Anúncio

ÁUDIO DESCRIÇÃO DO BLOG DO BETO: VOCÊ QUE TEM PROBLEMA VISUAL CLIQUE AQUI EM BAIXO:

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

17/02/2021 *--* Deus é Fiel !!!

  Leitor que está com celular Click Aqui para ler as notícias atualizadas do Blog do Beto.

Briga de jovens, deixa mãe de uma pessoa ferida é vira caso de Polícia em Santa Maria do Oeste.

A equipe foi acionada por *******, a qual relatou que sua filha ********, foi agredida por ******, 16 anos e seu convivente ******, 18 anos. Diante do relato a equipe deslocou até o posto de saúde do município onde a solicitante já estaria sendo atendida, sendo que está começou a relatar que voltava de uma caminhada e que ao chegar próximo da quadra de vôlei do bairro Santo Antônio, se deparou com uma briga onde está pode perceber que se tratava de sua filha sendo agredida por um casal sendo ******** e *********. Que ao tentar intervir para defender sua filha a mesma foi agredida por ******* com um chute em sua face e foi afastada para que ****** e ****** continuassem as agressões. Diante do fato a equipe deslocou até o endereço de ****** e ****** e conduziu as partes até o posto de saúde para confecção do laudo de lesão corporal a na sequência para a 45ª DRP de pitanga para demais procedimentos legais.  Obs.: o pai de ******* acompanhou ****** e todo o procedimento da equipe policial.

Fonte: Polícia  Militar.

Homem descumpre medida protetiva contra ex-mulher e acaba preso em Santa Maria do Oeste.

No dia 16 de fevereiro de 2021, às 09h40min, atendendo à solicitação da senhora *******, a qual relatou que possui uma medida protetiva contra seu ex-marido senhor ****** e que este estava na casa de seu pai onde a solicitante atualmente reside descumprindo dessa forma a ordem emanada pela autoridade competente. Deslocado até o local foi verificado pela medida apresentada pela solicitante que seu ex-marido deveria manter uma distância mínima de 300 metros. A equipe constatou o fato sendo então dado voz de prisão a ******* encaminhando-o até a delegacia de pitanga para que se adotem as medidas de competente da polícia judiciária, não houve necessidade de uso de algemas uma vez que o autor acatou todas as ordens e não apresentou resistência.

Fonte: Polícia  Militar.


Mulher de 23 anos que estava desaparecida é encontrada pela Polícia Militar em Pitanga.

Na data de 16 de fevereiro de 2021 por volta das 11h00min após solicitação via central 190 informando que uma mulher que estaria desaparecida desde o dia 15/02/2021 estaria em frente à uma residência na rua padre agostinho. Deslocado até o local, localizando e identificando esta mulher como sendo ********* 23 anos, encontrando-se integra, porém, um pouco desorientada quanto ao local que estaria e que dia seria hoje. Diante dos fatos foi entrado em contato via telefone com a pessoa de *******, prima de ******, qual confirmou que ela estaria desaparecida e que acionaria a irmã de ****** para ir até o local, comparecendo posteriormente a sra. *******, ficando ***** sob seus cuidados, também orientada pela equipe policial em deslocar até a 45ª DRP de pitanga para retirar do sistema o desaparecimento de sua irmã.

Fonte: Polícia  Militar.

Rixa antiga vira caso de Polícia por conta de ameaças e injurias em Manoel Ribas.

Nesta data, por volta das 20h55min a equipe foi acionada pela pessoa de ********, o qual relatava que teria um homem ameaçando o mesmo em sua residência. Com a equipe no local foi constatado que ****** estava sendo ameaçado e ameaçando *******, pelo fato de terem uma desavença antiga e pelo fato de que segundo ambos os dois colidiram seus veículos propositalmente, cada um culpando o outro, após a equipe dispersar ******* para a sua residência, ******* relatou que ****** falou palavras de baixo calão para sua mãe, a pessoa de *******. Ambos os indivíduos foram orientados quanto aos procedimentos cabíveis, ambos não tinham interesse de representação. No momento que a equipe foi sair, encontrou uma barra de ferro, que segundo ***** foi utilizada por ****** para lhe ameaçar, a mesma foi entregue na delegacia de Manoel Ribas.

