Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

sábado, 22 de outubro de 2022

22/10/2022 *--* Deus é Fiel!!!

   Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Mulher é acusada de matar o primo a facadas próximo a bar de Manoel Ribas, mas a mesma nega as acusações e disse estar sob efeito do uso de entorpecentes.

Tendendo solicitação, no telefone celular do destacamento, a qual dava conta que na rua *******, um masculino teria sido ferido por arma branca. De imediato foi deslocado ao local, onde a defesa civil, composta pelo *****, também compareceram. Constatado o fato, sendo que havia um masculino caído na calçada, próximo ao referido bar, já em óbito. Dessa forma foi isolado o local e acionado a polícia civil. Com a presença da equipe, populares informaram que a vítima se tratava de ******, o qual era convivente da proprietária do referido bar. Que neste momento, a proprietária, compareceu no local, e relatou que a vítima começou a discutir com sua prima, *******, e que ele teria dado alguns tapas nela, que neste momento, a autora, que estava de posse de uma faca o golpeou na face. Ao receber a agressão, ele teria pego algumas pedras, momento que ela se aproximou e golpeou no peito. Que a vítima ainda correu alguns metros, retornou próximo ao bar, sendo socorrido por populares que estavam no local, mas que já caiu desacordado. Que o investigador compareceu no local, sendo repassados as informações para ele, o qual ficou no isolamento da cena do crime, enquanto a equipe de posse das informações iniciou diligencias a fim de localizar a autora. Por volta das 06h00min, foi deslocado até a residência dela, sendo ela localizada. Dessa forma, foi dada voz de abordagem, sendo que ela estava dormindo com seu filho. Em conversa com ela, confirmou que estava no bar, que inclusive teria feito uso de cocaína no local, o qual a própria proprietária comercializa e que de fato teria mesmo discutido com seu primo, mas que não se recordava de ter lhe golpeado com faca. Dessa forma, foi dada voz de prisão a ela, encaminhada para a delegacia de pitanga para os devidos procedimentos legais.

Fonte: Polícia Militar.

Durante abordagem policial homem é preso com mandado de prisão em aberto na cidade de Palmital.

Por volta das 21h00min a equipe policial durante a realização da operação aifu em abordagem ao bar da ***** abordou o masculino identificado como ***** o qual em consulta ao sistema sesp/intranet foi encontrado um mandado de prisão em desfavor do mesmo expedido pela 1ª vara criminal de campo mourão pelo crime de furto de número ****. Diante disso foi dado fiel cumprimento ao mandado e conduzido o mesmo para a DP de Laranjeiras do Sul para os procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia Militar.

Rapaz de 19 anos viraliza ao revelar descoberta chocante após apresentar namorada para os pais: “Ela transou com os dois”.

O jantar de família está servido e a sobremesa é: torta de climão. Recentemente, um jovem viralizou na web ao revelar uma descoberta chocante sobre seu relacionamento. Após apresentar a namorada à família, o rapaz, de 19 anos, soube que a garota já havia transado com seus pais. Ele desabafou sobre o assunto em um fórum da plataforma Reddit e contou qual foi sua reação.


“Eu sei que isso vai soar absolutamente insano pra c*ralho. Mas eu realmente não posso falar sobre isso com ninguém na vida real, e eu preciso dizer isso em algum lugar, porque eu estou perdendo a cabeça aqui. Eu sinto como se eu estivesse vivendo numa simulação terrível ou algo assim. Eu espero que eu esteja vivendo numa simulação ruim”, iniciou ele.


Tudo começou com um jantar antecipado de Ações de Graças no Canadá, onde o internauta mora. “Eu apresentei minha namorada aos meus pais no último final de semana. Nós estamos namorando oficialmente há apenas um mês, mas as coisas estavam indo realmente bem. Eu conheci os pais dela, e ela queria conhecer os meus”, explicou ele. “Eu pensei que tudo tinha ocorrido bem. Eles pareceram se dar bem com ela. Ela acabou um pouquinho nervosa, mas eu imaginei que era só porque ela estava conhecendo meus pais pela primeira vez”, acrescentou.


Imagine o choque ao descobrir que o bnuraco era muito mais embaixo… “No entanto, depois que chegamos no meu apartamento, nós nos sentamos no banheiro (eu tenho colegas de quarto, lá é o lugar mais privativo para conversar) porque ela disse que precisava contar algo para mim e que não poderia esperar. Ela só veio e disse isso. Perto do final do último ano letivo, minha namorada e uma de suas amigas fizeram sexo com meus pais”, revelou o rapaz.


