Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 9 de abril de 2023

09/04/2023 *--* Deus é Fiel!!!

      Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

O Blog do Beto deseja a todos uma Feliz Páscoa.

Viver a Páscoa...
É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
Você também pode renascer e se renovar!


Área em processo judicial que estava com segurança particular dão tiros de alerta e Homem registra boletim na Polícia em Santa Maria do Oeste.

Compareceu a sede deste DPM a pessoa de 29 anos relatando que possui uma propriedade rural e que a mesma está em processo judicial e que na data de hoje ao visitar a propriedade quando chegou ao portão de acesso visualizou três indivíduos os quais estavam portando armas de fogo e efetuaram alguns disparos em sua direção. Que diante dos fatos o mesmo entrou em seu veículo e saiu do local.

A equipe constatou que em data anterior conforme bou 2023/386676 está no local uma empresa de segurança que foi contratada para evitar o acesso a esta propriedade até a finalização do processo judicial.

Em continuidade ao atendimento a equipe deslocou ao local dos fatos e em contato com o vigilante nº de registro pf pr-/2022 com validade 01/04/2027, o qual informou a equipe ter efetuado 4 disparos de alerta em direção a um local seguro " um barranco/mata", pois teria visualizado dois indivíduos adentrando a propriedade sem a devida autorização e temendo pela sua segurança e dos demais companheiros de trabalho efetuou tais disparos.

Utilizando um revólver calibre .38 da marca taurus nºcad.sinarm…,nº da arma…, nº de série… data de validade 26/09/2032 de  propriedade da empresa de vigilância e segurança Ltda.

Sendo os envolvidos e orientados com relação aos demais procedimentos.

Fonte Polícia Militar

Carro e moto se envolve em acidente próximo da farinheira em Santa Maria do Oeste.


Atendendo solicitação via celular do destacamento, que tinha ocorrido um acidente auto/moto, próximo da farinheira Santa Maria, Podolan.

Deslocado até o endereço, que chegando foi constatado o fato, identificado o condutor do veículo de placa. VW/Parati de cor branca e a motocicleta de placa ... de cor vermelha, conduzida por ... que o condutor da motocicleta já tinha sido conduzido pela ambulância do posto de saúde local para atendimento.

Após consulta dos veículos envolvidos, foi removido até o pátio do destacamento policial de Santa Maria do Oeste por estarem com débitos junto ao Detran.

O condutor do veículo parati encontrava-se no local onde o mesmo relatou que prestou socorro à vítima e não apresentava sinais de embriaguez e não precisava de atendimento médico.

Após ter assinado o termo de recolhimento do veículo foi liberado.

Fonte Polícia Militar 

Tentativa de golpe via WhatsApp, em Senhor não dá certo em Santa Maria do Oeste.

Compareceu a sede deste DPM o senhor de 42 anos relatando que recebeu mensagens via celular através de aplicativo WhatsApp, onde pessoas estavam tentando intimidá-lo e pedindo dinheiro pois teriam fotos particulares que seriam expostas se tal solicitação não fosse aceita.

O Sr. -----, relatou não realizar nenhum tipo de transferência, somente optou por registrar o ocorrido. 

Fonte Polícia Militar

Homem efetua três disparos de arma de fogo em direção a adolescentes no parque dos lagos, mas acaba detido pela Polícia Militar de Pitanga.

Na data de 08 de abril de 2023 as 22h50min a central 190 recebeu ligação de uma mulher a qual não quis identificar-se relatando que estava passeando com seu namorado no parque do lago.

Quando uma motocicleta conduzida por um cara magro com camisa azul e um colete preto saiu de um bar nas proximidades das quadras de esporte, indo em direção a um grupo de jovens que estava sentado nos bancos próximos a quadra, sendo que ao passar efetuou três disparos de arma de fogo e que saiu do local com a motocicleta.

E que em seguida o mesmo homem havia retornado ao local de 15 a 20 minutos após o fato, agora com uma CB 300 de cor amarela, meio esverdeada e proferiu xingamentos aos jovens que ali estavam e parou no mesmo bar.

De imediato a equipe deslocou ao referido endereço sendo que em frente ao bar foi localizado uma motocicleta Honda CB 300 R de cor amarela e placas., e um cidadão parado próximo a porta com as mesmas características.

