Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 4 de fevereiro de 2023

04/02/2023 *--* Deus é Fiel!!!

    Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Novidades sobre o Concurso Público da cidade de Santa Maria do Oeste, com novo edital de convocação. Veja tudo no Blog do Beto:


O Prefeito Municipal Oscar Delgado, realizou ontem dia 03/02/2023, por volta das 13:45 horas da tarde, a publicação de um edital de convocação 002/2023 referente ao concurso público 001/2022 aonde o mesmo convoca os candidatos aprovados e classificados no Concurso Público nº. 001/2022, constantes no ANEXO I do Edital publicado, para que se apresentem junto ao Departamento de Recursos Humanos, munidos dos documentos constantes do ANEXO II do edital publicado, para a conclusão dos procedimentos de admissão, o Edital Publicado Pela Prefeitura Municipal pode ser lido na íntegra clicando no link abaixo ou na imagem acima desta matéria:

LINK PARA ACESSO ABAIXO:
Fonte: Redação do Blog do Beto de notícias.

A Polícia Militar atende situação de violência doméstica, que jovem de 17 anos estava sofrendo pressão psicológica e ameaças de seu “marido” de 25 anos em Santa Maria do Oeste.

Na data de 03 de fevereiro de 2023, foi recebido a denúncia de um morador e  comerciante da vila Santo Antônio, o qual relatava que uma mulher de 48 anos, mãe do autor, havia ligado e pedido ajuda da Polícia, pois seu filho estava na  casa, estaria agredindo a esposa, que o autor estaria de posse de uma faca e  fazendo a esposa refém para matar, relatado também pelo solicitante que ouviu  durante a noite muito barulho e alterações na referida casa de brigas entre o  casal, que também presenciou por duas vezes a vítima saindo da casa na  madrugada com uma criança no colo e voltando em seguida. No local foi  abordada a residência e no interior da casa, em um quarto estava um  masculino, identificado como sendo um homem de 25 anos de idade, sendo  que em revista pessoal nada de ilícito foi encontrado, também identificado em  outro cômodo da casa uma adolescente de 17 anos de idade, sentada em uma  cama ao lado de um bebe, a qual estava visivelmente abalada e começou a  chorar quando visualizou a abordagem. Ato contínuo foi conversado com a  vítima que confirmou ter passado a noite toda sob ameaça do seu marido, que,  porém, não tinha interesse em representar e não apresentava nenhuma lesão.  Foi notada a condição psicológica da ameaça em que a vítima estava, a qual  deixava claro durante a conversa que se o autor fosse responsabilizado depois  seria pior, sendo esclarecido por esta equipe os procedimentos de apoio  assistencial do município e demais procedimentos junto ao fórum, como a  medida protetiva. O autor foi detido, pois se encontrava embriagado e para  segurança da equipe e dos demais foi conduzido no camburão com uso de  algemas. Foi feito contato com o investigador de Plantão da 45ª Delegacia, o  qual orientou a levá-los ao posto de saúde para realizarem laudos médicos e  posteriormente conduzi-los até a Delegacia a fim de serem ouvidos.


Fonte: Polícia Militar.

Mandados de prisão são cumpridos em Palmital e Pitanga. Veja na Íntegra com o Blog do Beto:


PITANGA/PR:
Na data de 03 de fevereiro de 2023, com base em informações que um  homem, 59 anos, foragido desde 2020 quando saiu sua prisão preventiva, pelo  qual foi condenado a 11 anos e 10 meses de prisão em regime fechado, estaria  homiziado em um sítio na zona rural de Pitanga deslocado até o endereço  localizado o foragido que foi preso e conduzido a Delegacia de Pitanga em  cumprimento ao mandado de prisão expedido pela vara criminal Pitanga. 

 
PALMITAL/PR:
Na data de 03 de fevereiro de 2023, por volta das 11h20min durante  abordagem na Rua Jandir Campanini, Vila Feliz, foi constatado um Mandado  de Prisão em desfavor de um homem de, 52 anos, dado fiel cumprimento e encaminhado a Delegacia local onde permanece à disposição da justiça. 

Fonte: Polícia Militar.

Homem de 1,80 de altura, rouba bolsa de mulher em plena luz do dia, próximo à praça do triângulo em Pitanga.