Antes do namoro, a moça, que tinha 18 anos na época, se jogou na aventura sexual porque também estava curiosa pela experiência. “Aparentemente, a amiga dela deu match com a minha mãe no Tinder e foi convidada a transar com ela e com meu pai. Ela queria ir, porque era uma fantasia que tinha, mas estava muito nervosa de ir sozinha. Minha namorada foi junto porque ela estava solteira e isso parecia divertido também”, comentou. Por fim, a revelação culminou no término do casal: “Ela disse que só aconteceu uma vez, mas acabamos nos separando naquela noite”.


O jovem chegou a cogitar se não havia algum encano… mas não. “Na manhã seguinte, eu convenci a mim mesmo que ela estava com o casal errado. Então, eu liguei para a minha mãe para falar sobre isso. Ela acabou confirmando tudo e pedindo desculpas pra mim sobre isso. Meus pais fazem swing [troca de casais], eu sei disso há um bom tempo, mas eu não tinha ideia de que eles estavam atrás de pessoas da mesma idade que eu”, lamentou. Ele ainda assegurou que isso “não é uma história de abuso. Só uma história f*odida”, garantindo que todos teriam consentido.


Por fim, o usuário do fórum desabafou sobre toda essa situação e o “azar” das coincidências da vida. “Então, sim, agora eu estou completamente enojado e não vou visitar meus pais pelo menos para esse dia de Ações de Graças. Não é culpa deles, eu realmente sei que não é. Mas eu não consigo estar perto deles agora”, finalizou.


Na web, muitos se compadeceram pela história do rapaz e o triste desfecho do namoro. Os pais do jovem também foram alvo de muitas contovérsias.

Fonte: Hugo Gloss Buzz/Reddit.

Familiares encontram sem vida homem que estava desaparecido.

Um motoboy que mora em Maringá estava desaparecido desde o dia 20/10 a noite. O homem teria ido a Arapongas a trabalho.


Segundo informado, o corpo do jovem foi encontrado sem vida por familiares às margens da PR-444 em Arapongas.


Desesperada, a família do homem foi à Arapongas e refez o trajeto do desaparecido. Na volta, pela rodovia, os familiares foram observando as curvas e margens da pista até que, no km 15, encontraram a motocicleta caída próxima à via.


Perto da motocicleta estava o entregador, mas já sem vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito. A Polícia Civil e a Perícia, de Arapongas, e o Instituto Médico Legal (IML), de Apucarana, foram ao local.

Fonte: TN Online

Polícia investiga homem que oferece cigarro para o filho. Assista ao vídeo:

A polícia de Maringá abriu uma investigação para apurar vídeos que estão circulando nas redes sociais de um homem, de 25 anos, em que ele aparece levando um cigarro aceso até a boca do filho pequeno, que se recusa a tragar e segue brincando


Gravação foi feita pelo próprio pai. As imagens mostram ainda um prato com um pó branco e o menino segurando um dinheiro enrolado em forma de canudo.


A delegada que esta chefiando as investigações, Karen Friedrich Nascimento, disse que o homem já foi identificado. "Ele é de Maringá, mesmo", informou. Ela ainda conta que assim que as imagens chegaram ao Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Crime (NUCRIA) de Maringá eles já deram início as diligências para apurar a veracidade do conteúdo.


"Agora nós vamos fazer diligências para averiguar se a criança está na escola, para passar a criança por uma escuta com psicóloga", finalizou a delegada que também disse que o Conselho Tutelar já foi acionado.


A polícia não repassou mais informações. Disse que, por envolver menor de idade, o caso segue em segredo de justiça. O jovem deve ser ouvido nos próximos dias. Expor criança a qualquer tipo de risco é crime com pena precisão de seis meses a dois anos de prisão.

Fonte: GMC Online.

Motorista foge de policiais e abandona carro com 87 kg de maconha.


Policiais do Núcleo da Denarc de Cascavel, com apoio da PRF e da Polícia Militar de Ubiratã apreenderam 87 quilos de maconha nas proximidades de Ubiratã, nesta sexta-feira (21). 

Os policiais faziam abordagens de rotina quando realizaram a abordagem ao motorista do veículo FOX de Nova Aurora. Ele desobedeceu à ordem de parada e fugiu da equipe. O veículo foi abandonado em uma plantação nas proximidades de Ubiratã.

O condutor fugiu e não foi localizado.