Sendo realizado a abordagem e identificado o masculino com sendo a pessoa de 28 anos, o qual já possui passagem por posse ilegal de arma de fogo, em revista pessoal nada de ilícito foi localizado com o mesmo, sendo efetuado buscas no local, porém nada de ilícito foi localizado.

Questionado sobre os disparos este não quis relatar nada a equipe policial, confirmando apenas que estava com a moto que estava em frente ao bar, durante a abordagem aproximou-se da equipe policial dois jovens, os quais confirmaram o relato da solicitante que o abordado efetuou 3 disparos em direção onde estavam com outros amigos e saiu, retornando novamente com outra moto e parando no bar. 

Foi possível visualizar nas câmeras de monitoramento o momento em que a Biz sai do bar e efetua os disparos, podendo visualizar os jovens correndo e o casal que possivelmente fez a denúncia e não quiseram identificar-se.

Diante do relato as partes foram conduzidas até a 45ª DRP de Pitanga para os demais procedimentos cabíveis, sendo que foi conduzido com uso de algemas, devido receio de fuga e para garantir a integridade física do conduzido e da equipe policial.

A motocicleta foi entregue na 45ª DRP de Pitanga assim com as imagens das câmeras de monitoramento.

Acionado Conselho Tutelar para acompanhar os menores na delegacia. 

Fonte Polícia Militar

Mulher tenta tirar a própria vida por não aguentar mais marido violento filha aciona polícia que salva mulher e prende o marido em Pitanga.

Na data de 08 de abril de 2023 às 19h00min a central 190 recebeu uma ligação da menor 11 anos, a qual estava chorando e nervosa ao telefone relatando que seus pais estavam discutindo e que sua mãe, de 29 anos, estava trancada no banheiro com um facão no pescoço, tentando tirar a própria vida.

A equipe pm de imediato deslocou até a rua Joaquim Antônio neto, numeral., onde estava em via pública a menor …, descalça, em extremo estado de nervosismo, com as vestes molhadas da chuva, mostrando a equipe policial onde é sua residência e o local onde sua mãe estava, sendo uma residência aos fundos do terreno.

A equipe chegou ao local onde abordou a pessoa de …41 anos, pai de ... e esposo de … sendo realizado busca pessoal, porém nada de ilícito foi localizado, no momento que a equipe chegou na residência o autor estava gritando próximo a porta do banheiro onde a vítima estava, a porta do banheiro estava entre aberta, onde foi possível visualizar a mulher em pé com um facão em seu pescoço, a qual gritava que não era para aproximar-se, porque iria se matar.

Sendo verbalizado, tentando acalmar a envolvida e convencido a mesma a sair do banheiro e vir em direção ao sofá, onde após verbalização a envolvida sentou-se, porém continuava com a lamina do facão em seu pescoço, gritando a todo momento que iria tirar a própria vida, sendo que em um momento de distração foi logrado êxito em tirar o facão de sua mão.

Onde continuou chorando e dizendo que queria tirar a própria vida, por que seu marido estava fazendo da vida dela um "inferno", que manda ela sai da casa com as crianças, que não quer mais ela na vida dele, a equipe pm acionou a equipe do Samu, a qual se fez presente e prestou apoio na condução de vítima até o Hospital São Vicente de Paulo para atendimento médico.

Durante o tempo em que a equipe aguardava o Samu, vítima relatou que nesta data seu marido estava nervoso e embriagado, que agrediu ela com um tapa na face, dizendo que iria matar ela, neste momento ela pegou o facão para defender-se e se trancou no banheiro, que o fato se repete com frequência quando autor faz uso de bebida alcoólica.

A equipe diante do relato a equipe pm tentou conversar com autor, a fim de saber sua versão sobre os fatos, o qual começou a proferir xingamentos contra a equipe policial, chamando de policiais ”filhos da puta", "vocês policiais são todos vagabundos", "dentro da minha casa quem manda sou eu seus porcos de farda", dirigindo os xingamentos aos Policiais Militares de serviço.

Sendo que ao dar voz de prisão ao autor em tese pelos crimes de lesão corporal/ violência doméstica e desacato, pois o autor investiu com socos contra o Sd. , acertando o colete por algumas vezes, para repelir a injusta agressão foi feito uso de  força física moderada e técnicas de imobilização para conter o autor, o qual foi  algemado, conforme decreto 8858/16, e conduzido até a 45ª DRP de Pitanga para os  demais procedimentos cabíveis.