Fonte: Polícia  Militar.

Pai abandona filho de 3 anos em Campina do Simão e acaba preso pela PM. Entenda este caso:

Por volta das 12h25min do dia 16 de fevereiro de 2021, na Estrada Principal da Localidade de Grongoró, Zona Rural, entrou em contato a conselheira tutelar, relatando que na residência da Srª, 51 anos, apareceu uma criança perdida, de aproximadamente três anos de idade. Deslocado ao local, onde populares, relataram que a criança foi vista andando pela estrada, com um rapaz embriagado, provavelmente seu pai. Realizado patrulhamento, onde a patrulha rural, que dava apoio na ocorrência, abordou um rapaz, 24 anos, em visível estado de embriagues, o qual afirmou que a criança perdida era o seu filho. Sendo a criança entregue aos cuidados do conselho tutelar de Campina do Simão, foi verificado que o pai da criança, em data anterior, havia agredido o seu filho, na cidade de Santa Maria do Oeste, onde a criança foi retirada de sua guarda, pelo conselho tutelar daquela cidade e entregue aos cuidados de sua madrinha. Durante a manhã, desta data, o pai resgatou a criança com ameaças e deslocou com a mesma para o município de Campina do Simão, onde veio a abandoná-la. Foi dado Voz de prisão ao pai da criança, e conduzido a 14ª SDP, para as medidas legais cabíveis. O seu filho, 3 anos, ficou aos cuidados do Conselho Tutelar.

Fonte: Polícia  Militar.

Casa é arrombada e furtada em Guarapuava.

Por volta das 21h05min do dia 16 de fevereiro de 2021, na Rua C, Bairro São Cristóvão, em contato com a senhora, 37 anos, a mesma relatou que se ausentou da residência, ao retornar, constatou que a janela do quarto havia sido arrombada e que haviam lhe subtraído uma televisão 32” e duas correntes de prata, do interior da residência. A equipe realizou patrulhamento, porém sem êxito na localização de suspeitos e dos objetos, sendo orientada a vítima quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: Polícia  Militar.

Polícia Militar acaba com festa de mais de 50 pessoas.

Na madrugada desta terça-feira policiais militares foram acionados para comparecer na Avenida Presidente Kennedy atender perturbação do sossego. 


Equipe no local constatou que se tratava de uma festa clandestina com mais de 50 pessoas com uso de bebidas alcoólicas e narguilé e que todos estavam sem máscara e em grupos aglomerados infringindo todo o decreto em vigência. 


Foi possível ver algumas pessoas pulando o muro do local, invadindo a propriedade ao lado e se evadindo do local, não sendo possível identificar tais pessoas. 


Diante dos fatos, a equipe adentrou na área externa da residência, identificou os responsáveis e aguardou todos os demais se retirarem do local. 


Foi orientado os moradores a respeito da notificação posterior do Ministério Público para aplicar a devida multa pela infração.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa.

Caminhoneiro fica em estado grave após capotar caminhão para não atingir automóvel.

Policiais rodoviários federais atenderam um acidente envolvendo um caminhão e um automóvel na tarde de hoje (16), na confluência das BRs 373 e 376, no Trevo do Caetano, em Ponta Grossa.


A colisão transversal deixou duas vítimas com ferimentos leves, o motorista e a acompanhante do Fiat Strada, e o condutor do caminhão em estado grave.


Segundo as informações coletadas pela PRF, o Fiat Strada cruzava a pista no sentido Norte do Paraná sem perceber a aproximação da carreta que se deslocava no sentido de Ponta Grossa.


Para não atingir o veículo pequeno em cheio, o caminhoneiro desviou e acabou tombando o caminhão sobre a pista.


A carreta com placas de Ponta Grossa, carregada de papelão, era conduzida pelo motorista de 32 anos que foi encaminhado com fratura ao Pronto Socorro Municipal.