O veículo e o entorpecente foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Ubiratã.



Fonte: CATVE.COM

Idoso de 71 anos é detido por crime de moeda falsa.

Um idoso, de 71 anos, com mandado de prisão em aberto pelo crime de moeda falsa foi detido em Cascavel, na tarde desta sexta-feira (21).


O mandado havia sido expedido pela Justiça Federal de Ponta Porã (MS) e o acusado foi detido pela Agência Regional de Inteligência (ARI) na própria residência, localizada na Rua Domiciano Theobaldo Bresolin, no Bairro São Cristóvão.


Diante dessa circunstância, ele precisou ser encaminhado à 15ª Subdivisão Policial (SDP).

Fonte: Catve

“Smartphone-lego”, pelo fim dos gadgets que ficam obsoletos rápido demais.



Com o lançamento de atualizações do iPhone semana passada, fica cada vez mais evidente o quanto nossos aparelhos se tornam obsoletos a partir do momento em que os compramos, sejam smartphones, computadores ou tablets, etc. É uma busca pelo novo que parece não ter fim.

O designer Dave Hakkens se mostrou muito incomodado com esse descarte instantâneo de aparelhos, seja por outro, seja porque danificou uma pequena peça, e propõe um smartphone com hardware customizável, uma espécie de Lego, que você vai encaixando conforme sua necessidade.


Dave sempre se mostrou preocupado com esse tipo de assunto relacionado ao descarte ou como usar de melhor forma os produtos. Ele chegou a inventar um cata-vento que extrai óleo de amêndoas de forma prática e sem uso de força manual ou elétrica, veja aqui. Pois, desta vez, ele foi mais longe: um smartphone montável, onde é possível facilmente trocar algum componente quebrado ou adaptar o aparelho de acordo com sua necessidade, colocando mais memória, bateria ou câmera fotográfica melhor. Enfim, uma revolução chamada PhoneBlocks .


Veja abaixo um esquema que fizemos para exemplificar o conceito do aparelho:


As peças, ou seja, as funções do aparelho, são removíveis:




Itens como bluetoth, vibra-call, wi-fi, navegador, bateria, podem ser adicionados ou substituídos caso fiquem danificados.


Algus exemplos são dados de possíveis combinações de acordo com a necessidade do usuário, por exemplo de um usuário que tenha todos seus dados na nuvem, e momentaneamente precise de mais bateria, ele retira o componente de armazenamento e insere uma bateria maior e mais potente:


Ou se você quer usar o celular com uma câmera mais potente, você pode remover componentes que não são prioritários e deixar seu smartphone com uma câmera melhor:

E você poderia comprar os componentes novos tudo em um site, assim como em qualquer e-commerce que já conhecemos:


O projeto está disponível em uma plataforma de crowd-speaking chamada Thunderclap , onde não necessariamente tem projetos de produtos, mas sim ideias e conceitos que merecem ser ouvidos e divulgados por mais pessoas. Caso queira fazer parte desse movimento Phonebloks.


Sabemos que a proposta de Dave é altamente arriscada, pois irá incomodar poderosas empresas que vivem basicamente do nosso anseio por sempre querer o produto melhor e mais novo, e sabemos também que o produto tem uma série de questões técnicas a serem respondidas, como verificar se a ordem de encaixe dos componentes interfere na performance.


Mas isso tudo pode tornar-se o começo de um grande movimento global de pessoas cansadas de consumir por consumir, e que querem um produto alinhado com um propósito maior, e vimos que tem muita gente interessada – em apenas 7 dias quase 12 milhões de views demonstra um grande interesse sobre o assunto, vamos esperar e ver no que vai dar.

Fonte: Hypeness.com

Intoxicação de cães: mais uma empresa anuncia recolhimento de petiscos.


Mais uma empresa anunciou o recolhimento de petiscos para animais após os casos envolvendo intoxicação de cães por suspeita de ingestão de produtos contaminados. Em comunicado no site e nas redes sociais, a Balance anunciou nesta semana o recall imediato de três lotes do produto Balance Bifinhos. Ao menos 54 mortes suspeitas de pets são investigadas em todo o País.

Conforme a empresa, a presença de propilenoglicol contaminado foi verificada após análises feitas por técnicos contratados. “Em setembro, tão logo recebemos resultados conclusivos que apontaram a presença de etilenoglicol em lotes do Snack Dental Balance, iniciamos o recolhimento (recall) desses produtos do mercado e das casas dos consumidores”, disse o comunicado.