Na residência estavam os menores 11 anos, 10 anos, filhos do casal sendo acionado o conselho tutelar e deslocado até a 45ª DRP de Pitanga para os procedimentos por parte do Conselho Tutelar, na Delegacia relataram que as brigas em sua residência são constantes, que por diversas vezes tiveram que dormir para fora de casa juntos de sua mãe para esconder-se de seu pai, que seu pai agride sua mãe com socos e tapas.

E que nesta data ele deu um tapa na cara de sua mãe, fez ela ingerir bebida alcoólica a força e disse que ia matar ela, momento em que ela pegou um facão e correu para o banheiro e os dois menores saíram da casa para esconder-se. 

Relataram também que sua avó, que mora em frente à residência, quando vão posar na casa para esconder-se de seu pai, ela tranca-os no banheiro e fazem dormir no piso gelado, foi conduzido até o Hospital São Vicente para lavratura do laudo de lesões corporal e encaminhado novamente até a 45ª DRP de Pitanga para lavratura do flagrante. 

Fonte Polícia Militar

Homem tenta fuga da Polícia acaba abordado com sinais de embriagues acabou detido pela Polícia Militar de Manoel Ribas. 


Manoel Ribas. Descrição: No dia 08 de abril de 2023, por volta das 14h30min a equipe após realizar patrulhamento pela localidade rural do Rio do Salto, enquanto estava deslocando pela rodovia PR 487, momento que visualizou um veículo VW/GOLF de cor preta.

Sendo este veículo há dias vem tendo várias denúncias via 190 e diretamente a equipe policial que o condutor dirige sob efeito de entorpecentes e portando arma de fogo e também é de conhecimento das equipes policiais que existe um boletim de ocorrência o qual menciona que o condutor anda armado.

Diante disto a equipe fez o retorno na rodovia e ligou o sistema sonoro e luminosos e indicava a todo momento ao condutor para que parasse o veículo, sendo que o seu condutor negou-se a parar e acelerou iniciando fuga pela referida rodovia, por cerca de 5 km colocando em risco a integridade física de diversos usuários da referida rodovia, quase colidindo com outros veículos que trafegavam no mesmo sentido e no sentido oposto, momento que rampou a lombada do trevo de intersecção e não parou na preferencial.

Continuando a fuga por mais cerca de 2 km, entrando em uma estrada de calçamento e parando apenas em uma chácara, realizado a abordagem identificado o condutor masculino de 46 anos e o passageiro masculino de 35 anos, com ambos não foi localizado nada de ilícito.

Foi oferecido o teste etilomêtro o qual primeiramente aceitou fazer o teste, porém na hora passou a recusar-se, pelo fato da recusa e por apresentar sinais de embriaguez, estes como fala alterada, vestes desalinhadas e vermelhidão nos olhos, foi realizado o Termo de Constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora.

O veículo VW/GOLF está com débitos, sendo recolhido ao pátio do Destacamento e realizado as notificações pertinentes.

Fonte Polícia Militar

Acidente entre caminhonete e moto em Palmital.

Nesta data por volta da 09h35 min a equipe foi acionada por populares que informaram sobre um acidente entre uma camionete e uma motocicleta na localidade gabiroba o solicitante o qual é um dos envolvidos no acidente e proprietário dá camionete.

Foi perguntado ao condutor se teria acionado o Samu o mesmo confirmou que já teria feito o acionamento e esperaria a equipe policial no local, a equipe então deslocou até o local do fato e aproximadamente 7 km da cidade a equipe foi abordada pelo senhor que levou a equipe até o acidente.

Já no local foi constatado o fato o Samu já estava no local atendendo o motorista da motocicleta o qual estava com ferimentos na perna esquerda “possível fratura do osso”.

Fora da estrada em um barranco estava os veículos envolvidos sendo uma camionete GM/S-10 e embaixo dela estava uma motocicleta, após o atendimento do Samu foi retirado os veículos com a ajuda de um trator.

Após a retirada dos veículos a S10 foi recolhida ao pátio do 4 Pelotão de Palmital devido à pendência de licenciamento, também foi recolhido a CNH do condutor devido estar vencida, a motocicleta como não constava pendência de documentação foi liberada.

