Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 10 de dezembro de 2023

10/12/2023 *--* Deus é Fiel!!!

         Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Exclusivo: Matéria dizendo que a Prefeitura de Santa Maria do Oeste poderia ter chapa de candidatura única gera comentários e revolta na população santa-mariense.

(COMENTÁRIOS RETIRADOS DA PUBLICAÇÃO DISPONÍVEL PELO LINK SEGUINTE: https://www.facebook.com/photo?fbid=1072735597449533&set=a.554545749268523)

O cenário político das eleições municipais no Brasil vem se aproximando a cada dia, e com isto começam as matérias políticas com especulações de como poderão se definir as eleições em cada cidade também começam a aparecer, o Blog do Beto de notícias, todos os anos desde a sua criação, faz a cobertura das eleições da região central do Paraná, então eleitor fique atento, pois a cada dia podem haver novas matérias com atualizações do cenário político da região central.

 

Mas o que realmente abalou as estruturas no cenário político de Santa Maria do Oeste, foi uma matéria publicada recentemente, dizendo que nosso município poderia ter a chance da primeira vez em sua história de ter uma eleição com chapa única. Tal matéria publicada por um querido companheiro de profissão nosso, gerou muitos comentários pois, Santa Maria conta com diversos grupos políticos, e sempre teve eleições municipais muito polarizadas ao longo de sua história.

 

O Blog do Beto de notícias, procurou neste domingo 10/12, algumas lideranças políticas, que já nos avisaram de antemão que pretendem SIM disputar o cargo máximo da prefeitura municipal, o qual deverá ser desocupado pelo Sr. Oscar Delgado dia 31/12/2024, período que se encerrará seu mandato político, pelo apurado por nossa equipe de reportagens, existe 3 grupos políticos, que poderão se rivalizar para decidir democraticamente quem ocupará a prefeitura municipal de Santa Maria do Oeste pelos próximos 4 anos.

 

A cidade de Santa Maria, principalmente seu comércio, tem amargado uma crise econômica. Diversos comerciantes, alguns até com muitos anos de atuação, fecharam as portas e encerraram as suas atividades em nossa cidade, inclusive uma grande rede atacadista de supermercado que veio para Santa Maria, infelizmente encerrou suas atividades, tendo que dispensar seus funcionários, isso é um pequeno reflexo de como anda a cidade de Santa Maria do Oeste, sendo que aqueles que divergem muitas vezes da ideia de alguns, e fazem sim a oposição, são taxados por ocupantes do poder, como empresazinhas, sendo até xingados de pessoas mas intencionadas, veículos de imprensa como o Blog do Beto, possuindo mais de 10 anos de atuação na cidade, chegou a se ver obrigado a mover ações processuais junto ao fórum  de Pitanga, ações contra falas e publicações degradantes contra a imprensa livre, justa e honesta, até mesmo a Câmara de Vereadores se manifestou contra os ataques a imprensa municipal, cito o vereador Aguinaldo Paz de Moura, o qual veio a público, durante o grande expediente do plenário do legislativo municipal, defender o direito de expressão da imprensa livre, e se colocar à disposição para lutar contra os ataques proferidos contra nós, relatou também que como vereador tentaram o impedir de exercer o seu papel de fiscalizador, mas este jurou defender a população Santa-mariense a qualquer custo e realizar seu papel de legislar e fiscalizar.

 

Acredita-se que a revolta por parte da população de nossa cidade com esta matéria, se dá porque o povo brasileiro como um todo, está farto de escutar promessas e mais promessas, e quer mais ações e resultados por parte de seus governantes e ocupantes de cargos públicos de todos os escalões, a população anda mais atenta e esperta, com isso os políticos no geral, encontram uma maior resistência, por conta destas nuances dos cenários políticos e pelas lideranças que procuraram o Blog do Beto neste domingo dia 10/12/2023, é que acreditamos que o cenário político de Santa Maria do Oeste será muito agitado no próximo ano e não teremos somente uma chapa concorrendo as eleições pela prefeitura municipal.