Na segunda quinzena de outubro, também foi detectada a substância na linha de bifinhos da Balance, o que levou a empresa a pedir a suspensão imediata de três lotes:

– Balance Bifinhos Filhote Frango

LOTE 22V074

Fabricado em 15.03.2022

– Balance Bifinhos Carne Vegetais

LOTE: 22V085

Fabricado em 26.03.2022

– Balance Bifinhos Frango Assado

LOTE: 22V085

Fabricado em 26.03.2022

“Importante ressaltar que qualquer outro produto Balance que não seja o Snack Dental ou que não esteja entre esses três lotes de Bifinhos pode continuar sendo consumido pelo seu pet”, acrescentou em nota.

Além do recall de produtos por parte da Balance, a Bassar Indústria e Comércio Ltda, a FVO Alimentos Ltda, a Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais, a Upper Dog comercial Ltda e a Petitos receberam a determinação do Ministério da Agricultura para o recolhimento de produtos após a detecção do uso de dois lotes de propilenoglicol contaminados com monoetilenoglicol (AD5035C22 e AD4055C21), fornecidos pela empresa Tecnoclean. Veja aqui a lista dos produtos recolhidos.

Utilizado pelo setor industrial na fabricação de alimentos para humanos e animais, o propilenoglicol é geralmente usado para ajudar na conservação de alimentos e dar maciez. É permitido desde que seja adquirido de empresas registradas. Já o monoetilenoglicol, conhecido também como etilenoglicol, é uma substância tóxica geralmente usada para refrigeração e encontrada em baterias, motores de carro e freezers ou geladeiras.

Em paralelo às investigações do Ministério da Agricultura, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou em 28 de setembro nova resolução que complementa medidas de fiscalização anteriores relacionadas ao propilenoglicol com indícios de contaminação com monoetilenoglicol. Com isso, ficam proibidos a distribuição, a comercialização e o uso, além de determinado o recolhimento, de todo o propilenoglicol que contenha números de lotes com os códigos 5053C22 e 4055C21 (acrescentado ou não por letras iniciais complementares) e dos produtos fabricados a partir deles. Veja aqui a lista atualizada.

Anteriormente, em 12 de setembro, a Anvisa já havia suspendido a comercialização, distribuição, manipulação e uso de dois lotes do ingrediente propilenoglicol fornecido pela empresa Tecnoclean Industrial Ltda (AD5035C22 e AD4055C21), após ser identificada a contaminação da substância fornecida. A Tecnoclean, por sua vez, diz ter usado insumos importados.

Em outra decisão, em 22 de setembro, a Anvisa publicou resolução proibindo a comercialização, a distribuição e o uso das massas alimentícias da BBBR Indústria e Comércio de Macarrão Ltda (nome fantasia Keishi) fabricados entre 25 de julho e 24 de agosto, assim como o recolhimentos dos produtos.

Veja a nota da Balance na íntegra:

Caso Etilenoglicol – Recall de Snack Dental e de três lotes do produto Balance Bifinhos

Em respeito a você e ao seu pet, viemos explicar alguns fatos e fazer um pedido importante diante dos casos de contaminação de produtos por etilenoglicol.

Assim como outras marcas, a Balance também comercializa produtos que são de fabricação de fornecedores terceirizados, como é o caso do Snack Dental e dos Bifinhos Balance.

Desde que os primeiros casos suspeitos vieram à tona, nós temos cobrado explicações desses fornecedores – Bassar, no caso do Snack Dental; e Patense, no caso de Bifinhos – e ambos nos asseguraram que os produtos deles que comercializamos não estavam com suspeitas de contaminação por etilenoglicol.

No entanto, respeitando os nossos valores inegociáveis de qualidade, segurança e integridade, optamos por conduzir análises técnicas próprias e independentes em ambas as linhas de produtos.

Em setembro, tão logo recebemos resultados conclusivos que apontaram a presença de etilenoglicol em lotes do Snack Dental Balance, iniciamos o recolhimento (recall) desses produtos do mercado e das casas dos consumidores.