Fonte Polícia Militar

Marido e Mulher abordado em seu carro, foi apreendido drogas em Guarapuava.

Dos Estados Descrição: Uma equipe de serviço recebeu denúncias de que o casal masculino, 28 anos e mulher, 27 anos, estariam comercializando drogas e que se utilizaram dos veículos Peugeot/207 de cor prata e o veículo Audi/A3 de cor prata.

Que a equipe em patrulhamento pelo endereço acima mencionado, visualizou o veículo Peugeot/207, conduzido por uma mulher, tendo um masculino como passageiro, e que a condutora ao visualizar a viatura policial, adentrou rapidamente a um estacionamento.

Diante da suspeita, a equipe adentrou pelo acesso secundário do estacionamento e neste momento a condutora novamente ao visualizar a viatura, fez o retorno no intuito de evitar a abordagem policial.

Foi realizado a abordagem do veículo mediante sinais sonoros e luminosos (sirene e giroflex), onde os ocupantes não desembarcaram do veículo.

Realizado a aproximação ao veículo, foi possível visualizar que o passageiro estaria colocando um objeto dentro de sua roupa íntima, sendo então verbalizado para que ambos descessem do veículo.

Em busca pessoal foi localizado dentro da roupa íntima do masculino, uma caixa de remédio contendo em seu interior 101 invólucros plásticos de substância análoga a cocaína, totalizando 49 gramas, mais R$10,00 (dez reais) em espécie.

Em revista na condutora sua esposa, nada de ilícito foi localizado. Em busca veicular foi localizado no assoalho do veículo lado do passageiro, 01 tabletes de maconha totalizando 175 gramas, 02 aparelhos celulares.

Em conversa com os abordados referente os entorpecentes localizados, a mulher disse que tinha conhecimento das drogas. Na residência do casal e mediante autorização, a equipe acompanhou o masculino o qual indicou onde estariam acondicionados os ilícitos informados, sendo localizado uma balança de precisão, 01 invólucros de substância análoga a haxixe, totalizando 2,4 gramas.

Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao casal os quais foram encaminhados para os procedimentos de Polícia Judiciária.

Fonte Polícia Militar

Criança de 11 anos é alvejada por disparo de arma de fogo quando estava conduzindo seu rebanho em Guarapuava.



Três feridos em grave acidente entre caminhonete e caminhão, nesta manhã de domingo em Francisco Beltrão.

Três pessoas ficaram feridas em um grave acidente de trânsito na manhã deste domingo (9), no Bairro Luther King, em Francisco Beltrão.

Conforme as primeiras informações, a caminhonete transitava na Rua Marilia, quando o condutor possivelmente sofreu um mal súbito e colidiu atrás de um caminhão (baú) que estava regularmente estacionado.

A parte da frente da caminhonete ficou praticamente embaixo do caminhão. O condutor e outras duas passageiras tiveram ferimentos, a princípio sem gravidade e foram socorridos pelas equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros.

A Polícia Militar esteve no local para o registro do acidente.

    Fonte PPNEWS

Dois homens ficam feridos após carro sair da pista na PR-475, neste domingo.

Dois homens ficaram feridos após o veículo Ford/Fiesta que eles estavam a sair da pista na rodovia PR-475, na manhã deste domingo (9).

O acidente aconteceu por volta das 7 horas na Comunidade de Rio do Mato, em Francisco Beltrão, sentido ao município de Verê.

Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros foram acionados para prestar socorro às vítimas, dois homens de 53 e 41 anos que tiveram ferimentos e foram encaminhados para atendimento médico.

As causas do acidente não foram informadas.

Fonte PPNEWS

Homem fica gravemente ferido em acidente de trânsito na BR-467 entre Cascavel e Toledo.

Socorristas do Siate foram acionados para atender um acidente de trânsito na Rod BR-467 entre Cascavel e Toledo na manhã deste domingo (09).

No local, um homem de 19 anos que pilotava uma motocicleta Teneré ficou gravemente ferido ao se envolver em um acidente com um veículo Fluence.

Uma equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal) foi acionada ao local para prestar apoio a ocorrência.

O motociclista seria militar do Exército Brasileiro e sofreu fratura no pulso e luxação no ombro.

Com o forte impacto, a lateral do veículo ficou bastante amassada e a motocicleta ficou bastante destruída.

Fonte CGN

Homem fica ferido em acidente na PR-170. Neste Domingo.

