Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

terça-feira, 14 de abril de 2020

14/04/2020 *--* Deus é Fiel !!!!

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.


Cabeças de gado são roubadas de propriedade em Santa Maria do Oeste.

Estratégias nutricionais para Gado de Corte: Quais as melhores?

No dia 13 abr. 2020 às 11h.40min, compareceu no destacamento de Polícia Militar de Santa Maria do Oeste, um homem de 27 anos, o qual relatou que seu vizinho de 21 anos, informou que via a cerca de arame da propriedade de sua propriedade danificada e percebeu a falta de aproximadamente cinco cabeças de gado. Diante da solicitação os dois deslocaram até o sítio, aonde constataram o dano e o furto de seis cabeças de gado (Simental / Holandês / Tabapuã / Charolês), o gado furtado possui uma marca “S” para possível identificação dos mesmos. Após apurado os fatos, foi efetuado patrulhamento, porém sem êxito em localizar os autores e sem mais informações sobre o ocorrido. O solicitante ainda informou a equipe que o furto possivelmente teria ocorrido entre a noite de sexta-feira, dia 10 de abril de 2020, até a manhã de segunda feira, 13 de abril de 2020, uma vez que, nessas datas ele e o vizinho, que é responsável por tratar o gado, não foram até o sítio. Diante do fato o solicitante foi orientado quanto aos procedimentos legais a serem adotados. 


Fonte: Polícia Militar.



Indivíduo aponta arma para mãe e atira no pescoço do próprio Avô em Guarapuava.


Por volta das 12h40min do dia 13 de abril de 2020, compareceu no COPOM do 16ºBPM um senhor de 64 anos, com um ferimento no pescoço ocasionado por disparo de arma de fogo. De imediato foi acionado a equipe do SAMU para prestar socorro à vítima e colhidas informações acerca do autor dos fatos. Deslocado até a Rua. XV de Novembro, bairro Morro Alto, uma equipe do Pelotão de Choque do 16ºBPM e a equipe do oficial CPU, aonde a equipe PPChoque visualizou um indivíduo em atitude suspeita correr para os fundos de uma residência, pulando muros e adentrando ao matagal, ato acompanhado por estes policiais, que em seu encalço, adentraram ao matagal, e de imediato o CPU solicitou apoio das demais equipes e organizou o cerco da região de mata, com uso de sirene e giroflex. Após buscas sem êxito na região de mata a equipe choque juntamente com a equipe do CPU retornou à residência, em busca da arma do crime. A equipe choque adentrou a residência e realizou buscas, enquanto a equipe do CPU realizava buscas no terreno, logrando êxito na localização de 1 (uma) Garrucha cal.22 sem marca aparente, carregada com 1 munição cal.22 intacta e com mais 5 munições intactas em um pote, escondida em um matagal, dentro do pátio da residência. Em ato contínuo foi acionado a equipe operações com cães do 16º BPM, para realizar buscas pelo possível autor de 18 anos. A equipe do Oficial CPU entrou em contato com a mãe do suspeito, a qual confirmou que a arma de fogo seria do seu filho e que teria dispensado no terreno da residência ao visualizar as equipes policiais. A vítima de 64 anos, após receber alta médica, compareceu no 16BPM, e informou que o disparo atingiu seu pescoço e transfixou, afirmando que foi alvejado pelo seu neto além disso, o autor apontou a arma para sua mãe, antes de disparar contra o avô. Ainda, durante as buscas, a equipe CPU recebeu informações de que o autor teria retornado a residência, onde teriam ocorrido os disparos. A equipe deslocou até as proximidades da casa e progrediu a pé pelos fundos da residência, ao adentrar ao pátio visualizou o indivíduo com as características do autor, realizou a abordagem do indivíduo, o qual confessou ter disparado contra seu avô, e ser proprietário da referida arma de fogo e tê-la utilizado para tal. Diante dos fatos foi conduzido até a 14ª SDP, para os procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.



Confronto com a PM deixa um indivíduo morto no Residencial 2000 em Guarapuava.


