Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

domingo, 23 de janeiro de 2022

23/01/2022 *--* Deus é Fiel!!!

          Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Moto é furtada dentro do estacionamento de mercado em Santa Maria do Oeste.


No dia 22/01/2022, por volta de 19h00min compareceu neste destacamento um homem de 44 anos e passou a relatar que chegou a seu trabalho por volta de 13h00min desta data, com sua motocicleta, uma Honda cg 125 Titan KS de placa mvr-4j32 na cor verde.

Que deixou a mesma estacionada no estacionamento do estabelecimento comercial com a chave na ignição, sendo que quando saiu para ir embora, a motocicleta havia sido furtada.

Iniciado diligências para buscas da referida moto. Posteriormente foram passadas algumas imagens de câmeras de monitoramento do supermercado, com horário de 15h37min onde foi possível ver uma pessoa de meia idade, aparentando entre 40 e 50 anos, magro alto e trajando camiseta laranjada com mangas de cor verde e calça jeans, saiu empurrando a moto, e logo montou e tomou rumo ignorado.

Foram informados os destacamentos próximos a santa maria do oeste e cidades circunvizinhas. A vítima foi orientada quanto aos demais procedimentos.

Fonte Polícia Militar

Senhor é encontrado por neta sem vida em Pitanga.


No dia 22 de janeiro de 2022, atendendo solicitação, a equipe deslocou ao endereço onde uma mulher de 29 anos relatou que saiu juntamente com seu marido e filhos na data de ontem 21/01/2022.

Por volta das 16h00min, para trabalhar em um sitio e quando retornaram para a casa, na data de hoje por volta das 16h00min, viram que as luzes estavam acessa, e que seu avô um senhor de 77 anos, estava caído e a casa estava trancada por dentro.

De imediato arrombaram a porta e constataram que seu avô estava em óbito, no local foi constatado o fato por esta equipe policial.

A qual acionou a polícia civil, comparecendo no local o investigador de plantão, o qual foi repassado às informações, sendo que tal fato não havia indícios de crime, e sim de morte natural, ficando os demais procedimentos a cargo da polícia civil.

Fonte Polícia Militar

Equipe do Samu encontra senhor sem vida em Manoel Ribas.

                   

No dia 22 de janeiro de 2022, por volta das 11h15min, equipe atendendo solicitação da equipe do samu, qual relatava que um indivíduo estaria em óbito, este identificado como um senhor de 76 anos.

Com a equipe policial no local, foi confirmado o fato, e em contato com o investigador de plantão, qual relatou que não iria acionar a equipe do instituto médico legal devido o indivíduo em óbito não apresentar lesões de arma branca ou de fogo.

E que as circunstâncias demonstravam se tratar de morte por causas naturais.

Colhidas informações no local, testemunha afirmou que o indivíduo estaria bebendo no estabelecimento e conversando com pessoas que ali estavam e que em determinado momento, o mesmo se ausentou do interior do local e que por volta das 09h30min sentou na calçada.

Sendo que só vieram a perceber que o indivíduo não demonstrava sinais vitais por volta das 10h45min.

Diante dos fatos, foi recolhido o indivíduo em óbito e encaminhado para o hospital municipal para os procedimentos posteriores.

Fonte Polícia Militar

Dois adolescentes roubam, e desferem facada no pescoço da vítima, mas acabam presos pela Polícia Militar de Laranjeira do Sul.


No dia 21 jan. 22, 23h50, a equipe policial recebeu informações que a equipe do Corpo de Bombeiro solicitava apoio em uma situação lesão corporal por arma branca.

No local, na Rua Otaviano Amaral, a equipe constatou os fatos onde encontrava-se um masculino, 39 anos em decúbito dorsal em via pública com ferimento por arma branca na região do pescoço.

Junto à vítima encontrava-se seu irmão, 33 anos, onde este relatou que dois indivíduos deram voz de roubo e em seguida desferiram um golpe com arma branca faca na vítima e subtraíram uma quantia de R$ 200,00 (duzentos reais) sendo duas notas de cem reais. Porém, durante o roubo uma das notas foi rasgada ao meio em seguida seguiram rumo ignorado.

As características repassadas seriam de dois indivíduos trajando roupas pretas e boné, ainda seriam de pele morena.

Mediante as informações, dois indivíduos com as mesmas características visto ainda na tarde deste dia transitando pela cidade.

Deslocado até a residência de um dos suspeitos, onde em contato com sua mãe, indagado onde estaria seu filho, esta informou que acabara de chegar na residência e estava no quarto junto com um amigo.

