Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

15/10/2021 *--* Deus é Fiel!!!

    Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Onça que recebeu tratamento com células-tronco é nova moradora do Zoológico de Curitiba.

O Instituto Água e Terra (IAT) encaminhou ao Zoológico de Curitiba, uma filhote de onça-parda. Ela foi submetida a um tratamento com células-tronco no Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (Cafs), no Hospital Universitário Veterinário da UniFil, em Londrina.


A instituição se tornou oficialmente um centro parceiro do IAT em julho deste ano, tornando-se responsável pela recepção, triagem, atendimento médico-veterinário básico e encaminhamento para que o IAT dê a destinação correta aos animais.


A onça-parda passou por quatro meses de tratamento na UniFil. De acordo com a chefe do Setor de Fauna do IAT, bióloga Paula Vidolin, a preferência é que os animais silvestres resgatados retornem à natureza, mas essa onça, em especial, precisa de cuidados maiores.


“A onça passou um tratamento inovador com células-tronco, apresenta uma grande melhora, mas ainda tem sintomas físicos como sequelas, e por isso a soltura dela na natureza não é indicada”, afirmou.


​O animal foi encontrado às margens da PR-151, próximo ao município de Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, e encaminhado ao Centro pelo Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb) para atendimento médico-veterinário. A suspeita é que a onça tenha sido atropelada.


No Zoológico da Capital ela receberá todo o acompanhamento que precisa para que esse quadro evolua. “A filhote ficará de quarentena em um recinto para se adaptar à alimentação e mostrar seu comportamento. Vamos fazer também alguns exames para que ela possa ir ao espaço de visitação pública quando estiver apta”, disse a chefe do Zoológico de Curitiba, Ana Silvia Passerino.


Segundo o gestor ambiental do IAT de Londrina, Rafael Bachega Piornedo, o deslocamento de cerca de 400 quilômetros de Londrina a Curitiba também exigiu cuidados. “Ela foi colocada em uma caixa de madeira com palha para que não se machucasse e pudesse fazer uma viagem mais tranquila e confortável possível”, completou.


TRATAMENTO – A onça chegou ao Cafs aparentemente com quatro meses de vida e em estado grave, com sinais neurológicos afetados. “Após o tratamento, apresentou melhoras, mas ainda mostra uma incoordenação motora, tremores de cabeça e pequenos sinais de origem neurológica”, afirmou a veterinária coordenadora do Hospital Veterinário da UniFil, Mariana Cosenza.


De acordo com ela, uma tomografia indicou a necessidade de tratamento com células-tronco, vindas de um laboratório de São Paulo, cultivadas no Centro de Tecnologia Celular Animal (Medmep). Hoje, ela se alimenta e anda sozinha, mas não possui condições de retorno à natureza, por não conseguir caçar.


“Devido à suspeita de atropelamento, o primeiro diagnóstico foi de traumatismo craniano, mas as sequelas apresentadas também podem ter sido ocasionadas por doenças infecciosas. Diante disso, o animal foi submetido a diversos exames, que apontaram resultados negativos”, explicou a médica veterinária do Cafs UniFil.


O tratamento com células-tronco teve o objetivo de melhorar os sinais clínicos que ela ainda apresentava, como incoordenação e tremor de cabeça. Foram aplicadas 10 milhões de células-tronco (0,4ml) por injeção peridural, com o animal sob anestesia geral e monitoramento anestésico. O procedimento foi rápido, em torno de meia hora e o resultado foi positivo, com melhoras em sinais clínicos.


ACIDENTES EM ESTRADAS – Na mesma rodovia em que a onça-parda foi encontrada, foi registrado um acidente com tamanduá-bandeira neste ano, o que indica a passagem de animais silvestres na região.


“Reforçamos o pedido da população para que, caso se depare com um animal vitimado na beira da estrada, acione os órgãos competentes, como a concessionária responsável pela via”, destacou a bióloga do IAT, Paula Vidolin.


No caso de estrada não ser pedagiada, é possível acionar a Polícia Ambiental ou um Escritório Regional do IAT mais próximo.

Fonte: AEN.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 15/10/2021.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.






PCPR inicia ações de combate à violência contra idosos.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou as ações de combate à violência contra idosos, as atividades fazem parte segunda edição da operação Vetus e tem como objetivo investigar crimes contra idoso. O lançamento acontece na sexta-feira (15), ao todo serão apuradas 11,5 mil denúncias registradas através do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), no Estado. A operação acontece nos 26 estados e no Distrito Federal, acompanhando o plano nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa reprimir e prevenir a violência contra a população idosa.


A previsão é que a operação finalize no dia 18 de novembro deste ano. As 11.551 denúncias que serão apuradas foram processadas no período de janeiro a setembro de 2021. Na última edição da Vetus, em 2020, a PCPR apurou 556 denúncias no Estado, sendo que os registros eram relativos a abril e junho de 2020.


O delegado da PCPR e coordenador da operação Vetus, Claudio Marques, afirma que existem denúncias em duplicidade relacionadas a mesma vítima, o que exigirá dos servidores analisá-las primeiramente. Os dados serão cruzados com inquéritos policiais, que já possam ter sido instaurados pelas delegacias.


Também estão previstas visitas e inspeções em casas de repouso e abrigos. O objetivo é garantir a plena convivência e segurança dos idosos, além de ampliar a rede de proteção desse público. A operação foi denominada Vetus, pois a palavra significa idoso em latim.

Fonte: PCPR.

Empresário morre após camionete capotar na PR-566.