 

Enfim, o ano vindouro será cheio de incertezas para a nossa população, mas uma coisa podemos afirmar sem medo de errar para você querido leitor, a certeza que temos é de que o atual mandatário e prefeito municipal, Sr. Oscar Delgado, irá encerrar seu mandato em dezembro de 2024 e desocupar seu cargo como chefe do executivo municipal, pois como todos sabemos as eleições ocorrem de 4 em 4 anos para todas as esferas de poder, que desocupam seus cargos, para os novos eleitos ou estes mesmos, quem sabe, reeleitos, tomem posse dos cargos públicos, pois como vivemos em uma nação democrática, todos os políticos ocupantes de cargos públicos de todas as esferas do poder, executivo ou legislativo, desde o presidente do país até os prefeitos dos mais de 5,5 mil municípios existentes no Brasil, são todos passageiros e substituíveis de 4 em 4 anos.

Fonte: Redação Blog do Beto de notícias.

IMAGENS DE GRUPOS DE WHATSAPP:

NOTA INFORMATIVA: O BLOG DO BETO NÃO SE RESPONSABILIZA PELO LINGUAJAR DITO PELOS INTEGRANTES DOS GRUPOS, E MUITO MENOS COMPACTUA COM QUALQUER ALEGAÇÃO FEITA, APENAS INFORMAMOS A NOTÍCIA, TÃO POUCO PERMITIMOS A IDENTIFICAÇÃO DOS MEMBROS E DOS GRUPOS, TODOS OS DADOS COMO NOMES E TELEFONES, FORAM SUPRIMIDOS AFINS DE QUE OS INTEGRANTES NÃO FOSSEM IDENTIFICADOS, ASSIM RESPEITANDO O SIGILO DA FONTE DE ACORDO COM O INCISO XIV DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988!!!



Secretária de Educação Nilcéia Vieira acompanha Vice-prefeito Jorandir Gegoski em doação de cheque para escola municipal de Santa Maria do Oeste. Veja a foto:

O Vice-Prefeito de Santa Maria do Oeste, juntamente com a ilustre secretária de Educação Srta. Nilcéia Vieira, entregaram esta semana, a doação equivalente a metade do salário do Vice-Prefeito Sr. Antônio Jorandir Gegoski, para Escola Municipal José Félix Grande, sendo que a outra metade será destinada para o Clube dos idosos Santo Antônio de Santa Maria do Oeste. 

O Vice-Prefeito de Santa Maria do Oeste, vem sendo referência em toda a região central do Paraná doando todo o seu salário, todos os meses para entidades de nossa cidade. Parabéns ao Sr. Jorandir pela atitude que já foram publicadas outras vezes neste blog, e também registramos os parabéns a competente secretária de Educação Nilcéia Vieira pelo seu excepcional trabalho desempenhado frente a secretária de educação. Pois este veículo de comunicação, com máxima imparcialidade reconhece sim, os bons profissionais que desempenham suas atividades públicas em nossa cidade!

Fonte: Redação Blog do Beto.

Exclusivo: Grave acidente é registrado em Palmital. Assista as imagens:

O Blog do Beto recebeu informações de um gravíssimo acidente registrado na cidade de Palmital/PR, na curva próximo ao antigo Pesque e Pague do Diego. Colisão envolveu dois carros e foi registrada no começo desta noite de domingo (10/12/2023).


Segundo as informações do primeiro relato, três pessoas ficaram feridas, sendo socorridas por ambulâncias do Município e pelo Samu, sendo encaminhadas ao Pronto Socorro de Palmital/PR.


Uma das vítimas um homem ainda sem idade confirmada, sofreu uma possível fratura ao tórax.


Duas pessoas, Joel Kovacheski e Erica, serão transferidos para hospital e uma terceira vítima masculino esta com ferimentos leves e não precisou ser transferido, até o presente momento.

Fonte: Redação Blog do Beto com Douglas Souza Portal.

PRF apreende 1,7 tonelada de camarão argentino, sem refrigeração e higienização em Guarapuava.

Na manhã deste Sábado (09), por volta das 06h 40m, no km 328 da BR 277, município de Guarapuava-PR, policiais rodoviários federais, em fiscalização de combate ao crime, deram ordem de parada a um KIA/SPORTAGE, PRATA, com placas de São Mateus do Sul/PR e um Chevrolet/S10, BRANCA, com placas de Campo Grande/MS, os quais desobedeceram às ordens claras emanadas pelos agentes.