 Na data de 04 de fevereiro de 2023, por volta das 5h40min, foi deslocado até  o endereço supracitado, onde relatou a vítima, uma mulher 25 anos, que  estava se deslocando para seu trabalho quando nas proximidades da praça do  triângulo, um masculino de aproximadamente 1,80 MTS de altura, trajando uma  blusa de moletom, calção e boné, usando de violência física lhe subtraiu sua  bolsa de cor preta, a qual armazena seus documentos pessoais como RG,  CPF, um cartão de crédito do banco caixa econômica e aproximadamente certa quantia de dinheiro em espécie e se evadiu sentido bairro Santa Isabel. Relatou a vítima que não conhece o autor e que não percebeu a aproximação do mesmo e não visualizou nenhum tipo de arma, foi realizado patrulhamento na intenção de localizar o suspeito, porém até o momento sem êxito. 

Fonte: Polícia Militar.

Jovem de 16 anos grávida passa mal em Guarapuava e ex-convivente causa transtornos e Polícia Militar é acionada.


 Equipe de serviço deslocou para verificar a situação de uma adolescente, 16 anos, grávida, que teria dado entrada no local passando mal e que seu ex convivente, 19 anos, estaria causando transtornos no local, efetuando - lhe ameaças e se exaltado. Quando da chegada da equipe ele já havia se evadido, feito patrulhamento porem não houve êxito na localização

Fonte: Polícia Militar.

Mulher de 56 anos é agredida pelo próprio filho em Guarapuava.


Por volta das 19h10min a Polícia Militar da cidade de Guarapuava foi acionada para atender uma ocorrência que uma mulher de 56 anos era vítima e teria sido agredida pelo seu próprio filho de 33 anos de idade, a situação relatada aconteceu na localidade de Morro Alto. Contudo a equipe policial não localizou o indivíduo, o qual já havia se evadido com a chegada da equipe, sendo então a mulher orientada quanto aos procedimentos e seus direitos de representação.

Fonte: Polícia Militar.

VENHA PARA O RESTAURANTE TROPICAL VOCÊ TAMBÉM!!!


Em Santa Maria do Oeste na frente do escritório da advocacia Bronholo você encontra o RESTAURANTE TROPICAL com a melhor comida caseira da região, venha e aproveite!!!

Dia Mundial de Combate ao Câncer busca conscientização sobre a doença.


O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado hoje (4), reforça a importância da conscientização da sociedade sobre os vários tipos de câncer, como o do sangue. O destaque é para a leucemia, tema do Fevereiro Laranja. Em entrevista à Agência Brasil, o oncologista Otavio Baiocchi, professor do Departamento de Oncologia Clínica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), diz que o câncer no sangue é diagnosticado por exames laboratoriais, principalmente hemograma, além de exames específicos adicionais.

A leucemia, câncer de células do sangue, aparece mais na infância e adolescência – Inca/Divulgação/Direitos reservados

As leucemias, em especial, podem ser divididas em agudas e crônicas. “O que muda é o tempo de evolução e o aparecimento de sintomas”, explica Baiocchi. Nas leucemias agudas, os sintomas e sinais surgem de maneira muito rápida. A doença aparece em qualquer faixa etária, mas é mais comum na infância e na adolescência. Por ser de rápida evolução, apresenta, em geral, alterações no hemograma de instalação rápida, como anemia, baixa de plaquetas, com risco de hemorragia, e baixa imunidade, com risco de infecção. Associado a isso, a pessoa pode ter dores ósseas, aumento de gânglios e do baço.

“Nas leucemias agudas, muitas vezes, o paciente vai para o pronto-socorro com uma dessas queixas: nariz que sangra, febre, fraqueza. E, no pronto-socorro, é identificada a possibilidade de uma leucemia aguda”. Já a leucemia crônica tem sintomas mais insidiosos, diz o oncologista. Pode apresentar os mesmos sinais, como anemia, mas de maneira mais lenta. Diferente da leucemia aguda, que acomete mais crianças, a leucemia crônica é doença de idosos, encontrada em pessoas com idade média a partir de 60 anos.


Segundo Baiocchi, não há como prevenir as leucemias. “Talvez a melhor forma de prevenir seja disseminar o conhecimento, mas não existe nenhum exame de prevenção ou que sugira o aparecimento de uma leucemia.” Uma boa notícia é que, apesar de ser o câncer mais comum na infância, é o mais curável hoje. “A gente cura mais de 90% das crianças com leucemia. Isso vem acontecendo nos últimos dez anos, e cada vez mais”.