O empresário E. D. S., de 32 anos, morador de Itapejara do Oeste (PR), morreu vítima de um grave acidente de trânsito no final da tarde desta quinta feira (14).

O acidente aconteceu na rodovia PR-566, em Itapejara do Oeste. A vítima conduzia uma caminhonete F-1000, quando perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou, sendo ejetado do veículo.

A equipe do SAMU encaminhou o condutor a Unidade de Saúde Osman Simões, mas ele não resistiu e acabou falecendo. Ele era proprietário de uma loja de peças.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Pato Branco.

Fonte: PP News com informações da Panorama FM.

Tucano assume Secretaria de Assistência Social na cidade de SP.

O vereador Carlos Bezerra Júnior (PSDB) assumiu o comando da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) na segunda troca promovida pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) no primeiro escalão desde que assumiu o cargo em definitivo.


Evangélico, o tucano é ligado à ala mais à esquerda do partido e tem feito críticas constantes à condução do presidente Jair Bolsonaro da pandemia de covid-19 no País. Ele substitui Berenice Maria Giannella, nome reconhecido na área e quadro histórico do PSDB.


Apesar de confirmada só agora, durante o processo de negociação com a Câmara para a aprovação da reforma da Previdência, a ida de Bezerra para a Smads era tratada como uma questão de tempo. Ela serve como uma espécie de prova de fidelidade de Nunes ao PSDB depois da morte de Bruno Covas. Berenice era escolha técnica; Bezerra é um quadro político.


Pelas redes sociais, o novo secretário classificou a função como uma “missão que encara com responsabilidade e compromisso”.


Além de agradar ao partido que venceu as eleições no ano passado, a troca também vai ao encontro dos planos de Nunes para a área social. Ainda como vice-prefeito, o emedebista indicava o desejo de mudar a conduta municipal relativa a moradores de rua e usuários de crack. Contrário à política de redução de danos praticada por Covas, Nunes defende uma intervenção maior do Estado no que diz respeito às opções de tratamento oferecidas, como internações em clínicas gerenciadas por entidades religiosas.


Ao pedir licença para assumir o cargo, a cadeira de Bezerra passou para o também tucano Daniel Annenberg .

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo.

Doria se aproxima de Arthur Virgílio nas prévias do PSDB.

Em campanha nas prévias para a escolha do candidato do PSDB à Presidência da República, o governador de São Paulo, João Doria, se aproximou do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, que também concorre na disputa interna do partido. Em um mês, Doria já se reuniu três vezes com o adversário. Na tarde desta quinta-feira, 14, aliados do governador paulista ajudaram a organizar um ato político com o ex-prefeito na sede do diretório estadual tucano.


O entorno de Doria espera que os dois se unam contra o governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite, mas Virgílio tem sido cuidadoso ao tratar do tema para não esvaziar sua pré-candidatura. O ex-prefeito de Manaus recebeu Doria pela primeira vez, durante as prévias, em Manaus, no dia 11 de setembro, para um almoço. Na ocasião, trocaram elogios.


“Após o encontro em Manaus, Doria gravou um vídeo ao lado de Virgílio no qual lembrou que os pais de ambos foram colegas no Congresso e perseguidos pela ditadura. “O PSDB nos une, e as prévias também”, disse o governador de São Paulo. O ex-prefeito concordou e afirmou que as prévias não são uma “luta entre companheiros”. “Tenho pelo João muito carinho. Ele é um irmão que eu fiz em São Paulo. É uma pessoa encantadora”, prosseguiu Virgílio na gravação.


Dez dias depois, Virgílio aceitou o convite de Doria e participou de reunião do Conselho de Relações Internacionais, no Palácio dos Bandeirantes, para tratar de temas como preservação ambiental e desenvolvimento sustentável da Amazônia. O encontro mais recente foi durante o feriado de 12 de outubro, quando os tucanos almoçaram na casa de Doria, na capital paulista.


Questionado sobre sua relação com Doria, Virgílio disse que o “conhece mais” do que Leite e citou o fato de que os dois são filhos de colegas de Parlamento. O pai do ex-prefeito, Arthur Virgílio Filho, foi vice-líder do governo Juscelino Kubitschek na mesma legislatura em que o pai do governador, João Doria, foi deputado. Ambos foram cassados pelo regime militar.


“Conheço mais o João, que é meu amigo, mas também gosto do Eduardo. O nível em que as prévias estão hoje é tolerável, mas não pode virar uma disputa pessoal entre eles. Tenho mais tempo de política que os dois”, afirmou Virgílio ao Estadão.


Para tentar evitar o alinhamento do ex-prefeito com Doria nas prévias e debates, Leite convidou Virgílio para um almoço na próxima quarta-feira, em Porto Alegre. Em outra frente, o senador Tasso Jereissati (CE), que abriu mão da disputa para apoiar o governador gaúcho, tenta convencer Virgílio a juntar forças contra Doria – que leva vantagem na disputa por causa do tamanho do colégio eleitoral paulista, o maior do País.


Disputa interna


A votação das prévias, marcada para 21 de novembro, será indireta e terá pesos diferentes entre filiados, mandatários e dirigentes. Os 565 prefeitos e 445 vices formam 25% do eleitorado, os 4.297 vereadores e 272 deputados estaduais, outros 25%. Governadores (3), vices (5), senadores (7), deputados (32) e o presidente nacional do partido, Bruno Araújo (PE) representam o terceiro bloco e os filiados em geral, o quarto.

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo.