Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 20 de março de 2020

20/03/2020 *--* DEUS É FIEL !!!!

Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.



TUDO  NO BLOG DO BETO SOBRE O CORONA VÍRUS.

COVID-19






TRANSMISSÃO DO COVID-19






SINTOMAS DO COVID-19



COMO SE PROTEGER DO COVID-19








SUSPEITOS DO COVID-19


DUVIDAS DO COVID-19



EXCLUSIVO: Reunião do Comércio local, juntamente com Prefeitura decidem que a partir de amanhã, permanecerá fechado, saiba quais comércios ficaram aberto abaixo:


Hoje dia 20/03/2020, houve uma reunião com o Comércio de Santa Maria do Oeste, juntamente com a Prefeitura e órgãos da Saúde Municipal, decidiram se manter com as portas fechadas por conta do COVID-19, para evitar a disseminação desta grave doença.



Os únicos comércios que ficaram abertos são Farmácias, Postos de Combustíveis e Supermercados, lembrando que não precisam correr aos mercados nem as farmácias tentar estocar comida ou remédios, evitem aglomerações nestes locais façam somente compras do que é necessário !!!







Secretário de Saúde Clóvis e Enfermeira Mariele falam sobre o Corona Vírus COVID – 19 e falam sobre fake News espalhadas em Santa Maria do Oeste !!!


O Secretário de Saúde de Santa Maria do Oeste Sr. Clóvis, juntamente com a enfermeira Mariele, falam tudo sobre o novo corona vírus COVID-19, e também falam das Fake News que andam sendo espalhadas em Santa Maria do Oeste !!!


Google ensina o modo correto de se lavar as mãos e faz homenagem ao Dr. Ignaz Semmelweis em forma de um Doodle, assista o vídeo abaixo:


Ignaz Semmelweis: médico ganha Doodle do Google que ensina a lavar as mãos.

Em meados do século XIX, Dr. Ignaz Semmelweis demonstrou que higienização das mãos era capaz de reduzir a transmissão de doenças.

O médico húngaro Dr. Ignaz Semmelweis, reconhecido como a primeira pessoa a descobrir os benefícios médicos da lavagem das mãos, recebeu uma homenagem do Google nesta sexta-feira (20). Desta vez em formato de vídeo, o Doodle na página inicial do buscador mostra a forma adequada de lavar as mãos.

As instruções animadas são repassadas enquanto Semmelweis segura um relógio, indicando o tempo que deve ser dedicado à higienização. Vale lembrar que a lavagem das mãos é uma das principais medidas para prevenir e evitar a propagação do novo corona vírus. O desenho ficará disponível por dois dias e pode ser visto tanto no computador como no celular.

Doutor pela Universidade de Viena e mestre em obstetrícia, Semmelweis foi nomeado residente-chefe na clínica de maternidade do Hospital Geral de Viena em março de 1847. Foi lá que ele deduziu e demonstrou que exigir dos médicos a higienização das mãos reduzia enormemente a transmissão de doenças.

A conclusão veio após a investigação de uma infecção misteriosa que estava levando a altas taxas de mortalidade novas mães em maternidades por toda a Europa. Dedicado a encontrar a causa do problema, Semmelweis deduziu que os médicos estavam transmitindo material infeccioso de cirurgias anteriores e autópsias por meio de suas mãos.
Feita a descoberta, o médico húngaro imediatamente instituiu a exigência de que toda a equipe de profissionais deveria lavar as mãos entre os exames dos pacientes. A medida, inicialmente encarada com ceticismo por muitos colegas de Semmelweis, fez as taxas de infecção despencarem. Graças ao seu trabalho, Ignaz Semmelweis é lembrado como o "pai do controle de infecções".


Além de homenagear o médico húngaro, o Doodle desta sexta-feira (20) reforça a importância de lavar as mãos. Com a rápida propagação do coronavírus ao redor do mundo, o hábito de higiene é fundamental para frear os casos de contaminação pela Covid-19. O vídeo exibido pelo Google segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre como lavar adequadamente as mãos.

Fonte: TECH TUDO.




Comercio de Pitanga vai fechar por 15 dias. Por conta do COVID-19.


Nessa quinta – feira dia 19/03/2020 aconteceu uma reunião entre representante da associação comercial de Pitanga com o Prefeito Maicol para tomar medidas para combater e prevenir a corona vírus e ficou decidido que o comercio vai fechar por 15 dias.

Somente as exceções como Farmácias, Postos de Gasolinas e Supermercados, mas também com restrições de horários de funcionamento.
A medida é para conter o vírus e a circulação de pessoas pela Cidade.