O médico defende a realização de campanhas de orientação, afirmando que, quanto mais se fala, menos mitos são criados. “É extremamente benéfico para a sociedade”.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento de mais de 11 mil casos de leucemia no Brasil por ano, entre 2023 e 2025, englobando as populações infantis e adultas.

Câncer de pênis
Dados obtidos pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) junto ao Sistema de Informações Hospitalares do SUS revelam que 1.933 homens foram afetados pelo câncer de pênis de janeiro a novembro do ano passado e que houve 459 amputações do órgão masculino. Para esclarecer a população, a SBU realiza, pelo terceiro ano consecutivo, no mês de fevereiro, a campanha de prevenção e combate ao câncer de pênis.

A doença se manifesta por meio de ferida que provoca coceira, queimação, forte odor e que não cicatriza, mesmo com tratamento tópico. Muitas vezes, é confundida com infecções sexualmente transmissíveis (IST). Durante todo o mês, médicos darão esclarecimentos sobre a doença, que é mutilante, nas redes sociais da SBU (@portaldaurologia no Instagram e Facebook). A entidade vai disponibilizar, também ao longo do mês, aulas para os agentes de saúde e o público em geral. Em 2020, 463 homens morreram devido a esse tumor, informou a SBU.

Para o presidente da entidade, Alfredo Felix Canalini, essa campanha é importante por “suprir a deficiência de informações adequadas e falar claramente sobre um problema tão contundente no país”. Uma mensagem simples, mas eficaz, diz respeito à higiene que o homem, desde menino, deve ter para lavar corretamente o pênis. Além disso, é preciso haver mais conscientização da necessidade da cirurgia para o tratamento da fimose, que ocorre quando não se consegue puxar para trás a pele que cobre a ponta do pênis, para que se possa lavar corretamente a região que fica encoberta por essa pele chamada prepúcio.

“Na campanha, também disseminamos informações para os profissionais que estão na atenção básica à saúde, para que sejam os principais multiplicadores dessas importantes informações”, reforça o presidente da SBU.

A diretora de Comunicação da SBU e uma das idealizadoras da campanha, Karin Jaeger Anzolc, afirma que o câncer de pênis é impactante não só pela mutilação e sofrimento que acarreta, mas também pela alta mortalidade que acompanha a doença nas fases mais avançadas. “Saber que é um dos cânceres mais preveníveis que existem e que, com medidas relativamente simples, podemos fazê-lo, é um alento. Porém, a conscientização e o conhecimento ainda não chegaram a uma boa parte da população, então, precisamos continuar, até que possamos reverter esse triste cenário.”

De acordo com  o Sistema de Informações Hospitalares do SUS, de 2007 a 2022, foram realizadas 7.790 amputações de pênis decorrentes de câncer, o que equivale à média de 486 procedimentos por ano. Os anos de 2019 e 2018 formam os que registraram maior número de casos da doença, respectivamente 2.156 e 2.134. Conforme dados disponíveis até novembro do ano passado, 2018 e 2019 tiveram também mais amputações do órgão masculino, 639 e 637, respectivamente. Os estados com maior registro de amputações, de 2007 a 2022, foram São Paulo (1.321), Minas Gerais (1.161), Paraná (633) e Ceará (526).

Alfredo Canalini reitera que quatro ações ajudam na prevenção da doença. A primeira é a limpeza adequada do pênis com água e sabão, puxando o prepúcio para higiene da glande, que deve ser feita todos os dias e após as relações sexuais. Outras ações são tomar a vacina do HPV, disponível gratuitamente no SUS para a população de 9 a 14 anos; retirar o prepúcio, quando essa pele que encobre a cabeça do pênis não permite a higienização correta; e usar preservativo para evitar contaminação por infecções sexualmente transmissíveis, como o HPV.

Relevância
Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) também coordena uma campanha contra a doença. A ação é reforçada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). A estimativa do Inca é de 704 mil novos casos anuais de câncer no Brasil até 2025, dos quais 74 mil serão de mama.

Monumentos em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Teresina e outras cidades serão iluminados de laranja e azul neste sábado (4) para alertar sobre a relevância da data, enquanto as 75 organizações não governamentais associadas à Femama realizarão ações para prestar esclarecimentos sobre a doença nas redes sociais.

A mastologista Maira Caleffi, fundadora e presidente voluntária da Femama e presidente do Conselho de Diretores do Instituto de Governança e Controle do Câncer, lembra que todas as pessoas devem ter acesso a serviços oncológicos essenciais e de qualidade, com base em sua necessidade, e não na capacidade financeira. “Conscientizar a população sobre isso e fazê-la exigir esse direito é uma das missões da Femama”, diz Maira.

