Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 12 de agosto de 2023

12/08/2023 *--* Deus é Fiel!!!

        Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Nestas duas semanas do mês de agosto de 2023, prefeitura de Santa Maria do Oeste já arrecadou mais de UM MILHÃO E TREZENTOS MIL REAIS.

Segundo o portal BB DAF, do Banco do Brasil, a prefeitura de Santa Maria do Oeste já arrecadou neste começo do mês de agosto o montante de R$ 1.334.182,07, contando ainda com um débito de R$ 365.821,15 mil reais, o qual pode ser acompanhado por você contribuinte pelo seguinte link: LINK BB DAF.

Grande oportunidade de negócio em Santa Maria do Oeste, Imóvel na área central por preço que cabe no seu bolso. Veja as fotos.

A casa é toda em alvenaria e revestida de porcelanatos, possui uma garagem para 3 veículos, frente fechada com 2 portões automáticos de elevação, cobertura esmaltada, 2 quartos, um deles com closet, suíte privativa e sacada, a residência possui um banheiro social, sala ampla e bem iluminada, cozinha com móveis planejados, lavanderia com grande espaço, no andar de baixo possui um pátio grande, mais um quarto com banheiro e ainda ao fundo do terreno ainda tem uma edícula, o imóvel está com os impostos em dia e possui escrituração, só chegar transferir e morar nesta belíssima residência próximo ao hospital municipal e com um PREÇO IMBATÍVEL, NÃO PERCA ESTA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.


Contato para mais informações: (42) 99804-8003.







Filho encontra mãe morta em Pitanga.

 Equipe acionada via Copom para atender a um local de morte, ao chegar no local a equipe do SAMU estava presente, realizando seu protocolo de reanimação.

Conforme informações repassadas pela equipe do SAMU a Senhora de 53 anos, estaria na mesma posição desde as 08:00 da manhã e foi encontrada por seu filho de 22 anos, a equipe constatou morte por causas naturais.

Acionado plantão da Polícia Civil para realização de procedimentos cabíveis e liberação do corpo, compareceu ao local o Investigador da Polícia Civil, que assumiu a ocorrência e adotou os demais procedimentos. 

Fonte: Polícia Militar.

Acidente entre carro e moto, deixa motoqueiro ferido que não tinha CNH e carro fugiu do local em Pitanga.

 Na data de 11 de agosto de 2023 10h22min entrou em contanto com a central da 3ª Cia a investigadora da Polícia Civil, a qual relatou que ocorreu um acidente do tipo auto x moto.

Sendo que o condutor do veículo VW/Saveiro da cor vermelha havia evadindo-se do local após o acidente, de imediato a equipe deslocou-se ao endereço para prestar atendimento ao acidente de trânsito no local já estavam as equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU prestando atendimento ao condutor da motocicleta.

Pela cinemática do acidente e relato de testemunha a motocicleta Honda/Biz da cor preta conduzida por um masculino de 56 anos não habilitado que transitava pela rua Arthur Mehl, sentido Bairro Centro, quando no cruzamento com a rua Xavier da Silva, colidiu com o veículo VW/Saveiro de cor vermelha sendo que a preferência da via era da motocicleta.

Após o fato o condutor da VW/Saveiro evadiu-se do local sem prestar atendimento ao condutor da Honda/Biz, do acidente resultou em danos de pequena monta na motocicleta e ferimentos na vítima, o qual foi encaminhado ao Hospital para atendimento médico e permaneceu em observação para realizar alguns exames raio-x, devido à gravidade do acidente.

Diante do relato foram lavradas as notificações cabíveis, pois o condutor da motocicleta não tinha CNH.

Sendo efetuadas buscas na tentativa de localizar o veículo até o momento não se obteve êxito.

Fonte: Polícia Militar.

Motorista embriagado bate em duas motos e vai para casa e acaba preso em Pitanga.

