Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quinta-feira, 1 de junho de 2023

01/06/2023 *--* Deus é Fiel!!!

  Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Funcionária de loja de Santa Maria do Oeste se demite, joga calculadora em colega e quebra telefone antes de sair, situação vira boletim de ocorrência.


Nesta data foi deslocado ao local acima e em contato com solicitante Sra  ************ RG: ************ de** anos, a qual é gerente das lojas ** em Santa  Maria do Oeste, passou a relatar que; a pessoa de ************* RG: ************ de ** anos, é colaboradora terceirizada da empresa ********** e que presta serviços  na loja. Que nesta data, após a comunicação de algumas faltas a empresa responsável,  a ********** recebeu a chamada de atenção pelos seus superiores e se alterou e  acabou jogando uma calculadora na funcionária da loja ************, operadora de  caixa, sendo que o objeto da loja ficou destruído no chão, e ainda pegou um telefone  fixo e quebrou, jogando no piso, que após esta situação, antes de deixar a loja, ainda  proferiu a seguinte frase: “Aqui na loja é uma coisa, lá fora é diferente” e saiu dizendo  que estava pedindo a conta. Relata a gerente e demais funcionários que se sentiram ameaçados, e deixa o registro  a fim de providências futuras. A vítima foi orientada quanto aos procedimentos junto ao fórum.  

Fonte: POLÍCIA MILITAR.

Homem registra boletim de ocorrência em Santa Maria do Oeste, pois perdeu sua moto enquanto voltava de Pitanga até Santa Maria.


Nesta data compareceu neste destacamento o Sr. ********** RG:  ************ de ** anos de idade e passou a relatar que perdeu a placa da sua  motocicleta, ******** da marca ************ na cor preta, em seu nome, que  extravio ocorreu entre a cidade de Pitanga e Santa Maria do Oeste. O solicitante deixou o registro a fim de providências futuras, e foi orientado.

Fonte: Polícia Militar.

Vizinhos acionam a polícia após criança de três anos ser deixada sozinha em casa.

Uma criança de três anos de idade foi encontrada sozinha em uma residência de Terra Roxa.


Equipes da Polícia Militar foram acionadas por vizinhos que relataram ter ouvido o menor chorando por um longo tempo. 


No local, os oficiais constataram o abandono de incapaz e encontraram uma grama de maconha. Na casa também haviam muitas bitucas de cigarros. 


A criança ficou sob os cuidados do Conselho Tutelar. Boletim encaminhado a Delegacia de Polícia Civil.

Fonte: Catve.com

Suspeito de estupro de vulnerável é preso pela Delegacia da Mulher.


Equipe da Delegacia da Mulher de Cascavel cumpriu mandado de prisão preventiva, na tarde desta quarta-feira (31), no bairro Interlagos em Cascavel.

O mandado foi deu expedido pelo Juizado de Violência Doméstica de Cascavel contra um homem de 31 anos, acusado de estupro de vulnerável.

Ele ficará à disposição da Justiça.

Fonte: Catve.com

MP denuncia Guarda que matou adolescente com disparo de arma de fogo.


O Ministério Público do Paraná denunciou nesta terça-feira, 30 de maio, por homicídio doloso o guarda municipal que matou um adolescente na Cidade Industrial de Curitiba no dia 25 de março deste ano. O jovem, que tinha 17 anos, foi morto por disparo de arma de fogo após abordagem feita pelo agente de segurança durante patrulhamento na região.

Na denúncia, a 1ª Promotoria de Justiça de Crimes Dolosos contra a Vida da capital sustenta que a única motivação do agente de segurança para o cometimento do crime teria sido o fato de o jovem não haver obedecido à voz de abordagem realizada por ele e por outros guardas que estavam no local. Além disso, o denunciado teria atirado contra o adolescente quando ele já estava rendido, ajoelhado e com as mãos na cabeça, sem oferecer qualquer resistência. Por esses elementos, o MPPR sustenta a ocorrência das qualificadoras do motivo fútil e do uso de recurso que dificultou a defesa da vítima.