Sendo abordados os dois masculinos, 17 anos e localizado no bolso de uma nota de R$ 100,00. Indagado sobre os fatos negado no primeiro momento, porém logo em seguida confessaram a autoria dos fatos.

Localizada a faca conforme informado por eles, feito a apreensão da mesma em seguida encaminhados até a Delegacia para os demais procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar

Marido agride esposa em Palmital.


No dia 22/01/2022, a equipe pm deslocou até a vila planalto em onde em contato com a solicitante uma mulher de 47 anos.

Onde a mesma relatou que seu marido um homem de 46 anos estava em casa alterado e acabou após proferir palavras de baixo calão veio a agredi-la com puxões e que após as agressões teve que deixar a residência, relata ainda que estes tipos de agressões são frequentes.

Deslocado até a residência da mesma, porém o autor não se encontrava no local, foi orientado quanto aos procedimentos.

Fonte Polícia Militar

Mulher causa confusão em Posto de Combustíveis em Ivaiporã.


A equipe de serviço da Polícia Militar, foi chamada para o posto de combustível do Carmo, no sábado (22), em Ivaiporã, onde segundo a solicitante, uma mulher estaria embriagada, atrapalhando o trabalho dos funcionários.  

Quando da chegada da equipe no local, de pronto os policiais viram a mulher discutindo com uma funcionária. Ao perguntar para funcionaria o que estaria ocorrendo, esta informou que a mulher estava xingando as funcionárias, que já havia arranhado e segurado a solicitante. Ela também estaria perturbando os clientes, gritando, provocando outras mulheres que estavam no local.   

Foi solicitado a autora para que se retirasse do local, a mesma informou que iria embora, porém, estava em uma motocicleta, foi então advertida que não poderia sair do local conduzindo o veículo.  

Foi pedido para que ligasse para alguém buscá-la, momento em que se alterou, xingando os policiais, tentou acertar um dos soldados, com uma garrafa de cerveja.  

Foi então dado voz de prisão, e ao leva-la para o camburão, ela se debatia, a todo o momento resistindo, arranhando os policiais, atingindo-os com chutes, foi necessário o uso progressivo de forca, física, espargidor de pimenta, solicitado apoio de outras equipes policiais no local para conter a mesma.  

Sem sucesso, solicitado apoio do SAMU e mesmo amarrada na maca, continuava a se debater e xingar todos os policiais envolvidos e socorristas. Sendo então encaminhada a UPA para atendimento médico.

Fonte TNOnline

Armado de faca, homem se nega a pagar conta em bar.


Na tarde de sábado (22), por volta das 17h25, a equipe de serviço da Polícia Militar foi solicitada para um bar no Conjunto José Pachulski, em Jardim Alegre, onde segundo informação havia uma situação de via de fatos, e que um envolvido estaria em posse de uma faca.  

Chegando ao local, a solicitante e proprietária do bar, passou a relatar que por várias vezes um indivíduo vai até o bar e não quer pagar o que consome e ainda fica ameaçando os clientes para que paguem a sua conta.  

Relatou ainda que pouco antes, ele foi ao bar e fez consumo de bebidas alcoólicas e se negou a pagar, e que em posse de uma faca começou a lhe ameaçar   e dizia que se chamasse a polícia, ele iria atear fogo na casa da solicitante com as crianças dentro. Nesse momento chegou um irmão do autor, e o tirou do local. Ainda segunda a dona da barra, o irmão do autor estava bastante nervoso e aparentava estar armado.  

Diante dos fatos e do interesse de representar contra o autor a equipe fez buscas onde foi possível abordar os dois suspeitos em via pública, em busca pessoal nada de ilícito foi localizado. Ambos foram encaminhados para confecção do termo circunstanciado.

Fonte Polícia Militar

Homem é preso após ser flagrado estuprando uma criança.


Um homem foi preso na manhã de sábado (22), pela Polícia Militar de Ampére acusado de estuprar uma criança.

Segundo a PM, um morador da cidade, flagrou o seu vizinho abusando sexualmente de uma criança dentro de casa.

Ele relatou que ao chamar o vizinho e abrir a porta ele a fechou bruscamente, porém ele chegou a avistar a criança sem roupas.

Segundo a polícia, o homem então chamou outro vizinho e os dois através de uma janela quebrada coberta com um lençol avistaram o homem fazendo sexo oral na criança e se masturbando.

Ao perceber que estava sendo observado o homem fugiu do local.