Na data de 11/08/2023 as 21h05min a equipe foi acionada via Copom pelas pessoas envolvidas em um acidente de trânsito, os quais declararam que estavam sendo ameaçados em via pública por um masculino, que estava juntamente com outras pessoas e dizia estar armado.

A equipe de imediato deslocou ao referido endereço, no local feito contato com os solicitantes os quais informaram que transitavam pela rua Fernando Amaro, sentido bairro/centro, sendo uns dos motoristas de 22 anos, que conduzia a motocicleta Honda/CG, de cor preta e o outro motorista de 19 anos, que conduzia a motocicleta Honda/CBX 250 twister, quando nas proximidades do SAMU visualizaram um veículo de cor branca, conduzido por um masculino de 34 anos, o qual não possui CNH.

Este transitava em zig-zag na via, vindo em direção das motocicletas, que tentaram sair da via, porém foram atingidos pelo veículo, que após o fato levou o veículo até a frente da sua residência, relatam que foram até o local para tentar conversar com o condutor, porém foram ameaçados.

Diante do relato a equipe deslocou até a residência onde o autor se encontrava, o abordado que estava em frente à residência, em revista pessoal nada de ilícito foi localizado, o abordado apresentava visíveis sinais de embriaguez, sendo hálito etílico, andar cambaleante e fala pastosa. 

Questionado com relação ao ocorrido o mesmo relatou que as motocicletas que estavam em alta velocidade e que não conseguiu desviar delas.

As partes foram conduzidas até a sede da 3ª Cia PM onde foi oferecido o teste  etilométrico, ao condutor o qual sem nenhum tipo de coação física ou moral  realizou o teste tendo como resultado 1,49 mg/l, caracterizando assim o crime  tipificado no art 306 do CTB, sendo dado voz de prisão, explicado o motivo de  sua prisão e garantido todos os seus direitos legais.

Sendo conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Pitanga para os demais procedimentos.

Realizado teste etilométrico nos outros condutores, porém, ambos os testes tiveram resultado 0,0mg/l sendo estes encaminhados a Delegacia de Pitanga para serem ouvidos na condição de vítimas. 

Ressalto que não foi necessário uso de algemas para o autor, ele foi conduzido no banco de trás da viatura. 

Fonte: Polícia Militar.

Moto com alerta de furto foi apreendida em Nova Tebas e condutor preso.

Nesta data, por volta das 10h00min, enquanto a equipe de serviço realizava patrulhamentos pela localidade de Catuporanga, um masculino de 18 anos, foi visualizado em uma motocicleta Honda/Pop 100, sem capacete, e fazendo manobras perigosas.

Ao perceber a presença da viatura, ele empreendeu fuga, sendo iniciado acompanhamento do referido veículo, que foi abandonado pelo autor na Rua Rui Barbosa.

Em consulta ao sistema, foi constatado que havia alerta de furto da motocicleta. Após abandonar o veículo, o masculino fugiu por uma plantação de aveia.

A equipe fez buscas pelo local, porém ele não foi localizado. Diante disso, foi deslocado até a residência do masculino, em conversa com sua genitora de 57 anos, está relatou que seu filho havia chegado na residência e se escondido embaixo da cama.

Como havia situação de flagrante delito, a equipe entrou na casa e o encontrou às 10h59min, escondido embaixo da cama do seu quarto. Ressalta- se que sua casa fica próxima ao local em que ele abandonou o veículo.

Foi dado voz de prisão a ele pelo crime de receptação. O mesmo foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil para realizar os procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Mansão de Galvão Bueno em Londrina vai a leilão para pagamento de dívida.

Uma mansão luxuosa, atualmente ocupada pelo apresentador Galvão Bueno, está sendo leiloada pela 6ª Vara Cível de Londrina para quitar uma dívida com o Fundo de Investimentos NPL Brasil, ligado ao Banco do Brasil.