Fraude – Com o objetivo de simular a legítima defesa, o guarda municipal e um colega teriam colocado uma lâmina de faca próximo ao corpo da vítima – razão pela qual ambos os agentes foram denunciados também por fraude processual.

Processo número: 0000724-62.2023.8.16.0006

Fonte: MPPR.

Caminhões carregados de combustíveis batem na BR 376.


Três caminhões se envolveram em acidente de trânsito, nesta quarta-feira (31), no km 11 da BR 376, sentido Mandaguaçu no Contorno Norte de Maringá. Dois estavam carregados com combustíveis e um com concreto.

O caminhão carregado com concreto, conduzido por um homem de 52 anos, estava imobilizado no acostamento com dois pneus estragados, quando um caminhão-tanque que passava pela faixa da direita, carregado com óleo diesel, conduzido por um homem de 27 anos, ao visualizar o primeiro tentou mudar para a faixa da esquerda rapidamente. Ao fazer a manobra, o outro caminhão-tanque, que estava na faixa, carregado com gasolina, conduzido por um homem de 55 anos, bateu na traseira e o projetou na traseira do primeiro caminhão.

Após o primeiro impacto, os caminhões-tanque ainda bateram lateralmente e permaneceram sobre a pista. Os condutores não se feriram, porém, os caminhões-tanque ficaram imobilizados sobre a via. 

O Corpo de Bombeiros está avaliando o risco no local. Ambos os sentidos estão interditados para limpeza. A PRF alerta aos condutores que forem seguir em qualquer sentido pelo Contorno Norte que a pista está totalmente interditada e sem previsão de liberação.

Fonte: PRF.


Bombeiros ficam feridos em acidente na BR 277, em Nova Laranjeiras. Assista ao vídeo:


Dois bombeiros ficaram feridos em acidente de trânsito na tarde de quarta-feira (31) na BR 277, em Nova Laranjeiras. Os militares retornavam de ocorrência quando se envolveram em uma batida contra um caminhão.

O acidente aconteceu por volta de 14h30, no quilômetro 476 da rodovia, no trevo de acesso à PR 473. A viatura seguia pela BR 277, em direção à Nova Laranjeiras, quando colidiu na lateral do caminhão que cruzava o trevo.

Os dois militares foram socorridos e encaminhados a um hospital em Laranjeiras do Sul, ambos com lesões leves.

Fonte: Catve.com

Motociclista fica ferida após colisão com carro na PR-170


Uma motociclista ficou ferida após colisão frontal com um carro na noite de quarta-feira (31-05) na PR-170, em Rolândia.  

O acidente de trânsito que ocorreu por volta das 20h30 envolveu um automóvel GM / Corsa com placas de Rolândia-PR e uma motocicleta Shineray/ XY 125 com placa de Cambé.

A motociclista, de 48 anos, cuja identidade não foi divulgada, recebeu os primeiros socorros pela equipe do Siate e foi conduzida ao Hospital San Rafael de Rolândia. Não foi informado a gravidade dos ferimentos da vítima.

O motorista do carro, um homem de 32 anos, não teve ferimentos. Ele realizou o teste de bafômetro e deu negativo para ingestão de bebida alcoólica.

Conforme Informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) o Corsa trafegava  no sentido Rolândia a São Martinho, e ao atingir o Km 78 mais 800 metros colidiu frontalmente com a motocicleta que seguia no sentido oposto.  As causas do acidente estão sendo apuradas.

Fonte: TN Online.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 01/06/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.



China alerta para riscos de inteligência artificial e pede segurança nacional reforçada.