Assim, deu-se o acompanhamento tático por cerca de 10 km em área rural, quando os condutores deliberadamente jogaram os veículos em área de mata, fugindo em seguida.


Durante a verificação veicular, foram avistados numerosos volumes que continham pescado de camarão sem refrigeração e acondicionado de forma insalubre.


Foram feitas diligências no local, de modo que lograram êxito em capturar um dos envolvidos.


Diante das circunstâncias, os veículos, juntamente com a carga, e o detido foram encaminhados à Polícia Federal de Guarapuava-PR, em decorrência dos delitos de Contrabando, de desobediência e de Dirigir veículo pondo em perigo a segurança alheia.

Fonte: PRF.

Para relaxar: trio é encontrado tomando banho de rio após tentativa de roubo.


Três suspeitos de assalto foram detidos pela Polícia Militar nesta sexta-feira (08) em Toledo. 


Segundo relatos, após a tentativa do roubo, o trio se evadiu, mas foi encontrado pela Polícia Militar tomando banho no Rio São Francisco. 


Os policiais abordaram os indivíduos e, após buscas, apreendeu uma arma de fogo e drogas escondidas na área. Os envolvidos foram levados à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Fonte: Toledo News

Sua maquina de lavar estragou? Seu freezer parou? Sua geladeira pifou?Seu ar condicionado precisa daquela manutenção? Nós temos a solução chame o Belardo Refrigerações.


Na cidade de Santa Maria do Oeste, e em toda região central do Estado do Paraná, as pessoas o conhecem, e o Blog do Beto indica esta empresa por ser referência de um serviço de qualidade, e com preço que cabe no seu bolso.

Seu freezer estragou? A geladeira parou? Precisa instalar um Ar condicionado novo ou dar aquela manutenção no antigo? Sua maquina de lavar pifou? Chame a equipe da Belardo Refrigerações, este resolve os seus problemas para você, de modo rápido e o melhor com bom atendimento, qualidade e preço justo, que cabe ao seu bolso!!!

LIGUE JÁ: (42) 99818-4239





Homem é esfaqueado dentro do próprio carro no Paraná às 2 da manhã.


Um esfaqueamento foi registrado na madrugada deste sábado (09) no Jardim Europa, em Toledo. 

Segundo a Polícia Militar, o fato aconteceu nas primeiras horas desta manhã, por volta das 02h00min, e a vítima foi prontamente atendida no mini-hospital. 

De acordo com o depoimento do homem ferido, ele estava retornando para sua residência quando foi surpreendido por um sujeito que dirigia um Cobalt. O agressor abriu a porta do veículo da vítima e o atacou com uma faca, fugindo em seguida.

Polícia Militar patrulhou o bairro em busca do autor do crime, mas não obteve sucesso em sua captura. A gravidade do ferimento causado pela faca não foi informado.

Fonte: Toledo News.

Homem de 37 anos é preso após engravidar adolescente de 13 anos.


Um homem de 37 anos foi preso pelo crime de estupro de vulnerável após se relacionar com uma menina menor de idade em Apucarana, norte do Paraná. O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil no Residencial Fariz Gebrim, informou a delegada da Mulher, Luana Lopes.

De acordo com as investigações, o suspeito começou a se envolver com a menina quando ela tinha apenas 13 anos de idade. O casal se conheceu na lanchonete onde a mãe da adolescente – que hoje tem 17 anos – estava trabalhando.

Durante esses quatro anos de relacionamento, eles tiveram um filho, que tem 3 anos. “O autor tomou conhecimento da gestação quando ela já estava com cinco meses. Na época das investigações, ele acabou assumindo o filho e ela. Mas isso não impediu que ele fosse indiciado e condenado”, informou a delegada.

Apesar da grande diferença de idade entre os dois, a família da vítima aceitou o relacionamento. Contudo, outras pessoas denunciaram o caso ao Conselho Tutelar, ainda em 2019.

A delegada ressalta que o homem foi detido pois começou a namorar a garota quando ela ainda possuía menos de 14 anos de idade. “Não é porque a menina ou o menino deu o consentimento dele para o ato sexual que está tudo bem. Não está. Se a vítima tem menos de 14 anos isso configura sim”, disse Luana.