Por volta das 00h55min do dia 14 de abril de 2020, a equipe do PPChoque recebeu uma denúncia anônima de que um indivíduo de 27 anos, seria faccionado ao PCC,e estaria na Avenida das Profissões, Residencial 2000. Foi informado ainda que o indivíduo seria um dos autores do roubo ocorrido em uma ótica no município de Bituruna. De posse das informações a equipe constatou que havia um mandado de prisão em desfavor do denunciado, pelo crime previsto no ART. 157 do CPP, expedido pela comarca de Ponta Grossa. A equipe se deslocou até a residência alvo da denúncia, sendo que ao se aproximar, visualizaram um indivíduo com as características do denunciado na porta da residência, que ao notar a presença policial, entrou na residência portando uma arma de fogo. Ato imediatamente acompanhado pela equipe que a todo momento verbalizava com o indivíduo, porém ao acessar um dos cômodos da casa, o autor se voltou para a equipe e apontou uma arma de fogo para os policiais militares, que diante da iminente injusta agressão, e visando resguardar a sua própria integridade física, sem ter outra alternativa efetuaram disparos de arma de fogo. Após cessada a injusta agressão foi imediatamente acionado via COPOM o socorro médico. Tendo em vista que o indivíduo ainda apresentava sinais vitais, foi afastada a arma de fogo de sua posse e realizado o isolamento do local. Com a chegada da ambulância do SAMU, a médica constatou o óbito do indivíduo. Foram acionados no local a Policia Civil, o Instituto de Criminalística, e o IML, para o qual foi liberado o corpo do indivíduo. Foi apreendido 01 (um) revólver cal. 32, com numeração suprimida, municiado com 6 (seis) munições de mesmo calibre, o qual ficou em poder do investigador. Compareceu no local a Oficial CPU e a equipe do serviço de inteligência do 16º BPM. Encerrados os procedimentos no local, foi deslocado até a sede do 16º BPM para a lavratura da documentação pertinente ao fato. As armas utilizadas pela equipe foram apreendidas e encontram-se a disposição da justiça no almoxarifado do 16º BPM.

Fonte: Polícia Militar.



Polícia de Guarapuava atende ocorrência de briga de casal e prende marido por estupro ou atentado violento ao pudor com resultado de lesão.


Por volta das 21h30min do dia 13 de abril de 2020, a equipe foi acionada para verificar uma ocorrência do tipo violência doméstica, na Rua Cônego Braga, bairro Batel, aonde a solicitante de 44 anos relatou que foi agredida por seu marido de 39 anos, que o mesmo chegou na residência e começaram uma discussão conjugal quando em determinado momento seu marido a empurrou no chão e pegou uma faca da cozinha, e ameaçando-a de morte caso ela chamasse a polícia. Ainda segundo a vítima, nesse instante ela tentou retirar a faca da mão do marido momento em que a faca quebrou e ela sofreu uma pequena lesão nas mãos. Na residência também relatou a filha da vítima, que visualizou a discussão entre sua mãe e seu padrasto, que tentou afastá-los, porém também foi empurrada, mas não sofreu nenhuma lesão. A equipe realizou consulta via sistema operacional, e constatou que o autor possui um Mandado de Prisão em seu desfavor, expedido pela 1ª Vara Criminal de União da Vitória, pela prática do artigo 213 do código penal – estupro ou atentado violento ao pudor com resultado de lesão. A vítima recusou atendimento médico, considerando o ferimento muito pequeno. A filha relatou que não tinha interesse em acompanhar a equipe pois precisava permanecer na residência cuidando de seus dois irmãos de 04 anos e 06 anos de idade. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao indivíduo, dado fiel cumprimento ao mandado de prisão citado, orientado quanto aos seus direitos constitucionais e conduzido até a 14ª SDP. A faca foi apreendia e entregue na 14ª SDP. A vítima acompanhou os procedimentos de polícia judiciária, na DP.

Fonte: Polícia Militar.



Jovem de 21 anos realiza compras com cartão em nome de terceiros e acaba encaminhado para a Delegacia de Guarapuava.


Por volta das 17h40min do dia 13 de abril de 2020, compareceu na sede do 16º BPM, um senhor de 37 ANOS, o qual relatou que recebeu uma ligação de um site de vendas pela internet, informando que sua compra foi cancelada, porém a vítima informou que não havia realizado nenhuma compra no site, e que ainda a atendente repassou o final de um cartão de crédito, porém a vítima não possuía tal cartão, percebendo nesse momento que pessoas teriam utilizado de seus dados pessoais para fazer cartões de crédito e efetuar compras. A vítima acessou o site e localizou o endereço de onde estavam sendo entregues as mercadorias. Ato contínuo a vítima acionou a viatura via 190, e deslocado até a Rua Iolanda Moriler Stefanes, bairro Primavera. No local a equipe fez contato com um jovem de 21 anos, cujo nome estava nos pedidos e também nas guias de recebidos pela transportadora, porém nas guias o jovem fez sua própria assinatura, e ainda colocou no campo do R.G um número falso, segundo o indivíduo de 21 anos, ele teria feito a compra para outra pessoa, porém, disse não saber onde essa pessoa mora e que teria recebido uma jaqueta, a qual foi comprada pelo site. A vítima relatou que o pedido da jaqueta seria justamente o qual havia ocorrido o problema no site, e que ainda haviam outro cartão o qual foi utilizado na compra de três camisas pelo site e entregue naquele endereço. Diante dos fatos as partes foram encaminhadas para 14ª SDP, para as providencias cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.