Ainda de acordo com a PRF, a pista chegou a ficar totalmente interditada nas 3 faixas. Neste momento, o fluxo segue por duas faixas e o caminhão permanece na faixa 1 ao lado do acostamento, até que aconteça o transbordo da carga e seu destombamento. O trânsito permanece lento no local.


Fonte: PRF

UEM conquista recorde de 15 patentes concedidas em 2020.


O ano 2020 foi bastante produtivo para a Universidade Estadual de Maringá (UEM), no quesito inovação tecnológica, que fechou o ano com 15 patentes concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), um recorde para a instituição de ensino superior. Ao todo, entre janeiro e dezembro do ano passado, a UEM registrou 17 solicitações ao órgão federal, que é vinculado ao Ministério da Economia.

A Superintendência estadual Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) tem direcionado recursos e articulado iniciativas para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de empresas inovadoras, assim como a transferência de conhecimento da comunidade acadêmica para o setor produtivo empresarial. Lançado em dezembro do ano passado, o Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) é um dos exemplos dessas ações.

“O objetivo é estimular os pesquisadores das universidades estaduais, entre estudantes, professores e agentes universitários, e promover a difusão científica e tecnológica”, afirma o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Paulo Renato Parreira. “Esperamos fomentar a cultura empreendedora, a partir de pesquisas de impacto, assegurando patentes e proteção a esses estudos, que futuramente podem ser licenciados para empresas, gerando trabalho, renda e desenvolvimento sustentável”, acrescenta.

MEDICAMENTOS – A patente “Composições Farmacêuticas com Derivados de Quinoxalina para Tratamento da Doença de Chagas e Leishmaniose” é de titularidade conjunta entre a UEM, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a empresa Glaxosmithkline Brasil Ltda (GSK). Tem como um dos inventores Celso Vataru Nakamura, professor aposentado do Departamento de Ciências Básicas da Saúde (DBS) da UEM, que atua como voluntário nos Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PCF) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PBC).

A invenção é um antiparasitário avaliado in vitro em Trypanosoma cruzi (protozoário causador de Chagas) e Leishmania amazonensis (parasita responsável pela leishmaniose); além de ter sido verificado se a substância seria ou não nociva a células de mamíferos. “Os medicamentos disponíveis para Chagas e Leishmaniose são extremamente tóxicos, então há necessidade de busca de novos compostos que possam ser utilizados nos tratamentos”, afirma o professor Celso.

MEIO AMBIENTE – A patente “Processo de Separação e Reciclagem Química de Embalagens Multicamadas” desenvolve uma tecnologia inovadora de reciclagem química do politereftalato de etileno (o popular PET), proveniente de embalagens multicamadas de alimentos, tais como salgadinhos industrializados, bolachas recheadas e café embalado a vácuo. Essas embalagens são compostas por dois tipos de plástico e alumínio, e há certa dificuldade em fazer a reciclagem na forma convencional, o que gera prejuízos ao meio ambiente.

A professora Silvia Luciana Fávaro, chefe-adjunta do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da UEM e docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PEM), explica que o processo utiliza hidrólise básica, ou seja, quebra de moléculas a partir da presença de água e hidróxido de sódio. “Com esta reciclagem, as embalagens multicamadas, que levam muitos anos para se decompor, não seriam mais jogadas em lixões e aterros sanitários. Desenvolvemos a tecnologia em escala de laboratório e agora precisamos de investimento para criar esse processo em escala industrial”, destaca.

Outras patentes concedidas no final de 2020 são: “Fármaco Tirosol à Base do Fungo Diaporthe helianthi” e “Resina Dental Livre de Bisfenol-a e de Baixo Conteúdo Lixiviável”. Para consultar e conhecer todos os projetos do Portfólio de Tecnologias da UEM, clique aqui.

INOVAÇÃO – Criado em 2008, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UEM tem como finalidade gerir a política institucional de inovação e propriedade intelectual. Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), o NIT fomenta a inserção da universidade no processo de inovação nacional, colaborando para o desenvolvimento sustentável, a geração de riqueza e a melhoria da qualidade de vida da população.