A Prefeitura quer controlar também a entrada na Cidade através da Policia Militar e Rodoviária, mas essas medidas dependerão de aprovação das forças de segurança.

Devido à grande preocupação com o avanço da corona vírus em todo País as medidas foram aprovadas por todos.


Paraná decreta estado de emergência e o fechamento de shoppings e academias. casos aumentaram bem e um dia.

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo)


O governo do Paraná acaba de decretar a suspensão de parte das atividades comerciais no Estado, incluindo shoppings, galerias e academias. O fechamento deve ser gradativo.

A medida de emergência faz parte da estratégia do governo para minimizar os efeitos da pandemia do corona vírus. A informação foi dada de forma online pelo Secretário da Casa Civil, Guto Silva.

O decreto 4.301/20 emitido nesta quinta-feira (19) pelo Governo do Estado determina o fechamento de shopping centers e estabelecimentos congêneres, além de academias e centros de ginástica, e não inclui lojas de ruas e petshops.

A medida vale por prazo indeterminado e é mais um esforço no sentido de evitar a propagação do novo corona vírus no Paraná.

O Estado emitiu um ofício para entidades de representação de restaurantes, bares e centros/polos gastronômicos, com a recomendação para fechamento destes estabelecimentos até meia-noite. O documento também orienta para a necessidade de intensificação da higienização e limpeza de áreas comuns, além de alertar para a separação entre os clientes de, no mínimo, um metro de distância.

Também foi anunciado o reforço de 360 profissionais da saúde, chamados do concurso de 2016 — médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
Pouco antes a Prefeitura de Curitiba havia emitido um decreto que também suspendia o funcionamento do comércio de forma parcial, incluindo academias, teatros, cinemas, bares e casas noturnas, mas sem incluir shoppings.


No boletim divulgado na quarta (18) pela Secretaria de Estado da Saúde eram 14 os casos e no boletim desta quinta (19) já são 23.
São nove novos casos de corona vírus em Curitiba. As confirmações são de cinco mulheres e quatro homens com idades entre 22 e 81 anos, que estiveram em São Paulo, Itália e Espanha.
Estado de emergência

Também foi decretado o Estado de Emergência no Paraná. O decreto assinado nesta quinta (19) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior vai facilitar a obtenção de recursos para o enfrentamento à corona vírus no Paraná.

A medida permite ao Estado dar uma resposta mais rápida para a mobilização dos órgãos estaduais nas ações de combate à doença.

Pelo decreto, ficam dispensadas as licitações para os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta, de prestação de serviço e de obras relacionadas à reabilitação do cenário. Os contratos precisam ser concluídos em um prazo de 180 dias a partir da publicação do decreto.

“É importante que nos mantenhamos tranquilos para enfrentar esse desafio do corona vírus no Paraná. Adotamos essa medida para podermos agir com a rapidez necessária”, disse Ratinho Junior. “Dessa forma, conseguiremos ter acesso facilitado a recursos para investir na saúde e em outras áreas de atenção”, afirmou.

O dispositivo adotado pelo Governo do Estado, de usar um decreto de situação de emergência, facilita a adoção dessas medidas sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. O documento também autoriza a mobilização de todos os órgãos e entidades estaduais para atuarem sob a coordenação da Governadoria nas ações de resposta e reabilitação do cenário após o fim do período mais crítico.

Na quarta-feira (18), Ratinho Junior assinou quatro decretos para o enfrentamento da epidemia, incluindo um que institui o Comitê de Gestão de Crise para o Covid-19, que vai definir um plano de ação, prevenção e contingência em resposta à pandemia.

O comitê vai sugerir as medidas de saúde necessárias para a prevenção, controle do contágio e o tratamento das pessoas afetadas.    



INSS, FGTS, IR, empréstimos, compras: o que muda e o que não muda na sua vida com a pandemia.


Diante da pandemia de Covid-19, as medidas restritivas para conter a disseminação do coronavírus que estão sendo tomadas no Brasil nos âmbitos nacional, estadual e municipal estão impactando a economia e a rotina dos brasileiros.

Alguns serviços e benefícios sociais estão sendo suspensos ou alterados de modo a garantir a quarentena da população e evitar a aglomeração de pessoas. Há impactos tanto no setor público quanto no privado, com restrições de funcionamento, suspensões, proibições e adiamentos.

Veja abaixo o que mudou até agora e o que não mudou:

INSS suspende atendimento nas agências

O Instituto Nacional do Seguro Social decidiu suspender por 15 dias o atendimento nas agências. Serão mantidos apenas atendimentos agendados para cumprimento de exigências de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais, perícias médicas previdenciárias e avaliações e pareceres sociais dos benefícios previdenciários e assistenciais.