O crime de estupro de vulnerável pode ter uma pena de até 15 anos de prisão.

Fonte: Tn Online.

Engavetamento com seis veículos deixa feridos na BR-116.


Um engavetamento envolvendo seis veículos interditou o km 89 da BR-116, em Piraquara. A interdição no sentido sul da rodovia durou das 11h55 até às 15h55.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), há cinco vítimas envolvidas, sendo duas com lesões graves. Elas foram estabilizadas e encaminhadas de helicóptero ao Hospital Cajuru e ao Hospital do Trabalhador.

Outras três vítimas tiveram ferimentos leves e quatro pessoas ficaram ilesas. Nenhuma morte foi registrada.

Entre os veículos envolvidos estão dois caminhões e quatro carros. Todos os motoristas realizaram o teste do bafômetro, que não apontou consumo de álcool.

De acordo com a PRF, o motorista causador do acidente afirmou à equipe que perdeu a consciência. As circunstâncias do acidente serão apuradas pela Polícia Civil.



Fonte: G1.com




Bolsonaro diz que nordestinos fogem de seus Estados para São Paulo por “culpa do PT”.


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que governos de esquerda são responsáveis por fazerem com que nordestinos deixem o local onde nasceram e migrem para a cidade de São Paulo e Estados mais ao sul do país, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A declaração foi dada durante entrevista à rádio argentina Mitre na sexta-feira, 8. Bolsonaro está no país para participar da posse presidencial de Javier Milei, que acontecerá no domingo, 10. Ele foi procurador por meio de sua assessoria para comentar a fala, mas não houve retorno aos contatos

Bolsonaro introduziu o tema citando os Estados Unidos, país em que morou nos três meses seguintes após perder a eleição. Segundo ele, é comum que os americanos que moram em Estados governados pelos democratas migrem para Estados republicanos.

“A maior cidade do Brasil que contém nordestinos é São Paulo. Por que São Paulo tem tanto nordestino? Porque eles fogem dos seus Estados que não têm perspectiva e não oferecem meios. A pobreza se faz sempre presente”, disse o ex-presidente. “E por que isso? Porque há 20 anos são administrados pelo PT. Deveria ser a melhor região do Brasil e não é. E quando chegam em outros Estados, muitos continuam votando na esquerda”, continuou Bolsonaro, em tom crítico.

O ex-presidente afirmou ter dito a Milei, no encontro que tiveram, que a vitória dele na Argentina tem repercussão mundial, porque o planeta está dividido entre direita e esquerda. “Eu sou um pouco radical nessa questão. Não são opositores, são inimigos”, declarou Bolsonaro, que estava ao lado de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará da cerimônia de posse, apesar de ter sido convidado. Embora tenha tentado se aproximar do presidente brasileiro após ter sido eleito, Milei chamou Lula de “comunista” e “corrupto” durante a campanha eleitoral argentina.

Fonte: Agência Estado.


Alexandre Padilha diz que eleição municipal é decisiva para mudar correlação de forças no Congresso.


O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do governo com o Congresso, defendeu que uma vitória expressiva do PT nas eleições municipais de 2024 é “decisiva” para tentar mudar a correlação de forças no Legislativo na disputa de 2026.

“Hoje, do jeito que é feita a disputa política, a organização orçamentária, não tenho dúvida que a extrema-direita olha a eleição municipal buscando projetar lideranças para disputar o governo federal daqui a três anos, para disputar eleição estadual, consolidar a relação deles com prefeitos”, disse o ministro, durante a Conferência Eleitoral do partido.

“Não tenho dúvida nenhuma que se a gente quiser mudar a realidade do Congresso Nacional, ajudar a vida do Guimarães na Câmara dos Deputados, a gente precisa pensar essas eleições dessas formas, fazer uma vitória política-eleitoral”, emendou Padilha.

Ao longo deste primeiro ano de governo, Lula enfrentou uma série de insatisfações políticas de partidos do Centrão, grupo político de centro-direita que domina o Congresso. Os deputados e senadores exigiram mais agilidade na liberação de emendas parlamentares e cobraram nomeações de aliados para cargos no Executivo. Em maio, o governo foi derrotado na tentativa de mudar o Marco do Saneamento e também no projeto de lei das Fake News.