A unidade também promove a proteção do conhecimento gerado na UEM e viabiliza a interação da instituição de ensino superior com o setor produtivo, para propiciar a transferência de tecnologias, contribuindo com o desenvolvimento tecnológico e social do País.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Governador vistoria obras no Condomínio do Idoso de Foz do Iguaçu.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou nesta terça-feira (16) as obras do Condomínio do Idoso de Foz do Iguaçu, no bairro Três Lagoas. A obra alcançou 85% de execução neste mês de fevereiro e chegou à fase de acabamento, instalação dos pavers e revestimentos e revisão final com pintura.


São 40 casas exclusivas para moradores da terceira idade em formato de loteamento fechado e sob um programa de aluguel social. O investimento da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) na segunda unidade do programa Viver Mais Paraná atingiu R$ 4,29 milhões.


O governador destacou que as obras devem ficar prontas em 90 dias e também citou as inovações do programa. “É um projeto desenhado para atender a terceira idade. O Viver Mais Paraná é uma política habitacional que estamos implantando no Estado com um olhar especial voltado para os idosos. Pessoas com mais de 60 ou 65 anos não conseguem mais financiamentos no banco devido à idade, já que os prazos de financiamento são longos. E os aluguéis as vezes consomem grande parte da aposentadoria”, disse. “Já inauguramos um desses condomínios em Jaguariaíva, temos em construção em Irati e Prudentópolis, vamos começar em Ponta Grossa e expandir cada vez mais”.


Segundo Ratinho Junior, a ideia de criar o projeto em formato de condomínio ajuda a reduzir o custo de vida do idoso, para que ele viva em um lugar confortável e conviva com outros idosos. “A ideia é fazer esse ambiente onde ele vai poder viver sozinho ou em casal, além de ter uma convivência com pessoas de sua idade, permitindo uma integração, o que, inclusive, evita a depressão”, disse. “É uma alegria vistoriar essa obra na cidade de Foz do Iguaçu, que já tem o hábito de receber bem as pessoas. O Brasil acabou não fazendo uma política para a terceira idade nas décadas passadas. A projeção no Paraná, em 2030, é ter mais idosos que crianças, então é preciso uma política para esse público”.


Segundo o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o papel da prefeitura é apoiar os grandes investimentos do Governo do Estado, em especial na área social. “Esse condomínio representa muito para o município porque Foz do Iguaçu é uma cidade que tem um déficit habitacional grande e porque contempla um público extremamente vulnerável e que realmente necessita de um conjunto com esse conceito. Além da casa, é um conceito de convivência humana”, disse.


PERFIL


As casas têm 42 metros quadrados e foram construídas em duplas, conjugadas. São em alvenaria, inclusive a laje, levando em consideração as necessidades climáticas do bairro Três Lagoas, às margens do Lago de Itaipu, e de durabilidade.


Os imóveis têm sala, cozinha, um quarto e um banheiro, além de uma lavanderia externa, projetados para abrigar um idoso ou um casal. As unidades também serão entregues com piso, acabamentos e todas as instalações elétricas e hidráulicas necessárias para o idoso iniciar a mudança de imediato.


Há três grandes particularidades para atender o perfil: as portas são maiores do que os projetos habituais da Cohapar, os banheiros terão barras de segurança e os acessos externos contarão com rampas, pensando também em uma rotina com cadeira de rodas.


Há, ainda, uma horta comunitária elevada com boa estrutura de concreto e floreiras, academia ao ar livre, quiosque, bancos de repouso e um centro de convivência com biblioteca, cozinha com churrasqueira, dois banheiros, sala administrativa, salão de jogos e espaço de atendimento médico. O complexo é fechado com muros e conta com portão e guarita. A administração será da prefeitura.


A obra começou em agosto de 2019 e ocupa uma área total de 11,5 mil metros quadrados, próxima ao principal acesso da “prainha de Foz”. Atualmente os trabalhos se concentram na finalização do centro de convivência e da horta, na preparação para a pintura e montagem dos forros, instalações elétricas e hidráulicas, estacionamento e pavimentação em paver para facilitar os acessos.