Além disso, acompanhantes serão permitidos somente em situações indispensáveis.

“Segurados que estavam agendados para comparecer a agência para outros serviços deverão ser remarcados para data posterior à suspensão. Vale destacar que o INSS informará a todos os segurados a nova data, sem a necessidade de novo agendamento”, informou o órgão.

Adiada prova de vida do INSS


O governo decidiu suspender, por 120 dias, a prova de vida dos beneficiários do INSS. A medida deve valer até meados de setembro.

A lei prevê que, todos os anos, beneficiários do INSS precisam comprovar ao governo que estão vivos. A medida evita fraudes e pagamento indevido dos benefícios. Essa comprovação é sempre presencial e pode ser feita em uma agência do INSS, em embaixadas e consulados ou na casa de aposentados e pensionistas com dificuldade de locomoção.

Mantido prazo para pagamento de contas

O prazo para pagamento de contas de serviço não foi adiado e elas precisam ser pagas em dia para evitar a cobrança de multa e juros.

As agências bancárias dos principais bancos do país seguem funcionando em horário normal. Mas, diante da recomendação das autoridades sanitárias de evitar a aglomeração de pessoas, a orientação é para que a população priorize o uso de canais alternativos para pagamento, como aplicativos para celular ou internet banking.

Bancos como a Caixa decidiram antecipar a abertura de agências selecionadas para atender os clientes que estão no chamado grupo de risco, como os idosos, além de limitar o fluxo de pessoas no interior das unidades de atendimento.

Bancos poderão negociar dívidas

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que os cinco maiores bancos brasileiros poderão atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.

Já o Conselho Monetário Nacional (CMN) dispensou os bancos de aumentarem o provisionamento no caso de repatriação de operações de crédito realizadas nos próximos seis meses, numa medida para facilitar a renegociação de dívidas.

Prorrogação do pagamento de tributos do Simples Nacional.


O governo vai prorrogar, por 6 meses, o prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional. A medida se aplica também aos Microempreendedores Individuais (MEI).

A mudança não se aplica, porém, aos tributos de fevereiro, que vencem no dia 20 de março.

Antecipação do 13º salário para aposentados.


O Ministério da Economia anunciou que vai pagar, em abril, a primeira metade do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. Essa parcela, em geral, é paga em julho. Já a segunda parcela será antecipada para maio.

Juros do consignado para aposentados reduzido.


O governo reduziu o teto dos juros do empréstimo consignado dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A taxa máxima passou de 2,08% para 1,80% ao mês. Para operações realizadas pelo cartão de crédito, o teto dos juros recuou de 3% para 2,70% mensais.

Além disso, o prazo para quitar o consignado dos aposentados e pensionistas ficou maior. Agora, quem contrair o empréstimo terá até sete anos para saldar a dívida, e não mais prazo de 6 anos.

Abono salarial será antecipado para junho

O Ministério da Economia anunciou que vai antecipar o pagamento de todo o abono salarial para junho. A medida faz parte do pacote que também antecipa o 13º salário dos aposentados pelo INSS.

Outra medida incluída no mesmo pacote é o reforço ao programa Bolsa Família, com a inclusão de mais 1 milhão de beneficiários.

Concurso do IBGE é suspenso

O concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com a oferta de 208 mil vagas para a realização do Censo foi suspenso. O governo decidiu adiar o Censo para 2021.

Os candidatos que já fizeram o pagamento da inscrição serão reembolsado.

Mantido o prazo para declarar o Imposto de Renda.


Até o momento, o prazo para os contribuintes declararem o Imposto de Renda Pessoa Física está mantido e vai até o dia 30 de abril. Quem é obrigado a declarar e não enviar dentro do prazo está sujeito ao pagamento de multa no valor mínimo de R$ 165,74 e que pode chegar a 20% do imposto devido. Deve declarar quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019.

Saques do FGTS até março

Está mantido até o dia 31 de março o prazo para saque imediato de R$ 500 das contas ativas e inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o trabalhador que ainda não o fez. A liberação do recurso começou em setembro e tinha calendário de pagamento condicionado à data de aniversário do trabalhador. É possível, no entanto, fazer a opção pelo saque digital: usando o aplicativo do FGTS, o trabalhador poderá indicar uma conta na Caixa ou outro banco e solicitar o depósito.

À parte deste saque, o Ministério da Economia anunciou que irá viabilizar um novo saque extra do FGTS. A pasta decidiu transferir R$ 21,5 bilhões represados em contas do PIS/Pasep para o FTGS para liberar esse recurso para saques. Ainda não foram definidos, no entanto, como será feita a distribuição desses recursos.