Entre os cuidados preventivos, Maira recomenda o consumo de alimentos saudáveis e a redução dos processados; evitar o sedentarismo e fazer exercícios com regularidade; não fumar, seja cigarro convencional, seja eletrônico; proteger a pele antes de expor-se ao sol e evitar o bronzeamento artificial; vacinar-se contra o HPV; reduzir o consumo de álcool; evitar poluentes e produtos químicos e informar-se sobre os sinais e sintomas oncológicos.

Fonte: Agência Brasil

Jovem é executado a tiros, arrastado por carro e abandonado sobre ponte.

Um jovem, de 22 anos, foi encontrado morto sobre uma ponte localizada no bairro Atuba, em Curitiba. Segundo informações da Polícia Civil, ele foi executado com tiros de pistola e teve o corpo arrastado por um carro antes de ser encontrado morto.


A delegada Camila Cecconello, da DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa), informou que a vítima morava na região e pode ter se envolvido em um desentendimento com outras pessoas que residem no bairro.


"A princípio, ele tinha uma rixa com pessoas que vivem na região. A vítima teria sido baleada e o corpo arrastado. Ele ainda estava vivo quando foi arrastado. É uma morte com sinais de crueldade", afirmou ela.


Os suspeitos pela morte do jovem fugiram e não tinham sido localizados até a publicação desta reportagem. 


A Polícia Civil já ouviu testemunhas no local e coletou imagens de câmeras de segurança, que devem ajudar na investigação do crime.


A vítima possui passagens pela polícia e chegou a ser considerada foragida da Justiça em outubro do ano passado. Ele teria envolvimento na morte de Diego Afonso da Cruz de Oliveira, de 29 anos, também no bairro Atuba.

Fonte: Banda B.

Grande quantidade de maconha é apreendida pela PRF.


Quase 1,5 tonelada de maconha foi apreendida nesta madrugada (03) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná. 

Na BR-163, em Lindoeste, foram apreendidos 801 quilos da droga dentro de um automóvel. Os policiais rodoviários federais faziam fiscalização na rodovia e deram ordem de parada ao motorista, mas ele não obedeceu e fugiu.

O carro foi localizado pouco depois, acidentado em uma ribanceira, nos fundos de um posto de combustíveis. Os ocupantes não foram localizados. 

Outros 607 quilos de maconha foram apreendidos na BR-277, em Cascavel. Os PRFs realizavam rondas e ao entrarem no pátio de um posto de combustíveis suspeitaram de um veículo estacionado. Eles então notaram um volume estranho dentro do carro, debaixo de panos pretos, além de uma placa de outro veículo.


Como o responsável pelo automóvel não foi localizado, o veículo foi recolhido e ao abri-lo, os policiais descobriram que ele estava lotado de maconha.

Fonte: Assessoria.

Conheça o veículo esportivo de luxo utilizado pela Polícia Federal.

A Polícia Federal, com autorização da Justiça Federal, caracterizou como viatura ostensiva um carro avaliado em aproximadamente R$ 800 mil. Trata-se de um Lamborghini modelo Gallardo LP 560-4, apreendido no âmbito da Operação Daemon. A ação, deflagrada em julho de 2021, apurou possíveis fraudes praticadas por um grupo empresarial na negociação de criptoativos.


Equipado com motor de 10 cilindros e potência de 560 cv, o veículo vai de zero a 100 km/h em 3,7 segundos, podendo alcançar a velocidade máxima de 325 km/h.


Apesar da potência, o veículo não será utilizado nas ações rotineiras da PF como viatura comum, mas sim direcionado para exposições, eventos e ações pedagógicas de repressão ao crime organizado e descapitalização de bens das organizações criminosas.


Vale ressaltar que o carro foi cedido pela Justiça Federal para a utilização provisória da PF e será devolvido ao Poder Judiciário em breve, quando irá a leilão, com os recursos da venda sendo destinados aos prejudicados pelas ações dos investigados na Operação Daemon.

Fonte: Polícia Federal.

Vídeo mostra Ponte da Integração balançando, assista:


Trabalhador registrou a Ponte da Integração, entre o Brasil e Paraguai, balançando.

A imagem que viralizou na Internet foi feita na semana passada. A estrutura balança para cima e para baixo. No vídeo o operário mostra outros trabalhadores no asfalto.

No dia que foi feito a gravação estava ventando na região.