Um acidente registrado na PR-170, Km 21+050 metros, em Florestópolis (PR), deixou um homem ferido na manhã deste domingo (09).

De acordo com informações da Polícia Rodoviária de Porto Capim, o acidente ocorreu por volta das 05h20 quando o motorista perdeu o controle da direção e bateu contra um barranco.

Um único veículo estava envolvido no acidente, um automóvel da marca GM Astra, de cor preta e com placa de Florestópolis (PR). O veículo ficou danificado e foi liberado no local com o auxílio de um guincho particular.

O condutor do veículo, um homem de 27 anos, sofreu ferimentos e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Florestópolis pela ambulância do município.

Segundo informações da Polícia Rodoviária de Porto Capim, o teste do etilômetro não foi realizado no condutor do veículo. As condições de tempo estavam boas no momento do acidente e a pista era simples, sem placas de velocidade ou local proibido de ultrapassagem.

O veículo trafegava no sentido de Porecatu a Florestópolis quando ocorreu o acidente. De acordo com dados técnicos colhidos no local, o veículo colidiu com um barranco às margens direita da via base no sentido de tráfego, em seguida capotou e ficou sobre as margens direita da via.

A Polícia Rodoviária de Porto Capim atendeu a ocorrência e investigará as causas do acidente.

Fonte: Portal Londrina

Criança de três anos morre em grave acidente na PR-082.

Uma grave colisão com morte foi registrada na noite de sábado (8), por volta das 20h, na rodovia PR-082, município de Cidade Gaúcha. Inicialmente foram atendidas seis pessoas feridas, porém, uma criança de três anos acabou falecendo posteriormente – a princípio a família seria de Umuarama, porém, ainda não foi possível confirmar a informação.


A equipe da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Cruzeiro do Oeste atendeu a ocorrência, que mobilizou o Corpo de Bombeiros de Cianorte, Samu de Cianorte e Rondon, além de ambulâncias do município de Cidade Gaúcha.


A PRE realizado o levantamento do local de acidente e informou que a Toyota/Hilux com placas do Naviraí/MS e o VW/Voyage com placas de Guarujá/SP transitavam pela Rodovia Estadual PR-082 sentido Cidade Gaúcha a Nova Olímpia. No km 533+ 500m vieram a se envolver em uma colisão traseira.


Os 5 ocupantes do Voyage e um da Hilux foram encaminhados para hospitais com ferimentos. Não foi possível realizar o teste de etilômetro devido os condutores se encontrarem hospitalizados.

Confira o estado das vítimas abaixo:


– Condutor da Hilux: R.V.V de 40 anos, com ferimentos, encaminhado para Hospital de Umuarama.


– Condutor do Voyage: homem, 22 anos, com ferimentos moderados e encaminhado para Hospital de Cidade Gaúcha.


– Passageira do Voyage: G.R.A., mulher, 21 anos, com ferimentos graves e encaminhada para Hospital de Cidade Gaúcha.


– Passageira do Voyage: T.G.R.A, menina, 2 anos, com ferimentos e encaminhada ao hospital de Cidade Gaúcha.


– Passageira do Voyage: A.L.J.A., 12 anos, com ferimentos e encaminhado ao hospital de Cianorte.


– Passageiro do Voyage: L.H.R.A., menino, 3 anos, com ferimentos graves e encaminhado para Hospital de Cidade Gaúcha (óbito posterior, no hospital).

Fonte: O Bemdito.


Motorhome tomba e deixa casal ferido na BR-369 em Rio Verde.


No início da noite desse sábado (08), foi registrado o tombamento de um Motorhome, na Rodovia BR-369,altura do KM 431 no distrito de Rio Verde, município de Juranda.


Segundo informações o Motorhome seguia sentido Cascavel a Campo Mourão, quando o motorista perdeu o controle do mesmo e acabou tombando e um barranco de cerca de 5 m de altura, no veículo estava o homem acompanhado de sua esposa.


De imediato equipes da Secretaria de Saúde Ubiratã compareceram no local, assim como também a equipe do Corpo de Bombeiros e Siate de Campo Mourão, os quais prestaram os atendimentos, a mulher já do início foi encaminhada para o hospital de Ubiratã.