Shoppings têm horários alterados

Os shoppings de todo o país passaram a funcionar em horário reduzido, das 12h às 20h, por recomendação da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

As associações afirmam que a paralisação total não deve se aplicar a esse tipo de estabelecimento, uma vez que shoppings oferecem “serviços essenciais indo além de um centro de compras” como supermercados, clínicas médicas, laboratórios clínicos, assistência técnica de equipamentos, serviços públicos e bancos.

Na região metropolitana de São Paulo, no entanto, o governo estadual determinou o fechamento de todos os shoppings, a partir de 23 de março e até 30 de abril. Academias de ginástica deverão ficar fechadas no mesmo período.

Supermercados e farmácias seguem abertos

Esses comércios são considerados serviços essenciais e ficarão abertos. Até o momento, nenhuma medida restritiva foi anunciada para mercados e farmácias.

Diversas redes, porém, passaram a adotar um horário de atendimento exclusivo para clientes com mais de 60 anos, e a limitar a compra de determinados produtos.

Apesar da corrida da população por alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e os representantes do setor garantem que não há problemas de desabastecimento, mas pedem que consumidores não façam estoque de alimentos.

Nas farmácias, a grande procura e o consumo em excesso têm feito sumir das prateleiras o álcool em gel. E quando encontram o produto, os consumidores reclamam de preços abusivos.

Viagens de avião e ônibus

Diversas companhias aéreas anunciaram a suspensão de voos. A Gol, por exemplo, cancelou todas as suas operações internacionais entre a próxima segunda (23) e o dia 30 de junho. Já a Azul reduziu sua capacidade de 20% a 25% no mês de março, e entre 35% a 50% em abril e meses seguintes.

No transporte rodoviário, estados como o Rio de Janeiro proibiram viagens interestaduais.

Já a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) suspendeu todas as viagens internacionais por ônibus. A proibição vale também para o transporte de fretamento, e semiurbano em região de fronteira, realizada por empresas brasileiras e estrangeiras.
Fonte: G1

PRF prende motorista bêbado que causou acidente.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um motorista bêbado que causou uma colisão traseira, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Por volta das 20h, os agentes da PRF atenderam um acidente do tipo colisão traseira na BR-277, em São José dos Pinhais. Ao chegarem no local, os policiais realizaram o teste do etilômetro, obrigatório em casos de acidente de trânsito, nos dois motoristas.

O resultado para o causador do acidente foi de 1,409 mg/l (mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões), 4 vezes maior que 0,34 mg/l (índice que configura o crime de embriaguez).

Do acidente não resultou vítimas, apenas danos materiais. Mas o motorista causador do acidente, um homem de 49 anos, foi preso em flagrante por dirigir embriagado e conduzido até a delegacia da Polícia Civil em São José dos Pinhais, para o registro do crime de embriaguez ao volante, que tem uma pena de 6 meses a 3 anos de prisão. Além do crime, ele foi autuado no valor de R$ 2.934,70 e terá sua CNH suspensa por 12 meses. No caso de reincidência no período de 1 ano o valor é dobrado e o condutor terá sua CNH cassada.

Aos policiais, ele disse que não percebeu que o veículo da frente reduziu a velocidade e colidiu na traseira. Ainda, afirmou que saiu do serviço, tomou duas doses de cachaça em um bar e estava voltando para casa.

O Delegado de plantão arbitrou uma fiança de R$ 1 mil, mas até o fechamento desta matéria não houve a notícia se ele pagou ou não.

Fonte: CGN.


Adolescente esfaqueia jovem de 24 anos, que fica gravemente ferido na Zona Rural de Londrina.


Um jovem de 24 anos foi esfaqueado no Distrito de Guaravera, na zona rural Londrina, após uma briga com um menor de idade.

Segundo informações, a vítima identificada como L. F. L. estava conversando com algumas pessoas em uma rua na Vila Santa Inês, quando um jovem de 16 anos chegou ao local e iniciou uma discussão que acabou em uma vias de fato.

O menor armado com uma faca desferiu um golpe que atingiu as costas de L. F. L., causando uma perfuração no pulmão da vítima. Uma equipe da Patrulha Rural da PM e uma equipe do Siate foram acionadas. O apoio do Serviço Aeromédico do Samu também foi mobilizado. O helicóptero foi até o trevo de acesso do distrito a PR-445, onde a vítima foi estabilizada e levada ao Hospital Evangélico.