A equipe policial conversou com a criança ela disse “ele já tirou a minha roupa outras vezes, e já mexeu aqui (se referindo ao órgão sexual) “eu já falei para minha mãe, mas ela não acreditava, agora acredita”.

O Conselho Tutelar foi acionado e encaminhou a criança para atendimento médico, acompanhada da sua mãe.

O homem que já possuía mandado de prisão por outro crime, foi localizado, preso e encaminhado a 19ª SDP pelo crime de estupro de vulnerável e posteriormente entregue no DEPEN.

Fonte PPNEWS

Cantagalo - Grave acidente na BR 277 deixa uma pessoa morta.


Na manhã deste domingo (23), uma colisão entre dois veículos, levou uma pessoa a óbito na BR 277, no município de Cantagalo.

O acidente ocorreu próximo a Igrejinha, entre uma caminhonete e um EcoSport, onde a caminhonete acabou capotando.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da PRF estiveram no local.

Fonte Portal  Cantu

Violento acidente envolvendo três carros é registrado na BR-277.


Na madrugada deste domingo (23) um violento acidente foi registrado na BR-277 na região do Bairro Santa Felicidade.

Segundo informações apuradas no local, o condutor de um Peugeot 408 teria desacelerado na rodovia, momento em que uma caminhonete Ranger acertou a traseira do veículo.

Na sequência, um veículo Sandero acabou atingindo em cheio a caminhonete. Com o forte impacto, o passageiro do Sandero acabou sentindo algumas dores pelo corpo e uma viatura do SAMU chegou a ser acionada para socorrer o rapaz, que teria recusado encaminhamento hospitalar.

Os veículos ficaram bastante danificados, mas felizmente apenas danos materiais foram registrados.

Guinchos particulares seriam acionados para recolherem os veículos.

Fonte CGN

Motociclista morre em grave acidente na rodovia BR-277.


Um fato trágico foi registrado na noite deste sábado (22), às margens da BR-277, nas proximidades do acesso ao Bairro Maria Luiza.

Um jovem acabou morrendo após se envolver em uma colisão frontal entre um carro e uma moto.

Segundo as informações, os veículos seguiam em direções contrárias e em um dos acessos à rodovia, teriam batido de frente.

Com o impacto, o jovem foi arremessado a aproximadamente 50 metros da batida, morrendo na hora. Ambos os veículos ficaram muito danificados, mostrando a violência da colisão.

Os socorristas e médico do Corpo de Bombeiros foram acionados, porém, apenas puderam constatar o óbito da vítima.

O médico da Corporação conversou com a reportagem da CGN, dando detalhes dos ferimentos da vítima. Ele enfatizou que a pancada foi muito forte e a vítima teve morte instantânea.

Uma equipe da Força Verde da Polícia Militar também passava pelo local e por pouco não presenciou o acidente. O cabo, apesar de não querer se identificar, deu detalhes dos momentos posteriores à colisão.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e isolou a área para o trabalho da perícia. O corpo seria recolhido ao IML para os exames de necropsia e identificação. A vítima estava com roupas de futebol, sendo que pode ter saído de uma partida com os amigos e morrido no retorno para casa.

Uma pessoa que estava no Palio estava em estado de choque e foi socorrida pelos militares, sendo encaminhada à Casa Hospitalar para a reavaliação.

As causas do acidente ainda serão averiguadas.

Fonte CGN

Jovem é socorrido em estado grave após bater moto contra traseira de guincho na BR-277. Veja o vídeo.


Um jovem de 25 anos foi socorrido em estado grave, no ínicio da manhã deste sábado (22), na BR-277, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ele estava em uma moto e bateu na traseira de um caminhão guincho, segundo informações dos socorristas do Corpo de Bombeiros.

O acidente aconteceu na pista sentido Curitiba, próximo à Academia Policial Militar do bairro Guatupe.

“Quando a gente chegou, encontramos a vítima caída. Fizemos os procedimentos e o médico conseguiu reanimá-la. Então, ela foi encaminhada ao hospital”, falou o tenente Hreczuk, dos bombeiros, à Banda B.

O trânsito da BR-277 foi bloqueado para o trabalho dos socorristas e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Diante da situação, os condutores que passaram nas imediações do local do acidente tiveram que desviar pela marginal da rodovia.

A aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aereas (BPMOA) foi até o local para levar a o jovem em estado grave ao hospital.

Fonte Banda B

Mulher fica gravemente ferida após capotamento na BR-376.