Indivíduos tentam matar jovem de 16 anos e também acertam tiros em uma mina de 13 anos em Prudentópolis.


Por volta das 22h40min do dia 13 abr. 20, a equipe foi acionada via COPOM para deslocar até Rua princesa Isabel, Vila da Luz, onde haveriam pessoas atingidas por disparos de arma de fogo, no local em contato com uma senhora, essa relatou que seu filho de 23 anos e um vizinho, o menor de 16 anos, estavam em frente da referida residência quando uma motocicleta com 2 (dois) ocupantes passou em via pública efetuando vários disparos de arma de fogo contra o menor, o qual foi atingido e socorrido por familiares que o conduziram por meios próprios até o hospital santa casa. Um dos disparos atravessou a parede da residência e veio a atingir sua filha de 13 anos, a qual se encontrava no local com um ferimento no braço esquerdo. Acionada a equipe do corpo de bombeiros, que a conduziu para atendimento médico. Ninguém dos presentes soube repassar qualquer informação sobre a autoria do fato, nem o modelo ou cor da motocicleta utilizada ou quais os trajes usados pelos autores. A equipe realizou buscas, e deslocou até o hospital Santa Casa, onde estava foi atendido o menor, e foi informada pela equipe médica que o mesmo foi atingido por vários disparos e se encontrava em estado grave.

Fonte: Polícia Militar.



Agricultor morre atropelado pelo próprio trator.


Um acidente envolvendo um trator agrícola vitimou fatalmente um agricultor na tarde desta segunda-feira (13) em Marmeleiro, no Sudoeste do Paraná. A vítima, V. B. V., de 42 anos, foi esmagada por seu próprio trator.

O acidente aconteceu na comunidade de Linha Guaraci, no limite entre os municípios de Marmeleiro (PR) e Campo Erê (SC), por volta das 14 horas.

Conforme a Polícia Militar, que registrou a ocorrência, V. B. V. foi socorrer um colega que havia atolado numa propriedade vizinha e, quando retornava, percebeu um problema mecânico no seu trator. Ao desembarcar para verificar, possivelmente acabou esquecendo de acionar o estacionário e foi atropelado.

O trator parou distante cerca de 150 metros do corpo do agricultor. O corpo foi recolhido ao IML de Francisco Beltrão.

Fonte: RBJ.



Homem morre após veículo sair da pista e cair em ponte na BR-163.


Um homem morreu em um acidente de trânsito por volta das 2 horas da madrugada desta segunda-feira (13), na altura do km 96 da rodovia BR-163, em Capanema.

G. F., de 29 anos, estava em um veículo Fiat Palio que acabou saindo da pista entre a comunidade de Cristo Rei e Linha Pinheiro e caiu na ponte do Rio Lageado Grande.


O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar atendimento, mas pôde apenas constatar o óbito. O corpo da vítima foi removido ao IML de Francisco Beltrão.

O homem seguia para Capitão Leônidas Marques, onde era proprietário de uma pizzaria.

Fonte: PP News.



Idoso de 70 anos, que foi diagnosticado com Covid-19, falece em Pato Branco.


A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde registrou nesta segunda-feira (13/04) o primeiro óbito causado por Coronavírus (Covid-19) no município de Pato Branco.

O paciente, um homem de 70 anos, com doença cardiovascular crônica, hipertensão arterial sistêmica e obesidade, estava internado no Hospital São Lucas desde o dia 10 de abril, onde ficou em isolamento e fez exame para Covid-19.


A coleta foi encaminhada para o LACEN e o resultado POSITIVO chegou hoje. Na noite deste domingo (12/04) o quadro do paciente piorou quando foi encaminhado para a UTI, vindo a falecer nesta segunda-feira (13/04).

O município está acompanhando o caso para garantir que sejam cumpridas todas as medidas de segurança de acordo com as Normas dos Órgãos de Saúde.

Fonte: CGN.



Governo do Paraná implanta telemedicina para atendimentos da Covid-19.


O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta segunda-feira (13) o Telemedicina Paraná, um serviço de atendimento de saúde online, que vai auxiliar nas medidas de enfrentamento à Covid-19. Além de agilizar o atendimento à população, a plataforma ajuda a desafogar as unidades de saúde, evita aglomerações e deslocamentos, protege os profissionais de saúde e possibilita que o cidadão possa ser consultado diretamente de sua casa.