Os policiais, em posse de algumas informações, iniciaram um patrulhamento em Guaravera e imediações, quando já por volta das 20h, lograram êxito em avistar o adolescente retornando para casa. Um cerco precisou ser montado, pois o menor ao perceber a aproximação da viatura empreendeu fuga pulando muros de algumas residências.

Na Rua Um, a equipe conseguiu abordar o menor que foi apreendido pelo crime de tentativa de homicídio e em seguida encaminhado até a Central de Flagrantes em Londrina, onde foi apresentado ao delegado de plantão para as medidas cabíveis.

Fonte: Londrina News.


Homem morre em acidente envolvendo carro e dois caminhões na BR-373.


Um homem de 58 anos morreu em um acidente entre um carro e dois caminhões, na rodovia BR-373, em Prudentópolis (PR).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a vítima estava em um veículo Gol e trafegava no sentido Guamiranga a Prudentópolis, quando colidiu com um caminhão Mercedes-Benz, que seguia no sentido contrário.

O Gol rodou na pista e em seguida colidiu frontalmente contra um caminhão Volvo. Com o impacto da batida, o veículo teve o motor arrancado e saiu da via.

Ainda conforme a PRF, o condutor foi ejetado do carro e morreu no local.

O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava.

Fonte: PP News.


Homem morre após ser atropelado por caminhão na PR - 495.


Um acidente de trânsito foi registrado no começo na região conhecida como Lagoa Seca, entre os distritos de São Roque e Moreninha, em Santa Helena, nas proximidades do KM 66 da PR-495, por volta das 13h30.

Um homem foi atropelado por um caminhão, que tombou na sequência, parando em uma valeta ao lado da via. O veículo era ocupado pelo condutor e um passageiro, sendo que nenhum deles ficou ferido.

O Samu prestou os primeiros socorros à vítima atropelada e a encaminhou ao Pronto Atendimento Municipal, com ferimentos generalizados, entre eles, fratura exposta na perna direita. Porém, a vítima identificada pelas iniciais V. L. L. não resistiu aos ferimentos e morreu ainda dentro da ambulância do Samu.

O corpo seria encaminhado ao IML para os procedimentos de necrópsia e posterior liberação aos familiares.

Fonte: Correio do Lago.


Ambulância capota entre Toledo e Assis Chateaubriand.


Uma ambulância da Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand capotou na rodovia PR 239, trecho que liga os município de Toledo e Assis, proximidades do Engenheiro Azaury e Frimesa em Assis. 

Segundo informações, o condutor provavelmente perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou o veículo, resultando em ferimentos no condutor e danos na ambulância.

A PRE foi acionada para atender o acidente.

A princípio só o motorista se feriu, sendo socorrido pelo SAMU.

Fonte e Foto: Policial WEB – Repórter Léo Silva


Nova Laranjeiras: Carreta tomba na BR-277 e carga é saqueada por indígenas.


Uma carreta carregada com soja tombou na BR-277, em Nova Laranjeiras mobilizando uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A carga do veículo, além de pertences do motorista foram roubados por indígenas, que ameaçaram a equipe policial, que nada pode fazer, devido à inferioridade de agentes (apenas 02), em relação a mais de 100 indígenas.

Os indígenas atacaram pedras em paus em direção a equipe policial e funcionários da concessionária que administra a rodovia.

O motorista, um homem de 48 anos ficou revoltado com a situação.

Fonte: CGN.


Acidente com veículo funerário e Palio deixa dois com ferimentos graves na BR-163.


Um grave acidente foi registrado por volta das 13h00 da tarde desta quarta-feira (18) na BR-163 em Marechal Cândido Rondon, proximidades do Tênis Clube, sentido ao município de Mercedes.

Segundo informações o acidente ocorreu durante uma ultrapassagem. Um Fiat Pálio que fazia o sentido Mercedes a Marechal Rondon bateu de frente e uma Fiat Strada alongada, veículo funerário de Marechal Cândido Rondon, que realizava o transporte de um corpo de uma senhora internada em Toledo e moradora de Guaíra, o rabecão estava fazendo o translado para Guaíra.

Nos dois veículos estavam somente os condutores, o condutor do Pálio, morador de Mercedes foi encaminhado com ferimentos graves, traumatismo craniano e ferimentos nas pernas e o condutor do veículo funerário também encaminhado com ferimentos graves para hospitais de Marechal.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa.


MATÉRIAS SOBRE COVID-19

TUDO  NO BLOG DO BETO SOBRE O CORONA VÍRUS.


COVID-19



Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu confirma primeiro caso de Coronavírus.


A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, de Foz do Iguaçu confirmou o primeiro caso de Coronavíruas – Covid-19.