Na segunda semana de outubro, viemos pedir a você, tutor, que suspenda imediatamente o consumo dos três lotes a seguir de Bifinhos Balance e acione os nossos canais de atendimento para que seja realizado um processo de recolhimento (recall) de todos os produtos Balance Bifinhos desses lotes. São eles:

– Balance Bifinhos Filhote Frango

LOTE 22V074

Fabricado em 15.03.2022

– Balance Bifinhos Carne Vegetais

LOTE: 22V085

Fabricado em 26.03.2022

– Balance Bifinhos Frango Assado

LOTE: 22V085

Fabricado em 26.03.2022

Importante ressaltar que qualquer outro produto Balance que não seja o Snack Dental ou que não esteja entre esses três lotes de Bifinhos pode continuar sendo consumido pelo seu pet normalmente, pois atendem rigorosamente aos nossos padrões de qualidade e controle, estando, portanto, dentro da conformidade de segurança.

Continuamos acompanhando e auxiliando as investigações junto ao MAPA e demais órgãos competentes, acatando todas as orientações e medidas responsáveis que nos são solicitadas.

Nos colocamos à disposição para lhe atender diretamente e tirar suas dúvidas por meio dos nossos canais de atendimento ao consumidor, no site, ou no número 0800 728 2822 (de segunda a sexta, das 8h30 às 17h).

Donos de cães passam a optar por alimentos naturais

Com a série de mortes de cães com suspeita de intoxicação por petiscos para pets, donos de animais de estimação alteraram a rotina de seus pets. Entre as mudanças, os tutores evitam snacks industrializados, recorrem a petiscos caseiros e até frutas.

Os fabricantes afirmam seguir padrões de qualidade e dizem que os clientes devem evitar somente os lotes especificados pelo governo. Já os especialistas alertam que os pets devem ingerir somente comida indicada por profissionais, mesmo quando se tratam de alimentos naturais.

Fonte: CGN.

Conquista de Indicação Geográfica abre novos mercados para vinho no Paraná.


O vinho de Bituruna, fabricado com as uvas casca dura, conquistou a mais nova Indicação Geográfica (IG), na modalidade Procedência, do Paraná. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu o registro, reconhecendo ter esse produto características únicas que o diferenciam de outros vinhos. Quatro vinícolas que formam a Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Bituruna (Apruvibi) podem se apresentar ao mundo ostentando o selo. São elas as vinícolas Bertoletti, Sanber, Di Sandi e Dell Monte.

“O vinho paranaense, de uma forma geral, tem conseguido destaque nacional e internacional em vários eventos de premiação, o que já faz dele um dos mais respeitados por enólogos e pelos consumidores. A Indicação Geográfica de Procedência para os produzidos com a uva de casca dura de Bituruna é mais uma das provas de que esse é um segmento forte no Estado”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

A história do vinho em Bituruna, município no Sul do Estado, começou em meados de 1940, com a chegada de imigrantes do Rio Grande do Sul na ainda Colônia Santa Bárbara. Os avós de Claudinei Bertoletti, proprietários de uma das vinícolas beneficiadas, estavam entre eles. “Os nonos trouxeram algumas mudas do Rio Grande e naturalmente houve uma mutação, que originou essa uva casca dura”, conta Bertoletti.

Esse cruzamento foi acompanhado pela melhoria genética e pela industrialização a partir de práticas artesanais.

DE FATO – Segundo Claudinei Bertoletti, que também preside a Associação dos Vitivinicultores do Paraná (Vinopar), a casca dura tem a baga mais arredondada, mais amarelada e o aroma é mais intenso e com acidez muito menor.

No princípio, a fruta era usada para licores e como adição em cachaças. Até que o vinho resultante dela se sobressaiu e conquistou paladares apurados. “É uma uva diferente, transmite ao seu vinho um paladar, um equilíbrio de acidez único, e foi por isso que a gente pleiteou para ser uma IG e ter o reconhecimento”, afirmou. “Já era uma IG de fato, agora somos uma IG de direito.”

PRODUÇÃO – A produção do vinho segue um caderno de regras técnicas. Por ser uma uva com pouco mosto, há necessidade de três quilos para se produzir um litro de vinho. Mais que a bordô, que é dois por um, e bem superior à necessidade da niágara, que produz um litro com 1,4 quilo.

Por isso, a produção das quatro vinícolas contempladas com a IG chega, em média, a 60 mil garrafas por ano. “Estamos tentando ampliar os vinhedos, mas do preparo do solo, plantio das uvas até chegar à taça de vinho é uma caminhada de quatro a cinco anos”, explica.

A conquista de Indicação Geográfica de Procedência contou com o apoio do Sebrae, da Prefeitura de Bituruna e dos produtores da região, entre outros. O papel do governo estadual foi destacado por Bertoletti. “Tudo soma e o Paraná, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, tem ajudado muito a desenvolver a vitivinicultura.”