A mansão, localizada em três terrenos no Condomínio Royal Golf Residence, abrange uma área total de 3.172,21 metros quadrados. Com dois pisos, o nível térreo abriga uma área gourmet com bancada e churrasqueira, cozinha, quintal, escritório e quartos. 

A área externa possui uma piscina, um lago no jardim com uma fonte e um gramado de golfe com um campo de 1 buraco e uma área de relaxamento frontal.

A mansão possui seis suítes: trêsestão no nível inferior, incluindo uma suíte master com ofurô. O andar superior acomoda os três quartos restantes, sendo que um deles possui um closet privativo. Essas suítes exibem acabamentos requintados, que variam de pisos de madeira nobre a mármore travertino e granito vermelho de Brasília.

A garagem da mansão oferece espaço para aproximadamente 10 a 12 carros.

O Condomínio Royal Golf oferece um campo de golfe de alto padrão com 18 buracos, quadras de tênis, uma piscina coberta e aquecida, uma piscina externa, academia, espaços gourmet, um salão de festas, um lago, segurança 24 horas, um campo de futebol e uma área infantil.

Com um valor estimado em 22 milhões, o lance inicial para a propriedade é de 11 milhões. O leilão está sendo realizado exclusivamente on-line e é organizado pela JE Leilões, uma empresa com sede em Londrina.

O 1º Leilão, que já está em andamento, terminará em 28 de setembro às 10h. Se nenhum comprador for encontrado com um preço superior ao valor de avaliação (ou seja, acima de 22 milhões), o 2º Leilão começará às 14h com um valor com desconto de 50%.

Para fazer lances online, as partes interessadas devem se registrar no site e solicitar autorização. É fundamental consultar o site do leilão, no qual é possível obter detalhes sobre os ativos, incluindo quaisquer dívidas pendentes, prazos e condições de pagamento. O site também fornece informações abrangentes sobre os lotes, como listagens de propriedades, valores, fotos, termos de pagamento e avisos oficiais.

Fonte: O Bonde.

Suspeito de estuprar enteado deficiente acaba preso no Paraná.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 50 anos, suspeito de estupro de vulnerável cometido contra o enteado portador de deficiência cognitiva, de 40. A captura foi realizada nesta sexta-feira (11), em Guamiranga, na região dos Campos Gerais.

De acordo com o delegado da PCPR Thiago Andrade, os abusos começaram no ano de 2020. “Durante as investigações foi constatado através de exames que a vítima apresentava escoriações e hematomas”, afirma.

O delegado ainda explica que comete o crime de estupro de vulnerável quem pratica ato sexual com alguém menor de 14 anos ou que, por enfermidade ou doença mental, não tem discernimento para prática do ato, ou por qualquer forma não pode oferecer resistência.

O indivíduo foi encaminhado ao sistema penitenciário.

DENÚNCIAS – Aquele que tomar conhecimento da prática de algum crime contra criança ou adolescente deve denunciar. A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em casos de violência contra crianças e adolescentes.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do 197, da PCPR e 181, do Disque Denúncia. Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a pessoa deve acionar a Polícia Militar, por meio do 190.

Fonte BP

Polícia prende suspeito de abusar de enteadas de 9 e 14 anos.

Policiais militares prenderam um homem de 47 anos que teria molestado sexualmente duas enteadas, de 9 e 14 anos, dentro da própria casa, no Parque Pavan, na região do Matão, em Sumaré (SP). A mãe das vítimas confessou aos PMs que os abusos ocorriam desde 2021 e ela também sofria violência doméstica, mas não tinha coragem de denunciá-lo.

Ela afirmou que era mantida sob cárcere privado há vários dias pelo companheiro. O suspeito foi encaminhado à DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), onde foi atuado em flagrante.

Inicialmente, os policiais estiveram na casa da família para atender uma denúncia de discussão entre um casal. Quando chegaram no endereço informado, encontraram com uma mulher de 37 anos, que decidiu formalizar a denúncia de estupro das filhas, sendo que os abusos ocorriam há dois anos. As vítimas, que estavam na escola, foram procuradas e confirmaram o crime.