Trata-se de uma mulher de 33 anos que retornou de viagem da Europa no dia 08 deste mês já apresentando febre e outros sintomas respiratórios leves que iniciaram no dia 03 de março enquanto ainda estava em viagem.

“Em virtude do seu quadro clinico e por ter vindo de área de risco, no dia 12/03 procurou informações junto à equipe da Vigilância Epidemiológica, por meio do Plantão Coronavírus, e foi conduzida como caso suspeito, notificada e realizada a coleta de exame para diagnóstico da doença.

A paciente foi orientada quanto aos cuidados de prevenção e isolamento domiciliar por 14 dias. A paciente apresentou sintomas leves, permanece em casa e esta sendo monitorada diariamente pela equipe da Vigilância Epidemiológica, assim como seus familiares”, diz nota da prefeitura..

O município tem atualmente 25 casos suspeitos da doença.

Nenhum caso de coronavírus foi confirmado no Hospital Municipal.

Fonte: CGN.


Confirmado primeiro caso de coronavírus em Maringá.


A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, informa que uma mulher de 46 anos foi diagnosticada com coronavírus. Após relatos de sintomas, no dia 12 de março, foram coletadas amostras e enviadas para análise.

Nesse período, a paciente permaneceu isolada em casa, no aguardo do resultado dos exames, conforme recomenda os protocolos. Trata-se de paciente residente na Espanha, que vive uma grave crise epidemiológica provocada pelo coronavírus, com comorbidade, ou seja, doença pré-estabelecida, no caso, artrite reumatóide, o que a obriga a fazer ao uso contínuo de medicação.

Chegou a Maringá no dia 11 de março e logo no dia seguinte procurou atendimento médico. Os sintomas se agravaram ontem, 17, quando foi internada. A paciente está internada, isolada e estável, sem agravamento do quadro.

Fonte: CGN com Assessoria


Coronavírus: Sebrae lança guia de Gestão Financeira para orientar pequenos negócios.


O guia de Gestão Financeira do Sebrae busca apoiar os donos de pequenos negócios nesse momento de instabilidade econômica causada pelos efeitos do novo Coronavírus. O documento traz orientações sobre como os donos de pequenas empresas podem realizar o controle das finanças mais preciso diante de complicações nos negócios no atual cenário, que envolvem redução no movimento de clientes, faturamento menor, redução na produção, dentre outros.

Como o cenário de avanço da doença no Brasil, acompanhado do clima de incertezas nos mercados financeiros em todo o mundo, o Sebrae definiu algumas ações para acelerar o enfrentamento do problema e, assim, possibilitar a retomada da agenda de desenvolvimento da economia.

Além do guia financeiro, em parceria com instituições que representam os segmentos dos pequenos negócios mais afetados pela crise, o Sebrae vai informar empresários e funcionários sobre medidas de prevenção e oferecer orientação gerencial e financeira. Os segmentos mais afetados pela doença encontram-se nas atividades relacionadas ao intenso atendimento ao público, como turismo, alimentação fora do lar, feiras livres, varejo tradicional, dentre outros.

“Estamos criando uma rede de apoio aos empreendedores que desempenham um papel estratégico no desenvolvimento da economia paranaense. O Sebrae vai fortalecer o atendimento pelos canais digitais e trabalhar para diminuir os riscos previstos para o período. Nossa equipe está preparada para auxiliar os empreendedores com informação, da mesma forma que as capacitações online estarão disponíveis”, descreve Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.  Pelo Portal https://www.sebraepr.com.br/, é possível acessar os canais de atendimento.

Dicas do Sebrae para enfrentar a crise

  1.  Faça uma previsão das despesas para um período de dois ou três meses. Se possível, identifique esses valores de acordo com o tipo de despesas.
  2.  Procure negociar as despesas com maior impacto no seu negócio.
  3.  Evite fazer alguma despesa que não seja extremamente necessária para a continuidade dos negócios.
  4.  Procure negociar também as despesas bancárias, buscando um prazo maior para o pagamento dos seus compromissos.
  5.  Estude a possibilidade de realizar promoções de produtos que estejam no estoque há muito tempo e disponibilize serviços de entrega para manter o nível de compra dos clientes. A ideia é aumentar o faturamento.
  6.  É importante saber que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está apoiando empreendedores que estejam enfrentando dificuldades em função do Coronavírus. Os cinco maiores bancos do país, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander, anunciaram que vão prorrogar, por 60 dias, os vencimentos de dívidas de micro e pequenas empresas e também de pessoas físicas, para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.