Acidente foi registrado no final da tarde deste sábado nas proximidades do Parque de Vila Velha. Chovia no local do acidente e pneu desgastado pode ter sido um fator preponderante para a perda de controle do veículo

A passageira de um Fiat Uno ficou gravemente ferida após um acidente na BR-376, em Ponta Grossa, registrado por volta das 17h45 deste sábado (22). O veículo que ela ocupava saiu do controle da condutora, colidiu contra um barranco e acabou capotando na altura do quilômetro 525, nas proximidades do Parque de Vila Velha. A condutora do automóvel teve ferimentos leves.

Segundo a condutora do automóvel relatou à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atendeu ao local, chovia no momento do acidente, e ao fazer uma curva, o carro teria saído de traseira, vindo a perder o controle, batendo e capotando na sequência. Como o automóvel parou às margens da rodovia, do lado esquerdo da pista, não houve interdição total e nem congestionamento na via.

As mulheres que estavam no carro, ambas com 38 anos, foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros, através do Siate, e foram levadas para o Hospital Universitário da UEPG.

A equipe da PRF constatou que os pneus traseiros do veículo estavam bastante desgastados, já sem borracha em uma das extremidades, o que muito provavelmente pode ter sido um fator decisivo para o acidente. Por esse motivo, a PRF reforça a necessidade de um bom planejamento para a sua viagem, sempre cuidando dos itens de segurança - especialmente os pneus, que são o único ponto de contato do automóvel com a pista. 

Fonte A Rede

Saída de pista na BR-376 em PG deixa 4 vítimas graves.


Acidente aconteceu ao amanhecer deste domingo, na Avenida Presidente Kennedy. Condutor fugiu após a colisão contra o barranco

Quatro pessoas ficaram gravemente feridas após uma saída de pista e uma posterior colisão contra um barranco, na Avenida Presidente Kennedy, trecho urbano da BR-376 em Ponta Grossa. O acidente ocorreu ao amanhecer deste domingo (23) e envolveu um Fiat Uno cor prata. Os quatro feridos eram passageiros do automóvel – o condutor do veículo fugiu após o acidente.

Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atendeu à ocorrência, o veículo trafegava sentido Curitiba, quando logo após a entrada do núcleo Santa Paula, na região do bairro Contorno, saiu de pista para o lado direito, após o condutor ter perdido o controle, e acertar o barranco. Ficaram feridas no acidente quatro pessoas, todas com ferimentos graves, informou a PRF: uma mulher de 51 anos, uma mulher de 53 anos, uma mulher de 55 anos e um homem de 59 anos.

Todas as vítimas foram encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros para o Pronto Socorro de Ponta Grossa e para o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Quando a PRF e os socorristas chegaram, o condutor não estava no local: segundo testemunhas, ele tinha fugido.

O veículo, que tinha placas de São José dos Pinhais, foi recolhido ao pátio da Polícia Rodoviária Federal por ter débitos de licenciamento e devido à ausência do condutor. 

Fonte A Rede

Motociclista morre em batida com ônibus na PR-239, em Nova Cantu.


Um motociclista morreu em um acidente envolvendo um ônibus na tarde deste sábado (22), em Nova Cantu, na região centro-oeste do Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a batida foi registrada na PR-239.

Conforme a polícia, a moto e o ônibus bateram de frente no trecho entre Nova Cantu e Roncador. Com o impacto, o motociclista não resistiu e morreu no local.

Não há informações sobre pessoas feridas no ônibus que se envolveu na batida.

A motocicleta e a parte frontal do ônibus ficaram destruídas após a colisão.

As causas do acidente serão investigadas pela polícia.

Fonte G1

Homem morre atropelado por veículo na PR-281.


O atropelamento foi registrado na noite de sábado (22), por volta de 20h50 na rodovia PR-281 em Santa Izabel do Oeste, envolvendo um VW/Saveiro de Francisco Beltrão.

O pedestre Pedro dos Santos, 69 anos, morreu no local. Após os procedimentos da Criminalística o corpo foi removido ao IML de Francisco Beltrão. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.
Fonte PPNEWS


Moradora encontra adolescente morto a tiros.

Uma moradora da região do Recanto Verde foi surpreendida na manhã deste sábado (22) enquanto fazia uma caminhada em uma região de mata na rua Alzimiro Baptiste Siqueira. Ela encontrou um cadáver, que possivelmente é de um adolescente. As informações são da Polícia Militar. O Instituto de Criminalística e equipes da Polícia Civil estiveram no local para atender a ocorrência. Informações dão conta de que o garoto foi morto a tiros. O corpo foi recolhido e levado ao Instituto Médico Legal. 

A identidade da vítima ainda não foi revelada e mais detalhes sobre a ocorrência não foram divulgados pelas autoridades. A situação aconteceu por volta das 10h. A Polícia Civil deve instaurar um inquérito para apurar a morte do adolescente. Ocorrência em andamento. Mais informações a qualquer momento. 

Fonte: A Rede.

Homem é preso com moto furtada desde 2020.


Um homem foi preso neste sábado (22), em Arapongas, como uma motocicleta furtada em Astorga desde 2020 e com chassi suprimido. A Polícia Militar (PM) realizava patrulhamento pelo Conjunto Planalto, quando abordou o motociclista em uma Honda/CG 150 preta, com placas de Rolândia.

Ao checar no sistema, a PM constatou que ela foi emplacada em Itaquaquecetuba, São Paulo, em 2015, chassi e motor. Em consulta pelo sistema do Detran-SP, pelo Renavam, o veículo está em circulação possuindo apenas débitos de IPVA e multas. No entanto, ao conferir o chassi do veículo abordado, foi possível identificar apenas os numerais finais (48864), estando os demais suprimidos. 

Segundo o boletim, desta forma, foi possível identificar com parte dos números do chassi e do motor, através de busca no sistema Sesp, que o chassi correto é e motor, cuja placa é, pertencente à uma Honda/Cg Fan preta, ano 2009, com alerta de furto em Astorga, desde 2020. 

Conforme relatado pelo abordado, ele comprou o veículo em 2020 por R$2 mil, em Arapongas, e o vendendo disse que o adquiriu durante um leilão. Diante dos fatos, ele foi preso por receptação e encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil de Arapongas, assim como a moto. 

Fonte: TN Online.

Casal agride garçom de barzinho e PM é chamada.

Um casal, que curtia a noite em um barzinho localizado na área central de Apucarana, começou uma confusão no local e agrediu alguns dos garçons do estabelecimento. Durante a madrugada deste sábado (22), a Polícia Militar (PM) foi chamada e foi até o boteco. Mesmo com a chegada da equipe, o homem e a mulher continuaram agitados e tumultuando o ambiente.


Por conta da confusão, a PM encaminhou todos os envolvidos até o Cartório da Polícia Militar. No local, a dona do estabelecimento relatou que o casal começou a confusão e que ela pediu para que eles se retirassem do bar. Segundo ela, a partir daí, os dois começaram a agredir os trabalhadores.


A proprietária do estabelecimento contou aos policiais que o homem a agrediu com socos na cabeça, deixando um ‘galo’ no local, e a mulher puxou os seus cabelos. Um dos garçons do bar, um jovem, de 22 anos, relatou que o homem também o agrediu com socos em várias regiões do corpo.


O casal disse à PM que apenas estava querendo ajudar um amigo que teria passado mal no local. Conforme o boletim, todos foram orientados. 

Fonte: TN Online.

Casa Branca reforça à Rússia que invasão da Ucrânia terá severas consequências


A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que o secretário de Estado, Antony Blinken, transmitiu à Rússia a mensagem de que qualquer invasão da Ucrânia terá severas consequências para o país. Segundo a representante, e seu encontro com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, o secretário reafirmou que “um soldado cruzando a fronteira” é invasão, reforçando o compromisso com Kiev no que poderia ser visto como uma “agressão menor”.

Segundo ela, Blinken deverá se encontrar novamente com Lavrov. Os representantes discutiram aumentar a transparência e o controle de armas, de acordo com Psaki.

A porta-voz reafirmou o compromisso com a defesa da Ucrânia, e lembrou que os níveis de assistência militar estão no patamar mais alto da história para o país do Leste europeu. Além disso, a ajuda conta com aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Báltico enviando equipamentos.

Em outro desafio, Psaki afirmou que para enfrentar a inflação no país, “precisamos combater problemas nas cadeias de fornecimento”. Questionada sobre os planos do governo no Congresso, disse que não há prazo para Build Back Better ser passado, mas que “queremos que seja o mais rápido possível”.

A representante também apelou ao legislativo para aprovar medidas para elevar a competitividade americana, especialmente no desenvolvimento de semicondutores. A intenção é garantir a capacidade industrial nos EUA para assegurar a oferta, disse.

Fonte: CGN com Agências Internacionais.

Alemanha veta que Estônia repasse armas de origem alemã à Ucrânia.