A mãe das vítimas, que vive em situação de extrema vulnerabilidade social, já possuía cadastro da rede municipal, inclusive com relatos de violência doméstica, porém, mesmo encorajada a denunciá-lo, ela nunca o fez, pois afirmou que era ameaçada de morte e de expulsão da residência com seus quatro filhos. O Conselho Tutelar também acompanha o caso.

O suspeito foi autuado em flagrante pelas acusações de ameaça e cárcere privado e também será investigado pelos estupros das enteadas, pois já não estava mais em situação de prisão em flagrante para este último crime, já que o abuso mais recente ocorreu no dia 2 deste mês.

Fonte: O Liberal.

Cadáver enrolado em lona plástica e arames é encontrado às margens de rio no Paraná. Veja a foto (imagens fortes):

Um cadáver foi encontrado às margens do Rio Ivaí, em São Pedro do Ivaí. Um homem que voltava de uma pescaria avistou uma lona plástica preta com telas de arame. A Polícia Militar (PM) foi chamada e confirmou que se tratava do corpo de um homem.

Segundo a PM, a intenção era submergir o corpo no rio, pois havia pedras enroladas no arame. Contudo, a correnteza acabou por transportar o corpo até a margem do rio. O Instituto de Criminalística e o Instituto Médico Legal de Ivaiporã foram acionados.

Após a conclusão da perícia o corpo foi encaminhado ao IML. A vítima vestia calça jeans, cueca cinza com azul e uma camiseta estampada. A Polícia Civil ficará responsável pela investigação do caso.

Fonte: O Bemdito com informações Plantão Maringá

Polícia Rodoviaria Federal deve investigar, máfia que joga óleo na pista na BR-116, para causar acidente para saquear e servir serviço de guincho.


Denúncias de que existe uma “máfia” que atua na BR-116, que liga o Paraná a São Paulo, com o objetivo de causar acidentes para saquear cargas ou vender assistência de guincho aos motoristas acidentados, levou o deputado Ney Leprevost (UB) a cobrar investigação da Polícia Rodoviária Federal.

“Isto além de crime, é desumano. Pessoas perdem a vida nestes acidentes causados propositadamente”, afirma Ney.

Os criminosos estariam colocando óleo na pista para que os carros derrapem, percam o controle, para que eles possam guinchar os veículos. 

De acordo com a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), os números de roubos de cargas subiram no Paraná. Embora os índices não sejam alarmantes se comparados aos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, que concentram 80% das ocorrências, o setor de transporte no Paraná vem tendo aumento de custo devido ao roubo de carga.

Segundo a Fetranspar, 12% da receita operacional em segurança, seja contratando escoltas ou rastreamento.

O presidente da Fetranspar, Sérgio Malucelli, demonstrou preocupação ao comentar a ação de criminosos que estariam jogando óleo na pista para causar acidentes na BR-116, principalmente no trecho de serra na divisa entre o Paraná e São Paulo. “É inadmissível que nós estejamos ainda em uma fase no nosso mundo em que existam pessoas com esse procedimento, é realmente uma insanidade”, afirmou.

Fonte Paraná Portal

O Braz pé de Santa Maria do Oeste está com promoções e calçados imperdíveis. Veja as fotos deste 12/08/2023.

O Braz pé de Santa Maria do Oeste, a maior e melhor loja especializada em calçados e acessórios, está pronta para lhe atender e com promoções de calçados imperdíveis. NÃO PERCA E VENHA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA PARA O BRAZ PÉ DE SANTA MARIA, veja as fotos:









BR-376 é totalmente interditada entre Paraná e Santa Catarina após acidente neste Sábado.

Um caminhão carregado com cimento tombou na BR-376, entre os estados do Paraná e Santa Catarina, na manhã deste sábado (12). O veículo de nove eixos seguia em direção ao estado catarinense quando na altura do km 668, em Guaratuba, sofreu o incidente.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), todas as faixas da BR-376, sentido Santa Catarina, estão bloqueadas e não há previsão de liberação.