A notícia foi divulgada após o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciar medidas de contenção aos efeitos do Coronavírus. Na prática, os bancos ficam dispensados de aumentarem o provisionamento (recursos que têm de ser mantidos em caixa para o caso de eventuais perdas) no caso de renegociação de operações de crédito a ser realizadas nos próximos 6 meses.

Clique e acesse a íntegra do Guia e um Infográfico sobre o assunto.

Fonte: CGN com Assessoria.


Curitiba confirma mais cinco novos casos de coronavírus; já são 14 pacientes.


Curitiba registra mais cinco casos do novo coronavírus em moradores do município. São quatro mulheres e um homem.

O primeiro caso é de uma pessoa que esteve em viagem na cidade do Rio de Janeiro. Duas outras estiveram na capital paulista. O quarto caso é de um passageiro que voltou da Itália e o quinto de uma pessoa que esteve na Espanha.

Com os cinco novos registros, sobe para 14 o número de casos confirmados na capital paranaense.

Em todos os casos, os pacientes apresentaram sintomas leves de infecções respiratórias. Todos passam bem e foram orientados a seguir isolamento domiciliar voluntário por 14 dias, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A equipe de Epidemiologia da secretaria monitora outros possíveis contatos, por precaução.

Além dos casos confirmados, Curitiba ainda investiga 68 suspeitos e já descartou outros 64 casos de pacientes residentes na capital.

Novas Medidas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba adota a partir da próxima quinta-feira (19)novas medidas para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Terão alteração os agendamentos pelo Aplicativo Saúde Já, os atendimentos nas unidades de saúde, nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e ambulatórios próprios e de prestadores de serviços – Centros de Especialidades Médicas e clínicas que realizam atendimentos especializados.

O objetivo da estratégia é diminuir a circulação de pessoas nos serviços de saúde, evitando aglomerações. Confira as mudanças:

– Os agendamentos odontológicos e com enfermagem e médico pelo Aplicativo Saúde Já e os agendamentos presenciais nas unidades de saúde estão suspensos. Devem procurar as unidades apenas quem apresentar situação emergencial de saúde.

– Os atendimentos especializados agendados para os ambulatórios próprios e de hospitais e clínicas prestadores de serviços do SUS e CEOs estão suspensos e serão reagendados. Serão mantidas as consultas de retorno de pacientes, oncológicos, pós-operatórios e pessoas com doenças crônicas que necessitam de acompanhamento. Casos graves que necessitem de consulta especializada, serão encaminhados para atendimento.

– As receitas de medicamentos de uso contínuo serão renovadas automaticamente por mais 90 dias. As unidades de saúde, com base nos registros disponíveis, entrarão em contato com os pacientes com as devidas orientações. Para usuários a partir de 70 anos ou com qualquer condição crônica (diabéticos, hipertensos e imunodeprimidos), a entrega deve ser domiciliar ou algum familiar pode fazer a retirada.

– A SMS manterá um profissional na porta de cada unidade de saúde, durante o período de funcionamento. Ele vai perguntar a todos os usuários o motivo pelo qual procuram a unidade. Em caso de queixa compatível com caso suspeito de coronavírus, serão seguidas as recomendações do protocolo especial.

– Pessoas com sintomas respiratórios devem prioritariamente ligar para a Central 3350-9000 apenas quem viajou, nos últimos 14 dias, para o exterior (qualquer país), São Paulo ou Rio de Janeiro, e apresenta febre e sintomas respiratórios (coriza, dor de garganta, tosse, dificuldade para respirar). Devem ligar também aqueles que tiveram contato com alguém que tenha retornado desta viagem.

Sintomas leves

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, orienta que as pessoas com sintomas leves de infecção respiratória não procurem as unidades de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Só devem buscar o atendimento de saúde aqueles com sintomas respiratórios agudos (falta de ar ou febre por mais de 24 horas).

“Grande parte dos casos do novo coronavírus são leves e com boa resolução”, diz a secretaria municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Fonte: Banda B.


Bancos ficam abertos, mas limitam número de clientes no Paraná.


As agências bancárias ainda ficam abertas e funcionam no Paraná, mas algumas anunciam medidas de prevenção ao novo coronavírus.

A Caixa anunciou, que o acesso às suas agências será controlado na entrada e saída de clientes, a abertura antecipada de unidades selecionadas em uma hora, para atender os clientes que estão no chamado grupo de risco, gerenciamento de filas, além da distribuição de senhas em cores para diferenciar a necessidade individual e agilizar o atendimento.

Caso seja necessário o fechamento de algumas unidades, a Caixa vai disponibilizar, ainda, um número para que os clientes possam entrar em contato via WhatsApp com os gerentes do banco.