O Partido Comunista da China alertou sobre os riscos representados pelos avanços na inteligência artificial (IA), ao mesmo tempo em que pediu medidas de segurança nacional reforçadas no tema. A declaração emitida após uma reunião na terça-feira, 30, presidida pelo líder do partido Xi Jinping ressalta a tensão entre a determinação do governo de assumir a liderança global em tecnologia de ponta e as preocupações sobre os possíveis danos sociais e políticos de tais tecnologias. Também seguiu um alerta de cientistas e líderes da indústria de tecnologia nos EUA, incluindo executivos de alto nível da Microsoft e do Google, sobre os perigos que a inteligência artificial representa para a humanidade.

A reunião em Pequim discutiu a necessidade de “esforços dedicados para salvaguardar a segurança política e melhorar a governança de segurança de dados da Internet e inteligência artificial”, disse a agência oficial de notícias Xinhua.

“Foi enfatizado na reunião que a complexidade e a gravidade dos problemas de segurança nacional enfrentados por nosso país aumentaram dramaticamente. A frente de segurança nacional deve desenvolver autoconfiança estratégica, ter confiança suficiente para garantir a vitória e estar ciente de suas próprias forças e vantagens”, disse a Xinhua.

A China tem reprimido seu setor de tecnologia em um esforço para reafirmar o controle partidário, mas, como outros países, está lutando para encontrar maneiras de regular a tecnologia de IA em rápido desenvolvimento.

As preocupações com os sistemas de inteligência artificial superando os humanos e fugindo do controle se intensificaram com o surgimento de uma nova geração de chatbots de IA altamente capazes, como o ChatGPT.

A China alertou já em 2018 sobre a necessidade de regular a IA, mas, mesmo assim, financiou uma vasta expansão no campo como parte dos esforços para aproveitar as tecnologias de ponta.

A falta de proteção à privacidade e o controle estrito do partido sobre o sistema jurídico também resultaram no uso quase generalizado de tecnologia de reconhecimento facial, de voz e até mesmo de marcha para identificar e deter aqueles vistos como ameaçadores, particularmente dissidentes políticos e minorias religiosas, especialmente muçulmanos. 

Fonte: Dow Jones Newswires.

Imprensa internacional repercute encontro Lula-Maduro, visto como revés para estratégia dos EUA.


Vários meios internacionais destacaram o fato de que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi recebido nesta semana pelo colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. Foram reportados também os questionamentos a declarações de Lula, pelos líderes de Chile e Uruguai, e potenciais implicações para a política dos EUA na região.

Na avaliação da Bloomberg, a visita de Maduro é “um revés para a estratégia dos EUA de isolamento”. Ela aponta que o líder venezuelano defendeu um mundo “multipolar”, em sua primeira viagem internacional em sete meses. E vê ainda a região “dominada por esquerdistas que estão novamente se engajando com Caracas”.

O Washington Post reportou sobre a cúpula latino-americana e questionava em título o motivo de Lula apoiar Maduro, após na campanha eleitoral brasileira ter “prometido salvar a democracia”. O diário americano apontou que o líder brasileiro “não apenas recebeu Maduro para um encontro regional em Brasília, mas tomou o lado dele contra Washington”. O Post nota que o presidente brasileiro minimizou como “narrativas” os abusos contra direitos humanos pelo regime venezuelano e condenou sanções dos EUA contra seu governo como “piores que uma guerra”. O jornal considerou que o encontro de líderes latino-americanos deixou claro o fracasso dos EUA em tentar depor Maduro e sinalizou uma “recalibragem política da América latina”. Após a derrota de lideranças conservadoras, nomes mais à esquerda, “com graus variados de entusiasmo, ou apoiaram Maduro ou ao menos reconheceram que ele não vai a lugar nenhum tão cedo”, diz o jornal.

Já a Deutsche Welle qualificou Maduro como “visto como um líder controverso internacionalmente”. O meio alemão nota a diferença de tratamento com o governo anterior do Brasil, sob Jair Bolsonaro, que havia cortado laços com o governo venezuelano e reconhecido o oposicionista Juan Guaidó como líder legítimo do vizinho. A emissora pública alemã destacou a recepção calorosa e a intenção da atual administração brasileira de reverter a política externa anterior.