O bloqueio para os motoristas acontece em frente a Unidade Operacional de Tijucas do Sul, no km 662, para evitar filas na região de serra. Não há vítimas no tombamento do caminhão.

Fonte ricmais

Duas pessoas morrem e duas ficam feridas na BR 277 em Candói.


Grave acidente deixou duas pessoas mortas e duas feridas na BR 277 em Candói, na tarde desta sexta-feira (11).

A batida envolveu um Vectra e uma Van no quilômetro 398 da rodovia, em frente ao Restaurante Três Pinheiros. Não foram repassados detalhes de como aconteceu a situação.

Dois ocupantes do carro morreram ainda no local do acidente. Os corpos serão encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal).

Já o motorista da Van e um passageiro do automóvel sofreram ferimentos e foram encaminhados ao hospital de Candói.

Equipes da Defesa Civil, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Samu foram mobilizadas para atendimento da ocorrência.

Fonte: Catve.com




Carreta tomba e casal fica ferido em grave acidente.


No início da tarde desta sexta-feira (11), uma carreta carregada com adubo fertilizante tombou no quilômetro 428 da PRc 158, próximo da ponte do Rio Xagu em Rio Bonito do Iguaçu.

O motorista de 45 anos e a esposa de 41 anos, ficaram machucados e encaminhados para o Hospital São Lucas em Laranjeiras do Sul pelo Samu. A pista ficou parcialmente interditada, o fluxo de veículos seguiu em apenas uma das faixas.

Equipe do BPRv de Mariópolis deslocou para fazer o atendimento do acidente.

Fonte: Catve.com com Fabrício Eduardo.



Médico recém-formado morre em grave acidente na PR-323.

Um médico recém-formado, de 25 anos de idade, morreu em um gravíssimo acidente na madrugada desta sexta-feira (11). A colisão entre um carro, que ele dirigia, e um caminhão aconteceu na rodovia PR-323, entre as cidades de Umuarama e Cruzeiro do Oeste, no Paraná.

Identificado como Lucas Segatto Câmera, o jovem era morador de Cascavel e se graduou na última turma de medicina da Unioeste. A universidade lamentou o falecimento e informou que os procedimentos de translado do corpo ainda estão sendo realizados, por isso o horário do velório não foi confirmado.

De acordo com informações, Lucas dirigia um Chevrolet Ônix de cor vermelha quando colidiu fortemente com um caminhão Scania, conduzido por um homem de 25 anos. Apurações iniciais da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apontam que o carro teria invadido a pista contrária.

A vítima morreu no local. O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Umuarama e deve ser velado na Capela Master da Acesc, de Cascavel. A pista ficou interditada por cerca de três horas. O caminhoneiro não se feriu.

Fonte TNOnline

Governador libera R$ 20 milhões do Estado para revitalização do Eixo Monumental de Maringá.


O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta sexta-feira (11) o repasse, a fundo perdido, de R$ 20 milhões do Governo do Estado para as obras de revitalização do Eixo Monumental de Maringá, um trecho de dois quilômetros que liga a Praça da Catedral à Vila Olímpica. 

Ratinho Junior e o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assinaram a autorização para licitação da primeira etapa da obra, que vai contemplar três dos sete lotes previstos. O investimento é de R$ 50 milhões, com outros R$ 30 milhões da prefeitura. 

As obras do Eixo Monumental contemplam a Praça da Catedral, Praça Renato Celidônio, Avenida Getúlio Vargas (que será transformada em calçadão), Praça Raposo Tavares, estacionamento entre a Rua Joubert de Carvalho e Avenida Tamandaré, Praça Obelisco, travessa Jorge Amado (Mercadão) e a Vila Olímpica. 