Como mostrou o Broadcast Político, o Congresso exige do governo R$ 6 bilhões – R$ 4 bilhões em recursos extras para os deputados e R$ 2 bilhões para os senadores ainda este ano – em recursos extras para destravar a agenda econômica.

O relatório da medida provisória que trata das subvenções do ICMS seria apresentado e lido nesta quarta-feira, 6, mas acabou adiado para a semana que vem. O projeto de lei das apostas esportivas também foi postergado para a próxima semana no Senado, enquanto a reforma tributária aguarda um desfecho na Câmara dos Deputados.

Nesta sexta-feira, 8, o PT aprovou a versão preliminar de uma resolução política que faz críticas ao Centrão. “As forças conservadoras e fisiológicas do chamado Centrão, fortalecido pela absurda norma do orçamento impositivo num regime presidencialista, exercem influência desmedida sobre o Legislativo e o Executivo, atrasando, constrangendo e até tentando deformar a agenda política vitoriosa na eleição presidencial”, diz um trecho do documento.

Para aprovar sua agenda no Congresso, Lula fez uma série de mudanças ministeriais ao longo do ano para incluir na Esplanada partidos do Centrão. A aliança do governo com esse grupo político incluiu a ida de André Fufuca (PP) para o Ministério do Esporte e a de Silvio Costa Filho (Republicanos) para Portos e Aeroportos.

Além disso, a presidência da Caixa Econômica Federal foi assumida por Carlos Antônio Vieira Fernandes, indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O comando da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) também está em negociação.

Na conferência, Padilha defendeu também que a federação do PT com o PCdoB e o PV, liderada pelos petistas, receba integrantes de outros partidos que queiram fazer parte de suas fileiras. “Não é hora de fazer DR discutir a relação com quem estava envergonhado em apoiar o governo Lula antes”, disse o ministro. Além disso, ele afirmou que é preciso fazer disputa política com os bolsonaristas nos municípios.

Fonte: Agência Estado.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 10/12/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.



Se tiver que fazer déficit, vamos fazer, diz líder do governo na Câmara.


O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou neste sábado, 9, que deve haver déficit orçamentário ano que vem se for preciso. O deputado avaliou que a busca pela meta de zerar o rombo das contas públicas pode fazer com que a sigla perca as eleições municipais. Ele defendeu ainda que é necessário “mobilizar bem” a militância para que a legenda saia vitoriosa na disputa pelas prefeituras em 2024.

Guimarães falou por cerca de 15 minutos durante uma mesa na Conferência Eleitoral do PT, em Brasília. “Eu estava agora ali conversando com a presidenta Gleisi (Hoffmann). Se tiver que fazer déficit, nós vamos ter que fazer. Porque senão, a gente não ganha eleição em 2024”, afirmou.

No mesmo evento, Gleisi e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, discordaram sobre o rumo da política econômica do governo. Depois de a presidente do PT criticar a meta de acabar com o rombo fiscal, o chefe da equipe econômica disse que “não é verdade” que o déficit nas contas públicas gera crescimento. “Não existe essa correspondência, não é assim que funciona a economia”, declarou Haddad.

A disputa no governo em torno da meta fiscal esquentou no final de outubro, quando Lula disse que “dificilmente” o governo conseguiria zerar o rombo das contas públicas em 2024. Diante dessa declaração, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, aumentou a pressão para uma mudança na meta para um déficit de 0,50% no ano que vem.

No entanto, Haddad conseguiu convencer o presidente da República a manter a meta zero pelo menos até março, enquanto ele tenta aprovar no Congresso projetos que aumentem a arrecadação.

“Nós precisamos mobilizar bem. É claro que o Governo Lula tem uma responsabilidade fiscal muito grande. Todo mundo sabe disso. Agora, nós temos um problema”, declarou Guimarães.

Fonte: Agência Estado.

Deputada Tabata Amaral sofre tentativa de assalto em São Paulo.


A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) sofreu uma tentativa de assalto no bairro de Bela Vista, que fica na região central de São Paulo, na manhã deste sábado (9). A deputada voltava de um evento do partido no Sindicato dos Padeiros, quando um homem se aproximou do carro e quebrou o vidro do passageiro com um soco, para roubar o celular. Os estilhaços atingiram Tabata na boca e na mão, sem gravidade. Ela e seu motorista, identificado como Ricardo, estavam a caminho de outra agenda política na capital paulista.