A Alemanha tem impedido que a Estônia, sua aliada na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) dê apoio militar à Ucrânia. O governo alemão se recusou a emitir autorizações para que armas de origem alemã sejam exportadas a Kiev, no momento que os ucranianos temem uma potencial invasão russa.

Diferentemente de Estados Unidos, Reino Unido, Polônia e outros aliados, o governo alemão tem se recusado a exportar armamento letal diretamente à Ucrânia. No caso da Estônia, um pequeno país na fronteira norte da Rússia, Berlim também veta que um terceiro país envie artilharia à Ucrânia, segundo autoridades estonianas e alemãs.

Autoridades alemãs disseram que o impasse ocorre por causa de uma prolongada política relativa a exportações de armas para regiões tensas, segundo um porta-voz. O governo estoniano diz que ainda tenta convencer a administração alemã a dar seu aval para a transferência de armas. 

Fonte: CGN com Agências Internacionais.

Putin dá prazo e EUA prometem responder a exigências em alguns dias.

Diplomatas russos e americanos correm contra o tempo para evitar um conflito na Ucrânia. No entanto, conciliar os interesses de Moscou e Washington parece cada vez mais difícil. O máximo que os dois conseguiram foi concordar que o diálogo deve continuar. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse ao chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, que responderá na semana que vem às exigências feitas pelo Kremlin para evitar uma guerra.


O problema é que a lista de desejos de Vladimir Putin, é longa. Ontem, o presidente russo esticou um pouco mais a corda e exigiu que a Otan retire todas suas forças de Bulgária, Romênia e de outros países da antiga esfera de influência soviética da Europa Oriental que aderiram à aliança após 1997 – um pedido impossível de atender.


“As exigências da Rússia criariam membros da Otan de primeira e segunda classe e não podemos aceitar isso”, disse Oana Lungescu, porta-voz da aliança. O primeiro-ministro búlgaro, Kiril Petkov, disse que a Bulgária decide sozinha o que fazer. “Somos um país soberano. Como tal, apenas nós decidimos questões de defesa, em coordenação com nossos parceiros da Otan.”


Negociações


Blinken e Lavrov trocaram amabilidades após a reunião de ontem e garantiram que Putin e o presidente americano, Joe Biden, estão prontos para um encontro. No entanto, o único avanço teria sido uma possível reunião entre Lavrov e Blinken, no início de fevereiro, depois que os americanos enviarem aos russos as respostas por escrito.


Americanos e europeus temem que Putin esteja mais perto do que nunca de uma nova invasão da Ucrânia, depois de mobilizar mais de 100 mil soldados na fronteira e de enviar tropas para a vizinha Belarus, que poderia abrir uma segunda frente de invasão. Em 2014, a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia e, desde então, patrocina uma guerra separatista na região de Donbas, no leste da Ucrânia.


Ontem, Lavrov rejeitou qualquer hipótese de invasão russa, dizendo que tudo não passa de “histeria” do Ocidente. O chanceler acusou os EUA e a Europa de “sabotarem” um acordo de paz para acabar com a guerra civil na região de Donbas.


Os EUA têm usado todas as ferramentas diplomáticas para tentar dissuadir Putin, incluindo ameaças de sanções econômicas, que incluiriam a exclusão da Rússia do Swift, mecanismo global de pagamentos, o que isolaria o sistema bancário do país.


A pressão também é de caráter militar. Ontem, após autorização do Departamento de Estado dos EUA, os governos de Estônia, Letônia e Lituânia confirmaram o envio para a Ucrânia de mísseis antiaéreos e antitanque de fabricação americana. Os EUA também aprovaram um pacote de US$ 200 milhões para auxiliar a defesa do país contra um ataque russo.


Seria muito difícil conter uma invasão russa, mas os ucranianos têm capacidade de fazer algum estrago, desgastando a imagem de Putin entre os russos, que não apoiam uma guerra contra o país vizinho – segundo várias pesquisas recentes. Além disso, o apoio da elite econômica ao Kremlin poderia ser questionado em caso de novas sanções financeiras.


Exigências


Além da retirada de tropas da Otan de países que faziam parte da esfera de influência soviética, a Rússia também exige uma garantia de suspensão de qualquer forma de expansão da aliança militar na direção de suas fronteiras. Americanos e europeus disseram que as exigências são inaceitáveis, porque reescreveriam a ordem de segurança da Europa no pós-Guerra Fria. 

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo com  Agências Internacionais.