O fluxo de pessoas no interior das agências será limitado a, no máximo, 50% da capacidade dos assentos das unidades, para que seja possível manter a distância de no mínimo 1 metro entre as pessoas. Empregados da Caixa poderão utilizar equipamentos de proteção no atendimento.

Serão colocados na porta das agências cartazes com informações para orientar os clientes.

A Caixa também disponibilizou verba exclusiva para as unidades adquirirem produtos que auxiliam na prevenção, e solicitou a intensificação de limpeza de suas unidades.

Os empregados do banco que estão grupo de risco foram liberados, desde ontem, para o trabalho remoto.

Grávidas, pessoas com mais de 60 anos, imunossuprimidos, diabéticos, portadores de doenças cardiovasculares ou pulmonares e em tratamento de câncer, vão desempenhar suas atividades de casa.

Bancos da rede particular também já anunciaram o afastamento de empregados que fazem parte dos grupos de risco ou mais suscetíveis a desenvolverem problemas mais sérios de saúde por conta do vírus e o atendimento de clientes em grupos menores para evitar a aglomeração.

Fonte: Bem Paraná


Governo amplia restrição à circulação de ônibus interestaduais.


O Governo do Estado ampliou a restrição à entrada e circulação de ônibus interestaduais no Paraná. Decreto emitido determina a suspensão do transporte coletivo rodoviário de passageiros com origem em todos os estados do País e Distrito Federal.

A medida busca diminuir a probabilidade de circulação do coronavírus no Estado, especialmente por causa da ampliação de casos comprovados da doença na grande maioria dos estados brasileiros. A proibição começa a valer nesta sexta-feira (20).

A suspensão vale inicialmente por 14 dias, mas pode ser prorrogada. “É uma precaução da nossa parte para evitar que portadores da doença fiquem entrando e saindo do Paraná”, explicou Ratinho Junior, que inicialmente havia anunciado restrições a ônbus oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal.

Uma resolução conjunta das secretarias da Saúde, Segurança Pública e Agricultura e Abastecimento vai regulamentar a interrupção do trânsito das linhas interestaduais. Entre as ações, está prevista a implantação de postos de monitoramento das fronteiras, divisas, portos, aeroportos e rodoviárias estaduais. 

Além disso, a secretaria da Saúde ficará encarregada de toda a orientação técnica para identificação e encaminhamento de pessoas em eventual risco. “Cada estado tem uma realidade e nós estamos vigilantes para que a pandemia atinja o Paraná da maneira mais branda possível”, ressaltou o governador.

O decreto permite também a cooperação de agentes militares federais e guardas municipais no monitoramento dos espaços.

PORTOS – A normativa estabelece que a tripulação e os passageiros oriundos de embarcações estrangeiras que desembarquem nos portos do Paraná possam ser abordados por agentes públicos para a averiguação das condições de saúde. O mesmo vale para quem desembarcar em aeroportos e portos do Estado.

APLICATIVO – De acordo com o novo decreto, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) ficará encarregada de desenvolver um aplicativo que permita o monitoramento de todas as medidas que compõe o plano de ações contra o coronavírus no Paraná.

VOOS – Em pronunciamento nesta quarta-feira (18), Ratinho Junior afirmou também que o Estado está solicitando para as autoridades aeroviárias federais a restrição de voos com partidas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal.

Da mesma forma, explicou Ratinho Junior, o Estado já solicitou ao governo federal reforço na fiscalização das fronteiras do País, impedindo a entrada pelo Paraná de pessoas vindas de Paraguai e Argentina. “O momento é duro, mas com todos juntos vamos vencer o coronavírus”, disse.

COMPREENSÃO – Ainda durante o pronunciamento, o governador voltou a pedir solidariedade e compreensão por parte da população paranaense. Reforçou que não é necessário uma corrida desenfreada aos supermercados por que o Paraná está bem servido em relação ao estoque de alimentos, com as indústrias instaladas no Estado mantendo o nível normal de produção.

“É um momento de solidariedade e ajuda mútua, sem pânico. E de entender que o foco precisa estar na terceira idade, os mais suscetíveis ao coronavírus”, comentou. “Lavar as mãos, se possível usar álcool gel e evitar aglomerações. São essas atitudes essenciais para combater a doença”, acrescentou ele.

CASOS – A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quarta-feira (18) mais dois casos de coronavírus no Paraná, um em Foz do Iguaçu e outro em Maringá, chegando a 14 em todo Estado. Os exames foram feitos no Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR). Foram descartados 36, totalizando 119 descartes. Atualmente há 67 suspeitos.

Entre as confirmações, oito são em Curitiba, dois em Cianorte e um em Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu e Campo Largo.

Fonte: CGN.