Qual é a estrutura da Ponte da Integração?

A Ponte da Integração Brasil-Paraguai é do tipo estaiada, tem 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros. Conta com duas pistas de 3,6 metros de largura cada, acostamento de 3 metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. No lado brasileiro, o mastro principal tem 190 metros, equivalente a um prédio de 63 andares.

As obras começaram em agosto de 2019. Três anos depois, em agosto deste ano, as duas frentes de trabalho (do Brasil e do Paraguai) se encontraram sobre o leito do Rio Paraná. Foram utilizados no projeto aproximadamente 37 mil metros cúbicos de concreto e 3,5 mil toneladas de aço.

No final de novembro, a ponte foi submetida a testes dinâmicos com caminhões-betoneira, carregados de água e brita e carga de até 162 toneladas. A iluminação funcional, com tecnologia em LED, também está instalada.

Mesmo antes de inaugurada, a ponte vizinha - Marco das Três Fronteiras -, já se tornou um novo cartão-postal na região turística trinacional. De noite, é possível ver a estrutura iluminada de longe, a partir de vários pontos da fronteira.

Fonte: Catve.com.

Quina 6068: Paranaenses são sorteados com mais de R$ 8.000.000,00 milhões.


A Quina realizou mais uma edição em 03/02/2023, o concurso 6068, e premiou apostadores com R$ 8.778.269,61 para quem acertou 5 dezenas, que foram 18, 21, 64, 66, 80.

Entre os que acertaram a Quadra, foram 48 apostas ganhadoras, cada uma delas levando para casa R$ 11.584,43.

A arrecadação total da edição foi de R$ 12.216.240,00 e a estimativa de prêmio para o próximo concurso, que será no dia 04/02/2023, é de R$ 700.000,00.

Paraná

Confira as apostas premiadas na Quadra no Paraná:

Em Paranavaí, na lotérica “Loteria Parana”, um apostador escolheu “5” números, optou por fazer a opção de “teimosinha” e apostou de forma Simples, com apenas 1 cota. A premiação para esta aposta foi de R$11.584,43.

Apostas

O preço da aposta com 5 números é de R$ 2,00.

Sorteios

São 6 sorteios semanais: de segunda-feira a sábado, às 20h.

Fonte: CGN.

Veículo capota na BR-467 e homem fica ferido.


Um acidente foi registrado no quilômetro 84 da BR-467, entre Cascavel e Toledo 

O veículo Ford Ka acabou capotando. Segundo o que foi informado no local, o capotamento aconteceu quando o veículo trafegava no sentido a Toledo, quando em uma curva o condutor perdeu o controle de direção e saiu da pista e capotou várias vezes, parando na posição normal fora da via de rolamento. 

O Corpo de Bombeiros juntamente com o SAMU foram acionados para socorrer a vítima, o homem de 33 anos foi socorrido e teve uma fratura de costela. Ele foi encaminhado ao hospital Bom Jesus em Toledo. 

O veículo ficou bastante danificado. 

Fonte: Catve.com



Acidente entre dois caminhões deixa um homem gravemente ferido na PR 408.


Um acidente envolvendo 2 caminhões deixou um homem gravemente ferido, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 05h45 no começo da manhã desta sexta-feira(3), a colisão aconteceu na PR 408 no quilometro 14 em Morretes litoral do Paraná.

Após isolamento do local a equipe do Corpo de Bombeiros constatou que um homem estava preso entre as ferragens, no interior da cabine do caminhão, para retirar a vítima precisaram realizar técnicas de desencarceramento. A princípio o outro caminhão estava desocupado.

O homem de 30 anos, foi encaminhado ao Hospital de Morretes, transportado pela Alfa do SAMU.

O atendimento ocorreu com apoio de três viaturas do CBMPR (Corpo de Bombeiros da Policia Militar), 1 Alfa do Samu, ao todo foram 9 profissionais envolvidos.

Fonte: PRF.



O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 04/02/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.



BNDES aprova novo presidente do Conselho de Administração do banco.


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em reunião realizada nesta sexta-feira (3) aprovou o nome do economista Rafael Lucchesi como novo presidente do Conselho de Administração (CA). Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lucchesi ocupava a diretoria de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a diretoria-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a superintendência nacional do Serviço Social da Industrial (Sesi) desde 2011.