“Mostramos a nossa cara para o mundo, que aqui a gente produz um vinho com qualidade, tradição e história”, completa.

REVITIS – Desde 2019, o Paraná reforçou o incentivo à produção de uvas, sucos e vinhos no Estado, com a criação do Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis). Além de ajudar a produzir mais e com qualidade superior, o programa também apoia a industrialização, a comercialização e o desenvolvimento do turismo em torno da uva. Como apoio, foi implantado um viveiro de material propagativo de videiras em Santa Tereza do Oeste, com capacidade para produzir 100 mil varas ao ano.

“A obtenção da IG por produtores de Bituruna é estratégica e muito importante para reforçar o trabalho feito no Revitis”, disse o coordenador do programa, Ronei Andretta. Assim como em todo o Estado, em Bituruna o Revitis apoia projetos para expandir a atividade. Em dois deles, já em andamento, foram entregues 15 mil mudas da uva bordô, também muito utilizada para vinho no município, e R$ 158 mil em recursos para obras e equipamentos. Foram beneficiados 43 produtores.

Outros quatro projetos, que ajudarão mais 40 produtores com recursos, estão tramitando no Estado. “O suporte é forte para que a vitivinicultura paranaense ganhe cada vez mais força”, salienta Andretta.

Bituruna sedia anualmente, entre julho e agosto, a Festa do Vinho, que atrai milhares de turistas. Além disso, em 2020 o Governo do Estado concedeu ao município o título de Capital do Vinho.

ONZE NO PARANÁ – Com esta concessão para Bituruna, o Brasil possui agora 104 registros de Indicação Geográfica, sendo 72 Indicações de Procedência (todas nacionais) e 32 Denominações de Origem (23 nacionais e nove estrangeiras).

Entre as 72 IG de Procedência, 11 são do Paraná: vinho de Bituruna, morango e cafés especiais do Norte Pioneiro, goiaba de Carlópolis, queijo de Witmarsum, uvas finas de Marialva, mel do Oeste, mel de Ortigueira, bala de banana de Antonina, erva-mate de São Mateus do Sul e melado batido e melado escorrido de Capanema. Estão em análise no INPI o barreado do Litoral e a cachaça de Morretes.

Fonte: AEN

Turismo brasileiro fatura R$ 17,6 bilhões.


O turismo nacional faturou R$ 17,6 bilhões em agosto deste ano, maior movimentação do setor para o mês desde 2015. No acumulado dos últimos 12 meses, houve aumento de 32,9%, de acordo com o levantamento mensal do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os segmentos, o destaque foi o transporte aéreo, com crescimento anual de 72,8%. Na comparação com o mesmo período de 2019, anterior à pandemia de covid-19, o setor cresceu 19,9%.

Notícias relacionadas:
Gov.br lança página para turistas e empreendedores do turismo.Anac regulamenta a exploração do transporte aéreo no país.De acordo com a FecomercioSP, a retomada da demanda pelas famílias por viagens e a inflação no setor foram fatores que impulsionaram o crescimento em 30,6% em agosto. No acumulado do ano, o crescimento ocorreu porque tanto as famílias quanto as empresas têm retomado o planejamento de viagens e movimentado toda a cadeia, de forma a aquecer segmentos de lazer e corporativo.

Segundo os dados, mesmo com o aumento de 50% das passagens aéreas em um ano, as vendas continuam subindo, com o número de passageiros transportados em agosto chegando a 7,29 milhões de pessoas. O número é 30% maior que o registrado no oitavo mês de 2021 e se aproxima dos 7,9 milhões contabilizados no mesmo período de 2019.

A presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui, disse que os resultados positivos são evidências da relevância que o turismo tem no orçamento familiar e das empresas, apesar da inflação. “A clara relação entre disponibilidade de recursos e realização de viagens e eventos deve ser levada em conta nas futuras políticas estaduais e federal para que os efeitos negativos da pandemia sejam substituídos por mais empregos e maior arrecadação”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil.

Caminhões prensam carro e família sobrevive após acidente na BR 376.


Um automóvel ficou prensado entre dois caminhões, em acidente que aconteceu na Avenida Presidente Kennedy, no perímetro urbano da BR 376, próximo ao Trevo Eurico Batista Rosas, em Ponta Grossa, na manhã desta sexta-feira (21).