Ratinho Junior destacou que Maringá já é referência para o Paraná e o Brasil em planejamento urbano e qualidade de vida. “Os que gestores fizeram aqui, ao longo dos anos, é o que queremos fazer em todo o Paraná. Pensar no planejamento a médio e longo prazo e melhorar a infraestrutura das nossas cidades para que as pessoas possam viver com qualidade”, disse. 

“Esta obra vai transformar e revitalizar o Centro de Maringá. É um projeto que o prefeito vem trabalhando com o seu time de engenheiros e arquitetos há um bom tempo e, sabendo da sua importância e grandiosidade, o Governo do Estado também entrou nessa parceria”, disse o governador. “Maringá já é considerada uma das melhores cidades para se viver no Brasil e agora vai ficar ainda mais moderna, com uma obra que vai melhorar a convivência entre as pessoas, fomentar o comércio, o turismo e a sustentabilidade”.

A área de intervenção soma 169 mil metros quadrados e busca melhorar a ocupação dos espaços públicos da cidade, fomentando o turismo, o comércio, o urbanismo e a convivência entre as pessoas. A obra prevê a reforma de ruas, calçadas, troca da iluminação e a instalação de uma série de equipamentos urbanos, como bancos e equipamentos de lazer. 

Nesta etapa, são contempladas as áreas no entorno da Catedral Metropolitana (trecho A), da Praça Renato Celidônio (trecho B) e da Vila Olímpica (trecho G). Os editais da licitação da primeira fase serão publicados em 16 de agosto e a abertura dos envelopes está prevista para 20 de setembro. Posteriormente, será publicada a licitação para revitalização dos outros espaços.

“Queremos iniciar a obra até o final do ano e, em aproximadamente três meses, devemos lançar o edital para a outra etapa, que tem um custo estimado de mais R$ 50 milhões”, explicou o prefeito. “É um projeto muito bem pensado no ponto de vista do planejamento urbano, privilegiando o pedestre e a convivência comunitária. As pessoas vão utilizar esse espaço para o lazer, a recreação e para a convivência social, além dele modernizar o Centro”.

PROJETO – Pelo projeto, desenvolvido por meio de um concurso público com a participação de arquitetos e urbanistas de todo o País, as Praças Renato Celidônio, que engloba o Centro Cívico de Maringá, e da Catedral se tornarão um Parque Urbano, com a ampliação dos espaços de conexão com a natureza. Além disso, o espaço contará com três bolsões de estacionamento, marquises para funcionamento de quiosques, parque infantil, fonte luminosa e uma área com anfiteatro a céu aberto para apresentações e contemplação.

Na outra ponta do projeto de revitalização fica a Vila Olímpica, que concentra equipamentos como o Estádio Willie Davids e o Ginásio Municipal, além de receber a Feira do Produtor três vezes por semana. No local, será feita a requalificação das calçadas e reorganização dos acessos de veículos existentes, beneficiando pedestres e ciclistas.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva; e da Saúde, Beto Preto; os deputados federais Luís Nishimori e Sargento Fahur; os deputados estaduais Soldado Adriano José, Evandro Araújo e Do Carmo; o diretor-geral da Secretaria de Estado das Cidades, Márcio Marcolino; o subchefe da Casa Civil, Lúcio Mauro Tasso; os presidentes da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e prefeito de Ângulo, Rogério Bernardo; e da Câmara Municipal de Maringá, Mário Hossokawa; o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora; e prefeitos da região.

Fonte: AEN.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 12/08/2023.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.


Defesa de Bolsonaro afirma que ele oferecerá sigilo bancário à Justiça.


A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro declarou nesta sexta-feira (11) que ele “jamais se apropriou ou desviou” bens públicos. Em nota divulgada à imprensa, os advogados também afirmaram que Bolsonaro vai colocar seu sigilo bancário à Justiça.

Pouco antes da divulgação da nota, veículos da imprensa afirmaram que a Polícia Federal (PF) pedirá à Justiça a quebra de sigilo bancário e telefônico do ex-presidente.