Com vasta experiência na área da indústria, da tecnologia e da inovação, Lucchesi também foi secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do Estado da Bahia, ocasião em que presidiu o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação. Naquele período, foi membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

Com a entrada de Lucchesi, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, anunciou o nome do procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) Walter Baère, que estava na presidência do Conselho de Administração do BNDES desde 2022 como novo diretor do banco. Baère foi secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento (2017-2018) e consultor jurídico do Ministério do Planejamento (2012-2017). Também é doutorando em direito público pela Universidade de Coimbra.

Posse
Com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, o economista e professor universitário Aloizio Mercadante toma posse na segunda-feira (6) no cargo de presidente do BNDES. A posse está marcada para as 10h na sede do BNDES, no centro do Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Brasil

Lula recebe credenciais de nove novos embaixadores no Brasil.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje (3) as credenciais de nove novos embaixadores no Brasil. As cerimônias reservadas começaram às 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a apresentação da embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq. A última a entregar seus documentos foi a embaixadora dos Estados Unidos, Elizabeth Bagley, por volta das 16h.

Ao sair do Palácio do Planalto, Bagley afirmou que foram tratados temas que devem estar em pauta durante a viagem do presidente Lula à Washington, no dia 10 de fevereiro.

A embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley, disse que foram tratados temas que devem estar em pauta durante a viagem do presidente Lula à Washington – Valter Campanato/Agência Brasil
“Nós falamos sobre assuntos que serão discutidos na reunião de 10 de fevereiro, como mudanças climáticas, direitos humanos, democracia e atos de fragilidade e os ataques à democracia, não só no nosso país ou no Brasil, mas também no resto do mundo. O presidente Lula falou bastante sobre a questão do crescimento econômico”, disse. 

A embaixadora afirmou ainda que os Estados Unidos têm trabalhado com o Congresso Nacional para promover temas como direitos dos povos indígenas e a promoção da igualdade racial. 


Também estão habilitados a despachar no país os representantes da China, Zhu Qingqiao; da Síria, Rania Al Haj Ali; do Zimbábue, Meshack Kitchen; de El Salvador, Luis Oswaldo López Álvarez; da República Tcheca, Pavla Hvrlíková; das Filipinas, Joseph Angeles; e da Turquia, Halil Ibrahim Akça.

“Hoje estou recebendo credenciais de novos embaixadores de nove países no Brasil. Diálogo para a ampliação das relações e cooperação com o mundo”, escreveu Lula em publicação nas redes sociais.

A apresentação das cartas credenciais ao presidente da República é uma formalidade que aumenta as prerrogativas de atuação do diplomata no Brasil. Caso a credencial não seja recebida pelo presidente, o embaixador não pode representar seu país em audiências ou solenidades oficiais, por exemplo.

Fonte: Agência Brasil.

Tebet diz que governo trabalha com responsabilidade fiscal para melhorar social.


A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva trabalha com responsabilidade fiscal para poder tornar viável melhorias no campo social, tão necessárias para “acabar com a miséria, diminuir a pobreza, tirar o Brasil do mapa da fome”, que são as prioridades estabelecidas pelo chefe de Estado.

“Planejamento será prioridade. Precisamos gastar bem o pouco recurso que temos. O cobertor público é curto. Mas governar também é escolher prioridades. Pior do que não gastar é gastar mal”, destacou Tebet, ao participar da Lide Brazil Conference em Lisboa, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais, liderado pelo empresário João Doria, ex-governador de São Paulo.

De acordo com Simone Tebet, o governo Lula tem três grandes missões na área econômica: “Aprovar a reforma tributária que há 30 anos tramita nas gavetas do Congresso, apresentar um novo arcabouço fiscal para controlar os gastos e diminuir e zerar o déficit fiscal, que hoje está em 2% do PIB, e apresentar ao Brasil ainda neste ano o plano plurianual, aquele que irá conduzir os destinos do (País) por meio da economia nos próximos quatro anos.”

A ministra destacou, ainda, que o Brasil precisa voltar a crescer e ser competitivo. “Não faremos isso sozinhos. Precisamos nos reconectar com o mundo. Precisamos de Portugal, precisamos da Europa, como precisamos da América Latina”, ressaltou. “Estou falando especialmente não só do Mercosul, mas também da relação do Mercosul com a União Europeia. Arrumar a casa do ponto de vista fiscal, com emergência, para se fazer o social”. Tebet observou que o governo federal oferecerá ao mundo, aos parceiros públicos e privados, “segurança jurídica, previsibilidade, transparência e agilidade.”

Fontes: Agência Estado.