O homem ficou encarcerado nas ferragens sendo necessário o trabalho do Corpo de Bombeiros para cortar as ferragens e assim poder retirar o mesmo, sendo que este não corria risco de vida e foi também encaminhado para atendimento médico em Ubiratã.


A Policia Rodoviária Federal prestou todo o apoio na ocorrência.

Fonte Goionews com Cidade Destaque.

Para comemorar 100 dias, governo Lula repete slogan usado por Michel Temer.


O Palácio do Planalto lançou nesta semana a campanha “O Brasil voltou”, para marcar os 100 dias do terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


O slogan, porém, já foi utilizado por Michel Temer (MDB) em 2018, quando ele completou dois anos no cargo –ele assumiu o governo em 2016, depois do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Em 2018, Temer lançou a campanha “O Brasil voltou, 20 anos em 2”, em alusão ao lema do governo de Juscelino Kubitschek (1956 – 1961), que era “50 anos em cinco”.

Um vídeo publicado nas redes sociais oficiais do governo brasileiro e do presidente Lula diz que “o valor da cultura voltou”, “o cuidado com o meio ambiente voltou”, “o respeito internacional voltou”, a “proteção à saúde voltou” e “o respeito a todas as crenças voltou”.

“O Brasil que ama sua terra, sua cultura, sua natureza, sua gente voltou. Voltou para cuidar e fazer mais. Muito mais para cada brasileiro e brasileira, unindo cuidado e crescimento, pessoas e desenvolvimento, respeito aqui dentro e lá fora”, diz o vídeo.

Lula completa 100 dias à frente do Palácio do Planalto na próxima segunda-feira (10). Ao longo da semana, o governo planeja fazer anúncios de medidas para marcar a data.

Fonte: CNN Brasil.

Com cabeça de 2003, Lula toma choque de realidade nos primeiros 100 dias de governo.


Os primeiros cem dias do governo Lula (PT), a se completarem amanhã (10), foram um pouco mais difíceis do que o presidente esperava. Os principais anúncios na data vão ser relançamentos de programas antigos, numa versão repaginada dos primeiros mandatos, e a prova de fogo com o Congresso ainda nem aconteceu, mas promete.

Como foram os 100 dias?

Lula retomou programas-chave da sua gestão anterior (2003-2010), com foco no social. Parte havia sido extinta ou paralisada por Jair Bolsonaro (PL). O petista trouxe de volta o Minha Casa, Minha Vida, o Luz para Todos e o Mais Médicos, entre outros.

Algumas iniciativas, como o Bolsa Família, já estão em atividade. Outros foram anunciados, mas não iniciados, como o novo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), que deverá sair no final de abril.

A semelhança com 2003 —algo lembrado por Lula com certa frequência— também tem criado obstáculos. O presidente encontra uma sociedade mais dividida eleitoralmente, uma polarização política bastante forte e um Congresso mais conservador. Nas negociações, por vezes, teve de ceder mais do que pretendia.

Também enfrenta um cenário econômico ruim deixado por Bolsonaro. Com a taxa básica de juros em 13,75% e o desemprego em quase 8%, a recuperação da economia vai ser mais demorada do que o governo gostaria, enquanto tenta equilibrar promessas de campanha com medidas não tão populares, como o novo arcabouço fiscal para regular as contas públicas.

"A minha obsessão nos primeiros 100 dias era retomar as políticas sociais que deram certo. Agora, a obsessão é fazer a economia voltar a crescer, voltar a funcionar.". Pontuou lula.

Quais programas voltaram?

Os primeiros cem dias de governo foram marcados por entregas e anúncios quase semanais de programas sociais. Com foco "no dia a dia do povo brasileiro", como Lula gosta de dizer, grande parte vem de gestões anteriores. São eles:

Minha Casa, Minha Vida: Programa de moradia popular relançado em fevereiro já entregou 5.000 casas por todo o país. O plano é de 2 milhões até 2026. Tinha obras paralisadas desde 2015. 

Bolsa Família: Retomado em março, o programa de assistência social fixou o valor de R$ 600 por família, com mais R$ 150 para cada filho menor de sete anos de idade, e retomou exigências abandonadas pelo Auxílio Brasil de Bolsonaro, como vacinação e frequência escolar. Também foi feito um pente-fino para apurar irregularidades nos cadastros.

