próximos inscritos no cadastro online da companhia, conforme critérios de prioridade de atendimento, o que garante, de acordo com o presidente da Cohapar, o caráter permanente do programa.


“O programa foi construído justamente em cima da dificuldade da aquisição do bem e passa a ser permanente porque as pessoas não adquirem os imóveis, mas pagam um aluguel de 15% de um salário mínimo ao mês, com todos os serviços à disposição”, afirma Lange.


HISTÓRICO VENCEDOR – Nos últimos anos, as ações do Paraná tem ganhado cada vez mais destaque no cenário nacional. Em 2019, o Estado foi premiado com pela criação do programa Casa Fácil Paraná, que no ano seguinte foi elevado à condição de política pública permanente com a aprovação da lei 20.394, de autoria do executivo. Em 2020, o Selo de Mérito foi entregue ao Governo pelo serviço da Cohapar que reduz a burocracia e os custos para emissão de escrituras.

Fonte: AEN

Paraná Trifásico ultrapassa marca de 6,4 mil quilômetros de novas redes de energia.

O Paraná Trifásico alcançou uma marca importante neste mês. O programa que aumenta a qualidade e a segurança da transmissão energética no campo ao substituir as linhas monofásicas pelas trifásicas chegou a 25% de redes construídas. Ou seja, já estão prontos 6,4 mil quilômetros de um total de 25 mil quilômetros previstos para serem instalados no Estado até 2025.


O anúncio do cumprimento da meta por parte da Copel foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na sede da LAR Cooperativa Agroindustrial, nesta sexta-feira (10), em Medianeira, na região Oeste.


“Estamos aqui para fazer uma prestação de contas, mostrar que o programa está seguindo o cronograma à risca. O agronegócio é a base desse estado e o que faz do Paraná uma potência, por isso nós como agentes públicos precisamos fazer com que a infraestrutura ajude o setor a avançar cada vez mais”, afirmou Ratinho Junior.


O governador destacou que o projeto iniciado em 2020 já foi concluído em 239 cidades de todas as regiões, o que representa cerca de 60% de todos os 399 municípios do Paraná. “Vamos avançar até chegar a 25 mil quilômetros. A velocidade não pode ser maior porque está faltando cabos. Não há cabos no Brasil para suprir a necessidade do Paraná, estamos precisando importar”, comentou.


O investimento da Copel no programa apenas em 2021 ultrapassará R$ 630 milhões. O custo total da ação é de R$ 2,1 bilhões. Até agora, de acordo com a companhia, 6.402 quilômetros já foram concluídos e outros 1.251 quilômetros estão com obras em andamento. O planejamento é que o programa alcance 10 mil quilômetros de redes trifásicas instaladas até o fim de 2022.


“É o maior investimento em energia da história do Paraná, não há nada igual no mundo. Com a qualidade do produto que fazemos, atestado pelo selo de livre de febre aftosa sem vacinação, com a sustentabilidade que faz do nosso Estado referência para o mundo e agora com energia e infraestrutura, o agronegócio do Paraná não vai parar de crescer”, disse Ratinho Junior. “Seremos cada vez mais o supermercado do mundo, oferendo a carne de porco mas também o bacon industrializado por cooperativas como a LAR”.


BENEFÍCIOS – Na prática, toda a espinha dorsal da rede de distribuição no campo está sendo trifaseada, substituindo a tecnologia monofásica, que marcou a primeira grande revolução elétrica no Interior. Além de garantir energia de mais qualidade e com maior segurança, o programa proporciona o acesso do produtor rural à rede trifásica a um custo muito inferior ao que hoje é pago.


“Esse programa faz com que o agricultor não perca sua produção por causa da falta de energia. Não haverá mais porcos, peixes ou frangos mortos por quedas de energia. Isso atende a uma premissa do governador Ratinho Junior, de a Copel investir no Paraná, cuidar do nosso quintal”, disse Daniel Slaviero, presidente da Copel.


As redes isoladas atuais, monofásicas, sofrem mais com as quedas de energia. Com o trifaseamento, haverá interligação entre essas redes e a criação do efeito redundância no fornecimento. Ou seja, redes que hoje estão próximas, porém não se “conversam”, passarão a ser interligadas. Assim, se acabar a energia em uma ponta, a outra garante o abastecimento. E, em caso de desligamentos, os produtores rurais terão o restabelecimento da energia mais rápido.