As imagens do impacto entre os veículos impressionam devido a destruição do carro, entretanto o condutor, 62, a filha, 33, e bebê de um ano e nove meses estavam no carro e não sofreram ferimentos. Devido a batida, o trânsito ficou lento na região.

Conforme informações apuradas no local, o veículo, modelo Volkswagen Gol, estava parado em um congestionamento quando foi atingido por um caminhão que estava sem o condutor. O caminhoneiro relatou que havia descido para falar com o pai em outro veículo, quando a carreta disparou e atingiu o Gol, que ficou prensado contra outro caminhão.

Fonte: Catve com informações A Rede.

O Superpão Compre Mais Pitanga tem novidades para você, venha fazer seu cartão de compras de forma rápida e aproveitar as nossas super ofertas deste dia 22/10/2022.

Veja as SUPER OFERTAS do Superpão compremais de Pitanga a loja mais barata da cidade e região.






Caixa e Ministério da Saúde têm parceria para prevenir câncer de mama.


A Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde lançaram hoje (21) uma parceria para difundir informações sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama. Serão oferecidas orientações para as clientes tanto em agências físicas como pelo aplicativo Caixa Tem. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa.

Estratégia
O Caixa Pra Elas é uma estratégia de relacionamento do banco, com espaços específicos em parte da rede de agências físicas, para atendimento e acolhimento de mulheres e com produtos destinados ao público feminino.

“A gente vai ficar acolhendo e ajudando na conscientização e no rastreamento, assim como acolhemos o programa Salve Uma Mulher. Estamos atuando com muito afinco no combate à violência contra a mulher e abuso contra crianças, junto ao Ministério da Mulher e Direitos Humanos”, acrescentou Daniela, ao citar ações desenvolvidas pelo banco.

A partir do aplicativo Caixa Tem, será possível, segundo a presidente do banco, enviar avisos periódicos lembrando as mulheres para que façam os exames de prevenção do câncer.

Segundo o ministro da Saúde, a estimativa é que, em 2022, sejam registrados 66 mil novos casos de câncer de mama no país. Por isso, Queiroga enfatizou a necessidade de prevenção.

Fonte: Agência Brasil.

Giorgia Meloni solicita a presidente da Itália o cargo de premiê.


A política italiana Giorgia Meloni, cujo partido tem raízes neofascistas, disse nesta sexta-feira, 21, que ela e seus aliados pediram ao presidente italiano, Sergio Mattarella, para dar a ela o mandato de primeira-ministra, e formar o que seria o primeiro governo de extrema-direita da Itália desde o fim da Segunda Guerra.

Giorgia Meloni e seus aliados de campanha se reuniram por cerca de 10 minutos com o presidente no Palácio presidencial do Quirinal. Ela disse aos repórteres do local que a coalizão havia indicado por unanimidade indicado a Mattarella que Meloni merecia o cargo.

Um funcionário do Quirinal indicou a jornalistas que a decisão de Mattarella pode ser
anunciada ainda nesta sexta.

Se Giorgia Meloni for bem-sucedida, ela será a primeira mulher a se tornar primeira-ministra na Itália. Conseguir o cargo significaria um crescimento notável do partido Irmãos da Itália, que Meloni cofundou em dezembro de 2012 e que em seus primeiros anos foi considerado um movimento marginal à direita.

“Fui indicada como a pessoa que deveria ser indicada para formar o novo governo”, disse Meloni, junto ao seus dois aliados, Matteo Salvini e o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Ela citou problemas urgentes “em nível nacional e internacional”, referências aparentes ao aumento dos preços da energia que aflige as famílias e os negócios, e a guerra na Ucrânia, que dividiu os membros da União Europeia sobre a estratégia em meio a preocupações com o abastecimento de gás durante a chegada do inverno.

Berlusconi e Salvini ficaram em silêncio durante as breves observações de Meloni para
os jornalistas, mas à certa altura Berlusconi ergueu as sobrancelhas e olhou para trás. Ambos são admiradores de longa data do líder russo Vladimir Putin; já Meloni apoia firmemente a Ucrânia na sua defesa contra a invasão russa.

Essas diferenças podem tornar desafiador o governo da coalizão. Entretanto, enquanto suas forças forem maiores no Parlamento, Meloni precisa de seus dois aliados para conseguir uma maioria sólida no Legislativo.

Fonte: Agência Estado.

Eleições 2022: Organizações lançam manifesto conjunto a favor de voto em Lula.