Ao reportar o encontro, a BBC apontou que muitos países “questionam a legitimidade” de Maduro e que os oposicionistas o descrevem como “um ditador”. A emissora britânica destacou o fato de que o presidente da Venezuela busca apoio em toda a região para, como um bloco, se opor às sanções dos EUA, mas a BBC considera que não está claro se isso poderia levar a uma mudança de posição do governo Joe Biden.

Na Argentina, o Clarín destacou o fato de que o presidente Alberto Fernández também se reuniu com Maduro e voltou a pedir o fim de sanções internacionais contra a Venezuela. O mesmo jornal mencionava críticas da oposição e de entidades de direitos humanos. O Clarín ainda destacava o fato de que, “com seus matizes”, todos os governos da região normalizavam vínculos com o governo chavista. Brasil, Uruguai e Chile decidiram enviar embaixadores a Caracas, “onde antes não os tinham como forma de rebaixar a relação”, aponta. O mesmo jornal destacava o fato de que o presidente chileno, Gabriel Boric, e o uruguaio, Luis Lacalle Pou, rebateram a fala de Lula sobre o que acontece na Venezuela ser uma “narrativa”.

No mesmo Clarín, o pré-candidato de extrema-direita qualificava Lula como um “esquerdista selvagem que apoia ditadores com as mãos manchadas de sangue”. O chileno La Tercera, por sua vez, apontava que Boric celebrou a volta da Venezuela a instâncias multilaterais, mas também complementou que isso não significa “fazer vista grossa” ante denúncias de violações aos direitos humanos.

Fonte: Agência Estado.

Lula conversa com Petro sobre combate ao garimpo ilegal e narcotráfico.


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou, na manhã desta quarta-feira, 31, com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, onde debateram encontros futuros para tratar sobre a região amazônica. Ao confirmar que, em julho, visitará a cidade de Letícia, na Colômbia, Lula disse que Petro teria afirmado sua vinda ao Brasil para a reunião entre países amazônicos em Belém, em agosto.

O encontro ocorreu na manhã desta quarta no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. Na conversa presencial, Lula aceitou participar, no dia 8 de julho, em Letícia, cidade localizada na fronteira entre os dois países, do fórum de debates científicos sobre a Amazônia, evento preparatório ao encontro de Belém. Petro também estará presente.

Os presidentes conversaram sobre a necessidade de se avançar nos esforços conjuntos contra os crimes ambientais e o crime organizado na região, com combate a madeireiros, garimpeiros ilegais, grileiros e narcotraficantes. “Ambos coincidiram que cuidar da floresta é cuidar dos colombianos e brasileiros que vivem na região e trataram de medidas necessárias para fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, com sede em Brasília”, declarou nota divulgada pelo Palácio do Itamaraty.

Nas redes sociais, Lula compartilhou uma foto do encontro, seguida de uma mensagem sobre o resumo da reunião. “Com alegria recebi de Petro o convite para o Brasil ser o país homenageado na Feira do Livro de Bogotá, em 2024”, disse o brasileiro nas redes sociais.

Fonte: Agência Estado.

Ministra diz ter esperança de que Senado rejeite marco temporal.


A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, disse ter esperança de que o Senado rejeite o Projeto de Lei nº 490, cujo texto base foi aprovado na terça-feira (30), na Câmara dos Deputados, por 283 votos favoráveis e 155 contrários.

“Apesar do que assisti ontem, tenho esperança e acredito que os parlamentares e as parlamentares comprometidos com a vida irão se empenhar para barrar o projeto no Senado”, declarou a ministra ao participar, hoje (31), de uma audiência pública a convite da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados.

Proposto em 2007 pelo ex-deputado federal mato-grossense Homero Pereira, que faleceu em 2013, o PL 490 ficou conhecido como Projeto do Marco Temporal. O termo faz alusão à tese de que os povos indígenas só têm direito às terras que ocupavam em 5 de outubro de 1988, quando a atual Constituição Federal foi promulgada.