Com o programa, a Copel melhora a qualidade no fornecimento de energia para o campo, renova seus ativos e garante mais segurança aos seus funcionários e à população. Os novos cabos com capa protetora isolante têm nível de resistência reforçada quando atingidos por galhos de árvores ou outros objetos. Os antigos cabos eram “nus”.


“Com o programa, a Copel atende uma missão de ajudar no desenvolvimento do Paraná, dando suporte enérgico para o crescimento do Estado”, explicou o diretor-geral da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali.


Dono de uma pequena propriedade em Toledo, também na Região Oeste, Gabriel Firtzen, de 66 anos, aguarda com expectativa pela mudança na rede que abastece com energia a granja de frangos. Na atividade desde 1993, ele vê na troca da mono pela trifásica a chance de reduzir custos – e alguns sustos. “A qualidade da linha é maior, o que vai fazer com que se queime menos motores. O monofásico judia quando tem falta de energia”, explicou o produtor, um dos cooperados da LAR.


“Essa nova rede é 100% melhor para quem é do campo. O produtor vai gastar menos e ter uma energia garantida, que não cai fácil”, acrescentou Alírio Kerber, 73 anos, produtor de Santa Helena, no Oeste paranaense.


TODAS AS REGIÕES – Os mais de 6,4 mil quilômetros de redes de energia trifásicas construídas estão espalhados por todas as regiões do Paraná. Em 2021, foram concluídos 1.475 quilômetros na Região Centro-Sul, além de outros 301 quilômetros que estão em execução; 1.224 quilômetros na Região Leste e mais 116 quilômetros em obras; 981 quilômetros na Região Norte e mais 145 quilômetros em construção; 1.129 quilômetros na Região Noroeste e mais 201 quilômetros que estão em obras; 998 quilômetros na Região Oeste e mais 399 quilômetros que estão sendo construídos; e 596 quilômetros na Região Sudoeste e mais 89 quilômetros em processo de instalação.


“Não pode haver oscilação, a energia precisa de ser de qualidade, é um insumo fundamental para a roça. Por isso esse esforço do Estado para transformar a rede em trifásica”, destacou o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.


INVESTIMENTOS – O Paraná Trifásico envolve R$ 2,1 bilhões e faz parte do maior pacote de investimentos da história da Copel Distribuição junto ao programa Rede Elétrica Inteligente. O aporte nesse segundo é de R$ 820 milhões, recurso utilizado para implementar medidores inteligentes em 4,5 milhões de unidades consumidoras (casas e empresas), além das novas subestações de energia que estão em construção.


A companhia projeta investir ainda mais R$ 2,067 bilhões nos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia em 2022. A maior parte do montante vai beneficiar a área que atende o consumidor final – a distribuição de energia.


A ampliação e melhoria da rede de distribuição da Copel, que atende 393 dos 399 municípios do Paraná, receberão 77% dos recursos – R$ 1,634 bilhão, o maior investimento total da história da companhia, cerca de três vezes maior do que a média de 2015 a 2018.


“Estes investimentos vão garantir a continuidade do plano de modernização da nossa rede de distribuição, reforçando a capacidade de fornecer energia com qualidade e o mínimo de interrupções possível, e buscando consolidar nossa posição como melhor distribuidora de energia do País”, afirmou Slaviero.


PRESENÇAS – Participaram do anúncio os secretários Sandro Alex (Infraestrutura e Logística), Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo) e Marcel Micheletto (Administração e Previdência); o diretor jurídico e regulatório da Copel, Eduardo Barbosa; o diretor adjunto de Comunicação da Copel, David Campos; o vice-presidente da LAR, Lauro Soethe; o diretor secretário da LAR, Urbano Inácio Frey; o deputado federal Vermelho; os deputados estaduais Hussein Bakri (líder do Governo), Márcio Pacheco e Nelson Luersen; o prefeito de Medianeira, Antônio França; o vice-prefeito de Medianeira, Evandro Mees; o presidente da Câmara Municipal da cidade, Marcos Berta; além de prefeitos e lideranças políticas e empresariais da região.

Fonte: AEN.