“A construção civil está praticamente pronta e agora estamos na fase de acabamento. Janeiro teve muitas chuvas e os trabalhos foram prejudicados, mas a ideia é avançar rapidamente a partir das próximas semanas”, explicou Kevin Pedralli Bertolla, engenheiro responsável pela obra.


REQUISITOS


A iniciativa do Paraná é organizada a partir de um aluguel social de 15% do salário-mínimo (R$ 156,75). Nessa parceria, a prefeitura de Foz do Iguaçu será responsável por atendimento médico, fisioterapia, psicologia, e, eventualmente, disponibilizar uma unidade móvel para acompanhamento dos moradores. Uma das ideias é promover, também, aulas de artesanato e pintura.


O cadastro organizado pela Cohapar teve cerca de 2,6 mil inscritos. Agora está sendo feita a hierarquização da lista, conforme os critérios do programa. Puderam participar do processo seletivo pessoas com 60 anos ou mais, com renda de um a seis salários mínimos, sozinhas ou em casal, que comprovadamente não tenham outro imóvel em seu nome, moradores de áreas de risco, e que possuam toda a documentação necessária.


Aqueles que não forem atendidos logo na primeira fase continuarão na lista ou poderão ser contemplados dentro dos outros programas da Cohapar.


MAIS 100 CASAS


Dentro dessa parceria habitacional com o município, o governador Ratinho Junior também citou o lançamento de mais 100 unidades para atender famílias de baixa renda. “É o projeto Casa Fácil, do Governo do Estado, que vem para atender as famílias mais humildes que precisam de moradia e ajudando também Foz do Iguaçu a diminuir o seu déficit habitacional”, disse.


A Cohapar autorizou no final de 2020 o início das obras de construção. Os imóveis são voltados a famílias com renda mensal de um a seis salários mínimos. O investimento do Governo do Estado é de R$ 8,2 milhões.


Cada unidade conta com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. Os imóveis são financiados com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.


As inscrições estão abertas pelo site da Cohapar e a comercialização das unidades iniciará a partir da conclusão do empreendimento. Serão chamadas, então, as famílias que se cadastraram até aquele momento com prioridade de atendimento conforme critérios da política estadual de habitação


PRESENÇAS


Acompanharam o governador os secretários do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, e de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; e representantes da Cohapar e do Foz Habita, autarquia municipal de apoio à habitação.


Confira como estão as obras exclusivas para a terceira idade do Viver Mais Paraná:


Concluído


Jaguariaíva


Em obras


Foz de Iguaçu


Prudentópolis


Irati


Em processo licitatório


Cascavel



Guarapuava


Maringá


Projetos contratados


Cornélio Procópio


Telêmaco Borba


Francisco Beltrão


Ponta Grossa


Projetos em elaboração


Mais 10 municípios.


Fonte: CGN.

EUA: Nova York processa Amazon por tratamento de trabalhadores durante pandemia.

A procuradora-geral de Nova York, Letitita James, entrou com ação judicial contra a Amazon em que acusa a varejista online de não fazer o suficiente para proteger do coronavírus os trabalhadores no Estado americano. Na semana passada, a companhia havia processado a procuradoria-geral para impedir que o Estado agisse legalmente contra a empresa sobre sua gestão da segurança dos trabalhadores durante a pandemia e a demissão de um de seus funcionários de um armazém no ano passado.


“Ao longo da pandemia histórica, a Amazon falhou repetida e persistentemente em cumprir sua obrigação de instituir medidas razoáveis e adequadas para proteger seus trabalhadores da propagação do vírus em suas instalações em Nova York”, escreveu James, em uma queixa apresentada na Suprema Corte do estado.


Por meio de um porta-voz, a gigante do comércio online disse que não “acredita que o processo da procuradora-geral apresenta uma imagem precisa da resposta líder no setor da Amazon à pandemia”. 

Fonte: Dow Jones Newswires.