Na Carta Magna, os constituintes reconheceram o chamado direito originário dos povos indígenas sobre as terras que tradicionalmente ocupam. Também estabeleceram a responsabilidade da União demarcar, em até cinco anos, não só as áreas habitadas em caráter permanente, mas também aquelas que indígenas usem para suas atividades produtivas, bem como as consideradas imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários ao bem-estar e à reprodução física e cultural das comunidades.

No próximo dia 7, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar o julgamento sobre a legalidade da tese do marco temporal.

Substitutivo
O texto aprovado pela Câmara dos Deputados é um substitutivo. Ou seja, uma proposta alternativa apresentada pelo relator da matéria, o deputado Arthur Maia (União-BA), que altera substancialmente a propositura legislativa original. Além de sobrepor o marco temporal ao direito originário constitucional, o substitutivo também prevê a proibição de que as áreas demarcadas sejam ampliadas e a autorização para que comunidades indígenas possam plantar cultivares transgênicos em seus territórios. A proposta permite a anulação de processos demarcatórios que não atendam às novas regras.

“Uma lei ordinária jamais terá o poder de alterar o texto constitucional”, afirmou a ministra Sônia Guajajara, durante a audiência da CCJ da Câmara, referindo-se ao PL 490, o qual classificou como exemplo da “postura anti-indígena de alguns parlamentares”. “Sabemos que, infelizmente, para muitas pessoas deste país ainda é muito difícil compreender o conceito da dívida histórica [que o país tem com os indígenas]. Até mesmo para alguns parlamentares desta Casa, as políticas públicas afirmativas que visam à reparação desta dívida histórica nem deveriam existir.”

Após mencionar que há séculos os indígenas são obrigados a enfrentar “a violência institucional”, Sônia Guajajara rebateu que a aplicação do Marco Temporal nos processos demarcatórios ajudem a trazer segurança jurídica e paz ao campo. “Sabemos que os conflitos entre indígenas e proprietários rurais existem e que, inclusive, aumentaram consideravelmente nos últimos anos, mas a razão para que estes conflitos não cessem é apenas uma: a morosidade do Estado brasileiro em demarcar os territórios indígenas. Não haverá segurança jurídica no campo sem que todas as terras indígenas sejam demarcadas”, acrescentou a ministra, garantindo que o reconhecimento das terras indígenas seguirá sendo uma prioridade do governo federal.

“Quero deixar claro que, apesar das investidas deste Parlamento, que visam a restringir e negar os direitos constitucionais dos povos indígenas, o compromisso do presidente Lula em garantir as pautas socioambientais e indígenas permanece de pé. Apesar das movimentações para tentar alterar a estrutura organizacional do atual governo, a política demarcatória das terras indígenas prosseguirá.”

Fonte: Agência Brasil.

STF fixa pena de Collor em 8 anos e 10 meses de prisão.


O Supremo Tribunal Federal (STF) fixou em 8 anos e 10 meses de prisão em regime fechado a pena do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor, condenado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. No caso deste último, o plenário considerou que o crime está prescrito e não foi contabilizado na dosimetria da pena.

Os ministros também determinaram que Collor pague o valor de 90 dias-multa, sendo que cada dia-multa tem o valor de cinco salários mínimos.

O placar foi de 8 a 2 pela condenação. Somente os ministros Kássio Nunes Marques e Gilmar Mendes votaram pela absolvição do réu. Venceu a pena proposta pelo ministro revisor, Alexandre de Moraes. O relator, Edson Fachin, havia proposto uma pena de 33 anos.

Collor foi condenado por receber cerca de R$ 20 milhões em propinas, entre 2010 e 2014, da UTC Engenharia em troca de contratos com a BR Distribuidora.

Fonte: Agência Estado.