A manifestação da defesa foi motivada pela deflagração da Operação Lucas 12:2, que apura o suposto funcionamento de uma organização criminosa para desviar e vender presentes de autoridades estrangeiras durante o governo Bolsonaro.

Os advogados Paulo Amador Bueno e Daniel Tesser afirmaram que o ex-presidente já havia solicitado ao Tribunal de Contas da União (TCU) o depósito dos presentes recebidos.

“Sobre os fatos ventilados na data de hoje nos veículos de imprensa nacional, a defesa do [ex] presidente Jair Bolsonaro, voluntariamente e sem que houvesse sido instada, peticionou junto ao TCU, em meados de março, requerendo o depósito dos itens naquela Corte até final decisão sobre seu tratamento, o que de fato foi feito. O [ex] presidente Bolsonaro reitera que jamais apropriou-se ou desviou quaisquer bens públicos, colocando à disposição do Poder Judiciário sua movimentação bancária.”, declarou a defesa.

Entre as provas obtidas na investigação, está um áudio obtido pela Polícia Federal (PF), que revelou uma conversa de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, na qual houve a citação do valor de US$ 25 mil “possivelmente pertencentes” ao ex-presidente.

Conforme regras do TCU, os presentes de governos estrangeiros deviam ser incorporados ao Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH), setor da Presidência da República responsável pela guarda dos presentes, que não poderiam ficar no acervo pessoal de Bolsonaro, nem deixar de ser catalogados.

Fonte: Agência Brasil.

Novo PAC é o começo do terceiro mandato e ministros vão ter que cumprir o que foi aprovado, diz Lula.


O presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) disse, nesta sexta-feira (11), que o lançamento do Novo PAC marca o começo de seu terceiro mandato na Presidência.

“Hoje começa o meu governo. Até agora, o que nós fizemos foi reparar aquilo que tinha desandado. Nós já recuperamos 42 políticas de inclusão social”, disse Lula durante a cerimônia em que assinou os decretos do Novo PAC, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

“E o PAC é o começo do nosso terceiro mandato. Porque, a partir do PAC, ministro vai parar de ter ideia, ministro vai ter que cumprir o que foi aprovado aqui e trabalhar muito para que a gente possa executar esse PAC”, completou.

Novo PAC

O governo federal lançou nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro (RJ), mais uma versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com previsão de investimentos de R$ 240 bilhões.

De acordo com o governo federal, a nova edição mira em retomar as obras paradas e acelerar as que até hoje estão em execução são dois pilares do programa.

“Começa pelas obras inacabadas, serão prioridade”, afirmou o senador Otto Alencar (PSD-BA). Depois, viriam os pedidos de governadores e, em seguida, as prioridades dos ministérios.

O Novo PAC está organizado em nove eixos de investimento e cinco grupos de medidas institucionais.

A data de lançamento do Novo PAC, foi adiada algumas vezes, pois a ideia era esperar uma definição sobre o projeto do novo arcabouço fiscal. Porém, o projeto ainda aguarda aprovação na Câmara dos Deputados, após a primeira versão aprovada na Casa ter sido modificada pelo Senado.

Assim como os programas anteriores, o Novo PAC tem foco em projetos de infraestrutura, como energia e logística, mas, desta vez, considera também inclusão digital, transição energética, ciência e tecnologia e educação e saúde.

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, deve ser o ‘comandante’ do programa. A previsão é começar o programa com uma obra em cada estado.

A nova edição do PAC será lançada com a “sombra” de outros dois “PACs” que nunca foram, de fato, concluídos.

Quando as duas primeiras edições do PAC foram “finalizadas” – ainda que não de forma oficial, em 2016 – 16,8% das mais de 29 mil obras anunciadas em sete anos foram concluídas, conforme um levantamento divulgado pela Inter.B Consultoria, feito pelos economistas Cláudio Frischtak e Julia Noronha.

Fonte: CNN Brasil.