Diversas organizações, entre elas “Derrubando Muros”, “Movimento Ética”, “Instituto Ethos” e “Fórum do Amanhã” lançaram um manifesto conjunto em favor do voto no candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente da República no segundo turno. O manifesto destaca que a eleição para presidente no segundo turno é um “plebiscito entre ditadura e democracia.”

Segundo o texto, “daqui a dez, trinta, cinquenta anos, os que ainda estivermos vivos poderemos contar com orgulho pros nossos filhos, netos e bisnetos: naquele domingo, 30 de outubro de 2022, eu estava do lado certo.” O documento também aponta que os seus apoiadores não representam um lado homogêneo, mas que votaram “para salvar o país da catástrofe” e concordaram com pontos inegociáveis.

“Que só poderíamos ter uma vida digna na democracia. Que, numa Terra redonda, a ciência é quem decide que remédio funciona e qual é charlatanice. Que quando centenas de milhares de brasileiros morrem, prestamos as nossas condolências e solidariedade, não os imitamos, às gargalhadas, morrendo por asfixia.”

Segundo, o texto “agora Lula está com Alckmin. Armínio Fraga e Emicida estão no mesmo barco. Boulos e Simone Tebet também. Quem já imaginou João Amoedo e Mano Brown declarando voto no mesmo candidato? Esse bando de gente tão diferente se uniu justamente para garantir o direito de continuar discordando.”

O manifesto é aberto para assinaturas e é subscrito até o momento por:

– Roda Democrática
-Fórum do Amanhã
– Movimento Ética e Democracia
– Direitos Já
– Prerrogativas
– Derrubando Muros
– República do Amanhã
– Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB),
– Instituto de Estudos da Religião (ISER)
– Iniciativa Fé no Clima
– Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Empresarial.
– Aliança Nacional Lgbti+
– Associação Brasileira de Famílias homotransAfetivas,
– Rede Gaylatino
– Grupo Dignidade Horario de mosmann crashaw
– Ação Democrática Ampla – ADA
– Escola Comum
– LAUT – Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo
– Cidadania
– GTA – Grupo Trabalho Amazônico
– Rede Brasileira de Conselhos -RBdC

Fonte: CGN.

Faltam 9 dias: confira o horário de votação do 2º turno das Eleições 2022.


No dia 30 de outubro, data do segundo turno das Eleições 2022, mais de 156 milhões de brasileiras e brasileiros retornam às urnas para escolher o presidente da República que comandará o Brasil pelos próximos quatro anos.

Eleitoras e eleitores de 12 estados do Brasil também votarão para eleger o novo governador. No Paraná Ratinho Júnior foi eleito no primeiro turno.

Assim como no primeiro turno, a votação ocorrerá ao mesmo tempo nos 5.570 municípios do país: das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

O horário unificado de votação nos 26 estados e no Distrito Federal é uma das novidades das Eleições 2022. Isso faz com que todas as seções eleitorais funcionem simultaneamente. Por isso, municípios com fusos diferentes terão de se adequar ao horário da capital federal. A mudança decorre de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021, que foi incluída na Resolução TSE nº 23.669.

Pela nova regra, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação vai das 7h às 16h do horário local. No Acre, acontecerá das 6h às 15h do horário local.

Em 11 municípios do Amazonas, que seguem o fuso do Acre, a votação também começará às 6h e terminará às 15h do horário local. São eles: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença. Nos outros 51 municípios do estado, será das 7h às 16h.

E o eleitorado de Fernando de Noronha (PE), por sua vez, irá às urnas das 9h às 18h também do horário local. Tudo isso para coincidir com o horário de Brasília.

Já as 181 localidades no exterior em que ocorrerá eleição seguirão o horário original (das 8h às 17h) de acordo com o fuso local.

Segundo turno para presidente

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e pessoas com 16 e 17 anos.

No primeiro turno, entre os candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 57.259.504 votos (48,43%) e Jair Messias Bolsonaro (PL) conquistou 51.072.345 (43,20%). Os votos válidos alcançaram 118.229.719 (95,59%). Foram registrados 1.964.779 votos em branco (1,59%) e 3.487.874 votos nulos (2,82%). A abstenção chegou a 20,95%.

Também haverá segundo turno para governador nos seguintes estados:

Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União)
Amazonas: Wilson Lima (União) x Eduardo Braga (MDB)
Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) x ACM Neto (União)
Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Manato (PL)
Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB)
Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB)
Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB)
Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB)
Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União) x Marcos Rogerio (PL)
Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT)
Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD)
São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) x Fernando Haddad (PT)

Fonte: tse.