Mais Médicos para o Brasil: Com nome semelhante ao anterior, o programa começou a enviar de profissionais de saúde a cidades do interior em março. São 15 mil vagas, com foco em profissionais brasileiros, em 2023. A dificuldade de reter os profissionais em locais mais vulneráveis se mantém. 

PAC: Ainda sem nome, o novo Programa de Aceleração do Crescimento, marca da gestão Dilma Rousseff (PT), será relançado no final de abril, com frentes voltadas não só à infraestrutura, mas também em desenvolvimento urbano, educação e saúde.

Luz para Todos: O programa que leva energia elétrica a lugares sem acesso será incluído no novo PAC.

Não é mais 2003:

 O presidente anda ansioso. Segundo pessoas próximas, há pressa e pressão sobre ministros para a entrega de resultados. Amanhã, na reunião dos cem dias cada ministério deve comentar seus feitos desde janeiro e o que vem por aí. Lula sabe que sua gestão enfrenta uma lua de mel difícil, com o mercado, com a sociedade ou com os outros Poderes. 

"Quando eu disse que a gente ia começar a ter o espetáculo de crescimento neste país, não foram poucos os jornalistas que zoaram com minha frase, dita numa reunião na Ford em 2004. Acontece que naquele ano a economia cresceu 5,8%, ali estava começando o jeito positivo de a economia brasileira voltar a funcionar. Estou convencido de que ela vai voltar a funcionar, na medida que a gente volta a colocar o pobre no orçamento.".

O petista tem feito gestos políticos pela governabilidade, que visam, em especial, manter a frente ampla lançada na campanha e garantir a aprovação de projetos importantes no Congresso, onde seu partido não tem maioria. Para isso:

Incluiu a oposição no governo. De cara, cedeu três ministérios para ficarem sob a gerência do União Brasil, em acordo costurado com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). 

Puxou o centrão para perto no Congresso. Lula também se aproximou de Lira, grande apoiador de Bolsonaro durante os últimos quatro anos, a quem o próprio petista criticava e chamava de "imperador do Japão". Com a aliança, que incluiu apoio à reeleição do progressista em fevereiro, o governo conseguiu aprovar a PEC da Transição em dezembro, antes de assumir, e tem apoio para o arcabouço fiscal e para a reforma tributária.

Herança maldita? 

As travas econômicas se mostraram o desafio mais sério deste primeiro ano. O governo entende que o discurso de "herança maldita" e "terra arrasada" encontradas após a gestão Bolsonaro —algo que Lula repete desde que foi eleito— funciona nos três primeiros meses, mas, agora, é preciso mostrar serviço.

Com Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), o governo tem tentado reerguer a economia brasileira, equilibrando as expectativas da base com as do mercado, entidade que Lula segue criticando. As medidas tomadas foram:

Apresentou o arcabouço fiscal. Depois de reuniões com partidos, setores da indústria e comércio, sindicatos e lideranças políticas, o governo apresentou a proposta de âncora fiscal para substituir o teto de gastos (uma promessa de campanha) no fim de março. Elogiada por parte do empresariado e criticada por parte da esquerda, a proposta deve ser apresentada ao Congresso na semana que vem. Lira tem prometido aprová-la, com possíveis ajustes. 

Encampou uma reforma tributária. O segundo ponto, tem repetido Haddad, é a aprovação da revisão dos impostos no Brasil. Com endosso à PEC 45, o governo luta pela transformação de cinco impostos em um imposto único (IVA) e quer que essa medida seja aprovada até o segundo semestre.

Briga com o Banco Central pelos juros altos. Uma luta que Lula quase tem levado para o pessoal é a diminuição da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,75%. O petista mantém abertamente as críticas no presidente do BC, Roberto Campos Neto, sob o argumento de que a taxa atrapalha o desenvolvimento da economia e afeta os mais pobres.

Revogação dos sigilos. Em decreto assinado no dia 1º de janeiro, Lula pediu que a CGU (Controladoria-Geral da União) revisasse as imposições de Bolsonaro. No início de fevereiro, o órgão anunciou a reavaliação de 234 sigilos impostos pelo ex-presidente. Foram divulgados as visitas dos filhos de Bolsonaro ao Palácio do Planalto, os gastos com o cartão corporativo, o estoque de vacina contra a covid-19 durante a pandemia, entre outros pedidos. Alguns, como o cartão de vacinação do ex-presidente, ainda não foram revelados.

Fonte: UOL.