O serviço pode ser acessado de qualquer localidade paranaense, pelo site www.coronavirus.pr.gov.br ou pelo aplicativo Telemedicina Paraná, disponível para os sistemas Android e iOS. O objetivo é contribuir com a proteção dos profissionais de saúde e com o Distanciamento Social Ampliado (DSA), em conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias do Sistema Único de Saúde (SUS).


“É mais uma ferramenta inovadora, que vai ajudar a desafogar o sistema de saúde e permite que o Governo do Estado torne a medicina mais próxima do cidadão”, afirmou o governador. “Muitas vezes a pessoa tem algum sintoma e não pode se deslocar até um médico. Com esta ferramenta, ela pode ser atendida por estudantes de enfermagem e medicina que já conhecem o comportamento do coronavírus. Caso precise, eles podem encaminhar o paciente para um médico voluntário”, explicou.

A solução tecnológica foi desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), a partir de uma demanda da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e dos conselhos regionais de Medicina (CRM-PR) e de Psicologia do Paraná (CRP-PR).

INOVAÇÃO – Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a telemedicina reduz as distâncias e conecta pacientes aos especialistas. “É um aparato inovador e tecnológico, que contribui para a resolução de demandas comuns no campo da saúde, como a carência de especialistas e o esclarecimento de dúvidas”, afirmou.

De acordo com João Guilherme Moraes, médico e conselheiro do Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), 120 médicos já se cadastraram para atender voluntariamente pela plataforma. “Muitos médicos estão em casa, por não poderem trabalhar ou porque sua especialidade não exige emergência, e gostariam de contribuir de alguma forma com o enfrentamento à pandemia”, disse. “A telemedicina facilita muito para que o paciente não tenha que se locomover, diminuindo a procura direta nos serviços de saúde e desafogando o trabalho daqueles médicos que estão na linha de frente”.

COMO FUNCIONA – Após o cadastro no aplicativo ou no site, o paciente deve preencher um formulário sobre sua condição de saúde. O sistema fará uma triagem inicial por meio da Inteligência Artificial. Se o paciente não for identificado com possíveis sintomas de coronavírus, receberá orientações de como se prevenir.

Se for identificado com algum sintoma, será encaminhado para nova triagem com profissionais da saúde, com atendimento online via WhatsApp. Se os sintomas não forem de Covid-19, ele receberá novas orientações. Caso haja a possibilidade de ser a doença, ele será encaminhado ao atendimento com profissional de saúde ou médico por vídeo, chat ou áudio.

Na consulta online, o médico dará o diagnóstico, inclusive com possibilidade de encaminhamento para atendimento presencial na unidade de saúde mais próxima do paciente. O médico também pode prescrever medicamentos e emitir atestados.

O presidente da Celepar, Leandro Moura, explicou que toda a plataforma de telemedicina foi criada pela empresa, incluindo o site, aplicativo e os sistemas para os bolsistas fazerem a triagem e os médicos o atendimento remoto, permitindo inclusive a emissão de receita ou atestado. “A plataforma protege o médico e evita as filas nas unidades de saúde, agilizando o atendimento e preservando a população de uma possível exposição ao coronavírus”, ressaltou.

EXTENSÃO – O novo serviço foi idealizado como parte integrante da Ação de Extensão Contra o Novo Coronavírus (Chamada Pública 09/20). A iniciativa conta com bolsistas das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná, que desenvolvem projetos voltados a ações de prevenção, cuidados e combate à pandemia.

Além dos estudantes bolsistas, que atuam no atendimento intermediário dos cidadãos, médicos e psicólogos trabalharão voluntariamente no atendimento final dos pacientes.

“Alunos dos últimos anos dos cursos de enfermagem e medicina das universidades estaduais e da UFPR farão a triagem na plataforma, que conecta o Estado todo, com a supervisão dos professores. É uma força-tarefa porque o desafio é imenso”, destaca Paulo Renato Parreira, coordenador de Ciência e Tecnologia da superintendência.

BOX

O que é a telemedicina

A telemedicina é um segmento da saúde que utiliza Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na atenção médica a pacientes e outros profissionais da área, situados em locais diferentes, principalmente casos médicos em que a distância representa fator crítico na oferta de serviços de saúde. O serviço possibilita o suporte diagnóstico clínico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos a distância.

A especialidade está amparada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da Resolução CFM nº 1.643/2002, e desde a década de 1990, tem o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). A telemedicina é exercida por profissionais de saúde devidamente capacitados e habilitados, considerando as áreas de interesse. Desta forma, o responsável pela interpretação e produção de um laudo de telerradiologia, por exemplo, será sempre um Médico Radiologista.

Fonte: CGN.