“Graças a Deus a gente está bem, o soco não me pegou. Os estilhaços só pegaram minha mão e minha boca mesmo. Enfim, muito pesado, a gente conseguiu jogar o celular no chão, conseguiu sair”, afirmou a deputada em vídeo postado nas suas redes sociais, em que mostra o estrago causado no veículo. Tabata Amaral disse que sentiu raiva, medo, além de um sentimento de injustiça. “Essa não é a minha São Paulo, esse não é o lugar em que trabalho para criar os meus filhos”, lamentou.

Fonte: Agência Brasil.

Fala de Gleisi sobre ampliar gastos gera críticas de economistas e opositores do governo Lula.


A declaração da presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), que defendeu a ampliação dos gastos do governo federal em 2024 e uma meta de déficit primário de 1% sem contingenciamentos, gerou críticas de economistas e da oposição ao governo Lula (PT) neste sábado, 9. Os especialistas consideram que uma alteração na atual meta de déficit zero pode trazer problemas para a economia brasileira.

Ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP) em um congresso do partido em Brasília, Hoffmann argumentou que o aumento das despesas é necessário para a economia não desaquecer e que o crescimento econômico deveria ser um “mantra do governo”. Na visão da presidente do partido, Lula será “engolido” pelo Congresso caso perca popularidade, a exemplo do que ela considera ter acontecido com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Economistas, porém, projetam problemas caso a receita de Gleisi seja seguida.

“A consequência de mexer na meta de 2024 seria uma turbulência desnecessária com efeitos sobre juros, câmbio e inflação”, diz Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos. Ele pontua que o nível de gastos já subiu de 18% para 19% do PIB neste ano e que o arcabouço fiscal, que definiu a meta de déficit zero, apenas mantém esse patamar de despesas. “Não tem nada de arrocho ou coisa que o valha. Responsabilidade fiscal é chave para crescer. Desenvolvimento não é fruto de gasto público mal feito, mas de investimentos e exportações”, acrescentou.

Após a fala de Gleisi Hoffmann, Haddad disse que não é verdade que déficit significa crescimento econômico e citou que em governos anteriores de Lula houve superávit primário de 2% e a economia cresceu, em média, 4%. “Não existe essa correspondência, não é assim que funciona a economia”, rebateu o ministro.

Ex-diretor do Banco Central, o economista Alexandre Schwartsman avalia que a fala de Gleisi é mais um capítulo da disputa entre o PT, que pressiona por mais gastos, e Haddad. Ele considera que a dinâmica é parecida à do segundo governo Dilma, quando houve uma tentativa de corrigir os rumos na área econômica, mas não houve consenso político sequer dentro do PT.

“Tudo está indicando que essa meta zero é para inglês ver. O que o Fernando Haddad conseguiu foi que só se batesse o martelo em março. A grande verdade é que eles não querem contingenciar, então não se pode ter uma meta zero. As duas coisas não são compatíveis”, disse.

Relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o deputado Danilo Forte (União-CE) atendeu o governo e inseriu no texto na sexta-feira, 8, dispositivo que diminui o contingenciamento (bloqueio) máximo de despesas de R$ 52,7 bilhões para R$ 22,3 bilhões.

Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN) também criticou a declaração de Gleisi Hoffmann. “Já assistimos esse filme, conhecemos seu enredo e o resultado. O PT não aprende com seus erros e quem sofre é o brasileiro mais humilde que eles dizem defender”, escreveu ele nas redes sociais.

Para o cientista político Luiz Felipe DAvila, a presidente do PT repete o mantra de Dilma de que “gasto é vida”, o que segundo ele quase quebrou o Brasil ao produzir déficit fiscal, alta taxa de desemprego e inflação alta. “O PT não esqueceu e não aprendeu nada com os erros. Até hoje, não compreende que é abertura econômica, ganho de competitividade e de produtividade que gera crescimento econômico sustentável”, disse ele, que foi candidato a presidente da República pelo Novo em 2022.

Fonte: Agência Estado.